sexta-feira, 2 de março de 2012

Paineiras e Maçaranduba disputam a final da Copa Pelé de Futebol



A Copa Pelé de Futebol Amador teve início em dezembro de 2011. Depois de três meses de muitos jogos e emoção, o dia de disputar a grande final da competição se aproxima. Neste domingo (4), será disputada no campo do bairro Sertãozinho, zona rural de Borda da Mata, a grande decisão do certame, que é promovido pela MD Eventos Esportivos, entre Paineiras FC e Maçaranduba FC. O confronto está previsto para iniciar às 15 horas.

Para chegar à decisão, as equipes tiveram que superar grandes adversários no decorrer do campeonato. Na semifinal, o Maçaranduba FC venceu o Plastfilm nos pênaltis por 3 a 2, após empate em 3 a 3 no tempo normal, com gols de Zé Roberto, duas vezes e Ordilei. Já o Paineiras bateu o Internacional, do bairro São Geraldo, pelo placar de 2 a 1, com gols de Felipe Daniel e Alex Miguel.

Heliodora vai substituir Vila Nova na Copa COE de Futebol Amador


A 15 dias do início do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE, os organizadores informam que o Vila Nova não vai disputar o certame este ano. A equipe do bairro São João, que disputa a Copa COE desde 2007, estava no grupo F junto com Cantareira, Atlético Gabiroval e Independente. O Vila Nova será substituído por Heliodora, que participou do Congresso Técnico, mas não havia sido sorteado para participar.

De acordo com os organizadores, o grupo e os jogos serão mantidos, assim como o nome da equipe. Portanto, Heliodora vai participar da Copa COE 2012 com o nome de Vila Nova. E com isso a competição ganha mais uma equipe estreante. Heliodora se junta ao Juventus FA, Drogaria Americana, Atlético Gabiroval, Independente, Juventude São Cristóvão, Abutres e Corinthians São João que deputam no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Definido os últimos detalhes do amistoso do Bragantino em PA



Está praticamente tudo pronto para a série de amistosos do Clube Atlético Bragantino no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. Na última semana, José Régis Catarino, um dos responsáveis pela vinda da equipe do interior de São Paulo a Pouso Alegre, esteve na cidade de Bragança Paulista para definir os últimos detalhes junto com a diretoria do clube, que atualmente está na Série A1 do Paulista e na Série B do Brasileirão.

“Conversamos sobre alguns itens importantes, como a segurança dos atletas e dos torcedores no estádio. Eles prezam muito por isso. É um clube profissional do interior de São Paulo que pensa grande”, comenta José Régis Catarino, que aproveitou a visita em Bragança Paulista, para conhecer as equipes que vão disputar a série de amistosos contra o RA Soccer, de Pouso Alegre, no próximo dia 18 de março.

Ao todo serão cinco partidas amistosas no estádio Manduzão, que também se prepara para receber os jogos. O primeiro duelo será entre a equipe feminina do CA Bragantino contra as Garotas da AABB, que são comandadas pelo treinador Clóvis Massafera Pereira. Este duelo está marcado para as 9 horas. Logo após, às 11 horas, começam os confrontos entre CA Bragantino e do RA Soccer, com o jogo da categoria sub-11.

A série de amistosos segue no período da tarde. Às 13 horas será a vez das equipes sub-13 se enfrentarem, posteriormente a sub-15 e para encerrar, às 17 horas, o duelo entre as equipes da categoria sub-17 do CA Bragantino e do RA Soccer, o mais aguardado pelos torcedores, pois se trata dos jogadores que defenderam o CA Bragantino na Copa São Paulo de Futebol Júnior, realizada no mês de janeiro.

Interesse no Manduzão

Na reunião com a diretoria do Clube Atlético Bragantino, José Régis Catarino aproveitou para apresentar ao vice-presidente alvinegro, Edivaldo Ferraz, o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. Após conhecer o local através de fotos e do Jornal Diário, o dirigente demonstrou interesse em que a equipe profissional do CA Bragantino mande jogos em Pouso Alegre, devido a capacidade e tamanho do estádio.

“Ele se mostrou bastante interessado no Manduzão. O Nabi Abi Chedid (estádio do Bragantino) comporta pouco mais de 10 mil pessoas, o que impede da equipe mandar certos jogos. Pouso Alegre está próximo de Bragança Paulista e isso facilita uma possível parceria”, comenta José Régis Catarino, que em breve tentará trazer a diretoria do clube paulista para conhecer pessoalmente o Manduzão.

