sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PA vai receber mais mil caratecas na 10ª edição da Copa Brasil Biolab



Neste final de semana, 11 e 12 de fevereiro, Pouso Alegre será a capital brasileira do Karatê. A 10ª edição da Copa Brasil Minas-Kan/Biolab de Karatê vai reunir mais 1000 atletas de todas as categorias em dois dias de competições. Estarão presentes caratecas da seleção brasileira, ex-atletas e as principais federações deste esporte.

“A Copa Brasil Minas-Kan/Biolab de Karatê é um campeonato que se tornou tradicional, fazendo parte do preparo dos esportistas para iniciar seu ciclo de grandes competições, é também uma oportunidade que serve de incentivo aos alunos que estão iniciando sua carreira e almejam grandes conquistas”, observa João Batista Rodrigues, o João do Karatê, idealizador do evento.

A 10ª Edição da Copa Brasil Minas-Kan/Biolab de Karatê é o campeonato mais comentado pelos caratecas de todo o país, que virão a Pouso Alegre disputar um dos maiores e melhores eventos do Karatê nacional. A competição é uma iniciativa do Projeto Esporte Solidário da Minas-Kan/Biolab, que incentiva centenas de jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva.

A competição deste final de semana movimenta e promove Pouso Alegre em todo o Brasil, que além disso, tem como objetivo promover o Karatê nacional, em sua técnica e sua história. “Uma movimentação deste porte também traz para Pouso Alegre o que a de melhor nas esferas: econômica e social, pois fomenta o esporte local, eleva a cidade no cenário esportivo Regional, Estadual e Federal, movimenta o comercio e a rede hoteleira da cidade, fazendo de Pouso Alegre referência na organização de eventos esportivos”, comenta João do Karatê.

“Alguns atletas do Esporte Solidário também participam da competição, no entanto devido ao alto nível técnico, apenas alguns são selecionados. Isto acaba gerando um objetivo para os alunos iniciantes, um interesse maior no esporte”, destaca João do Karatê. Entre os atletas que estarão no evento, destaque para a supercampeã Jéssica da Dalt Cândido, de 20 anos, que representa o Brasil nas principais competições internacionais, medalhista de Bronze nas Olimpíadas das Américas em 2011, os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México.

 Jéssica da Dalt possui um vasto currículo, como o tri-campeonato Pan e Sulamericano individual e por equipe, além de levar o projeto de Pouso Alegre ao hexa campeonato brasileiro. “Vemos pela atuação da Jéssica que temos condições de formar mais campeões e medalhistas. Todos são atletas de alto nível e com grande potencial”, completa João do Karatê, que é tetra-campeão pan-americano, tetra-campeão sul-americano, Hexa campeão brasileiro como treinador, somando 25 anos de experiência no esporte.

João do Karatê possui em sua rede de relacionamento, parceiros como a Farmacêutica Biolab, patrocinadora exclusiva do evento e o Instituto de Formação Esportiva Janeth Arcain, da Estrela da WNBA, internacionalmente conhecida, Janeth, que é a remanescente do time de Paula e Hortência.  Ela tem no currículo, além das conquistas brasileiras, o Tetra-campeonato da WNBA, a liga Americana de basquete feminino. É  atualmente técnica da Seleção Brasileira de Basquete na categoria de base e parceira da Minas-Kan/Biolab  no Projeto Esporte Solidário, desenvolvido por João do Karatê e com o patrocínio exclusivo da Biolab Farmacêutica.

“O Karatê foi introduzido no Brasil na década de 50. Hoje, nossos atletas têm condições de se destacar graças a parcerias e apoios como este que permite que trabalhemos o potencial destes jovens”, comenta o organizador. “Para nós, acreditar e investir em projetos como este, significa um futuro melhor aos jovens atletas brasileiros”, comenta Paulo de Castro Marques, diretor da Biolab Farmacêutica.

