sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Futebol

Flamina estreia no Campeonato Municipal de Base neste sábado

Depois de folgar na primeira rodada, o Flamina faz sua estreia no Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio neste final de semana. A tradicional equipe amadora de Pouso Alegre vai enfrentar nas duas categorias, sub-13 e sub-15, a AABB, que vem de derrota. Além desses duelos, a rodada da competição que está movimentando a cidade terá mais sete jogos, disputados em três campos da cidade.

Com o pé direito

Assim como os líderes do grupo B, a equipe do Flamina espera estrear no Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio, com vitória. Acostumando a conquistar títulos, a equipe comandada por Anderson é considerada uma das favoritas na competição, ao lado do RA Soccer, Pousoalegrense FC e Forcraques FC. O adversário do Flamina deste sábado (20), a AABB, perdeu nas duas categorias, ambos para o RA. Na sub-13, derrota por 7 a 0, enquanto na sub-15, a equipe perdeu por 8 a 0. O primeiro duelo começa às 14 horas, no Campo do Bangu, no bairro São Geraldo.

Confirmação

O Forcraques FC, equipe comandada pelo experiente treinador Brinquinho, busca a confirmação logo no início da competição. Depois de duas goleadas na estreia, tanto na sub-13, quando na sub-15, o alvinegro vai pegar o Pousoalegrense FC de olho na ponta da tabela. O confronto das equipes, considerado um dos mais aguardados da fase inicial do Campeonato Municipal de Base, será realizado sábado (20), a partir das 9 horas, também no Campo do Bangu. Assim como a equipe de Brinquinho, RA Soccer e o Santos Independente vão em busca da liderança de seus grupos. Os times se enfrentam no estádio Pedro Marques da Silva, no bairro Jardim São João, devido ao fechamento do Manduzão, para a realização de show. Os duelos entre as equipes acontecem a partir das 9 horas e vale a ponta do grupo B, de ambas as categorias.

Recuperação

As demais partidas da rodada serão disputadas por equipes que estão atrás da recuperação na tabela. Pela categoria sub-15, às 10h30min, no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o popular Chicão, no bairro São Cristóvão, a equipe da casa, o Estrela Azul recebe a CAPEA do Cidade Jardim, ambas equipes que foram derrotadas na rodada inicial. Outra equipe da casa que busca se recuperar na tabela, é o CAP/Padre Mário. O time do bairro São Cristóvão vai enfrentar o Clube de Campo Fernão Dias, que vem de goleada. Este jogo é às 15h30min. No fechamento da rodada, na categoria sub-13, às 9 horas, também no estádio Chicão, o Estrela Azul pega a CAPEA, dessa vez na briga pela liderança do grupo. A entrada para acompanhar todas as partidas é gratuita.

Futebol

Sport SJ se recupera na Copa Pedro Marques

Depois do vice-campeonato na Copa COE 2011, o Sport São João voltou a disputar a Copa Pedro Marques da Silva de Futebol Veterano 2011 no último final de semana. E a equipe comandada por Guina goleou na competição. A vítima do Sport São João na rodada foi a equipe da Portuguesa, que perdeu pelo placar de 4 a 1 no sábado (13). Gélo, Hermínio, Casinha e Chico marcaram para o Sport, enquanto Adilson descontou para a Lusa, também do bairro São João.

Na outra partida de sábado, às 16 horas, jogaram Vila Nova FC e Montanhês. De olho na classificação, o Montanhês foi logo marcando duas vezes com Pedrinho; Celsão ampliou o marcador. 3 a 0 e a vaga garantida nas quartas de final. Ainda nesse duelo, o Montanhês teve Reinaldo expulso.

A rodada foi fechada no domingo (14), com o empate sem gols entre Dourandense e São João FC. A competição continua neste final de semana, com a realização de mais três partidas. No sábado (20), às 14 horas, o São Geraldo FC enfrenta o Sport São João. Logo depois, às 16 horas, a Portuguesa pega a Drogaria Americana. E no último confronto do final de semana, já no domingo (21), às 10 horas, a Tijuca joga contra o Santos Imbuía.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Futebol

Estreia com o pé direito

Lê exalta início no Sport Boys, onde já balançou as redes por duas vezes


Leandro Lourenço Franco, o meia-atacante Lê, começa a escrever sua história no futebol peruano balançando as redes adversárias. Em duas partidas, o pousoalegrense de 30 anos, chegou a marcar dois gols, em duelos considerados importantes para a sua equipe, o Sport Boys. Com experiência no futebol mexicano, chileno e até mesmo europeu, Lê se adaptou rapidamente ao novo clube e espera dar continuidade a boa fase.

