sábado, 4 de setembro de 2010

Futebol

Guarani não suporta a pressão e é derrotado pela Patrocinense


O Guarani FC sofreu mais uma derrota na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 no último sábado (4). A equipe pousoalegrense foi até ao Triângulo Mineiro para enfrentar a SE Patrocinense e perdeu para os donos da casa pelo placar de 3 a 0, no estádio municipal Júlio Aguiar. Com o resultado, o Bugre Geraldino continua na quarta colocação do grupo B da Segundona e complica sua situação no certame.

A vitória da SE Patrocinense começou a ser construída logo aos cinco minutos de jogo. Cesinha cobrando pênalti inaugurou o marcador da partida. E antes do intervalo, o mesmo Cesinha voltou a balançar as redes do Guarani FC cobrando falta. Com o resultado adverso, Janaína Alexandrino avançou sua equipe. Algumas chances de gols apareceram na etapa final, mas quem marcou foram os donos da casa, com o atacante Daílsson.

Foto: Dias News Notícias

Futebol

Secretário de Esportes propõe repassar administração do Manduzão ao PAFC

Sob o sol ardido e o ar seco do final do inverno, funcionários da prefeitura se empenham para reforçar o alambrado do Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. O paliativo atende a um pedido da Polícia Militar e é um dos requisitos para que o gramado amarelado do estádio receba nos próximos dias jogos da Segundona do mineiro.

Mas se no campo o espaço será ocupado pelo mesmo número de jogadores que há treze anos davam o ponta-pé inicial da primeira partida no Manduzão, na arquibancada apenas mil espectadores poderão acompanhar as partidas da Segundona. O recorde de público do estádio foi registrado em 1997: 19 mil pagantes. A pequena ocupação se dará porque apenas a área coberta será liberada, o restante da arquibancada será isolado por portões. O secretário de Esportes Paulo da Pinta explica que, por ora, a liberação para mil pessoas deve atender a demanda de espectadores que, segundo ele, dificilmente supera este número.

Solução definitiva
O secretário, entretanto, reconhece que a prefeitura faz apenas uma readequação do estádio para liberá-lo. Continua sem dinheiro em caixa para sua manutenção e busca ainda uma saída sustentável para não só revitalizá-lo, mas dar um fim útil à sua estrutura que só faria sentido se a cidade dispusesse de um clube de futebol tradicional em atividade, que atraísse investidores interessados em ajudar na manutenção do estádio.

É nesse ponto que o secretário sugere uma saída aparentemente viável: repassar a administração do Manduzão ao Pouso Alegre Futebol Clube. Afinal de contas, segundo ele, o clube tem tradição e é aclamado pela população. Para Paulo da Pinta seria o único time de futebol da cidade capaz de empolgar e criar o ambiente propício para que o estádio deixe de ser um elefante branco e passe a abrigar o clube eleito pelos moradores para representar a cidade. Além disso, lembra Paulo, o clube carrega o nome da cidade, o que ajuda a atrair empresas interessadas em investir.

Proposta
A proposta do secretário é simples. O Pouso Alegre doaria o tderreno que abriga hoje seu campo de futebol, às margens da Rua Comendador José Garcia, ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que o utilizaria para ampliar suas instalações já que seu prédio fica próximo ao campo, e o governo do Estado – a quem a doação beneficiaria, como contrapartida, custearia a reforma do estádio, estimada em cerca de R$ 2 milhões.

Apesar de alguns interstícios, a equação parece funcional, mas o secretário alega que os planos esbarram em uma barreira difícil de ser rompida: a diretoria do Clube seria muito fechada, dificultando qualquer tipo de diálogo. De acordo com Paulo, até mesmo o processo de eleição para a diretoria do clube seria vedado. Para o secretário o clube que está prestes a completar 100 anos mantém uma diretoria ineficaz. Para que o projeto dê certo, ainda segundo ele, seria necessário que a diretoria fosse preenchida com pessoas influentes, comprometidas com o futebol do clube.

