sábado, 4 de dezembro de 2010

Futebol

Nos pênaltis, Center Valle derrota Montanhês e se torna tri-campeão da Copa COE de Veteranos


Considerado por muitos, como o grande favorito ao título da Copa COE de Veteranos 2010, o Center Valle encontrou dificuldades para gritar “é campeão” neste sábado (4). Com muitos desfalques em seu elenco e a torcida na arquibancada do estádio municipal Capitão Nelson Massafera apoiando o Montanhês, a equipe alviverde conseguiu reverter a situação e ficar com o título da competição mais importante da categoria na região.

Após empate em 1 a 1 no tempo normal, a final foi para os pênaltis e neste momento, as estrelas de Casinha, Edson, Gélo e companhia, brilharam mais, dando assim ao Center Valle, a vitória na decisão por pênaltis, por 5 a 4. Este é o terceiro título da equipe, que em 2007 conquistou a Copa COE de Veteranos, chamando ADEVI e no ano passado, com o nome de AABB.

O jogo

O roteiro da partida final era óbvio: o Montanhês retrancado, tentando surpreender no contra-ataque e nas bolas alçadas na área, e o Center Valle na frente, tentando definir logo a partida e o título. No entanto, o primeiro zero do placar foi alterado aos 11 minutos da etapa inicial, a favor da equipe do bairro São João, com Canhoto, que chutou de longe e o goleiro Tatu aceitou. 1 a 0 para o Montanhês, festa na arquibancada.

Mesmo em desvantagem no placar, a equipe do Center Valle não se abalou e continuou a pressionar seu adversário. Com mais toque de bola, a equipe alviverde tentava envolver o Montanhês. E de tanto insistir, o Center Valle conseguiu empatar, aos 31 minutos do primeiro tempo. Depois de uma jogada de Elzo, a bola acabou sendo interceptada pela mão do zagueiro Djalma dentro da área. Pênalti marcado e cobrado pelo artilheiro Casinha.

Após o empate, o rendimento tanto do Center Valle, quanto do Montanhês, diminuiu. Com muitos passes errados e pouca velocidade, as duas equipes passaram a limitar suas jogadas de ataque, com bolas alçadas na área. Celsão, do Montanhês, tentava se movimentar na frente. O mesmo acontecia com Casinha, pelo lado do Center Vale, mas era em vão. Os meio-campistas não conseguiam armar as jogadas, facilitando para os zagueiros adversários.

O placar da partida não foi alterado até o apito final do árbitro Daniel Eduardo Gonçalves. E o 1 a 1, levou a decisão da quarta edição da Copa COE de Veteranos para as penalidades. Já com Edson, no lugar de Tatu, a equipe do Center Valle foi para a disputa com mais confiança. E foi justamente o camisa 1 alviverde que se tornou herói da conquista. Edson defendeu a cobrança de Marcinho e viu Gélo, Teixeirinha, Pedrinho, Sabóia e seu irmão, Casinha marcarem para o Center Valle e dar o título a sua equipe.

Ficha Técnica
Montanhês 4/1 x 1/5 Center Valle


Data: 04/12/2010
Local: Estádio Municipal Capitão Nelson Massafera

Árbitro: Daniel Eduardo Gonçalves
Auxiliares: João Carlos Neto e Ademir Ribeiro Gomes

Montanhês
Celinho; Marquinho, Batista, Djalma e Canhoto; Copinho (Batu), Marrom, Zé Maria e Marcinho; Rinaldo e Celsão (Dito).

Center Valle
Tatu (Edson); Montovani, Daniel, Régis (Teixeirinha), Zé Carlinhos; Sabóia, Elzo (Clóvis), Pedrinho e Carioca (Pedrinho Branco); Gélo e Casinha.
Técnico: Teda

Gols: Canhoto, aos 11 min/1ºT (1 a 0) e Casinha, aos 31 min/1ºT (1 a 1).

Nos pênaltis: Gélo, Teixeirinha, Pedrinho, Sabóia e Casinha (Center Valle); Zé Maria, Marquinho e Rinaldo. Marcinho errou. (Montanhês).

Futebol

De virada, Flamina bate Ponte e sagra-se campeã da Copa COE Infantil


Formada por jogadores de diversas cidades do Sul de Minas, como Estiva, Cambuí, Congonhal e Conceição dos Ouros, a equipe do Flamina sagrou-se campeã neste sábado (4) da segunda edição da Copa COE Infantil – João Ribeiro. Na grande decisão, que foi realizada no bairro São João, em Pouso Alegre, a equipe venceu a Ponte Preta, que foi representada pelos garotos do RA Soccer, pelo placar de 2 a 1 – de virada.

