sexta-feira, 20 de julho de 2012

De olho nas quartas da Copa COE, Algodão e Guarani se reencontram



62 dias após o empate em 2 a 2, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, Algodão e Guarani, do bairro Chaves, voltam a se enfrentar pelo maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE, neste sábado (21), às 16 horas. Porém, agora o duelo é decisivo e só a vitória interessa as equipes, pois vale uma vaga nas quartas de final e o sonho de conquistar um título inédito.

Ao contrário daquela partida disputada no dia 19 de maio, pela primeira fase, quando as equipes entraram em campo com desfalques, dessa vez Algodão e Guarani, prometem jogar com força máxima. O Algodão, vice em 2010 e eliminado na semifinal ano passado, continua depositando em Zóio as esperanças de gols. Mas, agora o meia de São Gonçalo do Sapucaí tem a ajuda de Galego, que deve atuar ao seu lado e dividir a responsabilidade.

Se o Algodão conta com atletas da região em seu elenco, o mesmo acontece com o Guarani. O Bugre do bairro Chaves tem como base jogadores de Santa Rita do Sapucaí, com destaque para o meia Bruninho, que já chegou a defender as cores do Pouso Alegre Futebol Clube em 2009, quando o Dragão do Sul de Minas voltou aos gramados, e do zagueiro-artilheiro Gabriel, autor de quatro gols na Copa COE 2012.

A partida entre Algodão e Guarani, que vale vaga nas quartas de final do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, terá a cobertura instantânea do Esporte Pouso Alegre. Cláudio José Aparecido Pereira, de Silvianópolis, apita o jogo, auxiliado por Leandro de Andrade Castro e Mário Alves Diniz, ambos de Pouso Alegre. O vencedor desta partida enfrenta São Geraldo ou Ice Bom, nas quartas de final.

Duelos dos opostos

As oitavas de final da Copa COE de Futebol Amador segue no domingo (22), às 16 horas, com a disputa entre Sport São João e CAPEA. Vice em 2011, a equipe do bairro São João é considerada uma das grandes favoritas ao título este ano, mas logo em seu primeiro duelo de mata-mata vai enfrentar um adversário que vem surpreendendo a todos os torcedores na atual edição da competição: a CAPEA, do bairro Cidade Jardim.

Classificado para as oitavas de final como o quinto melhor time da primeira fase, o Sport São João terá todos seus jogadores à disposição para este domingo (22), inclusive os irmãos Niquimba. Já a CAPEA não deve contar com o meia Fabinho Pereira, que no jogo diante do Napoli acabou fraturando o braço. Este duelo será apitado por Felipe Fernandes de Lima, que será auxiliado por André Fabiano Barreto e Matheus Rezende Moreira.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pouso Alegre estreia na Taça EPTV de Futsal com vitória sobre Ipuíuna



Nem mesmo o frio e a pressão da torcida adversária atrapalharam a estreia de Pouso Alegre na competição de futsal mais importante do Sul de Minas, a Taça EPTV, que este ano chega a sua 23ª edição. Jogando em Ipuíuna, contra os donos casa, a equipe pousoalegrense venceu pelo placar de 4 a 3, na noite desta quinta-feira (19).

No início da partida, Pouso Alegre mostrou a força de uma equipe campeã da Taça EPTV, neutralizando os ataques de Ipuíuna e chegando com perigo na frente.  Alex teve duas boas chances, mas o goleiro Xuxa estava atento e impediu a abertura do marcador. No entanto, aos 11 minutos, não foi possível. Após rápida troca de passe pelo meio, a bola sobrou para Alex que mandou para o fundo da rede.

O gol assustou os donos da casa, que passaram a errar muitos passes e não conseguiram chegar mais ao gol defendido por Tchurly, para desespero das centenas de torcedores presentes no ginásio municipal da cidade. Pouso Alegre tentou aproveitar esse momento e foi para cima, mas falhou na pontaria. Aos 17 minutos, Ipuíuna conseguiu encaixar um contra-ataque e Pablo, que tinha acabado de entrar, igualou o placar.

A resposta pousoalegrense foi imediata. Aos 18, João Luiz acertou um chute forte do meio da quadra, no ângulo de Xuxa, que nada pode fazer. Em vantagem novamente no marcador, o treinador André Fabiano Barreto aproveitou o intervalo para conversar com os jogadores pousoalegrenses e corrigir alguns erros de marcação e de ataque. Mas, a conversa não surtiu efeito, pois Ipuíuna voltou melhor no segundo tempo.

