sexta-feira, 24 de junho de 2011

Futebol

Rodada define mais dois classificados na Copa COE

Dois jogos serão disputados neste fim de semana pela Copa COE, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. As partidas são válidas pela fase de oitavas de final do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais e vão definir mais dois classificados as quartas, que já tem Clube de Campo Pouso Alegre e Flamina, garantidos na última semana.

Neste sábado (25), às 16 horas, Santos Imbuía e Paineiras voltam a se enfrentar na competição. Na primeira fase, o Santos Imbuía levou a melhor sobre o adversário vencendo pelo placar de 3 a 1. No entanto, dessa vez o Paineiras promete dificultar o jogo, pois se reforçou para a fase de mata-mata da Copa COE e vem de duas vitórias importantes.

Já no domingo (26), acontece o confronto mais aguardado das oitavas de final. Às 16 horas, Ice Bom e Napoli se enfrentam e a expectativa é que seja disputada uma grande partida, pois trata-se de duas equipes qualificadas. O Napoli quer continuar surpreendendo, mas a Ice Bom espera assegurar a classificação com a ajuda e a experiência do atacante Casinha.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Futsal

Pouso Alegre está fora da Taça EPTV de Futsal


O sonho pousoalegrense de conquistar o bi-campeonato da Taça EPTV de Futsal, competição mais importante da modalidade na região, terá que ser adiado. A cidade que foi campeã em 2009 e ficou próximo do segundo título ano passado, quando foi eliminada na semifinal, agora em 2011 não irá nem mesmo participar. A informação foi confirmada no fim de semana pelo secretário de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues, o João do Karate.

Um dos responsáveis pela única conquista pousoalegrense, João do Karate disse que nenhuma equipe, empresa ou algum profissional ligado ao futsal procurou sua secretaria para poder disputar a Taça EPTV. “Não cabe a mim secretário, nem mesmo a Prefeitura montar um time para disputar o campeonato, pois não podemos utilizar dinheiro público para isso. Podemos apenas apoiar e autorizar a equipe representar o município. Em 2009, o time de futsal da Minas-Kan foi que representou Pouso Alegre na EPTV”, lembra.

Após assumir a pasta de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal, João do Karate se desligou da diretoria da Minas-Kan. Segundo o secretário, que mantém ligação com a instituição através dos projetos sociais realizados na periferia da cidade, a academia não demonstrou interesse em montar a equipe de futsal novamente. “Eu cheguei a comentar com a atual diretoria, mas eles querem se dedicar aos projetos sociais apenas”, comenta.

Mesmo sem time na Taça EPTV de Futsal, a cidade de Pouso Alegre não deixará de receber jogos da competição. A equipe de Congonhal irá mandar suas partidas no ginásio poliesportivo Joaquim Moisés, a popular Quadra do Bandula, pois será representada pelo futsal da Tijuca/PA Cones. 10 jogadores de Pouso Alegre, mais a comissão técnica vão representar pela primeira vez a cidade de Congonhal no torneio de futsal.

“Essa será uma oportunidade única para nós atletas de Pouso Alegre, pois vamos poder jogar de verdade a Taça EPTV de Futsal. Felizmente conseguimos trazer os jogos de Congonhal para Pouso Alegre, pois vamos poder jogar perto de nossos amigos e familiares. Além disso, vamos atuar em um ginásio que conhecemos bem”, comenta Tchurly, goleiro que vai disputar pela terceira vez a competição – nos dois últimos anos tinha jogado por Pouso Alegre.

Além de Tchurly, Congonhal terá em seu elenco os pousoalegrenses Juliano, Lucas Mandi, Dudu, Vinny, Vlá, Carlos, Luquinha e Xoxolá. Levini, Renato, Sidnei e Patrick são os atletas de Congonhal. De acordo com o Tchurly, a equipe vem treinando toda semana e espera fazer uma boa participação no torneio. “Vamos correr muito para chegar mais longe possível na Taça EPTV. Vai ser uma honra poder representar Congonhal”, completa.

Futebol

Lê volta ao exterior, dessa vez para jogar no Peru


Depois da dispensa na Caldense e a breve passagem pelo Atlético Sorocaba, Leandro Lourenço Franco, o meia Lê, de 29 anos, volta a jogar fora do país. Com experiência no futebol mexicano, chileno e até mesmo europeu, o pousoalegrense acertou no último fim de semana com o Sport Boys, equipe da primeira divisão peruana e seis vezes campeã nacional.

