sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Futebol

Copa COE: quem fica com a Taça?


O grande dia se aproxima: domingo, 7 de agosto, às 16 horas, Ouro Fino e Sport São João entram no gramado do estádio municipal Capitão Nelson Massafera para disputarem a taça de campeão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE 2011. De um lado estará uma equipe que cresceu durante o campeonato e chega à decisão como favorita, do outro um time com jogadores fortes e que surpreendeu adversários considerados superiores até então.

Ascensão

Depois de surpreender a todos em 2010, chegando a semifinal, Ouro Fino estreou na Copa COE deste ano com uma vitória apertada sobre o Santos São João, 3 a 2. Depois disso, a equipe comandada pelo ex-atleta Humberto, passou a crescer na competição, vencendo Napoli Controle por 3 a 1 e Juventus por 7 a 2. Com estes resultados, Ouro Fino chegou as oitavas de final como terceiro melhor colocado da fase inicial. No mata-mata, pegou o Vila Nova e não teve dificuldade: venceu por 6 a 3.

“Tivemos que superar muitos obstáculos nessa Copa COE. Primeiro foi o número de atletas. Teve jogo que não tínhamos banco de reservas, até eu fui para campo, como na vitória das oitavas de final e a classificação nas quartas. A partida contra o Estrela Azul foi muito difícil. Nossa equipe não se encontrou em campo. Na verdade, com todo respeito ao Estrela Azul, mas foi a nossa pior partida na história da Copa COE. Mas, graças a Deus conseguimos classificar e vai dar tudo certo”, comentou Humberto.

Surpresa

A sorte esteve ao lado da equipe do Sport São João desde o sorteio dos grupos da fase inicial. Nos primeiros jogos, a equipe comandada por Guina, enfrentou adversários considerados inferiores, como o Estrela Azul (7 a 4), Minas (4 a 3) e AECO/Copasa (4 a 2). Classificado para as oitavas de final como quinto melhor colocado da primeira fase, o Sport São João pegou no primeiro duelo de mata-mata, a equipe do Mandu e venceu por 4 a 2.

A partir dessa fase, a equipe do bairro São João passou a contar novamente com a sorte. Nas quartas de final, o Sport enfrentou o último vice-campeão, a equipe do Algodão e venceu nos pênaltis, após um empate emocionante em 5 a 5. E quando todos acreditavam que o Sport São João tinha ido longe demais, chegando à semifinal, os jogadores trataram de mudar essa situação e passaram pelo Flamina, vencendo por 4 a 3.

Duelo de goleadores

Depois de cumprir suspensão na semifinal, na vitória contra a Ice Bom por 3 a 0, Piá, atacante de Ouro Fino volta a jogar. Artilheiro em 2010, o camisa 9 vai fazer um duelo particular com o atacante adversário, Niquimba, que até o momento marcou nove gols na competição. Rápido e com muita categoria para finalizar, Piá é uma das armas de Humberto para ficar com a taça de campeão. Segundo o atleta, que tem seis gols marcados este ano, a artilharia não é tão importante quanto o título.

Niquimba, atacante do Sport São João pensa da mesma maneira. Para ele, não existe premiação mais importante do que a de campeão da Copa COE. “Lutamos bastante para chegarmos até aqui. Não podemos errar agora. Vamos sempre respeitar o adversário, mas temos que sufocá-los no campo de defesa e buscarmos abrir o placar nos minutos iniciais. Isso dá tranquilidade tanto no setor defensivo, quanto no ataque”, comenta o camisa 44 da equipe do São João, referindo-se a vitória sobre o Flamina, na semifinal.

Preparativos

A Comissão Organizadora de Esportes e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, entidades responsáveis pela Copa COE pretende fazer uma grande festa no domingo (7). A expectativa de público para o duelo é de 5 mil pessoas, número semelhantes as últimas decisões do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Os organizadores vão premiar, além dos campeões e vice, o artilheiro, defesa menos vazada e a equipe mais disciplinada. Parceiros e apoiadores tão serão homenageados.

