sexta-feira, 9 de março de 2012

Abertura da Taça Pouso Alegre de Futsal acontece neste domingo



A abertura oficial da primeira edição da Taça Pouso Alegre de Futsal acontece neste domingo (11), às 10 horas, no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes “Prefeito Alvarim Vieira Rios”. A competição promovida pela Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria de Esportes e Lazer vai reunir 20 equipes masculinas, além de seis femininas.

A cerimônia vai contar com a presença de todos os participantes e autoridades municipais convidadas, como vereadores, secretários e o prefeito Agnaldo Perugini. Logo após o desfile das equipes, às 11 horas, a bola vai rolar no Rosão, com a partida da categoria feminina, entre Palmeiras, do bairro Cidade Jardim e Vila Foch.

Participantes na disputa

A Taça Pouso Alegre vai contar com 20 equipes masculinas. Aroeira, Bohêmios, CAIC Árvore Grande, Estrela do Sul, Foch Futsal, Igui Pouso Alegre, Independente, Juventus, Mandu, Mattos Calçados, Napoli Árvore Grande, Nike FC, PA Pneus Futsal, Palmeiras, Paulistano Futsal, São Cristóvão, São Geraldo, Saúde, União São Geraldo e Vila Dom Nery vão brigar pelo título.

As equipes foram divididas em cinco grupos iguais. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas respectivas chaves, vindo a classificar somente as duas melhores. As 10 equipes serão divididas novamente, dessa vez em dois grupos, onde se enfrentam. No final da segunda fase, as quatro primeiras colocadas de cada chave avançam para as quartas de final.

O campeão da competição municipal irá representar a cidade na Taça EPTV de Futsal. O mesmo vai acontecer no feminino, que terá seis equipes na disputa: AFC, Flamina, Vila Foch, Palmeiras, do bairro Cidade Jardim, AABB e União Futsal. Nessa categoria, as equipes vão se enfrentar na primeira fase, classificando as quatro melhores para a semifinal.

Além da EPTV, uma das novidades da competição será a fixação de divisões no futsal do município. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vai utilizar o campeonato para definir os integrantes da Série Ouro, com os 10 melhores colocados da Taça Pouso Alegre e a Série Prata, com as demais equipes.

Pouso Alegre recebe Campeonato Regional de Atletismo


O estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, será palco neste sábado (10) da 9ª edição do Campeonato Regional de Atletismo. O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, através da Secretaria de Esportes e Lazer, vai receber centenas de atletas do Sul de Minas, que vão disputar provas em três categorias, infantil, juvenil e adulto.

Segundo a organização do Campeonato Regional de Atletismo, é esperando a presença de centenas de atletas do Sul de Minas, que poderão disputar medalhas e troféus nas provas de 200, 800, 2000 e 3000 metros, revezamento 4x100, arremesso de peso, disco, dardo e salto em distância.

Os atletas podem participar de duas provas individuais e de revezamento, após fazer a inscrição, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Mais informações pelos telefones (35) 3449-4348 e 3449-3449.

Paraisópolis recebe Veteranos do Palmeiras



O estádio São José, em Paraisópolis, será reinaugurado neste sábado (10). E para celebrar esta novidade na cidade sul mineira está programado uma série de amistosos. Às 14 horas, as categorias sub-14 do EC São José e o FutArte, a Escolinha de Futebol do Zico, se enfrentam. Logo em seguida, às 15h30min, será a vez dos garotos da categoria sub-16 jogarem e no encerramento, às 16h30min, acontece o grande duelo entre os veteranos do EC São José e a Sociedade Esportiva Palmeiras, que vai contar com a presença dos ex-atletas Sérgio, Edu Bala, Zé Mário, Alexandre Rosa e Esquerdinha.

A entrada para acompanhar a partida será um quilo de alimento não perecível, que será doado à Casa da Criança, uma instituição filantrópica de Paraisópolis. Mais informações sobre os amistosos, através do telefone (35) 9137-3284.

Copa Empa Tintas de Futsal começa neste domingo


O Ginásio Poliesportivo Joaquim Moisés, a “Quadra do Bandulinha” recebe mais uma importante competição de futsal. Começa neste domingo (11), a primeira edição da Copa Empa Tintas de Futsal, que vai reunir nove equipes de Pouso Alegre em dois meses de competição. Ao todo serão 16 partidas disputadas, sempre aos domingos, a partir das 12h30min, com entrada franca.

Os participantes foram divididos em três grupos iguais. Na chave A estão Tradição, Real Master e Athletic Minas. Vasco, União Cachoeira e Chelsea fazem parte do grupo B e a chave C é composta por Amigos, Lyon e Esplanada. As equipes se enfrentam dentro de seus grupos e as oito melhores colocadas se classificam para as quartas de final, seguindo pela semifinal e a decisão, marcada para o dia 29 de abril.

