sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ferrari e Abutres buscam classificação antecipada na Copa COE



Mais três pontos. É isso que as equipes do Ferrari São Geraldo e Abutres precisam para garantirem a classificação na Copa COE. Depois de vencerem seus primeiros duelos, as equipes voltam a jogar na tarde de domingo (20), no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, em busca de mais um triunfo para confirmarem a vaga para a segunda fase do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

O primeiro duelo do dia será às 15 horas, entre Plastfilm e Abutres, que fez bonito na estreia da Copa COE, ao vencer o Atlético Faisqueira por 4 a 3, de virada, em uma partida bastante movimentada. Alison, duas vezes, Gu e Lucas fizeram os gols para o Abutres, enquanto Carlos, Chiquinho e Marcos marcaram para a equipe do bairro Faisqueira. Já o Plastfilm, sofreu uma goleada por 4 a 1 na primeira rodada e está em busca da reabilitação.

O algoz da equipe do bairro São João na rodada inicial foi o Ferrari São Geraldo, que vai enfrentar o Atlético Faisqueira. Em seu primeiro confronto na competição, a equipe do bairro São Geraldo – formada pelos campeões da Copa COE em 2010 com o Clube de Campo Pouso Alegre – goleou com gols de Dudu, Benilson, Gutinho e Elton, jogadores que estarão em campo novamente, no domingo (20), às 17 horas.

Outros jogos

No sábado (19), serão disputadas duas partidas no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. Às 15 horas, Corinthians São João pega a Copasa, confronto de duas equipes que perderam na primeira rodada da Copa COE. Logo em seguida, às 17 horas, será a vez de Algodão e Guarani, do bairro Chaves, se enfrentarem. O vencedor deste jogo pode garantir vaga para a próxima fase também, caso o primeiro confronto do dia não tenha vencedor.

Atleta da Minas-Kan/Biolab vai em busca de mais um título internacional



Depois de conquistar a histórica medalha olímpica para Pouso Alegre, nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, em outubro de 2011, a atleta da Academia Minas-Kan/Biolab, Jéssica da Dalt Cândido, 21 anos, volta à América Central, dessa vez em Manágua, capital da Nicarágua, para buscar a sua quinta medalha de ouro no Campeonato Pan-americano de Karatê.

Jéssica da Dalt, por mais uma vez, será a única mineira a defender a Seleção Brasileira Adulta em uma competição internacional. A carateca pousoalegrense, que iniciou sua carreira aos seis anos de idade, sob o comando do treinador da Seleção Mineira de Karatê, João Batista Rodrigues, o João Karatê, foi convocada para a Seleção Brasileira pela primeira vez em 2005, quando tinha 13 anos e desde então é titular em sua categoria.

A atleta da Academia Minas-Kan/Biolab possui um vasto currículo, que vão das conquistas nacionais (hexa campeã brasileira e nove títulos mineiros) até as internacionais. Jéssica da Dalt venceu por quatro vezes o Campeonato Pan-americano, sendo três individualmente, em Montevidéu, Uruguai, em 2005, Curaçao, nas Antilhas Holandesas, em 2006 e Quito, Equador, em 2007 e uma conquista por equipe, em San Salvador, El Salvador, em 2009.

Além das medalhas pan-americanas, a pousoalegrense possui quatro ouros sul-americanos, conquistados em Recife, 2005, Buenos Aires, Argentina, em 2006, Lima, Peru, em 2007, em Medellín, na Colômbia, em 2009 e uma medalha de prata no Campeonato Sul-americano de Karatê, também em Medellín, em 2010, onde obteve a vaga para participar das Olimpíadas das Américas, os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011.

O Campeonato Pan-americano de Karatê, em Manágua, na Nicarágua, promovido pela Federação Pan-americana de Karatê, será disputado entre os dias 28 de maio a 3 de junho. A atleta pousoalegrense Jéssica da Dalt Cândido tem o patrocínio da Biolab Farmacêutica e o apoio da Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, onde cursa o último ano de Fisioterapia, através de bolsa integral, em virtude de suas conquistas no esporte.

Pouso Alegre se despede da Copa Alterosa de Futsal com derrota



As equipes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre e São Gonçalo do Sapucaí entraram no ginásio poliesportivo Rosão, na noite de quinta-feira (17), pela última rodada da primeira fase da Copa Alterosa de Futsal, sem chances de classificação. As vagas do grupo E já tinham sido garantidas pela Unifei, de Itajubá e Inatel, de Santa Rita do Sapucaí, que se enfrentaram no mesmo dia.

