sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Finalistas da Copa COE serão definidos neste final de semana



Os torcedores irão conhecer neste final de semana as duas equipes que vão brigar pelo título do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE. Sport São João e Natércia, Ice Bom e Santos América se enfrentam no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, para definirem quem vai disputar a grande decisão, no próximo dia 2 de setembro.

O primeiro confronto da semifinal acontece no sábado (25), às 16 horas, entre Sport São João e Natércia. E o duelo promete ser bastante equilibrado, pois trata-se do encontro de duas grande equipes, que para chegarem até a penúltima fase da Copa COE de Futebol Amador, tiveram que superar adversários considerados favoritos no mata-mata, como Óticas Real Bangu, Paineiras e Ferrari São Geraldo.

O Sport São João, vice-campeão da Copa COE de Futebol Amador em 2011, segue depositando as esperanças de gols para chegar a mais uma final nos irmãos Niquimba. No último jogo, quando a equipe do bairro São João venceu a Óticas Real Bangu por 4 a 3, o atacante Fabiano marcou duas vezes. Agora diante de Natércia, o experiente camisa 10 espera manter a boa fase e balançar a rede novamente.

Mas para isso acontecer, Fabiano Niquimba terá que passar pelo goleiro Ualyson, que nas últimas partidas de Natércia na Copa COE de Futebol Amador ajudou a equipe a garantir a classificação fazendo belas defesas, inclusive pegando pênaltis. “Disputamos grandes jogos até aqui e agora não será diferente. Temos que marcar bem o adversário e explorar nosso ponto forte, que é a bola aérea”, disse o camisa 1 de Natércia.

Assim como no duelo entre Sport São João e Natércia, existe a expectativa que a segunda semifinal, entre Ice Bom e Santos América, também seja bastante equilibrada. As duas equipes possuem campanhas semelhantes na Copa COE de Futebol Amador e veem de uma classificação sofridas nas quartas de final. O confronto entre as equipes do Jardim Noronha e do Jardim América será disputado no domingo (26), às 16 horas.

As partidas da fase semifinal serão transmitidas pela Rádio Clube de Pouso Alegre.

Copa Ditão de Futebol Veterano começa neste final de semana


A primeira Copa Benedito Francisco de Faria de Futebol Veterano – Ditão 2012 vai começar neste final de semana. A competição que será realizada no Campo do Bangu, no bairro São Geraldo, vai reunir oito equipes de Pouso Alegre. Os participantes foram divididos em dois grupos, onde enfrentam as equipes das outras chaves para definirem os classificados.

No grupo A da Copa Ditão estão Bangu, Drogaria Americana, Internacional e Tijuca. Atlético Gabiroval, Estrela Vermelha, São Geraldo e Flamina compõem a chave B. Apenas o primeiro colocado de cada grupo garante vaga direta para a semifinal. Os segundos e terceiros colocados se enfrentam na segunda fase, denominada repescagem.

E na primeira rodada, a Copa Ditão de Futebol Veterano terá a disputa de duas partidas. No sábado (25), às 15h30min, a Drogaria Americana enfrenta o Atlético Gabiroval. Tijuca e São Geraldo jogam no domingo (26), às 10 horas.  A competição disputada no bairro São Geraldo vai até o dia 4 de novembro e tem como organizador a MD Eventos Esportivos.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Árbitros de Pouso Alegre vão apitar final da Taça EPTV de Futsal



O ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, na cidade de Poços de Caldas, vai receber no próximo sábado (25) a grande decisão da Taça EPTV. E a final da competição de futsal mais importante do Sul de Minas, que será disputada pelas equipes de Andradas e São Sebastião do Paraíso, vai ser comandada por árbitros de Pouso Alegre, da AAPA, Associação dos Árbitros de Pouso Alegre e Região.