Futebol

A bola vai rolar pelo Campeonato Municipal de Base


Começa neste sábado (6), Dia de Bom Jesus, o 1° Campeonato Municipal de Futebol de Base, promovido pela secretaria municipal de Esportes e Lazer. A abertura do evento está prevista para iniciar às 14 horas, no estádio Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão e terá a apresentação de todas as equipes participantes, além das autoridades municipais, que vão acompanhar o desfile dos atletas e o Hino Nacional.

Após a cerimônia, a bola vai rolar para Pousoalegrense FC e Estrela Azul FC, pela categoria sub-15. Os demais jogos seguirão na próxima semana, conforme a tabela divulgada no último mês. Ao todo, 21 equipes de Pouso Alegre, divididas em duas categorias, a sub-13 e sub-15, vão participar do Campeonato Municipal de Futebol de Base, que se encerra no dia 10 de dezembro. Além do estádio municipal, o campo do Bangu, no bairro São Cristóvão, no estádio Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no São Cristóvão e o estádio Pedro Marques da Silva, no bairro Jardim São João serão palcos dos jogos do certame.

Na primeira etapa da competição, as equipes se enfrentam dentro dos grupos, em turno e returno. As três melhores equipes de cada chave avançam para a segunda fase, onde irá reunir seis equipes, que jogarão entre si. Os quatro primeiros colocados conquistam vaga na semifinal. A partir dessa fase os jogos passam a ser disputados de forma eliminatória, o mata-mata, seguindo assim até a grande decisão.

No grupo A, da categoria sub-13 estarão às equipes do Pousoalegrense FC, Estrela Azul, Forcraques, Padre Mário e CAPEA. Já na chave B, estarão às equipes do RA Soccer, AABB, Santos Independente, JUVENE e Flamina. A categoria sub-15 mantém as equipes no mesmo grupo, com exceção da chave A, que terá a presença do Clube de Campo Fernão Dias, que vai participar do torneio somente nessa categoria.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Futebol

Membro do COE afirma que competição de PA é a mais equilibrada do mundo


A qualidade dos jogos e a tradição adquirida ao longo dos anos fizeram com que a Copa COE fosse considerada pela Federação Mineira de Futebol como o maior torneio amador do interior de Minas Gerais. Agora, outro título que pode ser empregado a competição disputada no bairro São João é do mais equilibrado do mundo, de acordo com o levantamento feito por Bruno Clayton, membro da Comissão Organizadora de Esportes, entidade que dá nome e promove a competição.

Segundo Bruno Clayton, para afirmar o equilíbrio da Copa COE foi levado em consideração os cinco primeiros campeões dos principais torneios do mundo, como Campeonato Brasileiro, Espanhol, Italiano, Liga dos Campeões da Europa, Libertadores da América e até Copa do Mundo (confira abaixo). “Guardada as devidas proporções, podemos afirmar que a Copa COE é o torneio mais equilibrado do mundo. Na pesquisa vi que os maiores torneios de mundo tiveram campeões repetidos em suas primeiras edições, caso que não acontece na Copa COE”.

Em 2007, primeiro ano de disputa da Copa COE, o grande campeão foi o Cantareira, do bairro São João. No ano seguinte, o Cantareira chegou novamente na final, mas quem levou a melhor foi a Ponte Preta. Já em 2009, duas equipes chegaram a decisão de forma inédita e quem ficou com a taça de campeão foi o Flamina, do Jardim Yara. Ano passado, a história se repetiu, Clube de Campo Pouso Alegre e Algodão chegaram a final e o CCPA ficou com o título, inédito.

