sexta-feira, 29 de julho de 2011

Futebol

Copa COE: finalistas serão conhecidos neste final de semana


O maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE está chegando ao fim. A competição disputada no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, vai conhecer seus finalistas neste final de semana. No sábado (30), às 16 horas, Ouro Fino enfrenta a Ice Bom e no domingo (31), no mesmo horário, a equipe do Flamina pega o Sport São João pela fase semifinal do certame.

Duelo regional

Depois de enfrentar o Andorinha de Ipuíuna na primeira fase, o Napoli Controle, formado por jogadores de São Gonçalo do Sapucaí nas oitavas e eliminar o Paineiras, que tinha como base atletas de Estiva, chegou à vez da Ice Bom enfrentar Ouro Fino na competição. O duelo, além de definir o primeiro classificado para a decisão, marca o encontro de duas grandes equipes da Copa COE que já foram eliminadas na fase semifinal e não querem que isso se repita.

A Ice Bom vai contar novamente com seu artilheiro Casinha. No último jogo da equipe, o atacante marcou dois gols na goleada sobre o Paineiras e entrou na briga pela artilharia. No entanto, segundo o próprio atleta, o seu maior objetivo é chegar à decisão da Copa COE com a Ice Bom. Para não ficar na semifinal novamente, como aconteceu em 2008, quando a equipe foi eliminada pela Ponte Preta, os jogadores prometem muito empenho.

Assim como a Ice Bom, Ouro Fino nunca chegou à decisão da Copa COE. Eliminado ano passado pelo Algodão na disputa de pênaltis, os “Meninos da Porteira” que são comandados por Humberto, ex-jogador do Pouso Alegre FC, querem fugir das penalidades e tentar a classificação de forma tranquila, assim como aconteceu nas oitavas de final este ano, quando Ouro Fino venceu por 6 a 3.

No entanto, Ouro Fino não vai contar com seu principal jogador, o atacante Piá. Suspenso pelo segundo cartão amarelo, o artilheiro da equipe é peça importante no esquema tático do técnico Humberto. Com isso, a responsabilidade dos gols deve cair sobre o meia Alexandre, atleta que já passou pelo futebol pousoalegrense quando defendeu o Guarani no Campeonato Mineiro de Júnior, em 2007.

A busca pelo bi

Campeão em 2009, o Flamina é a única equipe que pode se sagrar bi-campeã este ano. O Cantareira, primeiro campeão da Copa COE, foi eliminado nas oitavas de final, mesmo fase onde a Ponte Preta caiu. O outro time que brigava pelo segundo título, o Clube de Campo Pouso Alegre acabou sendo eliminado nas quartas de final pelo próprio Flamina. E é pelo sonho de mais uma conquista, que o Flamina vai para cima do Sport São João.

Dono da melhor campanha na atual edição do torneio, melhor ataque e defesa menos vazada, o Flamina é considerado favorito para o duelo de domingo (31). O único desfalque da equipe para a partida contra o Sport São João é o volante Gordo, suspendo pelo segundo cartão amarelo. Novamente, a esperança de gols da equipe está depositada na dupla Maurinho e Celinho, artilheiros do Flamina na competição.

Pelo outro lado, o grande trunfo é Fabiano Niquimba. Artilheiro da competição ao lado de Kléber, com oito gols, o atacante promete se esforçar ainda mais para levar sua equipe a decisão, feito que seria inédito para o clube que completa em 2011, 20 anos de história. Até esta edição da Copa COE, o Sport São João conseguiu chegar até a semifinal, fato que aconteceu em 2007. Na ocasião, o Sport perdeu para o Cantareira.

Para não ser eliminado novamente na semifinal, a equipe comandada por Guina espera surpreender o Flamina com uma forte marcação no meio de campo. Além disso, o Sport São João conta com a volta do meia Danilo, que cumpriu suspensão diante do Algodão nas quartas de final. Em contrapartida, a equipe não terá seu goleiro titular, Luiz Fernando, expulso no último jogo e os meias Helinho e Adriano, ambos suspensos pelo segundo amarelo.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Karate

Jéssica Dalt intensifica treinamentos para os Jogos Panamericanos


Após participar do Campeonato Sulamericano de Karate no último mês, Jéssica da Dalt Cândido deu iniciou esta semana na fase final de sua preparação para a disputa dos Jogos Panamericanos de Guadalajara 2011, no México. Para ajudar em seu treinamento, João Batista Rodrigues, o João do Karate, responsável pelo sucesso da atleta, convidou o professor de Karate, Antonio Fernando Pinto, o Freizer, considerado o melhor técnico da modalidade no Brasil.

