sábado, 3 de dezembro de 2011

Bate-bola

“O futebol europeu é organizado, bem diferente do brasileiro”



Das brincadeiras na Rua da Tijuca, a ídolo na Suécia. Bruno Manoel Marinho, 27 anos, meio-campista do Åtvidabergs FF, clube que conquistou no último mês de outubro o Superettan, campeonato da segunda divisão do futebol sueco, está em Pouso Alegre. Após a longa e fria temporada na Europa, o atleta curte as merecidas férias ao lado dos familiares e aproveita para falar com a imprensa local.

O pousoalegrense que teve passagens pelas categorias de base do América Mineiro, São Paulo e Santos, fala sobre os três anos no futebol sueco e principalmente da temporada 2011, onde foi destaque da equipe. “No início foi difícil. Eu tinha dificuldade em me comunicar e sofri bastante com o inverno, que é muito forte na Suécia. Mas, depois, a partir da segunda temporada as coisas melhoraram dentro e fora de campo”, lembra.

Foi na cidade de Åtvidaberg, localizada no sul da Suécia, que o pousoalegrense constituiu sua família, ao lado da esposa Natália Marinho. Ao mesmo tempo em que a responsabilidade extra campo aumentou, principalmente após a chegada da filha, dentro das quatro linhas, o atleta ganhou a confiança da comissão técnica, companheiros e torcedores, que consequentemente gerou uma cobrança maior sobre o meio-campista.

“Com o passar dos anos, a gente vai amadurecendo. O futebol sueco, o futebol europeu em si é muito organizado, bem diferente do brasileiro. Somos cobrados por isso, temos que cuidar muito bem da parte física”, comenta. Quando não está jogando ou treinando, Bruno prefere ficar em casa, ao lado da família. “Como é muito frio na Suécia, prefiro assistir um filme, ficar na internet”, completa.

O pousoalegrense conta que apesar do frio rígido, a Suécia também tem seus dias de calor, poucos na verdade, mas o suficiente para o atleta, família e amigos irem até para a praia. “Quando faz 20° positivo, que é a média durante o verão sueco, conseguimos ir à praia. Temos que dar sorte. Esses dias são raros na Suécia. Lá já enfrentei frio de 28° negativo. Nevou bastante nos últimos anos, chegou até a assustar as autoridades”.

Mesmo com o frio e a distância, praticamente um dia de viagem, Bruno pretende seguir na Europa. Em outubro, após o título do Superettan, a diretoria do Åtvidabergs FF renovou o contrato com o meio-campista por mais duas temporadas. “Estou feliz no clube. Lá tenho total apoio da diretoria, comissão técnica, companheiros e torcida. Espero que nesses próximos dois anos, possa me dedicar mais ainda ao meu trabalho”, afirma.

Em relação ao futebol brasileiro, o pousoalegrense sonha em um dia vestir a camisa do Flamengo, clube do coração, mas não descartaria jogar pelos rivais, Vasco da Gama, Fluminense ou Botafogo: “Sou profissional, iria respeitar a camisa desses grandes clubes, que possuem uma excelente estrutura e oferecem todas as condições para seus atletas desempenharam seu futebol”, comenta o meio-campista.

Enquanto seu sonho não se realiza, Bruno segue para a Europa ainda este mês. Sua equipe já deu início à pré-temporada, mas devido à demora na renovação do seu visto de trabalho, o atleta deve atrasar um pouco sua reapresentação no Åtvidabergs FF. Nada que vá atrapalhar 2012, ano em que ele pretende conquistar novos títulos e fazer a alegria dos suecos e pousoalegrenses.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Futsal

Pouso Alegre pega Guaranésia em inédita final da Taça EPTV Feminino



Pouso Alegre e Guaranésia duelam neste sábado (3), às 15 horas, em busca do título da 6ª Taça EPTV de Futsal Feminino. A partida será no ginásio poliesportivo Sesi/FIEMG, em Itajubá. Está será a primeira vez que as equipes chegam à final e para Pouso Alegre, que está sendo representado na competição pelas Garotas da AABB, o jogo é resultado dos trabalhos que começaram a pouco mais de dois anos, pelo treinador Clóvis Massafera.