Sobre a Biolab

Indústria farmacêutica de capital privado, 100% nacional, a Biolab foi fundada em 1997, consolidando sua trajetória com base no compromisso de oferecer saúde e qualidade de vida à população brasileira. Líder de mercado em prescrição de medicamentos cardiovasculares, a empresa também atua nas especialidades de ginecologia, clínica médica, pediatria e dermatologia. A Biolab é a empresa brasileira do setor, que mais investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação, ocupando a 9º posição no ranking de medicamentos vendidos sob prescrição médica. Além disso, apresenta um desempenho crescente, fruto de parcerias com universidades e laboratórios de pesquisa nacionais e internacionais, e ao comprometimento com ações de responsabilidade social.

Futebol abaixo de zero

Pior onda de frio dos últimos tempos congelou quase toda Europa. Atletas pousoalegrenses que atuam no continente falam do clima e das dificuldades



A pior onda de frio das últimas décadas literalmente paralisou boa parte da Europa e segue preocupando as autoridades do Velho Continente. Desde o início do ano, mais de 300 pessoas já morreram em decorrência do frio. O futebol também acabou atingido pelo tempo ruim, com vários jogos sendo adiados em diferentes países e atletas sofrendo com as temperaturas negativas nos treinamentos e no dia a dia.

Como não poderia ser diferente, os dois pousoalegrenses que atuam no futebol europeu vivenciam esse cenário dramático: Miquéias Souza Lima, atacante do SC Espinho, de Portugal e Bruno Manoel Marinho, meia do Åtvidabergs FF, da Suécia. A situação mais crítica é de Bruninho, que durante a última semana chegou a enfrentar um frio de -23°C. “Esta semana as coisas melhoraram um pouco, agora a temperatura está em média -10°C”, comenta.

“Este ano o clima está diferente na Suécia. O frio está forte, mas neva pouco na cidade onde moro. Mas, pelo que vi nos noticiários, mais ao norte da Suécia, as temperaturas estão chegando a -40°C e cai muita neve”, diz Bruninho. Sobre a repercussão da onda de frio que assola a Europa, o pousoalegrense conta que as autoridades suecas estão preocupadas, mas ao mesmo tempo preparadas para enfrentá-la.

“Os países nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia) são bem desenvolvidos e estão preparados para enfrentar o mais rigoroso dos invernos. Graças a Deus, apesar do frio está tudo bem por aqui”, afirma o meia, que considera os treinamentos de campo mais difíceis neste período. “Procuro me manter sempre aquecido para não me contundir novamente. Com esse clima, fica difícil bater na bola, correr”, lembra Bruninho.

Sua equipe, o Åtvidabergs FF se prepara para a disputa da primeira divisão do campeonato sueco, que vai começar no final de março. “Estamos fazendo uma excelente pré-temporada. Vencemos dois amistosos, apresentando um futebol bastante efetivo. Infelizmente, tive uma pequena contusão na panturrilha, mas consegui me recuperar a tempo e já estou treinando junto com meus companheiros. Vamos fazer uma boa temporada”, almeja o atleta.

Medo do frio

“Saio de casa apenas quando é necessário. Esse frio dá medo”. É dessa maneira que o atacante Miquéias define o clima que vem enfrentando em Portugal, na cidade de Espinho. Com temperaturas bem diferentes de Pouso Alegre, o jogador conta que na última semana os termômetros do SC Espinho, clube da segunda divisão portuguesa, chegaram a ficar negativos. “É complicado aqui. Muito frio. Atrapalha o treinamento”, completa.

Miquéias chegou a Portugal no último mês e considera isso como a realização de um sonho. “Sempre me imaginei jogando na Europa. Imaginava que o frio era forte, mas não tanto assim. Tenho medo de sair de casa e pegar uma gripe, ou pneumonia. Preciso tomar cuidado, pois não quero que nada atrapalhe minha vinda para Portugal. Está sendo um grande sacrifício, mas vai dar tudo certo, tenho certeza”, finaliza o atacante.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AABB vence nos pênaltis e está na final da Taça Minas/São Paulo de Futsal



As Garotas da AABB estão na final da 10ª edição da Taça Minas/São Paulo de Futsal Feminino. A equipe que representa Pouso Alegre na competição disputada em Paraisópolis, Sul de Minas, ficou na frente do placar por três vezes durante a semifinal, realizada na noite de quarta-feira (8), mas conseguiu avançar para a decisão somente nos pênaltis, onde bateu a forte equipe do Squater Tatoo/Flamina, de Pindamonhangaba.