Tradição
Fundado em 1913, o Pouso Alegre Futebol Clube é o time mais tradicional da cidade. A equipe já conquistou Campeonato Amador do Estado de Minas Gerais e chegou a disputar primeira divisão do Mineiro entre o final da década de 1980 e início de 1990, quando conquistou sua melhor colocação na disputa: um quinto lugar.

Com dificuldade de manter o elenco supervalorizado o time foi se desfazendo. E em 1992, despediu-se da elite do futebol mineiro. O PAFC ainda disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro até 1998, quando se licenciou da Federação Mineira de Futebol. O Dragão, como é conhecido pelos seus torcedores, retornou aos gramados no ano passado para disputar a Segundona.Este ano, no entanto, o clube não disputa a competição.

Outras soluções
Caso a solução, vista pelo secretário como a ideal não vingue, a única saída para que o Manduzão deixe de ser um elefante branco e sua estrutura não se deteriore, seria a firmação de parcerias com a iniciativa privada. Para o secretário, é importante aproveitar a janela de oportunidades que se abre com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas.

Qualquer que seja o projeto, sua sustentabilidade terá que ser bem avaliada, já que, de acordo com o secretário, a manutenção do estádio é dispendiosa. Somente para vigiá-lo de vândalos e impedir que episódios como o roubo de centenas de metros de sua fiação elétrica volte a ocorrer, seria necessário um investimento com o qual hoje a prefeitura não tem condições de arcar, apenas um vigia da guarda-municipal é deslocado para o trabalho. No caso de o estádio ser revitalizado, a contratação de uma empresa particular de segurança seria inevitável.

Nenhuma proposta
O vice-presidente do Pouso Alegre, Maurício Chaves, negou que a prefeitura ou a Secretaria de Esportes tenha mantido qualquer aproximação ou contato para propor ao clube que passe a administrar o Manduzão. Apesar disso, Maurício disse que caso a proposta seja feita formalmente, acredita que seu pai e presidente do clube, José Chaves, no mínimo sentaria para dialogar com a administração. Ainda assim, o vice-presidente reforça sua descrença na existência da proposta. “Somos amigos pessoais do prefeito, se houvesse qualquer proposta ele teria nos comunicado”, sustenta.

Maurício disse ainda que seu pai está em viagem e que somente retorna depois do feriado de 7 de setembro. Só então o clube se pronunciará a respeito do tema de forma oficial. Maurício, no entanto, negou que haja qualquer veto na diretoria do clube ao diálogo com quem quer que seja. Quanto ao acesso às eleições para a diretoria do PAFC, ele explicou que as eleições são abertas, mas “para se candidatar a qualquer cargo eletivo a pessoa precisa preencher determinados requisitos”.

Fonte: Adevanir Vaz/ Jornal do Estado

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Futebol

Guarani precisa vencer para se manter vivo na Segundona

O Guarani FC entra em campo neste sábado (4), às 15h30min, para enfrentar a SE Patrocinense, no estádio municipal Júlio Aguiar, em Patrocínio. E neste duelo contra o vice-líder do grupo B da Segundona do Mineiro 2010, a equipe comandada por Janaína Alexandrino só pensa nos três pontos, pois em caso de derrota, a classificação dos pousoalegrenses para o hexagonal final fica ameaçada.

O Bugre Geraldino vem de vitória na competição. O time de Pouso Alegre bateu no último domingo (29) a equipe do Fluminense FC de Araguari, por 2 a 1, jogando em Poços de Caldas, no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira. No entanto, durante a semana, a equipe pousoalegrense perdeu três pontos devido à escalação de jogadores em situação irregular contra o Varginha EC, na partida disputada no último dia 21.

Assim como o Guarani FC, a SE Patrocinense vem de vitória. A equipe de Patrocínio venceu no sábado (28) o lanterna EC Sul Minas, fora de casa, por 3 a 0. Na ocasião, Sandro Gaúcho, ex-jogador do Santo André e Internacional e agora treinador da Patrocinense, não pode contar com alguns titulares, caso do atacante Cinésio. O camisa 9 e artilheiro da equipe volta para o duelo contra o Bugre e promete gols para a torcida.

