sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Secretaria de Esportes e Lazer define primeiras metas de trabalho



O prefeito Agnaldo Perugini (PT) pactuou com cada um de seus secretários um conjunto de propostas e metas para os primeiros 100 dias de governo. E a primeira a apresentar esse planejamento é a Secretaria de Esportes e Lazer. Comandada por João Batista Rodrigues, o João Karatê, a pasta tem pela frente o desafio de unir esporte e cidadania e levar lazer para um número crescente de pessoas que ascendem à classe média no município.

Além disso, a secretaria caminha para o centro das atenções, e das oportunidades, com a proximidade da realização dos dois maiores eventos esportivos do mundo nos próximos quatro anos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Para selar o compromisso do esporte com cidadania e lazer e colocar a cidade em condições de tirar proveito dos grandes eventos esportivos, a pasta propõe para os 100 primeiros dias de governo quatro projetos principais:

Dar início à parte final das obras que vão adequar o Manduzão ao Estatuto dos Torcedores
Senha para abrir as portas do Estádio Irmão Gino Rossi, o Manduzão, aos grandes eventos esportivos, a Secretaria de Esporte deu início a uma série de reformas e intervenções que têm como objetivo final a adequação da arena ao Estatuto do Torcedor. Até o mês de abril, o estádio deve passar por uma completa revitalização de seu alambrado, sistema elétrico e barras de segurança da arquibancada. A idéia é chegar a abril com condições de dar entrada no processo de credenciamento junto às federações de futebol para sediar competições de médio e grande porte.

Encaminhar o projeto de lei que institui a Bolsa Atleta à Câmara de Vereadores
Uma das apostas da Secretaria para incentivar e alavancar o esporte de rendimento no município, o ‘Bolsa Atleta’ busca inspiração no governo federal e quer reproduzir em Pouso Alegre uma das mais bem-sucedidas ferramentas de fomento esportivo da história do país. O projeto abre possibilidade para o município remunerar esportistas locais em disputa de campeonatos no Brasil e no mundo. O projeto seguirá para aprovação em abril.

Reformular a Lei de Incentivo ao Esporte para aperfeiçoar captação de recursos
Fonte de recursos para os projetos esportivos com interesse social, a Lei de Incentivo ao Esporte precisa passar por readequação para ampliar a captação de recursos amparada pela isenção fiscal. As reformulações também seguem para a Câmara no mês de abril.

Disseminar as práticas esportivas por meio da contratação de mais educadores físicos
Com a proposta de disseminar e descentralizar a prática esportiva por toda a cidade, a secretaria dará início a contratações de novos educadores físicos. O objetivo da proposta é tirar melhor proveito das instalações esportivas da cidade como as academias ao ar livre.

Com informações da Ascom/PMPA

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pouso Alegre Futsal intensifica treinamento e busca amistosos




Com treinos semanais desde o início do ano, o Pouso Alegre Futsal vai intensificar os seus trabalhos após o Carnaval e dar sequência ao planejamento feito pela comissão técnica, que é liderada pelo professor de Educação Física e treinador campeão da Taça EPTV de Futsal 2009, André Fabiano Barreto. A partir do próximo dia 18, a equipe vai passar a treinar duas vezes por semana, além de começar a disputar amistosos e competições pela região.

“Por enquanto está tudo dentro do que foi pensando em janeiro. Abrimos os treinos a população, recebemos novos atletas e demos início aos trabalhos semanais. Nossos treinamentos estão sendo bem proveitosos, pois estamos mantendo uma equipe de 18 jogadores, com suas posições definidas, de acordo com suas características, e já ganhando entrosamento e ritmo de jogo”, comenta André Fabiano Barreto.

Agora o treinador está em busca de adversários para que a equipe pousoalegrense dispute amistosos, ou competições na cidade e região. Segundo André Fabiano Barreto, existe a possibilidade do Pouso Alegre Futsal ir para a cidade de São Paulo realizar alguns jogos e até mesmo participar de festivais de futsal, que são competições curtas e que reúne dezenas de times locais em uma determinada quadra.

