quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Futebol

Aranha acerta com Santos

Jogador, que estava na reserva do Atlético-MG e quase voltou para a Ponte, é aprovado nos exames médicos e assinará contrato de três anos com o Peixe


O goleiro Aranha, natural de Pouso Alegre, é o novo reforço do Santos para a temporada 2011. Aos 30 anos, o jogador chega para disputar posição com Rafael na equipe titular que vai disputar a Taça Libertadores da América. O atleta foi aprovado nos exames médicos e assinará contratado de três anos com o Peixe.

O diretor de futebol do Santos, Pedro Luis Nunes Conceição, foi quem confirmou o acerto. “As tratativas estão concluídas, só não estão formalizadas. O Aranha foi um nome de consenso da comissão técnica e da diretoria entre as opções que tínhamos para a posição de goleiro. Aguardamos apenas a formalização para o anunciarmos como jogador do Santos”, disse o dirigente, em entrevista à Rádio Globo.

Apesar de defender o Atlético-MG desde 2009, os direitos federativos de Aranha pertenciam à Ponte Preta. O jogador foi indicado pelo técnico Adílson Batista, que sempre deixou clara a necessidade de contratar mais um jogador para a posição.

Além de Aranha, o Santos já anunciou outros dois reforços para a próxima temporada. Antes dele, chegaram os meio-campistas Elano (Galatasaray-TUR) e Victor Hugo (Santa Cruz). O clube ainda quer mais um atacante. O sonho era Ricardo Oliveira, mas não houve acordo com os cartolas do Al-Jazira, dos Emirados Árabes.

Fonte e foto: Globoesporte.com

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Futebol

Galo descarta Aranha e goleiro pode voltar para a Macaca


O retorno de Aranha ao Majestoso está cada vez mais perto de acontecer. O goleiro pousoalegrense não vai continuar no Atlético/MG em 2011. O Galo descartou renovar o contrato do jogador e deixou o caminho livre para a Ponte Preta/SP. As negociações já começaram e o valor do salário é o principal empecilho para um acerto.

Aranha ainda tem vínculo com o Atlético-MG. Com contrato até 31 de dezembro, mas, sem chances de continuar, ele já pode buscar outro clube. A imprensa mineira já coloca a Macaca como o possível destino do goleiro. Não à toa. As duas partes já demonstraram interesse para o negócio dar certo.

O jogador disse que guarda um carinho especial pela Alvinegra campineira. Do lado da Ponte, o técnico Gilson Kleina elogiou a capacidade técnica do atleta e o gerente de futebol Marcus Vinícius revelou que Aranha está na mira. Na semana passada, o goleiro foi visto no Moisés Lucarelli, mas disse foi ao estádio apenas para visitar antigos colegas.

Aos 30 anos, Mario Lúcio Duarte defendeu a Macaca até maio do ano passado e saiu para o Atlético-MG com a Série B em andamento, depois de participar da conquista do Título do Interior. Mas a principal lembrança de Aranha na Ponte é a semifinal do Paulistão de 2008, contra o Guaratinguetá.

Na oportunidade, ele fez defesas milagrosas, incluindo um pênalti, no jogo de volta que levou a Macaca à decisão do Estadual. Desde a saída de Aranha, a Ponte não encontrou um camisa 1 que fizesse a torcida esquecer o ex-dono da meta alvinegra. Gilson e Giovani se revezaram em 2009, enquanto na atual temporada Eduardo Martini foi titular absoluto, apesar das críticas e da desconfiança externa.

Dos três, apenas Gilson ficará no clube. Afastado do elenco principal antes mesmo do fim da última Série B, Martini ainda pertence à Ponte, mas não faz parte dos planos para o próximo ano. Além de Gilson, o grupo profissional conta com os goleiros Gustavo e Reynaldo. Bruno, que estava no Náutico, foi anunciado como reforço na sexta-feira (17).

Aranha chegaria para assumir de vez a posição. Desde maio no Atlético-MG, Aranha realizou 39 partidas pela equipe, com 43 gols sofridos. Na atual temporada, quando começou como titular, mas perdeu espaço após uma lesão, ele entrou em campo 26 vezes e precisou até mudar de casa por conta da perseguição de torcedores.

Fonte: EPTV
Foto: Globoesporte.com

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Karate

Pousoalegrenses participam do Prêmio Brasil Olímpico

Jéssica da Dalt Cândido e João Batista Rodrigues, o João do Karate, participaram do Prêmio Brasil Olímpico, nesta segunda-feira (20). O evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na cidade do Rio de Janeiro, reuniu as estrelas do esporte nacional, que conquistaram títulos importantes durante o ano de 2010, caso da pousoalegrense Jéssica. A karateca ficou com a medalha de prata, nos Jogos Sulamericanos de Medellín, na Colômbia, no inicio do ano, garantindo assim vaga no Panamericano de Guadalajara, no México em 2011.

Um dos grandes momentos da festa para João do Karate e Jéssica da Dalt, foi à entrega do prêmio para Douglas Brose, amigo da dupla pousoalegrense. O karateca foi eleito o melhor em sua modalidade, devido ao título de campeão mundial, conquistado em Belgrado, na Servia, este ano. Douglas e sua esposa Lucélia treinaram em Pouso Alegre no ano de 2007, para disputarem o Pan do Rio.

Confira abaixo as fotos dos pousoalegrenses na festa do esporte brasileiro:













domingo, 19 de dezembro de 2010

Futebol

Alcabyte é campeã da Copa São Cristóvão


De um lado o São Cristóvão, do outro a Alcabyte, equipe que chegou a final da segunda edição da Copa São Cristóvão de Futebol Amador de forma surpreendente. Após eliminar vários favoritos nos mata-matas, a Alcabyte foi para a final, disputada neste domingo (19), no campo municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, contra os donos da casa e mais uma vez contrariou o palpite dos torcedores.

Logo no início da partida, Buiu abriu o placar da partida a favor da Alcabyte, cobrando falta. No entanto, a vantagem foi mantida até o fim da primeira etapa, quando Willian empatou o jogo para o São Cristóvão. No segundo tempo, os donos da casa recuaram e acabaram permitindo que o adversário voltasse a ficar na frente. Após belo passe de Faustinho, o habilidoso Kaninho colocou para o fundo da rede, 2 a 1, placar que deu o título a Alcabyte.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Entrevista

“Vou dar o melhor de mim”

De engraxate e vendedor de picolé, a técnico da seleção mineira de Karate e Secretário de Esportes e Lazer do município de Pouso Alegre. Nascido no dia 21 de outubro de 1967, João Batista Rodrigues é a imagem dos esportistas brasileiros. De origem humilde, na zona rural de Borda da Mata, João do Karate, como é conhecido, enfrentou diversos obstáculos para alcançar um dos seus objetivos de vida, que era poder comandar o esporte na cidade onde vive há mais de 30 anos. Em entrevista ao Esporte Pouso Alegre, o atual secretário de Esportes e Lazer fala um pouco sobre sua trajetória de vida e como será seu trabalho na Prefeitura Municipal, a sua nova missão:


Como surgiu seu interesse pelo esporte?
Nasci em Pouso Alegre, mas morei até 09 anos de idade no Campo da Borda da Mata, na zona rural. Lá, eu andava a cavalo, montava em boi, desde pequeno já tinha esse gosto por aventura, por esportes. E assim que cheguei aqui na cidade, conheci o Karate e comecei a praticá-lo. Daí deu no que deu, cheguei aonde cheguei (risos).

Você está há 25 anos envolvido com o esporte e de aluno passou a ser professor e treinador. Como foi esse processo?
Comecei a praticar Karate em 1982, depois fui aperfeiçoar o esporte em Santos, chegando à faixa preta. Com isso, me tornei campeão na categoria e fui me especializando em arbitragem. Além do conhecimento técnico, que já tinha adquirido como atleta, aprendi mais sobre as regras. A partir disso, dei início a carreira de professor de Karate, nascendo assim, a Minas Kan. Por lá passaram centenas de atletas, dentre eles 21 campeões brasileiros, destacando-se Roger Ribeiro, que hoje é oficial do exército em Maceió/AL, que foi tricampeão brasileiro. Além dele, temos a Karateca Jéssica Dalt, que treina comigo desde os seis anos de idade, e hoje com 19, já conquistou o tetracampeonato pan-americano, sul-americano, hexacampeonato brasileiro e também nove títulos mineiros e está classificada para representar o Brasil no Panamericano, no México em 2011. Mas, temos ainda outros atletas que se destacaram como campeões Brasileiros, caso da Renata Tyioko Hokari Couto, Mateus José Hokari Couto, Ana Karine Fernandes, a mais nova bicampeã Brasileira, Maria Cecília Ferreira, que é a nossa revelação, de apenas oito anos de idade e que já é tricampeã mineira e bicampeã brasileira. Além de Marina Amorim Gallo, campeã sul-americana e bicampeã brasileira.

Como surgiu a oportunidade de trabalhar na administração pública?
Em 2005, o então prefeito de Pouso Alegre, Jair Siqueira, me convidou para assumir o cargo de diretor de esportes. Com essa nova função adquiri experiência em outras modalidades, tanto coletivas quanto individuais.

