sábado, 20 de novembro de 2010

Futebol Americano

Vasco vence primeira partida de futebol americano disputada em Pouso Alegre


De um lado São Paulo Spartans, do outro Vasco da Gama Patriotas. Com capacetes, shoulders (protetor dos ombros e peito) e pads (protetor das pernas e joelhos) dezenas de atletas estavam apostos para dar início a mais uma partida do Torneio Touchdown 2010. O local do duelo era inédito. Pela primeira vez, Pouso Alegre recebia uma partida de Futebol Americano. A arquibancada montada na lateral do campo da Univás estava lotada, muitos ainda buscaram a sombra das árvores atrás do campo, para acompanhar o duelo do esporte jogado com a bola oval.

As quase 500 pessoas presentes no local observavam com atenção cada gesto dos atletas e se surpreendiam com as jogadas da partida. E é da torcida que vem os aplausos a cada bola interceptada, lançamentos precisos e trombadas entre os jogadores. De dentro de campo, ouvem-se muitos gritos, vibração o tempo todo. O duelo era decisivo para ambas as equipes, último jogo da divisão sudeste do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Tanto os Spartans, quanto os Patriotas, precisavam da vitória para continuar a busca pelo título inédito. E quem se deu bem na partida, foi à equipe Carioca.

Formada basicamente por jogadores que atuam em times de futebol americano na areia, a equipe do Vasco da Gama Patriotas venceu o duelo contra o São Paulo Spartans, atuais campeões paulistas, de forma emocionante. Perdendo por 20 a 9 até os minutos finais, os cariocas viraram a partida a 20 segundo do fim para 23 a 20. Com o resultado, a equipe avançou a semifinal da competição e vai enfrentar no próximo sábado (27), a equipe do São José Istepôs, em Florianópolis, Santa Catarina. A outra semifinal será disputada entre Vila Velha Tritões/ES e Curitiba Hurricanes/PR. A final do campeonato acontece no dia 11 de dezembro, na Vila Belmiro, em Santos/SP.

Futebol

Santa Rita goleia e está na semifinal da Copa COE de Veteranos

A quarta edição da Copa COE de Veteranos conheceu neste sábado (20) seu último semifinalista. Depois de Center Vale, Natércia e Montanhês garantirem vaga na penúltima fase na competição, era a vez de Santa Rita e Sport São João definirem quem continuaria na briga pelo título. E quem se deu bem na disputa foram os santarritenses, que golearam a equipe do bairro São João, por 5 a 2.

Com ex-atletas profissionais no elenco, a equipe de Santa Rita foi superior na partida. No entanto, o primeiro gol da partida foi marcado somente no final da etapa inicial. Cobrando escanteio, Robledo marcou para os santarritenses, após desvio de Tadeu. 1 a 0, resultado levado para o intervalo. Com a vantagem mínima no placar, Santa Rita se acomodou e viu o Sport São João reagir.

Logo aos 4 minutos da segunda etapa, a equipe “da casa” empatou o jogo com o atacante Paulino. E o mesmo jogador do Sport São João virou o jogo aos 28 minutos, quando todos acreditavam que o duelo seria definido nos pênaltis. Porém, da mesma maneira que tomou a virada, Santa Rita foi buscar a reação e ela veio dois minutos depois com Carlão e em seguida, com o atacante Baldoni.

Desesperado, a equipe do Sport São João foi para cima do adversário para tentar empatar o duelo novamente, mas no contra-ataque, Galinzé fez o quarto gol dos santarritenses e o capitão Turuta ampliou nos acréscimos, garantindo Santa Rita na semifinal do torneio mais importante da categoria na região e eliminando o Sport São João.

O próximo jogo de Santa Rita será contra a equipe do Center Vale, no próximo sábado (27), às 18 horas, também no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Futebol

WO impede Pousoalegrense de brigar pela liderança na Copa COE Infantil

Segundo colocado no grupo A da Copa COE Infantil – João Ribeiro, a equipe do Pousoalegrense iria enfrentar o Juventude neste sábado (20), no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, para tentar alcançar a liderança da chave. No entanto, devido ao número insuficiente de atletas da equipe adversária, o Pousoalegrense foi considerado vencedor do duelo por WO, permanecendo assim na segunda posição do grupo – a CAPEA ficou com a liderança. Com isso, a equipe vai enfrentar na semifinal da competição, o primeiro colocado do grupo B, no dia 28.