Este ano, duas equipes chegam à final também pela primeira vez: Sport São João e Ouro Fino disputam no domingo (7) mais um título da Copa COE, de onde saíra mais um campeão inédito. Cantareira, Ponte Preta, Flamina e CCPA, que poderiam buscar o bi, foram eliminados na fase de mata-mata da competição. “Nesse domingo vamos conhecer mais um novo campeão da Copa COE. Isso mostra que nossa competição é equilibrada. Contra números não há argumentos”.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vôlei

Copa Cimed de Vôlei pode ser realizada em PA novamente


Está em fase de negociação à vinda de mais uma Copa Cimed de Voleibol para Pouso Alegre. A informação foi confirmada na tarde de terça-feira (2) pelo secretário de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues. Segundo João do Karate, a diretoria do Grupo Cimed o procurou para uma reunião onde seria discutida a possibilidade da realização da competição, que em 2010 reuniu quatro equipes do vôlei nacional, como Montes Claros, Volta Redonda, Minas e Cimed.

“Entraram em contato comigo ontem (segunda-feira) para agendarem uma reunião, onde vamos conversar sobre a realização da competição em Pouso Alegre. Estamos aguardando a definição desse encontro entre a empresa e a Prefeitura Municipal para sabermos como será realizada a competição, quais equipes vão jogar, quando terá início, entre outros detalhes”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, João do Karate.

Participantes

Cogita-se a possibilidade das equipes da Cimed/Sky, RJX do Rio de Janeiro, Volta Redonda e possivelmente o Cruzeiro de Belo Horizonte, participarem da Copa Cimed de Vôlei em Pouso Alegre este ano. De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Voltaço, o convite para disputar a competição foi feito na segunda-feira (1°). A expectativa é que o torneio seja realizado na segunda quinzena de agosto como preparação para a Superliga Masculina de Voleibol.

Na nota divulgada a imprensa, o gerente de vôlei do Volta Redonda, Luiz Eduardo Pontes, confirmou a participação dos Gigantes de Aço, além de afirmar que o campeonato é o melhor teste para os times que vão disputar a Superliga no segundo semestre. “No ano passado fomos os únicos a vencer o Cimed, que na época era a melhor equipe do país. Este ano temos um grupo mais forte e encarar as grandes estrelas do vôlei nacional é a melhor maneira de testar a nossa equipe”, disse.

Em 2010

A Copa Cimed de Voleibol em 2010, realizada no ginásio Rosão, teve a participação de quatro equipes do vôlei nacional: BMG/Montes Claros, Volta Redonda, Vivo/Minas e Cimed estiveram em Pouso Alegre por quatro dias para disputar o torneio. Ao todo foram jogados sete jogos na cidade e o grande campeão da Copa Cimed foi a equipe do Norte de Minas, o BMG/Montes Claros. Na final, a equipe bateu o Vivo/Minas por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 17/25, 25/23 e 25/23.

Na partida, que durou 1h54min, o BMG/Montes Claros saiu na frente no primeiro set forçando o ataque com Leandrão e Bruno Zanuto. No segundo set, foi superado pelo Vivo/Minas. A reação veio nos sets seguintes, disputados ponto a ponto, mas a equipe montes-clarense manteve o ritmo do primeiro set e superou o time da capital mais uma vez, levando o troféu de campeão.

O BMG/Montes Claros foi campeão da primeira edição da Copa Cimed de Vôlei com: Rodriguinho, Tiago Salsa, Manius, Bruno Zanuto, Giovanni, Leandrão e Fábio Paes. Entraram: Alberto, Alemão e Rodrigo. O oposto Leandrão, foi o maior pontuador da partida final, com 26 pontos. O torneio serviu de preparação para os campeonatos estaduais e para a Superliga nacional de vôlei.

Estrelas

Assim como em 2010, quando André Nascimento, Anderson e outras estrelas do voleibol nacional estiveram em Pouso Alegre, caso o torneio volte a ser disputado na cidade este ano, os torcedores poderão ver de perto grandes jogadores. A equipe da Cimed/Sky, tetra-campeã da Superliga Nacional de Vôlei, tem em seu elenco jogadores como, Bruninho e Giba, ambos da Seleção Brasileira. Outro participante que pode trazer grandes estrelas do voleibol nacional, é a RJX, equipe recém criada, que tem como investidor Eike Batista, um dos empresários mais ricos do mundo. Os cariocas tem em seu elenco, atletas experientes e com passagens pela Seleção Brasileira, caso de Dante, Lucão e Théo.