De diretor a secretário de Esportes e Lazer. Essa é sua missão mais difícil?
Não. Eu acho que a missão mais difícil da minha vida foi sair da zona rural e vir para a cidade. Na época, tinha nove anos de idade, tinha até medo de gente, parecia um bicho do mato. Vim ajudar meus pais, trabalhei de engraxate, vendi picolé pelas ruas, fui operário nas fábricas da Verlon e Alpargatas, e o esporte mudou o rumo da minha vida, hoje conheço o Caribe, Istambul, na Turquia, Frankfurt e Munique na Alemanha, Casablanca e Rabat no Marrocos, Espanha e praticamente toda a América do Sul. Na minha visão, a missão mais difícil da minha vida foi essa, vencer todos os obstáculos e chegar aonde cheguei. Para mim, frente à Secretaria de Esportes e Lazer, a convite do Prefeito Agnaldo Perugini, apesar da grande responsabilidade, tenho plena certeza que irei desenvolver um trabalho bem tranqüilo, pois possuo experiência e um bom relacionamento dentro da cidade, do estado e do país.

Esse era o seu objetivo de vida?
Sim. Meu grande objetivo sempre era trabalhar na pasta de Esportes e Lazer. Eu tinha vontade de chegar aqui um dia para poder cuidar do esporte de uma forma geral, de todas as modalidades. Antes, muito antes, eu reclamava que as administrações não apoiavam o esporte, mas percebi que o ideal era correr também atrás da iniciativa privada. Essas pessoas investem, pois vão ver que é bom, que vai ter retorno, vão investir em qualidade de vida para a sociedade e irão melhorar também a qualidade de vida dentro da sua empresa. Vão investir também em responsabilidade social, ou seja, as grandes empresas, hoje investem em responsabilidade social e assim, um ajuda o outro, o empresário me ajuda e eu o ajudo. E com isso a gente ajuda toda uma sociedade.


Muitas pessoas falam que falta apoio do poder público para o esporte. Você acredita que isso realmente acontece?
Sim. Mas percebi que não depende só dele. Quando tinha um campeonato, eu achava que era obrigação do poder público me ajudar. E com a experiência que adquiri, parei de pensar dessa maneira há muito tempo. Vou ficar só criticando para que? O negócio é correr atrás, vamos trabalhar em busca da iniciativa privada e também cobrar das autoridades através de projetos. Investir no esporte é investir em educação, saúde e segurança pública, pois vai integrar o jovem e deixá-lo longe das drogas. Então, na minha concepção, esporte é saúde, educação e segurança pública, e é isso que tentamos mostrar aos empresários e às autoridades, que é muito importante investir neste conjunto. Então, a Secretaria de Esportes e Lazer precisa de pessoas empreendedoras. Não quero criticar quem já passou, acho que temos que pensar daqui para frente. Daqui para frente eu vou usar a minha metodologia, os três pilares, que sempre nortearam meu trabalho: conhecimento, adquirido no dia a dia, rede de relacionamento, pois a gente não faz nada sozinho, e a compaixão, pois se você for uma pessoa boa, essa rede de relacionamento tende a aumentar.

Então, foi através dessa metodologia de trabalho que fez você chegar aonde chegou?
Acho que sim. Hoje sou conhecido como o João do Karate, mas eu não queria ser apenas o João do Karate e sim do Esporte, o do “cara ter” as melhores idéias, de ter os melhores projetos e conseguir os melhores recursos. Há pessoas que tem interesse em patrocinar para ver sua marca em evidência. E foi assim que surgiu a idéia, de sempre que ganhasse um campeonato nacional, contar com o apoio da mídia falada, televisada e escrita. Tem gente que pensa que era exibicionismo o atleta que conquistou um título nacional ou internacional, desfilar no Caminhão do Corpo de Bombeiros, mas eu discordo. Qual é ovo mais nutritivo, o de pata ou o de galinha? É o de pata, mas qual vende mais? É o da galinha. Isso é o marketing.

O time que você coordenou para disputar a Taça EPTV de Futsal em 2009 se enquadra nesse pensamento?
Sem dúvida. Ano passado, entramos para ganhar a Taça EPTV de Futsal. Para isso procurei pessoas que tinham experiência com Futsal, para auxiliar na formação da equipe. Fomos até São Paulo buscar jogadores e conseguimos contratar o Betão, que já teve passagens pela Seleção Brasileira de Futsal. Sofremos muitas criticas por ter trazido jogadores de fora, eram 10 de São Paulo e apenas cinco daqui, mas essa foi a forma que encontramos para conquistarmos o título. Mas, naquele momento agi como um empreendedor esportivo e não apenas como o João do Karate. Tratando-se de esportes de alto rendimento, você é obrigado a investir. E foi assim, através da iniciativa privada, que conseguimos montar aquele grande time, sem usar dinheiro público.

Agora como secretário, você pretende dar continuidade ao trabalho feito com o Futsal?
Sim. Tenho uma idéia que pretendo colocar em prática. Quero fazer como no Karate, um projeto social que envolva as crianças da periferia através da iniciativa privada, mas, não só na área do futsal, nas outras modalidades também. As crianças precisam de escolinhas de futsal de vôlei, Basquete, Handebol etc., em seus bairros, da mesma maneira que faço com o Karate. Eu dou aula de Karate gratuitamente em vários bairros da periferia, pois assim facilita para as crianças pequenas, que dependem de um adulto para se locomoverem até outro local. Portanto, agora, como Secretário de Esportes e Lazer, quero dar andamento a projetos semelhantes, nos bairros e na Praça de Esportes. Queremos fazer aqui (Praça de Esportes), um centro de excelência para trazer aqueles atletas, que se destacarem nos bairros, para cá e assim formar uma equipe do município. E o mais importante disso tudo, que sempre saliento, não temos que formar apenas o atleta, mas também o cidadão de bem.

Quais seriam seus outros projetos?
Eu não sei se vou resolver o problema do esporte em Pouso Alegre, mas posso garantir que vou fazer o possível, vou dar o melhor de mim para ajudar o esporte na cidade. Agora, a gente está numa condição favorável, haja vista que as seis maiores competições mundiais que vão acontecer no planeta nos próximos anos, serão realizadas no Brasil: Olimpíadas Militares Mundiais em 2011 que acontecerá no RJ, usando a infra-estrutura do Pan; A Copa das Confederações, 2013, Copa do Mundo de Futebol, em 2014, Copa América de Futebol, 2015, Olimpíadas e Paraolimpíadas, em 2016. Então, o governo vai investir no esporte, para que o Brasil se torne uma potência esportiva, assim como aconteceu na China nos últimos tempos. Com isso, dinheiro vai ter. Precisamos criar projetos e é assim vamos fazer. Nós queremos fazer os melhores projetos, para poder conquistar os melhores recursos, via Governo Federal e também a iniciativa privada. Se depender do que planejo, quiçá haverá uma fila de empresários querendo patrocinar as modalidades esportivas aqui em Pouso Alegre, não como forma gastos e sim investimentos.

E o Manduzão?
Temos que pensar e repensar sobre o assunto Manduzão. Essa é uma questão complexa e, por isso mesmo não deve ser discutida somente por um órgão e sim pela comunidade e seus representantes, poderes executivo e legislativo. O que podemos fazer com ele? Eu tenho contatos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e até mesmo em São Paulo. Penso em grandes investidores, para que eles possam apadrinhar o estádio e investir no futebol daqui de Pouso Alegre. Na minha opinião, estádio é para servir ao Futebol. Ele pode até ser usado para shows, desde que não prejudique o calendário esportivo e nem danifique o patrimônio, como acontece. Como Secretário, vou tentar fazer com o futebol, o mesmo que fiz no Karate e na Taça EPTV de Futsal. Se Deus quiser, vamos resolver em 2011 esse problema do Manduzão, mas infelizmente, não posso prometer nada, ainda.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Futsal

Prefeitura e Conselho de Juventude realizam a II Taça Rural de Futsal


Nos dias 11 e 12 de dezembro a Prefeitura de Pouso Alegre, através da Coordenadoria de Políticas para Juventude, junto com o Conselho Municipal de Juventude realizaram a II Taça Rural de Futsal na Escola Estadual Prof.ª Mariana Pereira Fernandes, no bairro Pantano do São José.

Esta foi a segunda edição do evento que contou com a participação de 03 equipes femininas e 08 equipes masculinas, representando os bairros Pantano do São José e Pantano dos Rosas, Maçaramduba, Águas Claras, Algodão, Boa Vista, Serrinha e mais a equipe convidada do CAP (Comunidade de Ação Pastoral) do bairro São Cristovão, havendo também uma grande presença da população local. O evento contou com o apoio da Polícia Militar e da direção da escola.

Levaram os troféus de campeões, a equipe do CAP no feminino e no masculino a equipe da Águas Claras. Mas todas equipes ficaram felizes pelo sucesso do torneio, que mais uma vez trouxe alegria aos jovens moradores da região.

Fonte: Conselho Municipal da Juventude

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Futebol

Rio Branco de Americana fará pré-temporada em Pouso Alegre


O Rio Branco EC, da cidade de Americana, é um tradicional clube do interior de São Paulo. A equipe que já revelou diversos atletas de projeção mundial, como Marcos Assunção, Flávio Conceição, Marcelinho Paraíba, Marcos Senna, Thiago Ribeiro, entre outros, vai disputar em 2011, a Série A2 do Campeonato Paulista. O alvinegro estreia na segunda divisão estadual, no dia 15 de janeiro, diante do São José EC.

Porém, antes disso, no dia 3 de janeiro, o Rio Branco EC chega a Pouso Alegre para realizar sua pré-temporada. Segundo José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta, auxiliar-técnico da equipe, o alvinegro vai treinar na cidade até o dia 10 de janeiro e ficará alojado no Hotel Maracanã, onde realizará treinamentos físicos e táticos. Ainda não está confirmado, mas provavelmente, o Rio Branco vai utilizar o estádio Manduzão para os treinos.