“Superamos muitas dificuldades para chegar até aqui. Nosso time está concentrado e muito focado para essa decisão. As garotas estão tranquilas e com muita vontade de ficar com o título, que seria importante para nós e para a cidade, pois pode ser o primeiro título na categoria”, comenta o treinador pousoalegrense, que ano passado disputou a Taça EPTV de Futsal Feminino pela cidade de Ipuíuna e ficou nas quartas de final.

Sobre a equipe adversária, Guaranésia, que eliminou o favorito Elói Mendes na semifinal da competição, Clóvis Massafera diz que possui poucas, mas importantes informações. “Sei quem é a atleta mais perigosa delas e também a principal jogada. Vamos tentar neutralizar isso durante a partida. Hoje (sexta-feira) vou conversar com a nossa equipe e passar tudo que sabemos sobre o adversário”, afirma.

A experiente goleira Jô, um dos destaques de Pouso Alegre na competição, conhece Guaranésia, que está sendo representada na Taça EPTV de Futsal Feminino por jogadores de Guaxupé. “É um time forte, que joga junto já há alguns anos. Vamos ter muita dificuldade nessa decisão, mas confio em nosso time, na comissão técnica e podemos ficar com o título. Depende da gente”, espera.

Outro destaque de Pouso Alegre para a final é Marcelinha, que na vitória por 5 a 0 sobre Passos, na semifinal da competição, marcou um gol e deu três assistências. Para ela, o objetivo da equipe ainda não foi alcançado, segundo ela a meta é o título. “Trabalhamos muito para chegarmos até aqui. Tenho certeza que a gente vai fazer uma excelente final e sair de quadra campeã, pela primeira vez”.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, os torcedores pousoalegrenses poderão viajar até Itajubá gratuitamente para acompanharem a grande final neste sábado (3). Um ônibus irá sair em frente ao Sport’s Bar, na Avenida Uberlândia, no bairro São João, às 13 horas, com destino ao Sesi de Itajubá

Futebol

Fim de semana decisivo em Pouso Alegre



Dois dias de decisão para o esporte pousoalegrense. Três competições de futebol que vem sendo realizadas na cidade, sendo duas adultas e outra infantil, definem seus campeões neste fim de semana. O clima toma conta dos torcedores, que prometem lotar os estádios municipais para acompanharem os duelos. O Esporte Pouso Alegre apresenta todos os detalhes das finais, que vão agitar Pouso Alegre.

Copa São Cristóvão

A Copa São Cristóvão de Futebol Amador teve início em setembro, com a participação de 24 equipes de Pouso Alegre e região. Depois de 50 partidas disputadas e 178 gols marcados em dois estádios da cidade, o Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, e o Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, neste domingo (4), Ponte Preta e CAPEA entram em campo para brigarem pelo título inédito.

A Ponte Preta, tradicional equipe amadora de Pouso Alegre, com origens no bairro São João, chegou a final após empatar em 0 a 0 com o Minas, no último domingo (27) e vencer nos pênaltis por 5 a 4. A Macaquinha, como é chamada por seus torcedores, está invicta na competição. Ao todo, disputou seis partidas, vencendo três e empatando as demais. Seu ataque anotou sete gols e a defesa sofreu apenas dois.

O adversário da Ponte Preta, a CAPEA disputa pela primeira vez uma final de campeonato amador como a Copa São Cristóvão. Tarcisio Meira, o Bito, comanda a equipe do bairro Cidade Jardim que chegou a final após vencer a Copasa por 2 a 1, na última semana, com gols de Wellington e Hudson. Ele espera repetir os resultados conquistados nas partidas de mata-mata, quando passou pó Milan e Juventus FA.

A grande decisão da Copa São Cristóvão de Futebol Amador será realizada às 10 horas, no domingo (4), no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no bairro São Cristovão. A partida será apitada pelo árbitro Marcelo Dener da Silva, o Bodinho, auxiliado por Osvaldo Marcelino Gomes e Higno Bosco Ferreira. A expectativa é que um bom público acompanhe o duelo.

Copa COE de Veteranos

O estádio municipal Capitão Nelson Massafera, o “Caldeirão do bairro São João”, será palco de mais uma decisão este ano. Depois da Copa COE de Futebol Amador, agora será a vez da Copa COE de Futebol para Veteranos conhecer seu campeão. No sábado (3), às 18 horas, Congonhal e Santa Rita fazem uma final regional do campeonato que começou em setembro com a presença de 16 equipes.