A tensão tomou conta das duas equipes no início da partida. Com muitos passes errados e algumas divididas mais duras, o jogo estava equilibrado. No entanto, aos 33 minutos da etapa inicial, o atacante da Ponte Preta, Felipe, entrou na área e foi derrubado. O árbitro Geraldo Magela assinalou pênalti, para a revolta dos jogadores do Flamina. De nada adiantou as reclamações e a Macaquinha saiu na frente com o próprio Felipe.

Com um placar adverso, a equipe do Flamina conversou bastante no intervalo. O treinador Pio Erley cobrou mais empenho de seus jogadores, principalmente do atacante Obina, a estrela da equipe. E a conversa surtiu efeito, pois o Flamina voltou com novo ânimo para a etapa final. E logo aos 4 minutos, Buzú, após bela jogada pela esquerda do seu ataque, bateu cruzado para o gol, empatando a partida.

E foi a partir desse momento, que o Flamina passou a administrar o jogo. Para piorar a situação da Ponte Preta, Ramón, o camisa 10 da Macaquinha se contundiu e teve que sair. Sem seu principal armador, Reinado, treinador da Ponte teve que recuar a equipe, passando a ser sufocado mais ainda pelos adversário. E foi dessa maneira, pressionando a Macaca que o Flamina chegou ao gol da virada.

Após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Obina. O camisa 11 do Flamina não desperdiçou a chance e marcou o segundo gol da sua equipe no jogo, gol este que deu o título para a equipe do Jardim Yara.

Foto: Cristiane Laurindo

Futsal

Tradição vence Boca nos pênaltis e fica com o título da Copa Unimed

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, durou 30 dias. Ao todo foram disputadas 36 partidas, com 266 gols marcados. E 10 desses gols foram anotados na grande final da competição, realizada na tarde do último sábado (4), no ginásio poliesportivo Rosão, que envolveu as equipes da Tradição e Boca Juniors.

O duelo, bastante equilibrado entre os “Peladeiros do Bandula”, denominação dada pelas próprias equipes, terminou empatado em 5 a 5 no tempo normal. Carlos e Lucas (duas vezes) e Vlá fizeram os gols para a equipe da Tradição, enquanto Luquinha e Pelé (também duas vezes) e Jacarézinho, fizeram para o Boca Juniors.

Com o empate, a decisão foi para as penalidades e na cobrança, a Tradição levou a melhor, vencendo por 6 a 5. Jack desperdiçou o pênalti pelo Boca Juniors e Marcelo deu a vitória a sua equipe. Festa na quadra do Bandula, local de onde saíram os jogadores que participaram da final da Copa Unimed de Futsal.

Futebol

Campeão da Copa COE de Veteranos sai neste sábado


Foram disputadas 30 partidas até definir os dois finalistas da quarta Copa COE de Veteranos. A competição que teve início em setembro, com a participação de 16 equipes de Pouso Alegre e região, vai conhecer neste sábado (4) seu campeão. A grande decisão será disputada entre Montanhês e Center Vale, duas equipes que fizeram campanhas distintas durante no certame, mas que chegam a final com todos os méritos e condições de ficar com a taça do torneio mais importante da categoria no Sul de Minas.

O Montanhês pode ser considerado uma surpresa, mas a equipe conta com uma defesa forte e um atacante que fez a diferença nos jogos de mata-mata da Copa COE de Veteranos. Celsão, artilheiro da equipe do bairro São João no campeonato e motorista da prefeitura de Senador José Bento, marcou quatro gols na partida contra a Drogaria Americana, nas quartas de final, e na semi, não desperdiçou sua cobrança na disputa de penalidades diante da forte equipe de Natércia.

Pelo outro lado, o Center Vale já foi considerado por muitos, como o grande favorito ao título. Na primeira fase, a equipe do artilheiro Casinha, não deu chances aos adversários e os goleou, marcando 32 gols em apenas três jogos. No entanto, a partir das quartas de final, quando enfrentou equipes mais qualificadas, o Center Vale encontrou dificuldades em vencer seus duelos – 2 a 1 sobre o São João, nas quartas, e na semi, 3 a 2 contra a equipe de Santa Rita, com direito a gol no final da partida.