Mesmo goleando, Árvore Grande é eliminada da Copa Hailton Custódio de Futsal


A primeira fase da Copa Regional de Futsal Hailton Custódio está afunilando. Nesta quarta-feira (29), foi disputada no ginásio poliesportivo de Congonhal a sétima rodada da competição, que conta a participação de 16 equipes do Sul de Minas, sendo cinco de Pouso Alegre. E uma dessas equipes pousoalegrenses é a Árvore Grande, que foi para a disputa sonhando com uma vaga nas quartas de final.

As chances de classificação da Árvore Grande eram remotas. A equipe que vinha de derrota na competição regional – 7 a 3 para o Mandu – foi em busca da vaga e chegou a golear o Grêmio Congonhal pelo placar de 12 a 3. No entanto, a vitória foi em vão devido ao resultado do outro duelo do grupo B. O Catarinense, de Natércia, que brigava pela vaga, venceu o Mandu, de Pouso Alegre, por 7 a 6 e conquistou a classificação.

O outro jogo da rodada foi disputado entre PA Pneus e Ipuíuna. As equipes brigavam pela liderança do grupo C e os pousoalegrenses levaram a melhor sobre a equipe de Dito Andorinha. O PA Pneus voltou a golear na competição e dessa vez bateu seu adversário por 7 a 3, com gols do artilheiro Diogo, duas vezes, Juliano, Carlos Eduardo, Pelé, Luquinha e Mandi. Ipuíuna teve um atleta expulso nesta partida.

A última rodada da primeira fase acontece nesta sexta-feira (2) e vai definir os confrontos das quartas de final. Às 19h30min, Silvianópolis pega o São Geraldo, confronto que define o grupo D. O mesmo acontece nas demais partidas. Pelo grupo A, às 20h15min, o Atlético, de Cachoeira de Minas, joga contra o eliminado Juventus para buscar a vaga e no fechamento da fase, às 21 horas, pelo grupo C, os eliminados Careaçu e América se enfrentam.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Taça Pouso Alegre de Futsal conhece seus participantes



Está chegando a hora da bola rolar pela Taça Pouso Alegre de Futsal. Nesta terça-feira (28) foi realizado o Congresso Técnico para definir os participantes e o sistema de disputa. 20 equipes de Pouso Alegre vão disputar no masculino, enquanto seis times vão brigar pelo título na categoria feminina da competição, que vai começar no dia 11 de março, às 10 horas, no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes “Prefeito Alvarim Vieira Rios”.

Na categoria masculina, Aroeira, do bairro Cruz Alta, Bohêmios Futsal, CAIC Árvore Grande, Estrela do Sul, Foch Futsal, Igui Pouso Alegre, Independente, Juventus, do bairro São João, Mandu, Mattos Calçados, Napoli Árvore Grande, Nike FC, PA Pneus Futsal, Palmeiras, do bairro Cidade Jardim, Paulistano Futsal, São Cristóvão, São Geraldo, Saúde, União São Geraldo e Vila Dom Nery foram divididos em cinco grupos (confira abaixo).

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas respectivas chaves, vindo a classificar somente as duas melhores. As 10 equipes serão divididas novamente, dessa vez em dois grupos, onde se enfrentam. No final da segunda fase, as quatro primeiras colocadas de cada chave avançam para as quartas de final, seguindo para as semifinais e a grande decisão, prevista para acontecer em junho.

O campeão da competição municipal irá representar a cidade na Taça EPTV de Futsal, que é considerada a competição mais importante da modalidade no Sul de Minas. O mesmo vai acontecer no feminino, que terá seis equipes na disputa: AFC, Flamina, Vila Foch, Palmeiras, do bairro Cidade Jardim, AABB e União Futsal. Nessa categoria, as equipes vão se enfrentar na primeira fase, classificando as quatro melhores para a semifinal e depois final.

Além da EPTV, uma das novidades da competição será a fixação de divisões no futsal do município. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vai utilizar o campeonato para definir os integrantes da Série Ouro, com os 10 melhores colocados da Taça Pouso Alegre e a Série Prata, com as demais equipes. “Queremos utilizar essa divisão para a realização de futuros eventos”, explica Ricardo de Paula Luna, um dos organizadores do evento.
 