O técnico da Seleção Mineira (categoria especial), João do Karate considera importante a ajuda de Freizer na preparação da única carateca de Minas Gerais na Seleção Brasileira Adulta. Freizer, que é de Belo Horizonte, é considerado o melhor técnico de Karate do Brasil, tendo comandado a seleção brasileira adulta por mais de 10 anos em vários campeonatos mundiais, no Egito, México, Hungria e Espanha, além dos campeonatos pan-americanos nos Estados Unidos, na Colômbia, Venezuela, Antilhas Holandesas, Peru e Canadá.

“Estou trazendo o meu amigo e professor Freizer para ajudar na preparação da nossa atleta pousoalegrense Jéssica, por dois motivos: ele é o atual Técnico da Seleção Mineira Adulto e o maior formador de campeões que o Brasil já teve, a Seleção Brasileira, por mais de uma década, era formada na sua base por atletas de sua academia devido ao alto nível de seus atletas e queremos agregar mais experiência na metodologia da Minas-Kan/BIOLAB”, disse João do Karate.

O técnico pousoalegrense ressalta ainda, que as competições internacionais e a composição da seleção brasileira são compostas apenas por caratecas da divisão especial (de faixa roxa a preta) onde o nível técnico é alto, por isso tanta preocupação com o rendimento da Jéssica Dalt. “A preparação difere a categoria especial de outras categorias nos campeonatos estaduais e nacionais, muitas federações dividem ainda em serie A, serie B e serie C, como é feito, por exemplo, na Federação Paranaense que divide o nível dos atletas como estreantes, esperança e rendimento”, comenta.

Jiu-Jitsu

Pousoalegrense brilha em campeonato mundial de Jiu-Jitsu


Ismael Rodrigues da Silva, de apenas 17 anos, se tornou vice-campeão mundial de Jiu-Jitsu no último final de semana. O atleta de Pouso Alegre que participa de competições de artes marciais há pouco mais de um ano, foi até a cidade do Rio de Janeiro para participar do Campeonato Internacional Rio Open 2011 e ficou com a segunda posição no pódio em sua categoria, a peso leve faixa azul.

Com a conquista do final de semana, Ismael chega a sua 19ª medalha. O pousoalegrense, aluno da academia Gracie Humaitá, já brilhou em outros campeonatos, como o Brasileiro e o Sulamericano. “Nesta última conquista, lutei quatro vezes em minha chave e na final, quando a luta estava empatada, consegui dois golpes em meu oponente, mas o árbitro não considerou. Cobrei ele por isso e acabei sendo punido, impedindo a vitória”.

Ainda de acordo com Ismael, no final da luta o mesmo árbitro que o puniu, foi conversar com seu treinador e explicou sua atitude durante a luta. “O árbitro disse para meu treinador que meu rendimento na luta tinha sido de campeão, que eu merecia o título, mas como errei ao cobrá-lo, acabou sendo impossível dar o título para mim”, lamenta o lutador, que espera não falhar da próxima vez.

“Gostaria de agradecer aos colaboradores e patrocinadores pelo apoio dado nos treinamentos e viagens, como está para o Rio de Janeiro. Agradeço a Academia R1, a It Works, a Ideal Gás e a secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre. Sou grato também as pessoas como Anderson da Alô Motos, Luiz da Eletrônica Silva, aos meus companheiros de treino e meus pais, responsáveis pela conquista”, lembra Ismael.

A luta pelo patrocínio

Mesmo com o apoio dado por algumas empresas e pessoas de Pouso Alegre, Ismael segue na luta por mais patrocínio. A meta do atleta é continuar disputando campeonatos de alto nível, como o Rio Open 2011, e buscar novos títulos para sua carreira. E para isso acontecer, segundo o atleta, é necessário patrocínio e muito treinamento, além do cuidado com o corpo, que inclui uma dieta balanceada.

