sexta-feira, 4 de março de 2011

Futebol

A mulher que quebrou tabus no futebol


A mulher, em geral, sempre sofreu preconceitos para praticar esportes, principalmente quando a modalidade é o futebol. Questões físicas e técnicas sempre foram os maiores tabus: “Futebol é coisa de homem”, “mulher não entende nada de bola”. No entanto, estas citações ditas por muitos homens estão acabando. Atualmente, a visão de que mulher não pode comentar e jogar futebol, apitar ou bandeirar partidas mudou, graças ao esforço das próprias mulheres, apaixonadas pelo esporte bretão.

Uma dessas responsáveis é Janaína Alexandrino. Baiana da cidade de Poções, Janaina jogou futebol profissionalmente pelo Juventus de São Paulo, Portuguesa de Desportos, Flamengo e Lazio da Itália. Depois de brilhar como jogadora, com direito a disputa de Copa do Mundo e Olimpíadas, a atleta resolveu encerrar a carreira em 2007. Mas não conseguiu ficar muito tempo longe dos gramados. Em 2010, Janaína entrou para a história do futebol, como a primeira mulher treinadora de um time profissional masculino.

A então treinadora comandou a equipe do Guarani FC na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Se dentro de campo o Bugre Geraldino não foi bem (apenas uma vitória em oito jogos), fora dele à equipe ganhou destaque nacional e ela respeito. “Agora o preconceito é quase mínimo. O ruim ainda é a falta da valorização da mulher como jogadora profissional. Não existe no país uma dedicação a nós, mulheres, que sabemos e queremos nos profissionalizar. Fica complicado se manter assim”, comenta.

Comandar a equipe de Pouso Alegre no certame estadual foi como a realização de um sonho para Janaína. “A oportunidade foi muito boa. Sei que é muito difícil abrir portas para a mulher no futebol, me sinto uma vencedora, graças a Deus”, completa a treinadora, que após a competição acabou se desligando do clube. Porém, determinada, Janaína não parou de quebrar tabus e deu continuidade ao seu trabalho em outra cidade do Sul de Minas: Congonhal.

A ex-jogadora de futebol e treinadora do Guarani assumiu a presidência do Real Minas FC, clube fundado em outubro de 2010, com sede na cidade vizinha de Pouso Alegre. Agora, Janaína não fica apenas a beira do campo, ela comanda todos os departamentos de um clube que pretende disputar a Segundona do Mineiro ainda este ano. “Temos grandes parceiros e pretendemos colher os frutos deste trabalho em breve. Atualmente contamos com um grupo de 25 jogadores, que se prepara para a disputa de amistosos na região e no interior de São Paulo. Além disso, pretendemos participar do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 2011”.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Karatê

Equipe de Pouso Alegre se destaca em competição de Karate


A Academia de Karatê Dan Kyu e os alunos do projeto social Prossan, comandados pelo professor Nelci participaram no último final de semana da primeira etapa do Campeonato Mineiro de Karate Interestilo, organizado pela Federação Mineira de Karate Interestilo, na cidade de Elói Mendes. 27 medalhas foram conquistadas pelos atletas pousoalegrenses, sendo oito de Ouro, 11 de Prata e oito de Bronze.

Os grandes destaques na categoria feminina, foram Wanessa, 3º lugar em Kata e Kumitê, Ana Luiza, 1º Lugar em Kumite e 2º Lugar em Kata, Ana Julia campeã em Kata e Kumite, Joseane, 2º Lugar em Kumite e 3º em Kata, Vitória, 2º Lugar em Kata, e Mariana Azevedo com o 2º Lugar em Kumite e 3º em Kata.

No masculino, Gustavo Oliveira, 2° em Kata e Kumite, Felipe, 1º em Kumite e 3º Lugar em Kata, Henrique, 2º Lugar em Kumite, João Victor, 2º Lugar em Kumite, Felipe Kobayashi, 3º Lugar em Kumite, Luiz Augusto, 3° Lugar em Kata, foram os destaques. Na categoria equipe, Pouso Alegre foi campeão no Kata com Ana Júlia, Felipe Kobayashi e Luiz Augusto e vice no Kumite, com Felipe Costa, Ana Luiza e Wanessa.

Na categoria máster, o professor Nelci sagrou-se campeão em Kata e ficou com o terceiro lugar no Kumite. Para ele, o resultado é fruto dos treinamentos diários e o apoio dos familiares dos jovens competidores. “Os nossos atletas estão de parabéns pelo excelente resultado alcançado”, comenta Nelci.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Futebol

Lê se apresenta ao Atlético Sorocaba para a série A2 do Paulista


Há uma semana, Lê acabou sendo dispensado pela Caldense. Cinco dias depois, o meia nascido em Pouso Alegre foi apresentado pelo Atlético Sorocaba para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. Com experiência em vários clubes do interior de São Paulo e com passagens pelo futebol internacional, como o Colo-Colo, do Chile e Atromitos, da Grécia, Lê vai tentar ajudar o Galo de Sorocaba a voltar para a elite paulista.

O pousoalegrense já conquistou dois acessos para a Série A1 do Campeonato Paulista. Em 2004, quando defendia o Internacional de Limeira, o atleta sagrou-se campeão da segunda divisão estadual. Três anos depois, Lê ajudou o tradicional Guarani de Campinas a voltar para a elite do Paulistão. A expectativa do atleta, assim como da comissão técnica, principalmente do treinador Paulo Roberto Santos, ex-Pouso Alegre FC, é que a equipe de Sorocaba volte para a primeira divisão estadual.

“Eu optei em vir jogar no Atlético Sorocaba mesmo sabendo que na minha posição tem vários jogadores de qualidade. Isso porque eu vim para somar e ajudar o time a subir à Série A1 do Paulista e computar mais um acesso na minha carreira. Aqui encontrei amigos como o Leandro Diniz, com quem já joguei. Estou feliz em estar neste clube que oferece tanta estrutura para o jogador desenvolver o seu melhor futebol”, disse Lê, com muito otimismo.

Com informações e foto: DMC/CAS - Sampaio