sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Futebol

A bola volta a rolar no Campeonato Municipal

Depois de ficar um final de semana sem jogos, devido ao Peneirão do Santos FC, o Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio volta a ter jogos neste sábado (22). Oito jogos vão acontecer em três estádios de Pouso Alegre. A rodada é a última da primeira fase e vai definir o último classificado do grupo B, na categoria sub-13.

Flamina e JUVENE disputam a terceira vaga da chave, às 14 horas, no Manduzão. Com três pontos a mais e uma vantagem de 17 gols de saldo, o Flamina pode até perder para ficar com a classificação. No entanto, o pensamento da equipe é vencer para chegar na segunda fase do campeonato, que começa no dia 29 deste mês, com confiança.

Os demais classificados do grupo B já foram conhecidos nas rodadas anteriores – RA Soccer e Santos Independente. No grupo A da sub-13, Forcraques, Pousoalegrense e Estrela Azul também já garantiram vaga na próxima fase. Portanto, a última rodada vai definir apenas as posições das equipes na tabela de classificação.

No sábado (22), às 9 horas, o Santos Independente enfrenta a AABB, no Manduzão. Já no período da tarde, às 14 horas, além do confronto entre Flamina e JUVENE, a CAPEA pega a CAP/Padre Mário, no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, e o Forcraques enfrenta o Estrela Azul, no Campo do Bangu, no bairro São Geraldo.

Categoria sub-15

Pela categoria sub-15 d o Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio, os seis classificados já foram definidos. Forcraques, Pousoalegrense e Clube de Campo Fernão Dias garantiram vaga no grupo A. Na chave B, RA Soccer, Santos Independente e Flamina estão com as vagas garantidas para a próxima fase. No sábado (22), às 10h30min, no Manduzão, o Santos pega a AABB e no Campo do Bangu, o CCFD enfrenta o Pousoalegrense. Já a tarde, às 15h30min, o Flamina enfrenta a JUVENE, no Manduzão, e no Campo do Bangu, o Forcraques joga contra o Estrela Azul.

Jogos Pan-Americanos

Para apoiar Jéssica Dalt, João do Karatê vai ao México


Há mais de 15 anos sendo treinada por João Batista Rodrigues, a carateca pousoalegrense Jéssica da Dalt Cândido sempre teve João do Karatê por perto. Prestes a estrear nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011, a competição mais importante de sua carreira até o momento, a “Garota de Ouro” vai poder ter ao seu lado o primeiro professor, aquele que a ensinou todos os fundamentos do Karatê e aprimorou suas técnicas, tornando-se um dos responsáveis por sua ida até ao México.

João do Karatê conseguiu esta semana seu passaporte de emergência para poder viajar a sede dos Jogos Pan-americanos. Em sua página pessoal na internet, o professor de Karate e atual secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, confirmou a notícia e comemorou sua ida a América Central: “Obrigado ao pessoal da Polícia Federal de Varginha, que aceitaram as justificativas da viagem. Agora com o visto mexicano na mão, poderei ir para Guadalajara. Jéssica, vamos trazer o ouro para Pouso Alegre, Minas e o Brasil”, disse.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

JIMI

Pouso Alegre se destaca nos Jogos do Interior


Mais uma vez Pouso Alegre se destacou nos Jogos do Interior de Minas Gerais. Dessa vez, os atletas pousoalegrenses foram até Pato de Minas, no Alto Paranaíba, participar da fase estadual nas modalidades coletivas e individuais, a seletiva para os Jogos Abertos Brasileiros 2012. Entre os quase cinco mil atletas de 68 municípios diferentes, Pouso Alegre trouxe medalhas em duas competições: natação e atletismo.

Na natação, Pouso Alegre se destacou com o atleta Lênin Balbino, que conquistou duas medalhas, sendo uma de prata nos 200 medley e outra nos 200 nado costas. Lênin tem apenas 16 anos e é um dos destaques da natação pousoalegrense. Além dele, a cidade ainda teve a boa colocação do atleta Obadias Rodrigues, que ficou com a quarta posição nas provas que participou.

