sexta-feira, 6 de abril de 2012

Flamina estreia na Copa COE contra o Polvilho pensando no bi



Campeão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais em 2009, o Flamina inicia neste final de semana, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, contra o Polvilho Três Irmãos, a luta por mais um título da Copa COE. Dois anos após a conquista, a equipe do bairro Jardim Yara tem alguns remanescentes no grupo, como o goleiro Tiziu, herói do título ao defender as cobranças do Atlético Faisqueira.

Além do camisa 1, o Flamina conta com o meia Celinho, que se destaca pela qualidade técnica e espírito de liderança entre os demais atletas. Acostumado a decidir as partidas através das jogadas individuais, o jogador ganha mais responsabilidade este ano, pois sua equipe perdeu algumas peças importantes, como o zagueiro Nei e o volante Turuna – ambos vão defender o Santos América na Copa COE 2012.

Para a primeira partida, que será disputada no domingo (8), às 15 horas, o Flamina não deve encontrar muita dificuldade para triunfar. O favoritismo, pelo histórico das equipes, deve prevalecer e a equipe do Jardim Yara deve iniciar a competição da melhor maneira possível, o que é desejo dos atletas e da comissão técnica, que consideram a estreia, o duelo mais importante da primeira fase.

Já o adversário do Flamina, a equipe do Polvilho Três Irmãos, que nunca avançou para a segunda fase da Copa COE, nem mesmo venceu uma partida nos três anos em que disputou, vai para o duelo com muitas novidades. A equipe do bairro dos Afonsos espera ao menos conquistar seu primeiro triunfo este ano e para isso acontecer, a comissão técnica foi em busca de reforços na zona rural de Pouso Alegre.

Demais duelos

Antes da partida disputada entre Flamina e Polvilho Três Irmãos, o estádio municipal Capitão Nelson Massafera recebe dois jogos no sábado (7). Às 15 horas, o reforçado Santos América enfrenta a jovem equipe da CAPEA, do bairro Cidade Jardim, seguido pelo confronto entre Natércia, do artilheiro Silvio e o Juventude São Cristóvão, sensação das competições de futebol amador disputados na zona rural de Pouso Alegre em 2011.

A rodada da Copa COE será fechada no domingo (8), às 17 horas, com o duelo entre o Belo Horizonte FC e Andorinha, de Ipuíuna, que promete muitas novidades para o seu elenco, assim como uma boa campanha, ao contrário do último ano, quando a equipe ficou na primeira fase da competição. Para atender as expectativas dos torcedores, o Andorinha irá trazer grandes nomes para o bairro São João, entre eles o meia Tchoquinho.

Pousoalegrense e Congonhal disputam a final da Copa Integração


Depois de cinco meses de competição, a Copa Integração de Futebol Amador vai poder conhecer seu campeão em abril. Congonhal e Pousoalegrense B, que está sendo representando pela equipe do Sport São João, vão disputar a decisão da competição regional, que é promovida pela LEPA, a Liga Esportiva de Pouso Alegre. A primeira partida da final acontece neste domingo (8), às 15h30min, no estádio municipal de Congonhal.

Para chegar à decisão, Congonhal, que tem como base a equipe do Santos América, do treinador Chicaria, disputou quatro partidas, conquistando duas vitórias e dois empates, marcando 13 gols e sofrendo apenas dois. Já o Pousoalegrense B, tem uma campanha superior. A equipe venceu três das suas quatro partidas disputadas na primeira fase e empatou a outra – marcou 12 gols e sofreu cinco.

Após o duelo de domingo (8), o campeão da Copa Integração de Futebol Amador será definido no próximo dia 15, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Atleta de Pouso Alegre brilha nas categorias de base do São Paulo FC



Nome de estrangeiro, mas com um sobrenome mais do que brasileiro. Esse é Maxwell Lima Santos Silva, de apenas 12 anos, uma das apostas do São Paulo Futebol Clube para um futuro não tão distante. Nascido em Poços de Caldas, mas criado em Pouso Alegre o jovem atleta chegou à base do Tricolor Paulista no início desse ano e já sonha em brilhar no clube tri-campeão mundial e hexa-campeão brasileiro.

Mas, antes de vestir a camisa do São Paulo FC, Maxwell já defendeu outro clube tradicional do futebol mundial: o Santos FC. Por quase três anos, o jovem atleta jogou nas categorias de base da equipe que já revelou dezenas de craques, o mais recente Neymar. “Fiquei três anos treinando e jogando no Santos, mas vi no São Paulo a chance de crescer mais como jogador e pessoa”, revela o desinibido meio-campista.