Essa não será a primeira vez que um clube de tradição irá realizar sua pré-temporada em Pouso Alegre. Há sete anos, o Palmeiras esteve na cidade treinando. São Caetano/SP, Rio Claro/SP, Villa Nova/MG e América/RJ foram outros clubes que também passaram por Pouso Alegre.

Foto: Lancenet

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Futebol

Divulgada tabela da primeira Copa Pelé de Futebol Amador

A MD Eventos Esportivos divulgou nesta quarta-feira (8) a tabela de jogos e a fórmula de disputa da primeira Copa Pelé de Futebol Amador 2010-2011. A competição, que será disputada no bairro Sertãozinho, zona rural de Borda da Mata, contará com a participação de 12 equipes de Pouso Alegre e região, divididas em quatro grupos.

A chave A é formada por Santos Imbuía, Águas Claras FC e Juventude, do bairro São Geraldo, o B é composto por Pouso Alegre, também do bairro São João, Algodão FC e Andorinha, da cidade de Ipuíuna. Já a chave C tem Maçaranduba, Fazenda e Plastfilm e no D, Santos Maçaranduba, Copasa e Estrela Azul.

De acordo com o regulamento da competição, os dois primeiros colocados de cada grupo classificam-se para a próxima fase, totalizando oito equipes. A partir daí, quem vencer os duelos de mata-mata, disputados em apenas uma partida, segue para as próximas fases, até chegar a final, que será decidida em apenas um jogo também.

As partidas da primeira Copa Pelé de Futebol Amador terá rodada dupla todos os domingos, a partir do próximo (12), que já terá a realização de dois jogos, o primeiro entre Santos Imbuía e Juventude, e o segundo com Fazenda e Maçaranduba. A competição terá cobertura da Rádio Clube de Pouso Alegre, jornal Folha de Pouso Alegre e o blog Esporte Pouso Alegre.

Tabela de jogos

1ª fase

1ª rodada - Dia 12/12/2010

15 horas – Santos Imbuía x Juventude São Geraldo
17 horas - Fazenda x Maçaranduba

2ª rodada - Dia 19/12/2010
15 horas - Santos Maçaranduba x Copasa
17 horas - Algodão x Pouso Alegre São Geraldo

3ª rodada - Dia 09/01/2011
15 horas - Andorinha x Algodão
17 horas - Santos Imbuía x Águas Claras FC

4ª rodada - Dia 16/01/2011
15 horas - Santos Maçaranduba x Estrela Azul
17 horas - Plastfilm x Maçaranduba

5ª rodada - Dia 23/01/2011
15 horas - Águas Claras FC x Juventude São Geraldo
17 horas - Pouso Alegre São Geraldo x Andorinha

6ª rodada - Dia 30/01/2011
15 horas - Fazenda x Plastfilm
17 horas - Estrela Azul x Copasa

Quartas de final

Dia 06/02/2011

15 horas - 1º Grupo D x 2º Grupo A
17 horas - 1º Grupo A x 2º Grupo D
Dia 13/02/2011
15 horas - 1º Grupo B x 2º Grupo C
17 horas - 1º Grupo C x 2º Grupo B

Semifinal

Dia 20/02/2011

15 horas - Ganhador do jogo 1 x Ganhador do jogo 2
17 horas - Ganhador do jogo 2 x Ganhador do jogo 3

Final

27/02/2011

17 horas - Ganhador do jogo 5 x Ganhador do jogo 6

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Karate

Academia Cia do Corpo de Karate conquista o 1º lugar na Copa BH


Dezessete caratecas treinados pelo professor Robson Chiarini da Academia Cia do Corpo de Karate (ACCK), em Pouso Alegre, participaram da XIV Copa BH neste domingo (5), na capital mineira. Ao todo, 11 medalhas foram conquistadas na categoria Kumite e sete no Kata, quantidade que deu à Cia do Corpo o 1º lugar geral no ranking de aproximadamente 25 academias participantes na competição. Para Chiarini, este 1º lugar é resultado de “muito treino com sabedoria, dedicação, e o principal é que a Cia do Corpo não é uma equipe de um atleta só”, ressalta.

No Kumite, a ACCK conquistou seis ouros com os atletas: Luis Felipe Mariano, Júlio César Espínola, ambos na categoria 08/09 anos, Bárbara Hellen Rodrigues, (10/11 anos), Ana Melqui Freitas (14/15), que também possui o bronze no nacional de 2010, Naira Aparecida, atual campeã brasileira na categoria 16/17 anos e Caroline Pellegrini, na categoria 18 a 34 anos até faixa verde.

Além das três pratas com Edvaldo Ribeiro na categoria 18 a 34 anos até faixa verde, Amanda Aparecida Assis, 18 a 34 anos faixa roxa a preta e Cássia Vanda, acima de 35 anos. E ainda Márcia Mariano trouxe um bronze na categoria acima de 35 anos.

No Kata, Luís Felipe Mariano também trouxe um ouro, Márcia Mariano e Naira Aparecida ficaram com a prata nas respectivas categorias, Paulo Sérgio, Caroline Pellegrini e Cássia Vanda conquistaram o bronze em suas categorias.

Os caratecas Ryan Seagal Silva, Everaldo José Ribeiro e João Augusto de Andrade ficaram com o quarto lugar nas competições.

O treinador Robson Chiarini também competiu: Foi vice-campeão no Kumite e conquistou o 3º lugar no Kata. Para ele “quando se faz o que gosta, com dedicação e amor sempre dá certo”, a isso o professor atribui as vitórias de toda a equipe de Karate treinada por ele.

Informações e foto: Assessoria de Comunicação ACCK

domingo, 5 de dezembro de 2010

Futebol

Pôsteres dos campeões da Copa COE

A equipe do Center Valle sagrou-se campeã da quarta edição da Copa COE de Veteranos, no último sábado (4). A conquista, que veio de forma invicta, foi sobre o Montanhês, nos pênaltis (5 a 4), após empate em 1 a 1 no tempo normal – gols de Canhoto (Montanhês) e Casinha (Center Valle).


Assim como o título do Center Valle, no Veterano, o Flamina venceu a Copa COE Infantil – João Ribeiro 2010, de forma invicta. Com cinco vitórias, em cinco partidas, a equipe do Jardim Yara bateu a Ponte Preta, representada pelos garotos do RA Soccer, na final por 2 a 1, com gols de Buzú e Obina.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Futebol

Nos pênaltis, Center Valle derrota Montanhês e se torna tri-campeão da Copa COE de Veteranos


Considerado por muitos, como o grande favorito ao título da Copa COE de Veteranos 2010, o Center Valle encontrou dificuldades para gritar “é campeão” neste sábado (4). Com muitos desfalques em seu elenco e a torcida na arquibancada do estádio municipal Capitão Nelson Massafera apoiando o Montanhês, a equipe alviverde conseguiu reverter a situação e ficar com o título da competição mais importante da categoria na região.

Após empate em 1 a 1 no tempo normal, a final foi para os pênaltis e neste momento, as estrelas de Casinha, Edson, Gélo e companhia, brilharam mais, dando assim ao Center Valle, a vitória na decisão por pênaltis, por 5 a 4. Este é o terceiro título da equipe, que em 2007 conquistou a Copa COE de Veteranos, chamando ADEVI e no ano passado, com o nome de AABB.

O jogo

O roteiro da partida final era óbvio: o Montanhês retrancado, tentando surpreender no contra-ataque e nas bolas alçadas na área, e o Center Valle na frente, tentando definir logo a partida e o título. No entanto, o primeiro zero do placar foi alterado aos 11 minutos da etapa inicial, a favor da equipe do bairro São João, com Canhoto, que chutou de longe e o goleiro Tatu aceitou. 1 a 0 para o Montanhês, festa na arquibancada.

Mesmo em desvantagem no placar, a equipe do Center Valle não se abalou e continuou a pressionar seu adversário. Com mais toque de bola, a equipe alviverde tentava envolver o Montanhês. E de tanto insistir, o Center Valle conseguiu empatar, aos 31 minutos do primeiro tempo. Depois de uma jogada de Elzo, a bola acabou sendo interceptada pela mão do zagueiro Djalma dentro da área. Pênalti marcado e cobrado pelo artilheiro Casinha.

Após o empate, o rendimento tanto do Center Valle, quanto do Montanhês, diminuiu. Com muitos passes errados e pouca velocidade, as duas equipes passaram a limitar suas jogadas de ataque, com bolas alçadas na área. Celsão, do Montanhês, tentava se movimentar na frente. O mesmo acontecia com Casinha, pelo lado do Center Vale, mas era em vão. Os meio-campistas não conseguiam armar as jogadas, facilitando para os zagueiros adversários.

O placar da partida não foi alterado até o apito final do árbitro Daniel Eduardo Gonçalves. E o 1 a 1, levou a decisão da quarta edição da Copa COE de Veteranos para as penalidades. Já com Edson, no lugar de Tatu, a equipe do Center Valle foi para a disputa com mais confiança. E foi justamente o camisa 1 alviverde que se tornou herói da conquista. Edson defendeu a cobrança de Marcinho e viu Gélo, Teixeirinha, Pedrinho, Sabóia e seu irmão, Casinha marcarem para o Center Valle e dar o título a sua equipe.

Ficha Técnica
Montanhês 4/1 x 1/5 Center Valle


Data: 04/12/2010
Local: Estádio Municipal Capitão Nelson Massafera

Árbitro: Daniel Eduardo Gonçalves
Auxiliares: João Carlos Neto e Ademir Ribeiro Gomes

Montanhês
Celinho; Marquinho, Batista, Djalma e Canhoto; Copinho (Batu), Marrom, Zé Maria e Marcinho; Rinaldo e Celsão (Dito).