No tempo normal, a AABB empatou em 3 a 3, com gols de Kátia, Jack e Raquel. O resultado igual levou o duelo para os pênaltis, e as comandadas de Clóvis Massafera Pereira levaram a melhor nas cobranças, graças à boa pontaria de Jack, Tiu e Kátia, além da defesa da goleira Jô: 3 a 1 nas penalidades e vaga garantida para a final, que será disputada nesta sexta-feira (10), às 19h30min, contra Itajubá, no ginásio poliesportivo de Paraisópolis.

Para a decisão, o treinador Clóvis Massafera Pereira deve contar com o retorno das atletas Drica e Nataly. A baixa no elenco continua sendo a estrela Marcelinha, que se apresentou nesta quinta-feira (9), ao CA Juventus, de São Paulo, seu novo clube.

Copa Regional Airton Custódio começa com muitos gols


Três jogos e 21 gols marcados. A primeira rodada da Copa Regional de Futsal Airton Custódio começou bem. A competição que está sendo disputada no ginásio poliesportivo de Congonhal teve início nesta quarta-feira (8), com duas equipes de Pouso Alegre em ação.

Na primeira partida, o Juventus, do bairro São João foi derrotado pelo Sporting, de Congonhal, pelo placar de 3 a 2, em um duelo emocionante. Logo em seguida, o Botafogo, de Cachoeira de Minas venceu o Cruzeiro, de Congonhal por 5 a 2.

E o único triunfo pousoalegrense na rodada, foi do Mandu. A equipe que ganhou o direito de disputar a competição após a desistência do Sesi Pouso Alegre, não tomou conhecimento do Grêmio Congonhal e bateu o adversário pelo placar de 7 a 2.

A Copa Regional de Futsal Airton Custódio volta a ser disputada nesta sexta-feira (10). Às 19h30min, América, de Congonhal, enfrenta a equipe do PA Pneus. Logo em seguida, às 20h15min, o Fumaça, de Borda da Mata pega o Atlético, de Cachoeira de Minas.

A segunda rodada será encerrada com o confronto entre Cruzeiro, de Congonhal e São Geraldo, às 21 horas. As partidas serão disputadas no ginásio municipal de Congonhal e a entrada é franca.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Lê chega ao Peru e será apresentado pelo Sporting Cristal



Está definido. Sábado, 11 de fevereiro, às 21h30min, o meia-atacante Leandro Lourenço Franco, o Lê, será enfim apresentado a torcida do Sporting Cristal, um dos maiores clubes do futebol sul-americano, dono de 15 títulos nacionais. A apresentação do pousoalegrense será em grande estilo, pois vai acontecer na "La Noche de la Raza Celeste", evento que marca também a despedida dos gramados de Roberto Palacios, ídolo do Cristal, clube que defendeu por duas décadas.

“Chego com todo entusiasmo do mundo. Espero me recuperar o quanto antes para poder entrar em campo e ajudar o Sporting Cristal no campeonato peruano”, disse o atleta ao desembarcar em Lima, capital peruana. Lê, passou por cirurgia no início do mês de dezembro no Hospital Renascentista, em Pouso Alegre. O médico Marcus Vinicius Teixeira, o Teixeirinha, foi o responsável pela intervenção que refez os ligamentos do joelho direito do atleta, que deve voltar a jogar futebol em maio.

A contusão do meia-atacante foi diagnosticada durante os exames feitos pelo clube vice-campeão da Taça Libertadores da América em 1997. Lê correu o risco de ter o contrato desfeito, mas a diretoria e a comissão técnica do clube decidiram contar com o jogador na temporada 2012, mesmo com a cirurgia e o longo período de recuperação. “Leandro Franco é um excelente atleta e uma boa pessoa”, comentou o gerente de futebol do Sporting Cristal, Carlos Benavides, na ocasião.

Lê disse que o rompimento dos ligamentos do joelho direito pode ter acontecido durante uma partida do Sport Boys, seu ex-clube, pelo Campeonato Peruano do último ano. “No jogo contra o Cobresol senti uma dor muito forte, mas não dei tanta importância para aquilo, consegui disputar mais sete partidas bem. No entanto, não imaginava que estava jogando com os ligamentos cruzados rompidos. Acredito que a minha musculatura me ajudou a suportar aquele período”, completou o pousoalegrense.

