sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos

Karatê: Jéssica Dalt é bronze em Guadalajara


O sonho que Jéssica da Dalt Cândido tinha em conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara foi interrompido na semifinal da competição. A lutadora pousoalegrense acabou sendo derrotada nesta sexta-feira (28) por Ana Villanueva. O confronto que valia vaga na final da categoria 50 kg foi decidido nos últimos segundos, quando a lutadora da República Dominicana pontuou sobre a brasileira.

Com a derrota, a atleta da Academia Minas-kan/Biolab de apenas 20 anos, ficou com o bronze, um feito que a coloca como a primeira pousoalegrense a conquistar uma medalha olímpica. “Obrigada a todos que torceram por mim. Mesmo não sendo a medalha de ouro, o bronze foi parte de um grande sonho. Hoje vou subir no pódio junto com vocês e Deus”, escreveu Jéssica em sua página em uma rede social.

Trajetória do bronze

Para chegar à semifinal, a pousoalegrense lutou três vezes na fase preliminar, tendo conquistado uma vitória, 5 – 0 sobre a colombiana Paula Ruiz, um empate, 0 – 0 com a americana Tyler Wolfe e uma derrota para a chilena Gabriela Bruna, 3 – 2.

Jogos Pan-Americanos

Basquete: Brasil para na Rep. Dominicana e põe fim ao sonho de medalha

A Seleção Brasileira masculina de basquete entrou em quadra do ginásio Code Alcalde, nesta sexta-feira (28), precisando da vitória contra a República Dominicana para garantir a classificação para a semifinal dos 16º Jogos Pan-Americanos. E novamente sofreu um apagão no quarto período, foi derrotado pelos dominicanos por 85 a 77 (33 a 40) e está eliminado da disputa de medalha da competição. Neste sábado (29), os brasileiros irão disputar de 5º e 6º Lugares, contra o terceiro colocado do Grupo A que ficará entre Argentina ou México. A partida será disputada às 20h30 (Brasília), logo depois da primeira semifinal .

Depois de dominar os dois primeiros períodos com dificuldades, foi no terceiro quarto que o Brasil chegou a maior diferença na partida. Abriu 18 pontos (64 a 46). A partir daí, os dominicanos passaram a exercer uma marcação pressão a quadra toda, e a exemplo do que ocorreu na noite anterior contra os Estados unidos, o Brasil não conseguiu segurar a pressão dos dominicanos.

O quarto período é que foi mais dramático. Faltando quatro minutos para terminar a partida, a Dominicana chegou a diminuir a diferença brasileira para três pontos (72 a 69). Na sequência, após empate em 72 pontos, os dominicanos passaram na frente em 75 a 72 e não deixaram mais os brasileiros ficarem com chances de vencer o importante encontro. Com esse novo apagão dos brasileiros, os dominicanos chegaram a vitória e irão enfrentar Porto Rico na semifinal da competição.

Com a eliminação na primeira fase, o Brasil acaba com o sonho de conquistar a sexta medalha de ouro para o basquete masculino em Jogos Pan-americanos, a quarta seguida. O Brasil já foi medalha de ouro nos Jogos de 1971, em Cali; 1987, em Indianápolis; Winnipeg, em 1999/ República Dominicana, em 2003 e havia sido tricampeã em 2007, no Rio de Janeiro. Marcelinho Machado, único tricampeão do basquete em Pan, também ficou frustrado com a saída da equipe para brigar pela quarta de ouro seguida.

Os 77 pontos do Brasil foram através de 28 de 67 arremessos de quadra (42%). 8 de 31 arremessos de três pontos (29%), 12 de 16 lances livres (75%), 31 rebotes (sendo 8 rebotes de ataque), jogando com Marcelinho Machado (17 pontos, 4 rebotes e 5 assistências), Nezinho (7), Murilo (6 pontos e 5 rebotes), Arthur (15), Guilherme Giovannoni (11 pontos e 5 rebotes), Cipolini (4), Hubner (2), Felício (6) , Benite (9) e Betinho.

Com informações da Confederação Brasileira de Basquete

Jogos Pan-Americanos

Karatê: Jéssica passa para a semi e garante o bronze

Jéssica Dalt é uma das esperanças de medalha para o Brasil. A atleta, que competiu nesta sexta (28), passou para a semifinal e já garantiu, ao menos, um bronze.

Para chegar a esta fase, a pousoalegrense lutou três vezes pela categoria 50 kg, tendo conquistado uma vitória, 5 – 0 sobre a colombiana Paula Ruiz, um empate, 0 – 0 com a americana Tyler Wolfe e uma derrota para a chilena Gabriela Bruna, 3 – 2.

A próxima adversária de Jéssica Dalt será a dominicana Ana Villanueva. A luta será às 19h45min.

Jogos Pan-Americanos

Karatê: Jéssica Dalt em busca de medalha


Acostumada a conquistar títulos, a pousoalegrense de 20 anos, Jéssica da Dalt Cândido, inicia nesta sexta-feira (28), às 16h37min, a busca por uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Atleta da Academia Minas-kan/Biolab, projeto que incentiva jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva, Jéssica entrou para o mundo dos tatames aos seis anos de idade e, o que era um hobby, virou trabalho.