Com o total apoio da família, que o acompanhou tanto em Santos, quanto em Cotia – cidade da Grande São Paulo onde treina as categorias de base do SPFC, Maxwell não quer decepcionar aqueles que lhe deram a oportunidade de se tornar jogador profissional. Para isso, o garoto treina forte todos os dias após a aula e nos finais de semana participa dos diversos amistosos da base Tricolor.

“A minha categoria não disputa campeonatos. Nos finais de semana disputamos muitos amistosos e tento aproveitá-los para mostrar meu futebol, me dedicando bastante”, comenta Maxwell, que ao chegar ao São Paulo FC ficou impressionando com a estrutura oferecida pelo clube. “Em Santos era mais difícil, eu e minha família morávamos em uma garagem alugada. Hoje temos casa e somos muito felizes”, completa.

Em relação aos ídolos, o garoto não tem dúvida em dizer que gosta de Paulo Henrique Ganso, camisa 10 do Santos, seu ex-clube. Perguntando por que não escolheu Lucas, a jovem estrela do São Paulo FC, Maxwell logo explica: “ele é um excelente jogador, tenho uma admiração grande por ele, mas jogo na mesma posição que o Paulo Henrique Ganso, me espelho nele, nas jogadas feitas por ele dentro de campo”.

Antes de partir para São Paulo, Maxwell teve passagens por várias escolinhas de Pouso Alegre, entre elas o Forcraques FC, comandado pelo treinador Brinquinho. Quando vem a cidade onde foi criado, ele aproveita para rever os amigos e familiares que ficaram por aqui. Na companhia do seu pai, Buíu – atleta amador que defendeu várias equipes da cidade – o garoto demonstra simpatia e humildade, dando atenção a todos que o saúdam.

Do RA Soccer para a "Terra do Tio Sam"



Igor Matheus, ex-atleta do Centro de Formação de Atletas RA Soccer, viajou no último mês para os Estados Unidos da América, para defender o FC Dallas, tradicional equipe que disputa a MLS, Majos League Soccer. O atacante de apenas 16 anos que já teve passagem pela categoria de base do Guarani, de Campinas, foi em busca do seu espaço no futebol norte-americano, que se desenvolve a cada ano.

“Ficamos felizes e orgulhosos pela ida do garoto para os Estados Unidos do América. Ele é o primeiro atleta das categorias de base do Sul de Minas a defender um clube da primeira divisão do futebol norte-americano. A oportunidade que Igor teve surgiu graças à parceria do RA Soccer com o empresário Eduardo Jenner, que mora e trabalha em Santos”, comenta Henrique Alves, diretor do Centro de Formação de Atletas.

Secretário Municipal de Esportes e Lazer pede afastamento do cargo



João Batista Rodrigues não é mais o secretário municipal de Esportes e Lazer. João do Karatê pediu a desincompatibilização da pasta que ocupa no Executivo desde dezembro de 2010. O afastamento oficial foi anunciado na tarde de quarta-feira (4) pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Pouso Alegre. A pasta de Esportes e Lazer será comandada interinamente pelo diretor José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta.

Além de João do Karatê, outros dois secretários municipais pediram afastamento do cargo: Rafael Huhn, da Cultura e Turismo e Dito Barbosa, da Agricultura.

No comunicado enviado a imprensa pela assessoria do Executivo, o prefeito Agnaldo Perugini agradeceu aos três secretários pelo trabalho realizado. “Deixaram hoje o governo, três secretários pelos quais nutro um imenso respeito. Todos eles, em sua área, foram decisivos para os avanços que conquistamos nesse governo. Torço para que obtenham êxito na nessa nova caminhada que iniciam a partir de agora”.

Na próxima semana, Agnaldo Perugini anuncia oficialmente o nome daqueles que irão conduzir as pastas de Esportes e Lazer, Cultura e Turismo, além de Agricultura.

Com informações da Ascom/PMPA

terça-feira, 3 de abril de 2012

Definidos os participantes da Copa Norte de Futebol Amador

 
O Estádio Municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, será palco de mais uma competição de futebol amador. A partir do próximo dia 15, a bola começa a rolar pela Copa Norte. A competição que está em sua segunda edição e é promovida pela MD Eventos Esportivos, junto com a Comissão Organizadora de Esportes e Lazer do bairro São Cristóvão, terá a participação de 12 equipes de Pouso Alegre.

