terça-feira, 4 de novembro de 2008

Da redação

Para que dividir, se podemos somar!

A matemática, ciência do raciocínio lógico, possui uma ligação muita restrita com o futebol, que ao contrário, é um esporte nada teórico. Desde o princípio do futebol, quando Charles Müller, o trouxe para o nosso país, os números fazem parte dele, seja em relação à quantidade de atletas, na marcação de gols, de faltas, de pontos e por aí vai...

Quando um campeonato de futebol se afunila, a presença dos números aumenta. Matemáticos aparecem dizendo quais são as chances de cada time, tanto para ser campeão, quanto para ser rebaixado. Isso virou mania, todo o ano é assim.

Porém, isso pouco importa para o futebol pouso-alegrense. A situação das equipes da cidade está tão ruim que os números nem fazem diferença. Guarani e Sul Mineiro (que disputa pela cidade de Nepomuceno) até o presente momento só perderam, e não foi de pouco. O ARSM foi goleado pelo Varginha por 7 a 2, uma vergonha.

A única equipe de Pouso Alegre que venceu, foi o Sul Minas, e ganhou do Guarani, vitória sem valor algum, que não é motivo de orgulho, muito menos de comemoração. Realmente os números pouco importam para o futebol local. Pouco importa até certo ponto...

A cidade possui cerca de 130 mil habitantes, é uma das maiores do estado. Nossa economia é baseada nas centenas de indústrias e também na agricultura, nos morangos, nas batatas (sem trocadilho, por favor), turismo aqui, só o comercial (é que eles dizem), essa é a cidade de Pouso Alegre, que possui três times de futebol, três.

Porém, a situação das equipes não é nada boa, então para quê três times, ao invés de um, igual acontece em outras cidades, como nossa vizinha Santa Rita do Sapucaí, que possui um time, o Santarritense, que lidera seu grupo na Segundona do Mineiro. Para que três times?

Seria muito mais fácil ter apenas um. Conseguir patrocínio seria mais simples, apoio da prefeitura também. A divulgação na imprensa local e regional iria melhorar, aliás, tudo iria melhorar. Para que três times? Para que dividir, se juntos podemos somar!