Com mais volume de jogo, os donos da casa foram em busca do empate na etapa final. Tchurly fez boas defesas, principalmente nos chutes de Dan Karen, que entrou em quadra e quase mudou a história do jogo, através da velocidade e dos dribles. Aos 6 minutos, o ala sofreu falta no meio da quadra, que foi cobrada por Eraldo. O fixo cobrou forte no canto do goleiro pousoalegrense, que nada pode fazer.

Rapidamente, André Fabiano Barreto colocou Alex e Jaime em quadra novamente. E foi dos pés da dupla de São Paulo que a rede balançou. Aos 9 minutos, Alex recebeu passe de Jaime, virou sobre o seu marcador e mandou a bola no canto de Xuxa. Com 3 a 2 no placar, Pouso Alegre pediu tempo assim que teve a posse de bola e depois da conversa entre jogadores e treinador, a equipe acertou a marcação.

E aos 13 minutos, Pouso Alegre conseguiu também marcar mais um gol. Alex puxou contra-ataque pela lateral e cruzou para Juliano, mas o ala de Ipuíuna, Paulista, foi cortar o passe e mandou a bola para dentro do seu próprio gol. Mesmo com o gol contra e a desvantagem no marcador, a torcida local não parou de incentivar a equipe de Ipuíuna, que foi para o ataque, com Xuxa atuando de goleiro-linha.

A pressão deu resultado, pois aos 17 minutos Tchoquinho recebeu passe de Dan Karen dentro da área e empurrou a bola para o fundo da rede. O gol inflamou a partida, mas no minuto seguinte, após um erro de passe, Rodrigo tentou encobrir Xuxa, que estava adiantado. O goleiro de Ipuíuna colocou a mão na bola fora da área e foi expulso. Com um a menos em quadra, a reação dos donos da casa chegou ao fim, assim como o jogo.

“Foi um resultado importante, por se tratar de uma estreia de Taça EPTV de Futsal. Parabéns a todos os atletas pela atuação diante de uma boa equipe. Temos que lamentar apenas as condições da quadra de Ipuíuna, que além das dimensões, estava com alguns tacos soltos, colocando em risco a integridade física dos atletas. E isso não poderia acontecer”, comenta o treinador pousoalegrense, André Fabiano Barreto.

Agora Pouso Alegre volta a jogar na próxima quinta-feira (26), às 20 horas, no ginásio municipal de Poços de Caldas, contra São Sebastião da Bela Vista, que nesta quinta-feira (19), foi goleada pelos poços-caldenses por 16 a 2, também no ginásio municipal de Ipuíuna. Em caso de vitória no próximo duelo, Pouso Alegre já pode garantir a classificação.

Pouso Alegre estreia na Taça EPTV de Futsal nesta quinta-feira



Chegou a hora! Dois anos depois, Pouso Alegre volta a disputar a competição de futsal mais importante do Sul de Minas, a Taça EPTV, para dar continuidade ao sonho do bi – o primeiro título foi conquistado em 2009. E o retorno as quadras será nesta quinta-feira (19), a partir das 20h45min, contra Ipuíuna, na casa do adversário.

Pela terceira vez, André Fabiano Barreto, estará à frente da equipe pousoalegrense na Taça EPTV e assim como aconteceu em 2009 e 2010, o treinador vai trazer atletas de São Paulo para compor o elenco. Com uma vasta experiência no futsal paulista, o agora professor de Educação Física pretende dessa maneira conquistar mais um título.

“Vamos fazer de tudo para tentar mais um título para a cidade. No entanto, o campeonato está mais difícil ainda, só que este ano posso contar com quinze atletas de qualidade, que estão no mesmo nível. Ao todo serão 10 atletas de Pouso Alegre e cinco de São Paulo, sendo cinco campeões em 2009”, comenta o treinador.

Para conquistar o bi-campeonato, André Fabiano Barreto conta que será necessária muita dedicação e união dos jogadores e também o apoio dos torcedores. “Espero que a população de Pouso Alegre vá nos acompanhar e nos apoiar, assim como aconteceu em 2009, quando o Rosão recebeu centenas de pessoas”, lembra.

Pouso Alegre está no grupo F da Taça EPTV de Futsal, ao lado de Ipuíuna, seu primeiro adversário, Poços de Caldas e São Sebastião da Bela Vista. Depois do confronto desta quinta-feira (19), os pousoalegrenses voltam a jogar no dia 26, às 20h15min, contra São Sebastião da Bela Vista, em Poços de Caldas.

E para encerrar a primeira fase da competição de futsal, no dia 30, às 20h45min, Pouso Alegre recebe no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”, a equipe de Poços de Caldas. Às 20h15min, será a vez de São Sebastião da Bela Vista e Ipuíuna entrarem em quadra.

