sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos

Vai começar o Pan de Guadalajara

A 16ª edição dos Jogos Pan-americanos terá a participação especial de dois pousoalegrenses: Jéssica Dalt e Cristiano Felício. É Pouso Alegre no Pan


Começa nesta sexta-feira (14), através da sua abertura oficial, a 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara, no México. E mais uma vez o sentimento de patriotismo aflora no brasileiro e a torcida pelos nossos esportistas será grande, em especial para dois pousoalegrenses que vão representar o Brasil nas olimpíadas continentais das Américas: Jéssica da Dalt Cândido e Cristiano Felício.

A menina de ouro

A caminhada de Jéssica da Dalt Cândido rumo aos Jogos Pan-americanos teve início na cidade de São Paulo, através de uma competição promovida pela Federação Brasileira de Karate. Vencendo suas adversárias, a pousoalegrense conquistou uma vaga para a competição Sulamericana, seletiva do Pan. “Minhas expectativas são boas, estou treinando bastante e me esforçando o máximo porque sei que será um campeonato difícil, com atletas muito bem preparadas”, comentou a jovem de 20 anos.

Atleta da Academia Minas-kan/Biolab, projeto que incentiva jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva, Jéssica entrou para o mundo dos tatames aos seis anos de idade e, o que era um hobby, virou trabalho. Com apenas 14 anos dedicados ao esporte, a atleta já tem currículo de veterano: nove vezes campeã mineira, seis vezes campeã brasileira, tetracampeã sulamericana e panamericana, além de campeã dos Jogos Abertos de São Paulo.

Na seletiva para entrar na Seleção Brasileira Adulto ela conseguiu a vaga para o Pan e, então, foi convocada a disputar os Jogos Sulamericanos na Colômbia, que foram classificatórios. Na primeira luta, Jéssica venceu uma peruana, na semi-final, derrotou uma argentina, e ficou com a prata na final contra uma chilena. “Com esse resultado, fui classificada”, lembra orgulhosa da conquista.

Com a chegada dos jogos, os treinos se intensificaram para aperfeiçoar os golpes, a velocidade e o ritmo da luta, mas a jovem é exigente e seu grande receio é não conseguir desempenhar sua melhor performance no México. “Venho treinando muito e me dedicando bastante, mas a tensão de um campeonato é muito grande”, avalia Jéssica que no último mês esteve na Europa participando de competições internacionais.

O “reboteiro”

Depois de se destacar no Campeonato Mundial de Basquete Sub-19, disputado no último mês de julho na Letônia, o pousoalegrense Cristiano Felício dá um passo importante em sua carreira: o atleta vai representar o Brasil no Pan-Americano Guadalajara. O pivô do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, foi convocado pelo técnico Rubén Magnano para defender o Brasil na competição continental.

Cristiano fará parte do grupo de 12 atletas que vão buscar a sexta medalha de ouro do Brasil no Pan. A convocação do pousoalegrense foi considerada pela imprensa especializada como uma surpresa, assim como de seu companheiro de equipe, o ala Bruno Irigoyen. Para os Jogos Panamericanos, o treinador argentino que comanda o Brasil, mantém a base vice-campeã do Pré-Olímpico de Mar Del Plata, que garantiu o retorno brasileiro a uma Olimpíada depois de 16 anos.

Cristiano Felício, que tem apenas 19 anos, se destaca por sua condição física, o que já lhe garantiu o posto de segundo maior ‘reboteiro’ da equipe brasileira no último Mundial de Base, com 7,1 rebotes de média em oito partidas disputadas. Além disso, o pivô contribuiu com mais 9,5 pontos a cada jogo. Este ano, além da competição com a Seleção Brasileira, Cristiano ganhou espaço no Minas Tênis Clube e se tornou umas das armas da equipe mineira nas competições que disputa.

Futebol

Santos FC realiza Peneirão em Pouso Alegre

Os garotos de Pouso Alegre e região, que tem entre 10 a 17 anos e que sonham em se tornarem jogadores profissionais de futebol, terão a oportunidade de mostrar os seus talentos para o Santos Futebol Clube neste final de semana. Centenas de jovens já se inscreveram para o Peneirão do Peixe, que será realizado no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, em dois dias: sábado (15) e domingo (16).