Em sua apresentação, Lê disse que está feliz pela oportunidade que ganhou em defender o “Los Rosados”, como o Sport Boys também é conhecido. “Quero ganhar aqui no Peru, os títulos que conquistei nos outros times que defendi em minha carreira. Vou me dedicar muito para isso acontecer”.

O pousoalegrense pode enfrentar no Campeonato Peruano seu ex-companheiro Roberto Merino, o “Maradona dos Andes”, que atualmente joga pelo Unión Comércio. “Quando passei pelo Atromitos na Grécia, trabalhei com Merino, que é um grande amigo e um excelente atleta. Espero vê-lo logo", disse.

O Sport Boys está na 13ª colocação do campeonato peruano com 16 pontos na tabela – o líder, Alianza Lima está com 31. Restam ainda 30 partidas para o encerramento do campeonato, que acontece somente em novembro. O contrato do meia pousoalegrense com a equipe do Peru vai até o fim da temporada.

Confira a entrevista do meia Lê ao jornal Líbero, do Peru:

Futebol

Parabéns Aranha, de Pouso Alegre para o título da Libertadores com o Santos!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Futebol

Aranha pode ser campeão da América

O goleiro pode se tornar o primeiro pousoalegrense campeão da Libertadores, 19 anos depois de Paulo da Pinta ter ficado nas quartas de final com o Criciúma


A partir das 21h50min desta quarta-feira (22), a torcida do Santos FC vai parar. O alvinegro praiano entra no gramado do Pacaembu, em São Paulo, para disputar mais uma final da Taça Libertadores da América com Neymar e Cia. No entanto, para Pouso Alegre a torcida não estará somente para que a jovem estrela do futebol brilhe, ela irá além das quatro linhas, pois do lado de fora do campo, mais precisamente no banco de reservas, estará Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha.

Nascido em Pouso Alegre, o goleiro de 30 anos foi contratado pelo Santos FC no início da atual temporada e não conseguiu ganhar a titularidade do jovem Rafael, atrapalhado por uma séria contusão na mão esquerda. Depois de se recuperar, Aranha jogou apenas quatro jogos com a camisa alvinegra, sofrendo três gols, todos eles sob comando de Muricy Ramalho, tornando-se também o primeiro suplente do camisa 1 santista.

E com este novo posto, Aranha pode se tornar o primeiro pousoalegrense campeão da Taça Libertadores da América, 19 anos depois de outro jogador profissional nascido em Pouso Alegre ter tentando o título. Em 1992, Paulo Sérgio Ladeia de Castro, o Paulo da Pinta disputou a competição continental com o Criciúma EC e a equipe catarinense chegou próximo da decisão, sendo eliminada na fase de quartas de final pelo São Paulo FC, que viria a ser campeão da América na temporada.

“A Taça Libertadores é um campeonato diferenciado, pois as equipes da América sabem jogar como ninguém. Ao contrário do que muitos imaginam, o Santos terá muita dificuldade nesta final, pois o CA Peñarol é um adversário forte, com jogadores ‘catimbeiros’ e que marcam bem”, comenta Paulo da Pinta, lembrando-se que a equipe uruguaia já eliminou o Internacional, em pleno estádio Beira Rio, na capital gaúcha.

Sobre Aranha, Paulo da Pinta o considera um bom goleiro que conseguiu chegar a um grande clube brasileiro depois de muito trabalho, mas acha difícil o pousoalegrense ganhar a titularidade do Santos FC. “Rafael é um dos melhores goleiros em atividade no Brasil, no entanto isso não quer dizer que Aranha não terá chance no Santos. Muitas coisas podem acontecer no futebol, como convocações e até mesmo lesões”, completa.

“Jogamos de igual para igual com o São Paulo”, lembra Paulo da Pinta


Antes de chegar ao Criciúma EC, no início de 1992, Paulo da Pinta já tinha jogado pelo Pouso Alegre FC, Cruzeiro EC e AA Internacional, de Limeira. E foi no clube catarinense que o atleta viveu o período de sua carreira. O pousoalegrense lembra que a sua contratação pelo Tigre, como também é conhecido a equipe de Santa Catarina, foi um pedido do treinador Levir Culpi, com quem tinha trabalhado na temporada anterior e tinha acabado de assumir o cargo que pertencia a Luiz Felipe Scolari, Felipão, campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002.

“Entramos na Libertadores como campeão da Copa do Brasil do ano anterior. O Criciúma era uma time desconhecido por muitos, mas foi naquela Libertadores que mostrou toda sua força. Na primeira fase terminamos em primeiro do grupo, com o São Paulo FC, Bolívar e San José. Fizemos grandes jogos, como o da estreia diante do Tricolor Paulista, quando vencemos por 3 a 0, além dos bons resultados conquistados na altitude da Bolívia”, recorda Paulo da Pinta.