Futsal

Tijuca e Tradição goleiam e garantem vaga nas quartas da Copa Unimed

A fase de oitavas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, teve um início equilibrado – os três primeiros classificados foram conhecidos na disputa de pênaltis. No entanto, neste sábado (20), as partidas de mata-mata foram mais tranquilas e as redes balançaram várias vezes.

No primeiro duelo, às 17 horas, a Tijuca venceu Congonhal pelo placar de 5 a 0 e vai enfrentar na próxima fase, a equipe da Árvore Grande. No segundo jogo da rodada, a Tradição bateu o Bohemios por 9 a 5 e aguarda a definição do próximo adversário, que sai da partida entre Cambuí e Paraisópolis.

Futsal

Santos vence na prorrogação e fica com o título da Copa Unimed Sub-20


Depois de uma primeira fase tranquila e uma goleada na semi, o Santos FC chegou à final da primeira edição da Copa Unimed, categoria sub-20, como favorito. No entanto, do outro lado estava o Boleiros FC, que chegou a decisão na base da superação. E foi dessa maneira, que a equipe buscou equilibrar a partida final da competição, mas um gol na prorrogação deu o título ao Santos FC, neste sábado (20).

Formado basicamente por garotos do bairro São Geraldo, o Santos FC começou a decisão melhor. Em menos de cinco minutos, Netinho já tinha marcado dois gols. Porém, o Boleiros não se entregou e foi buscar o empate. Fernando e Jaderson fizeram os gols da equipe, igualando assim o placar do jogo.

Com o empate em 2 a 2, no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. E logo no primeiro minuto, Vinicius marcou o gol que deu o título ao Santos FC. Festa nas arquibancadas do ginásio poliesportivo Rosão, que recebeu um bom público para acompanhar a decisão Copa Unimed de Futsal sub-20.

Futebol

Rodada define último classificado para semi da Copa COE de Veteranos


A quarta edição da Copa COE de Veteranos está chegando ao fim. O torneio que teve início em setembro está na fase de quartas de final. E neste sábado (20) será conhecido o último semifinalista da competição. Santa Rita e Sport São João se enfrentam às 18 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera para saber que vai enfrentar o Center Vale na próxima fase decisiva. A outra semifinal já está definida, o confronto será entre Natércia e Montanhês.

Campeã da primeira edição da Copa COE de Veteranos, Santa Rita busca o bi. No entanto, para continuar sonhando com a conquista de mais um título no bairro São João, a equipe comandada pelo treinador Aleluia precisa passar pelo Sport São João. E para o duelo deste sábado, os santarritenses vão a campo com força máxima, em especial, com o habilidoso meio-campista Turuta.

Pelo lado do Sport São João, que é liderado pelo meia Guina, a equipe espera surpreender. Após boa campanha na primeira fase, o Sport São João pretende segurar o ímpeto adversário e explorar os contra-ataques, assim como a equipe fez em suas três partidas iniciais. E para parar os atacantes adversários, a equipe do bairro São João conta com a força do volante Tadeu, recuperado de contusão no ombro.

Infantil

Antes do duelo de veteranos, às 16 horas, será disputado no mesmo estádio, a partida válida pela Copa COE Infantil - João Ribeiro. Neste sábado jogam Juventude e Pousoalegrense. A primeira equipe já está eliminada, ao contrário da segunda, que garantiu classificação na última semana, sem ter entrando em campo. O Pousoalegrense precisa de uma vitória com grande diferença de gols para tentar garantir a primeira colocação do grupo A, ultrapassando assim a CAPEA.

Futsal

Santos e Boleiros disputam a final da Copa Unimed Sub-20

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria sub-20, terá sua final disputada neste sábado (20), às 16 horas. O duelo será entre Santos FC e Boleiros FC, duas equipes pousoalegrenses, que realizaram campanhas distintas, mas que chegaram a final com méritos.

