sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

日本のクモ

Santos FC está na final e Aranha pode ser campeão mundial



A partir das 8h30min de domingo (18), a torcida do Santos FC vai parar. O alvinegro praiano entra no gramado do estádio Yokohama, no Japão, para disputar a final do Mundial de Clubes com Neymar e Cia. No entanto, para Pouso Alegre a torcida não estará somente para que a jovem estrela brilhe, ela irá além das quatro linhas, pois do lado de fora do campo, mais precisamente no banco de reservas, estará Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha.

Nascido em Pouso Alegre, o goleiro de 31 anos foi contratado pelo Santos FC no início da atual temporada e não conseguiu ganhar a titularidade do jovem Rafael, atrapalhado por uma séria contusão na mão esquerda. Depois de se recuperar, Aranha jogou seis jogos com a camisa alvinegra, sofrendo seis gols, todos eles sob comando de Muricy Ramalho, tornando-se também o primeiro suplente do camisa 1 santista.

E com este posto, Aranha pode se tornar o primeiro pousoalegrense campeão do mundo. Para isso acontecer, o Santos FC terá que superar o Barcelona na grande decisão, que na quinta-feira (15), os espanhóis confirmaram o favoritismo diante do Al Sadd, do Qatar, e goleou a equipe árabe por 4 a 0 na semifinal do Mundial de Clubes. Adriano (2), Keita e Maxwell marcaram para o Barcelona, no Estádio Yokohama.

Para chegar a final, o Santos FC venceu o Kashiwa Reysol por 3 a 1, na quarta-feira (14), com um show do Neymar. O craque santista abriu o placar da partida com um belo gol, aos 18 minutos. Ainda na primeira etapa, Borges ampliou o placar com um chute de fora da área. No segundo tempo, Sakai diminui para os donos da casa, mas, na sequência, Danilo cobrou falta com perfeição e ampliou a vantagem de novo. 

Foto: Santos FC

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Basquete

PA recebe jogo de basquete sobre rodas nesta quinta-feira

O ginásio poliesportivo do Campus Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, vai receber nesta quinta-feira (15), às 20 horas, o primeiro jogo de basquete sobre rodas de Pouso Alegre. O duelo promovido pelo Ipram, Instituto Paulo Roberto Faria de Inclusão Social, com apoio da Prefeitura Municipal, será disputado entre a equipe de Pouso Alegre, que é a primeira a ser criada no Sul de Minas e a quarta no Estado, contra Campinas.

日本のクモ

Santos FC vence Kashiwa Reysol por 3 a 1 e está na decisão do Mundial



Muricy Ramalho tinha razão. No melhor estilo Neymar, o craque santista mostrou que também está preparado para decisões internacionais. Com um lindo drible que deixou o marcador no chão e uma finalização no ângulo, de pé trocado, aos 18 minutos de partida, o Menino da Vila abriu o caminho da vitória santista sobre o Kashiwa Reysol (JAP), nesta quarta-feira (14), no belíssimo Estádio Toyota, para um público de mais de 29 mil, na semifinal do Mundial de Clubes da FIFA.

Ainda na primeira etapa, Borges ampliou o placar com um lindo chute de fora da área. No segundo tempo, Sakai diminui para os donos da casa, mas, na sequência, Danilo cobrou falta com perfeição e ampliou a vantagem de novo. No final, Peixe 3 a 1 no placar. Assim, o Alvinegro Praiano, bicampeão do Mundo (62 e 63), volta a uma decisão após 48 anos. A final contra Barcelona ou Al Sadd, da Arábia Saudita, acontece no próximo domingo (18), às 8h30 (horário de Brasília), no Estádio Yokohama.

Jogo

Aos quatro minutos de jogo, Arouca deu lindo lançamento para Neymar por cima da linha de defesa japonesa. O zagueiro do Kashiwa chegou antes, mas não conseguiu afastar com força e Neymar ficou com a sobra. O santista finalizou na trave, mas a bola voltou nas mãos do goleiro Sugeno. Mas aos 18 minutos o talento de Neymar brilhou e o Menino da Vila não deu chance de defesa para o arqueiro japonês. O craque recebeu passe de Ganso, ameaçou chutar com a direita, deixando o marcador no chão e cortou para bater colocado com a esquerda, no ângulo.