Pela campanha, Congonhal é considerado pelos torcedores como favorito ao título. No entanto, do outro lado estará à equipe que desbancou os últimos campeões da Copa COE de Veteranos. Assim como foi diante do União São João, na última semana, Santa Rita deposita nos pés de Turuta, Robledo e Baldoni as esperanças de gols para ficar com a taça. Já Congonhal, vai contar com a habilidade de Sandrinho e Luizinho.

Copa João Ribeiro

A Copa João Ribeiro de Futebol Infantil chega a mais uma final neste sábado (3). Cantareira/RA Soccer e Pousoalegrense FC vão disputar o título da competição, que este ano reuniu seis equipes da cidade. O jogo decisivo será às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

Futebol

Campeonato Municipal chega à fase semifinal



O Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio teve início em agosto. Cinco meses depois, será disputada neste sábado (3), no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, a fase semifinal da competição que reuniu centenas de jovens de Pouso Alegre e é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Pela categoria sub-15, às 10h30min, o Pousoalegrense FC enfrenta o RA Soccer e às 15h30min, o Forcraques FC pega o Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias. Já pela categoria sub-13, às 9 horas, o RA Soccer disputa uma vaga na final com o Pousoalegrense FC e às 14 horas, o Estrela Azul, do bairro São Cristóvão enfrenta o Santos Independente.

O encerramento do Campeonato Municipal de Futebol de Base será realizada no próximo dia 10, a partir das 14 horas, no estádio Manduzão.

Futebol

Secretaria de Esportes realiza final do Festbol
 
O Festbol, competição de futebol amador promovida em vários bairros da zona rural de Pouso Alegre durante este ano, terá neste domingo (4) a disputa da etapa final. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer convida a todos os torcedores para acompanharem os jogos do Festbol, que serão disputados por Atlético Gabiroval, Roseta FC, Chaves FC e Afonsos FC, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, a partir das 9 horas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jiu-Jitsu

Ismael Rodrigues é bicampeão sul-americano de Jiu-Jitsu



O pousoalegrense Ismael Rodrigues da Silva conquistou no último final de semana mais um título. Dessa vez o jovem lutador de apenas 17 anos ficou com a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu. A competição disputada em São José, no estado de Santa Catarina, reuniu centenas de atletas da América do Sul. A nova conquista é a esperança para que o atleta consiga novos patrocinadores, para a disputa do Mundial, em 2012.

“Tive que superar muitas dificuldades. Além dos adversários, tive que desembolsar R$ 500 para cobrir as despesas do campeonato Sul-Americano. Mesmo com os patrocinadores que já tenho, o apoio não está sendo suficiente. Tenho muita vontade de seguir carreira no Jiu-Jitsu, levar o nome de Pouso Alegre pelo mundo. Vou me dedicar e me esforçar bastante para que isso aconteça”, espera o atleta.

Além do jovem lutador, outros dois atletas pousoalegrenses conquistaram medalha no torneio de Jiu-Jitsu disputado em Santa Catarina. Na Moura Cataldi, ficou a medalha de prata em sua categoria e o atleta e professor Márcio Aparecido da Silva, também conquista a prata. “Essa conquista representa muito para nós, que saímos de Pouso Alegre e lutamos de igual para igual com atletas de outros países”, completa Ismael.

“Gostaria de agradecer as pessoas que sempre estão do meu lado, investindo em minha carreira, como meus patrocinadores, que me auxiliam nas despesas durante as competições, caso da Academia R1, It Works Idiomas, Ford Trevauto, Droga Lusa, Lojas Japonesa, Ideal Gás e Aura Alimentos”, comenta Ismael Rodrigues. Agora, o atleta vai se preparar para a Seletiva do Campeonato Mundial, que acontece em janeiro na cidade do Rio de Janeiro.

Quem se interessar em colaborar com o atleta, que vai em busca de mais um título para Pouso Alegre, entre em contado através dos telefones: (35) 3421-6994 e 8819-8832.