O Santos FC, formado basicamente por jovens do bairro São Geraldo, está invicto na competição. A equipe venceu todos os jogos que disputou, marcando 19 gols e sofrendo apenas quatro. Já o Boleiros FC, perdeu na estreia, mas depois se recuperou, passando pelo Bohemios na semi.

A grande decisão acontece neste sábado (20), às 16 horas, no ginásio poliesportivo Rosão. O duelo será transmitido pela TV Libertas e Rádio Clube de Pouso Alegre.

Futebol Americano

Pouso Alegre recebe pela primeira vez uma partida de futebol americano

São Paulo Spartans enfrenta Vasco da Gama Patriotas pelo Torneio Touchdown 2010, equivalente ao campeonato brasileiro, neste sábado

A bola oval chegou a Pouso Alegre. Desde março deste ano, a cidade conta com uma equipe de futebol americano, o Pouso Alegre Gladiators. O esporte que é um dos mais populares nos Estados Unidos ainda caminha timidamente no Brasil, inclusive na ‘Terra do Mandú’. No entanto, neste sábado (20), às 15 horas, os pousoalegrenses terão a oportunidade de conhecer e acompanhar pela primeira vez, uma partida de futebol americano.

O duelo será entra São Paulo Spartans e Vasco da Gama Patriotas, válido pelo Torneio Touchdown 2010, competição que equivale ao campeonato brasileiro da modalidade, nas dependências do Campus Fátima da Univás. A oportunidade de realizar a partida de futebol americano em Pouso Alegre surgiu devido ao empenho dos próprios jogadores do Pouso Alegre Gladiators, primeira e única equipe da modalidade no Sul de Minas.

Os integrantes da equipe pousoalegrense são responsáveis também por toda organização do evento. Desde arquibancada, até mesmo providenciar uma ambulância no dia da partida. Mas, para isso, os Gladiators contam com o apoio do curso de Educação Física da Univás, o qual oferece o espaço para a realização dos treinos da equipe e agora da partida, além da prefeitura municipal de Pouso Alegre.

Em relação ao jogo que terá grandes atletas, trata-se de um duelo decisivo, pois quem vencer garante vaga na semifinal da competição. Os Spartans contam em seu elenco com Peninha Spinelli, atleta considerado o melhor quaterback (jogador que faz os lançamentos) brasileiro, além do Center (responsável por bloquear o adversário) Douglas Boss. Já os Patriotas tem como grande destaque o fullback (jogador que corre com a bola) Felipe Rugboy.

A partida entre São Paulo Spartans e Vasco da Gama Patriotas terá narração no local do jogo, arquibancadas para cerca de 300 pessoas, pintura com as marcações do campo de jogo e transmissão via internet do Play by Play (jogada a jogada), através da comunidade do Orkut do Torneio Touchdown e do Twitter dos Spartans (@spartans_fa) e dos Pouso Alegre Gladiators (@pagladiators_fa).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Futsal

Primeiros duelos das oitavas da Copa Unimed são decididos nos pênaltis

Três jogos, três decisões. A fase de oitavas de final da primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, teve início nesta sexta-feira (19). E o equilíbrio predominou nas partidas realizadas no ginásio poliesportivo Rosão e os classificados só saíram após disputa de pênaltis.

Às 19h30min, jogaram Algodão e Árvore Grande. Depois de empatar em 1 a 1, a equipe da zona rural de Pouso Alegre foi derrotada nos pênaltis, por 5 a 3. Logo depois, às 20h15min, aconteceu o jogo entre Dom Nery e Careaçu. O empate em 3 a 3 persistiu nos 40 minutos e a partida foi para os pênaltis, e quem se deu bem foi a Dom Nery,que venceu por 5 a 4.

E no fechamento do primeiro dia de jogos de mata-mata, mais um empate e decisão por pênaltis. Dessa vez que jogou foram as equipes do CAPEA e Boca Juniors, que ficaram na igualdade em 2 a 2. Na disputa de penalidades, a equipe do Boca venceu por 8 a 7 e garantiu vaga nas quartas de final da competição.

