sexta-feira, 8 de julho de 2011

Futebol

Rodada vai definir últimos classificados para as quartas da Copa COE


Os torcedores que acompanham a Copa COE vão conhecer neste final de semana as duas equipes classificadas para as quartas de final. Estrela Azul, Ouro Fino, Clube de Campo Pouso Alegre, Flamina, Ice Bom e Paineiras esperam os vencedores dos duelos entre Sport São João e Mandu, Algodão e Ponte Preta, que serão realizados no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, para darem início a penúltima fase do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

A primeira partida da rodada será disputada às 16 horas de sábado (9), entre Sport São João e Mandu. Longe das quartas de final desde 2009, a equipe do bairro São João vai em busca da classificação com a ajuda dos irmãos Niquimba. O atacante Fabiano, artilheiro do Sport São João na Copa COE com cinco gols, é peça fundamental no esquema tático do treinador Guina, que conta também com a experiência de Hermínio, ex-Pouso Alegre FC, no elenco.

Pelo outro lado, a equipe do Mandu é formada por jovens jogadores do bairro São Camilo. Os grandes destaques da equipe são os atacantes Edson e Matheus, que é o goleador do Mandu na competição com três gols. Disputando pela primeira vez a Copa COE, o Mandu espera continuar surpreendendo seus adversários e chegar nas quartas de final. O vencedor desse duelo, pega a equipe que passar do confronto entre Algodão e Ponte Preta.

As duas equipes, consideradas favoritas ao título em 2011, se enfrentam no domingo (10), às 16 horas. O confronto entre Algodão e Ponte Preta vem sendo considerado por muitos como o mais aguardado das oitavas de final e pela campanha na Copa COE deste ano e o histórico das equipes, não poderia ser diferente. De um lado o último vice-campeão do torneio, a equipe do Algodão e do outro o campeão de 2008, a Macaca.

Para este duelo decisivo, a Ponte Preta estará desfalcada do zagueiro Lucas, contundido. Mas, por outro lado, o técnico Fábio Matheus terá a sua disposição todos os atacantes, como Talles, que deve jogar ao lado de Elias. A dupla que ainda não convenceu a torcida da Macaca, vai poder contar com a ajuda dos meio-campistas Airan e Dimitri, jogadores que finalizam bem e se movimentam bastante.

Assim como a Ponte Preta, que tem um meio de campo forte, o Algodão não é diferente. A dupla Tadeu e Zóio foi o destaque da equipe da zona rural de Pouso Alegre na primeira fase da competição. Juntos marcaram quase a metade dos gols do Algodão e a expectativa dos torcedores para o duelo contra a Macaca é que a dupla continue decisiva. Além dos dois atleta, outro jogador que desequilibrou na fase inicial, foi o lateral Bruninho.

Esse será o segundo confronto entre Ponte Preta e Algodão na fase de oitavas de final da Copa COE. Em 2009, as equipes se enfrentaram e a Macaca levou a melhor, vencendo por 4 a 3. Naquele ano, a Ponte Preta foi eliminada nas quartas de final pelo Minas e o jogo marcou a última derrota do Algodão no maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. De lá para cá, foram 10 jogos, sendo oito vitórias e dois empates.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Futebol

Campeonato Municipal de Base ganha nome e define participantes


Começa no próximo dia 6 de agosto, Dia de São Bom Jesus, padroeiro da cidade de Pouso Alegre, a primeira Copa Airton Custódio de Futebol de Base. O campeonato organizado pela prefeitura municipal, através da secretaria de Esportes e Lazer, definiu nesta quarta-feira (6) em reunião no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, o nome da competição, as equipes participantes, além do regulamento.

A Copa Airton Custódio terá a participação de 21 equipes de Pouso Alegre, que foram divididas em duas categorias. A sub-13 vai ter 10 times, enquanto a sub-15 será disputada por 11. Os participantes estarão em dois grupos em suas respectivas categorias, onde vão dar inicio a disputa do campeonato, que terá quatro fases e se encerra no dia 10 de dezembro, no estádio municipal Manduzão.

