sexta-feira, 17 de junho de 2011

Futebol

Fase de mata-mata da Copa COE começa neste fim de semana


Depois de 48 partidas, 266 gols marcados e 91 dias de competição, será dado início neste fim de semana no bairro São João a fase mais aguardada pelos torcedores: o mata-mata da Copa COE. Se na primeira fase muitos jogos emocionantes foram disputados no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, agora com a chegada da fase decisiva, a expectativa é que os jogos passem a ser mais disputados ainda.

No primeiro duelo das oitavas de final, que será disputado às 16 horas de sábado (18), entram em campo o atual campeão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, o Clube de Campo Pouso Alegre e a equipe do Pouso Alegre São Geraldo. Vindo de derrota para o Cantareira, o CCPA espera voltar a vencer e seguir na briga pelo bi campeonato. Mas, do outro lado estará o PA São Geraldo, que garantiu a primeira colocação do grupo H.

Essa não será a primeira vez que as equipes se enfrentam na competição do São João. Em 2010, CCPA e PA São Geraldo jogaram, e o Clube de Campo levou a melhor, goleando por 7 a 1, resultado que deu início à campanha dos campeões. Para não repetir a derrota, a equipe do bairro São Geraldo pretende anular a dupla Marco Aurélio e Benilson, artilheiros do adversário com quatro gols cada, através de uma forte marcação.

O vencedor desse duelo vai enfrentar nas quartas de final, a equipe que passar do duelo entre Flamina e Atlético Faisqueira. Esse jogo será disputado no domingo (19), às 16 horas, também no estádio municipal Capitão Nelson Massafera e é uma grande chance para a equipe do Faisqueira devolver a derrota na final da Copa COE 2009, quando perdeu nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato.

No entanto, do outro lado vai estar à melhor equipe da primeira fase da edição 2011 do torneio e que também está em busca do bi campeonato. O Flamina venceu seus três jogos na fase inicial, marcando 17 gols e sofrendo apenas um. O treinador Anderson vai poder contar com todos seus jogadores para o duelo das oitavas de final e deposita em seu ataque a responsabilidade pela classificação.

Futebol

Pouso Alegre no Brasileiro de Futebol Social

As equipes masculinas e femininas de futebol do Padre Mário, que integra a Comunidade de Ação Pastoral no bairro São Cristóvão, foram convidadas a participarem do Campeonato Brasileiro de Futebol Social. O evento que acontece em Brasília neste fim de semana reúne entidades sociais de várias partes do Brasil e é considerado como uma grande oportunidade para o reconhecimento dos jovens pousoalegrenses.

Segundo Fábio Alves de Souza, treinador das equipes masculina e feminina de Pouso Alegre, a ida a Brasília se tornou possível somente após a organização do evento ter mandado as passagens para os atletas e comissão técnica. “Vamos sair de São Paulo, rumo a Brasília disputar este importante torneio de futebol”, comenta o treinador, que levará 12 atletas, além da comissão técnica, que é composta por ele e Tiago Aguiar.

No masculino, Pouso Alegre será representado por Cristian Januário Gomes, Davidson William Francisco, Lucas Adriani Pereira, Pedro William dos Santos Moreira e Ailton Rezense da Silva. Já na categoria feminina, as atletas Hellen Pinheiro de Paes, Gabriela Cristina da Rosa, Gabriela Julia Pascoal, Gabriela Garcia Pereira, Daysa Carolina Silva, Bruna Rafaela Rodrigues Carvalho e possivelmente Marcela de Cássia Barreto Guedes, a Marcelinha, estrela do futebol feminino de Pouso Alegre, vão defender a cidade na competição nacional.

Entre os adversários de Pouso Alegre, estarão equipes das comunidades do Morro do Alemão e Jacarezinho, ambas do Rio de Janeiro, Jaguaré e Estrela Nova da cidade de São Paulo. Os jogos, que são disputados em uma quadra reduzida, sem laterais e com apenas quatro atletas, acontecem nos dias 18 e 19 de junho, no Parque da Cidade, em Brasília, Distrito Federal.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Futebol

Pousoalegrense se apresenta em time da Tailândia


Yago Baykin, 22 anos, zagueiro nascido em Pouso Alegre está do outro lado do mundo. Depois de começar nos campos da cidade natal e passar por times do interior de Minas Gerais e futebol português, Yago foi apresentado nesta quarta-feira (15) como novo reforço do Army United FC, equipe da primeira divisão tailandesa.

O jovem atleta conta que a oportunidade de atuar no futebol asiático se deu através de seu empresário, que trabalha diretamente com os clubes da Tailândia. “Vai ser mais uma experiência para mim. Já joguei fora do Brasil outra vez, mas agora será diferente. Espero me adaptar fácil”, conta Yago, que assinou contrato de um ano.