Com apenas 14 anos dedicados ao esporte, ela já tem currículo de veteranos: nove vezes campeã mineira, seis vezes campeã brasileira, tetracampeã sul-americana e pan-americana, além de campeã dos Jogos Abertos de São Paulo. Agora, disputando o Pan de Guadalajara, competição mais importante de sua carreira, Jéssica Dalt vai enfrentar a colombiana Paula Ruiz, a americana Tyler Wolfe e a chilena Gabriela Bruna.

Caso vença as três adversárias da fase preliminar, a pousoalegrense avança a semifinal, programada para acontecer às 19h45min e posteriormente a decisão da competição, marcada para às 20h50min. Durante a semana, o Esporte Pouso Alegre conversou com João Batista Rodrigues, o João do Karatê, treinador da pousoalegrense, e ele disse que Jéssica está bastante confiante e preparada para as lutas.

Futsal

Vai começar a Taça EPTV de Futsal Feminino

Este ano, as Garotas da AABB vão representar Pouso Alegre na competição


A sexta edição da Taça EPTV de Futsal Feminino começa neste sábado (29), com o duelo entre Baependi e Itajubá . A competição que é considerada a mais importante da modalidade no Sul de Minas, vai reunir 23 municípios da região, entre eles Pouso Alegre. Este ano, a cidade será representada no torneio pelas Garotas da AABB, equipe que em 2010 defendeu Ipuíuna e ficou com a quinta colocação na classificação geral.

O elenco pousoalegrense, que além de contar com Marcelinha, Raquel e Rebeca, as estrelas da AABB, terá este ano novos reforços para a disputa da Taça EPTV. Seis das 15 atletas inscritas na competição foram campeãs em 2010 com a cidade de Cambuí. A goleira Jô, as irmãs Katiucia e Kátia, Drica, Jack e Gabriela vão vestir a camisa de Pouso Alegre. Além delas, Aline, Lindsey e Carioca são as novidades para este ano.

“Ano passado fizemos uma excelente Taça EPTV. Era nosso primeiro ano e conseguimos chegar à quinta colocação. Com os reforços vindos de Cambuí, quem sabe podemos chegar mais longe, com todo respeito as adversárias”, comenta Clóvis Massafera Pereira, treinador das Garotas da AABB. Para ele, além da qualidade no elenco, que aumentou com a chegada dos novos reforços, este ano suas jogadoras estão mais experientes.

Segundo Clóvis Massafera, para disputar uma competição como a Taça EPTV é necessária muita concentração e claro, experiência. “Temos que ir com calma. Vamos dar um passo de cada vez, pois nossa equipe não teve a oportunidade de treinar o suficiente para a disputa da competição. É difícil trabalhar com esporte amador, pois muitas jogadoras tem seus trabalhos, seus estudos, o que dificulta os treinamentos”, lembra.

Esse problema apontado pelo treinador pode dificultar não apenas os treinamentos, mas também os jogos. Clóvis Massafera diz que algumas de suas jogadoras correm o risco de não poderem atuar em todos os duelos devido às outras atividades que elas possuem. “Vamos ter que superar alguns problemas como este durante o campeonato, mas confio nas minhas garotas e sei que elas darão conta do recado”, afirma.

Analisando a tabela da competição, Pouso Alegre está no grupo C, ao lado de São Sebastião da Bela Vista, Congonhal e Paraisópolis, que é considerado pelo treinador, um dos favoritos ao título, devido ao conjunto e também a sua nova jogadora: Carol, que ano passado disputou a Taça EPTV por Ipuíuna, cidade representada pela AABB. “Paraíso joga junto há anos. Temos que ter muito cuidado com elas”, alerta Clóvis.

O primeiro jogo das Garotas da AABB será na próxima terça-feira (1º), às 20h15min, no ginásio poliesportivo do Sesi Pouso Alegre. A equipe volta a jogar no mesmo lugar, no dia 8 de novembro, às 21h15min, contra São Sebastião da Bela Vista e no fechamento da primeira fase, Pouso Alegre enfrenta Congonhal, no dia 17 de novembro, às 21h15min, também no ginásio do Sesi Pouso Alegre.

Futebol

Rodada pode definir novos classificados na Copa COE de Veteranos

A primeira fase da Copa COE de Futebol para Veteranos 2011 está chegando ao fim. Com isso, os grupos e os seus classificados vão sendo definidos a cada semana. E na próxima rodada, que acontece neste sábado (29) e domingo (30), três partidas serão disputadas e pode classificar mais três equipes para as quartas de final, que já contam com União São João, Congonhal, Drogaria Americana e Plastfilm.

Pelo grupo C, no sábado (29), às 18 horas, a equipe do Plastfilm enfrenta o Atlético Gabiroval, que precisa de apenas um empate para garantir vaga na fase seguinte. No mesmo dia, às 16 horas, pelo grupo D, a Tijuca pega o Faisqueira em um confronto onde as duas equipes tem chances de classificação. O mesmo acontece com Montanhês e Vila Nova, que jogam no domingo (30), às 10 horas.