Esdras Alves Diniz, 44 anos e Felipe Fernandes de Lima, 25 anos, professores de educação física formados na Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, serão os responsáveis em conduzir o último confronto da Taça EPTV de Futsal 2012. Além da dupla de árbitros, Nathanael dos Santos Vieira, 31 anos, será o anotador da partida e Herivelton Alves da Silva, 31 anos, também de Pouso Alegre, irá atuar como cronometrista.

Esta é a segunda edição em que os árbitros da AAPA trabalham na competição de futsal. Em 2011, os pousoalegrenses apitaram 12 partidas, inclusive a disputa de terceiro lugar. Agora, depois de trabalhar em 11 duelos, chegou a vez de apitar a grande decisão, na cidade de Poços de Caldas. “A responsabilidade é muito grande, pois estamos dando sequência ao trabalho dos professores Pedro Ernesto e Walter”, comenta o presidente da AAPA.

“Nós árbitros da AAPA levamos muito a sério nosso trabalho. E apitar a final da Taça EPTV de Futsal é uma maneira de reconhecimento de todo nosso esforço e dedicação. Agradecemos ao apoio de nossas famílias e dos demais árbitros da AAPA, que não estarão nesta final, mas que fazem parte do processo de renovação para podermos melhorar cada vez mais”, completa o árbitro Esdras Alves Diniz.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Secretaria de Esportes e Lazer inicia escolinha de basquete nesta quarta



Em busca de um novo Cristiano Felício, ídolo do esporte pousoalegrense, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, através do professor Antônio Moraes, o Coi, inicia nesta quarta-feira (22), as atividades da Escolinha de Basquete, no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”.

O projeto é gratuito e vai atender jovens de ambos os sexos, com idade mínima de sete anos, todas as quartas-feiras, das 9 às 11 horas. “A escolinha é destinada a jovens de toda a cidade. Queremos popularizar o basquete através das crianças e adolescentes de Pouso Alegre”, comenta o responsável pela escolinha.

Além do ginásio poliesportivo Rosão, a Escola Estadual Presidente Bernardes, localizado na Avenida Belo Horizonte, 15, bairro Primavera, também vai receber atividades da Escolinha de Basquete comandada pelo professor Antônio Moraes, o Coi. As aulas na escola estadual serão realizadas todas as sextas-feiras, das 9 às 11 horas.

Escolinha de futebol do Cruzeiro firma parcerias e mira novos núcleos



A Escolinha de Futebol do Cruzeiro Esporte Clube, que iniciou suas atividades em Pouso Alegre no último dia 3 de agosto, firmou está semana parcerias com profissionais da saúde. Agora, as dezenas de jovens que sonham em se tornarem jogadores profissionais terão atendimento fisioterápico e odontológico.   

Os coordenadores do projeto comentam que as novas parcerias vão beneficiar os alunos da escolinha, além de oferecer mais tranquilidade aos pais. “É uma forma que encontramos para melhorar ainda mais nossa estrutura”, comenta Giancarlo Turchetti, que ainda busca fechar parcerias com ortopedistas, psicólogos e nutricionistas.

Adriano Nogueira, outro coordenador do projeto, conta que a Escolinha de Futebol do Cruzeiro Esporte Clube deve abrir novos núcleos em cidades do Sul de Minas e até mesmo do interior de São Paulo. “Estamos estudando quais as cidades podem receber a escolinha e em breve teremos nosso trabalho espalhado pela região”, completa.

As aulas, que estão sendo realizadas todas as quartas e sextas-feiras, acontecem no Campo da Remonta. Os jovens que se interessam em participar da Escolinha de Futebol do Cruzeiro Esporte Clube, podem se inscrever na Faculdade São Luís, localizada na Rua Bueno Brandão, 508, centro, próximo a Igreja do Santuário.