E os jogos decisivos continuam a ser disputados neste sábado (20). Às 15 horas, jogam no ginásio poliesportivo Rosão, Tijuca e Congonhal e às 17 horas, Tradição e Bohemios.

Futsal

Oitavas de final da Copa Unimed de Futsal começa nesta sexta-feira

Depois de 21 partidas, a fase classificatória da primeira Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, chegou ao fim nesta semana. E nesta sexta-feira (19), já começam as partidas válidas pelas oitavas de final da competição. Três jogos serão disputados no ginásio poliesportivo Rosão, em Pouso Alegre.

Às 19h30min, jogam Algodão e Árvore Grande. A equipe da zona rural de Pouso Alegre venceu suas duas partidas da primeira fase, mas vai enfrentar um adversário forte e tradicional da cidade. Logo após esse grande duelo, acontece às 20h15min, o jogo entre Vila Dom Nery e Careaçu, que ficou no 12º lugar na classificação geral da primeira fase.

E no fechamento do primeiro dia de jogos decisivos, às 21 horas, a CAPEA enfrenta o Boca Juniors. O duelo promete fortes emoções, pois as equipes fizeram boas partidas na primeira fase e contam com jogadores de qualidade em seus elencos. As partidas acontecem no Rosão e a entrada é franca.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Futsal

Divulgados os confrontos das oitavas de final da Copa Unimed de Futsal

A secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre divulgou na tarde desta quinta-feira (18) os confrontos das oitavas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta. A fase de mata-mata da competição terá início nesta sexta-feira (19) com a realização de três partidas, no ginásio poliesportivo Rosão. Às 19h30min, a equipe do Algodão enfrenta a Árvore Grande, seguido por Dom Nery e Careaçu, às 20h15min. E por último, às 21 horas, a CAPEA enfrenta o Boca Juniors.

Confira abaixo os demais jogos:

20/11 - 15 horas - Tijuca x Congonhal
20/11 - 17 horas - Tradição x Bohemios
22/11 - 19h30min - Cambuí x Paraisópolis
22/11 - 20h15min - Santarritense x Merc. 3 Corações
22/11 - 21 horas - Andorinha x JUVENE

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Futsal

Boca Juniors se recupera, goleia e se classifica na Copa Unimed de Futsal

A última rodada da fase classificatória da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, teve muitos gols. Na primeira partida desta quarta-feira (17), disputada entre Boca Juniors e Botafogo, 7 gols foram marcados. E a equipe do Boca, que em sua estreia tinha perdido para a Tijuca por 5 a 2, conseguiu se recuperar na competição ao vencer o Botafogo de Cachoeira de Minas, por 7 a 1. Com este resultado, a equipe de Pouso Alegre garantiu vaga na próxima fase da competição.

O mesmo aconteceu com o Andorinha, ao vencer sua segunda partida. A equipe de Ipuíuna triunfou sobre o Bohemios pelo placar de 5 a 4. Outra equipe que venceu e vai disputar as oitavas de final é o Santarritense. A equipe venceu a Faculdade de Direito pelo placar de 7 a 3.

A próxima fase da Copa Unimed de Futsal começa nesta sexta-feira (19). O Esporte Pouso Alegre divulga nesta quinta-feira (18) os confrontos da fase de mata-mata do certame.

Futsal

Algodão e Cambuí vencem e conquistam a liderança de seus grupos na Copa Unimed de Futsal

Assim como a Tijuca, Algodão e Cambuí foram às únicas equipes que venceram seus dois jogos na primeira fase da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, até o momento e garantiram a liderança de seus grupos, além da classificação para a próxima fase.

Os novos triunfos aconteceram nesta terça-feira (16), no ginásio poliesportivo Rosão. Às 19h30min, a equipe do Algodão venceu o Mandú pelo placar de 4 a 1, seguido pelo duelo entre Careaçu e Mercadinho Três Corações, onde a equipe de Pouso Alegre venceu por 4 a 2. E no fechamento da rodada, às 21 horas, Cambuí não deu chances para a equipe da Árvore Grande e venceu por 3 a 0.