No Atletismo foram quatro medalhas, com destaque para o atleta Walter Myller F. Miranda, que ficou com quatro medalhas - duas de bronze e duas de prata. Nos 200 metros Walter obteve a marca de 22”57, ficando em terceiro e Obidiel Rodrigues, na quinta posição. Já nos 400 metros, Walter, com a marca de 54”65 conquistou a medalha de bronze e Matheus Henrique a 4ª colocação e em 5º, Raphael Ely.

Nos 400 metros com barreiras, o atleta Eliel Mateus ficou com o 4º lugar, mesmo resultado do atleta Obidiel Rodrigues, na final dos 100 metros, com a marca de 11” 92. Nos 800 metros, Gustavo Henrique foi o 6º colocado. Com a quarta posição no salto em altura, Matheus Henrique saltou 1,75m e foi um dos destaques da competição, assim como Arthur Diogo dos Reis , quarto no lançamento do dardo.

No revezamento 4x100, disputado pelos atletas Obidiel Rodrigues, Raphael Ely, Eliel Mateus e Walter Myller, Pouso Alegre conquistou a medalha de prata, com a marca de 45”23. Já nos 4x400, a cidade também ficou com vice-campeonato, na equipe formada com os atletas Matheus Henrique, Raphael Ely, Eliel Mateus e Walter Myller, que fizeram a marca de 3’38”27.

Com informações da Secretaria de Esportes e Lazer

Futebol

Peneirão do Santos FC aprova nove atletas de Pouso Alegre e região


Em meio a 650 jovens candidatos a jogadores de futebol, apenas nove chamaram atenção dos profissionais da categoria de base do Santos FC, que realizaram uma avaliação técnica no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, durante o último final de semana. Bebeto Stival, supervisor técnico, Sérgio Peres, preparador físico e Rogério Lima, treinador de goleiros do Peixe, divulgaram nesta quarta-feira (19), a lista dos aprovados no “vestibular da bola”.

Na categoria dos atletas nascidos em 2000, Matheus Xavier Silva, João Victor Guimarães Azevedo e Hitalo Nunes Furquim se destacaram, assim como Wesley Kennedy R. C. Lirio, na categoria 2001, José Eduardo Sciolli Filho, nascido em 2002, Jonathan Fidelis de Souza, da categoria 2003, Carlos Alberto Lopes Ferreira Júnior, de 1997, Samuel Marques da Silva, da categoria 1996 e Lucas Matheus Gonçalves dos Santos, nascido em 1994.

Agora os nove atletas terão que comparecer na Vila Belmiro, estádio do Santos FC, para participar da Avaliação Final no dia 21 de novembro. Os atletas nascidos em 2000, 2001, 2002 e 2003 se apresentam às 7 horas da manhã, no portão 23. Já os jovens das categorias 1996, 1997 se apresentam às 13 horas, no portão 6 da Vila. E por fim, Lucas Matheus, nascido em 1994, terá que se apresentar às 7 horas, também no portão 6.

Assim como no Peneirão do Santos FC em Pouso Alegre, os jovens atletas terão que levar exame médico, chuteiras e caneleiras, para realizar inicial o cadastro no Departamento de Futebol de Base, no mesmo dia da avaliação final. Os documentos necessários para a realização do teste, são o RG, Certidão de Nascimento, além do exame médico. Os pais ou responsáveis devem acompanhar os atletas.

Com informações da Secretaria de Esportes e Lazer

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Futebol

De Pouso Alegre para o mundo

Em busca da realização de um sonho e de um futuro mais tranquilo para a sua família, pousoalegrense está na Europa para demonstrar suas habilidades com a bola


Prestes a ser campeão da Superettan, a segunda divisão do futebol sueco, o Åtvidabergs FF espera repetir em 2012 os anos de glórias vividos na longínqua década de 70, quando se tornou bi-campeão nacional. Naquela época, a equipe da cidade de Åtvidaberg, um dos centros industriais mais modernos da Suécia, era patrocinada pela fabricante de calculadoras mecânicas Facit, que contribuía diretamente no sucesso da equipe dentro de campo, através do apoio financeiro.