“Nossa equipe é nova, mas vejo muita qualidade em todos que estão ali. São jogadores que tem a possibilidade de trazer títulos para a cidade, sem perder o ritmo dos treinamentos, levando o trabalho a sério e com responsabilidade”, afirma o treinador, que lamenta apenas o fato de alguns atletas mais experientes da cidade não poderem fazer parte da equipe. Para André Fabiano Barreto, a presença desses jogadores seria fundamental.

“Caso alguns atletas que já disputaram a Taça EPTV participassem dos treinos, nosso grupo estaria ainda mais forte. Mas, temos que ter paciência e seguir em frente, trabalhando da maneira correta e sendo justo com todos. Estamos buscando o melhor para o futsal de Pouso Alegre e para isso temos que renovar e trazer os melhores atletas da cidade para o time. E isso estamos conseguindo”, completa o treinador.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pousoalegrenses são campeões mineiros de levantamento de peso




O ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes “Prefeito Alvarim Vieira Rios”, foi palco de mais uma competição de levantamento de peso. O Campeonato Mineiro de Supino foi realizado no domingo (3) e contou com a participação de atletas de várias cidades de Minas Gerais e também de outros Estados, como o Rio de Janeiro. E o grande destaque da competição foi à equipe pousoalegrense, a Academia Músculos & Força, campeã geral.

Na categoria até 66 quilos, Gustavo do Prado foi o campeão nas categorias júnior e open; Dyons Félix ficou em 3º lugar na júnior e em 2º na open; Eron Pereira Souza foi o campeão na categoria estreantes. Na categoria até 83 quilos, Rodrigo Stela Ramos ficou em 2º lugar nas categorias open e estreantes. Na categoria até 93 quilos, Cristiano Aparecido Pereira foi o vice-campeão estreante.

Completando a equipe da Academia Músculos & Força, Cléber Junior Oliveira (categoria até 105 quilos) foi vice-campeão na open e campeão na categoria estreantes, além de Edson Carlos de Paula (categoria até 120 quilos) foi vice-campeão na open e campeão na master 1. Outra equipe pousoalegrense que se destacou na competição foi a Academia R1, que ficou em 3º lugar.

Raunan Ferreira Melo (83 quilos) foi o campeão na open e na estreantes; Luciano de Faria (74 quilos) também foi campeão em ambas e Jairton Francisco de Faria (93 quilos) foi vice-campeão na open e campeão na master 1 e estreantes. A segunda colocada geral foi a Academia Seth Power, do Rio de Janeiro, que alcançou a maior marca individual através de Leonardo Fernandes, que levantou 215 quilos.

Presenças ilustres

Além dos atletas, o Campeonato Mineiro de Supino, promovido pela Associação Mineira de Levantamentos Básicos, contou com a presença de várias autoridades do esporte. Júlio Conrado, presidente da Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos, André Dória, presidente da Federação Paulista de Powerlifting e recordista mundial de agachamento, e Cláudia Nagata, árbitra da International Powelifting Federation, prestigiaram o evento.

“Foi importante a presença dessas pessoas no campeonato, pois eles puderam conhecer Pouso Alegre, e inclusive demonstraram interesse em trazer competições nacionais para a cidade. Mas, para isso dependemos do apoio da Prefeitura, da Secretaria de Esporte e Lazer e das empresas para trazer o Campeonato Brasileiro”, comenta Edson Carlos de Paula, atleta e presidente da Associação Mineira de Levantamentos Básicos.

