sexta-feira, 29 de abril de 2011

Futebol

A bola volta a rolar em Pouso Alegre


Depois de parar na Páscoa, as partidas da Copa COE 2011 voltam a ser disputadas neste fim de semana. Quatro duelos serão realizados no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João e podem definir mais dois classificados para as oitavas de final do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

Pelo grupo C, Santos Imbuía e São Geraldo se enfrentam no sábado (30), às 15 horas, brigando por uma vaga na fase seguinte. Neste duelo, quem vencer garante vaga no mata-mata. O Santos, tradicional equipe da zona rural de Pouso Alegre, venceu na estréia da competição o Paineiras, por 3 a 1. O São Geraldo, também vem de vitória, 4 a 0 sobre o Aliança.

A segunda partida de sábado, é justamente entre as equipes que foram derrotadas na segunda rodada da Copa COE. Às 17 horas, Paineiras e Aliança jogam e buscam a vitória para manter viva a chance de classificação. Caso contrário, as equipes terão que brigar contra o rebaixamento – nesta edição caem os quatro últimos colocados na classificação geral.

No domingo (1°), pelo grupo D, pode sair o quinto classificado para a fase seguinte da Copa COE. Às 17 horas, jogam Sport São João e Minas. Ambas as equipes são do bairro São João e a expectativa é que um bom público compareça e acompanhe o jogo na arquibancada do Capitão Nelson Massafera.

Antes dessa partida, às 15 horas, também pelo grupo D, Estrela Azul e AECO/Copasa se enfrentam e brigam para permanecerem com chance de classificação. As duas equipes vem de derrota na segunda rodada da competição. O time do bairro São Cristóvão perdeu para o Sport SJ por 7 a 4, enquanto o AECO/Copasa, foi derrotado pelo Minas por 2 a 1.

Copa Norte

Assim como no bairro São João, a Copa Norte de Futebol Amador, competição disputada no bairro São Cristóvão volta a ter jogos neste fim de semana. No domingo (1°), o Grêmio Sãocarlense enfrenta o Santo Expedito, às 15 horas. Logo depois, às 17 horas, o Erva Doce pega o Barcelona. Os jogos serão realizados no estádio Francisco Marcelino Gomes, o Chicão.

Futebol

Pousoalegrense pode garantir classificação no Mineiro Juvenil

Os garotos do Pousoalegrense FC entram em campo neste sábado (30) pelo Campeonato Mineiro Juvenil. A equipe de Pouso Alegre vai enfrentar o Uberlândia e em caso de vitória, pode garantir vaga na próxima fase da competição estadual com uma rodada de antecipação. Treinado pelos irmãos Paulo Borges e Grapete, além de Rogério Reis, o Pousoalegrense joga no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, às 10h30min.

A equipe de Pouso Alegre vem de vitória no Campeonato Mineiro. No último dia 23, o Pousoalegrense foi até Araguari enfrentar o Manchester e venceu por 3 a 1. O resultado deu a liderança do grupo B aos pousoalegrenses, após a derrota do Uberlândia em casa para o Fluminense, pelo placar de 1 a 0. Para este sábado, no duelo contra a equipe do Triângulo Mineiro, é depositada no atacante Thiago, a esperança de gols.

Infantil

O Pousoalegrense FC também disputa o Campeonato Mineiro na categoria Infantil. E assim como na Juvenil, a equipe vem de vitória na última rodada. Enfrentando o mesmo adversário, o Manchester, os garotos do Pousoalegrense venceram por 5 a 1, no último dia 23. Agora, enfrentam o Uberlândia, na briga direta por uma vaga na fase seguinte da competição. No Infantil, o grupo B é liderado pelo Fluminense, que tem 12 pontos. Pousoalegrense e Uberlândia dividem a segunda posição, com quatro pontos cada. Neste sábado, às 9 horas, as duas equipes se enfrentam, também no estádio Manduzão.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vôlei

Depois do Mirim e Infantil, chegou a vez do Infanto-Juvenil


Acontece neste fim de semana, na cidade de Campestre, o Circuito da Liga Sul Mineira, a Copa Unimed de Voleibol/FMV – SR2, com a participação da equipe pousoalegrense. Dessa vez será a vez da categoria infanto-juvenil representar a secretaria municipal de Esportes e Lazer, Cimed, Exacor e Unimed na competição. Pouso Alegre irá enfrentar fortes equipes na competição, como Três Corações, que é o atual representante da região no Campeonato Mineiro.