Com o caminho aberto por Neymar, o segundo gol saiu dos pés do matador Borges aos 24 minutos da primeira etapa. O Camisa 9 recebeu de Durval na entrada da área, fez o giro e finalizou sem chances para Sugeno. Atrás no placar, a equipe japonesa tentava sair para o jogo, mas parava na marcação santista. Assim, a primeira chance de perigo do Kashiwa só sairia aos 40 minutos. Após cobrança de falta da entrada da área que parou na barreira, Jorge Wagner ficou com o rebote e emendou de primeira, de voleio. Rafael, mostrando reflexo, espalmou, afastando o perigo.

Logo aos cinco minutos de jogo, Neymar rolou para Danilo, que penetrava em velocidade pela diagonal direita da área. O lateral bateu na saída de Sugeno, que evitou o gol defendendo com pé. Na sequência, aos sete, Ganso tabelou com Neymar e finalizou colocado, da entrada da área. Sagone conseguiu encaixar sem dar rebote. Com a pressão santista, o Kashiwa buscava os contra-ataques, assim como foi a tônica do primeiro tempo. Assim, a equipe japonesa balançou as redes aos nove minutos. Após cobrança de escanteio de Jorge Wagner, Sakai desviou de cabeça para diminuir.

O gol não diminuiu o ímpeto dos santistas, que seguiram atacando. Aos 18 minutos, Danilo desequilibrou em cobrança de falta. Dessa vez, o tiro saiu sem chance para Sugeno. O lateral cobrou tirando da barreira do lado oposto do goleiro do Keysol, que só observou a bola balançar o fundo das redes. Atrás no placar, o time japonês começou a sair para o jogo e acertou a trave aos 29. Sawa penetrou pela direita em velocidade e bateu rasteiro na saída de Rafael. A bola acertou o poste direito do arqueiro santista. O Kashiwa voltou a chegar com perigo aos 36. Após cruzamento da direita, Sawa, de novo, desviou por cima da meta.

O Peixe quase fez o quarto gol aos 38 minutos de partida. Ibson, que havia acabado de entrar, recebeu passe de Ganso na entrada da área e acertou lindo chute. A bola desviou no travessão antes de sair. Final 3 a 1 e vaga na final do Mundial de Clubes garantida.

Foto: Santos FC

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Futebol

Lê faz cirurgia e deve voltar a jogar em seis meses



O pousoalegrense Lê, ídolo no futebol peruano, foi submetido, nesta terça-feira (13), no Hospital Renascentista, em Pouso Alegre, a um processo cirúrgico para correção do ligamento cruzado do joelho direito, lesionado durante a partida entre Sport Boys, sua ex-equipe e Cobresol, válida pelo Campeonato Peruano 2011.

Segundo seus familiares, a cirurgia feita pelo médico Marcus Vinicius Teixeira, o Teixeirinha, durou cerca de uma hora e foi um sucesso. A previsão para o meia-atacante voltar a jogar futebol é de seis meses. "Deu tudo certo na cirurgia. O Lê deve receber alta nesta quarta-feira mesmo”, disse o irmão Charlles Franco.

Contratado pelo Sporting Cristal no início deste mês, o pousoalegrense teve a contusão diagnosticada durante os exames médicos realizados no novo clube. Com apoio dos seus diretores, Lê deve iniciar a fisioterapia ainda no Brasil, retornando ao Peru daqui 45 dias para seguir a recuperação no “Los Celestes”.

日本のクモ

Santos FC estreia no Mundial de Clubes



Tudo pronto para a estreia do Santos FC no Mundial de Clubes da FIFA, nesta quarta-feira (14). Pouso Alegre deve parar para acompanhar a estreia do Peixe na semifinal da competição disputada no Japão, pois do outro lado do mundo estará Aranha, o goleiro nascido na cidade e que hoje defende a camisa do alvinegro praiano. A partida diante do Kashiwa Reysol será às 8h30min (horário de Brasília), no estádio Toyota.