“Para manter melhorar meu rendimento, não posso parar de treinar e tenho que dar continuidade a dieta com suplementos”, comenta o atleta. O desgaste nos treinamentos e nas competições é grande, o que exige uma reposição de nutrientes como aminoácidos e carboidratos rapidamente. “Necessito de produtos que auxiliam no meu desenvolvimento e potencialização nos treinamentos”.

Além dos suplementos, Ismael possui gastos com equipamentos. De acordo com o atleta é necessário kimonos, calções, camisetas especiais e tensores para proteger pés, joelhos e cotovelos. “Uso os equipamentos nos treinamentos e nas competições. Além disso, costumo estampar em meus kimonos e nos banners que levo para as competições, as empresas que me apóiam. Essa é a maneira que encontrei de divulgar e valorizar aqueles que me ajudam nas viagens, treinamentos e competições”, finaliza.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Futsal

Tijuca/Congonhal vence e fica perto da classificação na Taça EPTV

A equipe de Congonhal, que está sendo representada pela Tijuca na Taça EPTV de Futsal, conseguiu na noite de segunda-feira (25) sua primeira vitória na competição. O triunfo foi sobre a equipe de Brasópolis por 2 a 1, em Borda da Mata. O resultado praticamente coloca a Tijuca/Congonhal na segunda fase do torneio de futsal mais importante da região.

Vindo de derrota na estreia, Congonhal tinha que vencer o adversário de segunda-feira, mas Brasópolis dificultou o jogo para os pousoalegrenses que representam a cidade vizinha no torneio. O adversário abriu o placar logo no começo, aproveitando uma falha da defesa da Tijuca/Congonhal.

No segundo tempo, a equipe voltou mais tranquila para a quadra e conseguiu a virada. Vinny empatou o jogo logo no início da etapa final e Carlos Inácio, faltando um minuto para o termino da partida, marcou um belo gol e garantiu a primeira vitória da Tijuca/Congonhal na competição.

Agora, a equipe precisa torcer por um empate, ou uma derrota de Brasópolis para Andradas. O duelo dessas duas equipes acontecem na próxima segunda-feira (1º), no ginásio municipal de Estiva. Caso Andradas vença, ou o duelo termine com igualdade em seu placar, Tijuca/Congonhal garante a segunda colocação da chave.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Futebol

Ice Bom e Sport garantem vaga na semifinal da Copa COE


As duas últimas vagas para a semifinal do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais foram decididas após duelos emocionantes e de muitos gols. Ice Bom e Sport São João agora se juntam a Flamina e Ouro Fino para disputarem a penúltima fase da Copa COE, que será realizada no próximo final de semana, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João. E os duelos prometem grandes espetáculos.

Goleada e classificação

À tarde de domingo (24) parecia ser da Ice Bom. Todos os lances, tanto no ataque, quanto na defesa, quem sempre levava à melhor era a equipe comandada pela Família Jacaré. Brigando para chegar novamente a semifinal, a Ice Bom enfrentou a surpresa da competição, o Paineiras, que chegou entre os oito melhores da Copa COE pela primeira vez. E como não poderia ser diferente, a Ice Bom goleou o seu adversário por 6 a 2 e está na próxima fase.

O primeiro gol da partida saiu logo no início da partida. Aos 3 minutos, Gaspar desviou a bola de cabeça, após cruzamento de Lucas e balançou a rede. Não dando chances para o adversário, a Ice Bom continuou pressionando e três minutos depois voltou a marcar, dessa vez com Casinha. O experiente atacante aproveitou o vacilo da zaga adversária e bateu cruzado, na saída do goleiro Coronel, que nada pode fazer.

Atordoado e com 2 a 0 no placar, o Paineiras tentou se recuperar. A equipe da zona rural de Pouso Alegre até conseguiu equilibrar a partida, mas desperdiçou várias chances. Aos 25 minutos, a Ice Bom puxou o contra-ataque com Casinha, que ganhou na dividida com o zagueiro Mala e tocou para Rafael empurrar a bola para o fundo da rede. O quarto gol da Ice Bom saiu ainda na primeira etapa. João, ex-Paineiras, marcou de falta.