Center Valle
Tatu (Edson); Montovani, Daniel, Régis (Teixeirinha), Zé Carlinhos; Sabóia, Elzo (Clóvis), Pedrinho e Carioca (Pedrinho Branco); Gélo e Casinha.
Técnico: Teda

Gols: Canhoto, aos 11 min/1ºT (1 a 0) e Casinha, aos 31 min/1ºT (1 a 1).

Nos pênaltis: Gélo, Teixeirinha, Pedrinho, Sabóia e Casinha (Center Valle); Zé Maria, Marquinho e Rinaldo. Marcinho errou. (Montanhês).

Futebol

De virada, Flamina bate Ponte e sagra-se campeã da Copa COE Infantil


Formada por jogadores de diversas cidades do Sul de Minas, como Estiva, Cambuí, Congonhal e Conceição dos Ouros, a equipe do Flamina sagrou-se campeã neste sábado (4) da segunda edição da Copa COE Infantil – João Ribeiro. Na grande decisão, que foi realizada no bairro São João, em Pouso Alegre, a equipe venceu a Ponte Preta, que foi representada pelos garotos do RA Soccer, pelo placar de 2 a 1 – de virada.

A tensão tomou conta das duas equipes no início da partida. Com muitos passes errados e algumas divididas mais duras, o jogo estava equilibrado. No entanto, aos 33 minutos da etapa inicial, o atacante da Ponte Preta, Felipe, entrou na área e foi derrubado. O árbitro Geraldo Magela assinalou pênalti, para a revolta dos jogadores do Flamina. De nada adiantou as reclamações e a Macaquinha saiu na frente com o próprio Felipe.

Com um placar adverso, a equipe do Flamina conversou bastante no intervalo. O treinador Pio Erley cobrou mais empenho de seus jogadores, principalmente do atacante Obina, a estrela da equipe. E a conversa surtiu efeito, pois o Flamina voltou com novo ânimo para a etapa final. E logo aos 4 minutos, Buzú, após bela jogada pela esquerda do seu ataque, bateu cruzado para o gol, empatando a partida.

E foi a partir desse momento, que o Flamina passou a administrar o jogo. Para piorar a situação da Ponte Preta, Ramón, o camisa 10 da Macaquinha se contundiu e teve que sair. Sem seu principal armador, Reinado, treinador da Ponte teve que recuar a equipe, passando a ser sufocado mais ainda pelos adversário. E foi dessa maneira, pressionando a Macaca que o Flamina chegou ao gol da virada.

Após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Obina. O camisa 11 do Flamina não desperdiçou a chance e marcou o segundo gol da sua equipe no jogo, gol este que deu o título para a equipe do Jardim Yara.

Foto: Cristiane Laurindo

Futsal

Tradição vence Boca nos pênaltis e fica com o título da Copa Unimed

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, durou 30 dias. Ao todo foram disputadas 36 partidas, com 266 gols marcados. E 10 desses gols foram anotados na grande final da competição, realizada na tarde do último sábado (4), no ginásio poliesportivo Rosão, que envolveu as equipes da Tradição e Boca Juniors.

O duelo, bastante equilibrado entre os “Peladeiros do Bandula”, denominação dada pelas próprias equipes, terminou empatado em 5 a 5 no tempo normal. Carlos e Lucas (duas vezes) e Vlá fizeram os gols para a equipe da Tradição, enquanto Luquinha e Pelé (também duas vezes) e Jacarézinho, fizeram para o Boca Juniors.

Com o empate, a decisão foi para as penalidades e na cobrança, a Tradição levou a melhor, vencendo por 6 a 5. Jack desperdiçou o pênalti pelo Boca Juniors e Marcelo deu a vitória a sua equipe. Festa na quadra do Bandula, local de onde saíram os jogadores que participaram da final da Copa Unimed de Futsal.

Futebol

Campeão da Copa COE de Veteranos sai neste sábado


Foram disputadas 30 partidas até definir os dois finalistas da quarta Copa COE de Veteranos. A competição que teve início em setembro, com a participação de 16 equipes de Pouso Alegre e região, vai conhecer neste sábado (4) seu campeão. A grande decisão será disputada entre Montanhês e Center Vale, duas equipes que fizeram campanhas distintas durante no certame, mas que chegam a final com todos os méritos e condições de ficar com a taça do torneio mais importante da categoria no Sul de Minas.

O Montanhês pode ser considerado uma surpresa, mas a equipe conta com uma defesa forte e um atacante que fez a diferença nos jogos de mata-mata da Copa COE de Veteranos. Celsão, artilheiro da equipe do bairro São João no campeonato e motorista da prefeitura de Senador José Bento, marcou quatro gols na partida contra a Drogaria Americana, nas quartas de final, e na semi, não desperdiçou sua cobrança na disputa de penalidades diante da forte equipe de Natércia.

Pelo outro lado, o Center Vale já foi considerado por muitos, como o grande favorito ao título. Na primeira fase, a equipe do artilheiro Casinha, não deu chances aos adversários e os goleou, marcando 32 gols em apenas três jogos. No entanto, a partir das quartas de final, quando enfrentou equipes mais qualificadas, o Center Vale encontrou dificuldades em vencer seus duelos – 2 a 1 sobre o São João, nas quartas, e na semi, 3 a 2 contra a equipe de Santa Rita, com direito a gol no final da partida.

A grande decisão da quarta Copa COE de Veteranos será disputada no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, neste sábado (4), às 18 horas.

Infantil

Assim como o campeonato de veteranos, a final da Copa COE Infantil – João Ribeiro 2010, será neste sábado (4). De um lado estará a Ponte Preta, representada pelos garotos do RA Soccer e do outro, o Flamina. A decisão, que vai ser realizada no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, começa às 16 horas.

Além do título, a partida vai dar a chance para a Macaquinha devolver a derrota sofrida para o Flamina, na última rodada da primeira fase da competição, por 7 a 1. Mas, os jogadores do Flamina estão tranquilos, de acordo com a comissão técnica da equipe. “Cada jogo, é um jogo”, lembra Pio Erley.

Futsal

“Peladeiros do Bandula” fazem a final da Copa Unimed de Futsal


A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, chega ao fim neste fim de semana. O campeonato que contou com a participação de 21 equipes da região, terá em sua decisão dois times de Pouso Alegre, com origem da quadra do Bandolim: Boca Juniors e Tradição. Os “Peladeiros do Bandula”, como as próprias equipes se intitulam, vão se enfrentar no ginásio poliesportivo Rosão, às 16 horas, neste sábado (4).

Os finalistas da Copa Unimed de Futsal foram definidos na última quarta-feira (1), também no Rosão. A primeira equipe que garantiu vaga na grande decisão do campeonato foi o Boca Juniors, que venceu a favorita Tijuca na semifinal, pelo placar de 6 a 2. Na outra partida, o equilíbrio prevaleceu. Mercadinho e Tradição empataram em 7 a 7 no tempo normal, e nos pênaltis, a equipe comandada por Tu, levou a melhor, vencendo por 5 a 4.

Campanhas

Para chegar até a grande decisão da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, as duas equipes fizeram cinco jogos cada. E a Tradição não sabe o que é perder nesta competição: foram três vitórias e dois empates para a equipe, que conta em seu elenco com jogadores de qualidade, como Vlá, Lucas, Carlos e Mozart. Ao todo, a Tradição marcou 27 gols e sofreu 17.

A campanha do Boca Juniors não é semelhante. Na sua estreia no torneio, a equipe foi derrotada pela Tijuca por 5 a 2, mas depois disso, o Boca não perdeu mais e vem de uma importante vitória sobre o seu algoz, a Tijuca. Das cinco partidas disputadas, a equipe venceu três, empatou e perdeu uma. 22 gols foram anotados a favor, contra 12 sofridos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Karate

João do Karate e Jéssica Dalt serão homenageados pelo COB


O Comite Olímpico Brasileiro (COB) vai homenagear duas estrelas do esporte pousoalegrense no próximo dia 20. Jéssica da Dalt Cândido e João Batista Rodrigues, o João do Karate, vão receber o Prêmio Brasil Olímpico, em virtude da medalha de prata conquistada nos Jogos Sulamericanos de Karate, realizado em Medellín, na Colômbia, em março deste ano. Esta medalha deu direito a Jéssica Dalt de fazer parte da seleção do COB, que vai representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, em 2011.

A jovem pousoalegrense pratica Karate desde os seis anos de idade, sempre sendo treinada por João Batista Rodrigues, que também comanda a seleção mineira da modalidade. Atualmente, com 19 anos, Jéssica Dalt possui títulos de tetra campeão pan e sulamericana, hexa campeão brasileira e nove vezes campeã mineira de Karate. A atleta cursa o segundo ano do curso de Fisioterapia, na Universidade do Vale do Sapucaí e é patrocinada pela Biolab Indústria Farmacêutica.

Com informações Folha de P. Alegre

Karate

Pouso Alegre participa de campeonato de karate em Belo Horizonte

A Academia Cia do Corpo de Karate de Pouso Alegre (ACCK) participa neste domingo (5), da XIV Copa BH de Karate na capital mineira. Este campeonato vale pontos para o Ranking Regional de Clubes. Serão disputadas dez categorias no kata masculino e oito no feminino. No kumite serão 17 categorias no masculino e 15 no feminino. Da ACCK participam 24 caratecas.