MMA

Pousoalegrenses são campeões em torneio de MMA


Uma vitória por decisão, outra por finalização e cinco por nocautes. Foi dessa maneira que a equipe comandada por Mestre Denilso Santos venceu o Reborn Strike Fight MMA, realizado no último dia 29. Júlio Bertevello, Washington Bortolotti, Joelson Brandenburg, Guilherme Doin, Matheus Siqueira, Felipe Nogueira e Diego Silva ficaram com o título em suas respectivas categorias. Enfrentando atletas do Muay Thai e do Jiu Jitsu, o Boxe Chinês dos pousoalegrenses predominou.

“Venho preparando meus atletas há muito tempo para estrearem no mundo do MMA, nossa equipe é a melhor equipe de Boxe Chinês e quando comecei a preparar meus atletas de ponta para o MMA meu objetivo mudou para ter a melhor equipe de MMA. Venho trabalhando com eles há dois anos e não entro para brincar, o resultado mostra isso”, comemora Denilso, que é o único Mestre de Boxe Chinês do Brasil, título este conquistado através do Grão Mestre Marcelo Giudici, que o incubiu de difundir a modalidade trazida da China.

Karate

Alunos da Academia Dan Kyu vão participar de Campeonato Panamericano


Dois alunos da Academia de Karate Dan Kyu, comandados pelo professor Nelci, vão representar Pouso Alegre no Campeonato Panamericano da modalidade, na cidade de São Paulo. Ana Júlia e Bruno dão início à participação no torneio nesta quarta-feira (3) - a competição segue até domingo (7), no ginásio Ibirapuera.

Além da disputa da medalha de ouro na competição panamericana, o evento serve como seletiva da Seleção Mineira de Karate interestilos para os dois atletas. Ana Júlia já se sagrou campeã Mineira de Karate em Kata e Kumite, em sua categoria de 9 a 10 anos em 2010 e ficou em 3º lugar em Kata e Kumite no Campeonato Sul e Sudeste Brasileiro, este ano. Já o atleta Bruno, que luta na categoria mirim de 6 a 7 anos, sagrou campeão Mineiro em Kata e Kumite em 2010, e ficou com o título na Seletiva Nacional de Karate, realizada em Poços de Caldas, também no ano passado.

De acordo com o professor Nelci, os atletas se prepararam bastante para alcançarem mais um objetivo em suas carreiras. “Os dois atletas tem grandes chances de conquistar medalhas, seja de ouro, prata ou bronze. Este evento vai contar com atletas das categorias mirins, até Máster. Vários países estarão sendo representados no evento, que é realizado pela Confederação Brasileira de Karate do Interestilos”, comenta.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Futebol

Sport São João e Ouro Fino vencem e estão na final da Copa COE


Os dois finalistas da Copa COE 2011 foram conhecidos neste último final de semana após a disputa de partidas emocionantes, que levaram um grande público ao estádio municipal Capitão Nelson Massafera. E a decisão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais será realizada entre Ouro Fino e Sport São João, equipes que chegam pela primeira vez a final da competição, que está em sua quinta edição. O jogo decisivo será disputado no próximo domingo (7), às 16 horas.

Classificação suada

Em busca do bicampeonato, o Flamina chegou à semifinal da Copa COE como favorito. Dono da melhor campanha da primeira fase, goleada nas oitavas e classificação sobre o Clube de Campo Pouso Alegre nas quartas, a equipe do Jardim Yara enfrentou no domingo (31), pela semifinal, o Sport São João, que depois de quatro anos longe da fase decisiva do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais voltava a brigar pelo título.