Dezenas de torcedores prestigiam vinda de Rivellino a Pouso Alegre



Depois da vinda do ídolo palmeirense Ademir da Guia a Pouso Alegre, em abril, para lançar o Elzo Café no Supermercado Center Valle e ao Hipermercado Baronesa, dessa vez quem esteve na Terra do Mandu para divulgar o produto do ex-jogador Elzo Coelho e produzido pela empresa Novo Milênio Torrefação, da cidade de Poço Fundo, foi o tri-campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970, Roberto Rivellino. O meia-esquerda que defendeu Corinthians, Fluminense e El Helal, da Arábia Saudita, esteve no Supermercado Central, no último sábado (18) e atendeu, com autógrafos e fotos, as dezenas de torcedores pousoalegrenses.

Pouso Alegre recebe mais uma etapa do Torneio New Balls de Tênis



O Clube de Campo Fernão Dias recebeu durante o final de semana, a segunda etapa do Torneio New Balls de Tênis 2012. A competição organizada pelo professor Juliano Lobo contou com a participação de mais de 50 atletas do Sul de Minas, que foram divididos em três categorias: na A, nível avançado, quem ficou com o título foi Andrei Garcez, vencendo Leandro Martins. Na categoria B, nível intermediário, o primeiro lugar ficou com Jonatas Simões, que venceu Joel Freitas. Já na categoria C, nível iniciante, o campeão foi Márcio Casici e o vice ficou com Eduardo Elias. A próxima etapa da competição será no dia 15 de setembro.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vlá comanda virada e classificação da Ice Bom para a semifinal da Copa COE



Pelo segundo ano consecutivo, a Ice Bom vai disputar a semifinal do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. A classificação para a penúltima fase da Copa COE aconteceu de forma dramática, na tarde de domingo (19), no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. A equipe do bairro Jardim Noronha, liderada pelo atacante Vlá, bateu o Guarani pelo placar de 4 a 3, de virada.

Apesar da vitória e a classificação, quem começou melhor na partida foi o Guarani. Na base da velocidade, os atacantes Bruninho e Pablo tentavam chegar ao gol de Tchurly, mas com a defesa bem postada a Ice Bom controlava as ações. No entanto, aos 15 minutos a rede balançou. Após cobrança de falta de Psiu, a bola ficou dentro da área e o zagueiro Hugo acabou mandando para o próprio gol: 1 a 0 para o Guarani.

A vantagem deixou a equipe do bairro Chaves mais calma em campo e por outro lado abalou a Ice Bom, que passou a errar muitos passes no meio de campo e chegava pouco ao ataque. Apesar do domínio do Guarani, que desperdiçou boas oportunidades no decorrer do primeiro tempo, o placar não foi alterado. No intervalo, o treinador da Ice Bom, Adriano de Almeida, conversou com seus jogadores e a equipe voltou diferente para a etapa final.

Tanto é que aos três minutos, Vlá recebeu lançamento na entrada da área e de cabeça ajeitou para Jacarézinho. O camisa 8 bateu de primeira para fazer um belo gol, igualando o marcador da partida. O empate incendiou a partida, fazendo com que as equipes buscassem mais o gol adversário. A Ice Bom, com mais volume de jogo no meio de campo, teve as melhores chances, mas quem voltou a marcar foi o Guarani.

Aos 20 minutos, a equipe do bairro Chaves puxou um contra-ataque com Gilberto, que lançou Pablo dentro da área. O jovem atacante tocou de cabeça para Bruninho, que se antecipou ao goleiro Tchurly e empurrou a bola para o fundo da rede. E o atacante Pablo voltou a participar de mais um gol da sua equipe seis minutos depois. Dessa vez, o camisa 19 sofreu a falta, que o zagueiro Gabriel cobrou, com perfeição, para ampliar a vantagem.

Logo após o terceiro gol do Guarani, a situação da Ice Bom se complicou ainda mais. Lucas, o camisa 10 da equipe, se desentendeu com Gilberto e acabou sendo expulso pelo arbitro Felipe Fernandes de Lima. Sem o meia de ligação, a Ice Bom passou a explorar os lançamentos para o atacante Vlá. E o camisa 19 correspondeu. Aos 32 minutos, após cobrança de falta de longe, a bola sobrou para o atacante, que bateu no canto de Rodrigo: 3 a 2.