A Copa acontece no Ginásio Poliesportivo do SESC – Venda Nova, no bairro Jardim dos Comerciários, em Belo Horizonte. A programação do domingo é que às 8h30min, os atletas estejam concentrados, às 9 horas acontece a abertura oficial e o início das competições será por volta das 10 horas, com encerramento previsto para 18h30min.

Este ano, os atletas comandados por Robson Chiarini disputaram sete importantes campeonatos e em todos eles Pouso Alegre foi representado no podium, mais de 50 ouros foram conquistados em diversas categorias. Entre os torneios de expressividade nacional estão o Campeonato Brasileiro Mirim, Infantil e Infanto Juvenil disputado em Maceió/AL, onde Leandro Honório foi vice-campeão e Ana Melqui ficou com o bronze. Minas Gerais ficou em 2º lugar geral no ranking de estados participantes.

O Campeonato Brasileiro de karatê em Campo Grande/MS, nas categorias Juvenil e Júnior, no qual os atletas pousoalegrenses obtiveram um ouro com Naira Aparecida e dois bronzes com Thales Chiarini e Pedro Henrique Ferrari.

No Campeonato Brasileiro de karate Oficial Sênior e Veterano, em Caruaru/PE, seis atletas de Pouso Alegre competiram, dos quais cinco subiram ao pódium: João Augusto e Luiz Fernando levaram o ouro. Caroline Santos e Thales Chiarini conquistaram a prata e Amanda Assis trouxe a medalha de bronze, e ainda Pedro Henrique ficou em quarto lugar. Todos no Kumite. Neste campeonato Minas Gerais conquistou o terceiro lugar geral entre os estados.

Fonte: Assessoria de Comunicação ACCK

Motociclismo

Pousoalegrense disputa prova no campeonato nacional de motovelocidade


Pela primeira vez, a cidade de Pouso Alegre foi representada em uma etapa do campeonato nacional de motovelocidade. O piloto pousoalegrense, Adriano Nogueira, conhecido como Carioca, participou da 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de Super Bike, na categoria Pro 1000 cilindradas. A prova foi realizada no autódromo mais famoso do Brasil, na pista de Interlagos, na cidade de São Paulo. E em sua primeira participação, Carioca alcançou a sétima colocação, em um grid que contava com 22 pilotos.

“Estou há muito tempo treinando e fiquei satisfeito com o resultado da minha primeira prova no autódromo de Interlagos”, afirmou o piloto pousoalegrense. E devido a colocação alcançada, Carioca foi convidado para participar das 500 milhas de Interlagos, prova que será realizada no próximo dia 16 de janeiro. “Será uma honra participação dessa corrida, mas tenho que ir atrás de patrocinadores, pois os custos para participar de uma prova desse nível, são altos”.

Além das 500 milhas de Interlagos, o outro objetivo de Carioca para o ano de 2011, é poder participar de todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Super Bike, na categoria Pro 1000 cilindradas, mas para isso, o piloto necessita de patrocínio.

Com informações Folha de P. Alegre

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Futsal

Ipuíuna perde na prorrogação e está fora da Taça EPTV de Futsal Feminino


Ipuíuna, que está sendo representada na Taça EPTV de Futsal Feminino pelas “Garotas da AABB”, foi eliminada nesta quinta-feira (2) da competição mais importante da modalidade na região. Jogando no ginásio do SESI/FIEMG de Poços de Caldas, a equipe foi derrotada por Passos, na prorrogação, pelo placar de 4 a 3, após empate no tempo normal em 2 a 2.

A equipe de Passos, favorita para o duelo, começou marcando logo no início do jogo, seu primeiro gol. Porém, com um gol contra de Nayane, atleta passense, Ipuíuna acabou empatando o jogo ainda na primeira etapa. Na volta para o segundo tempo, Passos ficou na frente de novo, mas dessa vez, Nadia igualou o placar em 2 a 2. Com o resultado, a partida foi para a prorrogação.

Com atletas mais experientes, Passos foi para o tempo extra tranquilo. E aproveitando certa fragilidade do setor defensivo das “Garotas da AABB”, a equipe adversária fez dois gols, garantindo uma vantagem que não conseguiu ser alcançada, nem mesmo com mais um gol anotado pela artilheira Marcelinha: 4 a 3.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Secretaria de Esportes

João do Karate é o novo secretário de Esportes e Lazer


Após a exoneração de Paulo Sérgio Ladeia de Castro, o Paulo da Pinta, na última semana, a pasta de Esportes e Lazer ficou sem gestor por pouco tempo. O prefeito municipal Agnaldo Perugini (PT) nomeou nesta quarta-feira (1) o novo secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre: João Batista Rodrigues, o João do Karate.

Há 25 anos trabalhando com esporte em Pouso Alegre, o professor ocupava o cargo de diretor de Esportes na secretaria desde o começo da atual administração. Além disso, João do Karate desenvolve há duas décadas um projeto social, que atualmente atende mais de 700 crianças carentes em toda cidade, com aulas de Karate gratuitas.

João também é treinador da seleção mineira de Karate e da atleta Jéssica da Dalt, tetracampeã pan-americana e sul-americana e hexacampeã brasileira da modalidade.

Futsal

Boca e Tradição vão disputar a final da Copa Unimed de Futsal

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, chega ao fim neste fim de semana. O campeonato que contou com a participação de 21 equipes da região, terá em sua decisão dois times de Pouso Alegre, com origem da quadra do Bandolim: Boca Juniors e Tradição. Os “Peladeiros do Bandula”, como as próprias equipes se intitulam, vão se enfrentar no ginásio poliesportivo Rosão, às 16 horas, neste sábado (4).

Os finalistas da Copa Unimed de Futsal foram definidos nesta quarta-feira (1), também no Rosão. A primeira equipe que garantiu vaga na grande decisão do campeonato foi o Boca Juniors, que venceu a favorita Tijuca na semifinal, pelo placar de 6 a 2. Edgar (três vezes), Luquinha, Pelé e Jacarézinho marcaram os gols para o Boca, enquanto Ayron e Vi descontaram para a eliminada Tijuca, que não pode contar com os lesionados Juliano e Tchonda.

Na segunda partida, o equilíbrio prevaleceu. Mercadinho e Tradição fizeram um grande jogo, que terminou empatado em 7 a 7. Kléber (cinco vezes), Fábio Sapão e Anderson Mandi anotaram os gols para a equipe do São João, enquanto Lucas (quatro vezes), Marcelo, Sávio e Mozart, o Maestro, fizeram os gols da Tradição. Na disputa de pênaltis, a equipe comandada por Tu, levou a melhor, vencendo por 5 a 4, após erro de Reginaldo, atleta do Mercadinho.

Futsal

Finalistas da Copa Unimed serão definidos nesta quarta-feira

A primeira Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, vai conhecer nesta quarta-feira (1) seus finalistas. O torneio que começou com a participação de 21 equipes, agora está em sua reta final, e os quatro times restantes entram no ginásio poliesportivo Rosão para decidirem quem vai para a grande decisão.

O primeiro duelo da semifinal começa às 20 horas e será disputado entre Boca Juniors e Tijuca. Com atletas vindos da quadra do Bandolim, as duas equipes prometem fazer do jogo, um novo espetáculo. Na primeira fase, Boca e Tijuca se enfrentaram e a equipe grená venceu a partida pelo placar de 5 a 2.

Ao contrário do primeiro jogo, os adversários da segunda semifinal ainda não se enfrentaram. Mas, o duelo entre Mercadinho Três Corações e Tradição promete fortes emoções também. De um lado, a esperança de gols está depositada em Sapão e do outro, no habilidoso Vlá. A partida que vai definir o segundo finalista começa às 21 horas.

domingo, 28 de novembro de 2010

Futebol

Ponte Preta e Flamina vencem e vão disputar a final da Copa COE Infantil


Assim como o campeonato de veteranos, a Copa COE Infantil – João Ribeiro 2010, conheceu neste final de semana as equipes finalistas. Ponte Preta, representada pelos garotos do RA Soccer e o Flamina vão disputar a grande decisão no próximo sábado (4), às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, mesmo local onde disputaram a semifinal, neste domingo (28).

Depois de sofrer uma goleada para o Flamina por 7 a 1 na última rodada da primeira fase da competição, a equipe da Ponte Preta enfrentou a CAPEA, na manhã deste domingo (28), e conseguiu reverter a situação, goleando a equipe do bairro Cidade Jardim, pelo placar de 5 a 2. Com o resultado, os garotos do RA Soccer, terão a chance de enfrentar novamente o algoz, Flamina, pois a equipe comandada por Pío, venceu de virada o Pousoalegrense.

Com gol de Irineu ainda na primeira etapa, o Pousoalegrense viu o Flamina virar de forma espetacular a partida para 3 a 1 no segundo tempo, através do gols marcados por Júnior, Gian e Marcos. Liniker descontou para o time comandado pelos irmãos Paulo Borges e Grapete, mas não adiantou. 3 a 2, placar que dá direito ao Flamina disputar mais uma final nos campeonatos do bairro São João.

sábado, 27 de novembro de 2010

Futebol

Montanhês e Center Vale fazem a final da Copa COE de Veteranos

Foi necessário disputar 30 partidas para definir os dois finalistas da quarta edição da Copa COE de Veteranos. A competição que teve início em setembro, com a participação de 16 equipes de Pouso Alegre e região, conheceu neste sábado (27) os finalistas. Montanhês e Center Vale vão disputar no próximo sábado (4), às 18 horas, a grande decisão do torneio mais importante da categoria no Sul de Minas.