O Paineiras conseguiu diminuir a diferença no placar nos acréscimos do árbitro João Carlos Neto. Aos 47, Gélo subiu de cabeça e descontou para sua equipe. E foi com essas jogadas, bola cruzada na área, que o Paineiras voltou para a segunda etapa em busca do empate. A reação continuou aos 3 minutos da etapa final. Vando que tinha acabo de entrar, ficou com o rebote, após bate-rebate na área da Ice Bom e mandou a bola para o fundo da rede.

Após o segundo gol, os jogadores do Paineiras se animaram e partiram para cima do adversário. No entanto, a Ice Bom estava bem postada em seu setor defensivo e controlou as jogadas. Limitando-se apenas em contra-atacar o Paineiras, a Ice Bom chegou ao quinto gol aos 35 minutos, através do atacante Casinha. O camisa 9 marcou de pênalti seu quinto gol na competição, tornando-se artilheiro da equipe.

Sem tempo para buscar a classificação, o Paineiras ainda tentou diminuir o placar, mas quem voltou a balançar as redes foi a equipe da Ice Bom. Aos 50 minutos, Thiago que tinha entrado no lugar de Rafael, pegou o rebote na cobrança de escanteio, limpou seu marcador e bateu para o gol: 6 a 2, Ice Bom classificado. Agora a equipe volta a jogar no próximo sábado (30), às 16 horas, contra Ouro Fino.

Muitos gols e sofrimento

O duelo entre Algodão Aço-Sul e Sport São João, disputado no sábado (23), entrou para a história da Copa COE. A partida que decidiu mais um semifinalista do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais terminou empatada em 5 a 5. Após as cobranças de pênaltis, quem ficou com a vaga foi o Sport São João, de volta a semifinal após quatro anos longe da fase decisiva.

O equilibrou predominou desde o apito final, porém o primeiro gol do jogo foi marcado aos 11 minutos, com Júnior do Sport São João. O volante acertou um belo chute de longe, mandando a bola no ângulo. Se não bastasse sair atrás do marcador, a equipe do Algodão Aço-Sul perdeu um de seus principais jogadores: Bruninho saiu contundido de campo três minutos depois da rede balançar. Lucas entrou em seu lugar.

Com essa alteração, o Sport acabou crescendo na partida e voltou a marcar aos 22 minutos, com Bruninho. O jogador bateu bonito na bola, marcando de falta o segundo gol da sua equipe. E foi com a bola parada que a equipe da zona rural de Pouso Alegre conseguiu diminuir. Rud bateu falta com categoria no ângulo. No entanto, após diminuir a diferença no placar, o Algodão não soube aproveitar o melhor momento.

O Sport São João não se abateu com o gol adversário e o meia Bruninho voltou a marcar, novamente de falta, aos 31 minutos. Como se tratava de um duelo de quartas de final, a partida estava bastante movimentada mesmo com a vantagem do Sport São João. Minutos depois de sofrer o terceiro gol, o Algodão voltou a diminuir. Wilson entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Luiz Fernando. Pênalti convertido por Miguel: 3 a 2.

Quando os jogadores e a torcida do Algodão Aço-Sul ainda comemoravam o segundo gol da equipe, o atacante Niquimba recebeu dentro da área e fez o quarto do Sport São João. A partida foi para o intervalo com a vitória parcial do Sport São João por 4 a 2 e nesse momento os treinadores aproveitaram para conversar bastante com seus jogadores.

Na etapa final, a bola nem bem rolou e já entrou na rede novamente. O Sport São João ampliou a vantagem com Niquimba outra vez. Sem outra solução, exceto atacar, o Algodão Aço-Sul foi para cima do adversário. Henrique e Matheus entraram na partida. As alterações demoraram, mas deram resultado. Aos 37 minutos, Sauá deu início à reação do Algodão descontando para 5 a 3, após bela jogada com seu companheiro de ataque.

No lance seguinte, Matheus recebeu dentro da área e foi derrubado novamente pelo goleiro Luiz Fernando, que acabou sendo expulso pelo segundo cartão amarelo. Sem goleiro reserva, o artilheiro Niquimba foi para gol. Na cobrança de pênalti de Miguel, nada pode fazer e cinco minutos depois viu Sauá empatar o jogo para o Algodão Aço-Sul em 5 a 5, resultado que levou a partida para as penalidades.