A grande decisão da quarta Copa COE de Veteranos será disputada no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, neste sábado (4), às 18 horas.

Infantil

Assim como o campeonato de veteranos, a final da Copa COE Infantil – João Ribeiro 2010, será neste sábado (4). De um lado estará a Ponte Preta, representada pelos garotos do RA Soccer e do outro, o Flamina. A decisão, que vai ser realizada no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, começa às 16 horas.

Além do título, a partida vai dar a chance para a Macaquinha devolver a derrota sofrida para o Flamina, na última rodada da primeira fase da competição, por 7 a 1. Mas, os jogadores do Flamina estão tranquilos, de acordo com a comissão técnica da equipe. “Cada jogo, é um jogo”, lembra Pio Erley.

Futsal

“Peladeiros do Bandula” fazem a final da Copa Unimed de Futsal


A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, chega ao fim neste fim de semana. O campeonato que contou com a participação de 21 equipes da região, terá em sua decisão dois times de Pouso Alegre, com origem da quadra do Bandolim: Boca Juniors e Tradição. Os “Peladeiros do Bandula”, como as próprias equipes se intitulam, vão se enfrentar no ginásio poliesportivo Rosão, às 16 horas, neste sábado (4).

Os finalistas da Copa Unimed de Futsal foram definidos na última quarta-feira (1), também no Rosão. A primeira equipe que garantiu vaga na grande decisão do campeonato foi o Boca Juniors, que venceu a favorita Tijuca na semifinal, pelo placar de 6 a 2. Na outra partida, o equilíbrio prevaleceu. Mercadinho e Tradição empataram em 7 a 7 no tempo normal, e nos pênaltis, a equipe comandada por Tu, levou a melhor, vencendo por 5 a 4.

Campanhas

Para chegar até a grande decisão da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, as duas equipes fizeram cinco jogos cada. E a Tradição não sabe o que é perder nesta competição: foram três vitórias e dois empates para a equipe, que conta em seu elenco com jogadores de qualidade, como Vlá, Lucas, Carlos e Mozart. Ao todo, a Tradição marcou 27 gols e sofreu 17.

A campanha do Boca Juniors não é semelhante. Na sua estreia no torneio, a equipe foi derrotada pela Tijuca por 5 a 2, mas depois disso, o Boca não perdeu mais e vem de uma importante vitória sobre o seu algoz, a Tijuca. Das cinco partidas disputadas, a equipe venceu três, empatou e perdeu uma. 22 gols foram anotados a favor, contra 12 sofridos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Karate

João do Karate e Jéssica Dalt serão homenageados pelo COB


O Comite Olímpico Brasileiro (COB) vai homenagear duas estrelas do esporte pousoalegrense no próximo dia 20. Jéssica da Dalt Cândido e João Batista Rodrigues, o João do Karate, vão receber o Prêmio Brasil Olímpico, em virtude da medalha de prata conquistada nos Jogos Sulamericanos de Karate, realizado em Medellín, na Colômbia, em março deste ano. Esta medalha deu direito a Jéssica Dalt de fazer parte da seleção do COB, que vai representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, em 2011.

A jovem pousoalegrense pratica Karate desde os seis anos de idade, sempre sendo treinada por João Batista Rodrigues, que também comanda a seleção mineira da modalidade. Atualmente, com 19 anos, Jéssica Dalt possui títulos de tetra campeão pan e sulamericana, hexa campeão brasileira e nove vezes campeã mineira de Karate. A atleta cursa o segundo ano do curso de Fisioterapia, na Universidade do Vale do Sapucaí e é patrocinada pela Biolab Indústria Farmacêutica.

Com informações Folha de P. Alegre

Karate

Pouso Alegre participa de campeonato de karate em Belo Horizonte

A Academia Cia do Corpo de Karate de Pouso Alegre (ACCK) participa neste domingo (5), da XIV Copa BH de Karate na capital mineira. Este campeonato vale pontos para o Ranking Regional de Clubes. Serão disputadas dez categorias no kata masculino e oito no feminino. No kumite serão 17 categorias no masculino e 15 no feminino. Da ACCK participam 24 caratecas.

A Copa acontece no Ginásio Poliesportivo do SESC – Venda Nova, no bairro Jardim dos Comerciários, em Belo Horizonte. A programação do domingo é que às 8h30min, os atletas estejam concentrados, às 9 horas acontece a abertura oficial e o início das competições será por volta das 10 horas, com encerramento previsto para 18h30min.