Com todos os atletas à disposição do treinador Muricy Ramalho, a equipe brasileira não deve ter surpresas em sua escalação. Nesta terça-feira (13), o comandante santista confirmou Elano na equipe titular para a partida. Recuperado de uma lesão muscular de grau 2 na região posterior da coxa direita, o meio-campista participou dos últimos dois jogos do Peixe no Campeonato Brasileiro, contra Bahia e São Paulo.

“(Elano) Chega bem. Não teve muito tempo. Jogou apenas dois jogos antes de embarcar. Não sente mais a contusão. A parte física não está 100%, mas recuperou bem. Mostrou no dia a dia que pode ajudar. Por isso, vai para o jogo. Ele é experiente e, numa competição internacional, isso conta muito”, destacou Muricy, após o treino coletivo do Santos desta terça-feira, o último antes da semifinal.

Além disso, como já havia sinalizado em trabalho tático no último sábado (10), Henrique ficará com a vaga de Adriano, que se recupera após cirurgia por conta de entorse no tornozelo direito e nem viajou com o grupo para o Japão. “O Adriano realmente é um jogador importante. Tivemos que mudar um pouco na maneira de jogar. Espero que dê tudo certo”, comentou o treinador.

Na lateral esquerda, Durval permanece e Bruno Rodrigo forma a dupla de zaga com Edu Dracena. “Respeito muito o Léo. Saiu do time porque teve uma contusão séria. Continua com dificuldade, tanto é que não tem treinado. Meu relacionamento com ele é perfeito. É um profissional correto. Ele deu um pequeno azar porque machucou (perto do Mundial)”, completou o comandante.

O Peixe deve entrar em campo contra o Kashiwa Reysol com a seguinte formação: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Arouca, Henrique, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges. A escalação do adversário não foi divulgada, mas o seu treinador, Nelsinho Baptista, não deve mudar a equipe, que já eliminou dois adversários: Auckland, da Nova Zelândia, por 2 a 0 e Monterrey, do México, nos pênaltis, após empate em 1 a 1.

Foto: Santos FC

Halterofilismo

Pousoalegrenses conquistam Brasileiro de Levantamento de Peso



A equipe Força de Minas, representante do Estado de Minas Gerais no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso, categoria Terra, se sagrou campeã no último domingo (12). Formada somente por atletas de Pouso Alegre, inclusive o treinador, Edson Carlos de Paula, campeão brasileiro de powerlifting, a equipe superou dezenas de equipes e atletas que disputaram o título nacional em São Paulo.

“Tivemos que superar o cansaço da viagem até São Paulo, que aconteceu durante a madrugada de domingo, além dos nossos adversários, para conseguirmos trazer esse título inédito de Campeão Brasileiro de Levantamento Terra para Minas Gerais e Pouso Alegre”, comemora Edson Carlos de Paula, treinador da equipe Força de Minas, formada há apenas um ano.

A Força de Minas contou Gustavo do Prado, campeão na sub-junior e na open, categoria até 59kg; Lucas Rezende de Paula, vice-campeão na sub-junior, categoria até 74kg; Andrei Gonçalves Arruda, 4º lugar na open, categoria até 83kg; Vitor Delano Arruda, 3º lugar na Master 1, categoria até 93kg; Roberto Abraão de Carvalho, campeão na Master 3, categoria até 93kg e recordista brasileiro de terra e Edson Carlos de Paula, vice-campeão Master 1, categoria até 120kg.

A equipe de Pouso Alegre, que começou o ano conquistando o Mineiro de Powerlifting, encerra 2011 com a maior glória, a de levar Minas Gerais ao título de Campeão Brasileiro. “Estou muito feliz e até emocionado, pois nossa equipe não tem nem um ano de atividade e já conta com tantas conquistas. Temos dois atletas, o Vitor e o Andrei, que começaram a treinar há cerca de dois meses, o que mostra que estou fazendo o trabalho correto”.