Futsal

Mata-mata da Copa Zumbi dos Palmares começa neste sábado

A Copa Zumbi dos Palmares de Futsal 2011 chega a sua fase de quartas de final. A competição que está sendo disputada no ginásio poliesportivo Joaquim Moisés, a quadra do Bandula, terá quatro jogos neste final de semana. No sábado (29), às 14 horas, a Tijuca pega o Santa Luzia e logo depois, às 15 horas, a Juventus enfrenta o Boca Juniors.

Já no domingo (30), serão conhecidos os outros semifinalistas da competição, com a realização de mais dois confrontos. O primeiro será entre Real Madrid e Santo Antônio, às 12 horas, seguido por Vitória e Bafana Bafana, às 13 horas. As semifinais da Copa Zumbi dos Palmares será disputada no dia 5 de novembro e a grande decisão está prevista para acontecer no dia 20 do próximo mês.

Futebol

Guarani realiza peneirão no Sul de Minas

Em parceria com o Centro de Formação de Atletas RA Soccer, de Pouso Alegre, o Guarani Futebol Clube, de Campinas, realiza no próximo dia 15 de novembro uma avaliação técnica no Sul de Minas. O Peneirão vai acontecer na cidade de Cachoeira de Minas, no Estádio Municipal LECA, a partir das 8 horas. Atletas nascidos entre os anos de 1994 a 1998, podem se inscrever e participar do Peneirão.

O bugre campineiro é considerado como um dos maiores clubes brasileiros. Campeão nacional em 1978, o Guarani está acostumado a revelar grandes estrelas para o futebol mundial, como Careca, Deco, Amoroso, Luisão, Mauro Silva, Neto, Elano e Evair, que é natural de Ouro Fino. Atualmente, o clube se encontra na Série B do Campeonato Brasileiro e mantém em suas categorias de base, alguns jogadores do Sul de Minas.

As inscrições para o Peneirão em Cachoeira de Minas podem ser realizadas no Centro de Treinamento do RA Soccer, que fica no estádio Siqueira Campos, no 14º Grupo de Artilharia de Campanha, próximo ao bairro Jardim Yara. A lista dos atletas aprovados será divulgada no Site do Guarani Futebol Clube no dia 25 de novembro. Mais informações através dos telefones (35) 9952-2465 ou (35) 9197-7060.

Jogos Pan-Americanos

Basquete: Brasil é superado pelos Estados Unidos

Depois da boa estreia contra o Uruguai, a Seleção Brasileira masculina de basquete conheceu a primeira derrota nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Em partida que terminou na madrugada desta sexta-feira (29), os brasileiros perderam para os Estados Unidos por 88 a 77 e agora tem um jogo de vida ou morte na terceira rodada contra a República Dominicana. A partida contra os dominicanos que será disputada nesta sexta-feira (29) no ginásio Code Alcalde, às 16 horas (Brasília). Só a vitória coloca os brasileiros na semifinal de sábado e continuar com o sonho da quarta medalha de ouro em Pan-americano.

Com as duas equipes fazendo uma defesa individual, o Brasil esteve quase perfeito nos três primeiros quartos. Chegou a abrir uma vantagem de 17 pontos (55 a 38), no terceiro período. Mas a partir daí, deu um pane na equipe que acabou tendo um período de 10-0 e os americanos aproveitaram e passaram na frente em 64 a 61.

Com um parcial de 20 a 2 para os Estados Unidos, no quarto período os brasileiros foram totalmente envolvido com o jogo rápido e forte defensivamente, a Seleção Brasileira não conseguiu segurar a forte reação americana que abriu uma vantagem de 13 pontos no marcador (76 a 63), faltando três minutos para encerrar a partida.

Mesmo tentando uma reação nos minutos finais, os brasileiros não conseguiram tirar a diferença e chegar nos segundos finais com chances de vitória. A derrota por 11 pontos não tira o Brasil da disputa da medalha de ouro, mas agora fica com a obrigação de vencer a Dominicana, que nesta rodada derrotou o Uruguai, por 69 a 55.

A Seleção Brasileira teve 28 de 66 arremessos de quadra, com aproveitamento de 42%; 9 de 25 arremessos de três pontos (36%), 12 de 16 lances livres (75%) e 31 rebotes (7 de ataque). Os 77 pontos foram marcados por Marcelinho Machado (9), Nezinho (16), Murilo (12 e 7 rebotes), Arthur, Guilherme Giovannoni (6), Benite (15), Betinho (3), Bruno Erigoyen, Guilherme Hubner (8), Cipolini (8) e Davi Rossetto. O único jogador que não entrou em quadra foi o pousoalegrense Cristiano Felício.

Com informações da Confederação Brasileira de Basquete

Jogos Pan-Americanos

Futebol: Débinha desperdiça pênalti e Brasil fica com a prata


O Brasil saiu na frente, mas cedeu o empate no final do tempo regulamentar e acabou sendo derrotado pelo Canadá, nos pênaltis por 4 a 3, na decisão do ouro do Pan de Guadalajara, nesta quinta-feira (27). Os gols da partida, que terminou 1 a 1, foram marcados por Débinha, ex-AABB Pouso Alegre, e Sinclair.