Futebol

Começa neste sábado, a quarta edição da Copa Coe de Veteranos

16 equipes de Pouso Alegre e região vão participar da quarta edição da Copa COE de Veteranos. O torneio que terá início neste sábado (4) é promovido pela Comissão Organizadora de Esportes, o Coe, e Associação Cultural de Esportes, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, a Acelempa. E a primeira partida do certame será disputada entre as equipes da Center Vale e Mundo do Celular, às 15 horas.

Assim como na Copa COE de Futebol Amador e Futebol Feminino, os jogos do novo torneio serão disputados no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João. Segundo Clóvis Massafera Pereira, presidente das entidades que organizam o evento, a Copa COE de Veterano é a chance para os torcedores reverem antigos jogadores pousoalegrenses.

Além dos atletas da cidade, as equipes que disputam a Copa COE de Veterano sempre trazem ex-jogadores profissionais conhecidos no cenário futebolístico nacional. Em 2009, Adãozinho, atual treinador do EC Sul Minas e que já vestiu as camisas da SE Palmeiras e AD São Caetano, foi uma das estrelas da competição.

Para este ano, está sendo cogitada a presença dos ex-jogadores profissionais Esquerdinha, Valdir Peres e Zenon, que já tiveram destaque na SE Palmeiras, São Paulo FC e SC Corinthians Paulista, respectivamente. Provavelmente, eles vão defender a camisa do Andorinha, equipe de Ipuíuna.

Parceria

EPA nas páginas da Folha de Pouso Alegre

O Esporte Pouso Alegre firmou nesta semana uma nova parceria. A partir desta sexta-feira (3), todo o conteúdo do blog será publicado no jornal Folha de Pouso Alegre. O periódico que foi lançado em fevereiro de 2010, agora terá um caderno dedicado especialmente a área. A parceria vai contribuir bastante para a divulgação do esporte pousoalegrense, pois a Folha é um dos jornais mais lidos da cidade.

Compre seu jornal, leia e ajude o esporte de Pouso Alegre. Vamos fazer dele uma ferramenta de cultura, lazer, saúde e educação.

Futebol

Sul Minas e Guarani são punidos pela FMF

Depois de já ter punido o EC Sul Minas com a perda de três pontos e o pagamento de uma multa de R$ 500, a Federação Mineira de Futebol voltou a punir o time pousoalegrense esta semana. Após julgamento em Belo Horizonte, ficou decidido que a equipe comandada por Adãozinho terá que pagar uma multa de R$ 1.000, além de perder mais três pontos na tabela, mesma punição para o outro time da cidade, o Guarani FC.

As punições impostas pela Federação Mineira de Futebol são por causa de escalações de atletas que não constavam no BID (Boletim Informativo Diário) da Confederação Brasileira de Futebol. O EC Sul Minas pôs jogadores em situação irregular contra o Fluminense de Araguari, no dia 22 de agosto e o Guarani FC fez o mesmo contra o Varginha EC, um dia antes, na partida que ficou conhecido pelo fato da equipe ter entrado em campo com apenas nove jogadores.

Com isso, a equipe do Guarani FC continua com zero ponto no grupo B da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 e o EC Sul Minas está praticamente eliminado da competição, pois agora está com seis pontos negativos na tabela, nove atrás do Fluminense de Araguari, o terceiro colocado do seu grupo e que no momento seria a última equipe classificada para o hexagonal final do certame.

O Esporte Pouso Alegre entrou em contato com os responsáveis pelas equipes pousoalegrenses que disputam a Segundona do Mineiro, mas ninguém se pronunciou a respeito do assunto.

Futebol Americano

Pouso Alegre Gladiators disputa seu primeiro jogo amistoso

Criado no início deste ano por um grupo de amigos, o Pouso Alegre Gladiators é o primeiro e único time de futebol americano do Sul de Minas. A equipe que treina todos os sábados no Campus Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), disputou no último domingo (29) em Santos/SP a sua primeira partida amistosa. E o adversário foi o Santos Tsunamis, equipe forte e experiente.