E nesta quarta-feira (17), será realizada a última rodada da fase classificatória, definindo assim os últimos classificados para as oitavas de final da competição. Às 19h30min, a equipe do Boca Juniors enfrenta o Botafogo, de Cachoeira de Minas. Às 20h15min, Andorinha de Ipuíuna enfrenta o Bohemios e no encerramento da rodada, às 21 horas, Santarritense duela contra a Faculdade de Direito. Os jogos serão no ginásio poliesportivo Rosão.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Futsal

PA perde e Ipuíuna está nas quartas da Taça EPTV de Futsal Feminino


Pouso Alegre precisava de um “milagre” para se classificar para a próxima fase da quinta edição da Taça EPTV de Futsal Feminino. Além de ter que golear Ipuíuna, a equipe pousoalegrense dependia de uma vitória de Cambuí sobre Areado. Ao menos, as cambuienses colaboraram, pois venceram suas adversárias por 7 a 0, no entanto, Pouso Alegre não fez sua parte. A equipe foi goleada novamente, dessa vez perdeu por 7 a 1 para Ipuíuna, que é representada pelas “Garotas da AABB”.

Jogando no ginásio do Sesi/FIEMG, no bairro São Geraldo, Pouso Alegre recebeu Ipuíuna, que também precisava da vitória para garantir vaga nas quartas de final da competição mais importante da modalidade na região. E as “Garotas da AABB”, que defendem a “Terra da Batata” conseguiram o triunfo, até com certa facilidade. A vitória começou a ser formada logo aos 6 minutos de jogo, com Bia.

Dois minutos depois, Marcelinha, a estrela da equipe de Ipuíuna, balançou a rede. Festa na arquibancada que contava com bom número de torcedores. E a partir daí, Pouso Alegre se desesperou e passou a cometer faltas fortes. Com tranquilidade, Ipuíuna soube administrar a situação e voltou a marcar mais um gol, aos 10, com Carol.

E a garota de Santa Rita de Caldas, que joga por Ipuíuna, voltou a marcar quatro minutos depois, mostrando toda categoria e fazendo um belo gol. 4 a 0 para as “Garotas da AABB”, placar levado para o intervalo de jogo. Preocupado com as atitudes da equipe pousoalegrense, Clóvis Massafera mudou sua equipe no segundo tempo e o rendimento caiu.

Com a saída de Marcelinha e Carol, que vinham desequilibrando a partida, Ipuíuna passou a ser pressionado por Pouso Alegre, que tinha em quadra a força de Rosi. Com mais volume de jogo, as pousoalegrenses passaram a dominar a partida. E a superioridade naquele momento fez com que Pouso Alegre diminuísse a diferença no placar. A experiente Rosana, marcou após cobrança ensaiada de falta.

Mas, a reação de Pouso Alegre terminou por aí. Com Marcelinha e Carol novamente em quadra, Ipuíuna voltou a marcar e pressionar a saída de bola das adversárias. E aos 11 minutos, Bia voltou a marcar. Três minutos depois, Raquel que tinha acabado de perder um gol, anotou o seu. Sem chance mais na partida, Pouso Alegre viu Ipuíuna ampliar o marcador antes do apito final, com Carol. 7 a 1, placar final da partida.

Classificada em segundo lugar do grupo C, atrás de Cambuí, a equipe de Ipuíuna deve pegar na próxima fase, as quartas de final, o primeiro colocado do grupo D, que tem Passos, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso ainda brigando pela posição. A definição do próximo adversário vai acontecer na quinta-feira (25). O jogo de Ipuíuna acontece no dia 2 de dezembro, com local e horário a definir.

Foto: Batom Esporte Clube

Futsal

PA precisa de um “milagre” para se classificar na Taça EPTV Feminino


Depois de sofrer duas derrotas em suas primeiras partidas na Taça EPTV de Futsal Feminino, a equipe de Pouso Alegre necessita agora de uma combinação de resultados para se classificar à próxima fase. No entanto, essa chance de avançar para as quartas de final é remota, pois as pousoalegrenses precisam golear Ipuíuna e torcer por uma derrota de Areado para Cambuí. E estas partidas acontecem nesta terça-feira (16).

