sábado, 9 de outubro de 2010

Futebol

Guarani não suporta pressão e acaba derrotado pelo Fluminense


Jogando fora de casa, no estádio municipal Sebastião César, em Araguari, o Guarani FC não aguentou a pressão imposta pelo Fluminense FC, principalmente na etapa final, e acabou conhecendo sua quinta derrota na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010, a quarta seguida. Com problemas internos, jogadores contundidos, o Bugre Geraldino foi pressa fácil para os donos da casa, que sem esforço venceram por 3 a 0.

Devido ao forte calor, as equipes começaram a partida com muito toque de bola no meio de campo. Sem arriscar, o Guarani FC se limitava apenas em fazer lançamentos longos para os atacantes Valbuena e Erick. Com a defesa bem postada, o Tricolor não dava chances para a equipe pousoalegrense. A partir dos 30 minutos, os donos da casa avançaram a marcação e começaram a pressionar o Bugre. E com certa facilidade, a equipe de Araguari conseguiu abrir o placar do jogo com o atacante Felipe, aos 34 minutos.

Após o primeiro gol, o Fluminense FC passou a cadenciar mais ainda a partida, neutralizando as tentativas dos visitantes ainda no meio de campo, levando a vantagem mínima para o intervalo. Na volta para a etapa final, os donos da casa voltaram diferentes. Com cobrança do treinador e também das arquibancadas, o Tricolor voltou para campo mais ligado. E logo no início do segundo tempo, Flávio Henrique ampliou o marcador para 2 a 0.

Pouco tempo depois, o atacante do Fluminense FC, Felipe invadiu a área e foi derrubado pela zaga bugrina. Pênalti marcado pelo árbitro Josué Otaciano dos Santos. Na cobrança Aldo bateu bem, tirando o goleiro Mike e fazendo o terceiro e último gol da partida. Com o resultado, a equipe de Araguari garantiu vaga na próxima fase da competição e o Guarani FC perde qualquer chance de classificação para o hexagonal final.

Futebol

Sul Minas assusta Patrocinense, mas não evita outra derrota na Segundona


A situação do EC Sul Minas na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 não é boa. Até neste sábado (9), a equipe de Pouso Alegre tinha disputado cinco partidas, vencendo duas e perdendo três. No entanto, os seis pontos que conquistou dentro de campo, perdeu nos tribunais, devido a escalação de jogadores irregulares. E para complicar ainda mais a vida do rubro-negro no certame, neste sábado a equipe enfrentou a SE Patrocinense, fora de casa, no estádio Julio Aguiar.

O adversário, que lidera de forma isolada o grupo B da competição, entrou em campo determinado. Os três pontos garantiam a primeira colocação da chave e certa vantagem no hexagonal final, para a equipe de Patrocínio. Já o EC Sul Minas, sem chances de classificação para a próxima fase da Segundona do Mineiro, foi para campo com a intenção de surpreender o adversário e dar oportunidade de jogo para os jovens atletas que compõem o elenco e quase conseguiu.

O duelo começou bastante movimentado. A equipe de Pouso Alegre, com três atacantes, pressionou os donos da casa, mas logo a SE Patrocinense controlou o jogo. Aos 17 minutos, Cinésio mostrou o porquê é considerado um dos melhores atacantes da Segundona do Mineiro e abriu o placar do jogo, de cabeça, após cruzamento da lateral. Em vantagem, o líder do grupo B passou a tocar a bola e administrar o resultado ainda na primeira etapa.

No entanto, a SE Patrocinense não imaginava que o ataque do EC Sul Minas poderia surpreender. E com a mudança que Adãozinho fez, tirando o lateral Cauê e colocando o meia Diego, sua equipe dominou o meio de campo e as chances começaram a aparecer. Aos 35, Jefferson roubou a bola na intermediária e entrou na área. O zagueiro da SE Patrocinense chegou por trás e cometeu o pênalti. Porém, na cobrança Cristiano desperdiçou a chance do empate ao chutar na trave.