Na primeira etapa da competição, as equipes se enfrentam dentro dos grupos, em turno e returno. As três melhores equipes de cada chave avançam para a segunda fase, onde irá reunir seis equipes, que jogarão entre si. Os quatro primeiros colocados conquistam vaga na semifinal. A partir dessa fase os jogos passam a ser disputados de forma eliminatória, o mata-mata, seguindo assim até a grande decisão.

No grupo A, da categoria sub-13 estarão às equipes do Pousoalegrense FC, Estrela Azul, Forcraques, Padre Mário e CAPEA. Já na chave B, estarão às equipes do RA Soccer, AABB, Santos Independente, JUVENE e Flamina. A categoria sub-15 mantém as equipes no mesmo grupo, com exceção da chave A, que terá a presença do Clube de Campo Fernão Dias, que vai participar do torneio somente nessa categoria.

Durante o conselho técnico na Acipa foi definido também o primeiro duelo da competição, que será entre Pousoalegrense FC e Estrela Azul. A partida acontece no dia 6, às 15h30min, logo após a abertura do evento que vai contar com a presença de todas as equipes no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi. O Manduzão será um dos palcos da Copa Airton Custódio, que ainda terá jogos no campo do Bangu, no bairro São Geraldo e no estádio Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no São Cristóvão.

“Esse campeonato de base é importante para Pouso Alegre, pois vai trabalhar com os jovens da cidade, é um passo fundamental para o desenvolvimento do esporte local. Pretendemos crescer ainda mais em relação as competições de futebol. A expectativa é criar no próximo ano um campeonato na categoria adulta, além desse torneio de base”, disse João Batista Rodrigues, o João do Karate, secretário de Esportes e Lazer, que esteve presente no conselho técnico da competição.

Confira a tabela de grupos da competição:

Futebol

Torneio de veteranos no Jardim São João começa sábado


A Comissão de Esportes e Lazer do bairro Jardim São João, juntamente com a MD Eventos, dá início neste final de semana em seu primeiro campeonato de futebol amador. A Copa Pedro Marques da Silva de Futebol Veterano vai reunir 10 equipes de Pouso Alegre, que serão divididas em dois grupos. Os jogos vão ser disputados no estádio que leva o mesmo nome da competição, localizado no bairro Jardim São João, próximo ao CAIC.

No grupo A estarão as equipes do Douradense FC, Vila Nova FC, São Geraldo FC, Portuguesa FC e Tijuca FC. Já o grupo B será formado por Drogaria Americana, Santos Imbuía, AABB, Montanhês e São João FC. Na primeira fase, as equipes enfrentam os adversários da outra chave, classificando-se as quatro primeiras de cada grupo para as quartas de final, seguindo o campeonato com a fase semifinal e chegando a decisão.

De acordo com o regulamento da competição, os jogos serão realizados somente aos sábados e domingos. O primeiro duelo será disputado entre AABB e Vila Nova, às 15h30min deste sábado (9). Na sequência da primeira rodada jogam no domingo (10), às 9 horas, Drogaria America e Tijuca e logo depois, às 11 horas, Montanhês e Douradense. O campeonato está prevista para acabar no dia 1º de outubro.

Vantagem no mata-mata

As equipes classificadas a fase de quartas de final que tiverem melhor campanha entre os primeiros colocados dos grupos A e B enfrentaram as de pior retrospecto, que ficarem na segunda colocação das chaves – o primeiro colocado geral vai enfrentar o oitavo e assim sucessivamente. Além dessa vantagem no mata-mata, a equipe que tiver três pontos a mais conquistados na primeira fase em relação ao seu adversário, poderá jogar pelo empate na fase eliminatória. Caso contrário, os jogos decisivos serão realizados normalmente, como acontece nos demais

Número de atletas

Cada equipe poderá inscrever 22 jogadores na competição. É obrigatório que os times tenham no mínimo 14 atletas em suas primeiras partidas. O regulamento diz que as equipes participantes podem inscrever um goleiro, com idade mínima de 30 anos e um jogador de 38 anos, sendo liberadas as demais fichas de inscrição para jogadores acima de 39 anos. Como em todo campeonato amador de Pouso Alegre, o atleta só joga com a apresentação de um documento com foto.