Foto: Libero

Taça Minas/São Paulo de Futsal: AABB goleia Aparecida e está na semi


Sem Marcelinha, poupada pelo treinador Clóvis Massafera Pereira, as Garotas da AABB enfrentaram na noite de segunda-feira (6), a equipe de Aparecida do Norte pelas quartas de final da Taça Minas/São Paulo de Futsal Feminino e se deram bem. A equipe de Pouso Alegre goleou o adversário pelo placar de 6 a 3 e conquistou vaga nas semifinais da competição disputada na cidade de Paraisópolis.

Com o resultado, a AABB vai enfrentar agora a equipe do Squater Tatoo/Flamina, de Pindamonhangaba. O confronto que vai definir uma das finalistas será disputado nesta quarta-feira (8), às 19h30min, no ginásio poliesportivo municipal de Paraisópolis. Para esta partida, o treinador Clóvis Massafera Pereira não vai poder contar com duas atletas: Marcelinha, novamente e Drica.

“Independente das ausências das duas atletas, confio no elenco. As atletas que entrarem no lugar da Marcela e da Drica vão dar conta do recado. Vamos tentar surpreender nossas adversárias, assim como fizemos contra Aparecida do Norte, que era uma equipe muito forte, em todos os sentidos”, comenta o treinador pousoalegrense, que deve dar oportunidade a Raquel, na equipe titular.

Equipe de PA é vice em campeonato de levantamento de peso



A equipe Força de Minas, composta por atletas de Pouso Alegre conquistou um grande resultado na primeira edição da Copa Pouso Alegre de Supino, modalidade de levantamento de peso. Os pousoalegrenses ficaram com a segunda posição na competição disputada no domingo (5), no ginásio poliesportivo Rosão, em Pouso Alegre, atrás da equipe de Lavras – Rio de Janeiro ficou com a terceira colocação.

A Copa Pouso Alegre de Supino foi idealizada pelo presidente da Federação Mineira de Levantamentos Básicos, competidor e treinador da equipe Força de Minas, Edson Carlos de Paula e contou com um grande número de competidores e torcedores. O evento teve o apoio do secretário municipal de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues, o João do Karatê, Acadêmia Músculos e Força, R1 Fitness, Academia Mega Fitness, Farmais, Raphael Prado e Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.

A equipe Força de Minas, vice-campeã da competição, foi composta pelos atletas: Gustavo do Prado Silva, campeão na sub-junior e na open categoria até 66kg, Lucas Rezende de Paula, vice-campeão na Junior e 3º lugar na open categoria até 74kg, Andrei Gonçalves Arruda, 3º lugar na open categoria até 83kg, Vitor Delano Arruda, 3º lugar na master 1 categoria até 93kg, Edson Carlos de Paula, campeão na master 1 e na open categoria até 120kg, Wagner Rodrigo Pereira, campeão na master 1 e vice-campeão na open categoria acima 120kg, Jairton Francisco de Faria, vice-campeão na master 1 e 3º na open categoria até 93kg e Mauricio Pereira de Aquino, 3º lugar na open categoria acima de 120kg.

Depois desta competição, a equipe pousoalegrense volta aos treinos visando o Campeonato Mineiro de Powerlifting e Campeonato Mineiro de Supino, que serão realizados em Pouso Alegre, durante o mês de abril. As duas competições irão valer também vagas para o Campeonato Brasileiro de Powerlifting, que será disputado na cidade de Itú, interior de São Paulo, durante o mês de junho.

“A competição foi muito bem organizada e foi um show ver atletas realizando grandes marcas no supino. Quem não veio perdeu, é uma pena”, comenta o treinador da equipe Força de Minas, Edson Carlos de Paula.  da equipe Força de Minas Edson. “Queremos agradecer a todos os nossos parceiros, a nossos familiares, as pessoas que trabalharam no evento e a Deus, acima de tudo”, completa.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pela segunda vez, Marcelinha é aprovada em teste no Juventus



Marcela de Cássia Barreto Guedes, a Marcelinha, estrela do futebol feminino de Pouso Alegre, ganhou uma nova chance para realizar o seu sonho: jogar futebol em uma grande equipe do futebol brasileiro. No final do último mês, a atleta de 17 anos, foi até São Paulo participar pela segunda vez de uma avaliação técnica no CA Juventus, um dos clubes mais tradicionais da capital paulista, localizado no bairro da Mooca.