Estrela Azul, Sem Limite, Erva Doce, Juventus FA, Atlético Gabiroval, Juventude São Cristóvão, Santo Expedito, VRM, JC Esporte, Maçaranduba, Grêmio São-carlense e União São Geraldo serão divididos em quatro grupos iguais, onde se enfrentam dentro de suas respectivas chaves, classificando os dois primeiros para as quartas de final. A competição segue pela fase semifinal e posteriormente, a grande decisão, prevista para acontecer em junho.

O sorteio dos grupos da segunda edição da Copa Norte será realizado nesta quinta-feira (5), durante o programa Rádio Sports, da Rádio Clube de Pouso Alegre.

Pouso Alegre inicia Liga Sul Mineira de Vôlei com uma vitória



“Tivemos um bom desempenho”. Foi dessa maneira que o treinador Marcelo de Souza Prudêncio resumiu a participação da equipe de Voleibol mirim da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer na primeita etapa do Campeonato Unimed, a Liga Sul Mineira de Vôlei. A competição que foi realizada em Três Corações, durante o último final de semana, reuniu dezenas de atletas de oito cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

Pouso Alegre enfrentou na primeira partida os donos da casa, que empurrados pela torcida venceram por 3 sets a 0. No segundo duelo, mais equilibrado, a equipe pousoalegrense foi derrotada por Poços de Caldas pela diferença de 3 a 2. A primeira e única vitória de Pouso Alegre aconteceu no terceiro confronto, contra Piumhi, por 3 sets a 0. E no último jogo da primeira fase, a derrota aconteceu para Varginha, por 3 a 0.

“Estamos no começo da temporada, onde as equipes estão trabalhando pesado. Com a gente não é diferente, por isso oscilamos bastante nos jogos disputados em Três Corações. Mas, a confiança nos nossos jogadores continua, sabemos do potencial do grupo e vamos continuar treinando intensamente, pois ainda temos muitos jogos para fazer nesta competição”, comenta o treinador Marcelo de Souza Prudêncio.

Agora a equipe pousoalegrense se prepara para participar do próximo circuito do Campeonato Unimed, a Liga Sul Mineira de Vôlei, que será realizado em Poços de Caldas, entre os dias 27 a 29 de abril.

Napoli Árvore Grande vence mais uma e se classifica na Taça PA de Futsal



Depois do Mandu se classificar para a segunda fase da Taça Pouso Alegre de Futsal e garantir uma vaga na Série Ouro do futsal municipal em 2013, nesta segunda-feira (2) foi a vez do Napoli Árvore Grande se juntar a equipe do bairro São Camilo. Para isso, o Napoli venceu sua segunda partida na competição promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e se isolou na liderança da chave C.

Os torcedores que compareceram ao Rosão puderam acompanhar a goleada do Napoli sobre o Independente pelo placar de 7 a 4. Cafu, três vezes, Alan, duas, Fabinho Pereira e Everton marcaram os gols para a equipe do bairro Árvore Grande, que ainda teve um jogador expulso (Rafael) no início da etapa final. Clayton, duas vezes, Vânio e Thiago marcaram para o Independente, do bairro São Geraldo.

A segunda partida da rodada disputada nesta segunda-feira (2) foi entre Juventus e Bohêmios. E quem levou a melhor neste duelo foi a equipe do bairro São João, que venceu por 4 a 3 e assumiu a ponta do grupo D, deixando a segunda posição para o Bohêmios. Mandi, duas vezes, Reginaldo e Jefferson marcaram os gols do Juventus, enquanto Carlos Alberto, duas vezes, e Leandro descontaram para o adversário.

A Taça Pouso Alegre de Futsal segue na próxima segunda-feira (9), com a disputa de mais duas partidas no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”. Às 19h30min, o Palmeiras, do bairro Cidade Jardim, enfrenta o favorito PA Pneus, liderado pelo goleiro Tchurly. O encerramento da rodada será feito com o duelo entre Igui Pouso Alegre e Aroeira, do bairro Cruz Azul, às 20h15min.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cantareira é surpreendido e perde em sua estreia na Copa COE



A estreia do Cantareira no maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais aconteceu neste final de semana. Com muitas caras novas em seu elenco e até mesmo no banco de reservas, a equipe que já conquistou a Copa COE – em 2007 – não obteve um bom resultado. O Cantareira acabou sendo surpreendido pelo estreante Heliodora e saiu do estádio municipal Capitão Nelson Massafera com uma derrota por 2 a 0.