O erro que poderia abater o EC Sul Minas e animar os donos da casa não mudou o cenário do jogo. A partida continuou da mesma maneira, com o rubro-negro buscando o empate e apertando a SE Patrocinense em seu campo de defesa. E de tanto insistir, a equipe pousoalegrense conseguiu o empate com Henrique. O camisa 10 do EC Sul Minas dominou na entrada da área e acertou um belo chute, sem chance para o goleiro adversário. 1 a 1, placar da etapa inicial.

No segundo tempo, o EC Sul Minas não conseguiu manter o mesmo empenho dos 45 minutos iniciais. Com a queda no rendimento, a SE Patrocinense aproveitou para fazer seu segundo gol na partida. Aos 7 minutos, Jefferson Araújo, que entrou no intervalo, colocou os donos da casa na frente do placar novamente. No entanto, a vantagem durou pouco, pois cinco minutos depois, em uma bobeira da defesa da SE Patrocinense, Diego conseguiu igualar o marcador do jogo outra vez, 2 a 2.

Mas, os donos da casa responderam da mesma maneira. Logo após a bola voltar a rolar, a SE Patrocinense marcou mais um gol e novamente com o artilheiro Cinésio. O camisa 9 recebeu outro cruzamento e de peito escorou para o fundo da rede do goleiro Léo, 3 a 2, placar que não foi alterado até o fim do jogo para o desespero do treinador Adãozinho.

“É inadmissível jogadores de 18, 19 anos não agüentarem correr 90 minutos. Nós sofremos para fazer os dois gols e demos três para o adversário. Isso não pode acontecer. É muita bobeira”, lamenta o treinador do EC Sul Minas, que agora volta a jogar no próximo fim de semana contra o Fluminense de Araguari.

Futebol

Pouso Alegre recebe amistoso regional

Neste domingo (10), às 13 horas, Andorinha e Ouro Fino disputam um jogo amistoso no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João. A partida marca o duelo de duas equipes da região que se destacaram na última edição da Copa COE de Futebol Amador. O Andorinha, da cidade de Ipuíuna, promete trazer a base da equipe que foi eliminada nas quartas-de-final daquele certame, enquanto Ouro Fino, que foi eliminado na semifinal e é comandado pelo ex-jogador do Pouso Alegre FC, vai contar com a habilidade do atacante Piá, artilheiro da última edição do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

Futebol

Rodada da Copa COE de Veteranos terá um ex-seleção brasileira


Nascido no dia 22 de janeiro de 1961, em Serrânia, cidade próxima a Alfenas, Elzo Aloísio Coelho, ou simplesmente Elzo, já defendeu as camisas do Internacional, Atlético Mineiro, Benfica/POR e Palmeiras, além de ter disputado e ser considerado um dos principais jogadores do Brasil na Copa do Mundo de 1986. Atualmente, o ex-jogador reside em Machado e neste domingo (10) irá jogar em Pouso Alegre na Copa COE de Veteranos.

Elzo vai defender as cores do Center Vale, no duelo contra o Faisqueira. A partida que terá início às 10 horas será um marco na história do torneio, que está em sua quarta edição. Essa será a primeira vez que a Copa COE de Veteranos recebe um ex-jogador de futebol que defendeu o Brasil em uma Copa do Mundo. A expectativa é que um bom número de torcedores compareça ao estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

No entanto, antes do ‘espetáculo’ de domingo, neste sábado (9), três partidas da competição serão disputadas no ‘Caldeirão do São João’. Às 15 horas, Drogaria Americana e Tijuca se enfrentam, seguidos pelo jogo entre Mundo do Celular e a equipe do São João, às 17 horas. Logo depois, às 19, a partida adiada na última semana devido às eleições será disputada: Plastfilm e Santa Rita.

Futebol

Equipes pousoalegrenses voltam a campo neste sábado pela Segundona do Mineiro

Após folgar nas eleições, a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 volta a ter jogos neste fim de semana. E as equipes pousoalegrenses jogam neste sábado (9). O Guarani FC vai até o Triângulo Mineiro enfrentar o Fluminense de Araguari, enquanto o EC Sul Minas viaja até a cidade de Patrocínio para jogar contra o líder do grupo B, a Esportiva Patrocinense. Os dois jogos vão começar às 15h30min.