O gol animou a equipe, que foi em busca do empate. Aos 37, o volante Gustavo foi até a linha de fundo e cruzou para Thiago. O atacante que tinha acabado de entrar, tocou duas vezes de cabeça para mandar a bola para o fundo do gol, igualando o placar novamente. Mesmo com o 3 a 3, a Ice Bom seguiu pressionando o Guarani, que quase sofreu a virada aos 39 minutos. Thiago cruzou na área e Vlá, livre de marcação, mandou a bola no travessão.

No entanto, a tranquilidade que faltou ao atacante naquela lance, sobrou aos 47 minutos. Após corte da defesa, a bola sobrou para Vlá, que dominou, entrou na área e bateu na saída do goleiro Rodrigo. Virada da Ice Bom, 4 a 3, e classificação garantida para a semifinal da Copa COE. A equipe do bairro Jardim Noronha, vai enfrentar o Santos América, no próximo domingo (26), às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Classificação conturbada

Sport São João e Óticas Real Bangu superaram os erros de arbitragem e fizeram um grande duelo, no sábado (18), que definiu mais um semifinalista da Copa COE. O Sport São João, comandado pelo atacante Niquimba, bateu a Óticas Real Bangu pelo placar de 4 a 3 e agora vai pegar na próxima fase, a equipe de Natércia. O jogo será disputado no próximo sábado (25), às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

A equipe do bairro São Geraldo começou a partida pressionando o seu adversário. O goleiro Luizão fez grandes defesas para o Sport São João e conseguiu parar o então artilheiro da competição de futebol amador, Juninho. E quem marcou no primeiro tempo foi Niquimba. Aos 32 minutos, o atacante recebeu passe de Gélo e arriscou de longe. A bola foi no ângulo de Adilson, que nada pode fazer.

Em desvantagem, a Óticas Real Bangu voltou com tudo para o segundo tempo. E logo aos seis minutos, conseguiu igualar o marcador. O zagueiro Edmar cobrou falta de longe e contou com a colaboração de Luizão para empatar o jogo. Mas, no minuto seguinte, o Sport São João respondeu, através do atacante Niquimba. O camisa 10 iniciou a jogada na lateral e da entrada da área mandou a bola no canto de Adilson.

A Óticas Real Bangu voltou a empatar o jogo, aos 18 minutos. Juninho sofreu falta perto da grande área e Edmar foi para a cobrança novamente. Dessa vez o zagueiro bateu com categoria, no ângulo de Luizão. E parecia que o jogo seria definido através das bolas paradas, pois aos 31 minutos, Kléber voltou a colocar o Sport São João na frente novamente, depois de pegar rebote na cobrança de falta de Gélo.

No minuto seguinte, a equipe do Sport São João puxou um contra-ataque pelo lado esquerdo do campo. Bruninho recebeu passe de Danilo, limpou a marcação e bateu de longe. A bola foi no alto, sem chance para Adilson, que só olhou a bola entrar. Mesmo com 4 a 2 no placar, a Óticas Real Bangu não entregou o jogo e foi em busca do empate. Aos 40, a equipe do bairro São Geraldo diminuiu com Augusto, que tinha acabado de entrar.

Faltando apenas um gol para igualar o marcador, a Óticas Real Bangu foi para cima e a pressão aumentou nos minutos finais. Juninho, artilheiro da equipe, tentava de todas as maneiras passar pela defesa do Sport São João, que aos 48 minutos perdeu Rogério Reis, expulso, após discutir com o árbitro Nathanael dos Santos Vieira. E foi dessa maneira, com 10 jogadores em campo, que a equipe do bairro São João segurou o resultado e a classificação.

Santos América estreia com empate na Copa São Cristóvão


Foi uma partida eletrizante, que surpreendeu muitos torcedores que acompanham o futebol amador de Pouso Alegre. Gols, viradas, chances desperdiçadas e muita emoção. Mas o duelo entre Minas e Santos América, disputado na tarde de domingo (19) no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, não teve vencedor. O empate em 4 a 4, marcou a estreia das equipes do grupo E na Copa São Cristóvão – Zé Miano 2012.