O Brasil começou com muita pressão e abriu o placar logo aos 4min com Débinha que, em jogada individual, acertou uma bomba no ângulo da goleira LeBlanc. Após o gol, o Canadá foi para cima e criou boas chances para igualar o marcador, mas o Brasil conseguiu resistir bem até o fim da primeira etapa.

Se o primeiro tempo foi equilibrado, a etapa final foi um show de contra-ataques desperdiçados pelas brasileiras. Foram pelo menos quatro chances claras de gol, todas perdidas pelas jogadoras. O castigo veio aos 42min do segundo tempo com Sinclair que subiu mais que a goleira Bárbara e escorou para as redes.

A prorrogação foi marcada pelos gols perdidos entre as duas equipes, mas o placar não se mexeu e a partida foi para as penalidades. Na cobrança de pênaltis, a seleção do Canadá foi melhor e venceu por 4 a 3. Débinha, que marcou o gol no tempo normal, perdeu o pênalti decisivo, chutando nas mãos da goleira canadense.

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Futebol

Reestruturada, Liga Esportiva volta a promover torneios em Pouso Alegre


Liga esportiva é uma entidade responsável pela administração do esporte amador em uma determinada cidade ou região. Fundada em fevereiro de 1947, a Liga Esportiva de Pouso Alegre, realizou em um passado distante, campeonatos de futebol que atraiam milhares de torcedores aos estádios pousoalegrenses, além de ajudar clubes amadores e até profissionais a disputarem torneios pelo Sul de Minas e manter um quadro de arbitragem, sempre requisitado pela Federação Mineira de Futebol.

Com uma nova diretoria desde 2009, a Liga Esportiva de Pouso Alegre está buscando voltar à ativa, assim como nas décadas passadas, quando clubes amadores e profissionais da cidade eram reconhecidos em toda região. No primeiro período da nova administração, a entidade procurou solucionar problemas burocráticos e buscar novos filiados. Atualmente com clubes de Pouso Alegre e das cidades vizinhas em seu quadro de associados, a Liga parte para outra etapa importante de seu retorno, a realização de campeonatos.

Nesta quinta-feira (27), às 19 horas, na Avenida Duque de Caxias, 127, a Liga Esportiva de Pouso Alegre realiza o Pré-Arbitral da Copa Integração, um torneio que visa colocar os clubes amadores e profissionais de Pouso Alegre e região em campo novamente. “Essa competição é uma solicitação da Federação Mineira, para tentar resgatar os times de Pouso Alegre, como o Guarani FC, ARSM, EC Sul Minas e o Pouso Alegre FC, e também ajudar as equipes amadoras a se adequarem”, comenta Roberto Aparecido da Silva, presidente da LEPA.

A importância da regularização das equipes amadoras de Pouso Alegre e respectivamente a filiação junto a Liga é estreitar a ligação entre os clubes do interior com a Federação Mineira de Futebol, de acordo com Roberto Aparecido. “O objetivo do campeonato é fazer jus ao seu nome, ou seja, queremos integrar as equipes profissionais com as amadoras, ajudando as pequenas equipes a se organizarem e poderem participar desta e outras competições, que tem ligação com a Federação Mineira de Futebol”, completa.

Valorização e projetos

Outro objetivo da Copa Integração é valorizar os atletas de Pouso Alegre. Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, quando as equipes da “Terra do Mandu” disputavam a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro somente com jogadores de outras cidades, a intenção é que a partir de 2012, as equipes de Pouso Alegre possam trabalhar com atletas locais. “Temos grandes jogadores espalhados pelos times amadores da cidade. Disputando uma competição, como a Copa Integração, eles poderiam ser descobertos”, lembra Roberto Aparecido.

Além da realização da Copa Integração de Futebol, que deve começar ainda este ano, a Liga Esportiva tem outros projetos para 2012. Com o apoio da Federação Mineira de Futebol, a entidade espera realizar no próximo ano, campeonatos em todas as categorias de base, além do livre e veterano. “Temos dezenas de projetos para colocarmos em prática. Pretendemos realizar trabalhos ligados não apenas ao futebol de campo, mas também aos esportes especializados, futsal, entre outros”, aspira Roberto Aparecido.

Em busca de parcerias

Finalizando o processo de reestruturação da Liga Esporte de Pouso Alegre, Roberto Aparecido agora busca parcerias para reconstruir a sede física da entidade. “Atualmente a LEPA não possui sede fixa. Estou buscando apoio do poder executivo de Pouso Alegre e também do setor privado para encontrarmos uma solução para essa questão. Acredito que em breve, teremos nossa sede, pois o trabalho que estamos fazendo é sério e comprometido com o esporte de Pouso Alegre e região”, afirma o presidente da Liga.

Futebol

Tabela de jogos da segunda fase do Campeonato Municipal é divulgada

A segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio inicia neste próximo final de semana. 12 equipes, divididas em duas categorias, a sub-13 e sub-15, continuam na briga pelo título da competição que movimenta crianças e adolescentes de toda Pouso Alegre. A primeira rodada dessa fase, terá a realização de seis jogos, em dois estádios municipais: o Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no bairro São Cristóvão e o Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

No sábado (29), às 9 horas, pela categoria sub-13, o Estrela Azul pega o Flamina, no Chicão, enquanto no Manduzão, a RA Soccer enfrenta o Pousoalegrense. O outro jogo da categoria, será realizado às 14 horas, também no Manduzão, pelas equipes do Santos Independente e Forcraques. Já pela sub-15, às 10h30min, no Chicão, Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias joga contra o Flamina. No mesmo horário, o RA Soccer enfrenta o Pousoalegrense e às 15h30min, o Santos pega o Forcraques.