Às 20 horas, no ginásio do Sesi/FIEMG de Pouso Alegre, a equipe pousoalegrense, representada pela AFC, enfrenta Ipuíuna, que é formada também por jogadoras de Pouso Alegre, as garotas das AABB. E é por esse motivo que se espera um equilíbrio nesta partida, dificultando ainda mais a situação da equipe comandada pelo treinador Bruno César, que precisa vencer por uma diferença de no mínimo seis gols.

Mas, para a classificação acontecer, além da goleada sobre Ipuíuna, Pouso Alegre precisa ainda torcer por uma vitória da equipe de Cambuí sobre Areado por no mínimo 10 gols. Essa partida será realizada, também às 20 horas, mas na cidade de Poços de Caldas, no ginásio do Sesi/FIEMG. Caso haja essa combinação de resultados, Pouso Alegre se classificaria na sua colocação do grupo C, pegando na próxima fase, o líder do grupo D.

Mas, Pouso Alegre não vai encontrar facilidade no confronto diante de Ipuíuna. As garotas da AABB também têm chance de classificação e só a vitória interessa para a equipe comandada pelo treinador Clóvis Massafera. Ipuíuna vem de vitória na Taça EPTV de Futsal, na última semana a equipe venceu Areado por 3 a 2 e em caso de nova vitória nesta terça-feira, garante vaga nas quartas de final da competição.

Futsal

Jogos da Copa Unimed de Futsal voltam a ser realizados nesta terça

Após intervalo de três dias, os jogos da primeira Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, voltam a ser disputados nesta terça-feira (16) no ginásio poliesportivo Rosão. O campeonato que está afunilando vai definir a situação de mais três chaves nesta rodada. Pelo grupo G, jogam às 19h30min, Mandú e Algodão, às 20h15min, Careaçu e Mercadinho Três Corações se enfrentam pelo grupo D e pelo grupo E, o jogo mais esperado da rodada, às 21 horas, Cambuí e Árvore Grande. Quem vencer os duelos garante vaga para a próxima fase, que terá início ainda nesta semana, na sexta-feira (19).

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Futebol


Um dos grandes questionamentos da torcida rubro-negra era em relação ao hino do Pouso Alegre FC. Existe o hino, ou não? Sim, existe. Escrito pelo cantor e compositor Vicente Ambrosino, o Esporte Pouso Alegre traz com exclusividade o hino do Dragão. Ouça e cante:



Hino do Pouso Alegre FC
Vicente Ambrosino

Somos fortes, guerreiros invencíveis,
nosso lema é jogar futebol.
No gramado a esperança do lado,
brilha forte, como brilha o sol.

Temos orgulho de sermos patriotas,
no nosso peito, a camisa Dragão.
Honraremos até a morte por ele,
Pouso Alegre está no coração.

Somos Dragão, somos guerreiros,
lutaremos até sermos os primeiros (bis).

Somos fiéis, somos Dragão, somos de Minas,
onde o verde, há esperança de vida.
Gritaremos bem alto a vitória,
a derrota que Deus elimina.

Temos orgulho de sermos patriotas,
no nosso peito, a camisa Dragão.
Honraremos até a morte por ele,
Pouso Alegre está no coração.

Somos Dragão, somos guerreiros,
lutaremos até sermos os primeiros (bis).


Colaboração Tony Pádua, Rádio Clube de Pouso Alegre

Futebol


Dragão na elite e o novo ‘fim’

Com dois títulos importantes como clube amador, o Pouso Alegre Futebol Clube se profissionalizou novamente em 1984. Essa segunda fase profissional tinha como objetivo o retorno do rubro-negro a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e quem sabe o acesso a elite do futebol estadual. E isso se concretizou pouco tempo depois.

Em 1988, o PAFC alcançou o seu maior objetivo com profissional, o acesso a elite do Campeonato Mineiro. Mas, essa conquista veio de forma sofrida. A última partida daquele certame ficou conhecida como "A Batalha de Três Corações", pois aquele jogo não teve fim e o resultado - que favorecia o PAFC - só saiu meses depois, já em 1989, após intervenção judicial. Com o acesso garantido na justiça, o PAFC fez sua estréia na Primeira Divisão do Mineiro, com o campeonato já em andamento. Com isso o rubro-negro teve que fazer muitas partidas em pouco espaço de tempo - chegou a jogar três vezes por semana. Mas, mesmo assim o time do PAFC conseguiu manter-se na elite do futebol mineiro.