Os candidatos serão divididos em categorias para realizar a avaliação física, que será feita por profissionais da categoria de base do Santos Futebol Clube. Acostumado a revelar grandes estrelas para o futebol mundial, o Peixe é o clube mais visado pelos jovens brasileiro. A missão de escolher um novo Neymar em Pouso Alegre caberá a Rogério Alves de Lima, o pousoalegrense que trabalha desde 2004 como preparador de goleiros na base do Santos e Bebeto Stival, supervisor técnico da categorias inferiores do Peixe.

De acordo com a secretaria de Esportes e Lazer, a seletiva da equipe paulista terá inicio às 8 da manhã de sábado (15), para os garotos nascidos entre 2000 e 2001. No período da tarde, às 14 horas, será a vez dos jovens nascidos entre 1996 e 1997 mostrarem seu talento. No domingo (16), às 8 horas, os candidatos de 1998 e 1999 farão o teste e no encerramento, às 14 horas, os jovens de 1994 e 1995 vão participar do Peneirão.

De acordo com os organizadores da avaliação técnica, os candidatos terão que levar os materiais necessários para o teste, como meião e chuteira, além de um quilo de alimento não perecível, que será doado as instituições de caridade de Pouso Alegre. Mais informações sobre o Peneirão, entre em contato com a secretaria municipal de Esportes e Lazer pelo telefone (35) 3449.4070.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Futebol

Jogos da Copa COE de Veteranos são alterados

A Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, organizadora da Copa COE de Futebol Veterano 2011 comunicou na última quarta-feira (12) a alteração nos jogos da rodada do final de semana. O confronto entre Faisqueira e Montanhês estava marcado para acontecer no sábado (15), no entanto, a equipe do bairro São João solicitou a mudança de data em virtude da final que estará disputando da Copa Pedro Marques da Silva de Futebol Veteranos, no bairro Jardim São João.

Para a data e horário desse duelo, a organização do campeonato adiantou a partida entre Santa Rita e Portuguesa, que seria realizada na próxima quarta-feira (19), feriado em Pouso Alegre. Os demais jogos do final de semana, serão disputados por União São João e Congonhal, também no sábado (15) e no domingo, no fechamento da rodada, Clube da Rua enfrenta o Flamina, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. A nova data e horário do jogo entre Faisqueira e Montanhês será definido na próxima semana.

Esporte Social

Acelempa comemora Dia das Crianças no bairro São João


A Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, comemorou durante toda a quarta-feira (12), o Dia das Crianças, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. A festa destinada para os pequenos do bairro São João reuniu mais de 1500 crianças, que ganharam brinquedos, pipoca, algodão doce, refrigerante, picolé, além de brincadeiras com cama elástica e gincanas. Para realizar o evento, a associação contou com a ajuda de diversas empresas da cidade, além da colaboração de todos os membros do COE, Comissão Organizadora de Esportes, que realizam a já tradicional Copa COE de Futebol Amador.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Futebol

A bola volta a rolar no Campeonato Municipal

Depois de ficar um final de semana sem jogos, devido ao Peneirão do Santos FC, o Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio volta a ter jogos neste sábado (22). Oito jogos vão acontecer em três estádios de Pouso Alegre. A rodada é a última da primeira fase e vai definir o último classificado do grupo B, na categoria sub-13.

Flamina e JUVENE disputam a terceira vaga da chave, às 14 horas, no Manduzão. Com três pontos a mais e uma vantagem de 17 gols de saldo, o Flamina pode até perder para ficar com a classificação. No entanto, o pensamento da equipe é vencer para chegar na segunda fase do campeonato, que começa no dia 29 deste mês, com confiança.

Os demais classificados do grupo B já foram conhecidos nas rodadas anteriores – RA Soccer e Santos Independente. No grupo A da sub-13, Forcraques, Pousoalegrense e Estrela Azul também já garantiram vaga na próxima fase. Portanto, a última rodada vai definir apenas as posições das equipes na tabela de classificação.