Futsal

Pouso Alegre e Guaranésia estão na final da Taça EPTV Feminino


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Futsal

Pouso Alegre atropela Passos e está na final da Taça EPTV Feminino



Terça-feira (29), um dia histórico para o futsal feminino pousoalegrense. Depois de viajarem mais de 100 quilômetros até Alfenas, as Garotas da AABB, que representam Pouso Alegre na Taça EPTV de Futsal Feminino, enfrentaram Passos e golearam o adversário por 5 a 0. Com a vitória conquistada no ginásio poliesportivo Sesi/FIEMG da cidade, a equipe garantiu a inédita vaga para a decisão da competição, que acontece sábado (3), contra Guaranésia.

Ao contrário do duelo das quartas de final, quando Pouso Alegre começou a partida errando muitos passes, nesta terça-feira (29) a equipe mostrou tranquilidade desde o início do jogo. As Garotas da AABB buscavam chegar ao gol adversário envolvendo Passos. E foi dessa maneira, que a rede balançou logo aos quatro minutos. Jack, após receber passe de Kátia, acertou o chute para abrir o placar a favor das pousoalegrenses.

Com domínio da partida, Pouso Alegre seguiu em busca do segundo gol. Em cobrança de falta, Jack bateu forte, mas a bola explodiu na trave. Passos assustou, e os 2 a 0 começaram a se desenhar através dos pés de Marcelinha, que aos sete minutos, recuperou a bola após saída errada do time adversário, e bateu no canto da goleira Natalia. Festa na arquibancada, lotada por dezenas de torcedores pousoalegrenses.

Com o placar ampliado, Clóvis Massafera, treinador de Pouso Alegre, fez seu pedido de tempo e aproveitou para acalmar mais ainda sua equipe. Pelo outro lado, Vicente Campeiz cobrou bastante suas jogadoras. No entanto, nada do que foi dito pelo treinador de Passos surtiu efeito, pois na volta para o jogo, sua equipe continuou cometendo os mesmos erros. Já, Pouso Alegre recuou e esperou o momento certo para atacar.

E aos 16 minutos, Marcelinha puxou o contra-ataque pousoalegrense e após belo drible sobre sua marcadora, serviu Tiú, que mandou a bola para o fundo da rede. O placar ainda foi ampliado na primeira etapa, novamente com Tiú. Em uma jogada semelhante, Marcelinha levou até a linha de fundo e cruzou para a camisa 17 bater para o gol. 4 a 0, o placar da primeira etapa em Alfenas.

No segundo tempo, as equipes voltaram diferentes, com Pouso Alegre cadenciando mais o jogo e Passos tentando diminuir o resultado na base da velocidade. No entanto, as jogadas feitas pela equipe passense não davam resultados. Em alguns momentos as jogadoras de Passos acabavam errando os passes na quadra de ataque, em outros, paravam na eficiente marcação pousoalegrense.

Jô, a goleira menos vazada da Taça EPTV de Futsal Feminino, trabalhou pouco na etapa final. Aos 15 minutos, ela viu Marcelinha puxar o contra-ataque pela lateral da quadra e tocar para o meio, novamente nos pés de Tiú, que fez seu terceiro gol na partida e o quinto de Pouso Alegre. Com a vitória e a classificação consolidada, as Garotas da AABB passaram a tocar a bola até o apito final, sob gritos de “olé” vindos da arquibancada.

Agora, Pouso Alegre volta a jogar contra Guaranésia, que venceu Elói Mendes nesta terça-feira (29) por 2 a 1, também em Alfenas. A grande decisão da competição está marcada para às 15 horas de sábado (3), no ginásio poliesportivo do Sesi, em Itajubá. Essa será a primeira vez que Pouso Alegre chega a final da competição de futsal feminino. Para a decisão, será disponibilizado novamente pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer um ônibus para levar os torcedores.

Foto: Cristiane Laurindo

Futsal

Pouso Alegre disputa semifinal da Taça EPTV de Futsal nesta terça

A grande decisão da Taça EPTV de Futsal Feminino marcada para sábado (3) se aproxima. Mas, para definir as equipes que vão brigar pelo título da competição mais importante da modalidade no Sul de Minas, serão disputados no ginásio do Sesi de Alfenas, nesta terça-feira (29), as semifinais. Às 20h15min, Elói Mendes enfrenta Guaranésia e logo depois, às 21h15min, será a vez das Garotas da AABB entrarem em quadra paga pegar Passos.