Além deste duelo, realizado na tarde de domingo (1°), mais três confrontos foram disputados na rodada da competição de futebol amador. No sábado (31), a equipe do Sport São João venceu o Juventus, do bairro Fátima, pelo placar de 5 a 4, enquanto o Mandu empatou com a Tijuca em 3 a 3. E no último jogo do final de semana, disputado no domingo, o Atlético Gabiroval venceu o Independente também por 5 a 4.

Estreia ruim

Com um histórico favorável e uma comissão técnica nova, a expectativa dos torcedores do Cantareira era grande para o duelo inaugural da equipe na Copa COE. No entanto, quando a bola rolou, a apatia tomou conta dos atletas rubro-negros. Perdido em campo, a equipe do bairro São João apenas olhava Heliodora tocar a bola e chegar ao ataque com facilidade. O Cantareira se mostrava perdido na marcação, dando espaço para o adversário.

E foi dessa maneira, aproveitando a falha no setor defensivo da equipe rubro-negra que Heliodora abriu o placar. Aos 19 minutos, o meia-atacante Bruno recebeu livre na entrada da área, limpou o goleiro Douglas e tocou para o fundo da rede. O Cantareira sentiu o golpe e, nervoso, passou a errar muitos passes e cometer faltas desnecessárias. Já o adversário se segurava, valorizando a posse de bola.

Seis minutos após marcar o primeiro gol na partida, Heliodora ampliou o marcador, dificultando ainda mais a situação para o Cantareira. Após bela jogada individual na entrada da área, Bruno sofreu uma falta dura. Ele mesmo foi para a cobrança, mas a bola ficou na barreira. No rebote, o zagueiro Kelvin bateu de longe para dentro do gol: 2 a 0 para a equipe heliodorense, placar da etapa inicial.

Para o segundo tempo, o técnico Henrique Alves promoveu uma mudança na equipe do Cantareira, com a entrada do atacante James no lugar de Reinaldo. O substituto mostrou muita disposição e procurou se movimentar, mas não vencia a marcação adversária. Heliodora se fechava atrás e encontrava muitos espaços para contra-atacar, aproveitando-se das subidas desorganizadas de seu adversário.

E foi dessa maneira que o duelo foi conduzido até o seu final. A equipe heliodorense ainda teve um jogador expulso pelo árbitro Esdras Diniz, já nos acréscimos, o atacante Yuri, ao receber o segundo cartão amarelo. Mas, nada que interferisse no resultado da partida, a vitória de Heliodora por 2 a 0, na estreia das equipes no maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE.

Boas vitórias

Sport São João e Atlético Gabiroval venceram suas partidas na estreia da Copa COE de forma emocionante. No sábado (31), a equipe do bairro São João bateu o Juventus por 5 a 4, com um gol do experiente meia Gélo no último lance da partida. Além dele, Danilo, Cleber, Cleiton e o artilheiro Niquimba marcaram para os vice-campeões da Copa COE em 2011 – Edmar, Elciran, Hudson e Júlio César fizeram para o Juventus.

Sobrou emoção no dia seguinte também. O Atlético Gabiroval venceu o Independente, do bairro São Geraldo, pelo mesmo placar: 5 a 4. O herói e estrela do jogo foi o jovem atacante Joliabe. O camisa 11 marcou três vezes na partida, inclusive o último gol, também nos acrescimentos – Alessandro foi quem fez os outros dois do Atlético Gabiroval. Os gols do Independente foram feitos por Carlos Henrique, Robinho, Demir e Alexandre.

Empate justo

O confronto entre Mandu e Tijuca, disputado no sábado (31), era um dos mais aguardados da rodada. Além da rivalidade, a possível vinda dos ex-jogadores do Atlético Mineiro, Marques e Valdir, era um atrativo do duelo. No entanto, a dupla não pode vir devido a compromissos pessoais, o que não interferiu no espetáculo. A partida terminou em 3 a 3, com Marcelo, duas vezes e Alexandre marcando para o Mandu e Alessandro fazendo os três gols da Tijuca.

Aquarela começa Copa Bogê de Futebol Amador com goleada



Faltavam quatro equipes para estrear na Copa Jésus Bento de Souza de Futebol Amador, a Copa Bogê: Santos, Costa Rios, Boca Juniors e Aquarela. E foi justamente o último que levou a melhor em sua primeira partida do torneio, que está sendo realizado no Campo do Bangu, no bairro São Geraldo e reúne 16 equipes de Pouso Alegre. A equipe, que também é do bairro, goleou o Boca Juniors e passou a liderar o grupo D.