Para o diretor de futebol da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta, a primeira fase da competição foi satisfatória. “Nosso trabalho, junto a Secretaria de Esportes e Lazer é proporcionar a todos os atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e torcedores, as melhores condições para que o esporte em nossa cidade possa crescer ainda mais. Tenho que agradecer o apoio do prefeito Agnaldo Perugini e do secretário João do Karatê, dos professores e funcionários da Praça de Esportes”, comenta.

Confira a nova tabela da competição municipal:

Jogos Pan-Americanos

Basquete: Com Cristiano em quadra, Brasil vence na estreia


Foi pouco mais de três minutos em quadra, tempo suficiente para Pouso Alegre conhecer a categoria de seu atleta Cristiano Felício, que ajudou a Seleção Brasileira de Basquete estrear com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, nesta quarta-feira (26). O triunfo dos “Meninos do Brasil” sobre o Uruguai, por 80 a 71, foi bastante comemorado pelos atletas, pois dá mais tranquilidade ao grupo que busca o hexa do campeonato continental. Agora, o Brasil enfrenta os Estados Unidos em busca de mais um triunfo, o que poderia garantir a vaga na semifinal da competição, nesta quinta-feira (27), às 23 horas.

O jogo de estreia contra os uruguaios foi bastante disputado, com a jovem equipe Celeste, reforçada pelo jogador Martin Osimani, fez uma defesa forte, não deixando que o Brasil abrisse vantagem no marcador. Mesmo não fazendo uma atuação que desejava o técnico Ruben Magnano, o domínio do jogo foi quase todo brasileiro. Após encerrar os dois primeiros quartos com uma vantagem mínima, chegou a abrir oito pontos (59 a 51, no início do terceiro período). Daí para frente, soube administrar a vantagem e chegar à vitória por nove pontos de diferença.

Medalha de ouro em cinco oportunidades (1971 e 1987, e o tricampeonato nas edições de 1999, 2003 e 2007), o Brasil levou para Guadalajara uma seleção mesclada de jovens e experientes jogadores. E foram os veteranos que se destacaram na vitória diante dos uruguaios. Guilherme Giovannoni, com 15 pontos e oito rebotes foi o jogador com maior produção na equipe brasileira, seguida pelo armador Nezinho, com 14 pontos e três assistências e também o companheiro de Brasilia, Arthur, que marcou 13 pontos e pegou cinco rebotes.

Os 80 pontos brasileiros foram através de 23 de 55 arremessos de quadra (42%); 5 de 20 arremessos de três pontos (25%), 18 de 35 arremesos de dois pontos; 29 de 36 lances livres (81%), 31 rebotes (9 de ataque e 22 de defesa – o Uruguai pegou apenas 27 rebotes). Além de Giovannoni e Nezinho, o jovem pivô Guilherme Hubner, marcou 11 pontos e ainda pegou sete rebotes. Jogaram e também marcaram Murilo Becker (10 pontos e 4 rebotes), Marcelinho Machado (12 pontos), Betinho (2) e Benite (3). Jogaram e não pontuaram – Cipolini, Davi, Cristiano Felício e Bruno Erigoyen.

Para o técnico brasileiro, o argentino Ruben Magnano, o importante foi estrear com vitória. “Foi um jogo muito duro, onde não tivemos chance de abrir grande vantagem até os minutos finais quando fizemos um jogo inteligente ofensivamente. O Uruguai marcou muito forte e cabe a arbitragem fazer o limite. Tivemos cinco jogadores marcando 10 ou mais pontos, isso mostra que jogamos como equipe”, analisou Magnano. Sobre o adversário desta quinta-feira, Magnano tem poucas informações, porém adianta que será jogo duro. “Os Estados Unidos fizeram um amistoso contra Porto Rico e foi muito disputado. Vai ser assim conosco”.

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos

Chegou à vez de Pouso Alegre

Cristiano Felício estreia nesta quarta-feira com a seleção brasileira de basquete.
Sexta é o dia de Jéssica Dalt pisar no tatame para buscar o ouro no Karatê



Os Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara, chega ao seu 13º dia de competição nesta quarta-feira (26). E às 16 horas, um pousoalegrense entra em ação para buscar a medalha de ouro. Cristiano Felício faz parte da equipe brasileira de basquete, que enfrenta o Uruguai. A outra pousoalegrense nas Olimpíadas das Américas é Jéssica da Dalt Cândido, que inicia a luta por uma medalha apenas na sexta-feira (28), na modalidade karatê.

Em busca de mais um ouro

Rubén Magnano, treinador argentino que comanda a Seleção Brasileira surpreendeu os torcedores ao convocar jovens jogadores para o Pan-Americano de Guadalajara. Entre as novas estrelas do basquete nacional que vão representar o país na competição continental, está Cristiano Felício, o pousoalegrense de 19 anos e 2,06 m de altura, que se destacou no último Campeonato Mundial de Basquete Sub-19, disputado em julho na Letônia.