Confira a tabela de jogos da competição:

Futebol

Ice Bom e Flamina vão disputar torneio interestadual em Paraisópolis

As equipes da Ice Bom e Flamina, que disputam a Copa COE de Futebol Amador, o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, confirmaram presença em outra competição de alto nível no Sul de Minas. A dupla de Pouso Alegre vai participar da Taça Minas/São Paulo de Futebol Amador na cidade de Paraisópolis, a partir do próximo dia 16.

A competição que reúne 16 equipes, sendo 10 de Minas Gerais e seis do estado de São Paulo chega a sua quinta edição. E o primeiro duelo da Taça Minas/São Paulo será entre Ice Bom e Campista, atual campeão do torneio. O jogo inaugural será realizado no sábado (16), às 17h30min, no estádio municipal São José, em Paraisópolis.

“O nível dessa competição é muito alto. Vamos enfrentar times fortes do Sul de Minas e do interior de São Paulo, como o Campista, que foi o último campeão da Taça Minas/São Paulo. Vamos jogar com o mesmo time que estamos disputando a Copa COE e isso vai ajudar, pois o grupo está unido e entrosado”, comenta Vlá, atacante e um dos líderes da Ice Bom.

Colaborou Carla Barbosa

terça-feira, 5 de julho de 2011

Futebol

Conselho técnico do campeonato municipal de base será nesta quarta


Há cerca de um mês no cargo de diretor de futebol da secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta dará início nesta quarta-feira (6) a um dos seus primeiros projetos esportivos. Às 19h30min, será realizado no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, o conselho técnico do campeonato municipal de futebol de base, categorias sub-15 e sub-13.

De acordo com o ex-jogador com passagens por Santos, Náutico e Juventus, treinador de futebol que trabalhou por quase duas décadas no Japão, a idéia da promoção desta competição é resgatar o futebol de base e dar oportunidades aos jovens pousoalegrenses, que sonham em se tornarem atletas profissionais. “Tenho a oportunidade de trabalhar com o futebol na minha cidade, o esporte tem que acontecer em Pouso Alegre”.

Zé Carlos Espoleta conta que o conselho técnico irá definir equipes participantes, tabela de jogos, além da apresentação da comissão organizadora do campeonato e o conselho arbitral, que será formado por profissionais ligados a área de esporte. “Oficialmente convidamos 12 equipes, mas ainda há tempo para outras se inscreverem. Queremos definir também o nome do campeonato e do troféu. Pretendemos homenagear alguma pessoa ilustre na cidade”.

Definido até o momento, apenas a data de abertura da competição e os locais onde os jogos vão acontecer. Segundo o diretor de futebol da secretaria de Esportes e Lazer, o campeonato municipal de base terá sua abertura oficial no dia 30 de julho e a realização da primeira partida no dia 6 de agosto, feriado em Pouso Alegre. Os jogos vão ser disputados no estádio Manduzão, no campo do Bangu, bairro São Cristóvão e Jardim Guadalupe.

O conselho técnico da competição contará com a presença do prefeito municipal de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini e do secretário de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues, o João do Karate. O juiz da infância e juventude, Valter José Vieira também foi convidada para participar do evento, que será aberto ao público.

Equipes convidadas

Segundo o diretor de futebol, as equipes do RA Soccer, EC Sul Minas, Forcraques FC, CAP Padre Mário, Estrela Azul, AABB, Clube de Campo Pouso Alegre, Associação JUVENE, Santos São Geraldo, Pousoalegrense, CAPEA do bairro Cidade Jardim e Flamina foram convidadas para participarem do campeonato municipal de base, nas duas categorias, a sub-5 e sub-13. A confirmação será feita durante o conselho técnico nesta quarta-feira (6). Outras equipes que quiserem participar da competição podem fazer a inscrição na Acipa.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Futebol

Ouro Fino e Estrela Azul conquistam vaga nas quartas da Copa COE


Sobrou emoção na rodada da Copa COE. Dois jogos bastante disputados no estádio municipal Capitão Nelson Massafera definiram mais um confronto das quartas de final do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Estrela Azul e Ouro Fino se enfrentam pela primeira vez na história da competição no próximo dia 16, após vencerem Cantareira e Vila Nova, respectivamente neste fim de semana.

