sábado, 9 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Futebol

Secretário de Esportes confirma conversa com BMG para reforma do Manduzão


Uma das metas da atual administração municipal, a liberação do estádio Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão para a prática esportiva, pode estar perto de se concretizar. Nesta semana, o secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, João Batista Rodrigues, o João do Karatê, em entrevista ao programa Rádio Sports, da Rádio Clube de Pouso Alegre, confirmou que está conversando com um dos maiores grupos econômicos do Brasil, o Banco BMG sobre uma possível parceria, que iria envolver a reforma do estádio.

O secretário afirmou que ofereceu o Manduzão para o BMG custear a reforma e poder usufruir do espaço por um determinado período, através “naming right”, que seria dar o nome da empresa ao estádio. “Ao contrário do que muitos pensam a empresa não vê o Manduzão como elefante branco. Eles vêem uma oportunidade de lucro com o estádio. Mas, não seriam só eles que sairiam ganhando com esse projeto. Pouso Alegre e toda sua população seriam beneficiados”, comenta.

João do Karatê se refere ao fato da BMG patrocinar mais da metade das equipes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro e que esses times, como São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, Atlético e Santos, poderiam vir jogar em Pouso Alegre. “Com a chegada das grandes competições esportivas mundiais, muitos estádio estão sendo reformados. Caso o Manduzão passe por esse processo também, muitos times viriam para cá. O Manduzão seria uma excelente alternativa para eles”, disse.

Na entrevista ao programa de rádio, João do Karatê disse que a diretoria da BMG desconhecia o estádio Manduzão. Segundo o secretário, eles não imaginavam que Pouso Alegre, uma cidade do interior, possuía um estádio com as dimensões do Manduzão. “Estamos aguardando a visita da diretoria da BMG em Pouso Alegre para que eles possam conhecer de perto o Manduzão. Nossa expectativa é grande, pois seria um projeto que traria muitos benefícios não apenas para o esporte do município, mas também para toda a cidade”.

Ainda de acordo com o secretário de Esportes e Lazer, o fato de Pouso Alegre não possuir um time profissional em atividade não interfere na parceria com a BMG. Para ele, este fato serviria de incentivo para que os clubes locais se organizassem para também buscarem patrocínio com a empresa, ou até mesmo um clube de outra cidade, passar a mandar seus jogos em Pouso Alegre, como aconteceu com o Boa EC, o antigo Ituiutaba EC, na cidade de Varginha.

“No próximo ano, o Pouso Alegre Futebol Clube vai completar 100 anos. Imagine a equipe do Dragão com patrocínio da BMG, como acontece com outros times do interior que disputam o Campeonato Mineiro, caso da Caldense, Uberaba, Uberlândia. Mas, isso não quer dizer que a empresa não possa apoiar os outros dois times da cidade, o Guarani e o Sul Minas. Isso é uma questão de visão e a BMG vê possibilidade de lucro em todos os lugares e em Pouso Alegre não será diferente”, afirmou João do Karatê.

Futebol

Algodão estreia na Copa COE 2011 de olho no título


Eliminado nas oitavas em 2008, nas quartas em 2009 e vice ano passado, o Algodão vem em uma ascensão na Copa COE de Futebol Amador. A expectativa dos diretores da equipe para 2011 é continuar evoluindo e somente o título interessa. Para isso acontecer, o Algodão tratou de manter a base do último campeonato e trazer algumas peças para reforçar os setores mais carentes.

A grande estrela do Algodão continua sendo Zóio. O meio-campista que era pretendido por diversas equipes da Copa COE 2011 permaneceu nos atuais vice-campeões da competição de futebol amador e espera ajudar mais ainda seus companheiros. O primeiro desafio do Algodão será neste sábado (9), às 15 horas, contra a equipe do Polvilho Três Irmãos, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

A partida será a chance para os torcedores medirem a força do Algodão e também ver a equipe da zona rural de Pouso Alegre tentar manter a hegemonia em suas partidas de estreia na Copa COE. Das três vezes que disputou a competição do bairro São João, o Algodão saiu vitorioso das partidas iniciais. Em 2008, bateu o Minas pelo placar de 3 a 1; no ano seguinte, a vitima foi a Tijuca, que perdeu por 4 a 3. Já em 2010, o Algodão goleou o BHFC por 6 a 0.