Edson Carlos aproveitou para agradecer a todos os participantes, em especial aos atletas da Academia Músculos & Força, que além do título, contribuíram para a organização e montagem da estrutura da competição. “Temos que agradecer também as nossas famílias, pelo apoio incondicional, a Prefeitura Municipal, Secretaria de Esporte e Lazer, SLD Nutrição Esportiva, Associação Prada e R1 Fitness”, completa.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aquarela bate Maçaranduba e garante Copa Pelé de Futebol Amador




Domingo (3) foi de festa para os torcedores e jogadores do Aquarela. A equipe do bairro São Geraldo, do vereador Braz de Andrade, venceu o Maçaranduba pelo placar de 2 a 1 e se sagrou campeã da Copa Pelé de Futebol Amador, que estava sendo disputada no distrito de Sertãozinho, em Borda da Mata. Este é o primeiro título do time, que há cinco anos participa de competições amadoras em Pouso Alegre e região.

Os gols do Aquarela foram marcados pelo atacante Matheus Pelé ainda na primeira etapa, enquanto Fabinho Faria descontou para o Maçaranduba, que ficou com o vice-campeonato pelo segundo ano consecutivo – em 2012 perdeu para o Paineiras nos pênaltis. Além do troféu de campeão e das medalhas aos jogadores, a equipe do bairro São Geraldo teve o artilheiro do campeonato, Pelé com três gols.

Copa São Geraldo de Futebol Amador começa com muitos gols




A bola rolou pela Copa São Geraldo de Futebol Amador – Gerson de Paula Oliveira – e a rede balançou. Três jogos foram disputados no Campo do Bangu, com nove gols marcados. O grande destaque da primeira rodada da competição promovida pela Comissão Organizadora de Esportes e Lazer do bairro São Geraldo e a MD Eventos Esportivos, foi à vitória do Mandu sobre o Juventus, do bairro Fátima.

A equipe do bairro São Camilo passou pelo adversário ao vencer por 3 a 2., com gols de Lucas, Rubinho e Dé – Elciran e Renatinho Cunha descontaram para o Juventus do Fátima. Nas demais partidas da rodada, duas vitórias por 2 a 0. Primeiro o Independente venceu o Costa Rios, com gols de Coelhinho e Jefferson, e a AECO Copasa bateu o VRM Construção com gols de Jefferson e Daniel.

A Copa São Geraldo de Futebol Amador – Gerson de Paula Oliveira – volta a ser disputada no próximo domingo (10), com a realização de três jogos. Às 10 horas, o Roma Faisqueira pega o JC Esporte. Já no período da tarde, às 15 horas, o Atlético Faisqueira enfrenta o Pousoalegrense, enquanto o Corinthians São João joga contra o Monte Azul, às 17 horas. Todos os duelos serão disputados no Campo do Bangu.

Pousoalegrenses se reúnem para acompanhar o Super Bowl




A noite de domingo (3) foi atípica na loja de conveniência do Posto Fátima, o Check Point. Cerca de 30 apaixonados por futebol americano se reuniram para acompanhar o Super Bowl, partida final da NFL, a liga norte-americana da modalidade, e que é considerado um dos maiores eventos esportivos do mundo. Como esperado, a emoção tomou conta dos torcedores, que viram a vitória do Baltimore Ravens sobre o San Francisco 49ers.

“O futebol americano está se tornando um fenômeno no Brasil. E esse interesse pela modalidade está sendo despertado nas pessoas, pois se trata de um esporte de muita plasticidade. Além disso, em eventos como o Super Bowl, ainda existem os grandes shows musicais, no caso de hoje (domingo), teve a Beyoncé”, comenta Vinicius da Silva Menezes, treinador do Pouso Alegre Gladiadores, equipe de futebol americano da cidade.

A ideia de reunir amigos, comissão técnica e jogadores do time, para acompanhar o Super Bowl em um local como o Check Point, foi vista como positiva pelo treinador, que espera a cada dia conquistar mais adeptos para a modalidade. Além disso, essas ações ajudam os Gladiadores a mostrarem o esporte aos empresários e comerciantes da cidade, e assim receberem em troca o apoio necessário para a disputa de jogos e campeonatos.