Atualmente, com menos recursos, mas com muita vontade, o Åtvidabergs FF tenta voltar a brigar por títulos na elite do futebol sueco com o suor e a garra de seus próprios atletas. E uma das esperanças para a próxima temporada é o destaque da equipe na campanha da Superettan 2011: Bruno Manoel Marinho. Nascido em Pouso Alegre em julho de 1984, Bruno está a três anos jogando no futebol sueco e nesta temporada vive a sua melhor fase como atleta profissional, que iniciou no futebol brasileiro em 2005.

“Em março de 2008, quando estava no Independente de Limeira, recebi uma proposta para deixar o país. Um dos diretores da equipe me perguntou se eu gostaria de jogar na Suécia e de imediato disse que sim. No entanto, nada passou de uma simples pergunta, mas que mais tarde viria a ser oficial. Para mim foi uma grande surpresa. Sempre sonhei em jogar na Europa e naquela oportunidade vi a minha chance”, lembra Bruno Marinho, que recebeu a camisa 12 ao chegar no Åtvidabergs FF.

Segundo o atleta, no início ele e todos os seus familiares ficaram um pouco receosos com a novidade. O garoto que cresceu jogando futebol pelos campos de Pouso Alegre iria trabalhar há mais de 10 mil quilômetros de distância, com destino a um país de cultura e idioma bem diferentes daqui. “Demorou, mas com o tempo e com as informações mais detalhadas, tive força e coragem para correr atrás do meu sonho e encarar essa grande experiência, que era viver em um local totalmente desconhecido por mim”, completa.

Como todo atleta que muda de país para jogar futebol, demora-se um tempo para chegar a adaptação plena. Com o pousoalegrense não foi diferente. Bruno conta que em seu primeiro ano foi bastante difícil, pois ele tinha dificuldade em se comunicar com os companheiros e a população local. Mas em 2009, na sua segunda temporada, já mais habituado dentro e fora de campo, o jogador contribuiu para o vice-campeonato do Åtvidabergs FF no Superettan. A posição garantiu o acesso da equipe na elite.

A volta do Åtvidabergs FF na elite do futebol sueco foi curta. Longe de fazer uma boa campanha na competição, a equipe retornou a segunda divisão nacional em 2010. Bruno Marinho foi mantido no elenco, que teve boa parte de seus jogadores substituídos. “Não fomos bem, mas aprendi muito durante aquela temporada. Consegui adquirir força e velocidade, além de aprimorar a minha técnica, que são qualidades essenciais para crescer profissionalmente, em especial na Europa, onde a cobrança também é grande”, afirma.

Para a próxima temporada, que se inicia em meados de fevereiro, o pensamento do jogador, assim como os de seus companheiros e da diretoria, é que Åtvidabergs FF volte a brigar na parte de cima da tabela do campeonato. “Vivo a minha melhor fase e espero mantê-la. Na Suécia ganhei estabilidade para planejar e obter um futuro mais tranquilo para mim e minha família. Por isso, quero continuar na Suécia por mais alguns anos, mesmo sentindo falta de Pouso Alegre. Tenho muita saudade da minha família e dos meus amigos, mas Graças a Deus falta pouco tempo para rever todos. Logo, logo estarei na minha terra”, comemora.

Veja alguns lances e gols de Bruno Marinho com a camisa do Åtvidabergs FF:

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Futebol

Mais de 500 jovens participam do Peneirão do Santos FC


A avaliação técnica realizada pelo Santos Futebol Clube no último final de semana reuniu mais de 500 jovens atletas no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. Bebeto Stival, supervisor técnico, Sérgio Peres, preparador físico e Rogério Lima, treinador de goleiros, todos das categorias de base do Peixe, observaram por dois dias os garotos de Pouso Alegre e região, que pretendem um dia se tornarem jogadores profissionais de futebol.