A primeira equipe a garantir vaga na final, foi o Montanhês. Comandado dentro de campo, pelo atacante Celsão, o time do bairro São João empatou em 1 a 1 com Natércia no tempo normal. O equilíbrio persistiu nas cobranças de penalidades e somente nas alternadas, o Montanhês venceu a forte equipe de Natércia, por 9 a 8.

Após esse duelo, era a vez de Center Vale e Santa Rita disputarem a segunda vaga para a decisão. Com alguns desfalques, a equipe pousoalegrense venceu de virada, com gol no final da partida, os santarritenses pelo placar de 3 a 2. Casinha, o artilheiro do certame, Gélo e Clóvis fizeram os gols para o Center Vale, enquanto Baldoni e Robledo descontaram.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Secretaria de Esportes

Paulo da Pinta é exonerado do cargo de secretário de Esportes e Lazer


Assim como em sua primeira passagem pela administração municipal, Paulo Sérgio Ladeia de Castro não pode dar continuidade ao seu trabalho frente à secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre. Se na primeira oportunidade, Paulo da Pinta foi exonerado devido à troca do líder do poder executivo, dessa vez, o ex-atleta de futebol foi demitido por causa de uma guerra política criada no alto escalão do governo municipal.

Segundo informações, a criação de uma CEI (Comissão Especial de Investigação) esta semana, na Câmara Municipal dos Vereadores, a qual vai apurar possíveis irregularidades ligadas as multas de trânsito na cidade, provocou um desentendimento entre o prefeito Agnaldo Perugini (PT) e seu vice, Tony Mariosa (PSB). Com o fim da aliança política, todos os funcionários da prefeitura, que possuem ligação com o partido de Mariosa foram exonerados de seus cargos, caso do secretário Paulo da Pinta, que é membro do PSB.

Em entrevista à Rádio Clube de Pouso Alegre, no programa Troca de Passe desta sexta-feira (26), o ex-secretário afirmou que está desapontado com a situação, mas que não vai abandonar o esporte. “Infelizmente, na política é assim. Eu sempre disse que estou secretário e não, sou. Por uma definição do partido do prefeito Agnaldo (Perugini), acabei sendo exonerado, mas vou continuar trabalhando com o esporte. Agora, vamos cobrar a administração. Estou do outro lado, mas quero que o esporte continue se desenvolvendo”.

Ainda de acordo com sua entrevista na Rádio Clube, Paulo da Pinta diz que teve muitas dificuldades para desenvolver o trabalho na pasta de Esportes e Lazer. “Foi complicado trabalhar nesse governo. Começamos do zero. Quando assumi a secretaria, não tínhamos nem mesmo luz em alguns pontos da Praça de Esportes. Me doei o máximo para ajudar o esporte. Fiz o que pude, com o pouco que tinha”.

Além de ajudar diversos atletas amadores de Pouso Alegre, com o auxílio nas viagens, premiações, as ações promovidas pela secretaria de Esportes e Lazer, com o comando de Paulo da Pinta, elevaram o nome de Pouso Alegre, até mesmo no cenário esportivo nacional. Este ano, foram promovidos torneios como a Copa Cimed de Voleibol, competição que reuniu as melhores equipes de vôlei do Brasil, além da Copa Unimed de Futsal, que está ajudando a renovar a modalidade na cidade.

Futsal

EPTV divulga tabela das quartas de final da Taça de Futsal Feminino


A fase classificatória da quinta edição da Taça EPTV de Futsal Feminino chegou ao fim. Agora, segundo tabela divulgada nesta sexta-feira (26) pela organização do campeonato, as partidas de mata-mata da competição mais importante da modalidade no Sul de Minas terão início na próxima semana.

Pouso Alegre está fora, mas quem segue na briga pelo título é Ipuíuna. Representada pelas “Garotas da AABB”, a equipe da “Terra da Batata” vai enfrentar Passos. O duelo válido pelas quartas de final do torneio será disputado na próxima quinta-feira (2), em Poços de Caldas, no ginásio do SESI/FIEMG.

No mesmo dia acontece a partida entre Cambuí e Alpinópolis, na cidade de Alfenas. Os demais duelos da fase decisiva, serão disputados dois dias antes, na terça-feira (30). Em Varginha jogam, Ribeirão Vermelho e Itajubá, Lavras e São Lourenço. Quem vencer segue no campeonato, que terá sua final disputada no dia 11 de dezembro.

Foto: Cristiane Laurindo

Futebol

Aranha revela mágoa com parte da torcida do Atlético Mineiro

Goleiro diz que recebeu até ameaças e teve que se mudar de Belo Horizonte


Mário Lúcio Duarte Costa, 30 anos, mais conhecido como Aranha, está no Clube Atlético Mineiro desde maio de 2009. Durante esses 19 meses, o goleiro, nascido em Pouso Alegre, defendeu o Galo 38 vezes, conquistando o Mineiro deste ano. Atualmente o atleta se encontra na reserva do jovem Renan Ribeiro, mas neste domingo (28), na partida decisiva da sua equipe no Brasileirão contra o Goiás, ele pode voltar ao time titular. No entanto, em entrevista coletiva na Cidade do Galo esta semana, Aranha admitiu sofrer com as atitudes de alguns torcedores atleticanos e que mesmo assim vai continuar batalhando e dando seu melhor em campo.

“Eu não tive problemas, tenho todos os dias, mas paciência. Só trabalhando e jogando que isso muda. Como profissional, tenho que treinar e, quando for solicitado para jogar, fazer meu melhor. Desde que saí do time, sou vaiado no aquecimento. Isso chateia. Sou um cara que trabalhei honestamente aqui”, disse o goleiro, que em maio passado, sofreu ameaças, inclusive envolvendo sua família. Segundo o goleiro, ele e sua família precisaram mudar de moradia, afastando-se um pouco de Belo Horizonte, para aumentar a segurança. “Já fiquei sentido muitas vezes este ano. Não esperava nada disso. As coisas que aconteceram comigo e minha família não foram justas”.

Mostrando toda sinceridade e honestidade, Aranha reconheceu que falhou em um ou outro jogo, mas acredita que colaborou bem mais, nas 38 partidas que já disputou pelo Atlético desde o ano passado “Quando cheguei aqui, a gente disputou título, vaga para Libertadores. Depois, machuquei. Quando me deram a oportunidade real de jogar, a gente foi campeão mineiro, que fazia tempo que o Atlético não ganhava. Saímos na semifinal da Copa do Brasil para o Santos, que foi o campeão. Não vejo que trouxe prejuízo para o Atlético. Errei, como todos erram. Um campeonato inteiro sem falhas, é muito raro”.

E em relação a sua renovação com o Galo, Aranha não sabe afirmar qual será seu futuro profissional. Seu contrato vai até o dia 31 de dezembro e, segundo o goleiro, vai conversar com a diretoria do clube para decidir o que é melhor para ambas as partes. “Se o Atlético entender que não é vantajoso continuar aqui, vou trabalhar em outro lugar. Gosto daqui, me sinto em casa, mas se não tiver me agradando mais, vou embora. Sou um cara honesto e gosto de trabalhar. Em momento algum, vim aqui agredir imprensa, torcedor”.

Com informações da Rádio Itatiaia

Futebol

Zé Carlos Espoleta está de volta ao Brasil


Depois de 15 anos fora do país, o treinador de futebol José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta está de volta ao Brasil. O ex-atleta que teve passagens marcantes pelo Santos FC, Náutico/PE, Juventus/SP, Ituano/SP, entre outros, esteve em Pouso Alegre, sua cidade natal, durante a semana e conversou com o Esporte Pouso Alegre sobre sua carreira e os planos para o futuro.

Prestes a acertar com um clube do interior de São Paulo, Zé Carlos Espoleta disse que trás na bagagem toda a experiência do oriente, mais precisamente, do futebol japonês, onde passou vários anos trabalhando. “Cheguei ao Japão para trabalhar com treinador em 1994 no Kajitsu FC. Por lá conquistei muitos títulos e ajudei a revelar dezenas de jogadores, como Matsui, Hirase, Endo, Hisanaga, Inoha e muitos outros que atuam na liga japonesa”.

Depois da brilhante passagem pelo futebol japonês, o pousoalegrense se aventurou na Europa, passando pela Alemanha e Estônia. Após quase um ano trabalhando e aprendendo no velho continente, Zé Carlos aguarda agora um acerto com o Rio Branco de Americana/SP. “Falta definir com os dirigentes valores e a minha função, pois parece que a equipe já tem treinador e eu iria trabalhar com auxiliar-técnico”, comenta.

Segundo Zé Carlos Espoleta, essa possível função que ele iria desenvolver é a mais correta, pois serviria como uma “adaptação” com o futebol brasileiro. “Estive fora do país por muito tempo. Preciso conhecer o futebol nacional novamente. Muita coisa mudou nesses mais de 15 anos. Preciso me adequar ao estilo brasileiro e também utilizar aos poucos a experiência que adquiri lá fora”.

Foto: Cristiane Laurindo

Secretaria de Esportes

Fim de aliança política pode derrubar Paulo da Pinta


Criada em maio deste ano, a pasta de esportes da prefeitura municipal de Pouso Alegre tem como chefe, Paulo Sérgio Ladeia de Castro, o Paulo da Pinta. Ex-jogador e dirigente de futebol, o agora secretário, vem desenvolvendo bom trabalho diante da pasta. No entanto, o fim de uma aliança política no governo municipal pode acabar derrubando o secretário de esportes de Pouso Alegre.