Para isso acontecer, o pousoalegrense vai contar com a ajuda de seus companheiros. No elenco do Army United FC, que está na nona posição do Campeonato Tailandês com 24 pontos, tem cinco brasileiros. De acordo com o atleta, a equipe é boa e o nível do futebol local o impressionou.

“Fiquei impressionado também com a estrutura do clube, que é semelhante aos dos grandes brasileiros”. O Army United FC fica na capital tailandesa, Bangkok, e já conquistou o campeonato local em 2004. Até novembro de 2010, o clube era conhecido como Exército Real Tailandês, tendo ligação com o governo do país.

Yago acredita que na próxima semana já possa fazer sua estreia pela equipe. “Cheguei pronto para jogar. Dei início aos treinamentos nesta quarta-feira mesmo e quero jogar o quanto antes. O campeonato ainda está caminhando para o fim do primeiro turno, vamos jogar até dezembro”, comenta o zagueiro, que deve retornar a Pouso Alegre somente no termino da competição.

Foto: Divulgação

Karate

Pouso Alegre é campeã da 2ª fase de Circuito Sul-Sudoeste de Karate


Na segunda etapa do Circuito Sul-Sudoeste de Karate Mineiro 2011, a Academia Cia do Corpo, ACCK de Pouso Alegre, representada por 20 atletas, conquistou 24 medalhas, sendo oito ouros, nove pratas e sete bronzes, além de cinco quarto lugares nas modalidades kata e kumite. Com o saldo de medalhas, a ACCK encerra a 2º fase do Circuito, realizada dia 12 de junho, em Areado, com o primeiro lugar entre as academias participantes.

No kumite, Ana Melqui, Aline Gomes, Bárbara Rodrigues, Luana Lara, Luiz Fernando Oliveira, Marta Lins, Richard Rodrigues e o técnico Robson Chiarini conquistaram o ouro. Com a prata, ficaram Cesar da Silva, Edson Anselmo, Eliziane Severino e Felipe Ferreira. O bronze ficou com Bruno Ferreira, Carlos Donizeti, Cesar da Silva, Franciele Barbosa e Jéssica Bandeira. E ainda com o quarto lugar, Júlio Cesar Espínola, Letícia Borges Rezende, Renan Félis e Yuri Soares.

No kata, os caratecas Ana Melqui, Bárbara, Júlio Cesar, Marta e Luana ficaram com a prata. O bronze com Carlos Donizete e Richard. Na categoria Open, Luiz Fernando ainda conquistou o terceiro lugar. O Circuito Sul-Sudoeste Mineiro é composto por quatro fases, a primeira foi realizada em maio na cidade de Passos, na qual Pouso Alegre participou com 12 atletas em dez categorias e foi campeã em nove, resultado que a deixou em 2º lugar geral no ranking de delegações.

As duas últimas etapas estão marcadas para as cidades de Elói Mendes e Machado, para o segundo semestre em data a ser confirmada. Em dezembro, acontece a cerimônia de encerramento com premiações para os três melhores clubes com troféus e homenagem aos atletas que conquistarem medalhas de ouro nas quatro etapas.

Com informações e foto Ascom/ACCK

Karate

Pousoalegrenses disputam o Brasileiro de Karate em Santa Catarina

Entre os dias 17, 18 e 19 de junho, os melhores caratecas brasileiros das categorias Júnior e Sub-21 disputam o Campeonato Brasileiro de Karate em Santa Catarina. De Pouso Alegre, viajam quatro atletas acompanhados do treinador e técnico da seleção mineira Robson Chiarini. Aline Gomes, Richard Rodrigues, Bruna Laura e Bianca Marcelino se classificaram para o nacional no Campeonato Estadual de Karate Mirim ao Sub 21 disputado entre 420 caratecas de todo o estado no Ginásio do Rosão, em Pouso Alegre, no mês de março deste ano. Na ocasião, dez atletas garantiram a vaga, mas de acordo com Robson apenas os quatro conseguiram patrocínio e apoio para viajar.

Com informações da Ascom/ACCK

Futebol

Inscrições abertas para a Lei de Incentivo ao Esporte

Estão abertas desde o último dia 8 de junho, as inscrições para projetos esportivos que visam obter benefício da Lei Municipal de Incentivo ao Desporto e Paradesporto. As inscrições são para projetos e eventos esportivos realizados na cidade de Pouso Alegre e o prazo vai até o dia 15 de julho.