No sábado (22), às 9 horas, o Santos Independente enfrenta a AABB, no Manduzão. Já no período da tarde, às 14 horas, além do confronto entre Flamina e JUVENE, a CAPEA pega a CAP/Padre Mário, no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, e o Forcraques enfrenta o Estrela Azul, no Campo do Bangu, no bairro São Geraldo.

Categoria sub-15

Pela categoria sub-15 d o Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio, os seis classificados já foram definidos. Forcraques, Pousoalegrense e Clube de Campo Fernão Dias garantiram vaga no grupo A. Na chave B, RA Soccer, Santos Independente e Flamina estão com as vagas garantidas para a próxima fase. No sábado (22), às 10h30min, no Manduzão, o Santos pega a AABB e no Campo do Bangu, o CCFD enfrenta o Pousoalegrense. Já a tarde, às 15h30min, o Flamina enfrenta a JUVENE, no Manduzão, e no Campo do Bangu, o Forcraques joga contra o Estrela Azul.

Tabelão





terça-feira, 11 de outubro de 2011

Karate

Minas-kan/Biolab conquista 11 medalhas de ouro em SP


Com apenas 7 anos, Isabelly de Paula Oliveira já exibe as duas medalhas conquistadas na I Copa Associação Atlética Araranse de Karatê – 8ª Etapa do Circuito ACAK 2011. O evento reuniu mais de 500 atletas de diversas cidades em Araras, no interior de São Paulo, no último domingo (9). Alice de Paiva Bessa, de 9 anos, também levou para casa duas medalhas de ouro.

Além da dupla vitória das pequenas mineiras, outros seis atletas do Projeto Solidário Minas-kan/Biolab subiram no lugar mais alto do pódio: Lara Sanches, Renata Hokari Couto, Douglas Lopes de Almeida, Lucas Rodrigues Fagundes, AlyssonPablo Vitorino e Michael Douglas M. Gonçalves. A atual tetracampeã mineira e tricampeã brasileira, Maria Cecília Ferreira, a Ciça, de 9 anos, fez parte da equipe de ouro.

Mary Anna Gouveia Boscache, Eduarda Lopes Almeida, Geniane Stéfane, Edwirges Chaves Pinto e João Henrique da Costa Benedito conquistaram a prata e o bronze foi para Edvaldo Emboaba Machado e Renata Couto.

Os atletas foram acompanhados dos técnicos Ewerton Rodrigues Carnaúba, Marcelo Ferreira de Sousa e João Batista Rodrigues. Há 15 anos, o projeto da empresa farmacêutica Biolab incentiva jovens carentes da região do sul de Minas Gerais a adotar uma prática esportiva. A iniciativa já destacou atletas no cenário internacional do karatê, como a pequena Ciça e a jovem Jéssica da Dalt Cândido, que segue para os Jogos Panamericanos de Guadalajara essa semana.

Com informações de assessoria

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Futebol

Copa COE de Veteranos: Plastfilm vence e fica perto da classificação


Depois de surpreender o São João em seu jogo de estreia (5 a 4), o Plastfilm voltou a vencer na Copa COE de Futebol Veterano neste domingo (9). A equipe do Jardim São João derrotou com facilidade o Santa Cruz pelo placar de 3 a 1. Carlos Henrique, Cesinha e Ronaldo fizeram para o Plastfilm, enquanto Eduardo descontou para o Santa Cruz. Com a vitória, a equipe fica a um empate de garantir a classificação para a segunda fase. Já o Santa Cruz depende de uma combinação de resultados para ficar com uma das vagas.

Recuperação

Sábado (8), a Tijuca entrou no estádio municipal Capitão Nelson Massafera em busca da redenção no campeonato –a equipe foi derrotada pelo Montanhês por 2 a 1. O seu segundo adversário era o Vila Nova, que vinha de um empate com o Faisqueira. E ao contrário do primeiro jogo, a Tijuca foi logo marcando com Paulo César. Marco Antônio, Rogério e Valdemir ampliaram o marcador. No final do jogo, Alexandre e Mauro chegaram a descontar para o Vila, mas não foi o suficiente para reverter o placar. No final, 4 a 2 para a Tijuca.