Invictas na competição, Pouso Alegre e Passos devem fazer do confronto desta terça-feira, “a final antecipada”, segundo os torcedores. A equipe pousoalegrense vai contar com todas as suas atletas, inclusive Carioca, que ainda não participou da Taça EPTV de Futsal Feminino. Passos, vice-campeã em 2010, não terá desfalques para o duelo e deposita em sua pivô Lorraine, as esperanças de gols.

“Alguma de nossas atletas já enfrentaram Passos. Em 2010, Kátia, Tiu e Jô disputaram a final da Taça EPTV de Futsal, onde foram campeãs por Cambuí. Essas três garotas conhecem o adversário, que mudou pouco desde o último ano. Me parece que uma ou duas garotas fazem parte do elenco de Passos este ano, que por sinal é muito forte e está entrosado”, comenta Clóvis Massafera Pereira, treinador pousoalegrense.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, os torcedores pousoalegrense poderão viajar até Alfenas para acompanharem a partida decisiva. “Será importante a presença dos torcedores. Temos que ter o apoio e incentiva extra quadra. Foi assim durante nossos jogos em Pouso Alegre e se Deus quiser será assim em Alfenas”, completa o treinador.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Futebol

Santos divulga lista dos convocados para o Mundial no Japão

Aranha está entre os 23 atletas que vão buscar o tri-campeonato para o Peixe




Depois da Taça Libertadores da América, chegou a hora de Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha, conquistar o mundo com o Santos FC. Nesta segunda-feira (28), Muricy Ramalho, treinador do Peixe, definiu os 23 jogadores que disputarão o Mundial Interclubes, no Japão. Na lista, já encaminhada à FIFA, consta o nome e o número da camisa que o pousoalegrense e seus companheiros vão utilizar durante a competição.

Aranha, que será o camisa 12 do Santos no Mundial, embarca na próxima segunda-feira (5) para Toyota, no Japão, onde o Peixe faz a estreia na competição dia 14, com o rival a ser definido. “Estou super tranquilo e confiante. Temos um grupo muito bom, que se preparou para a disputa do Mundial. Não queremos contar com a sorte. Se for para conquistarmos o título, será pelo esforço e nosso trabalho”, disse o goleiro.

Para o pousoalegrense de 31 anos, completados no último dia 17, o grande triunfo da equipe será controlar a ansiedade até o dia da estreia no Mundial. “Eu, assim como outros companheiros, estamos ansiosos para chegar o dia da estreia no Japão. Temos que controlar isso, pois faltam muitos dias ainda. Vamos seguir nossa preparação, trabalhando sério e focado no Mundial”.

Aranha, lamentou o corte de Adriano, volante que sofreu entorse no tornozelo direito durante os treinamentos e na última sexta-feira (25) foi submetido à cirurgia. “Infelizmente, estamos sujeito a isso. Existem outros casos de atletas que se machucam antes de disputar uma partida, ou um torneio importante. A contusão do Adriano serve de alerta para nós. Temos que tomar cuidado para podermos chegar bem no Japão”.

Rumo ao tri

O Santos FC foi bicampeão mundial em 1962 e 63, com o esquadrão comandando pelo Rei Pelé e que contava com outras grandes estrelas como Pepe, Coutinho, Mengálvio e Dorval. Este ano, busca um novo título, depois de garantir o tri na Copa Libertadores. O título foi conquistado no dia 22 de junho, ao superar o Peñarol, do Uruguai. Pouco mais de um mês antes, no dia 15 de maio, o time Santos FC também comemorou o título paulista, o 19º em sua história e o segundo consecutivo.

Programação

O elenco viaja para o Mundial na próxima segunda-feira (5), com embarque às 19h45, no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo. Antes de chegar ao Japão, faz uma parada de 24 horas em Frankfurt, Alemanha, onde os jogadores treinam no hotel. No dia 7, o grupo segue a viagem para Nagoya, Japão, com chegada dia 8, às 9h05 (horário local).

O primeiro jogo será dia 14, em Toyota, às 19h30 (horário local). No dia seguinte, o elenco segue, de trem bala, para Yokohama, onde será realizada a segunda e última partida, no dia 18. Já no dia 19, o Santos retorna ao Brasil, com chegada prevista no dia 20, às 5h55.