De acordo com a organização do peneirão, o evento foi um sucesso, pois além da clínica de futebol realizada pelos profissionais do clube paulista, mais de meia tonelada de alimentos foram arrecadados e serão doados para o Asilo São Vicente de Paula. “No dia da avaliação técnica, muitos compareceram e tiveram um excelente comportamento. Além disso, no final do evento, toda a equipe de avaliadores foi aplaudida em um gesto de agradecimento por tudo que proporcionaram a nós”, comenta José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta, diretor de futebol da secretaria municipal de Esportes e Lazer e idealizador do evento.

Segundo Espoleta, que divulgou uma nota sobre o peneirão do Santos Futebol Clube nesta segunda-feira (17), os nomes dos atletas aprovados serão divulgados na próxima quarta-feira (19), através do site oficial do Santos Futebol Clube. A avaliação técnica teve o apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar e Copasa.

Com informações e foto Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Futsal

Real Madrid estreia com vitória na Copa Zumbi dos Palmares

O Real Madrid demorou duas semanas para estrear na Copa Zumbi dos Palmares de Futsal. E o primeiro duelo na competição foi como esperado: os galácticos venceram o Santo Antônio por goleada, 8 a 2, no ginásio poliesportivo Joaquim Moisés, a quadra do Bandula. Com o resultado conquistado no domingo (16), a equipe assume a ponta o grupo B ao lado do Bafana Bafana, ambos com três pontos. As equipes e enfrentam no próximo domingo (23).

Nos demais jogos da rodada, que foram disputados no sábado (15), a Tijuca goleou a Árvore Grande por 5 a 1, enquanto o Boca Juniors venceu o Vitória por 6 a 4. Com esses resultados, foram definidos os grupos A e C. Na primeira chave, a Tijuca ficou em primeiro com seis pontos, seguida pelo Juventus, com três. A equipe do Vitória ficou com a ponta do grupo C, que teve mais dois times com os mesmos três pontos: Boca Juniors e Santa Luzia.

Taça Mozart/Rio-São Paulo

O São Paulo se sagrou campeão da Taça Mozart/Rio-São Paulo de Futsal, torneio disputado por amigos que frequentam a quadra do Bandula, no domingo (16). A equipe venceu o Flamengo nos pênaltis após empate em 3 a 3. Nas penalidades o São Paulo levou a melhor com o 3 a 2. O duelo final contou com a presença de um bom público, que foi até a quadra do Bandula torcer pelos amigos.

Futebol

Chuva adia rodada da Copa COE de Veteranos

As equipes do Santa Rita e Portuguesa, União São João e Congonhal, Clube da Rua e Flamina não entraram em campo neste final de semana devido à forte chuva que caiu na cidade de Pouso Alegre. As equipes que iriam disputar mais uma rodada da Copa COE de Futebol Veteranos 2011 terão que voltar a jogar nos dias 5 e 6 de novembro, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Segundo os organizadores do campeonato, a medida tomada foi para oferecer boas condições de jogo para os atletas das equipes que iriam entrar em campo, além de preservar o gramado do Caldeirão do São João. “A chuva veio forte neste final de semana, era impossível jogar. Para não atrapalhar as equipes, resolvemos adiar os jogos”, comenta Benedito Salvador Barbosa, o Dito Cantareira, diretor da Acelempa.

Com esse adiamento da rodada, a competição terá outras alterações em suas datas. No entanto, isso vai acontecer a partir da fase de mata-mata. Os jogos das quartas de final, que a princípio seriam disputados nos dias 5, 6, 12 e 13 de novembro, agora serão nos dias 12, 13, 19 e 20 de novembro. As semifinais vão ser jogadas nos dias 26 e 27 do próximo mês, enquanto a decisão foi prorrogada para o dia 4 de dezembro.

Os demais jogos da primeira fase, que já estavam marcados, foram mantidos segundo os organizadores. No próximo final de semana serão jogados três partidas pela Copa COE de Veteranos. No sábado (22), a equipe do Santa Rita enfrenta o Santos América e o São João pega o Santa Cruz, enquanto na manhã de domingo (23), a Portuguesa enfrenta a Drogaria Americana.