A primeira rodada da Copa Empa Tintas de Futsal terá três jogos neste domingo (11). Às 12h30min, a Tradição duela com o Real Master, logo depois às 13h30min, Vasco e União Cachoeira se enfrentam e às 14h30min, a equipe do Amigos pega o Lyon.

Copa Hailton Custódio de Futsal: Mata-mata começa com goleadas



Depois de 24 partidas e 241 gols marcados na primeira fase, a Copa Regional de Futsal Hailton Custódio chegou ao tão esperado mata-mata nesta semana. Duas partidas já foram disputadas na quarta-feira (7), definindo assim os primeiros semifinalistas da competição que teve início em fevereiro com a presença de 16 equipes do Sul de Minas, sendo cinco de Pouso Alegre. Os jogos das quartas de final seguem nesta sexta-feira (9).

Goleadas e classificação

A fase decisiva da Copa Regional de Futsal Custódio começou emocionante. As dezenas de torcedores que compareceram ao ginásio poliesportivo municipal de Congonhal puderam ver duas partidas com muitos gols. Na primeira, a equipe de Ipuíuna surpreendeu o Atlético, de Cachoeira de Minas, vencendo o adversário pelo placar de 5 a 1 e garantindo vaga na semifinal do certame.

A outra equipe de Cachoeira de Minas que estava na disputa da competição também acabou sendo eliminada na noite de quarta-feira (7). E a derrota foi novamente por goleada. Dessa vez, a equipe do Botafogo perdeu por 10 a 4 para o Catarinense, de Natércia. O resultado surpreendeu os torcedores, pois era esperado um confronto mais equilibrado entre as equipes devido à campanha na primeira fase.

Mais emoção

Ipuíuna e Catarinense aguardam agora a definição dos adversários que vão enfrentar na fase semifinal da competição regional. Eles serão conhecidos na noite desta sexta-feira (9), também no ginásio poliesportivo municipal de Congonhal. O primeiro duelo será às 20 horas, entre PA Pneus e Funaça, de Borda da Mata, seguido por São Geraldo e Mandu, que fazem o clássico pousoalegrense, às 20h45 min.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Das areias do São Camilo, para os campos de São Paulo

Marcelinha, a estrela pousoalegrense que ganhou uma nova chance para realizar seu sonho, treina forte em São Paulo e se prepara para brilhar no futebol feminino



Qual jovem brasileiro, apaixonado por futebol, nunca sonhou em ser um jogador profissional? Esse desejo que domina a cabeça de milhares de garotos, ultimamente passou a ser dividido com elas, as garotas. Nos últimos anos, o crescimento do futebol feminino no Brasil foi visível, mesmo com a falta de apoio, a seleção nacional conseguiu se destacar em competições importantes como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Assim como em todo o país, Pouso Alegre tem atletas que almejam brilhar com a amarelinha, ao lado da Rainha do Futebol, Marta. E uma dessas pessoas é Marcela de Cássia Barreto Guedes, a Marcelinha, uma jovem de apenas 17 anos que começou a jogar futebol no campo de areia do bairro São Camilo e defendeu a equipe da AABB em diversos campeonatos pelo Sul de Minas e interior de São Paulo.

O primeiro passo para a realização do sonho desta jovem atleta foi dado no início de fevereiro. Depois de ser aprovada pelo segundo ano consecutivo na avaliação técnica realizada pelo Clube Atlético Juventus, Marcelinha se apresentou a tradicional equipe da cidade de São Paulo para dar início a uma nova etapa em sua carreira, a de jogar profissional, onde vai poder mostrar toda sua habilidade com a bola.

E os trabalhos começaram forte. A pré-temporada do clube paulista foi realizada em Machado, no Sul de Minas. O Juventus ficou três semanas treinando e se preparando para as competições deste ano, como o Campeonato Paulista, Copa Mulher, Copa do Brasil, Jogos Abertos de São Paulo, entre outros. “Tenho que trabalhar bastante para garantir meu espaço na equipe e depois o que vier, será conseqüência do meu esforço”, disse Marcelinha.

Além de treinar e atuar nos finais de semana, a pousoalegrense continua estudando em São Paulo. Uma das exigências do clube é que suas atletas não parem os estudos para jogar futebol e para o próximo ano, caso seja do desejo de Marcelinha, o Juventus deve custear o curso superior para ela. Esses benefícios oferecidos pelo clube é resultado de um longo trabalho e de parcerias firmadas entre o Juventus e a prefeitura de São Caetano do Sul.