“Teremos um forte desafio pela frente, estamos confiantes e com um grupo bastante homogêneo, num campeonato que conta com fortes equipes”, diz o técnico Marcelo Prudêncio. Pouso Alegre enfrentará também as equipes de Passos e Piumhi. “Estamos estudando bastante nossos adversários, contamos com um elenco bastante entrosado”, ressalta.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Futebol

Clássico da Liga dos Campeões movimenta Pouso Alegre


Madrid, estádio Santiago Bernabéu. 90 mil pessoas aguardam o início do duelo entre Real Madrid e Barcelona. O clássico espanhol é válido pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa, uma das competições de mais importantes do mundo. Do outro lado do mundo, mais precisamente em Pouso Alegre, as pessoas correm para suas casas sob chuva, procuram alguma lanchonete ou bar, para não perderem a partida, pois o jogo é o mais esperado dos últimos anos: de um lado estava Messi, do outro Cristiano Ronaldo.

O pintor, Walter Bezerra Vieira, saiu mais cedo do trabalho para poder acompanhar o duelo entre as duas equipes espanholas. "Por se tratar de um dos maiores clássicos do mundo já vale a pena assistir e o fato das equipes estarem disputando uma vaga na final da Liga dos Campeões acabou dando mais emoção ainda para a disputa. Tive que sair mais cedo do serviço para acompanhar o jogo. Tenho certeza que vai valer a pena”, ressaltou.

E quem acompanhou a partida pode ver um grande espetáculo. O argentino Messi foi quem ditou o ritmo da partida. O camisa 10 do Barcelona marcou os dois gols da vitória da sua equipe sobre o Real Madrid. A expulsão do brasileiro naturalizado português Pepe e o escorregão do lateral-esquerdo Marcelo no lance do primeiro gol facilitaram o triunfo do time catalão.

Para se garantir na decisão da Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona pode perder até por um gol de diferença na partida de volta no Camp Nou, que será disputada na próxima terça-feira (3). Para não depender da prorrogação ou dos pênaltis, o Real Madrid necessita vencer por três de diferença e reverter a vantagem. Ou seja, os torcedores terão mais emoção na próxima semana.

“Assim como hoje (quarta-feira), terça-feira que vem quero assistir ao jogo”, disse o estudante e fã de Cristiano Ronaldo, Willian dos Santos Reis. Para ele a vantagem conquistada pelo Barcelona é boa, mas não o suficiente para já colocar a equipe catalã na decisão da competição. “O Real Madrid tem grandes jogadores como Cristiano Ronaldo, Kaká, Xabi Alonso e Casillas. Neste primeiro jogo, a equipe se perdeu a partir da expulsão do Pepe e do Mourinho. Vamos torcer agora”, comentou o torcedor, depois do apito final da partida.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Futebol

Goleiro: profissão perigo


Vida de goleiro não é fácil. De herói da partida a “frangueiro” em poucos segundos. Desafiados pelos atacantes, ofendidos pelos torcedores, os donos da camisa 1 brigam contra a inconstância. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros? Considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedirem os torcedores de ver o que mais gostam, gols, podem, pelo menos por um dia, serem tratados como reis. Nesta terça-feira (26), o Brasil comemora o Dia do Goleiro.

Marcos, Rogério Ceni, Júlio César, Fábio, Renan Ribeiro, Felipe, Jefferson, Victor, Aranha são considerados grandes goleiros do futebol brasileiro. Ídolos em seus times, os arqueiros servem de inspiração para muitos jovens que sonham em um dia vestir a camisa 1 de algum clube profissional e até mesmo dos mais velhos, que nos finais de semana, aproveitam a folga do trabalho ou dos estudos, para “bater uma bola” com os amigos.

João Leonardo Lopes, 26 anos, já atua como goleiro há duas décadas no futebol pousoalegrense. Formado em Educação Física e funcionário da PA Pneus, Tchurly, como é mais conhecido, ganhou a camisa 1 dos amigos devido a falta de goleiros nas brincadeiras ainda quando criança. Depois da primeira defesa nunca mais abandonou o gol. De lá para cá, Tchurly já passou por diversos times da cidade, conquistando muitos títulos e algumas contusões. “Já quebrei o braço duas vezes”, conta.

“Vida de goleiro não é fácil, ainda mais quando ele não é tão alto, como é o meu caso. Mas, com o passar dos anos e com os treinamentos, acabei adaptando o meu tamanho com a necessidade do futebol de campo e de salão”, comenta. Tchurly iniciou no salão e por muitos anos defendeu a equipe do Flamina no campo. Atualmente joga em ambos os lugares, só que defende a equipe do São Geraldo na Copa COE de Futebol Amador e a Tijuca nas quadras.