Com o histórico de confrontos entre as equipes ao seu favor (dois jogos, duas vitórias nos pênaltis), o Flamina acabou sendo surpreendido logo no início da partida. Antes do segundo minutos de jogo, o lateral esquerdo do Sport São João invadiu a área e bateu no ângulo do goleiro Rogério, que substituía Tiziu. Melhor em campo, o Sport voltou a marcar sete minutos mais tarde. Na cobrança de escanteio, Hermínio subiu sozinho e marcou de cabeça.

O Flamina procurou reagir rapidamente e conseguiu. Um minuto depois, Nei bateu falta de longe e acertou o canto do goleiro Preto, que foi atrapalhado por um desvio em seu companheiro. A rede do Sport voltou a balançar pouco tempo depois com Maurinho, mas o auxiliar Luis Carlos Batista viu impedimento do artilheiro do Flamina. Jogadores reclamaram bastante.

E foi na cobrança do impedimento mal marcado que o Sport São João ampliou a vantagem. Preto cobrou o tiro livre indireto e a bola acabou entrando para o fundo da rede de Rogério. Luis Carlos da Silva, árbitro da partida, validou o gol do goleiro e a equipe do bairro São João fez 3 a 1, placar da etapa inicial. No intervalo, Anderson, jogador e treinador do Flamina cobrou bastante seus companheiros.

E a conversa surtiu efeito. O Flamina voltou para o segundo tempo pressionando o Sport São João e aos nove minutos diminuiu com Dudu, de cabeça. Após o gol, Flamina seguiu melhor na partida, criando algumas chances, mas aos 30 minutos, Niquimba aproveitou a falha do goleiro Rogério e empurrou a bola para o fundo da rede. Mesmo em desvantagem, o Flamina seguiu em busca dos gols e diminuiu com Sandrinho aos 37.

Depois do terceiro gol, Flamina seguiu pressionando, mas o Sport São João conseguiu segurar o adversário. Com a vitória por 4 a 3, a equipe do bairro São João chega pela primeira vez a final da Copa COE. Para a decisão, o técnico Guina vai poder contar com as voltas de Luiz Fernando e Helinho, que cumpriram suspensão na semifinal.

Vitória e superação

Na outra semifinal da Copa COE, disputada no sábado (30), Ouro Fino e Ice Bom fizeram um grande duelo. Sem cometer erros, a equipe de Ouro Fino venceu Ice Bom por 3 a 0 e também chega a final do torneio pela primeira vez. O primeiro gol da partida foi marcado aos nove minutos pelo meia Alexandre, que completou o cruzamento de Paulinho, após falha do lateral esquerdo Ederson.

Após o susto, a Ice Bom passou a controlar o jogo, mas não conseguiu converter as chances criadas em gol. Rafael e Casinha tiveram algumas oportunidades, mas a bola não entrava. O goleiro de Ouro Fino, Renan fez importante intervenções e contribui para o resultado na etapa inicial: 1 a 0 para os Meninos da Porteira. Mesmo em vantagem, Humberto mudou a equipe de Ouro Fino, para arrumar o setor defensivo.

Jabá entrou no lugar de Luizão e passou a marcar individualmente Rafael, atacante da Ice Bom que levava mais perigo ao adversário. Outra mudança feita pelo treinador de Ouro Fino, foi a entrada de Ivan no lugar de Marquinhos. E foi dele o segundo gol da partida. Ivan recebeu belo cruzamento de Alexandre e livre mandou a bola de cabeça para o fundo da rede. Edson não pode fazer nada.

Atrás no placar, o Ice Bom voltou a criar algumas chances, mas a defesa de Ouro Fino, bem postada em campo, impedia as finalizações de Casinha e Cia. No fim do jogo, já nos acréscimos, Zé Augusto fez o terceiro e último gol do jogo, batendo cruzado no canto esquerdo de Edson: 3 a 0, Ouro Fino na final. E para a decisão, os Meninos da Porteira terão a volta do artilheiro Piá, que não pode jogar contra a Ice Bom devido à suspensão.