O Aquarela entrou em campo com várias estrelas do futebol amador de Pouso Alegre. E elas não decepcionaram a torcida presente no Bangu para acompanhar a vitória por 4 a 1 sobre o Boca Juniors, na tarde de domingo (1°). Ricali, Lucélio, Thiago e Wagner fizeram para a equipe do bairro São Geraldo, enquanto Paulo César descontou para o adversário. As equipes voltam a jogar no próximo dia 15, contra Roma e Independente.

Nos outros dois duelos da rodada de domingo (1°), prevaleceu o equilíbrio. Na partida disputada pela manhã, o Costa Rios ficou no empate em 2 a 2 contra o Santos. André Luiz e Hebert marcaram para o Costa Rios e Rafael fez os dois gols para o alvinegro. E por fim, o JC Esporte se recuperou da derrota na estreia e venceu o Pousoalegrense por 3 a 2, com gols de Willians, duas vezes e Alexandre – Lucas e Rolinha descontaram para o adversário.

A Copa Bogê segue no próximo domingo (8), com a disputa de mais três jogos. No período da manhã, às 10 horas, o Juventus FA enfrenta o Santos. Já à tarde, às 14 horas, o VRM Futebol pega o Mandu e às 16 horas, no fechamento da quarta rodada, o São Geraldo voltar a jogar na competição e duela contra o Costa Rios. Assim como nas rodadas anteriores, as partidas serão disputadas no Campo no Bangu.

Copa Empa Tintas de Futsal conhece seus primeiros semifinalistas


A fase de quartas de final da Copa Empa Tintas de Futsal teve início neste final de semana. Dois jogos foram disputados no ginásio poliesportivo Joaquim Moisés, a “Quadra do Bandulinha”, no domingo (1°), definindo os primeiros classificados para a semifinal, que será disputadas no dia 22 de abril.

A primeira equipe a garantir vaga foi o Chelsea, que goleou o Vasco pelo placar de 9 a 5, com um show de Dé – marcou seis gols na vitória da sua equipe. Além dele, Diego, Vilmar e Ronan completaram a goleada. Helton e Allison, duas vezes cada e Kiko descontaram para o Vasco, que se despede da competição com duas vitórias, em três jogos.

O outro classificado foi o União Cachoeira, que bateu o Amigos por 8 a 3. Felipe, quatro vezes, Patrick, três e Luis Felipe fizeram os gols para o União Cachoeira – Netinho, Chico e Cristiano marcaram os gols para o Amigos, que é eliminado da Copa Empa Tintas com duas vitórias nas três partidas disputadas.

As demais partidas das quartas de final da competição serão disputadas somente no dia 15 de abril. Às 12h30min, o Lyon enfrenta o Tradição, seguido pelo confronto entre Real Master e Atlhetic Minas, às 13h30min. Os jogos serão disputados no ginásio poliesportivo Joaquim Moisés, a “Quadra do Bandulinha” e a entrada é franca.

Gladiadores estreiam com derrota no Mineiro de Futebol Americano



O Pouso Alegre Gladiadores disputou sua primeira partida oficial de futebol americano neste domingo (1º). A equipe formada por um grupo de amigos apaixonados pela modalidade há pouco mais de dois anos, estreou no Minasbowl, o Campeonato Mineiro de Futebol Americano contra o Uberlândia Lobos. No entanto, o resultado do primeiro duelo não foi positivo para os pousoalegrenses, pois os Gladiadores acabaram perdendo por 48 a 0.

A partida realizada em Uberlândia foi marcada pela superioridade dos Lobos. A equipe da casa fechou o primeiro período com 18 a 0 no placar. Depois do intervalo, a experiência dos Lobos ajudou a equipe a ampliar a diferença para 46 a 0, através dos touchdowns. E antes do termino da partida, a equipe de Uberlândia conseguiu marcar mais dois pontos, fechando o placar do duelo em 48 a 0.

Agora os Gladiadores voltam a jogar no próximo dia 14, às 14 horas, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, em Pouso Alegre, contra o Minas Locomotiva, de Belo Horizonte. No dia seguinte, 15 de abril, o Uberlândia Lobos enfrenta o Ipatinga Tigres. O Campeonato Mineiro de Futebol Americano segue até o mês de junho, com os times se enfrentando em turno e returno.

Com informações e foto da FEMFA