Confira a entrevista coletiva com o goleiro Aranha:  



Foto: Divulgação

Futebol

Copa COE de Veteranos: Santa Rita surpreende e faz final com Congonhal



Campeão em 2010, o União São João buscava mais um título este ano. A campanha até a semifinal superava as expectativas dos próprios jogadores e comissão técnica. Eram quatro vitórias, com 28 gols marcados e apenas cinco sofridos. No entanto, o favoritismo da equipe, que contava em seu elenco até com um ex-jogador da Seleção Brasileira, o volante Elzo, foi embora durante o duelo contra Santa Rita, que surpreendeu e venceu por 2 a 1, neste domingo (27).

Com ex-jogadores profissionais nas duas equipes, a partida foi bastante disputada. Santa Rita iniciou o jogo no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, pressionando o adversário. Dessa maneira, os santarritenses fizeram com que o União São João errasse muitos passes no meio de campo, uma das características da equipe. Das poucas vezes que chegou ao gol de Santa Rita, o ataque pousoalegrense não conseguiu concluir com precisão.

O único lance em que a bola foi parar no fundo da rede durante a primeira etapa, aconteceu nos acréscimos. No entanto, o gol marcado por Casinha não valeu. Segundo a arbitragem, o camisa 9 do União São João dominou a bola com a mão, dentro da área, antes de bater para o fundo do gol. Os atletas da equipe de Pouso Alegre reclamaram bastante, alegando que a bola teria tocado na mão do zagueiro adversário e não na de Casinha.

Sem se preocupar com a arbitragem, Santa Rita voltou para a segunda etapa jogando da mesma maneira. E a pressão imposta pela equipe visitante teve resultado aos 9 minutos. Turuta fez uma bela jogada individual dentro da área, driblou três marcadores e bateu para o gol. Edson tocou na bola, mas ela foi parar no fundo da rede. Festa na arquibancada, que recebia dezenas de simpatizantes do Santa Rita.

O gol deixou o União São João ainda mais nervoso. Seus jogadores voltaram a errar passes no ataque e a zaga, até então a menos vazada da Copa COE de Veteranos 2011, começou a falhar. Santa Rita, que contava com atletas de qualidade, como Turuta, Robledo e Baldoni foi em busca de mais um gol. E ele saiu aos 30 minutos. Em um contra-ataque, Baldoni bateu de longe, no canto de Edson, que nada pode fazer.

Com a vantagem no placar, Santa Rita recuou após o segundo gol. Teda, treinador do União São João, mandou sua equipe toda para o ataque. Edinho, aos 36 minutos, diminuiu a diferença no placar, ao aproveitar rebote da zaga e mandar a bola para o gol. O União São João ainda teve uma grande chance com Sabóia, no último lance do jogo. Mas, Baiano segurou o cabeceio do volante e também a classificação da sua equipe.

Chuva de gols

A outra semifinal da Copa COE de Veteranos 2011, disputada entre Tijuca e Congonhal ficou marcada pela chuva. Foi em baixo de muita água que a equipe de Congonhal goleou a Tijuca no sábado (26), por 5 a 2. Sandrinho e Luizinho, duas vezes cada, e Rogério Reis fizeram os gols para Congonhal, que chega a decisão da competição logo no primeiro ano em que participa. Os gols da Tijuca foram marcados por Valmir

Futebol


Cantareira e Pousoalegrense estão na decisão da Copa João Ribeiro



Os finalistas da Copa João Ribeiro de Futebol Infantil foram conhecidos neste final de semana. Cantareira/RA Soccer e Pousoalegrense FC disputam no próximo sábado (3), às 16 horas, a grande decisão do torneio, que este ano reuniu seis equipes de Pouso Alegre no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

Para chegar a final, o Pousoalegrense FC teve que bater a Portuguesa, que foi representada no campeonato pelo Forcraques, pelo placar de 3 a 0, com gols de Tiago, duas vezes e Wenilson. Já o Cantareira venceu de virada a CAPEA por 5 a 2. Felipe, quatro vezes e Rodrigo fizeram os gols dos finalistas, enquanto Emerson e William descontaram para a equipe do bairro Cidade Jardim.

Futebol

Segunda fase do Municipal termina e semifinalistas estão definidos

A segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio terminou no final de semana. A última rodada definiu todos os classificados para a próxima fase do torneio, que teve início em agosto e se encerra no dia 10 de dezembro. Pela categoria sub-15, a última equipe a garantir classificação para a semifinal foi o RA Soccer, que se juntou a Pousoalegrense, Forcraques e Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias.