Os atletas da equipe Força de Minas agradecem a todos que os apoiaram durante este ano, aos seus familiares que sempre os incentivam, a R1 Fitness, Hiromi Matsumoto, Raphael Prado, Cesar Auto Center, Farmais, República Bar, Patrícia Marco Zero, Supermercado Dom Diego, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, e principalmente ao João do Karatê, “sem ele não teríamos um ano de tantas realizações”, comenta Edson.

A equipe Força de Minas irá descansar nos próximos dias para se recuperar dos desgaste do Campeonato Brasileiro, mas volta logo em seguida para se preparar para a Copa PA de Supino, que será realizada em fevereiro. 

Atletismo

Pousoalegrinho recebe dezenas de atletas do Sul de Minas

 

Com o objetivo de estimular a pratica esportiva entre os jovens, a prefeitura municipal de Pouso Alegre, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou no sábado (10), a primeira edição da Corrida Pousoalegrinho, que reuniu dezenas de crianças e adolescentes entre cinco e 16 anos do Sul de Minas. Mesmo com muita chuva, o evento aconteceu normalmente nas dependências do Horto Florestal, o futuro Parque Natural Municipal.

Além dos atletas, que disputaram 10 provas em cinco categorias no masculino e feminino, o evento contou com a presença do secretário municipal de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues, o João do Karatê, Daniel Alvarenga, gerente da agência Caixa Fernão Dias, Consuelo, gerente de Marketing da Superintendência da Caixa Poços de Caldas e Silvio Reis, presidente da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, a ACIPA.

Os grandes campeões da Corrida Pousoalegrinho, foram: Fernanda Lopes Silva, de Pouso Alegre, Luiz Felipe de Souza, de Machado, na categoria entre cinco e sete anos; Ana Carolina, de Machado, na categoria oito a 10 anos, Cintia da Silva e Leandro da Silva, ambos de Machado, na categoria 11 a 12 anos; na categoria entre 13 e 14 anos, Flaviana de Carvalho e Luiz Felipe Santos, ambos de Machado, ficaram com o título e na categoria 15 e 16 anos, Ana Paula Lopes e Inael da Silva, também de Machado, levaram o ouro.

Assim como campeões, todos os demais participantes do evento ganharam medalhas e camisetas, com o apoio da Caixa Econômica Federal, Acipa, Ice Bom, Copasa, Secretária Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e prefeitura de Pouso Alegre.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Futebol

Com lesão no joelho, Lê será operado nesta terça-feira



O meia-atacante Lê, pousoalegrense que se tornou ídolo no futebol peruano, será submetido a uma cirurgia no joelho direito nesta terça-feira (13), com o médico Marcus Vinicius Teixeira, no Hospital Renascentista, em Pouso Alegre. O rompimento do ligamento cruzado, segundo o atleta, aconteceu quando ele ainda defendia a camisa do Sport Boys, no último campeonato Peruano. Agora, Lê é atleta do Sporting Cristal, mas só vai jogar pelo clube em 2012.

“Durante um jogo do Campeonato Peruano, senti uma dor no joelho direito. Sai de campo, mas voltei a jogar nas partidas seguintes. A dor era forte, mas eu suportava. Só que agora, quando fui assinar com o Cristal, foi diagnosticado o rompimento nos ligamentos do joelho. Graças ao apoio do clube, vou operar e espero estar jogando novamente o quanto antes”, comentou Lê, que vai iniciar sua recuperação no Brasil e irá terminar no Peru.

Futebol

No sufoco, Forcraques vence RA Soccer e é campeão municipal
 


Em um jogo dramático e emocionante, o Forcraques FC conseguiu uma vitória no sufoco sobre o RA Soccer, por 1 a 0, na tarde de sábado (10), no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. Com o resultado, a equipe alvinegra ficou com o título do primeiro Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio, na categoria sub-15, que é promovido pela prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O jogo

Donos das melhores campanhas nas duas primeiras fases do Campeonato Municipal de Futebol de Base, Forcraques FC e RA Soccer entraram em campo sem favoritismo. As equipes iniciaram a partida decisiva no Manduzão sem se arriscarem. Poucas chances de gols foram criadas durante o primeiro tempo. Os goleiros Wesley, do RA Soccer e Samuel, do Forcraques não chegaram a ser exigidos.