O meia-atacante não quer ser considerado o salvador dos “Rosados”, como sua equipe é conhecida no país. Com humildade, Lê fala nas entrevistas com a imprensa local, que falta muito para ser tratado como ídolo da torcida, mas que vai seguir lutando e ajudando o Sport Boys. Logo na sua estreia, diante do Sporting Cristal, o pousoalegrense balançou a rede adversária, marcando o gol de empate, no 1 a 1.

“Estou muito feliz. Esperei um bom tempo para jogar e, felizmente, consegui marcar contra o Cristal. Dediquei o gol para meu filho Enzo”, comentou Lê logo após sua estreia, que aconteceu na última semana. O pousoalegrense contou também que a presença da família no Peru, o ajudou para desempenhar o seu melhor futebol. “Depois que minha esposa e meu filho chegaram do Brasil, tudo melhorou. Eles me dão forças para jogar”, completa.

Em relação a sua rápida adaptação, o meia-atacante disse que os companheiros e a comissão técnica do Sport Boys contribuíram bastante para isso acontecer, facilitando seu desempenho dentro de campo e nos treinamentos. “Me sinto em casa, pois os peruanos são bastante amigáveis. Me receberam muito bem aqui no Peru. Tenho a confiança de todos que trabalham comigo e isso é importante”.

Depois da bela estreia, com direito a gol, Lê voltou a marcar contra o Cienciano no sábado (13). Considerado pela imprensa e torcedores como a melhor contratação da equipe na temporada, o meia-atacante fez o gol e dedicou a sua esposa. "Meu primeiro gol foi para meu filho e este vai para Marcela, minha esposa. Eu a amo muito e é uma pessoa muito importante para mim. Quando se é feliz em sua vida pessoal, as coisas vão bem dentro de campo”, disse logo após o duelo.

Veja os gols do duelo entre Sporting Cristal e Sport Boys, válido pela 17ª rodada do Campeonato Peruano e disputado no último dia 7 de agosto:



Com informações e foto: Depor


Futebol

Daysa: do Sul de Minas para o mundo


Com um jeito tímido, mas bastante determinada, Daysa Caroline Silva, de 18 anos, dá um grande passo para realizar o sonho de sua vida. A jovem de origem simples, sempre desejou jogar futebol pelo mundo afora. E neste mês de agosto, a garota de São Gonçalo do Sapucaí tem a chance de mostrar todo seu talento. Dadá como é conhecido entre as amigas, foi convocada para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Futebol Social 2011, a Homeless Word Cup, em Paris, França.

Depois de disputar a fase nacional da competição em Brasília, defendendo a equipe da CAP/Padre Mário de Pouso Alegre, Daysa chamou a atenção dos responsáveis pela Seleção Brasileira e foi convidada para fazer parte do grupo que vai disputar a partir de domingo (21) o título de campeão do mundo contra 64 países. A atacante espera ajudar o Brasil a ficar com a taça e poder assim seguir o passo de grandes jogadoras do país, como Marta, Cristiane e companhia.

Ansiosa e confiante, Daysa embarcou na última semana para o Rio de Janeiro, onde se juntou com as demais garotas para iniciar os treinamentos visando a competição. Jogando futebol desde os sete anos, Dadá sempre recebeu apoio da família, principalmente do seu pai, Daniel de Deus Silva, que sempre a acompanhou nos treinamentos e campeonatos. Sua trajetória começou aqui mesmo, em São Gonçalo até ser chamada, para somar ao time da Ação Pastoral Padre Mário de Pouso Alegre.

Durante a fase nacional, disputada em Brasília, Daysa além de se destacar nos jogos, recebeu das mãos de Romário, ex-atleta da Seleção Brasileira e agora deputado federal, a medalha de terceiro lugar no torneio e ouviu as palavras de incentivo: “Confie sempre em você e não desista nunca”. E é com esse pensamento que a jovem nascida em São Gonçalo do Sapucaí embarca para a França e vai em busca do título.