E foi em 1990, que o PAFC realizou o seu maior feito no futebol profissional. Disputando o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, com 18 equipes, alcançou a quinta colocação, com um time que será lembrado por todos: Paulo César; Edvaldo, César, Zigomar e Nonato; Alcinei, Paulo da Pinta e Fernando Baiano; Heleno, Carlão e Anderson. Com esse elenco, o Dragão conseguiu feitos históricos, como a vitória sobre o Atlético Mineiro em pleno Mineirão, no dia em que o Galo completava 82 anos.

Com a falta de apoio e estrutura, foi difícil o PAFC manter aquele elenco supervalorizado e o time foi se desfazendo. Nos campeonatos seguintes, o time perdeu pouco a pouco a sua identidade e em 1992, despediu-se da elite mineira. Disputou o Módulo II até o ano de 1998 e foi nesse mesmo ano em que se licenciou da Federação Mineira de Futebol, ficando inativo até 2009, quando voltou à Segundona do Mineiro, chegando ao hexagonal final.

Futebol


A primeira era profissional

Mais de uma década longe dos gramados, o PAFC resolveu voltar no ano de 1967. E voltou como profissional. O rubro-negro participou naquele ano da Segunda Divisão do Mineiro. O Pouso Alegre FC foi campeão da Chave Sul do torneio e classificou-se para as finais, mas acabou perdendo a vaga nos tribunais, por incluir um atleta em condição irregular.

Aquilo foi um balde de água fria jogado nas pretensões pousoalegrenses. No ano seguinte, o time voltou a disputar a mesma competição, mas não contava com o mesmo entusiasmo e foi eliminado logo na primeira fase do certame. Atolado em dívidas, o PAFC fechou o seu breve retorno aos gramados em 1968.



O título mais importante

Com o novo fechamento do PAFC, outro problema se acarretou na cidade. A LEMA, que comandava os torneios amadores, também foi sucumbida e encerrou suas atividades no final da década de 60. Porém, a persistência de alguns clubes amadores de Pouso Alegre, não permitiu que o futebol chegasse ao fim.

A década de 70 ficou marcada pelos torneios regionais que contavam com a participação de jogadores consagrados no futebol paulista, ou que viriam fazer sucesso no Brasil. Ao mesmo tempo, nascia nesse período a nova geração do futebol da cidade. Zé Carlos "Espoleta", Paulo da Pinta, Betão, Hermínio, Juninho Coldibelli, Amarildo e Silvano, viriam futuramente elevar o nome de Pouso Alegre no cenário futebolístico.

No início da década de 80, a Liga Municipal foi reativada. Com isso os torneios amadores da cidade - que não pararam de ser realizados - foram fortalecidos e boatos da volta do PAFC começaram a ser ouvidos pela cidade. E isso aconteceu em 1983. Ainda como time amador, o PAFC foi campeão da Copa Sul Mineira, jogando com atletas somente da cidade.


E foi nesse mesmo ano, que o PAFC conquistou seu maior troféu. O rubro-negro foi campeão amador do Estado de Minas Gerais. O torneio que foi disputado por mais de 30 equipes, teve em sua final PAFC e Curvelo.

Com informações de Donizete Barbosa

Futebol


A origem do Dragão das Alterosas

Em 1894, Charles Müller trouxe para o Brasil, o futebol. Em pouco tempo, a prática se difundiu pelo país, inclusive em Pouso Alegre. A origem do futebol na Terra do Rio Mandú, é datada em meados de 1910. Padres e estudantes do Rio de Janeiro e São Paulo, que lecionavam e estudavam no Colégio São José, deram inicio a prática do esporte na cidade.