A outra partida de sábado (9), será entre Atlético Faisqueira e Guarani do Chaves. O duelo pode ser considerado um clássico do futebol amador pousoalegrense, visto que as duas equipes possuem certa tradição na cidade e um bom público costuma comparecer para acompanhar os jogos desses times.

A expectativa para o duelo deste sábado está em torno da equipe do Guarani. Voltando a disputar a Copa COE dois anos depois, a equipe comandada por Nei Borracheiro participou da Pré-Copa COE este ano e apresentou um futebol de qualidade. Os destaques da equipe são os jogadores vindos de Santa Rita do Sapucaí, caso do meia Bruninho, ex-Pouso Alegre FC.

Já o Atlético Faisqueira, que em 2009 foi vice-campeão perdeu várias peças, até mesmo para o adversário desse sábado, deve recorrer a força física de seus jogadores para buscar um resultado positivo na estreia e posteriormente a classificação.

Mais futebol

No domingo (10), a bola rola novamente. Mais quatro equipes fazem suas estréias na Copa COE 2011. Às 15 horas jogam Capea e Mandu, que vai disputar pela primeira vez a competição de futebol amador, depois de garantir vaga na fase de grupos da competição após disputar a repescagem. A Capea, que ano passado foi eliminada nas oitavas de final vai contar com Baianinho em 2011. O meia participou na última edição do torneio defendendo o Andorinha e teve grande destaque. Este ano pretende ajudar sua equipe a garantir um vaga na fase de mata-mata. E no fechamento da rodada jogam PA São Geraldo e Tijuca, ás 17 horas.

Futebol Americano

Gladiadores participam de curso para técnicos de FA


No último final de semana, nos dias 2 e 3 de abril, o presidente e o vice presidente do Pouso Alegre Gladiadores, Jonathas Silva Coelho e Vinícius Menezes participaram do primeiro curso para técnicos de futebol americano realizado no Brasil. O evento promovido pela AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil), juntamente com a IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano) contou com a presença de representantes das principais equipes do esporte nacional, como os Tritões (atual campeão brasileiro), Vasco da Gama (atual vice-campeão nacional), Santos e Fluminense.

Os dois principais ministrantes do curso foram Chris Merrite Steve Specht, técnicos da seleção americana de Futebol Americano sub 19 e também considerados dois dos principais técnicos no “high school” (colegial), que por dois dias mostraram aos 70 participantes detalhes sobre planejamento de treino e jogo, construção de livro de jogadas e detalhes sobre cada posição.

“Um evento tão bem organizado como esse, com dois excelentes técnicos, é de suma importância para o desenvolvimento do Futebol Americano no Brasil. Para nós de Pouso Alegre é ainda mais importante, pois nos possibilitou adquirir novos conhecimentos que serão multiplicados à nossos jogadores, além de ser o primeiro passo para a nossa qualificação técnica que visa, além das competições, transformar a Univás como referencia em qualificação e excelência em treinamento de alto nível de Futebol Americano”, disse o vice-presidente da equipe pouso alegrense, Vinícius Menezes.

O diretor da IFAF, Jack Reed, relatou que o futebol americano também é praticado na Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia e Venezuela, mas é no Brasil é o que está em melhor desenvolvimento. “Essa foi uma oportunidade única de ter acesso às melhores
e mais modernas técnicas de futebol americano utilizadas pelos norte-americanos.” Disse Jonathas, presidente dos Gladiadores. “Aproveitamos também para estreitar o relacionamento com as demais equipes do país e alinhamos nossas estratégias para o desenvolvimento do esporte no Brasil”, completou.

Os dirigentes da equipe de Pouso Alegre pretendem agora difundir o conhecimento adquirido no evento para seus atletas, além criar na Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) um curso de extensão de futebol americano.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Karatê

Seletiva para Sulamericano de Karatê

Pouso Alegre terá quatro atletas participando da seletiva para o Campeonato Sulamericano 2011 de Karatê. Renata Tiyoko Hokari Couto, Ana Karine Fernandes, Matheus Hokari Couto e Jéssica da Dalt Cândido, ambos da academia Minas Kan/Biolab estarão em São Paulo neste fim de semana lutando por uma vaga na competição internacional. A seletiva que acontece neste sábado (9) e domingo (10), a partir das 9 horas, será realizada no Arena Olímpica de Judo, o Ginazinho, no Conjunto Desportivo “Constancio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, São Paulo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Futebol

Divulgada tabela da 1ª Copa Norte de Futebol Amador

A Comissão de Esportes e Lazer do bairro São Cristóvão e a MD Eventos Esportivos divulgaram esta semana a tabela de jogos da primeira Copa Norte de Futebol Amador. A competição vai reunir equipes da região norte de Pouso Alegre e será disputado no bairro São Cristóvão, no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, com rodada todos os domingos, a partir do dia 10.