Segundo informações publicadas na edição desta sexta-feira (26) do jornal Folha de P. Alegre, o prefeito Agnaldo Perugini (PT) se desentendeu com seu vice, Tony Mariosa (PSB) e a aliança política entre os partidos foi rompida. Com isso, todos os funcionários da prefeitura, que possuem ligação com o partido do vice-prefeito, estão sendo exonerados do cargo, caso do atual secretário de esportes.

Paulo da Pinta é cunhado do vereador Marcus Vinicius Vieira Teixeira (PSB), o Teixeirinha, que agora é considerado pelo líder do poder executivo municipal, como um de seus opositores dentro da Câmara dos Vereadores. Ainda de acordo com o jornal Folha de P. Alegre, Teixeirinha, ao lado do outro vereador do PSB, Frederico Coutinho de Souza Dias e com apoio do vice-prefeito Tony Mariosa, foi um dos responsáveis pela criação da Comissão Especial de Investigação, que vai apurar o caso das multas de trânsito na cidade.

Mais informações sobre o fato, ainda hoje no Esporte Pouso Alegre.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Futsal

Boca Juniors e Mercadinho estão na semi da Copa Unimed de Futsal


As partidas válidas pelas quartas de final da primeira Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, tiveram continuidade nesta quinta-feira (25). Mais dois jogos foram disputados no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes de Pouso Alegre, definindo assim os demais semifinalistas da competição.

No primeiro duelo da noite, a equipe do Boca Juniors não deu chances para o Andorinha, da cidade de Ipuíuna, e venceu pelo placar de 5 a 2, garantindo assim, vaga na semi. Pelé, Jacarezinho (duas vezes), Luquinha e Everton marcaram para os pousoalegrenses, enquanto Welder e Miranda fizeram para a equipe da “Terra da Batata”.

A última equipe a garantir vaga na penúltima fase da competição, foi o Mercadinho 3 Corações. O time do bairro São João venceu a Vila Dom Nery, do bairro São Geraldo, pelo placar de 4 a 1. Sapão foi quem comandou a vitória, marcando três gols para o Mercadinho – Daniel fez o outro, enquanto Branco descontou para os geraldinos.

Com a vitória, a equipe do Mercadinho 3 Corações vai enfrentar agora na semifinal da Copa Unimed de Futsal, a Tradição. O outro duelo decisivo será disputado entre Boca Juniors e Tijuca. As partidas da semifinal serão jogadas na próxima quarta-feira (1), no mesmo ginásio poliesportivo Rosão.

Foto: Cristiane Laurindo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Futsal

Tradição e Tijuca vencem e continuam na Copa Unimed de Futsal


A fase de quartas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, teve início na noite desta quarta-feira (24). Duas partidas foram disputadas no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esporte de Pouso Alegre e as equipes da Tijuca e Tradição se deram bem na rodada e continuam na briga pelo título.

A primeira equipe a garantir vaga na semifinal foi a Tradição. Formada por ex-jogadores da Tijuca, a equipe comandada pelo treinador Tu, venceu Cambuí pelo placar de 4 a 3. Lucas (três vezes) e Mozart fizeram os gols para a equipe de Pouso Alegre. Roni, Rodrigo e Jaílson marcaram para os cambuienses.

No segundo duelo da noite, a Tijuca, que conta em seu elenco com o goleiro Tchurly e o ala Juliano, não deu chance para a Árvore Grande, dos irmãos Alan e Rafael. Celinho ‘Magú’, duas vezes e o jovem Airan marcaram os gols da Tijuca, enquanto Luiz Fernando descontou para o adversário.

Agora as equipes vencedoras voltam a quadra na próxima quarta-feira (1). Às 20 horas, Tijuca enfrenta o vencedor do duelo entre Andorinha e Boca Juniors, e logo depois, às 21 horas, a Tradição pega Mercadinho Três Corações ou Vila Dom Nery. Assim como os jogos já disputados, as próximas partidas serão no ginásio Rosão.

Mais decisão

Os outros dois semifinalistas serão conhecidos nesta quinta-feira (25). Às 20 horas, jogam Andorinha e Boca Juniors. Após este duelo intermunicipal, se enfrentam no ginásio Rosão, Mercadinho Três Corações e Vila Dom Nery, uma partida que promete fortes emoções, pois reuni equipes dos bairros mais populosos de Pouso Alegre, São João e São Geraldo, respectivamente.

Foto: Cristiane Laurindo

Futsal

Quartas de final da Copa Unimed de Futsal tem início nesta quarta-feira

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, está na fase de mata-mata. E nesta quarta-feira (24), tem início as quartas de final da competição, que reuni times de Pouso Alegre e região. O primeiro duelo da nova fase será disputado entre Cambuí e Tradição, às 20 horas. Logo depois, às 21 horas, Árvore Grande e Tijuca fazem o clássico municipal. As duas partidas serão disputadas no ginásio poliesportivo Rosão. Quem vencer garante vaga na semifinal do certame.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Futsal

Definidos os confrontos das quartas da Copa Unimed de Futsal


Com a vitória das equipes de Cambuí, Mercadinho 3 Corações e Andorinha nesta segunda-feira (22), os confrontos das quartas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, estão definidos. Na quarta-feira (24), às 20 horas, jogam Cambuí e Tradição e às 21 horas, Árvore Grande e Tijuca disputam o clássico municipal.

Na quinta-feira (25), às 20 horas, a equipe do Andorinha, da cidade de Ipuíuna, duela com o Boca Juniors e no fechamento da fase de quartas de final, às 21 horas, o Mercadinho 3 Corações joga contra a Vila Dom Nery. Quem vencer as partidas seguem para a semifinal da competição, que será disputada no dia 1º de dezembro.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Futsal

Cambuí vence e segue na Copa Unimed de Futsal

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, começou com 21 equipes, dentre elas, sete do Sul de Minas. E nesta segunda-feira (22), quatro equipes da região entraram no ginásio poliesportivo Rosão, em Pouso Alegre, para disputarem as últimas partidas da fase de oitavas de final da competição.

O primeiro duelo reuniu Cambuí e Paraisópolis. E a equipe cambuiense comprovou o favoritismo vencendo o jogo pelo placar de 3 a 1. Na segunda partida, o Santarritense acabou perdendo para o Mercadinho 3 Corações, por 3 a 2. E no fechamento da rodada, a equipe do Andorinha, de Ipuíuna, venceu a JUVENE pelo placar de 5 a 2.

Futsal

Últimos classificados para as quartas da Unimed serão definidos nesta segunda

A fase de oitavas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, termina nesta segunda-feira (22). Três partidas serão disputadas no ginásio poliesportivo Rosão para definir os últimos classificados para a próxima fase, que já conta com Árvore Grande, Dom Nery, Boca Juniors, Tijuca e Tradição.

Às 19h30min, jogam Cambuí e Paraisópolis. Logo depois, às 20h15min, o Santarritense enfrenta o Mercadinho 3 Corações, do bairro São João. E no fechamento da fase, às 21 horas, a equipe do Andorinha, da cidade de Ipuíuna, pega o JUVENE, comandado pelo treinador Fábio Souza.

domingo, 21 de novembro de 2010

Futebol

Flamina goleia Ponte e garante liderança do grupo B da Copa COE Infantil

A partida entre Flamina e Ponte Preta, que é representada pelos garotos do RA Soccer, era a mais esperada da primeira fase da Copa COE Infantil - João Ribeiro. Para um confronto como este, era de se esperar também um equilíbrio, pois trata-se de duas equipes tradicionais na categoria. Mas, isso não aconteceu. A equipe do Flamina, comandada pelo treinador Pio Erley, goleou a Macaquinha pelo placar de 7 a 1, neste domingo (21).

Com este resultado, a equipe garantiu a liderança do grupo B da competição e agora vai enfrentar o Pousoalegrense, na semifinal. O outro confronto decisivo será disputado entre a Ponte Preta e a equipe da CAPEA, do bairro Cidade Jardim. Estes dois duelos serão disputados no próximo domingo (28), novamente no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

Eliminados

A última partida da primeira fase também foi disputada neste domingo (21). A equipe do Manchester, que não tinha mais chances de classificação, goleou a também eliminada, AABB, por 6 a 2.

sábado, 20 de novembro de 2010

Futebol Americano

Vasco vence primeira partida de futebol americano disputada em Pouso Alegre


De um lado São Paulo Spartans, do outro Vasco da Gama Patriotas. Com capacetes, shoulders (protetor dos ombros e peito) e pads (protetor das pernas e joelhos) dezenas de atletas estavam apostos para dar início a mais uma partida do Torneio Touchdown 2010. O local do duelo era inédito. Pela primeira vez, Pouso Alegre recebia uma partida de Futebol Americano. A arquibancada montada na lateral do campo da Univás estava lotada, muitos ainda buscaram a sombra das árvores atrás do campo, para acompanhar o duelo do esporte jogado com a bola oval.

As quase 500 pessoas presentes no local observavam com atenção cada gesto dos atletas e se surpreendiam com as jogadas da partida. E é da torcida que vem os aplausos a cada bola interceptada, lançamentos precisos e trombadas entre os jogadores. De dentro de campo, ouvem-se muitos gritos, vibração o tempo todo. O duelo era decisivo para ambas as equipes, último jogo da divisão sudeste do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Tanto os Spartans, quanto os Patriotas, precisavam da vitória para continuar a busca pelo título inédito. E quem se deu bem na partida, foi à equipe Carioca.