Adriano, duas vezes, Alison e Juscelino marcaram os gols do Minas, enquanto Waguinho, por duas vezes, Leandro e Netinho fizeram para o Santos. Com o empate, as equipes passaram a dividir a liderança da chave, que não teve a disputa da partida entre Juventus Futebol e Amigos e Ferrari/Óticas Real Bangu. O estádio Manduzão, palco do duelo, estava sem as traves e as equipes não puderam entrar em campo.

Quem também não pode jogar pelo mesmo motivo foram às equipes do VRM Construção e Mandu, do grupo B. Mas, a bola rolou entre JC Esporte e Sport Faisqueira, no Chicão, pelo grupo D. As duas equipes que eram para ter entrado em campo no último dia 12, fizeram um jogo equilibrado neste domingo (19) e de poucas chances de gols. Tanto é que a equipe do bairro Cascalho venceu pelo placar de 1 a 0, feito pelo meia Robson.

Agora a Copa São Cristóvão de Futebol Amador – Zé Miano 2012 segue no próximo domingo (26), com a disputa de duas partidas no estádio Chicão. Às 14 horas, o JC Esporte enfrenta o Estrela Azul, do bairro São Cristóvão, seguido pelo confronto entre Juventus, do bairro Fátima e Valência, às 17 horas. Os jogos que seriam realizados no Manduzão foram adiados, devido ao show musical que acontece no estádio nesta sexta-feira (24).

Cássia, algoz de PA, é eliminada da Taça EPTV por escalar jogador irregular

Denúncia feita pela equipe pousoalegrense beneficiou Andradas, que agora vai disputar a final da competição contra São Sebastião do Paraíso, no próximo sábado (25), em Poços de Caldas



Se não bastassem os erros de arbitragem que permitiram o empate de Cássia contra Pouso Alegre e provocou a sua eliminação na última segunda-feira (13), quatro dias depois foi à vez da equipe comandada por André Fabiano Barreto descobrir que foi prejudicada fora das quatro linhas também. Os organizadores da competição de futsal acataram uma denúncia sobre a escalação de um atleta irregular na equipe de Cássia.

O jogador Lucas Barros dos Santos, autor do gol que eliminou Pouso Alegre em pleno ginásio poliesportivo Rosão, atuou na Taça EPTV 2012 com o nome de Guilherme Dias Martins, violando o regulamento da competição. A denúncia contra o atleta e a equipe de Cássia foi protocolada junto aos organizadores somente na última sexta-feira (17), quando as provas foram levantadas pela comissão técnica de Pouso Alegre.

No regulamento da Taça EPTV de Futsal consta que denúncias deste tipo são recebidas pelos organizadores em até 48 horas após a disputa do jogo, o que impedia Pouso Alegre de pleitear a vaga na semifinal, substituindo Cássia. No entanto, quem acabou sendo beneficiado com a acusação feita por Pouso Alegre, foi a equipe de Andradas, que na noite de quinta-feira (16) perdeu o duelo para Cássia.

Lucas Barros dos Santos também entrou em quadra na semifinal da Taça EPTV, ajudando a equipe de Cássia a bater Andradas nos pênaltis, por 5 a 3, após empate em 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação. A organização da competição de futsal analisou os documentos, o vídeo da partida e o regulamento, e resolveu excluir Cássia da final contra São Sebastião do Paraíso, no próximo dia 25, em Poços de Caldas, dando a vaga para Andradas.

“Não foi possível entregar os documentos no prazo, mas pelo menos fizemos nossa parte como esportistas e ajudamos a equipe de Andradas a fazer justiça”, comentou André Fabiano Barreto, o treinador pousoalegrense que contribuiu diretamente na denúncia contra Cássia, que além de escalar um jogador irregular, inscreveu na competição de futsal quatro atletas federados, quando era permitido apenas três.