A Copa Norte de Futebol Amador vai contar com a participação de 12 equipes, que foram divididas em quatro grupos. No A estão São Cristóvão FC, Ferrari e Juventus FA. Erva Doce FC, Barcelona FC e Atlético Gabiroval estão no grupo B. A chave C tem Sem Limite FC, Napoli Controle e Pouso Alegre São Geraldo. No último grupo, o D, estão as equipes do AE Estrela Azul, Grêmio Sãocarlense e Santo Expedito FC.

De acordo com o regulamento, as duas melhores equipes de cada grupo avançam a fase de mata-mata. A partir das quartas de final em diante, os confrontos serão disputados em jogos únicos até a grande decisão, prevista para acontecer no dia 26 de junho. Em caso de empate nos duelos eliminatórios, a vaga será definida na cobrança de penalidades.

O duelo de abertura da competição será entre Erva Doce FC e a equipe do Atlético Gabiroval, no próximo domingo (10), às 15 horas. Outro jogo da rodada inicial será disputado entre AE Estrela Azul e Grêmio Sãocarlense, também no domingo, logo depois, às 17 horas. Os jogos acontecem no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, e a entrada é franca.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Futebol

Prazo acaba, e equipes de PA não se inscreveram para a Segundona


As inscrições para o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão 2011 terminaram nesta segunda-feira (4). Para a tristeza dos torcedores pousoalegrenses, as três equipes da cidade, o Guarani FC, o Pouso Alegre FC e o EC Sul Minas, que preiteavam a participação no certame estadual, não confirmaram interesse junto a Federação Mineira de Futebol.

No entanto, segundo informações dos bastidores o prazo dado pela FMF será prorrogado, dando mais tempo para as equipes decidirem se realmente vão participar da Segundona, ou continuarão licenciadas. O Esporte Pouso Alegre tentou entrar em contato com os diretores dos clubes, mas só obteve êxito com o presidente do Guarani FC, José Tadeu Flauzino, o Niquinho.

“Dependemos de alguns detalhes para sabermos se vamos mesmo disputar a Segunda Divisão. A Federação pede a licença de funcionamento do estádio, laudo de vistoria, tanto da Polícia Militar, quanto do Corpo de Bombeiros e nós ainda não possuímos esses documentos”, comenta o cartola, que deseja ver seu clube, mandando seus jogos da Segundona do Mineiro na cidade, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

Para o clube, segundo o presidente do Guarani, jogar em Poços de Caldas, ou Varginha, como aconteceu em 2010, não é viável. “Os custos são elevados demais. A taxa de arbitragem já é alta, mais a despesa com as viagens para outras cidades, acaba comprometendo a participação da equipe na competição estadual. Se formos jogar em Poços de Caldas, será impossível”, lamenta Ninquinho.

Mas, de acordo com o secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, João Batista Rodrigues, o João do Karatê, os documentos necessários para a realização dos jogos de campeonatos como a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, serão providenciados ainda este mês. Além disso, será realizada nos próximos dias uma análise vibracional da estrutura das arquibancadas do Manduzão, por uma empresa especializada, através de equipamentos computadorizados de última geração. Caso seja aprovado, o que é bem provável segundo João do Karatê, o Manduzão poderá voltar a receber jogos de futebol profissional.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Futebol

Chuva de gols no bairro São João

Quatro partidas e 23 gols marcados. Mesmo com o clima adverso, a rede balançou bastante pela Copa COE 2011


A bola rolou durante o final de semana no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. Quatro jogos foram disputados pela terceira rodada da fase de grupos da Copa COE de Futebol Amador 2011 e a rede balançou 23 vezes, mesmo com as fortes chuvas. O destaque ficou por conta da estreia do Napoli Controle, que goleou o Juventus pelo placar de 5 a 1 e também, a grande vitória da equipe da Ice Bom no duelo contra o Andorinha, por 3 a 2.

No sufoco

A primeira partida da rodada foi disputada no sábado (2) entre Ouro Fino e Santos. De um lado a equipe que nunca tinha perdido na Copa COE e do outro a equipe, que ainda não tinha vencido na competição do bairro São João. Este histórico permaneceu depois dos 90 minutos, mas para quem esperava uma goleada dos “Meninos da Porteira”, viu um jogo equilibrado e que foi definido nos detalhes.