Com informações e foto: Brasil Metrópole

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jogos Estudantis

Esportistas de Pouso Alegre avaliam ‘Caso Ricardinho’

A demissão do professor do Colégio São José, Ricardo de Paula Luna, após ter ofendido seu aluno o chamando de “burro”, acabou ganhando repercussão nacional. Na tarde desta terça-feira (16), o fato chegou a estampar a página principal de muitos portais de notícias na internet, além do vídeo com a cena ter sido veiculado em vários meios de comunicação, gerando revolta em algumas pessoas. Em Pouso Alegre, a entrevista concedida pelo professor ao Jornal Diário com exclusividade também foi comentada em todos os pontos da cidade, em especial no meio esportivo.

“Conheço o professor Ricardinho e sei da sua capacidade. É uma boa pessoa, trabalhador, dedicado ao extremo. Ele errou sim ao tratar o aluno daquela forma. Mas as circunstâncias da partida, da competição, onde ele estava sozinho cuidando dos jovens, o deixou com muita responsabilidade. Outra coisa importante também foi à falta do Irmão Rino, que sempre dava suporte e o acompanhava os alunos nas viagens”, comenta Paulo Sérgio Ladeia de Castro, o Paulo da Pinta, ex-jogador de futebol profissional e secretário de Esportes e Lazer.

Para Paulo da Pinta, todos os profissionais estão sujeitos a cometer erros, com Ricardinho não foi diferente. A atitude imposta pelo Colégio São José, segundo o ex-atleta foi precipitada. “Não concordo com o fato da demissão. Ricardo vivia pelo Colégio, o trataram como um profissional descartável”, completa. Paulo da Pinta espera que o fato sirva de lição aos demais profissionais da área e que isso não se repita. “Devemos estender a mão ao Ricardo. Todos nós temos que ter uma segunda oportunidade. Ele errou, mas não podemos crucificá-lo”.

A opinião é dividida pelo atleta e professor de Educação Física João Leonardo Lopes. Tchurly, como também é conhecido em Pouso Alegre, já foi treinado por Ricardo de Paula e nunca presenciou fato como aquele ocorrido na semifinal dos Jogos Escolares de Minas Gerais, em Juiz de Fora. “Ricardinho sempre foi um treinador detalhista e cobrava bastante seus comandados. Acredito que aquela palavra dita ao garoto, saiu em um momento isolado, no calor do jogo, na vontade de ganhar. Ricardinho sempre buscava a vitória”, comenta.

De acordo com o atleta, que já atuou em vários times amadores da cidade, participando de diversos campeonatos na região, ofensas entre jogadores e treinadores chegam a ser comum. “Quando você está participando de um campeonato, você quer sempre ganhar. E é nesse momento, que às vezes sai uma palavra mais forte. Mas, os atletas e os treinadores nunca levam isso para a casa. O que acontece na quadra, ou no campo, fica por lá. Às vezes, nós atletas ou treinadores não medimos esforços para sermos campeões”.

Para o também professor de Educação Física, Nathanael dos Santos Vieira, comandar uma equipe de jovens nas competições, como os Jogos Escolares de Minas Gerais, exige bastante do treinador. “Ricardo talvez por sua entrega na profissão, tenha se alterado dentro da quadra de jogo. Porém, a culpa não é só dele. Professor precisa de um preparo emocional para estar em uma competição como aquela. Acredito que as instituições de ensino deveriam se atentar para isso também. Os professores precisam de mais atenção”, analisa.

Em relação a Ricardo de Paula, Nathanael o considera um dos melhores profissionais de Pouso Alegre. Segundo o professor da EM Antônio Mariosa, o CAIC da Árvore Grande, o trabalho desenvolvido por Ricardinho na Praça de Esportes é importante para o esporte local. “Além de organizar os diversos campeonatos promovidos pela Prefeitura, o professor Ricardo realiza um trabalho com centenas de crianças no futsal. No Colégio São José, as duas equipes que sempre se destacam nos campeonatos são a de Vôlei Feminino e do Handebol Masculino, ambos treinados por ele”, conclui.