De acordo com o regulamento, as duas primeiras equipes de cada grupo – ao todo são 12 – avançam para a segunda fase, que será disputada em partida eliminatória. Na terceira fase, a Taça EPTV volta a ser disputada em forma de grupos, para depois definir os semifinalistas e finalistas. A grande decisão será no dia 25 de agosto, em Poços de Caldas.

Para disputar a competição de futsal mais importante do Sul de Minas, a equipe de Pouso Alegre conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Unimed Sulmineira, Prodoeste – Mercedes Benz Pouso Alegre, Restaurante e Churrascaria Beverly e do Esporte Pouso Alegre.

AAPA em ação

A cidade de Pouso Alegre não será representada na Taça EPTV apenas pela equipe que busca o bi-campeonato. A partir desta quinta-feira (19), árbitros pousoalegrenses estarão trabalhando nos jogos da competição de futsal mais importante do Sul de Minas. Esse será o segundo ano que a Associação de Árbitros de Pouso Alegre participa do certame e a expectativa é que eles possam repetir as boas atuações do último ano.

Nesta quinta-feira (19), os árbitros de Pouso Alegre vão trabalhar em São Gonçalo do Sapucaí, em uma rodada com três partidas. Na primeira, entre Lavras e São Bento Abade, apitam Esdras Alves Diniz e Leandro de Andrade Castro. Em seguida, no duelo entre Carmo da Cachoeira e Paraguaçu, quem apita é a dupla Herivelton Alves da Silva e Nathanael dos Santos Vieira. E no último jogo, entre os donos da casa e Três Pontas, apitam Nathanael e Esdras.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sorteio define grupos da Copa São Cristóvão de Futebol Amador



O programa Rádio Sports, da Rádio Clube de Pouso Alegre, recebeu nesta terça-feira (17), o presidente da Comissão de Esportes e Lazer do bairro São Cristóvão, José Walter Matias, e Marcelo Dener da Silva, o Bodinho, da MD Eventos Esportivos, para a realização do sorteio de mais uma edição da Copa São Cristóvão de Futebol Amador, que a partir deste ano homenageia José Expedito de Carvalho, o Zé Miano.

“Zé Miano foi um dos primeiros moradores do São Cristóvão. Muitas pessoas contam histórias sobre ele, inclusive sobre a construção do nosso estádio. Zé Miano foi um dos responsáveis pelo início do futebol no bairro, com o campo. Devido a isso, resolvemos homenageá-lo. A partir de agora, a Copa São Cristóvão também vai se chamar Copa José Expedito de Carvalho”, comenta ‘Seu’ Walter, presidente da CEL.

Assim como em 2011, este ano a competição de futebol amador vai contar com a participação de 24 equipes, divididas em seis grupos. De acordo com o regulamento, os dois melhores de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados na classificação geral avançam para as oitavas de final. A partir desta fase, a Copa São Cristóvão passa a ser disputada em jogos eliminatórios, seguindo pelas quartas, semi e a grande final. 

No grupo A, ficaram as equipes do Sem Limite, São Cristóvão, São Geraldo e Corinthians São João. O grupo B é composto por CAPEA, do bairro Cidade Jardim, Atlético Gabiroval, Mandu, do bairro São Camilo e VRM Construção. Juventude São Cristóvão, campeã da Copa Norte de Futebol Amador, Roma, do bairro Faisqueira, Guarani, do bairro Chaves e Ponte Preta, última campeã da Copa São Cristóvão, estão no grupo C.

Já no grupo D, estão Estrela Azul, do bairro São Cristóvão, Milan São João, JC Esporte, do Cascalho, e Sport Faisqueira.  Pelo grupo E, vão disputar Juventus Futebol e Amigos, do bairro Jardim Olímpico, Santos América, Minas, do bairro São João, e Ferrari/Óticas Real Bangu, do bairro São Geraldo. E no último grupo, o F, estão AECO/Copasa, Atlético Faisqueira, Valência e Juventus, do bairro Fátima.

A Copa São Cristóvão de Futebol Amador - José Expedito de Carvalho “Zé Miano” – vai começar no próximo dia 5 de agosto, com a disputa da partida entre Ponte Preta e Juventude São Cristóvão, no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, no bairro São Cristóvão. Além do Chicão, o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, também vai receber jogos da competição.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Copa COE: Flamina passa por Estrela Azul e segue em busca do bi



Depois das eliminações de Ouro Fino, Ponte Preta e Cantareira, restou apenas ao Flamina o sonho de buscar o bi da Copa COE. E neste domingo (15), a equipe do Jardim Yara deu um passo importante para conquistar pela segunda vez o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. O Flamina passou pelo Estrela Azul, nas oitavas de final, e agora vai pegar o Santos América, que no mesmo dia venceu o Atlético Gabiroval.