Na época, o regulamento da competição não permitia que times do mesmo país chegassem à semifinal da Libertadores da América, e como o Criciúma EC e São Paulo FC se classificaram para as quartas, foram obrigados a se enfrentarem novamente. Paulo da Pinta não se esquece dos duelos que culminaram com a eliminação dos catarinenses e que colocaram o clube na história futebol brasileiro.

“Perdemos o primeiro jogo no Morumbi por 1 a 0, com um gol de Macedo no fim da segunda etapa, jogando de igual para igual com o São Paulo de Telê Santana. No jogo de volta, realizado na nossa casa, conseguimos sair na frente com Soares, nosso centroavante. Continuamos em cima do São Paulo, mas no segundo tempo Palhinha empatou o jogo, depois de uma bela jogada de Raí”, lamenta o volante do Criciúma.

Depois da Libertadores de 1992, Paulo da Pinta deu continuidade em seu trabalho no Criciúma. Jogou por mais seis anos no Tigre Catarinense e depois de uma breve passagem pelo futebol gaúcho, voltou para ser diretor de futebol do Criciúma, função que exerceu por quase quatro anos. “Tenho orgulho de ter jogado pelo Criciúma e ter feito parte de uma equipe que entrou para a história. A Taça Libertadores da América de 1992 marcou minha carreira”.

Karate

Richard e Bruna conquistam o vice-campeonato no Brasileiro de Karate


Mais de 400 atletas de todo o Brasil participaram do Campeonato Brasileiro de Karate Júnior e Sub 21, disputado em Balneário Camboriú/SC entre os dias 17, 18 e 19 de junho. Richard Rodrigues, Bruna Laura, Bianca Marcelino e Aline Gomes, únicos pousoalegrenses, integrantes da Seleção Mineira conquistaram ótimos resultados para o estado. Richard e Bruna trouxeram a prata. Aline e Bianca terminaram a competição em quarto lugar. Robson Chiarini, além de levar os atletas da Academia Cia do Corpo, atuou como técnico da Seleção Mineira.

Com informações e foto Ascom/ACCK

Vôlei

Voleibol pousoalegrense em ação


A equipe de voleibol mirim da secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, com o apoio da Cimed e Univás disputou em Varginha de mais uma etapa da Liga Sul Mineira Unimed de Voleibol. Os pousoalegrenses enfrentaram São Gonçalo, vencendo por 3 sets a 1 e Pimhui, derrota por 3 a 0. A próxima etapa será em Carmo da Cachoeira neste feriado prolongado.

Cinco atletas que compõe a equipe infantil de Pouso Alegre foram convocados para a Seleção Mineira Infanto-Juvenil. Os jovens vão participar de uma seletiva no próximo dia 28, em Belo Horizonte, no complexo esportivo do Minas Tênis Clube. Os convocados foram: Túlio Ribeiro Domingues (levantador); Matheus Henrique de Oliveira (central); Matheus de Souza Garcia (ponta); Rinaldo Freitas Funchal (líbero); e Marcos Henrique Silva (oposto).

Futebol Americano

Gladiadores participam de curso de regras e arbitragem de futebol americano


Integrantes do Pouso Alegre Gladiadores, primeira equipe de futebol americano do Sul de Minas, participaram na última semana da primeira Clínica Internacional de Arbitragem e Regras de Futebol Americano, realizado em Guarulhos.

O evento, pela primeira vez realizado no Brasil, foi ministrado pelo renomado árbitro de futebol americano Bill LeMonnier. Considerado um dos principais árbitros da liga universitária americana atua na área há mais 20 anos, o que levou a ser consultor da IFAF (Federação
Internacional de Futebol Americano), entidade máxima do esporte no mundo.

Para o presidente da equipe pousoalegrense, Jonathas Silva Coelho, a presença dos Gladiadores na clínica é fundamental para marcar o nome da cidade no cenário nacional: “Estar presente nesse tipo de evento é muito importante para a cidade e para nossa equipe. Só assim conseguimos alinhar nossos conhecimentos com as mais modernas técnicas do esporte e mostrar para todo Brasil que Pouso Alegre veio para ficar”.

Durante os dois dias de clínica, Bill ensinou aos cerca de 50 participantes a teoria referente às regras do Futebol Americano, além de demonstrar em alguns exemplos de como a dinâmica da arbitragem deve ser feita, por exemplo, posicionamento dos árbitros em campo. “Você tem que estar no lugar certo e na hora certa para tomar a melhor decisão”, disse Bill.