Já para o segundo tempo, com as mudanças promovidas pelos treinadores, as equipes passaram a atacar mais, principalmente o RA Soccer, que desperdiçou duas oportunidades claras de gol, nascidas nas laterais. Com uma defesa bem postada, o Forcraques FC, que é comandado pelo experiente Brinquinho, tentava surpreender o RA Soccer, de Henrique Alves e Reinaldo Rezende, nos contra-ataques.

Aos 28 minutos da etapa final, o alvinegro balançou as redes. Após cobrança de escanteio, a bola ficou dentro da área e no bate-rebate, Ítalo emendou para o gol. Festa dos torcedores do Forcraques FC, que compareceram em um bom número no Manduzão. A partir daí, o RA Soccer passou a forçar o setor defensivo rival pelo meio, mas não conseguiu furar o bloqueio feito pela zaga alvinegra.

Antes do termino do jogo, cada equipe teve um jogador expulso. Thiago, pelo RA Soccer e Carlos, pelo Forcraques FC, além de receberem o cartão vermelho por faltas desnecessárias no meio de campo, ainda fizeram gestos obscenos paras os torcedores adversários. Mesmo com essas atitudes, a festa dentro de campo foi grande após o apito final. Jogadores, comissão técnica e torcedores do Forcraques FC comemoraram o título municipal.

“Treinamos bastante para chegar até aqui. Tivemos que superar muitos obstáculos para ficar com o título. E essa conquista é prova de que com força de vontade podemos ser campeões. Comissão técnica, jogadores e pais dos atletas estão de parabéns. Esse título é nosso e será bastante comemorado, pois foi conquistado sobre nosso inimigo”, disse Brinquinho, se exaltando durante a comemoração do título.

Categoria sub-13

Ao contrário da categoria sub-15, quando perdeu o título do Campeonato Municipal  de Futebol de Base para o rival Forcraques FC, no sub-13, o RA Soccer de Henrique Alves e Reinaldo Rezende não deu chances para o Estrela Azul, do bairro São Cristóvão, e venceu o adversário pelo placar de 3 a 1, ficando com o título de forma invicta. Este duelo foi realizado antes da final sub-15, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

Futebol

Copa Simão Pedro Toledo fica com a JUSC, do bairro São Cristóvão



Com um gol nos últimos minutos, a Juventude Unida São Cristóvão, JUSC, bateu o Botafogo do Algodão na decisão da segunda Copa Rural Simão Pedro Toledo e ficou com o título. A final disputada na tarde de domingo (11), no campo do Algodão, foi acompanhada por centenas de torcedores, que vibraram com a vitória por 3 a 2 da equipe do bairro São Cristóvão, que é comandada pelo treinador Espiga.

A competição, idealizada pelo árbitro de futebol, José Régis Catarino, contou com a participação de 12 equipes da cidade e presta uma homenagem ao ex-prefeito de Pouso Alegre, Simão Pedro Toledo. A decisão contou com a presença do diretor de futebol da secretaria municipal de Esportes e Lazer, Zé Carlos Espoleta, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Dito Barbosa e Renato Toledo, filho de Simão Pedro Toledo.

Em 2012, a Copa Rural será disputada na “Máquina de Arroz” e terá início em agosto.

Futebol

Amistoso em Borda da Mata reúne craques da região



Tarde de festa em Borda da Mata, que recebeu neste domingo (11), no estádio municipal da cidade, grandes craques do futebol regional. Lê, Bruno Marinho, Yago, Viola, Marquinho, Manoel, Pedro Henrique, Diego Jussani, Eltinho, Thiaguinho e Lucas Fonseca participaram da partida entre Amigos do Botafogo e Seleção de Craques. Além dos atletas profissionais, o evento contou com a presença de Juarez Sobreiro, técnico das categorias de base do Guarani de Campinas e o vereador pousoalegrense Raphael Prado. “Ano que vem queremos fazer outro encontro. É muito bom rever os amigos”, comenta Henrique Alves, diretor do RA Soccer e um dos organizadores do amistoso, que terminou em 2 a 0 para os Amigos do Botafogo, com gols de Eltinho, de pênalti e Jean Carlo.