Jogos Estudantis

“Eu errei e peço desculpas”, diz professor que ofendeu aluno no JEMG


Semifinal dos Jogos Escolares de Minas Gerais. A partida entre o Colégio São José e a EE Cândido Gomes, de Alvinópolis, valia vaga na decisão da modalidade handebol. Os ânimos dos atletas estavam elevados dentro da quadra. Neste momento, o treinador da equipe de Pouso Alegre solicita aos árbitros tempo técnico. Ricardo de Paula Luna aproveita para orientar seus jogadores. No entanto, o clima nervoso do duelo, tinha ultrapassado as quatro linhas e chegado ao banco de reservas. Ricardinho, como o treinador também é conhecido, acabou se exaltando e chamando seu aluno/atleta de “burro”.

Uma equipe de reportagem de Juiz de Fora, cidade que sediava o evento esportivo, acabou flagrando o ocorrido e o caso ganhou proporções maiores, com a imagem do professor gritando com seu aluno, "Você vai pra lá marcar quem? Quem? Burro", chegando a ser exibida em diversos telejornais. Arrependido da maneira como falou com o seu jogador, Ricardo de Paula Luna falou com o Jornal Diário na tarde de segunda-feira (15) e aproveitou para esclarecer o fato e pedir desculpas aos envolvidos.

Segundo o treinador de handebol, a maneira que ele cobrou um melhor posicionamento do atleta não foi a ideal. Para ele, foi um momento de descontrole, provocado pelas circunstâncias daquela partida, onde sua equipe disputava uma vaga na final da fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais. “A arbitragem não foi legal durante o jogo. Nossa equipe estava bem na partida, mas os árbitros estavam dificultando nosso jogo. E na vontade de vencer, de ver o Colégio na final do JEMG, acabei falando aquilo”, comenta.

Ricardo de Paula disse que as palavras ditas durante aquele tempo técnico não condizem com seu passado, que é repleto de conquistas. Com mais de 10 anos de trabalhos prestados ao Colégio São José, o professor ajudou a instituição a conquistar centenas de títulos em competições estudantis. “Trabalho há quase 20 anos com esporte em Pouso Alegre. Há 18 realizado treinos com centenas de crianças na Praça de Esportes e a mais de 10 trabalho no São José, ajudando o Colégio a brilhar em diversos campeonatos”.

De acordo com o professor, sua atitude foi errada, mas que não foi intencional. “Eu errei e agora só me resta pedir desculpas. Peço desculpas ao Colégio São José, as pessoas envolvidas nesse caso e espero que o ocorrido não seja repetido por ninguém. Foram dois segundos de descontrole, de falta de atenção. Estava sozinho naquele momento. Sempre trabalhei ao lado do Irmão Rino, que sempre me orientou e me apoiou. Foi um momento infeliz, uma frase que eu não deveria ter dito jamais”, lamenta o professor.

Foto: Fernando Lima/Jornal Diário

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Futebol

Campeonato Municipal: primeira rodada se encerra com muitos gols


A primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Base chegou ao fim neste final de semana. No sábado (13), foram disputados mais seis jogos em quatro campos da cidade e 54 gols foram marcados, com uma média de nove por partida. O grande destaque da rodada inicial, foi a goleada do Forcraques FC por 13 a 1 sobre a equipe do CAP/Padre Mário, do bairro São Cristóvão. O jogo era válido pela categoria sub-15.

Os demais jogos desta categoria também terminaram com goleadas. Na manhã de sábado, no campo do Bangu, no bairro São Geraldo, o RA Soccer venceu a AABB por 8 a 0. No mesmo local, porém, às 15h30min, o Santos Independente bateu a JUVENE pelo placar de 9 a 1. Jogando no estádio Chicão, no São Cristóvão, a equipe do CCFD goleou a CAPEA por 9 a 0, com gols de Julio Cesar (2), Thúlio (2), Lucas Barreto, Igor Guilherme, Matheus, Lucas Silveira e Matheus Botrell.