O vice-presidente do Pouso Alegre Gladiadores, Vinícius Menezes, aproveitou a presença dos principais árbitros brasileiros no evento e disse da vontade que existe em se criar o primeiro curso do Brasil para formação de árbitros de futebol americano em Pouso Alegre. “Nosso planejamento é tornar a Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás no polo nacional na modalidade de futebol americano”.

Com informações e foto PA Gladiadores

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Futebol

Emoção nas oitavas de final da Copa COE 2011

Flamina se classifica com goleada e vai pegar o CCPA, que venceu nos pênaltis


As oitavas de final da Copa COE 2011 teve início neste fim de semana com duelos emocionantes. No sábado (18), o atual campeão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, o Clube de Campo Pouso Alegre venceu o Pouso Alegre São Geraldo nos pênaltis, após empate em 1 a 1. Já no domingo (19), o Flamina teve mais sorte e goleou o Atlético Faisqueira por 8 a 1. Agora, as duas equipes vão se enfrentar pelas quartas de final no próximo dia 17.

Sufoco

14 meses depois, Pouso Alegre São Geraldo entrou no estádio municipal Capitão Nelson Massafera para enfrentar o Clube de Campo Pouso Alegre. Dessa vez, o duelo era diferente. Se ano passado, as equipes se enfrentaram na primeira fase da Copa COE este ano o jogo valia vaga nas quartas de final da competição e prometia ser mais equilibrado, ao contrário da goleada imposta em 2010 pelo CCPA, por 7 a 1.

E como era de se esperar, o equilíbrio prevaleceu no primeiro duelo das oitavas de final da Copa COE 2011. O Pouso Alegre São Geraldo conquistou o primeiro lugar do grupo H, enquanto o Clube de Campo ficou com a segunda posição do grupo A. De um lado estava uma equipe completa, do outro um time desfalcado, onde até mesmo um membro da comissão técnica teve que ir a campo, o experiente Nana do CCPA.

E a situação do Clube de Campo que não era boa, estava sem seus dois volantes titulares, Raphael e Du, acabou perdendo uma das suas estrelas com menos de 10 minutos de jogo. O meia Marco Aurélio, após ofender o árbitro da partida, Rafael Vitor de Mendonça, foi expulso vindo a prejudicar sua equipe. Com a vantagem numérica, o PA São Geraldo buscou de todas as maneiras abrir o placar, mas o goleiro Juninho estava inspirado.

A rede foi balançar somente na etapa final, aos cinco minutos, com o camisa 10 do PA São Geraldo, Edmar. O meio-campista aproveitou cruzamento de Everton e só empurrou a bola para o gol. Preocupado, Valtinho, treinador do CCPA mandou sua equipe ao ataque e o empate saiu três minutos depois com o artilheiro Benilson. O camisa 9 do CCPA bateu falta e igualou o marcador com um belo gol.

Com o resultado, o classificado seria conhecido na disputa de pênaltis. O Pouso Alegre São Geraldo, com 11 atletas em campo temendo as cobranças foi para cima do adversário, sufocando o CCPA em seu campo de defesa. Porém, as chances criadas não eram convertidas. Do outro lado, o Clube de Campo buscava ganhar tempo e levar o jogo para as penalidades, ainda mais quando o zagueiro João foi expulso, após receber o segundo amarelo.

E foi dessa maneira, com apenas nove jogadores que o Clube de Campo Pouso Alegre encerrou o jogo com o empate em 1 a 1. Nas cobranças de pênaltis, os atuais campeões da Copa COE levaram a melhor com Guto, Pedro, Benilson, Juninho e Dudu convertendo todas as cobranças. Marcinho errou seu chute e o Pouso Alegre São Geraldo acabou sendo eliminado da competição com a derrota nas penalidades por 5 a 3.

Goleada

Ao contrário de sábado (18), quando CCPA suou para avançar as quartas de final, o Flamina não encontrou dificuldades diante do Atlético Faisqueira e assegurou vaga na próxima fase com uma goleada de 8 a 1. Impondo sua superioridade técnica, o Flamina abriu o placar logo no início do jogo com Dudu. Depois desse gol, Maurinho e Celinho passara a comandar a festa, marcando dois gols cada.

Com a vitória parcial de 5 a 0, a equipe do Jardim Yara voltou para o segundo tempo com mais tranqüilidade e passou a administrar o resultado. O Atlético Faisqueira até esboçou uma reação, diminuindo a diferença no placar com o gol contra do zagueiro do Flamina, Xandão, mas logo em seguida levou mais três gols (Rubinho duas vezes e Maurinho novamente) e acaba se despedindo da Copa COE 2011.