sábado, 27 de novembro de 2010

Futebol

Montanhês e Center Vale fazem a final da Copa COE de Veteranos

Foi necessário disputar 30 partidas para definir os dois finalistas da quarta edição da Copa COE de Veteranos. A competição que teve início em setembro, com a participação de 16 equipes de Pouso Alegre e região, conheceu neste sábado (27) os finalistas. Montanhês e Center Vale vão disputar no próximo sábado (4), às 18 horas, a grande decisão do torneio mais importante da categoria no Sul de Minas.

A primeira equipe a garantir vaga na final, foi o Montanhês. Comandado dentro de campo, pelo atacante Celsão, o time do bairro São João empatou em 1 a 1 com Natércia no tempo normal. O equilíbrio persistiu nas cobranças de penalidades e somente nas alternadas, o Montanhês venceu a forte equipe de Natércia, por 9 a 8.

Após esse duelo, era a vez de Center Vale e Santa Rita disputarem a segunda vaga para a decisão. Com alguns desfalques, a equipe pousoalegrense venceu de virada, com gol no final da partida, os santarritenses pelo placar de 3 a 2. Casinha, o artilheiro do certame, Gélo e Clóvis fizeram os gols para o Center Vale, enquanto Baldoni e Robledo descontaram.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Secretaria de Esportes

Paulo da Pinta é exonerado do cargo de secretário de Esportes e Lazer


Assim como em sua primeira passagem pela administração municipal, Paulo Sérgio Ladeia de Castro não pode dar continuidade ao seu trabalho frente à secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre. Se na primeira oportunidade, Paulo da Pinta foi exonerado devido à troca do líder do poder executivo, dessa vez, o ex-atleta de futebol foi demitido por causa de uma guerra política criada no alto escalão do governo municipal.

Segundo informações, a criação de uma CEI (Comissão Especial de Investigação) esta semana, na Câmara Municipal dos Vereadores, a qual vai apurar possíveis irregularidades ligadas as multas de trânsito na cidade, provocou um desentendimento entre o prefeito Agnaldo Perugini (PT) e seu vice, Tony Mariosa (PSB). Com o fim da aliança política, todos os funcionários da prefeitura, que possuem ligação com o partido de Mariosa foram exonerados de seus cargos, caso do secretário Paulo da Pinta, que é membro do PSB.

Em entrevista à Rádio Clube de Pouso Alegre, no programa Troca de Passe desta sexta-feira (26), o ex-secretário afirmou que está desapontado com a situação, mas que não vai abandonar o esporte. “Infelizmente, na política é assim. Eu sempre disse que estou secretário e não, sou. Por uma definição do partido do prefeito Agnaldo (Perugini), acabei sendo exonerado, mas vou continuar trabalhando com o esporte. Agora, vamos cobrar a administração. Estou do outro lado, mas quero que o esporte continue se desenvolvendo”.

Ainda de acordo com sua entrevista na Rádio Clube, Paulo da Pinta diz que teve muitas dificuldades para desenvolver o trabalho na pasta de Esportes e Lazer. “Foi complicado trabalhar nesse governo. Começamos do zero. Quando assumi a secretaria, não tínhamos nem mesmo luz em alguns pontos da Praça de Esportes. Me doei o máximo para ajudar o esporte. Fiz o que pude, com o pouco que tinha”.

Além de ajudar diversos atletas amadores de Pouso Alegre, com o auxílio nas viagens, premiações, as ações promovidas pela secretaria de Esportes e Lazer, com o comando de Paulo da Pinta, elevaram o nome de Pouso Alegre, até mesmo no cenário esportivo nacional. Este ano, foram promovidos torneios como a Copa Cimed de Voleibol, competição que reuniu as melhores equipes de vôlei do Brasil, além da Copa Unimed de Futsal, que está ajudando a renovar a modalidade na cidade.

Futsal

EPTV divulga tabela das quartas de final da Taça de Futsal Feminino


A fase classificatória da quinta edição da Taça EPTV de Futsal Feminino chegou ao fim. Agora, segundo tabela divulgada nesta sexta-feira (26) pela organização do campeonato, as partidas de mata-mata da competição mais importante da modalidade no Sul de Minas terão início na próxima semana.

Pouso Alegre está fora, mas quem segue na briga pelo título é Ipuíuna. Representada pelas “Garotas da AABB”, a equipe da “Terra da Batata” vai enfrentar Passos. O duelo válido pelas quartas de final do torneio será disputado na próxima quinta-feira (2), em Poços de Caldas, no ginásio do SESI/FIEMG.