Confira os grupos da competição municipal de futsal:


Competição nacional de futebol social pode ser realizada em Pouso Alegre



Denominado como “Futebol Social”, um movimento de inclusão voltado para jovens carentes do Brasil, pode chegar a Pouso Alegre em 2012. No sábado (25), diretores da entidade estiveram em Pouso Alegre para apresentar ao novo presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, Alexandre Magno de Moura, o projeto, seus objetivos e as oportunidades de apoio e realização de eventos esportivos na cidade.

A idéia é que Pouso Alegre receba umas das etapas do Campeonato Brasileiro de Futebol Social, que reúne jovens entre 16 e 20 anos e movimenta todo o país. Durante a reunião realizada nas dependências da Acipa, Guilherme Araújo, presidente da Associação Brasileira de Futebol Social, disse que o objetivo principal do evento é integrar e fortalecer os projetos sociais do país e Pouso Alegre oferece condições para que isso aconteça.

Alexandre Magno de Moura também mostrou entusiasmo com a possível vinda deste evento para Pouso Alegre. Empresário do ramo esportivo, o presidente da Acipa também desenvolve trabalhos voltados a jovens carentes e acredita que o Futebol Social pode trazer inúmeros benefícios para a cidade e toda região. “É viável a realização deste evento em Pouso Alegre. Vamos tentar contribuir no que for possível”, comentou Alexandre.

Para que Pouso Alegre possa receber uma das etapas do Futebol Social é necessário que a cidade atenda alguns itens. Além do apoio financeiro, que pode ser feito pelo poder privado, através de parcerias, o evento necessita de autorizações oficiais da administração pública, hospedagem, alimentação e transporte para os participantes, assistência médica, segurança e infra-estrutura para a competição esportiva.

Os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Social são disputados por quatro atletas em cada equipe, sendo um deles goleiro. As partidas, que possuem dois tempos de sete minutos, normalmente são realizadas em pequenas arenas montadas nas ruas. Os jovens atletas que se destacam nas etapas regionais e nacionais do evento, ganham a chance de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Futebol Social.

A vinda dos diretores do movimento social a Pouso Alegre se tornou possível através do convite feito pelo professor Fábio Alves de Souza. A frente de trabalhos sociais ligados ao esporte em Pouso Alegre, Fábio já participou do Campeonato Brasileiro de Futebol Social e espera que Pouso Alegre possa receber uma das etapas do evento em 2012, o que elevaria o nome da cidade no cenário esportivo nacional.

O apoio do Baixinho

Um dos objetivos dos jovens que participam do Futebol Social é representar o seu país na etapa mundial do evento esportivo, que acontece desde 2003 e já passou por grandes cidades, como Milão, na Itália, Edimburgo, na Escócia, Cidade do Cabo, na África do Sul, Melbourne, na Austrália, Copenhague, na Dinamarca e Paris, na França. Este ano, o Mundial será na Cidade do México e para chegar até lá, o Brasil conta com o apoio de um ídolo brasileiro: Romário.

No ano passado, o Futebol Social foi apresentado ao ex-jogador e agora deputado federal, através do treinador da seleção brasileira social, Pupo Fernandes. “Romário se encantou com o projeto, pois já sentiu o que esses garotos sentem”, disse o treinador, que também esteve em Pouso Alegre.  Romário é considerado o padrinho do projeto, ajudando o Futebol Social através da sua imagem e também no intermédio de conversas com o poder privado.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Taça Pouso Alegre de Futsal pode ser disputada por 20 equipes



Os torcedores vão conhecer nesta terça-feira (28) as equipes participantes da primeira edição da Taça Pouso Alegre de Futsal. A competição promovida pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, através da secretaria de Esportes e Lazer, pode ter a presença de até 20 equipes da cidade e será realizada entre os meses de março e junho, no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes “Prefeito Alvarim Vieira Rios”.

“Nossa expectativa é grande. A Taça Pouso Alegre de Futsal era um sonho dos professores Ricardo Paula de Luna e Vitor Gomes da Silva que será concretizado graças ao apoio do secretário de Esportes e Lazer, João do Karatê e de toda sua equipe. Queremos que este evento esportivo traga inúmeros benefícios para a população”, comenta José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta, diretor municipal de Esportes.

Além de mobilizar os torcedores e contribuir com a integração entre os participantes e estimular a prática do futsal na cidade, a Taça Pouso Alegre de Futsal vai ajudar Secretaria de Esportes e Lazer a definir o representante pousoalegrense na Taça EPTV de Futsal. “Queremos dar total condição para que os campeões possam representar nossa cidade em grandes torneios, como a EPTV”, afirma Zé Carlos Espoleta.