Vitória na estreia

A Portuguesa era a última equipe a estrear na Copa COE de Veteranos. A Lusa do bairro São João teve seu confronto inicial com Santa Rita adiado e entrou em campo apenas no sábado (8) para enfrentar o Santos América. Sem dar chances para o adversário, a Portuguesa venceu o confronto por 2 a 0, com gols de Zé Geraldo e Sidnei. Com o resultado, a equipe fica na segunda posição do grupo B, atrás da Drogaria Americana, que venceu seus dois primeiros jogos na competição.

Futsal

Tijuca estreia com vitória na Copa Zumbi dos Palmares

A estreia da Tijuca na Copa Zumbi dos Palmares de Futsal foi como a sua torcida esperava. A equipe não deu chances para o Juventus e venceu o adversário pelo placar de 6 a 4, em jogo disputado no último sábado (8). Com o resultado, a equipe divide a primeira posição do grupo A com o próprio Juventus. Árvore Grande segue na terceira posição e volta à quadra para enfrentar a líder Tijuca no sábado (15), no Ginásio Poliesportivo Joaquim Moises.

O outro duelo da rodada foi disputado pelo Vitória, ex-Flamina e Santa Luzia. A equipe que surpreendeu no dia 1º ao vencer o Boca Juniors por 4 a 2, dessa vez não conseguiu triunfar. O Vitória bateu o Santa Luzia pelo placar de 7 a 2, chegando aos mesmos três pontos do Santa Luzia na tabela de classificação do grupo C. Vitória volta a quadra também no sábado (15), para enfrentar o Boca Juniors, que precisa se recuperar.

Taça Mozart/Rio-São Paulo

Pela Taça Mozart/Rio-São Paulo de Futsal, torneio disputado por amigos que frequentam a quadra do Bandula, foram definidos os finalistas. No domingo (9) o Flamengo ficou no empate em 3 a 3 com o Palmeiras, levando a melhor nos pênaltis com 2 a 0. O outro finalista será o São Paulo. A equipe não tomou conhecimento do Vasco da Gama e venceu por 17 a 2. A grande decisão desta competição será no domingo (16) às 12 horas, na quadra do Bandula. A entrada para acompanhar a partida é franca.

Futebol

Com classificados já conhecidos, rodada do Municipal tem poucos gols

Depois dos torcedores conhecerem as seis equipes classificadas para a próxima fase na categoria sub-15 do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio, a fase inicial do torneio teve continuidade no último final de semana. A 9ª rodada teve a realização de três jogos em quatro campos municipais de Pouso Alegre. A grande surpresa da rodada aconteceu no estádio Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, com a vitória da CAP/Padre Mário sobre o Estrela Azul.

Considerado o favorito para o clássico do bairro São Cristóvão, o Estrela Azul acabou sendo derrotado pela equipe do CAP/Padre Mário, que agora divide a quarta posição do grupo A com o próprio Estrela Azul, ambos com sete pontos. A chave é liderada pelo Forcraques, que manteve o 100% de aproveitamento sobre o Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias com o placar de 4 a 0. Este jogo aconteceu no estádio municipal Pedro Marques da Silva, no bairro Jardim São João.

O outro duelo da categoria foi disputado por RA Soccer e Flamina no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. Os comandados por Reinaldo e Henrique venceram a equipe do Jardim Yara pelo placar mínimo: 1 a 0. Com o resultado, o RA Soccer mantém o 100 % de aproveitamento em seu grupo, que ainda teve a vitória por WO da JUVENE. A equipe da AABB não compareceu para jogar contra a JUVENE e a equipe ficou com os três pontos.

Categoria sub-13

Pela categoria sub-13, o Pousoalegrense bateu a CAPEA pelo placar de 11 a 0. Com este resultado, a equipe dos irmãos Grapete e Paulo Borges assume a segunda posição do grupo, ao lado do Estrela Azul, que também triunfou na rodada. Jogando no Chicão, a equipe do bairro São Cristóvão bateu o CAP/Padre Mário pelo placar de 4 a 1. Já no grupo B, o Flamina adiou sua classificação para a última rodada. A equipe foi goleada pelo RA Soccer por 6 a 0. Já a JUVENE venceu de virada o confronto contra a AABB com o resultado de 2 a 1.