Formada basicamente por jogadores que atuam em times de futebol americano na areia, a equipe do Vasco da Gama Patriotas venceu o duelo contra o São Paulo Spartans, atuais campeões paulistas, de forma emocionante. Perdendo por 20 a 9 até os minutos finais, os cariocas viraram a partida a 20 segundo do fim para 23 a 20. Com o resultado, a equipe avançou a semifinal da competição e vai enfrentar no próximo sábado (27), a equipe do São José Istepôs, em Florianópolis, Santa Catarina. A outra semifinal será disputada entre Vila Velha Tritões/ES e Curitiba Hurricanes/PR. A final do campeonato acontece no dia 11 de dezembro, na Vila Belmiro, em Santos/SP.

Futebol

Santa Rita goleia e está na semifinal da Copa COE de Veteranos

A quarta edição da Copa COE de Veteranos conheceu neste sábado (20) seu último semifinalista. Depois de Center Vale, Natércia e Montanhês garantirem vaga na penúltima fase na competição, era a vez de Santa Rita e Sport São João definirem quem continuaria na briga pelo título. E quem se deu bem na disputa foram os santarritenses, que golearam a equipe do bairro São João, por 5 a 2.

Com ex-atletas profissionais no elenco, a equipe de Santa Rita foi superior na partida. No entanto, o primeiro gol da partida foi marcado somente no final da etapa inicial. Cobrando escanteio, Robledo marcou para os santarritenses, após desvio de Tadeu. 1 a 0, resultado levado para o intervalo. Com a vantagem mínima no placar, Santa Rita se acomodou e viu o Sport São João reagir.

Logo aos 4 minutos da segunda etapa, a equipe “da casa” empatou o jogo com o atacante Paulino. E o mesmo jogador do Sport São João virou o jogo aos 28 minutos, quando todos acreditavam que o duelo seria definido nos pênaltis. Porém, da mesma maneira que tomou a virada, Santa Rita foi buscar a reação e ela veio dois minutos depois com Carlão e em seguida, com o atacante Baldoni.

Desesperado, a equipe do Sport São João foi para cima do adversário para tentar empatar o duelo novamente, mas no contra-ataque, Galinzé fez o quarto gol dos santarritenses e o capitão Turuta ampliou nos acréscimos, garantindo Santa Rita na semifinal do torneio mais importante da categoria na região e eliminando o Sport São João.

O próximo jogo de Santa Rita será contra a equipe do Center Vale, no próximo sábado (27), às 18 horas, também no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Futebol

WO impede Pousoalegrense de brigar pela liderança na Copa COE Infantil

Segundo colocado no grupo A da Copa COE Infantil – João Ribeiro, a equipe do Pousoalegrense iria enfrentar o Juventude neste sábado (20), no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, para tentar alcançar a liderança da chave. No entanto, devido ao número insuficiente de atletas da equipe adversária, o Pousoalegrense foi considerado vencedor do duelo por WO, permanecendo assim na segunda posição do grupo – a CAPEA ficou com a liderança. Com isso, a equipe vai enfrentar na semifinal da competição, o primeiro colocado do grupo B, no dia 28.

Futsal

Tijuca e Tradição goleiam e garantem vaga nas quartas da Copa Unimed

A fase de oitavas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, teve um início equilibrado – os três primeiros classificados foram conhecidos na disputa de pênaltis. No entanto, neste sábado (20), as partidas de mata-mata foram mais tranquilas e as redes balançaram várias vezes.

No primeiro duelo, às 17 horas, a Tijuca venceu Congonhal pelo placar de 5 a 0 e vai enfrentar na próxima fase, a equipe da Árvore Grande. No segundo jogo da rodada, a Tradição bateu o Bohemios por 9 a 5 e aguarda a definição do próximo adversário, que sai da partida entre Cambuí e Paraisópolis.

Futsal

Santos vence na prorrogação e fica com o título da Copa Unimed Sub-20


Depois de uma primeira fase tranquila e uma goleada na semi, o Santos FC chegou à final da primeira edição da Copa Unimed, categoria sub-20, como favorito. No entanto, do outro lado estava o Boleiros FC, que chegou a decisão na base da superação. E foi dessa maneira, que a equipe buscou equilibrar a partida final da competição, mas um gol na prorrogação deu o título ao Santos FC, neste sábado (20).

Formado basicamente por garotos do bairro São Geraldo, o Santos FC começou a decisão melhor. Em menos de cinco minutos, Netinho já tinha marcado dois gols. Porém, o Boleiros não se entregou e foi buscar o empate. Fernando e Jaderson fizeram os gols da equipe, igualando assim o placar do jogo.

Com o empate em 2 a 2, no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. E logo no primeiro minuto, Vinicius marcou o gol que deu o título ao Santos FC. Festa nas arquibancadas do ginásio poliesportivo Rosão, que recebeu um bom público para acompanhar a decisão Copa Unimed de Futsal sub-20.

Futebol

Rodada define último classificado para semi da Copa COE de Veteranos


A quarta edição da Copa COE de Veteranos está chegando ao fim. O torneio que teve início em setembro está na fase de quartas de final. E neste sábado (20) será conhecido o último semifinalista da competição. Santa Rita e Sport São João se enfrentam às 18 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera para saber que vai enfrentar o Center Vale na próxima fase decisiva. A outra semifinal já está definida, o confronto será entre Natércia e Montanhês.

Campeã da primeira edição da Copa COE de Veteranos, Santa Rita busca o bi. No entanto, para continuar sonhando com a conquista de mais um título no bairro São João, a equipe comandada pelo treinador Aleluia precisa passar pelo Sport São João. E para o duelo deste sábado, os santarritenses vão a campo com força máxima, em especial, com o habilidoso meio-campista Turuta.

Pelo lado do Sport São João, que é liderado pelo meia Guina, a equipe espera surpreender. Após boa campanha na primeira fase, o Sport São João pretende segurar o ímpeto adversário e explorar os contra-ataques, assim como a equipe fez em suas três partidas iniciais. E para parar os atacantes adversários, a equipe do bairro São João conta com a força do volante Tadeu, recuperado de contusão no ombro.

Infantil

Antes do duelo de veteranos, às 16 horas, será disputado no mesmo estádio, a partida válida pela Copa COE Infantil - João Ribeiro. Neste sábado jogam Juventude e Pousoalegrense. A primeira equipe já está eliminada, ao contrário da segunda, que garantiu classificação na última semana, sem ter entrando em campo. O Pousoalegrense precisa de uma vitória com grande diferença de gols para tentar garantir a primeira colocação do grupo A, ultrapassando assim a CAPEA.

Futsal

Santos e Boleiros disputam a final da Copa Unimed Sub-20

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria sub-20, terá sua final disputada neste sábado (20), às 16 horas. O duelo será entre Santos FC e Boleiros FC, duas equipes pousoalegrenses, que realizaram campanhas distintas, mas que chegaram a final com méritos.

O Santos FC, formado basicamente por jovens do bairro São Geraldo, está invicto na competição. A equipe venceu todos os jogos que disputou, marcando 19 gols e sofrendo apenas quatro. Já o Boleiros FC, perdeu na estreia, mas depois se recuperou, passando pelo Bohemios na semi.

A grande decisão acontece neste sábado (20), às 16 horas, no ginásio poliesportivo Rosão. O duelo será transmitido pela TV Libertas e Rádio Clube de Pouso Alegre.

Futebol Americano

Pouso Alegre recebe pela primeira vez uma partida de futebol americano

São Paulo Spartans enfrenta Vasco da Gama Patriotas pelo Torneio Touchdown 2010, equivalente ao campeonato brasileiro, neste sábado

A bola oval chegou a Pouso Alegre. Desde março deste ano, a cidade conta com uma equipe de futebol americano, o Pouso Alegre Gladiators. O esporte que é um dos mais populares nos Estados Unidos ainda caminha timidamente no Brasil, inclusive na ‘Terra do Mandú’. No entanto, neste sábado (20), às 15 horas, os pousoalegrenses terão a oportunidade de conhecer e acompanhar pela primeira vez, uma partida de futebol americano.

O duelo será entra São Paulo Spartans e Vasco da Gama Patriotas, válido pelo Torneio Touchdown 2010, competição que equivale ao campeonato brasileiro da modalidade, nas dependências do Campus Fátima da Univás. A oportunidade de realizar a partida de futebol americano em Pouso Alegre surgiu devido ao empenho dos próprios jogadores do Pouso Alegre Gladiators, primeira e única equipe da modalidade no Sul de Minas.

Os integrantes da equipe pousoalegrense são responsáveis também por toda organização do evento. Desde arquibancada, até mesmo providenciar uma ambulância no dia da partida. Mas, para isso, os Gladiators contam com o apoio do curso de Educação Física da Univás, o qual oferece o espaço para a realização dos treinos da equipe e agora da partida, além da prefeitura municipal de Pouso Alegre.

Em relação ao jogo que terá grandes atletas, trata-se de um duelo decisivo, pois quem vencer garante vaga na semifinal da competição. Os Spartans contam em seu elenco com Peninha Spinelli, atleta considerado o melhor quaterback (jogador que faz os lançamentos) brasileiro, além do Center (responsável por bloquear o adversário) Douglas Boss. Já os Patriotas tem como grande destaque o fullback (jogador que corre com a bola) Felipe Rugboy.

A partida entre São Paulo Spartans e Vasco da Gama Patriotas terá narração no local do jogo, arquibancadas para cerca de 300 pessoas, pintura com as marcações do campo de jogo e transmissão via internet do Play by Play (jogada a jogada), através da comunidade do Orkut do Torneio Touchdown e do Twitter dos Spartans (@spartans_fa) e dos Pouso Alegre Gladiators (@pagladiators_fa).