Goleada

Ouro Fino e Vila Nova chegaram as oitavas de final de forma bem distintas. A primeira equipe é considerada favorita ao título, desde o início do campeonato, devido a invencibilidade que mantém na história da Copa COE e da terceira colocação na última edição. Já o Vila Nova, chegou a fase de mata-mata com apenas uma vitória em campo – a outra foi conquistada devido ao WO no duelo contra o Andorinha, na segunda rodada.

Com muitas novidades na escalação, as duas equipes fizeram uma partida bem disputada. Ouro Fino iniciou o jogo com 10 atletas em campo, com o treinador Humberto, ex-jogador do Pouso Alegre FC, tendo que jogar de lateral esquerdo e o volante Waguinho, sob as metas. Mesmo com a inferioridade numérica, quem abriu o marcador do jogo foram os “Meninos da Porteira”. Alexandre balançou as redes aos 12 minutos da etapa inicial.

Minutos depois de sair na frente, Ouro Fino ficou com 11 jogadores em campo, com a chegada do goleiro Rogério. No entanto, foi justamente após a chegada do goleiro que o Vila Nova conseguiu empatar. Aos 23 minutos, o meia Rick tabelou com Mandi e bateu rasteiro na saída de Rogério, igualando o placar do jogo. O empate durou pouco, pois dois minutos depois, Alexandre voltou a marcar. A frente no placar, Ouro Fino soube administrar o ímpeto adversário e fez o terceiro ainda na primeira etapa com Waguinho, que estava no gol.

Sem jogadores para realizar as substituições, o treinador e lateral esquerdo, Humberto continuou na etapa final. Ele acabou se deslocando para o ataque, enquanto o artilheiro Piá recuou para ajudar na marcação. O Vila Nova partiu para cima do adversário, mas não conseguiu converter a pressão imposta nos minutos inicias do segundo tempo em gol.

Quem balançou as redes foi Ouro Fino. Piá acertou um chute de longa distância e ampliou o placar para 4 a 1. Mesmo com três gols de desvantagem, a equipe do bairro São João não desanimou e diminuiu com Sapão, de falta, aos 19 minutos e Lequinho, aos 26 minutos. Porém, dois minutos depois, Ouro Fino pôs fim a reação do Vila Nova e voltou a marcar com Alex. Zé Augusto ainda fez o sexto para os “Meninos da Porteira”: 6 a 3. Ouro Fino classificado.

Pênaltis

Longe da fase de mata-mata há dois anos, o Cantareira chegou para o duelo das oitavas de final contra o Estrela Azul como favorito. A campanha da primeira fase, com direito a vitória sobre os atuais campeões, o Clube de Campo Pouso Alegre, deixou a torcida da equipe do bairro São João entusiasmada. Porém, o Estrela Azul voltou a surpreender, assim como na primeira fase e eliminou o Cantareira nas penalidades.

Como era de se esperar, quem comandou o primeiro tempo foi a equipe do Cantareira. Com várias oportunidades criadas, a equipe rubro-negra teve dificuldade em balançar as redes adversárias. O gol saiu apenas aos 32 minutos da etapa inicial. Galego tabelou dentro da grande área com Nathan e em um chute forte balançou as redes do goleiro Evinho: 1 a 0, placar do primeiro tempo.

Na etapa final, o Estrela Azul acertou sua marcação e buscou chegar ao gol adversário através de jogadas pelas laterais. Mas, no momento em que a equipe do bairro São Cristóvão estava melhor em campo, quem marcou foi o Cantareira. Galego fez bela jogada pelo meio, bateu forte de longe e no rebote do goleiro Evinho, Nathan empurrou a bola para o fundo da rede, marcando o segundo gol rubro-negro.

Em vantagem no placar, o Cantareira passou a cadenciar o jogo. Com muito toque de bola, a equipe do bairro São João se limitou apenas em se defender. E aos 27 minutos, em uma cobrança de escanteio, o Estrela Azul conseguiu diminuir a diferença no placar com o zagueiro Jonathan.