E mesmo com as equipes não podendo alcançar uma vaga na próxima fase da competição regional de futsal, o duelo foi marcado pelos belos lances individuais e o grande número de gols. São Gonçalo começou melhor e abriu o placar com Danilo. Mas, ainda na primeira etapa, a jovem equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre virou o resultado, com gols de Rael, Netinho e Jander.

No segundo tempo, os times batalharam bastante, porém quem levou a melhor foi São Gonçalo, que contava com a experiência e categoria de Zóio. O pivô, que em campo defende a equipe do Algodão na Copa COE de Futebol Amador, ajudou a sua equipe a virar o resultado. Primeiro auxiliou Danilo, José Silva e Fabiano e depois marcou duas vezes, fechando o placar do jogo em 6 a 3 para São Gonçalo.

A equipe pousoalegrense, que foi comandada na Copa Alterosa de Futsal pelos professores da Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”, Ricardo Paula de Luna e Vitor Gomes da Silva, disputou três partidas, obtendo um empate e duas derrotas. Agora, a atenção dos atletas, comissão técnica e torcedores voltam para a Taça Pouso Alegre de Futsal, que será retomada na próxima semana.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Em ritmo de samba, Lê se prepara para voltar a jogar no futebol peruano



Depois de cinco meses se recuperando de uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito, Leandro Lourenço Franco, o atacante Lê, pode enfim comemorar sua volta aos gramados. Esta semana, o pousoalegrense de 30 anos, retomou os treinamentos com bola, junto com seus companheiros, e em poucas semanas estará à disposição do seu treinador, Roberto Mosquera, para entrar em campo pelo Sporting Cristal.

“Estou me recuperando ainda, mas esta semana já trabalhei com bola normalmente, junto com meus companheiros. A alegria é muito grande. Estou morrendo de vontade entrar em campo”, comenta Lê, que irá vestir a camisa 30 do “Los Celestes”, um dos maiores clubes do futebol sul-americano, dono de 15 títulos peruano e vice-campeão da Taça Libertadores da América em 1997, quando perdeu para o Cruzeiro EC.

Ídolo no Peru

O pousoalegrense chegou ao futebol peruano na metade da última temporada. Contratado pelo Sport Boys, Lê se tornou o grande destaque da equipe no campeonato nacional, levando o clube a brigar por uma vaga na Copa Sulamericana. Com isso, o atacante se tornou ídolo local e passou a chamar a atenção da imprensa e dos outros clubes peruanos. Cobiçado por Sporting Cristal, Juan Aurich e León de Huánuco, Lê obtou pelo clube da capital.

No entanto, ao fazer os exames em seu novo clube, o Sporting Cristal, Lê teve uma contusão diagnosticada no joelho direito. Com todo o apoio necessário, o atacante foi liberado para vir até o Brasil, para realizar a cirurgia. E foi no início de dezembro, no Hospital Renascentista, em Pouso Alegre, que ele sofreu a intervenção cirúrgica, através do médico Marcus Vinicius Teixeira, o Teixeirinha.

Lê correu o risco de ter o contrato desfeito, mas a diretoria e a comissão técnica do clube mantiveram o acordo e a confiança no atleta e agora vão poder contar com o jogador para o restante da temporada. “Leandro Franco é um excelente atleta e uma boa pessoa. Vai poder nos ajudar nas competições que disputaremos em 2012”, comentou o gerente de futebol do Sporting Cristal, Carlos Benavides, na ocasião.

Apoio brasileiro

Durante os cinco meses de recuperação, Lê contou com o apoio de outro brasileiro: Julio César de Andrade Moura, também conhecido como Julinho, brasileiro que defendeu o Sporting Cristal – inclusive na campanha do vice-campeonato da Taça Libertadores da América em 1997 – por quase uma década e atualmente trabalha como treinador nas categorias de base do clube peruano.

“Eu conheci melhor o Julinho e descobri que ele tem uma história semelhante a minha. Ele veio para jogar por um clube com problemas no Peru, o Defensor Lima, em 1991, mas em seguida foi para o Sporting Cristal. Espero que possa me destacar no clube, assim como aconteceu com ele. E para isso acontecer, vou lutar muito. Quero continuar a história que ele começou aqui”, afirma o pousoalegrense.

Veja mais fotos de Lê com a camisa do Sporting Cristal:

terça-feira, 15 de maio de 2012

Pouso Alegre pode ficar sem representante na Segundona do Mineiro



O prazo para realizar as inscrições para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro encerrou nesta segunda-feira (14). E como aconteceu em 2011, Pouso Alegre deve ficar sem representante no futebol profissional, segundo apuração feita pelo Esporte Pouso Alegre. As três equipes profissionais da cidade, Guarani, Pouso Alegre e Sul Minas não demonstraram interesse em participar da competição, junto a Federação Mineira de Futebol.