A aprovação dos projetos depende da avaliação da Comissão Municipal de Avaliação e Seleção Esportiva, formada por representantes da classe esportiva pousoalegrense. Os projetos encaminhados serão avaliados pela comissão que considera desde a viabilidade técnica, orçamento e interesse público.

O benefício será concedido aos projetos que promovam o incentivo do esporte em Pouso Alegre, apresentando caráter desportivo ou paradesportivo, visando à promoção do desenvolvimento do esporte local e regional, a produção, a exibição, a utilização ou a circulação.

Os projetos podem ser entregues na secretaria de Cultura e Lazer, localizada na Avenida Doutor Lisboa 201, 2° piso, centro de Pouso Alegre.

Confira o edital no site da Prefeitura Municipal.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Jiu-Jitsu

Câmara Municipal presta homenagem a atletas de Jiu-Jitsu


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Pouso Alegre prestou homenagem aos irmãos Filipe Rodrigues da Silva e Ismael Rodrigues da Silva pela brilhante participação nos campeonatos de Jiu-Jítsu disputados.

Em dois anos, o atleta Ismael tem disputado competições nacionais e internacionais e obtido mérito ao conquistar dois troféus e 15 medalhas, sendo: sete de ouro, cinco de prata e três de bronze.

Com isso, Ismael tem participado de muitas entrevistas em vários veículos de comunicação, como o Esporte Pouso Alegre e através de suas conquistas nos campeonatos nacionais e internacionais, tem destacado o município de Pouso Alegre nessa modalidade esportiva.

O atleta Filipe começou a praticar esporte por incentivo de seus amigos e de seu irmão Ismael. Ele se destacou nos três campeonatos que participou, conquistando duas medalhas de ouro e uma de bronze.

Com informações e foto Ascom/CMPA

Jiu-Jitsu

Pai de atleta fala na Câmara sobre dificuldade em conseguir patrocínio


Ao fazer uso da tribuna livre na última sessão ordinária (14) da Câmara de Pouso Alegre, Alan Rodrigues da Silva falou sobre a história do Jiu-Jítsu e da importância e seriedade desta modalidade em território nacional, que movimenta a economia em milhões de reais.

De acordo com Alan, Pouso Alegre tem vários atletas campeões, que muitas vezes, por falta de patrocínio no município, são levados por patrocinadores de fora do estado ou mesmo do país, migrando também a economia que poderiam gerar no município.

Ele informou que ao procurar patrocínio, já recebeu como argumento que o Jiu-Jítsu não é um esporte coletivo, portanto não daria retorno financeiro. Para Alan, “isso é um grande engano, já que a luta de um só atleta movimenta a família, os amigos, toda equipe de uma academia e tem repercussão nos veículos de comunicação”.

Alan pediu aos parlamentares que revejam as leis que regulamentam os investimentos nessa área, para que os pequenos empresários possam se interessar em investir nessa modalidade. “Cada real investido no esporte representa a economia de mil reais em centro de reabilitação, hospitais e cadeias públicas”, afirmou.

Segundo Alan, seu filho, que é atleta de Jiu-Jítsu, não pôde representar o município em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes por falta de R$ 2 mil. Ele disse ainda que os atletas de Pouso Alegre têm chances de ganhar grandes campeonatos nacionais e internacionais.

Com informações e foto Ascom/CMPA

Futebol

Copa COE: reunião define novo horário dos jogos da segunda fase

A Comissão Organizadora de Esportes e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, entidades que promovem a Copa COE 2011 se reuniram com as 16 equipes que seguem na competição nesta terça-feira (14) para definirem os últimos detalhes da fase decisiva.

A partir de sábado (18), as partidas do maior torneio de futebol amador passam a ser disputados Às 16 horas e não mais às 17, como estava estipulado na tabela inicial. Segundo os organizadores, a mudança do horário se dá pelo fato do clima frio, que vem atrapalhando os atletas e principalmente os torcedores.

Futebol

Reunião define detalhes do mata-mata da Copa COE

A Comissão Organizadora de Esportes e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, convoca as 16 equipes classificadas as oitavas de final da Copa COE 2011, para participarem da reunião que vai definir os últimos detalhes dos jogos decisivos nesta terça-feira (14). O encontro está marcado para as 19 horas, no Sport’s Bar, na Avenida Uberlândia, em frente ao estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Futebol

Copa COE: últimos classificados as oitavas são conhecidos


A Copa COE conheceu no fim de semana as últimas equipes classificadas as oitavas de final do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Algodão Aço Sul, Atlético Faisqueira, Santos Imbuía, Pouso Alegre São Geraldo e Mandu garantiram vaga na fase de mata-mata e se juntam agora as outras 11 equipes para continuarem na briga pelo título da competição, que vai terminar em agosto.