O duelo entre Flamina e Estrela Azul, disputado no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, começou equilibrado. Por se tratar de um jogo eliminatório, as equipes procuraram manter a posse de bola no meio de campo e se arriscaram pouco ao ataque. Porém, a tradição do Flamina se sobressaiu no decorrer da primeira etapa e a equipe começou a criar boas chances, através dos meias Celinho e Dé.

E depois de algumas tentativas, a rede do Estrela Azul balançou. Aos 29 minutos, o lateral direito Thiaguinho recebeu passe de Celinho e cruzou na área. A bola foi na cabeça de Dudu, que desviou a bola para o fundo da rede. O gol animou o Flamina que partiu para cima. 15 minutos depois a equipe do Jardim Yara voltou a marcar. Dessa vez, Dudu chutou e no rebote do goleiro Evinho, Guilherme empurrou para a rede, de cabeça.

Em desvantagem, o Estrela Azul voltou com duas mudanças para o segundo tempo. Fausto e Rafael entraram e colocaram fogo na partida. Após 10 minutos de pressão da equipe do bairro São Cristóvão, o zagueiro Naldo resolveu se arriscar no ataque. Primeiro cobrou uma falta no ângulo, mas que parou na defesa do goleiro Tiziu. No lance seguinte, após escanteio, o camisa 3 emendou um voleio dentro da área e diminui a diferença no placar.

A partir daí, o duelo ficou mais nervoso. Muitas faltas foram cometidas, principalmente por parte do Flamina, que se recuou e só não tomou o gol de empate, pois Tiziu estava atento e fez belas defesas. E aos 24 minutos, depois de mais uma defesa, o goleiro lança o atacante Guilherme, que entra na área e bate para. Evinho defende na primeira, mas no rebote não consegue segurar o chute de Dudu.

Cinco minutos depois, o Flamina encontrou um novo contra-ataque. Dessa vez, Dé foi quem iniciou a jogada pelo lado direito do campo. O camisa 11 cruzou para Dudu, que de cabeça, ajeitou para Celinho, livre dentro da área, mandar a bola para o fundo da rede, em um chute forte no ângulo. Belo gol do Flamina e festa na arquibancada do estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

Com a vitória e a classificação praticamente garantida, o Flamina passou a cadenciar a partida, com toques de bola no meio de campo. Mas, antes do apito final do árbitro Nilton Moura, o Estrela Azul ainda diminuiu a diferença no placar com o meia Anderson, aos 37 minutos, cobrando falta e Erick, aos 47, que cruzou na área e o goleiro Tiziu, após dividir com o atacante adversário, acabou deixando a bola passar: 4 a 3 para o Flamina.

No sufoco

O adversário do Flamina nas quartas de final será o Santos América. A equipe alvinegra bateu o Atlético Gabiroval, neste domingo (15), pelo placar de 2 a 1. Netinho, na primeira etapa e Cleison, no segundo tempo, fizeram os gols para o Santos, enquanto Fabiano descontou para o Atlético Gabiroval. Santos América e Flamina se enfrentam no dia 11 de agosto, às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Últimos classificados

Se no domingo (15) foram definidas as primeiras vagas para as quartas de final, no sábado (14) foi conhecido os últimos classificados para as oitavas de final. No encontro dos Juventus, o do bairro Jardim Olímpico levou a melhor sobre o do bairro Fátima ao vencer por 6 a 4. Ricardo, três vezes, João Paulo, Everton e Júlio César marcaram para o Juventus FA, enquanto Elciran, duas vezes, Vanilson e Hermínio fizeram para o Juventus do Fátima.

Na outra partida, a Ice Bom bateu o Aliança do bairro São João pelo placar de 4 a 1, com gols de Guilherme, duas vezes, Hugo e Cláudio. Anderson marcou o de honra para o Aliança. A equipe da Ice Bom vai pegar nas oitavas de final o São Geraldo, no dia 5 de agosto e no dia 4, o Juventus FA enfrenta a Óticas Real Bangu. Ambos os jogos serão realizados no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

CAPEA perde e está fora da Copa Sul de Futebol Amador



Precisando apenas de um empate para garantir vaga na próxima fase da Copa Sul de Futebol Amador, a CAPEA decepcionou seus torcedores no sábado (14). A equipe do bairro Cidade Jardim acabou perdendo para o Plastfilm pelo placar de 3 a 1, que assumiu a liderança do grupo D, ao lado do São João, ambos com quatro pontos e classificados. Osvaldo, duas vezes e Rafael marcaram para o Plastfilm, enquanto Alex descontou para a CAPEA.