A partida mal começou e a equipe de Ouro Fino abriu o placar. Aos 8 minutos, o goleiro Renan lançou Piá, que de primeira bateu cruzado para abrir o placar da partida. Sem se abalar, a equipe do Santos controlou o ímpeto do adversário e cinco minutos depois, igualou o marcador com Zezinho. O camisa 10 da equipe do bairro São João pegou a sobra dentro da área e chutou no ângulo de Renan.

Com a chuva e o clima de outono no bairro São João, os jogadores sentiram-se à vontade para se movimentar com maior intensidade. E esta correria provocou um número mais alto de faltas e cartões amarelos. A rede voltou a balançar somente na etapa final, aos 15 minutos com Willian. O atacante de Ouro Fino aproveitou o belo passe de Alexandre e bateu no canto do goleiro Lucas.

E assim como no primeiro tempo, quando igualou o placar logo depois de levar o gol, o Santos aproveitou um vacilo da defesa de Ouro Fino e voltou a empatar o jogo. O autor do gol foi novamente Zezinho. Dessa vez, o meia aproveitou o bate-rebate na área e com tranquilidade só empurrou a bola para o fundo da rede. Alegria dos jogadores da equipe do bairro São João e de sua torcida que se fazia presente na arquibancada.

Logo após o empate, mesmo com a valentia dos alvinegros, que lutaram para igualar o marcador, Ouro Fino voltou a pressionar o Santos. Muitas chances apareceram, mas o goleiro Lucas segurava o ataque dos “Meninos da Porteira”. No entanto, aos 43 minutos não foi possível. Após bela jogada de William na linha de fundo, Luisão recebeu a bola sozinho na pequena área e marcou o gol que deu a vitória a equipe de Ouro Fino, 3 a 2.

A turma do Amendoim

O Napoli entrou pela primeira vez no gramado do estádio municipal Capitão Nelson Massafera neste sábado (2). Empolgado pela bela campanha na Pré-Copa COE 2011, a equipe formada por jogadores da Cimed foi para cima do Juventus. Com o reforço do meia Amendoim, o Napoli ganhou mais qualidade em seu meio de campo e cadência que tanto faltou a equipe durante a repescagem.

E foi o camisa 14 do Napoli que ditou o ritmo da partida, mostrando ser peça fundamental no esquema de jogo montado pelo treinador Marcão. Tanto é que aos 30 minutos da etapa inicial, Amendoim puxou um contra-ataque mortal a favor da sua equipe. De fora da área, o meia limpou seu marcador e bateu de canhota no canto do goleiro Rodrigo. Festa dos seus companheiros que foram todos abraçá-los.

O Juventus se mostrava um time empenhado, e chegou a obrigar o goleiro Loucura a realizar boas defesas. Porém, o gol da equipe do Fátima saiu apenas na segunda etapa. Aos 9 minutos, o atacante Casseta subiu sozinho na cobrança de escanteio e de cabeça colocou no fundo da rede, igualando o resultado. O gol animou a equipe que foi para cima do Napoli e foi neste momento que Amendoim e seus companheiros iniciaram o show.

Com passes precisos, dribles curtos e toques de efeito, Amendoim ajudou sua equipe a ficar novamente na frente do marcador. Aos 16 minutos, Cafu recebeu na área, chutou duas vezes e fez o segundo gol do Napoli na partida. 10 minutos depois, o mesmo Cafu voltou a balançar as redes. Após roubada de bola de Amendoim, o camisa 7 recebeu belo passe e chutou no canto do goleiro adversário.

E os gols não pararam de sair. Aos 36 minutos, o lateral Joel bateu falta com perfeição, no ângulo do goleiro Rodrigo, para fazer o quarto gol do Napoli contra o Juventus, que neste momento tentava apenas se defender e evitar uma goleada maior. Mas, não teve jeito. Um minuto depois, Amendoim deixou o atacante Diogo Henrique, que tinha acabado de entrar, frente a frente com o goleiro rival para fazer outro: 5 a 1. Bela estreia.