O professor Ricardo Paula de Luna, um dos idealizadores da competição, destaca a representatividade de inúmeros bairros da cidade na Taça Pouso Alegre de Futsal. “Teremos equipes representando o Jardim América, o Centro, o São Geraldo, a Árvore Grande,o Jardim Olímpico, o São Cristovão, o São Camilo, o Foch, a Cidade Jardim, o São João, a Saúde, o Costa Rios, o Faisqueira e até mesmo a zona rural”, lembra.

Ricardo conta também que ao término da Taça Pouso Alegre de Futsal, as 10 melhores equipes na classificação geral irão compor uma divisão especial do futsal pousoalegrense, a Série Ouro e as demais equipes outra divisão, denominada como Série Prata. “Assim como foi solicitado na Mesa Redonda de Futsal, realizada este mês, pretendemos utilizar essa divisão para a realização de outros eventos da modalidade em Pouso Alegre”, explica o professor.

O congresso técnico da primeira edição da Taça Pouso Alegre de Futsal vai acontecer nesta terça-feira (28), às 19h30min, na Praça de Esportes “Prefeito Alvarim Vieira Rios”. A abertura oficial da competição será realizada no dia 11 de março, às 10 horas, no ginásio poliesportivo Rosão. Mais informações sobre a competição através do telefone (35) 3449-4348, na secretaria de Esportes e Lazer.

PA Pneus vence e se classifica na Copa Hailton Custódio de Futsal


Após a classificação do Mandu para a próxima fase da Copa Regional de Futsal Hailton Custódio, chegou à vez de outra equipe pousoalegrense garantir vaga. O PA Pneus voltou a jogar na última sexta-feira (24) e não tomou conhecimento do seu adversário, Careaçu, vencendo o duelo pelo placar de 7 a 2.

Com o resultado, a equipe assumiu a ponta do grupo C da competição, que reúne 16 equipes do Sul de Minas. Vlá, três vezes, Lucas, duas, Juliano e Diogo marcaram para o PA Pneus, que volta a jogar nesta quarta-feira (29), contra Ipuíuna, que também possui seis pontos da tabela de classificação e está com vaga garantida na próxima fase – o duelo irá definir as posições da chave C.

Equilíbrio

 Nas outras duas partidas da rodada da Copa Regional de Futsal Hailton Custódio, realizada na sexta-feira (24), o equilíbrio predominou dentro de quadra. No duelo entre Cruzeiro e Silvianópolis, os donos da casa levaram a melhor ao vencer por 9 a 8. Gols também não faltaram no confronto entre Sporting Congonhal e Funaça, de Borda da Mata, que ficaram no empate em 7 a 7.

Próximos jogos

Além do confronto entre PA Pneus e Ipuíuna, que será disputado nesta quarta-feira (29), às 21 horas, no ginásio poliesportivo de Congonhal, mais dois confrontos serão realizados pela Copa Regional de Futsal Hailton Custódio, que tem apoio da prefeitura local. Às 19h30min, o Grêmio Congonhal enfrenta a Árvore Grande, de Pouso Alegre. Logo em seguida, às 20h15min, o Mandu pega o Catarinense, de Natércia.

Garotas da AABB disputam amistoso em São Paulo



Em busca de experiência e ritmo de jogo, as Garotas da AABB foram até a cidade de São Paulo no último sábado (25) disputar um amistoso. O adversário era o Centro Esportivo, tradicional equipe feminina da capital paulista e o resultado foi uma derrota por 4 a 0. Apesar do revés no placar, a comissão técnica pousoalegrense considerou importante o duelo, pois contribuiu para o desenvolvimento da equipe.

“Foi um jogo bastante difícil. Tivemos quatro desfalques de última hora e acabamos jogando sem reservas. Nossas atletas sentiram bastante, até por que não estávamos treinando campo, somente quadra. Mas, valeu a pena. Corremos, fizemos o nosso melhor”, comenta Clóvis Massafera Pereira, treinador da equipe feminina da AABB, que se surpreendeu com a estrutura do adversário de sábado (25).

“A realidade do nosso adversário, o Centro Olímpico é bem diferente daqui de Pouso Alegre. Mesmo assim foi interessante esse amistoso. Fomos muito bem recebidos no Ibirapuera, local onde eles treinam e mandam seus jogos”, completa o treinador pousoalegrense, que levou para São Paulo as atletas Jô, Gih, Amanda, Covinha, Yasmim, Lindsey, Aline, Rebeca, Taynara, Jack e Raquel.