A primeira diretoria do PAFC

Com a popularização do futebol em Pouso Alegre, um grupo de amigos apaixonados pelo esporte, resolveu fundar o Pouso Alegre Foot Ball Club em 1913, em uma reunião na casa de Alfredo Ennes Baganha, no dia 15 de novembro daquele ano. Naquela ocasião, foi criada também a primeira diretoria do clube, que em 7 de julho de 1944 passaria a se chamar Pouso Alegre Futebol Clube.

O primeiro presidente do Dragão das Alterosas foi Alfredo Ennes Baganha e o vice João Marcondes Santos. O restante da diretoria era composta por Alfredo de Carvalho Águeda, Eduardo de Souza Gouveia, Porfírio Ribeiro de Andrade, Pedro José Narciso, Pedro Alves da Cunha e Benedito Soares (1º capitão do time).

A primeira partida do PAFC aconteceu somente no dia 1º de março de 1914, contra o Democratas. O duelo terminou em 0 a 0 e foi disputado no campo do Colégio São José, onde hoje encontra-se o ginásio poliesportivo Ludovico Pavonni. E o primeiro triunfo do Dragão só veio a acontecer 13 dias depois jogando em Santa Rita do Sapucaí. O rubro-negro bateu o Santarritense FC pelo placar de 2 a 1.

E com o passar dos anos, o Pouso Alegre Football Club se manteve em atividade, realizado diversos jogos amistosos e até mesmo torneios contra equipes do Sul de Minas. No entanto, ainda no final da década de 10, o PAFC caiu no ostracismo, voltando aos gramados no ano de 1928, conquistando sua maior glória até aquele momento.

No dia 28 de setembro daquele ano, reunidos no Fórum de Pouso Alegre, Alfredo Baganha, primeiro presidente do PAFC e José Nunes Rebello, lavraram a ata de compra de um terreno localizado no alto da Rua Comendador José Garcia, onde seria construído o futuro estádio do Dragão das Alterosas. O valor da compra foi de 8 contos de réis.

A partir disso, já na década de 30, muitos times paulistas começaram a jogar no campo do PAFC. Guarani, Ponte Preta e o extinto Ypiranga, foram alguns dos times que passaram por Pouso Alegre. Nessa mesma época, foram criados e disputados vários torneios intermunicipais. No final da década de 40, mais precisamente no ano de 1947, foi fundada a Liga Esportiva Municipal de Amadores (LEMA). A entidade, que teve como primeiro presidente Pardal Vilhena de Alcântara, passou a organizar essas competições e muitos times amadores apareceram na cidade, fazendo frente ao PAFC.

Com o fortalecimento de outros times, o Pouso Alegre acabou entrando em recesso das competições amadoras no início da década de 50, colocando assim um ponto final na sua primeira fase como clube de futebol amador.

Com informações de Donizete Barbosa

domingo, 14 de novembro de 2010

Futebol

Vitórias da Ponte e CAPEA definem os semifinalistas da Copa COE Infantil

A rodada do fim de semana da segunda edição da Copa COE Infantil – João Ribeiro definiu os quatro semifinalistas. No sábado (13), o Flamina já tinha garantido vaga e neste domingo (14), às 8h30min, a equipe da Ponte Preta, que é representada pelos garotos do RA Soccer, venceu a AABB, por 2 a 0, garantindo assim vaga na semifinal, eliminando o adversário. O mesmo aconteceu, às 10 horas, no duelo entre CAPEA e Padre Mário. A equipe do bairro Cidade Jardim goleou o adversário por 6 a 3 e garantiu vaga na próxima fase.

Agora falta apenas definir as posições das equipes classificadas. E isso acontece no próximo fim de semana com a realização de três partidas. No sábado (20), a equipe do Juventude, já eliminada, enfrenta o Pousoalegrense, que mesmo sem jogar garantiu vaga. Os garotos comandados por Grapete precisam vencer por diferença de no mínimo sete gols para garantir o primeiro lugar do grupo A. Caso contrário, a CAPEA fica na ponta.

No domingo (21), às 8h30min, o Flamina enfrenta a Ponte Preta. Quem vencer fica na primeira colocação do grupo. Ambas as equipes já estão classificados. Logo depois, às 10 horas, AABB e Manchester disputam o duelo dos desclassificados.