Este ano, os atletas comandados por Robson Chiarini disputaram sete importantes campeonatos e em todos eles Pouso Alegre foi representado no podium, mais de 50 ouros foram conquistados em diversas categorias. Entre os torneios de expressividade nacional estão o Campeonato Brasileiro Mirim, Infantil e Infanto Juvenil disputado em Maceió/AL, onde Leandro Honório foi vice-campeão e Ana Melqui ficou com o bronze. Minas Gerais ficou em 2º lugar geral no ranking de estados participantes.

O Campeonato Brasileiro de karatê em Campo Grande/MS, nas categorias Juvenil e Júnior, no qual os atletas pousoalegrenses obtiveram um ouro com Naira Aparecida e dois bronzes com Thales Chiarini e Pedro Henrique Ferrari.

No Campeonato Brasileiro de karate Oficial Sênior e Veterano, em Caruaru/PE, seis atletas de Pouso Alegre competiram, dos quais cinco subiram ao pódium: João Augusto e Luiz Fernando levaram o ouro. Caroline Santos e Thales Chiarini conquistaram a prata e Amanda Assis trouxe a medalha de bronze, e ainda Pedro Henrique ficou em quarto lugar. Todos no Kumite. Neste campeonato Minas Gerais conquistou o terceiro lugar geral entre os estados.

Fonte: Assessoria de Comunicação ACCK

Motociclismo

Pousoalegrense disputa prova no campeonato nacional de motovelocidade


Pela primeira vez, a cidade de Pouso Alegre foi representada em uma etapa do campeonato nacional de motovelocidade. O piloto pousoalegrense, Adriano Nogueira, conhecido como Carioca, participou da 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de Super Bike, na categoria Pro 1000 cilindradas. A prova foi realizada no autódromo mais famoso do Brasil, na pista de Interlagos, na cidade de São Paulo. E em sua primeira participação, Carioca alcançou a sétima colocação, em um grid que contava com 22 pilotos.

“Estou há muito tempo treinando e fiquei satisfeito com o resultado da minha primeira prova no autódromo de Interlagos”, afirmou o piloto pousoalegrense. E devido a colocação alcançada, Carioca foi convidado para participar das 500 milhas de Interlagos, prova que será realizada no próximo dia 16 de janeiro. “Será uma honra participação dessa corrida, mas tenho que ir atrás de patrocinadores, pois os custos para participar de uma prova desse nível, são altos”.

Além das 500 milhas de Interlagos, o outro objetivo de Carioca para o ano de 2011, é poder participar de todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Super Bike, na categoria Pro 1000 cilindradas, mas para isso, o piloto necessita de patrocínio.

Com informações Folha de P. Alegre

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Futsal

Ipuíuna perde na prorrogação e está fora da Taça EPTV de Futsal Feminino


Ipuíuna, que está sendo representada na Taça EPTV de Futsal Feminino pelas “Garotas da AABB”, foi eliminada nesta quinta-feira (2) da competição mais importante da modalidade na região. Jogando no ginásio do SESI/FIEMG de Poços de Caldas, a equipe foi derrotada por Passos, na prorrogação, pelo placar de 4 a 3, após empate no tempo normal em 2 a 2.

A equipe de Passos, favorita para o duelo, começou marcando logo no início do jogo, seu primeiro gol. Porém, com um gol contra de Nayane, atleta passense, Ipuíuna acabou empatando o jogo ainda na primeira etapa. Na volta para o segundo tempo, Passos ficou na frente de novo, mas dessa vez, Nadia igualou o placar em 2 a 2. Com o resultado, a partida foi para a prorrogação.

Com atletas mais experientes, Passos foi para o tempo extra tranquilo. E aproveitando certa fragilidade do setor defensivo das “Garotas da AABB”, a equipe adversária fez dois gols, garantindo uma vantagem que não conseguiu ser alcançada, nem mesmo com mais um gol anotado pela artilheira Marcelinha: 4 a 3.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Secretaria de Esportes

João do Karate é o novo secretário de Esportes e Lazer


Após a exoneração de Paulo Sérgio Ladeia de Castro, o Paulo da Pinta, na última semana, a pasta de Esportes e Lazer ficou sem gestor por pouco tempo. O prefeito municipal Agnaldo Perugini (PT) nomeou nesta quarta-feira (1) o novo secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre: João Batista Rodrigues, o João do Karate.