Porém, tanto o Bugre Geraldino, quanto o rubro-negro, não possuem mais chances de classificação para o hexagonal final. E devido a este fato, surgiu um rumor de que as equipes pousoalegrenses não iriam disputar suas partidas deste fim de semana, mas em conversa com a diretoria e comissão técnica de ambas as equipes, o boato foi desmentido e os jogos vão acontecer normalmente, cumprindo assim a tabela do certame.

“Entramos para disputar o campeonato até o fim. Estou aqui para honrar o compromisso que firmei. Independente de resultado ou da situação nossa no campeonato, vamos disputar até a última partida”, garante o treinador do EC Sul Minas, Adãozinho, ex-atleta do AD São Caetano e SE Palmeiras.

E o adversário do rubro-negro neste sábado, a SE Patrocinense, só pensa em vitória. A equipe lidera seu grupo na competição e quer continuar na ponta. O treinador Sandro Gaúcho terá todos os seus jogadores à disposição e a esperança de gols continua sendo o atacante Horácio, que já marcou quatro gols na Segundona.

Já o Guarani FC, outra equipe da cidade, enfrenta o Fluminense de Araguari, que também só pensa nos três pontos. Jogando com o apoio de seu torcedor, no estádio municipal Sebastião César, o tricolor quer a vitória para se aproximar do Varginha EC, segundo colocado do grupo B e assim melhorar sua situação nas próximas rodadas.

Para esta partida no Triângulo Mineiro, o Bugre Geraldino não vai poder contar com o zagueiro Denilton, que cumpre suspensão após ser expulso contra a SE Patrocinense, ainda na quarta rodada da Segundona do Mineiro. Além dele, a treinadora Janaína Alexandrino não vai poder escalar o atacante Miquéias. O pousoalegrense vai se transferir para o Interporto, de Tocantins, no início da próxima semana e nem viaja para a partida.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Futsal

Por falta de apoio na cidade, meninas de PA vão representar Ipuíuna na Taça EPTV de Futsal


Começa no fim deste mês mais uma Taça EPTV de Futsal Feminino. O torneio que terá a participação de dezenas de cidades do Sul Minas não contará com a presença de Pouso Alegre, pelo menos até o presente momento. No entanto, as ‘Meninas de Ouro’ da AABB/Cantareira, campeãs da primeira Copa COE de Futebol Feminino, vão participar da competição. Só que a equipe irá defender a cidade de Ipuíuna, devido à falta de apoio da prefeitura de Pouso Alegre.

De acordo com Clóvis Massafera Pereira, treinador da AABB/Cantareira, o fato da prefeitura de Pouso Alegre não poder custear alguns gastos da equipe durante a Taça EPTV de Futsal impediu que o time do bairro São João representasse a cidade na competição. “Procuramos a prefeitura, mas eles disseram que não vão poder arcar com as despesas com viagens, nem com a alimentação nos dias dos jogos, então procuramos outra alternativa”, afirma Clóvis.

Essa escolha encontrada pela comissão técnica da AABB/Cantareira foi da equipe representar outra cidade da região. Com intermédio do cartola Dito Andorinha, Clóvis Massafera entrou em contato com a prefeitura de Ipuíuna, cidade localizada há 40 quilômetros de Pouso Alegre, e após uma reunião entre as partes, ficou decidido que a ‘Terra da Batata’ seria representada na Taça EPTV de Futsal Feminino pela equipe do bairro São João.