Equilíbrio e emoção

Os duelos da Copa COE de Futebol Amador de domingo (3) foram marcados pelo equilíbrio e pelos belos gols. A rede balançou 12 vezes nas duas partidas disputadas. Na primeira, Andorinha e Ice Bom fizeram um dos jogos mais aguardados da primeira fase da competição. E quem acompanhou a partida não se decepcionou, pois o duelo foi emocionante durante os 90 minutos.

A equipe da Ice Bom, que este ano renovou praticamente todo seu elenco, foi quem abriu o placar. Logo no início da primeira etapa, o artilheiro Casinha não desperdiçou a oportunidade que surgiu e marcou. Ainda nos 45 minutos iniciais, Assis empatou o jogo. Na volta para o segundo tempo, a Ice Bom mudou alguns jogadores, dentre eles, o atacante Rafael. E foi ele quem ajudou a equipe a voltar na frente do marcador, com Lucas e Bittencourt. Antes do apito final, Júlio descontou para o Andorinha, 3 a 2.

Assim como em todos os jogos da rodada da Copa COE, a última partida do dia sobrou emoção. Vila Nova e Belo Horizonte também fizeram um grande jogo, que acabou com a vitória da equipe do bairro São João. Fábio (duas vezes), Rafael e Otávio marcaram para o Vila, enquanto Leandro João Paulo e Marcelo descontaram para o Belo Horizonte Futebol Clube, que contou com o reforço do atacante Miquéias, 4 a 3.

Foto: Cris Laurindo

Futebol

Na estreia do Mineiro Juvenil, Pousoalegrense fica no empate


O Pousoalegrense estreou no Campeonato Mineiro Juvenil neste sábado (2) diante do Fluminense de Araguari e não obteve bom resultado. A equipe comandada pelos irmãos Grapete e Paulo Borges jogou no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão e mesmo com o apoio dos quase 300 torcedores presentes ficou no empate sem gols.

E o placar do duelo reflete o que foi a partida. Com poucas chances criadas pelo meio de campo, os goleiros tiveram pouco trabalho. A grande chance de a rede balançar foi no início da partida, mas Lineker desperdiçou um pênalti. Agora, a equipe juvenil do Pousoalegrense volta a jogar no próximo sábado (9), em Uberlândia contra os donos da casa.

Infantil

Na categoria infantil, o Pousoalegrense também enfrentou o Fluminense de Araguari. Os garotos de até 15 anos da equipe de Pouso Alegre foram derrotados pelo placar de 3 a 0. Assim como os juvenis, a equipe infantil volta a jogar com o Uberlândia, no próximo sábado (9).

Tênis

CCFD recebe competição de tênis


Foi realizado no final de semana nas dependências do Clube de Campo Fernão Dias a primeira etapa da Copa New Balls de Tênis. A competição organizada pelo professor Juliano Lobo contou com a participação de mais de 30 tenistas da região, como das cidades de Pouso Alegre, Paraisópolis, Conceição dos Ouros, Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e até mesmo São Paulo. A Copa New Balls de Tênis foi dividida em duas categorias. Na B, nível intermediário, teve como campeão Douglas Funchal, do CCPA e o vice-campeão, Henrique Viana, de Conceição dos Ouros. Na categoria C, nível iniciante, Carlos Zakarov, de Paraisópolis, foi o vencedor e Caio Henrique, do CCFD, ficou em segundo lugar.

Jogos Estudantis

Definido os primeiros campeões do JEPA


A 40ª edição dos Jogos Estudantis de Pouso Alegre já tem seus primeiros campeões. Foram definidas na última semana, as equipes que vão representar Pouso Alegre na fase micro-regional dos jogos estudantis na modalidade futsal. Com a participação de 28 escolas, a competição superou as expectativas e um bom público prestigiou os duelos finais.As escolas Pio XII, Dr. José Marques de Oliveira e Antônio Mariosa sagraram-se campeãs e voltam a disputar ainda este mês, em Pouso Alegre, a fase micro-regional dos Jogos Escolares.

Na quarta-feira (30) foi disputado às finais femininas do módulo I, onde a campeã foi a EM Pio XII e do Módulo II, com a EE Dr. José Marques de Oliveira (Colégio Estadual) sendo campeão. Na quinta-feira (31), nas finais masculinas, que se sagrou campeã foi a EM Pio XII, no módulo I. No Módulo II, o grande campeão foi a EM Antônio Mariosa, que na decisão enfrentou o Colégio Anglo, vencendo por 2 a 1. Agora as outras modalidades serão disputadas a partir desta terça-feira (5), nos esportes individuais, além da natação.