Cristiano é atleta do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte e ao lado dos seus companheiros vai tentar buscar a sexta medalha de ouro para o Brasil na história Pan, o que seria a quarta seguida. Para os Jogos Pan-Americanos, o Brasil mantém a base vice-campeã do Campeonato Pré-Olímpico de Mar Del Plata, na Argentina, que garantiu o retorno brasileiro a uma Olimpíada depois de 16 anos.

Sem a pressão de buscar a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, o Brasil realizou uma preparação mais tranqüila para o Pan-Americano. Na segunda-feira (24), a Seleção realizou seu último jogo-treino, contra o Canadá e venceu bem o desafio por 89 a 65. O técnico Rubén Magnano pôde avaliar melhor a equipe e os jogadores conseguiram aperfeiçoar mais o entrosamento a poucos dias da estreia.

O Brasil está no Grupo B dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e enfrenta, na sequência, Uruguai, Estados Unidos e República Dominicana. No Grupo A, estão México, Argentina, Porto Rico e Canadá. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais e os vencedores decidem a competição, que acontece no domingo (30).

Magnano tem a disposição uma equipe formada por 12 atletas que atuam no NBB: os armadores Nezinho (Brasília), Benite (Limeira) e Davi (Pinheiros); os alas Marcelinho Machado (Flamengo), Betinho (Paulistano), Bruno Irigoyen (Minas) e Arthur (Brasília); e os pivôs Guilherme Giovannoni (Brasília), Murilo (São José), Cipolini (Uberlândia), Guilherme Hubner (Minas) e Cristiano (Minas).

No trilho da tri-campeã

33 anos e três ouros em Jogos Pan-Americanos. Lucélia Ribeiro é a única brasileira a conquistar o tri na competição continental de forma consecutiva. A atleta que já passou por Pouso Alegre, quando treinou na Academia Minas-Kan/Biolab, é a lutadora a ser batida na categoria 60 Kg. Buscando seguir o mesmo caminho, o dos títulos, a pousoalegrense Jéssica da Dalt Cândido, de 20 anos, faz sua estreia na competição de Guadalajara nesta sexta-feira (28), às 13 horas.

Atleta da Academia Minas-kan/Biolab, projeto que incentiva jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva, Jéssica entrou para o mundo dos tatames aos seis anos de idade e, o que era um hobby, virou trabalho. Com apenas 14 anos dedicados ao esporte, ela já tem currículo de veteranos: nove vezes campeã mineira, seis vezes campeã brasileira, tetracampeã sul-americana e pan-americana, além de campeã dos Jogos Abertos de São Paulo.

Com a chegada dos jogos, os treinos se intensificaram para aperfeiçoar os golpes, a velocidade e o ritmo da luta, mas a jovem é exigente e seu grande receio é não conseguir desempenhar sua melhor performance no México. “Venho treinando muito e me dedicando bastante, mas a tensão de um campeonato é muito grande”, avalia Jéssica que no último mês esteve na Europa participando de competições internacionais.

João Batista Rodrigues, o João do Karatê, treinador da pousoalegrense chegou ao México no último final de semana para apoiá-la. Há mais de 15 anos trabalhando diretamente com a atleta, João do Karatê disse que Jéssica está confiante e preparada para as lutas. “Fizemos nossa parte dando total suporte a ela. Agora é torcer para que tudo ocorra bem no dia das lutas”, lembra.

Para ser campeã, Jéssica Dalt terá que disputar no mínimo cinco lutas. Em sua categoria, 50 Kg, são oito atletas divididas em duas chaves de quatro. Todas lutam contra si, classificando uma de cada chave para a grande decisão, que acontece no mesmo dia, sexta-feira (28), às 20h50min. “Se Deus quiser, Jéssica vai conseguir trazer o ouro para o Brasil, para Minas Gerais e para Pouso Alegre. Vamos torcer”, comenta João do Karatê.

Jogos Pan-Americanos

Ex-AABB busca medalha no futebol feminino


Assim como os pousoalegrenses Cristiano Felício e Jéssica Dalt, uma outra atleta do Sul de Minas participa dos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Débora de Oliveira Costa, de Brazópolis, faz parte da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, favorita ao ouro no Pan de Guadalajara 2011. Débinha, que no início deste ano vestiu a camisa da AABB Pouso Alegre vem sendo um dos destaques da equipe brasileira.

Sem a Rainha do Futebol, Marta, a atleta de Brazópolis acabou ganhando a oportunidade de mostrar seu talento na equipe titular do Brasil, vindo até a marcar um belo gol na partida contra Costa Rica, ainda na primeira fase da competição.

Para Clóvis Massafera Pereira, treinador que comandou Débinha pela AABB, ela é uma jogadora diferenciada, que pode chegar longe com seu futebol. “Ela vem jogando muito bem no Pan. Quando teve a oportunidade, deu conta do recado e agora vai ser difícil sair da Seleção. Débinha é uma atleta de grupo, que tem muita responsabilidade, sempre ouvindo com atenção os comandos do treinador e os colocando em prática”.