“A disputa deste torneio será importante para nossas meninas. Elas vão ganhar muita experiência. Felizmente, o prefeito Élder de Cássio nós deu total apoio e será uma honra poder representar a cidade de Ipuíuna. Temos um excelente time, vamos buscar o título da competição”, comenta Clóvis Massafera, que já deu início aos treinamentos da equipe para a disputa da Taça EPTV.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Futebol

Times pousoalegrenses são multados pelo TJD novamente

Está virando rotina. Praticamente toda semana EC Sul Minas e Guarani FC são citados na pauta de julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais e acabam sendo condenados. Nesta terça-feira (5), as duas equipes pousoalegrenses que disputam a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 voltaram aos tribunais, em Belo Horizonte, e foram multadas pelo TJD-MG, novamente pelo descumprimento do artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Segundo a decisão do Tribunal, o EC Sul Minas terá 15 dias para pagar a Federação Mineira de Futebol uma multa de R$ 300, referente ao não cumprimento de uma das resoluções do artigo 191, no caso a falta de pagamento da taxa de arbitragem na partida contra o próprio Guarani FC, jogo este disputado e vencido pelo rubro-negro por 3 a 1, no último dia 19. Ainda de acordo com o resultado do julgamento, o presidente do EC Sul Minas, Mário Lúcio de Barros, está suspenso até o cumprimento da pena.

Já o Guarani FC, que além de ter que pagar uma multa de R$ 400 por ter descumprido o artigo 191 do CBJD na partida contra a SE Patrocinense, no último dia 26, correu o risco até mesmo de ser excluído da Segundona do Mineiro 2010, pois foi indiciado também por não ter cumprido o artigo 203 no mesmo jogo, que é “deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade”.

No entanto, o TJD-MG amenizou a pena do Bugre Geraldino. A equipe pousoalegrense terá que pagar outra multa no valor de R$ 400 e ficará sem os três pontos da partida, que foram revertidos para o adversário, a SE Patrocinense, que agora assume a liderança do grupo B da competição de forma isolada, com 14 pontos. Com essa decisão, o Guarani FC não possui mais chances de classificação. Porém, neste sábado (9) a equipe volta a campo contra o Fluminense FC, em Araguari. O EC Sul Minas folga na rodada.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Futebol

Quase 15 anos após inauguração, estádio Manduzão ainda não foi pago

Prefeitura de PA ainda deve cerca de R$ 5 milhões à construtora que fez o estádio


Inaugurado em 1997, o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi é considerado por muitos como um “elefante branco”. Sem poder receber partidas de futebol profissional devido à falta de laudos de segurança e estrutura, os problemas do Manduzão são maiores do que se imaginava. Segundo o vereador Raphael Prado (DEM), a prefeitura municipal possui uma divida com a empresa que construiu o estádio de pelo menos R$ 5 milhões.

A divida que já dura quase 12 anos, corresponde a algumas parcelas que não foram pagas à construtora que fez o estádio, e de acordo com o edil essa situação do Manduzão já é conhecida há algum tempo e até agora nada foi feito pelos órgãos governamentais. “O débito já estava na justiça há anos e virou precatória, não cabe mais recurso. A prefeitura terá que começar a pagar até dia 31 de dezembro de 2011”, detalhou.

Prado afirma ainda que, além da dívida de R$ 5 milhões, seriam necessários mais R$2 milhões para se colocar o estádio em condições de ser liberado para jogos. “Muitos deputados vêm até a cidade para pedir voto nessa época e nunca fizeram emendas orçamentárias que pudessem ajudar a cidade a recuperar o estádio”, reclama o vereador

Raphael Prado montou um dossiê mostrando os estragos causados pela falta de manutenção do estádio e entregou para o ex-governador Aécio Neves, durante uma visita dele ao Sul de Minas, durante a campanha para senador. Segundo ele, foi uma forma de tentar sensibilizar o Governo, mas até o momento não teve resposta. Ele ainda comunicou que vai encaminhar o mesmo relatório para os deputados eleitos e que representam a cidade.

O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT), disse que está conversando com empresários em busca de investimentos no estádio: “O nosso interesse é que o estádio volte a funcionar em plenitude e por isso temos feito contatos com empresa interessadas, mas ainda não existe algo formal”.