Há 25 anos trabalhando com esporte em Pouso Alegre, o professor ocupava o cargo de diretor de Esportes na secretaria desde o começo da atual administração. Além disso, João do Karate desenvolve há duas décadas um projeto social, que atualmente atende mais de 700 crianças carentes em toda cidade, com aulas de Karate gratuitas.

João também é treinador da seleção mineira de Karate e da atleta Jéssica da Dalt, tetracampeã pan-americana e sul-americana e hexacampeã brasileira da modalidade.

Futsal

Boca e Tradição vão disputar a final da Copa Unimed de Futsal

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, chega ao fim neste fim de semana. O campeonato que contou com a participação de 21 equipes da região, terá em sua decisão dois times de Pouso Alegre, com origem da quadra do Bandolim: Boca Juniors e Tradição. Os “Peladeiros do Bandula”, como as próprias equipes se intitulam, vão se enfrentar no ginásio poliesportivo Rosão, às 16 horas, neste sábado (4).

Os finalistas da Copa Unimed de Futsal foram definidos nesta quarta-feira (1), também no Rosão. A primeira equipe que garantiu vaga na grande decisão do campeonato foi o Boca Juniors, que venceu a favorita Tijuca na semifinal, pelo placar de 6 a 2. Edgar (três vezes), Luquinha, Pelé e Jacarézinho marcaram os gols para o Boca, enquanto Ayron e Vi descontaram para a eliminada Tijuca, que não pode contar com os lesionados Juliano e Tchonda.

Na segunda partida, o equilíbrio prevaleceu. Mercadinho e Tradição fizeram um grande jogo, que terminou empatado em 7 a 7. Kléber (cinco vezes), Fábio Sapão e Anderson Mandi anotaram os gols para a equipe do São João, enquanto Lucas (quatro vezes), Marcelo, Sávio e Mozart, o Maestro, fizeram os gols da Tradição. Na disputa de pênaltis, a equipe comandada por Tu, levou a melhor, vencendo por 5 a 4, após erro de Reginaldo, atleta do Mercadinho.

Futsal

Finalistas da Copa Unimed serão definidos nesta quarta-feira

A primeira Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, vai conhecer nesta quarta-feira (1) seus finalistas. O torneio que começou com a participação de 21 equipes, agora está em sua reta final, e os quatro times restantes entram no ginásio poliesportivo Rosão para decidirem quem vai para a grande decisão.

O primeiro duelo da semifinal começa às 20 horas e será disputado entre Boca Juniors e Tijuca. Com atletas vindos da quadra do Bandolim, as duas equipes prometem fazer do jogo, um novo espetáculo. Na primeira fase, Boca e Tijuca se enfrentaram e a equipe grená venceu a partida pelo placar de 5 a 2.

Ao contrário do primeiro jogo, os adversários da segunda semifinal ainda não se enfrentaram. Mas, o duelo entre Mercadinho Três Corações e Tradição promete fortes emoções também. De um lado, a esperança de gols está depositada em Sapão e do outro, no habilidoso Vlá. A partida que vai definir o segundo finalista começa às 21 horas.

domingo, 28 de novembro de 2010

Futebol

Ponte Preta e Flamina vencem e vão disputar a final da Copa COE Infantil


Assim como o campeonato de veteranos, a Copa COE Infantil – João Ribeiro 2010, conheceu neste final de semana as equipes finalistas. Ponte Preta, representada pelos garotos do RA Soccer e o Flamina vão disputar a grande decisão no próximo sábado (4), às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, mesmo local onde disputaram a semifinal, neste domingo (28).

Depois de sofrer uma goleada para o Flamina por 7 a 1 na última rodada da primeira fase da competição, a equipe da Ponte Preta enfrentou a CAPEA, na manhã deste domingo (28), e conseguiu reverter a situação, goleando a equipe do bairro Cidade Jardim, pelo placar de 5 a 2. Com o resultado, os garotos do RA Soccer, terão a chance de enfrentar novamente o algoz, Flamina, pois a equipe comandada por Pío, venceu de virada o Pousoalegrense.

Com gol de Irineu ainda na primeira etapa, o Pousoalegrense viu o Flamina virar de forma espetacular a partida para 3 a 1 no segundo tempo, através do gols marcados por Júnior, Gian e Marcos. Liniker descontou para o time comandado pelos irmãos Paulo Borges e Grapete, mas não adiantou. 3 a 2, placar que dá direito ao Flamina disputar mais uma final nos campeonatos do bairro São João.