Segundo Jonathas Silva Coelho, um dos fundadores da equipe de futebol americano de Pouso Alegre, a pressão do adversário foi grande, mas os pousoalegrense conseguiram segurar os Tsunamis até o final do primeiro tempo, quando o jogo estava em 0 a 0. No entanto, devido ao forte calor e a estrutura do Santos, que contava com aproximadamente 70 jogadores, foi difícil para o Gladiators segurarem o resultado até o final.

No segundo tempo, a equipe dos Tsunamis marcaram dois TouchDown (TD), que é a denominação da pontuaçao do futebol americano, deixando o placar da partida em 15 a 0. Após abrir essa vantagem, a equipe pousoalegrense conseguiu reagir, marcando também seu primeiro TD, diminuindo o marcador para 15 a 8. E esse placar permaneceu por um bom tempo. No entanto, com a aproximação do final da partida, a equipe de Pouso Alegre, que contava com apenas 26 atletas, cansou e permitiu que os donos da casa ampliassem o placar do jogo para 34 a 8.

“Levando em consideração as circunstâncias do jogo, esse foi um ótimo resultado. Nossa equipe suportou bem a pressão de jogar fora de casa e contra uma equipe muito mais experiente. O saldo foi positivo", analisa Jonathas Silva. Agora, o Pouso Alegre Gladiators volta aos treinamentos na expectativa para as próximas partidas amistosas, que ainda não está definida.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Futebol

Com 9 em campo, Guarani vence de virada na Segundona

Depois de ter perdido na estreia da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 para o Varginha EC por 3 a 0, quando apresentou apenas nove atletas para o jogo, e sem saber ainda da punição imposta pela FMF durante a semana, dessa vez o jogo do Guarani FC teve um final bem diferente. Jogando no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, em Poços de Caldas, o Bugre Geraldino se superou e derrotou o Fluminense FC por 2 a 1, de virada, conquistando sua primeira vitória no certame.

E o triunfo foi sofrido, pois assim como na primeira partida da competição, o Guarani FC esteve com nove jogadores em campo. No entanto, contra a equipe do Triângulo Mineiro, o Bugre Geraldino da treinadora Janaína Alexandrino, única mulher a comandar um clube profissional de futebol no Brasil, entrou com 11 atletas em campo e acabou perdendo dois no decorrer da partida, expulsos.

Com uma equipe mais experiente, o Fluminense FC conseguiu controlar o ímpeto do Guarani FC no início da partida. Com um volume de jogo maior e mais toque de bola, a equipe do Triângulo Mineiro dominou a primeira etapa, criando várias chances gols. E de tanto insistir, a equipe visitante abriu o marcador da partida, com o atacante Leandro Djalma, aos 30 minutos, aproveitando rebote do goleiro Bruno.

No segundo tempo, a treinadora pousoalegrense alterou a formação da equipe e pediu aos seus jogadores que pressionassem o adversário. E a mudança deu resultado, pois logo aos dois minutos o atacante Erick empatou a partida: Fabiano bateu e o camisa 9 do Guarani FC desviou com o peito, 1 a 1. Após igualar o marcador, o Bugre continuou buscado o segundo gol e ele saiu através de um contra-ataque pela esquerda. Novamente Erick balançou as redes.

E foi a partir desse gol que a situação do Guarani FC na partida passou a se complicar. O goleiro Bruno, ao tentar segurar a partida, demorou a repor a bola em jogo e acabou sendo expulso pelo árbitro Igor Junio Benevenuto. Com as três substituições realizadas, o camisa 10 Pablo teve ir para a meta bugrina. E para piorar a situação, o artilheiro do dia, Erick também foi expulso após receber o segundo cartão amarelo.

Com nove atletas em campo novamente, a equipe do Guarani FC segurou o resultado de todas as formas e ficou com os três pontos da partida. Com a vitória, a equipe pousoalegrense fica na quarta posição do grupo B da Segundona, à frente apenas do EC Sul Minas. Agora o Guarani volta a campo neste sábado (4) para enfrentar a SE Patrocinense, no estádio Júlio Aguiar, em Patrocínio.