A equipe comandada pela dupla Henrique Alves e Reinado Rezende venceu o Santos Independente por WO, no sábado (26). A partida que estava programada para acontecer no estádio municipal Pedro Marques da Silva, no bairro Jardim São João, não contou com a presença da equipe do bairro São Geraldo. Com isso, RA Soccer garantiu a vaga, ficando com a quarta posição, com sete pontos na tabela.

Outro WO também marcou a última rodada da segunda fase. No campo do Bangu, a equipe do Flamina, que tinha chances de classificação não compareceu e o Pousoalegrense FC foi declarado vencedor do duelo. Os três pontos ajudaram a equipe dos irmãos Grapete e Paulo Borges, a ficar com a primeira posição na tabela. Para isso acontecer, o Pousoalegrense contou também com o resultado do Forcraques, que empatou em 2 a 2 com o CCFD.

Categoria sub-13

Ao contrário da categoria sub-15, onde duas partidas deixaram de ser realizadas pelo não comparecimento de uma das equipes, na categoria sub-13 os três duelos marcados foram disputados também no sábado (26). O Pousoalegrense FC, que precisava vencer para se classificar, fez o que era necessário e bateu o Flamina por 4 a 0.

Em outro confronto, os já classificados RA Soccer e Santos, brigavam pela liderança da tabela. A equipe do RA Soccer levou a melhor, goleando seu adversário por 7 a 0. E no fechamento da rodada, o Estrela Azul, com vaga garantida na próxima fase, bateu o Forcraques, que sonhava com a classificação, por 4 a 1.

Futebol

Nos pênaltis, Botafogo fica com o título em Congonhal


 
27 de novembro de 2011, domingo. Dia de decisão em Congonhal. Mesmo com o forte calor e a reta final do Campeonato Brasileiro nos televisores, centenas de pessoas foram para o estádio municipal acompanhar o maior clássico local: São Domingos e Botafogo. Além da rivalidade histórica, o duelo iria definir o campeão da quarta edição do Campeonato Regional de Futebol Amador de Congonhal.

Para ficarem com a taça, as duas equipes se reforçaram com jogadores de várias cidades do Sul de Minas e até mesmo do interior de São Paulo. Os torcedores que lotaram a arquibancada e os que se acotovelaram no alambrado do estádio municipal, além das autoridades e imprensa presentes a beira do gramado, puderam acompanhar um grande duelo, que foi definido nas cobranças de pênalti, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

O jogo

Pela rivalidade histórica entre as equipes, a partida começou truncada, com algumas divididas fortes. A rede balançou aos 25 minutos, com Cláudio. O meia de São Domingos subiu para dividir a bola com o goleiro Tiziu e levou a melhor. Festa na arquibancada. Sem se assustar com o gol, o Botafogo foi para cima do adversário. O empate demorou, mas saiu ainda na etapa inicial. Aos 46 minutos, Baiano puxou um contra-ataque pela lateral, entrou na área e mandou a bola no ângulo de Dida, sem chance para o goleiro do São Domingos.

No segundo tempo, as equipes voltaram com algumas modificações, mas a rede não balançou. Oportunidades foram criadas, ainda mais após a expulsão de Jonas, do São Domingos e de Tchexelé, pela equipe do Botafogo. No entanto, os goleiros impediram que a bola entrasse. Com o empate em 1 a 1, a decisão do título foi para os pênaltis, onde brilhou a estrela de Tiziu. O goleiro pegou três, enquanto Dida agarrou dois. No final, 4 a 3 para o Botafogo.

Após a entrega dos troféus, realizada pelo prefeito de Congonhal Rubens Vilela dos Santos Júnior, Tiziu, o destaque da partida e melhor goleiro do campeonato, aproveitou para desabafar e comemorar o título com a família e amigos. “Tinha muito jogador de qualidade em campo, que veio de fora para jogar aqui em Congonhal. Mas, na final, quem fez a diferença foi a gente, foram os atletas de Congonhal. Graças a Deus, tive a felicidade de ir bem durante o jogo e principalmente na disputa de pênaltis”.

Clique aqui e confira mais fotos da final.