Assim como em 2011, Marcelinha se destacou no “Peneirão”, chamando a atenção da comissão técnica da equipe feminina do CA Juventus e sendo aprovada. “Devido à idade e alguns detalhes, como a escola, não foi possível ir para o Juventus ano passado. Mas, graças a Deus, este ano deu tudo certo novamente. Acredito que agora é o momento certo para ir a São Paulo e dar início a essa nova etapa”, comenta a atleta.

A jovem que começou a jogar futebol no campo de areia do bairro São Camilo e defende a equipe da AABB em diversas competições pela região, soube da aprovação na avaliação técnica na última sexta-feira (3) e agora se diz ansiosa para se apresentar ao clube. “O primeiro passo foi dado. Agora é trabalhar bastante para garantir meu espaço na equipe e depois o que vier, será conseqüência do meu esforço”, completa Marcelinha.

A apresentação da atleta pousoalegrense, juntamente com as futuras companheiras de clube, acontece na próxima quinta-feira (9). No mesmo dia, comissão técnica e elenco viajam para a cidade de Machado, no Sul de Minas, para realizar a pré-temporada. “Quero treinar forte para quando começar as competições poder contribuir com a equipe. Vamos fazer a pré-temporada aqui na região, o que vai ajudar na adaptação”, lembra.

Copa Airton Custódio começa quarta-feira com novos participantes



Antes de a bola rolar pela Copa Regional Airton Custódio de Futsal, algumas mudanças tiveram que ser feitas pela organização do evento. A competição que seria disputada no ginásio poliesportivo Rosão, em Pouso Alegre, agora vai ser realizada em Congonhal, no ginásio poliesportivo do município. Além disso, o campeonato terá novos integrantes e será disputado por 16 equipes do Sul de Minas, sendo cinco de Pouso Alegre.

“Durante a última semana, após a definição dos primeiros participantes, fomos comunicados pela secretaria municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, que o ginásio Rosão estará fechado durante o mês de fevereiro e março para reforma. Tivemos que procurar outro local para realizar a Copa Airton Custódio. No mesmo dia, recebemos o convite da prefeitura de Congonhal”, comenta José Régis Catarino, organizador da competição.

Com isso, a Copa Airton Custódio de Futsal, que seria disputada por nove equipes da região entre os dias 6 e 16 de fevereiro, agora passará a ser realizada entre os dias 8 de fevereiro e 16 de março. “Com essa junção, entre o nosso campeonato e o de Congonhal, a Copa Airton Custódio vai ganhar qualidade e emoção. Teremos mais times, mais cidades na disputa pelo título”, completa José Régis Catarino.

As 16 equipes que estão na disputa foram divididas em quatro grupos. Na chave A, estarão Sporting Congonhal, Juventus, de Pouso Alegre, Fumaça, de Borda da Mata e Atlético, de Cachoeira de Minas. Já na chave B, Grêmio Congonhal, Árvore Grande, de Pouso Alegre, Catarinense, de Natércia e Mandu, estão na disputa. América, de Congonhal, PA Pneus, de Pouso Alegre, Ipuíuna e Careaçu compõem o grupo C, enquanto Cruzeiro, de Congonhal, São Geraldo, Silvianópolis e Botafogo, de Cachoeira de Minas.

Na primeira fase, as equipes de enfrentam dentro de seus respectivos grupos, classificando as duas melhores colocadas para as quartas de final, que passa a ser disputada em duelos eliminatórios, seguindo dessa maneira até a grande decisão. E na rodada inicial, realizada na próxima quarta-feira (8), três confrontos serão disputados: Sporting e Juventus, às 19h30min, Cruzeiro e Botafogo, às 20h15min e Grêmio e Mandu, às 21 horas.

Confira a relação completa dos jogos da Copa Regional Airton Custódio de Futsal na próxima quarta-feira (8), no “Tabelão”.