Precisando de mais um gol para levar a decisão para os pênaltis, a equipe do São Cristóvão colocou mais um atacante no jogo, Chiquinho deu lugar a Renan. E aos 43 minutos, o atacante que tinha acabado de entrar igualou o marcador, após cruzamento de Thiago. Nas penalidades, Thiago, Márcio, Renan, Paulista e Christian marcaram para o Estrela Azul, enquanto Wenceslau desperdiçou para o Cantareira: 5 a 4 para o Estrela Azul, classificado para as quartas de final.

Com informações de Bruno Clayton/COE

Jogos Estudantis

Handebol de PA se classifica para a próxima fase do JEMG


A cidade de Pouso Alegre foi palco na última semana da fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Mais de três mil alunos/atletas estiveram na cidade em busca de uma vaga na fase estadual da competição, que será realizada em Juiz de Fora ainda este mês. Divididos em dois módulos, os estudantes competiram em oito pontos diferente de Pouso Alegre as modalidades de Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol, Xadrez e Atletismo.

A equipe de Handebol de Pouso Alegre, que foi representada pelo Colégio São José, conquistou a classificação para a fase estadual dos Jogos Escolares. Bi-campeã do regional, o time vai para Juiz de Fora invicto. O Colégio São João venceu na primeira fase as cidades de São Lourenço por 31 a 11 e Nova Rezende por 15 a 7. Na semifinal, Pouso Alegre bateu São Tomaz de Aquino por 22 a 7 e na grande decisão Varginha, por 22 a 17.

O time do Colégio São José, composto por João Pedro Rosa, Yuri Soares, Rodrigo Cadorini, Pedro Martins, Marcos Faria, Thiago Faggiani, Gustavo Henrique Pessa, Guilherme Ferreira, Luciano Ferraz,Igor Matheus, Jonhy YU e Juan Carlos, é a única equipe coletiva que vai representar Pouso Alegre na fase estadual. O campeão em Juiz de Fora vai representar Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares Brasileiras.

“Nossa equipe demonstrou muita garra, determinação e vontade de vencer, pois enfrentou adversários fortíssimos. Agora esperamos representar bem Pouso Alegre na fase Estadual e para isso iremos treinar em todo período de férias”, comenta o técnico da equipe de handebol do Colégio São José, professor Ricardo Paula de Luna.

Atletismo

Assim como no handebol, o atletismo de Pouso Alegre brilhou na fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Ao todo foram classificados para Juiz de Fora 19 alunos/atletas, nos dois módulos. O destaque ficou por conta dos estudantes Thiago de Lima, da EE Vinícius Meyer e Alexandre Pereira Machado, do Colégio Vale do Sapucaí, com 2 medalhas de ouro cada.

Pedro Henrique, da EM Dr. Ângelo Consoli, com duas de prata e uma de ouro também se destacou na competição. Já no módulo II, as conquistas do ouro ficaram por conta de Arthur Diogo dos Reis, da EE Monsenhor José Paulino, no lançamento de dardo e Omair Batista Junior da EM Prof.ª Maria Barbosa, no arremesso de peso.

Com informações e foto assessoria

Karate

Jéssica Dalt é bronze no Sulamericano de Karate


A atleta da Minaskan/Biolab, Jéssica da Dalt Cândido, 20 anos, conquistou neste fim de semana a medalha de bronze no Campeonato Sulamericano de Karate, disputado em Assunção, capital do Paraguai. Com este resultado, a pousoalegrense completa o sexto pódio seguido em competições sulamericanas.

Ouro em 2005/Recife, 2006/Bueno Aires, 2007/Quito e 2009/Medellin, prata em 2010/Medellin, bronze em 2008/Buenos Aires e 2011/Assunção, a carateca Jéssica Dalt tem vaga garantida nos Jogos Panamericanos, que será disputado ainda este ano em Guadalajara, no México.

Única atleta de Minas Gerais na Seleção Brasileiro de Karate, Jéssica Dalt treina há 14 anos com o professor João Batista Rodrigues, o João do Karatê e ostenta também os títulos de campeã mineira (nove vezes), Brasileira (seis vezes) e Panamericana (quatro vezes).