Clóvis Massafera Pereira, treinador de Marcelinha na AABB e um dos responsáveis pela sua ida ao clube paulista, se considera realizado e feliz pela chance que Marcelinha conquistou no início deste ano. Ele conta que foi difícil deixá-la em São Paulo, pois trabalharam juntos por alguns anos e que ela irá fazer falta não apenas na equipe feminina da AABB, mas também em seu cotidiano.

terça-feira, 6 de março de 2012

Pouso Alegre vai receber Mineiro de Levantamento de Peso



A cidade de Pouso Alegre vai receber no dia 22 de abril o Campeonato Mineiro de Powerlifting. O evento, promovido pela Associação Mineira de Levantamentos Básicos, com apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, através da Secretaria de Esportes e Lazer será realizado no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes e servirá como seletiva para o Brasileiro da modalidade, disputado em junho, na cidade paulista de Itu.

Edson Carlos de Paula, competidor, treinador da equipe pousoalegrense de levantamento de peso e presidente da Associação Mineira de Levantamentos Básicos é um dos responsáveis em trazer a competição para Pouso Alegre. Ele conta com o apoio das academias R1 Fitness e Músculos e Força, Drogaria Farmais, Raphael Prado e o secretário de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues, o João do Karatê.

O Campeonato Mineiro de Powerlifting será disputado nas categorias sub-júnior, júnior, sênior, máster 1, máster 2 e máster 3, tanto no masculino, quanto no feminino. Os três primeiros colocados de todas as categorias receberão medalhas, e o melhor atleta na classificação geral, assim como as três melhores equipes, vão ganhar troféus. A taxa de inscrição por atleta é de R$ 40 e pode ser feita até o dia 30 de março.

Mais informações sobre a competição através do telefone (35) 8806-4353.

Caratecas de Pouso Alegre se destacam em competição estadual



Três alunos da Academia de Karatê Dan Kyu, comandados pelo professor Nelci, participaram e se destacaram no último final de semana da primeira etapa do Campeonato Mineiro de Karatê. O evento foi realizado na cidade de Pará de Minas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Foram conquistadas ao todo seis medalhas pelo trio pousoalegrense. Ana Júlia sagrou-se campeã em Kata e Kumite, enquanto Bruno Rezende ficou com a prata nas duas modalidades. O terceiro atleta a trazer medalha para Pouso Alegre foi Felipe Kobayashi, que conquistou ouro em Kumite e bronze em Kata.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Nos pênaltis, Paineiras fica com o título da Copa Pelé de Futebol



O Paineiras sofreu para ficar com a taça da Copa Pelé. Depois de empatar em 1 a 1 com o Maçaranduba no tempo normal, a decisão da competição de futebol amador que reuniu 12 equipes do Sul de Minas foi para os pênaltis. E as centenas de torcedores que compareceram na tarde de domingo (4), no campo do bairro Sertãozinho, zona rural de Borda da Mata, puderam ver um grande jogo.

Durante os 90 minutos, Zé Roberto marcou para o Maçaranduba, que na semifinal tinha eliminado o Plastfilm nos pênaltis. Já o Paineiras, que tirou o Internacional na última fase, empatou com Cleidemar. Nas penalidades, a equipe do Paineiras, comandada dentro de campo pelo experiente meia Gélo, não desperdiçou nenhuma cobrança e viu Luiz Fernando, do Maçaranduba mandar a bola para fora: 5 a 4, título do Paineiras.

A Copa Pelé de Futebol Amador foi promovida por Adriano Martins, com apoio da MD Eventos Esportivos.

Copa Hailton Custódio de Futsal: rodada define confrontos das quartas


Os confrontos das quartas de final da Copa Regional de Futsal Hailton Custódio foram definidos na última sexta-feira (2). Neste dia o ginásio poliesportivo de Congonhal recebeu a última rodada da primeira fase da competição, que tem apoio da prefeitura local e reúne 16 equipes do Sul de Minas, sendo cinco de Pouso Alegre. E assim como aconteceu nas rodadas anteriores, sexta-feira foram marcados muitos gols.

Na primeira partida da noite, o São Geraldo, de Pouso Alegre, goleou Silvianópolis pelo placar de 6 a 3 e garantiu a primeira posição do grupo D. Logo em seguida, o Atlético, de Cachoeira de Minas, venceu o Juventus, de Pouso Alegre, por 5 a 3 e ficou com a liderança da chave A. E por fim, na última partida da fase inicial, o América se despediu da competição vencendo Careaçu pelo placar de 3 a 0.

Com estes resultados, os confrontos da segunda fase foram definidos. O Atlético, de Cachoeira de Minas, enfrenta Ipuíuna, nesta quarta-feira (7), às 20 horas. Logo em seguida, às 20h45min, o Catarinense, de Natércia, pega o Botafogo, também de Cachoeira de Minas. Na sexta-feira (9), às 19 horas, o PA Pneus enfrenta a forte equipe do Funaça, de Borda da Mata e às 19h45min, o São Geraldo faz o clássico pousoalegrense contra o Mandu.