No dia seguinte, o estádio municipal Pedro Marques da Silva recebeu mais uma partida da competição de futebol amador. Pelo grupo C, o Milan São João venceu a Tijuca por 2 a 0, com gols de Danilo e Elias e embolou ainda mais a chave. Com a vitória, o rubro-negro pulou para a ponta, com quatro pontos, ultrapassando a Tijuca, que tem três. Flamina e Atlético Faisqueira dividem a terceira posição, ambos com um ponto somado.

Próximos jogos

A Copa Sul de Futebol Amador segue no próximo final de semana, com a disputa de três partidas. No sábado (21), às 16 horas, o Flamina busca a sua primeira vitória na competição diante da Tijuca. Já no domingo (22), às 13h40min, o Plastfilm disputa com o São João a liderança do grupo D e às 16 horas, o Montanhês enfrenta o Santos América, precisando de um empate para garantir a segunda vaga da chave C.

Taça EPTV de Futsal começa com muita festa e gols



A competição de futsal mais importante do Sul de Minas, a Taça EPTV, teve início no último sábado (14), em São Thomé das Letras. 41 cidades participaram da grande festa de abertura, que além do desfile das equipes, contou com várias apresentações circenses. E quem estava presente no ginásio poliesportivo municipal “Antônia Lourenço Rosa Silva” não se decepcionou, tanto com os artistas do circo, quanto com os da bola.

São Thomé das Letras e Três Corações disputaram a partida de abertura da Taça EPTV de Futsal e os donos da casa levaram a melhor ao vencer pelo placar de 4 a 2, para a alegria dos seus torcedores. A competição segue até o dia 25 de agosto, quando acontece a grande decisão, na cidade de Poços de Caldas. Até lá serão disputados dezenas de jogos, em várias cidades do Sul de Minas, inclusive Pouso Alegre.

O primeiro duelo pousoalegrense, que busca o seu segundo título na competição de futsal mais importante do Sul de Minas será disputado na próxima quinta-feira (19), em Ipuíuna, contra os donos da casa. O jogo está previsto para começar às 20h45min, no ginásio municipal da cidade. No mesmo dia e local, porém um pouco mais cedo, às 20h15min, Poços de Caldas e São Sebastião da Bela Vista, os outros adversários do grupo, se enfrentam.

Pouso Alegre volta a jogar no dia 26, às 20h15min, contra São Sebastião da Bela Vista, em Poços de Caldas. Logo em seguida, os donos da casa enfrentam Ipuíuna. E para encerrar a primeira fase, no dia 30, às 20h45min, Pouso Alegre recebe no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”, a equipe de Poços de Caldas. E às 20h15min, será a vez de São Sebastião da Bela Vista e Ipuíuna entrarem em quadra.

De acordo com o regulamento da Taça EPTV de Futsal, as duas primeiras equipes de cada grupo (ao todo são 12 chaves) avançam para a segunda fase, que será disputada em partida eliminatória. Já na terceira fase, a competição volta a ser disputada em forma de grupos, para depois definir os semifinalistas e finalistas. A equipe de melhor campanha garante o direito de disputar as partidas eliminatórias em casa, exceto na final.

Atletas da Minas-Kan/Biolab conquistam medalhas no Brasileiro de Karatê



O final de semana foi de conquistas para o esporte pousoalegrense. Sete atletas da Academia Minas-Kan/Biolab conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê, disputado entre os dias 13 e 15 de julho, em Vitória, capital do Espírito Santo.

O grande destaque foi a jovem de apenas 10 anos, Maria Cecília da Silva Ferreira, que conquistou dois ouros, se tornando tetracampeã brasileira de kata e campeã nacional no kumitê. Ciça é uma das 25 atletas da Academia Minas-Kan, patrocinada pela Biolab Farmacêutica e que faz parte do Projeto Esporte Solidário, idealizado pelo professor e treinador da Seleção Mineira de Karatê, João Batista Rodrigues, o João Karatê.

Quem também conquistou medalha de ouro, foram as atletas Alice Paiva Bessa e Genniane Stefanie, que participaram do Campeonato Brasileiro de Karatê pela primeira vez. Já Laura Emboaba e Renata Hokari Couto ficaram com a prata, medalha que garantiu a classificação de Renata ao Campeonato Panamericano de Karatê, que será disputado em Cancún, no México, entre os dias 26 agosto e 2 de setembro.

A Academia Minas-Kan/Biolab também conquistou bronze, com os atletas Mateus Hokari Couto, no kata e Isabelly de Paula, no kumitê.