Na categoria sub-13, muitos gols também foram marcados, porém dois jogos não foram realizados pela falta de jogadores de uma equipe. O primeiro duelo que deixou de acontecer foi entre Forcraques e CAP/Padre Mário. A equipe do São Cristóvão não compareceu e a vitória foi dada ao Forcraques, time comandado por Brinquinho. A JUVENE também não foi disputar o jogo contra o Santos Independente e foi declarada derrotada por WO.

Com a bola rolando, às 14 horas, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, a equipe do Estrela Azul bateu o Pousoalegrense FC pelo placar de 4 a 2. Sem o mesmo equilíbrio, às 9 horas no campo do Bangu, o RA Soccer venceu a AABB pelo placar de 7 a 0. Os jogos da competição, que é promovida pela secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre continuam no próximo sábado (21).

Foto: Divulgação CCFD

Jogos Estudantis

Professor que chamou aluno de “burro” é demitido


A fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, disputada em Juiz de Fora no último final de semana, acabou sendo antagônica para Ricardo de Paula Luna, professor do Colégio São João. Durante a semifinal contra a Escola Estadual Cândido Gomes, de Alvinópolis, o treinador de handebol foi flagrado por uma equipe de reportagem chamando um aluno/atleta de 14 anos, de “burro”. O fato aconteceu durante o tempo técnico do duelo: "Você vai pra lá marcar quem? Quem? Burro", disse ele aos gritos, cobrando o posicionamento do aluno.

Segundo a reportagem, após à ofensa, os gritos do professor continuaram. O treinador chegou a ser repreendido por um dos árbitros: "São Jogos Escolares professor!". A partida recomeçou e muito agitado, Ricardo de Paula acabou sendo expulso de quadra. O destempero custou a eliminação da equipe de Pouso Alegre, que perdeu o jogo. Logo após a partida, o treinador tentou se explicar.

“Eu falo com meus alunos da maneira que eu quero. Se eu estou aqui é porque o meu diretor aprovou eu estar aqui e os pais assinaram”, disse ele. Não contente, ele comparou a atitude a grandes nomes conhecidos no cenário nacional: “Se for desse jeito vamos ter que prender o Bernardinho, prender o Muricy Ramalho. São Jogos Escolares, mas se o pai e o diretor não confiassem em mim, meus alunos não estariam aqui".

Punição

A coordenação dos Jogos Escolares se manifestou sobre o incidente logo após o termino da partida. No sábado (13), a Comissão Disciplinar da competição anunciou a punição ao treinador, que ficará impedido de participar do Programa Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais, o JEMG e de competições organizadas pela Secretaria de Esportes e da Juventude e Secretaria de Estado de Educação, pelo período de quatro anos.

Já a diretoria do Colégio São João, após reunião do conselho pedagógico, decidiu demitir o professor Ricardo de Paula Luna, na segunda-feira (15). Para o diretor da instituição de ensino, Giovanni Marques Santos, o treinador de handebol foi infeliz ao orientar o aluno/atleta. “Ao contrário do que o professor disse a imprensa após a partida, o Colégio São João repudia qualquer tipo de atitude como aquela”, comenta.

De acordo com Giovanni Marques, Ricardo de Paula é um profissional com um histórico vencedor e que foi responsável por muitas conquistas esportivas do Colégio São José. “Na reunião do conselho pedagogico, abordamos esse tópico, mas independente de qualquer coisa, estamos desligando o professor do quadro de funcionários do Colégio São João”, completa o diretor da instituição.

Ainda segundo Giovanni Marques, houve uma conversa com os pais do aluno ofendido, onde a posição do Colégio São João foi exposta e o jovem receberá durante os próximos dias, orientações psico-pedagógicas e terá total apoio da direção da instituição para dar continuidade aos seus estudos.

Veja a matéria exibida no Jornal da EPTV, na última sexta-feira (12):

Baixe o Adobe Flash Player

Jogos Estudantis

Pouso Alegre conquista sete medalhas no JEMG


Em meio aos mais de três mil alunos/atletas que participaram da fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, sete pousoalegrenses brilharam e trouxeram na bagagem novas medalhas para a cidade. Participando nas modalidades de Handebol, Tênis de Mesa, Natação e Atletismo, Pouso Alegre ficou com duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.