Ano passado, a falta de um representante na Segundona do Mineiro se deu pela falta de um estádio na cidade com condições para as equipes mandarem seus jogos. No entanto, este ano o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, passou por algumas reformas, que segundo as autoridades municipais são suficientes para que o local possa receber partidas de futebol profissional.

O Esporte Pouso Alegre tentou falar com os representantes das equipes profissionais de Pouso Alegre, mas não obteve resposta. A Federação Mineira de Futebol ainda não divulgou mais informações sobre a competição estadual, mas assim como aconteceu nas edições passadas, um novo prazo deve ser dado para que outras equipes se inscrevam na Segundona do Mineiro.

Sul de Minas

Ao contrário de Pouso Alegre, outras cidades da região serão representadas na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. De acordo com o Segundona Mineira, a Sociedade Esportiva Guaxupé vai participar da competição. O gerente de futebol do clube, Estéfano Caetano confirmou que o Tigre vai entrar para buscar o acesso ao Módulo II. Atualmente, a equipe disputa um torneio amador, promovido pela Liga Sulmineira de Futebol.

Quem também estará na disputa estadual é o Jacutinga Atlético Clube, que vai contar novamente com o apoio da prefeitura local. A preparação da equipe vem sendo feita desde março, com a disputa de jogos-treinos e amistosos pela região, inclusive contra o Brasilis, de Águas de Lindóia, interior de São Paulo. Nos dois confrontos disputados entre as equipes, uma vitória para cada lado.

E a terceira equipe do Sul de Minas, confirmada na Segundona do Mineiro, é o Santarritense FC, de Santa Rita do Sapucaí. O clube comandada por José Romildo Bueno, o Bugalu, vai utilizar jovens jogadores da região para disputar a competição estadual. A base deve vir da equipe júnior, que no último final de semana fez sua estreia no Campeonato Mineiro da categoria com vitória por 1 a 0, sobre o Vera Cruz, de Betim.

Sesi Pouso Alegre estreia com goleada no Mineiro de Futsal



O Sesi Pouso Alegre começou bem a disputa do Campeonato Mineiro de Futsal. No sábado (12), a equipe goleou São Lourenço pelo placar de 8 a 1, no ginásio poliesportivo do Clube de Campo Fernão Dias, com gols de Luiz Fernando e Rafael, duas vezes cada, Lucas, Irineu, Diogo e um contra de Pedro Augusto. Com o resultado, a equipe assumiu a ponta do grupo C, que conta também com o Sesi Ipatinga, próximo adversário pousoalegrense.

Esse é o quarto ano consecutivo que o Sesi Pouso Alegre participa do Mineiro de Futsal, que está dividida em três fases. Na primeira, os participantes foram divididos em duas chaves regionais: a da Grande Belo Horizonte e a do interior, que tem os grupos do Triângulo Mineiro e das demais regiões do Estado. De acordo com o regulamento, apenas o campeão de cada grupo avança para a segunda fase, ainda regionalizada.

Nessa fase da competição, as equipes do Triângulo Mineiro e das demais regiões do Estado se enfrentam para definir os quatro classificados para a terceira fase, que contará também com a participação das quatro equipes classificadas na chave da região metropolitana de Belo Horizonte. A partir daí, as oito equipes restantes dão continuidade à disputa do título, na fase denominada Estadual.

Copa Alterosa de Futsal: Pouso Alegre perde para o Inatel


Depois de estrear na Copa Alterosa de Futsal, com um empate sem gols diante de da Unifei, em Itajubá, nesta segunda-feira (14) a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre foi até Santa Rita do Sapucaí enfrentar o Inatel, pela segunda rodada da competição regional, e saiu de quadra com uma derrota por 6 a 3.

Com o resultado, a equipe pousoalegrense precisa vencer seu próximo confronto para buscar a classificação para a segunda fase da Copa Alterosa. O jogo decisivo para Pouso Alegre será contra São Gonçalo do Sapucaí, na quinta-feira (17), às 21h15min, no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”.

Corrida da Abolição reúne dezenas de atletas em Pouso Alegre



Dezenas de atletas de Pouso Alegre e região participaram no domingo (13) da quarta edição da Corrida da Abolição. O evento promovido pela Arnepa, a Associação da Raça Negra de Pouso Alegre, com apoio da Acipa, Guarda Municipal de Pouso Alegre e Polícia Militar, teve um percurso de nove quilômetros, com largada às 10 horas, na Praça Senador José Bento e chegada no Clube de Campo Fernão Dias.