E foi no futebol de salão que o goleiro pousoalegrense viveu o momento mais importante da sua vida de esportista. Em 2009, Tchurly estava no elenco de Pouso Alegre que sagrou-se campeão da Taça EPTV de Futsal. Para ele, a conquista da competição regional elevou o nome de Pouso Alegre no Sul de Minas e marcou a carreira de todos os atletas da equipe. “Mesmo não atuando em todos os jogos, pude colaborar de forma positiva com meus companheiros”.

O camisa 1 já participou quatro vezes da Taça EPTV, competição de futsal considerada a mais importante da região. Agora em 2011, Tchurly deve ir para mais uma disputa, só que o goleiro deve representar outra cidade. “A Tijuca uniu com a Tradição. As duas melhores equipes de salão de Pouso Alegre estão juntas para disputar a Taça EPTV de Futsal. Estamos conversando com uma cidade da região para podermos participar da competição. Queremos é jogar”, completa.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Futebol

Secretário de Esportes busca laudos para liberar Manduzão

Mesmo com a realização de shows e a expectativa da confirmação de uma parceria com o Banco BMG, o secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, João Batista Rodrigues, o João do Karate está em busca dos laudos necessários para a liberação do estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

O chefe da pasta confirmou em entrevista ao programa Rádio Sports, da Rádio Clube de Pouso Alegre, que as reformas feitas nas últimas semanas no Manduzão foram para atender as solicitações da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Municipal. “Trocamos alambrado, pintamos os vestiários e mais outros itens solicitados pela Vigilância. Agora estamos atendendo as outras solicitações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para conseguirmos o laudo. O que deve acontecer na próxima semana”, afirmou.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, a intenção é liberar o estádio Manduzão parcialmente. Na entrevista à Rádio Clube, ele disse ainda que o local precisa de uma reforma geral, mas que no momento isso é inviável. “Queremos liberar o Manduzão para que os times de Pouso Alegre possam jogar na cidade este ano”, ressaltou João do Karate, referindo-se a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, pelas equipes do município.

O prazo de inscrição para participar da Segundona Estadual vai até a próxima terça-feira (3). Guarani FC, Pouso Alegre FC e EC Sul Minas pretendem disputar a competição este ano, mas para isso depende da liberação do Manduzão. Caso contrário, Pouso Alegre deve ficar sem representante do certame, devido ao alto custo em mandar jogos em outras cidades.

Capacidade ampliada

Ao contrário de Pouso Alegre, que ainda busca a liberação do estádio, a prefeitura de Varginha conseguiu nesta terça-feira (26) a liberação de mais 1850 lugares no Melão. A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou o documento expedido pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais que aumenta a capacidade máxima de público para jogos no estádio de Varginha para 15.471.

A liberação para o aumento de público aconteceu após a apresentação do laudo de vistoria produzido pela Polícia Militar. “É uma notícia que agrada toda a população, já que Varginha vai receber alguns jogos do América pelo Campeonato Brasileiro e todas as partidas do Boa/Varginha, em que este é mandante, pela Série B do Brasileiro”, comentou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

Há duas semanas representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Mineira de Futebol (FMF) vistoriaram o Estádio Municipal. A inspeção teve a finalidade de verificar a estrutura do Melão, como é conhecido, para deixar o local pronto para receber jogos do Campeonato Brasileiro das séries A e B.

Karate

Pouso Alegre no Pan Olímpico

Depois dos Jogos Sulamericanos de Medellin a Bola da vez agora é o Pan/Guadalajara 2011


A atleta pousoalegrense da Minas-Kan/Biolab, Jéssica da Dalt Cândido, 19 anos, é a única atleta de Minas Gerais na seleção Brasileira Adulto de karate e está com a vaga garantida para disputar o Campeonato Panamericano adulto em Guadalhajara no México agora em Maio e as Olímpiadas das América os Jogos Panamericanos de Guadalajara em Outubro.

Jéssica que é a caçula da Seleção Brasileira de Karate, treina desde os seus seis anos de idade, com o professor João Batista Rodrigues, o popular João do Karate, na academia Minaskan/Biolab e ostenta os títulos de Tetra campeã Pan e Sulamericana, Hexa campeã Brasileira, além de ser nove vezes campeã mineira e atual campeã dos Jogos Aberto de São Paulo.

Além de Jéssica na Seleção Brasileira Adulta, a Minas-Kan classificou também na Arena Olímpica no Ibirapuera em Sâo Paulo, mais dois atletas de Pouso Alegre na Seleção Brasileira Infantil e Cadetes, para disputarem o Campeonato Sulamericano no Paraguai, os irmãos Mateus José Hokari Couto, de 15 anos e Renata Tiyoko Hocari Couto, de 12 anos.