Os destaques da cidade na competição estudantil ficaram por conta de Rafael Fernandes Barboza, da EM Antônio Mariosa, que conquistou duas medalhas de ouro, além de estabelecer a marca de nível nacional na prova de Lançamento de Dardo, com 45,08m em sua categoria – a outra conquista foi no Revezamento 4x75m, juntamente com os alunos/atletas Igor Oliveira Rosa, da EM Prof.ª Maria Barboza, Pedro Henrique Almeida, da EM Dr. Ângelo Cônsoli e Thiago de Lima, da EE Vinícius Meyer, com a marca de 38”63.
Thiago também conquistou o bronze nos 1000 m com o tempo de 2’59”62. Laila Suelem, da EE Vinícius Meyer também obteve um grande resultado, ficando em 3º lugar no Lançamento de Dardo, com a marca de 23,97m. Elisa Keiko, do Colégio São José foi a campeã no Lançamento do Disco.

No Módulo II, o destaque é para o aluno/atleta Omair Batista Jr., da EM Prof.ª Maria Barboza, prata no Arremesso de Peso com 12,97m, além do atleta Obidiel Rodrigues Faria, da EE Dr. José Marques de Oliveira, 4º colocado geral, participando na semifinal e final dos 100m. Na Natação o aluno/atleta Lênin Balbino, do Colégio CNEC, ficou com a medalha de bronze na prova dos 200m Medley.

Etapa Nacional

Pouso Alegre será representado nas Olimpíadas Escolares pelo atleta Rafael Fernandes Barboza, que vai participar na modalidade atletismo das Olimpíadas, que acontece na cidade de João Pessoa, na Paraíba, de 10 a 16 de setembro. Os outros atletas Igor Oliveira, Pedro Henrique e Thiago de Lima, que conquistaram o ouro no Revezamento 4x75m, aguardarão a formação da equipe mineira, podendo ou não participar, sendo que o Revezamento 4x75m é montado com os melhores índices técnicos das provas individuais, não descartando a convocação do Revezamento Campeão.

Futsal

Tijuca/Congonhal perde e está fora da Taça EPTV

Depois de vencer Brasópolis e garantir vaga na segunda fase da Taça EPTV de Futsal, Congonhal, que está sendo representada pela equipe da Tijuca de Pouso Alegre, foi até Poços de Caldas enfrentar Botelhos na última quinta-feira (11) em busca da classificação as oitavas de final da competição mais importante da modalidade no Sul de Minas, mas sofreu um revés e pôs fim ao sonho do inédito título para a cidade vizinha.

No duelo decisivo, quem começou melhor foi a equipe de Botelhos, que logo abriu 2 a 0. Mandi diminuiu para a Tijuca/Congonhal, levando o resultado de 2 a 1 para o intervalo. Na volta para a etapa final, Congonhal impôs seu jogo e no momento em que o gol de empate se aproximava, o ala Vinny acabou se contundindo gravemente, tendo que deixar o ginásio para ser levado ao hospital.

O atleta que buscava empatar o jogo em um lance individual pela lateral da quadra, acabou se chocando com o muro atrás do gol adversário. Desacordado, Vinny foi atendido no ginásio e levado para o hospital. O lance acabou abalando a Tijuca/Congonhal que sofreu mais três gols, conseguindo diminuir antes do apito final com Juliano. A derrota por 5 a 2, eliminou a equipe formada por atletas de Pouso Alegre.

Classificados

Botelhos, que goleou a Tijuca/Congonhal segue na Taça EPTV de Futsal. A competição está agora com apenas 16 equipes, que foram divididas em quatro grupos iguais. No grupo 33 estão as equipes de Areado, Alpinópolis, Estiva e Perdões. O 34 é formado por Cássia, Guaxupé, Conceição dos Ouros e Elói Mendes. Já o grupo 35, conta com as equipes de Itaú de Minas, Andradas, Nepomuceno e Soledade de Minas e por último, o grupo 36, composto pelas equipes de São Sebastião do Paraíso, última campeã, Botelhos, Lavras e Caxambu. Nesta fase, as equipes se enfrentam em turno único dentro de cada grupo. Apenas o primeiro colocado de cada grupo passa para a semifinal. A decisão será em Poços de Caldas, no início do próximo mês.