Os grandes campeões da corrida foram: no masculino, Robson Dimas, de Santa Rita do Sapucaí, Mário Cesar e Clemente Maria, de Brasópolis. No feminino, Auxilene Izabel da Silva, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, foi a campeã, seguida por Ana Paula Feliciano, também atleta da secretaria e Gisele Dayane Tarifa. Todos os demais atletas receberam medalhas de participação.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

De virada, Andorinha goleia Polvilho e se recupera na Copa COE



Depois de perder para o Belo Horizonte FC na estreia da Copa COE 2012, o Andorinha voltou a jogar pelo maior campeonato de futebol amador do interior de Minas Gerais no último final de semana e conseguiu se recuperar na tabela de classificação do grupo H. No sábado (12), a equipe de Ipuíuna venceu o Polvilho Três Irmãos, de virada, pelo placar de 6 a 3, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

Susto e show de Zé Bangu

A partida entre Andorinha e Polvilho Três Irmãos começou de forma surpreendente. A equipe do bairro dos Afonsos, zona rural de Pouso Alegre, quase abriu o placar com menos de dez minutos de jogo. João Pedro, por duas vezes, mandou a bola no travessão. Mas, aos 19 minutos, o atacante Café foi derrubado na área, pênalti marcado. João Pedro foi para a cobrança e converteu o chute, deslocando o goleiro.

Pouco tempo depois, aos 29 minutos, o placar foi ampliado pelo Polvilho Três Irmãos. João Pedro puxou o contra-ataque pela direita e cruzou na área. Café aproveitou o vacilo da defesa adversária e de primeira, mandou a bola no canto do goleiro Derreti. O revés abalou o banco de reservas da equipe de Ipuíuna, que perdeu seu treinador, Dito Andorinha, expulso após reclamar com o árbitro Esdras Alves Diniz.

No entanto, dentro de campo, os jogadores do Andorinha seguiram em busca da reação. A equipe mudou sua postura e passou a pressionar o adversário. E de tanto buscar o gol, a equipe de Ipuíuna foi premiada aos 35. Baiano fez grande jogada pela linha de fundo e cruzou para André Luiz. Livre de marcação, o meio-campista empurrou para as redes e diminui a vantagem do Polvilho Três Irmãos.

O empate do Andorinha não demorou em sair. Melhor em campo, a equipe de Ipuíuna seguiu no ataque e aos 38 minutos, Diego cruzou a bola na área, na cabeça do atacante Dam Karem, que a mandou para o fundo da rede. Nesse lance, a defesa do Polvilho Três Irmãos parou, pedindo impedimento do atacante do Andorinha, mas tanto o auxiliar Nathanael dos Santos Viera, quanto o árbitro não viram irregularidade no gol de empate.

Cinco minutos depois, o ataque da equipe de Ipuíuna voltou a funcionar. Paulista roubou a bola no meio e passou para Andre Luiz. O meio-campista arriscou de longe e marcou um belo gol no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, mandando a bola no ângulo esquerdo do goleiro Natan, que não pode fazer nada: 3 a 2. Sem criatividade, após sofrer a virada, o Polvilho chegou com perigo apenas uma vez até o fim da etapa inicial.

Logo aos dois minutos do segundo tempo, Zé Bangu tabelou com Baiano e bateu de longe para fazer o quarto do Andorinha. Aos quinze, a defesa do Polvilho Três Irmãos facilitou ainda mais as coisas para a equipe de Ipuíuna. Após um erro na saída de bola, Zé Bangu entrou livre na área, pela ponta, e bateu cruzado, no canto do goleiro Natan, ampliando assim vantagem da sua equipe na partida.

Mesmo com um público razoável na arquibancada, devido à chuva que caiu sobre o bairro São João, o Andorinha seguiu com o mesmo volume de jogo até os minutos finais. Porém, a rede voltou a balançar a favor da equipe do Polvilho Três Irmãos, que aos 45 minutos teve um pênalti a seu favor, convertido pelo atacante Lucas. Mas, logo no minuto seguinte, Zé Bangu voltou a marcar, encobrindo o goleiro adversário. Final 6 a 3 para o Andorinha.

Mais próximos da classificação

No sábado (12), o Flamina disputou seu segundo duelo no maior campeonato de futebol amador do interior de Minas Gerais. A equipe do Jardim Yara enfrentou o Belo Horizonte FC e não decepcionou seus torcedores. Comandado pelo atacante Maurinho, autor de dois gols, o Flamina repetiu seu primeiro triunfo e venceu por 3 a 0 – o terceiro gol foi marcado pelo também atacante Matheus.