Na disputa de pênaltis, William, Miguélão, Baiano, Clemilson e Niquimba fizeram para o Sport São João, enquanto Miguel, Sauá e Wilson, que converteram suas cobranças, viram seu companheiro, a estrela da equipe, o meia Zóio mandar a bola na trave e desperdiçar a chance do Algodão Aço-Sul chegar pelo segundo ano seguido a semifinal da Copa COE. O Sport São João, de volta a semifinal, vai enfrentar no domingo (31), o Flamina, que busca o bi-campeonato.

Com informações de Bruno Clayton
Foto de Cristiane Laurindo

Halterofilismo

Atletas da Academia R1 se destacam em campeonato de supino


Os atletas da Academia R1 participaram no último final de semana (23 e 24), da Copa Lavrense de Supino. E a equipe comandada pelo campeão brasileiro de levantamento de peso, Edson Carlos de Paula, ficou com o vice-campeonato, posição de destaque na modalidade.

A competição que era seletiva para o Campeonato Brasileiro de Supino teve como vencedor na categoria até 66 quilos, o pousoalegrense Gustavo Prado. Na categoria até 74 quilos, Lucas Rezende ficou com o segundo lugar. Alexandre Loto e Roberto Abraão de Carvalho se sagraram campeões nas categorias 83 e 93 quilos, respectivamente. Bruno César Costa, também na categoria 93 quilos, ficou com o vice. As últimas conquistas pousoalegrenses ficaram com Matheus Garcia, campeão na categoria até 93 quilos, sub-júnior e Edson Carlos de Paula, campeão até 105 quilos.

Se tivéssemos mais 3 atletas teríamos ganho a competição por equipe, pois nossa equipe já conta com 2 atletas a mais que na última competição: Bruno e Alexandre, mas precisamos de mais integrantes. Principalmente porque estamos idealizando a realização do Campeonato Mineiro de Levantamento Terra em Pouso Alegre, no mês de novembro. Nossa intenção é aumentar nossa equipe para conquistarmos o troféu de melhor equipe do Estado de Minas”, comenta o técnico da equipe, Edson Carlos.

O treinador e competidor aproveita para agradecer o apoio do secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, João Batista Rodrigues, o João do Karate, a Bodyfitness Suplementos, todos os familiares dos atletas e acima de tudo a Deus, por mais essa conquista.

Karate

Com apenas nove anos, pousoalegrense se destaca no tatame brasileiro

Maria Cecília, a pequena Ciça conquistou o título de tricampeã brasileira de karatê


O fim de semana foi de sucesso para a pequena Ciça. No Campeonato Brasileiro de Karatê que aconteceu dia 23, em Campina Grande (PB), a karateca competiu com outras 28 atletas e conquistou a medalha de ouro, sagrando-se tricampeã brasileira de karatê. O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e reuniu delegações de 23 estados.

Ciça é uma dos 700 atletas que participam do Esporte Solidário MInaskan/Biolab, projeto que incentiva jovens de baixa renda na adoção de uma prática esportiva. Criado pela Biolab Farmacêutica, patrocinadora dos atletas, o projeto já criou outros expoentes do esporte, como a número 1 do ranking brasileiro na categoria adulto, Jéssica da Dalt Cândido, de 20 anos, Renata Tiyoko Hokari Couto, de 12 anos, heptacampeã mineira e campeã brasileira, e Mateus José Hokari Couto, 14 anos, tetracampeão mineiro, campeão brasileiro e por bicampeão da seleção Brasileira Juvenil.

Com informações e foto de Assessoria

Futsal

Planet-X é campeã da Copa Arnepa de Futsal

A equipe da Planet-X se sagrou campeã da quarta edição da Copa Arnepa de Futsal Veterano. O torneio realizado no ginásio Joaquim Moises, a popular quadra do Bandula, contou com a participação de quatro equipes de Pouso Alegre e na grande decisão, a Planet-X bateu a Tijuca pelo placar de 8 a 3, com gols de César (duas vezes), Xoxola (três), Cido e Pedrinho Preto (duas). Cléber e Rogério, por duas vezes descontaram para a Tijuca. Além do troféu de campeão, a Planet-X teve o goleiro menos vazado do campeonato, com o goleiro Edson. O artilheiro da competição foi Sandrinho, da Tijuca, que marcou 11 gols. Além dos dois finalistas, Cidade Jardim e Real Madrid participaram do campeonato, que teve início no dia 22 de maio e a realização de sete jogos.