Goleada e alívio

No sábado (11), Algodão Aço Sul e Guarani do Chaves entraram no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, para disputarem uma das vagas do grupo G. Com duas vitórias na competição, o Algodão precisava apenas do empate para classificar e garantir a liderança da chave. No entanto, a equipe da zona rural de Pouso Alegre foi além e goleou o Guarani por 4 a 1. Henrique, Lucas, Felipe e a estrela do time, o meia Zoio, marcaram para o Algodão.

Na segunda partida da rodada, também no sábado, Polvilho Três Irmãos e Atlético Faisqueira fizeram um duelo equilibrado. De um lado uma equipe que estava na briga contra o rebaixamento, do outro a que lutava por uma vaga na fase seguinte. E foi a equipe do Faisqueira que saiu na frente com Francisco, ainda no primeiro tempo. Ronaldo empatou para o Polvilho na etapa final, resultado que ajudou sua equipe a permanecer na elite.

WO e rebaixamento

A partida entre Santos Imbuía e Aliança foi remarcada para o domingo (12). O duelo que era para ter sido realizado no dia 29 de maio, acabou não acontecendo. A equipe do Aliança compareceu ao estádio municipal Capitão Nelson Massafera com número insuficiente de atletas, dando assim a vitória ao seu adversário por WO. Com este resultado, o Aliança se despede da Copa COE com três derrotas e nenhuma gol marcado e agora só poderá voltar a jogar a competição no bairro São João em 2013. O Santos garantiu os três pontos, a classificação as oitavas de final, além da liderança do grupo C.

Derrota e classificação

Depois de surpreender na Pré-Copa COE e vencer as duas partidas na fase de grupos do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a equipe do Mandu conheceu neste domingo (12) a sua primeira derrota. O algoz foi o Pouso Alegre São Geraldo, que goleou pelo placar de 5 a 2, com gols de Bill, Elciran, Márcio, Elton e Cleiton. Gustavo e Matheus descontaram para o Mandu.

Mesmo perdendo a equipe do Mandu ficou com uma vaga nas oitavas de final, mas a confirmação só veio após o termino do segundo jogo de domingo (12). CAPEA e Tijuca ficaram no empate em 0 a 0. Caso a equipe do Cidade Jardim vencesse seu adversário por diferença de três gols, ficaria com a vaga. Porém, com o resultado, a CAPEA se despede, assim como a Tijuca, que corria risco de ser rebaixada, mas com o empate se mantém na elite.

Futebol

Pousoalegrense perde e está fora do Mineiro de base

O Pousoalegrense FC voltou a jogar neste domingo (12) pelo Campeonato Mineiro, categorias infantil e juvenil. E as equipes comandadas pelos irmãos Grapete e Paulo Borges foram derrotadas dentro de casa pelo Uberlândia EC, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. Com os resultados adversos, ambas estão fora da competição estadual.

No primeiro jogo, o infantil do Pousoalegrense FC perdeu pelo placar de 2 a 1. Logo em seguida, a equipe juvenil acabou sendo goleada pelo placar de 7 a 0. O Atacante Rafael Goulart (três vezes), o meio Guilherme (duas), Vinicius e o lateral Maykon, fizeram os gols do Uberlândia que se classificou a próxima fase.

Estes duelos entre Pousoalegrense e Uberlândia já eram para ter sido realizados. No dia 30 de abril, o árbitro das partidas se equivocou e acabou encerrando o jogo alegando falta de segurança. O juiz deu início a primeira partida e minutos depois a interrompeu, permitindo que a bola voltasse a rolar somente após a chegada de policiais militares.

Como a PM não compareceu, o árbitro encerrou a partida do infantil. O jogo da categoria juvenil, que seria realizado logo em seguida, nem chegou a acontecer, pelo mesmo motivo. Com esta falha do juiz, o Pousoalegrense FC recorreu junto ao Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais e ganhou o direito de jogar novamente.

O Pousoalegrense FC precisava vencer nas duas categorias para garantir vaga na segunda fase do Campeonato Mineiro. Mas, no juvenil a equipe de Pouso Alegre ficou com nove pontos e no infantil, com apenas quatro. O Uberlândia segue na competição, junto com o Fluminense de Araguari.

Nesta quarta-feira (15), a Federação Mineira de Futebol realiza em sua sede, na cidade de Belo Horizonte, o arbitral para a segunda fase das categorias infantil e juvenil. As equipes do América FC, Atlético Mineiro e Cruzeiro estarão presentes nesta fase decisiva, que deve começar ainda este mês.