Corrida pela vida

Se Brazópolis está em festa por sua filha ilustre, outro município da região que está na torcida por um atleta nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara é Natércia. A cidade de quase cinco mil habitantes deposita toda confiança em Giovani dos Santos, um atleta que teve um início tardio e turbulento no esporte. Com 30 anos, o atleta corre há apenas dois e já conquistou o Sul-Americano nos 10.000 metros. “Eu já tive um sério problema com bebidas, mas um dia um cara me falou: ‘rapaz, você tem potencial, pare com isso’. Graças a isso e com o apoio da família, eu comecei a correr. Posso me considerar um vencedor já”, comenta.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Futebol

Primeira fase do Campeonato Municipal termina com goleadas

A primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio 2011 chegou ao fim neste final de semana. A última rodada foi marcada pelas goleadas na categoria sub-15 e a definição do último classificado na sub-13. Agora restam apenas seis equipes em cada categoria para brigar pelo título da competição que reúne centenas de crianças e adolescentes de Pouso Alegre.

Confirmação do favoritismo

RA Soccer e Forcraques FC terminaram a primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol de Base, categoria sub-15, com 100% de aproveitamento. O último jogo do alvinegro na primeira fase foi sábado (22), contra o Estrela Azul, no Campo do Bangu. A equipe comandada pelo experiente treinador Brinquinho venceu o time do bairro São Cristóvão pelo placar de 13 a 0, a maior goleada da categoria sub-15.

Outro duelo do grupo A, foi entre Pousoalegrense FC e Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias. As equipes que brigavam pela segunda posição da chave, entraram no Campo do Bangu, determinadas a vencer. No entanto, o equilíbrio prevaleceu e a partida terminou empatada em 2 a 2. Com este resultado, o Pousoalegrense permaneceu na vice-liderança da chave e o CCFD avançou para a próxima fase em terceiro.

Já no grupo B, que tinha o líder RA Soccer garantido na segunda fase com 100% de aproveitamento, teve a briga pela vice-liderança da chave. Flamina e Santos Independente disputavam a posição e foi a equipe do bairro São Geraldo que levou a melhor. O Santos bateu a AABB por 10 a 0, aumentando seu saldo de gols para 19, contra 7 do Flamina. A equipe do Jardim Yara bateu a JUVENE por 4 a 0. Os dois jogos foram disputados no Manduzão.

Vitória e classificação

Ao contrário da categoria sub-15, onde garantiu vaga na segunda fase com antecedência, na sub-13, o Flamina teve que brigar até a última rodada para se classificar. Em condições dramáticas, a equipe do Jardim Yara venceu a JUVENE, que também tinha chances de classificação, pelo placar de 3 a 1 e garantiu a tão desejada vaga. Com a vitória, a equipe chegou aos 12 pontos, ficando atrás do Santos Independente e RA Soccer.

A equipe do bairro São Geraldo pegou na última rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Base a AABB e não tomou conhecimento do adversário. Jogando no estádio Manduzão, o Santos Independente goleou o seu adversário pelo placar de 8 a 0, a maior vitória da equipe na competição até o momento. Com o resultado, o alvinegro do São Geraldo ficou com 18 pontos, em oito jogos disputados.

Pelo grupo A, o Forcraques apenas ampliou sua vantagem na tabela de classificação. A equipe venceu o Estrela Azul por 2 a 0, jogando no Campo do Bangu. Já no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no bairro São Cristóvão, a CAP/Padre Mário e a CAPEA disputaram o duelo dos desclassificados. E quem levou a melhor foi a equipe da casa, que se despediu da competição goleando a CAPEA por 7 a 1.

Atletismo

Mais de 100 atletas participam da Corrida Rústica Armação Atlética


Pouso Alegre parou no último domingo (23) para ver os mais de 100 atletas do Sul de Minas e interior de São Paulo participarem da 1ª Corrida Rústica 10 Km –Armação Atlética. Na largada, que aconteceu às 9 horas, próximo a Igreja de Fátima, teve atletas de Bragança Paulista, Americana, Embu-Guaçu, Taubaté, Itatiba, Extrema, Cambuí, Estiva, Careaçu, Três Corações, Machado, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre.

O percurso realizado entre as principais ruas e avenidas do centro de Pouso Alegre, teve como campeão na categoria masculino, o atleta João Paulo de Souza, de Tres Corações, com a marca de 30’44”. Já no feminino, a taça de campeã ficou com a atleta de Itatiba, Jéssica Pelário Bueno, que percorreu os 10 Km em 39’47”.

Nas demais categorias masculinas, até 19 anos, Eliel Matheus Domiciano, da Academia Armação Atlética se sagrou campeão; na categoria 20 a 29 anos, Eduardo de Oliveira ficou com o título; entre 30 a 39 anos, Jeferson Tadeu, de Americana, ficou em primeiro e dos 40 aos 49 anos, o campeonato foi para Elias Ribeiro, da Academia Mega Fitness, de Pouso Alegre.

Nas categorias femininas, entre 20 a 29 anos, Adriana Domingos, de Cambuí, chegou em primeiro; já na categoria disputada pelas atletas entre 30 a 39 anos, Josiane Aparecida Rocha, de Pouso Alegre foi campeão e dos 40 aos 49 anos, da Academia Minas/Kan, Auxilene Isabel Silva ficou com o título.