Com esse novo triunfo, o Flamina chega a seis pontos e seis gols de saldo, ficando à frente de Andorinha (dois gols de saldo e do próprio Belo Horizonte FC (menos dois gols de saldo), ambos com três pontos. Em sua última partida pela primeira fase da Copa COE, no dia 24 de junho, a equipe do Jardim Yara enfrenta o Andorinha, precisando apenas de um empate para garantir a classificação e também a liderança do grupo H.

Na continuação da rodada, já no domingo (13), quem também venceu e ficou bem próximo da classificação para a segunda fase da Copa COE de Futebol Amador foi a CAPEA. A equipe do bairro Cidade Jardim conquistou mais um triunfo, agora contra o Juventude São Cristóvão. Gabriel e Jailton marcaram os gols para a CAPEA, que chegou aos seis pontos, ficando na ponta do grupo G.

Quem vem atrás, com três pontos, é o Santos América. A equipe comandada por Chicaria venceu Natércia pelo placar de 3 a 1, também no domingo (13). Marcelo, Vaninho e Cleison marcaram para o Santos América, enquanto o zagueiro Carlos Henrique descontou para Natércia, que também possui três pontos na tabela de classificação. As equipes do grupo G voltam a jogar no dia 23 de junho.

Independente garante vaga na semifinal da Copa Bogê nos pênaltis



O Independente conseguiu, nos pênaltis, a primeira vaga para as semifinais da Copa Jésus Bento de Souza de Futebol Amador, a Copa Bogê. No domingo (13), a equipe do bairro São Geraldo empatou em 0 a 0 no tempo normal com o Juventude, e depois ganhou por 3 a 0. Zezinho, Demir e Caveirinha marcaram para o Independente, enquanto Pézão, Robinho e Irênio desperdiçaram as cobranças para o Juventude.

Quem também garantiu vaga na próxima fase da competição de futebol amador, disputada no Campo do Bangu, foram os donos da casa. No domingo (13), a equipe Ótica Real Bangu venceu o Costa Rios pelo placar de 3 a 1. Claiton Rezende, duas vezes e Jackson Morais marcaram os gols para o Bangu – André Luiz descontou para o Costa Rios, que se despede da competição após a disputa de quatro partidas.

Na semifinal da Copa Bogê, a Ótica Real Bangu vai pegar o vencedor do São Geraldo e Pousoalegrense, que se enfrentam no próximo domingo (20). Nesse mesmo dia, acontece o duelo entre Internacional e Aquarela, que vai definir o próximo adversário do Independente. A fase semifinal acontece no próximo dia 27 e a decisão está marcada para o dia 3 de junho, no campo do Bangu, no bairro São Geraldo.

Atlético Gabiroval vence e se classificada na Copa Norte



A rodada da Copa Norte de Futebol Amador teve apenas um duelo neste domingo (13). Mas, o jogo entre Atlético Gabiroval e Juventus FA definiu mais dois classificados para a próxima fase da competição, disputada no bairro São Cristóvão. A equipe da zona rural de Pouso Alegre derrotou o Juventus FA pelo placar de 2 a 1, com gols do zagueiro Miguel – o atacante Caio descontou para o adversário.

O outro duelo da rodada que era para ser disputado no domingo (13), foi adiado para o próximo sábado (19), mantendo o horário e o local, às 17 horas, no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão. No domingo (20), outros dois duelos da Copa Norte serão disputados, encerrando a primeira fase. Às 15 horas, o Grêmio Sãocarlense enfrenta o União São Geraldo e às 17 horas, o Sem Limite pega o VRM.

Pousoalegrense estreia com derrota no Campeonato Mineiro Júnior


Não foi o começo de competição que a comissão técnica, jogadores e torcedores do Pousoalegrense FC esperavam. Jogando na cidade de Lavras, na tarde de sábado (12), a equipe comandada pelos irmãos Grapete e Paulo Borges perdeu de 1 a 0 para o Nova Lavras, em sua estreia no Campeonato Mineiro de Futebol Júnior 2012 – o volante Lica foi o autor do único gol da partida.

Com o resultado, a equipe de Pouso Alegre ficou na última posição do Grupo B, ao lado do Vera Cruz, de Betim, que na primeira rodada da competição estadual perdeu em casa para o Santarritense também por 1 a 0, com gol de Roberto. O Pousoalegrense FC volta a jogar no sábado (19), às 15 horas, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, justamente contra o Vera Cruz.