Pouso Alegre é representado por duas equipes na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010. EC Sul Minas e Guarani FC estão mandando suas partidas pela competição fora de casa. Até o fim do mês passado, ambos jogavam em Poços de Caldas, no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, mas devido à interdição do local, as equipes tiveram que procurar outro estádio. O escolhido foi o Elias Arbex, em Três Corações, distante aproximadamente 100 quilômetros de Pouso Alegre.

Com informações de Patrícia Rennó/ Hoje em Dia

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Futebol

Estádio Elias Arbex é liberado pela FMF

Agora, os times de Pouso Alegre podem jogar em Três Corações


Sem poderem atuar no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, e também no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, devido à falta de laudos de segurança, os times de Pouso Alegre se viram obrigados a mandar suas partidas na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 em outro local. O estádio escolhido foi o Elias Arbex, na cidade de Três Corações, no entanto a nova “casa” das equipes pousoalegrenses também correu o risco de ser interditada na última semana.

Na terça-feira (28), a Federação Mineira de Futebol divulgou nota informando que o CA Tricordiano, responsável pelo estádio municipal Elias Arbex, o qual os times de Pouso Alegre pretendiam mandar o restante dos seus jogos na Segundona, tinha até quinta-feira (1º) para entregar novos laudos que comprovassem as adequações que deveriam ser feitas no local, segundo termo assinado em audiência no Ministério Público, há um mês.

E esses novos laudos não foram entregues pelo CA Tricordiano até o prazo estipulado pela Federação Mineira de Futebol, a principio. No entanto, nesta terça-feira (5), a entidade que comanda o futebol em Minas Gerais divulgou nota dizendo que o Elias Arbex está liberado para receber eventos esportivos, após a entrega dos novos laudos de vistorias técnicas entregues pelo CA Tricordiano, na segunda-feira (4).

Com isso, Guarani FC e EC Sul Minas podem mandar suas partidas em Três Corações, cidade localizada há cerca de 100 km de Pouso Alegre.

Futebol

Sul Minas e Guarani serão julgados pelo TJD-MG novamente

Bugre Geraldino pode até ser excluído da Segundona 2010

Está virando rotina. Praticamente toda semana EC Sul Minas e Guarani FC são citados na pauta de julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais. E nesta terça-feira (5), as duas equipes pousoalegrenses que disputam a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 voltam aos tribunais em Belo Horizonte, novamente pelo descumprimento do artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Segundo a denúncia feita pela própria Federação Mineira de Futebol, a equipe rubro-negra deixou de cumprir uma das resoluções da entidade, no caso a falta de pagamento da taxa de arbitragem na partida contra o próprio Bugre Geraldino, jogo disputado e vencido pelo EC Sul Minas por 3 a 1, no último dia 19.

Devido ao mesmo motivo, a equipe do Guarani FC foi denunciada pela FMF. No entanto, o não pagamento dos árbitros aconteceu na partida contra a SE Patrocinense, no último dia 26, partida esta que não chegou a ser disputada devido a falta de um médico no estádio municipal Elias Arbex, em Três Corações.

A pena aos clubes por estas infrações pode ser a suspensão da participação em campeonatos oficiais por um período de 30 a 180 dias. Porém, das outras vezes que os clubes de Pouso Alegre foram julgados na disputa da Segundona 2010 pelo mesmo motivo, a pena sofrida por eles foi apenas o pagamento de multas no valor de R$ 1 mil.

No entanto, a pena ao Guarani FC pode ser maior desta vez. Além de ser julgado por não ter cumprido o artigo 191 do CBJD, o Bugre Geraldino foi indiciado pelo descumprimento do artigo 203, que é “deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade”.

Ou seja, o fato do clube não ter disponibilizado um médico para o confronto contra a SE Patrocinense, no dia 26, impedindo assim a realização da partida, leva o Guarani FC mais uma vez aos tribunais e pode até excluir a equipe da Segundona 2010, pois a pena para esta infração é a perda de pontos em disputa a favor do adversário e até mesmo a proibição de participar do restante do campeonato.