Na categoria disputada pelos alunos da Academia Armação Atlética, Jair dos Reis e Juliana Nogueira, foram campeões nas categorias masculinas e femininas. Por equipe, o primeiro lugar da Corrida ficou com a Asa Corre, de Americana, interior de São Paulo, seguida pela Secretaria de Esporte e Lazer de Pouso Alegre e em terceiro lugar, a equipe de Extrema.

A 1ª Corrida Rústica 10 Km –Armação Atlética foi idealizada pelo professor Anderson Luiz Moreira, tendo como apoiadores o Supermercados Alvoradas, FPM Velocímetro, Nutends Suplementos e ACIPA, a Associação do Comercio e Industrias de Pouso Alegre.

Com informações e foto de assessorias

Futebol

Copa COE de Veteranos: Drogaria Americana empata e se classifica


União São João e Congonhal já estão garantidos nas quartas de final da Copa COE de Futebol Veterano 2011 desde o dia 1° de outubro. As equipes do grupo A aguardam a definição de seus futuros adversários, que pode ser a Drogaria Americana, a terceira classificada para a próxima fase. A vaga da equipe foi conquistada neste domingo (23) com o empate em 2 a 2 contra a Portuguesa. A outra vaga da chave B será definida em novembro, entre a mesma Lusa e a equipe de Santa Rita.

Coió e Clodoaldo marcaram para a equipe da Drogaria Americana, líder isolada do grupo B. Valmir e Sidnei fizeram os gols para a Portuguesa, que volta a jogar no próximo dia 5 contra Santa Rita. A equipe da cidade vizinha também jogou neste final de semana. No sábado (22), os santarritenses golearam o Santos América pelo placar de 6 a 1, com gols de Getúlio, Geovanni, Marco Antônio (duas vezes), Valmir e Luis Dias. Rogério acabou descontando para o Santos, que se despede da competição com três derrotas, em três jogos.

Vitória em vão

O Santa Cruz entrou em campo no sábado (22) para enfrentar o São João de olho em uma das vagas do grupo C, mas não conseguiu. A equipe que está sendo representada pela Bebidas Pelicano até venceu seu adversário, mas o resultado não foi suficiente para manter a equipe com chances de classificação. O triunfo de 5 a 4, deixou a equipe com os mesmos três pontos do São João e do Atlético Gabiroval – que ainda joga, mas atrás dos adversários no critério de desempate, o saldo de gols.

Vanderlei, quatro vezes e Valdemir marcaram para o Santa Cruz/Bebidas Pelicano, enquanto Bozo, duas vezes, Juliano e Joaquim descontaram para a equipe do bairro São João. E esses gols foram importantes, pois mantiveram a equipe na vice-liderança da chave C, com o saldo positivo de um gol. Os concorrentes, Atlético Gabiroval e Santa Cruz, também com três pontos, estão com dois gols negativos de saldo. Agora, dessas equipes, a única que ainda sonha com a vaga é o Atlético, que joga no dia 29 contra o líder Plastfilm.

Futebol

Bruno Marinho é campeão na Suécia


Sábado (22) foi um dia importante para Bruno Manoel Marinho. O pousoalegrense conquistou sua primeira taça na Suécia. O atleta de 27 anos foi campeão da Superettan, a segunda divisão do futebol local, com o Åtvidabergs FF, clube que defende há quatro temporadas. O título veio mesmo com a derrota da sua equipe para Östers IF, pelo placar de 1 a 0. Jogadores e torcedores fizeram a festa no estádio Kopparvallen, na cidade de Åtvidabergs.

A taça confirmou a boa campanha da equipe na Superettan 2011. Em 30 jogos, o Åtvidabergs FF venceu 18, empatou três e perdeu nove duelos. Ao todo foram marcados 58 gols e sofridos 31. O pousoalegrense participou de 21 dos 30 jogos da equipe, tornando-se uma das referências do Åtvidabergs FF em campo. Atuando mais recuado, o meio-campista tomou apenas oito cartões amarelos e não foi expulso nenhuma vez.

A sua boa fase, refletida dentro de campo, levou a diretoria da equipe sueca, renovar seu contrato por mais duas temporadas. De acordo com a nota divulgada pelo Åtvidabergs FF, “Bruno fez uma boa temporada, a melhor desde a sua chegada”. Para eles, é gratificante poder extender o vínculo com o atleta. “Bruno é componente e importante para a nossa equipe. Além disso, acreditamos que ele vai fazer uma temporada brilhante em 2012”.

Mais preparado, o pousoalegrense disse na última semana, que pretende ajudar a sua equipe a continuar com os bons resultados no Campeonato Suéco em 2012. “Consegui adquirir força e velocidade, além de aprimorar a minha técnica, que são qualidades essenciais para crescer profissionalmente, em especial na Europa, onde a cobrança também é grande. Em 2012, vamos brigar na parte de cima da tabela”, afirmou.

A próxima temporada se inicia em meados de fevereiro, mas antes disso o pousoalegrense volta a sua terra natal para visitar familiares e amigos. Bruno Marinho deve chegar ao Brasil no início do próximo mês.