No mesmo dia acontece a partida entre Cambuí e Alpinópolis, na cidade de Alfenas. Os demais duelos da fase decisiva, serão disputados dois dias antes, na terça-feira (30). Em Varginha jogam, Ribeirão Vermelho e Itajubá, Lavras e São Lourenço. Quem vencer segue no campeonato, que terá sua final disputada no dia 11 de dezembro.

Foto: Cristiane Laurindo

Futebol

Aranha revela mágoa com parte da torcida do Atlético Mineiro

Goleiro diz que recebeu até ameaças e teve que se mudar de Belo Horizonte


Mário Lúcio Duarte Costa, 30 anos, mais conhecido como Aranha, está no Clube Atlético Mineiro desde maio de 2009. Durante esses 19 meses, o goleiro, nascido em Pouso Alegre, defendeu o Galo 38 vezes, conquistando o Mineiro deste ano. Atualmente o atleta se encontra na reserva do jovem Renan Ribeiro, mas neste domingo (28), na partida decisiva da sua equipe no Brasileirão contra o Goiás, ele pode voltar ao time titular. No entanto, em entrevista coletiva na Cidade do Galo esta semana, Aranha admitiu sofrer com as atitudes de alguns torcedores atleticanos e que mesmo assim vai continuar batalhando e dando seu melhor em campo.

“Eu não tive problemas, tenho todos os dias, mas paciência. Só trabalhando e jogando que isso muda. Como profissional, tenho que treinar e, quando for solicitado para jogar, fazer meu melhor. Desde que saí do time, sou vaiado no aquecimento. Isso chateia. Sou um cara que trabalhei honestamente aqui”, disse o goleiro, que em maio passado, sofreu ameaças, inclusive envolvendo sua família. Segundo o goleiro, ele e sua família precisaram mudar de moradia, afastando-se um pouco de Belo Horizonte, para aumentar a segurança. “Já fiquei sentido muitas vezes este ano. Não esperava nada disso. As coisas que aconteceram comigo e minha família não foram justas”.

Mostrando toda sinceridade e honestidade, Aranha reconheceu que falhou em um ou outro jogo, mas acredita que colaborou bem mais, nas 38 partidas que já disputou pelo Atlético desde o ano passado “Quando cheguei aqui, a gente disputou título, vaga para Libertadores. Depois, machuquei. Quando me deram a oportunidade real de jogar, a gente foi campeão mineiro, que fazia tempo que o Atlético não ganhava. Saímos na semifinal da Copa do Brasil para o Santos, que foi o campeão. Não vejo que trouxe prejuízo para o Atlético. Errei, como todos erram. Um campeonato inteiro sem falhas, é muito raro”.

E em relação a sua renovação com o Galo, Aranha não sabe afirmar qual será seu futuro profissional. Seu contrato vai até o dia 31 de dezembro e, segundo o goleiro, vai conversar com a diretoria do clube para decidir o que é melhor para ambas as partes. “Se o Atlético entender que não é vantajoso continuar aqui, vou trabalhar em outro lugar. Gosto daqui, me sinto em casa, mas se não tiver me agradando mais, vou embora. Sou um cara honesto e gosto de trabalhar. Em momento algum, vim aqui agredir imprensa, torcedor”.

Com informações da Rádio Itatiaia

Futebol

Zé Carlos Espoleta está de volta ao Brasil


Depois de 15 anos fora do país, o treinador de futebol José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta está de volta ao Brasil. O ex-atleta que teve passagens marcantes pelo Santos FC, Náutico/PE, Juventus/SP, Ituano/SP, entre outros, esteve em Pouso Alegre, sua cidade natal, durante a semana e conversou com o Esporte Pouso Alegre sobre sua carreira e os planos para o futuro.

Prestes a acertar com um clube do interior de São Paulo, Zé Carlos Espoleta disse que trás na bagagem toda a experiência do oriente, mais precisamente, do futebol japonês, onde passou vários anos trabalhando. “Cheguei ao Japão para trabalhar com treinador em 1994 no Kajitsu FC. Por lá conquistei muitos títulos e ajudei a revelar dezenas de jogadores, como Matsui, Hirase, Endo, Hisanaga, Inoha e muitos outros que atuam na liga japonesa”.

Depois da brilhante passagem pelo futebol japonês, o pousoalegrense se aventurou na Europa, passando pela Alemanha e Estônia. Após quase um ano trabalhando e aprendendo no velho continente, Zé Carlos aguarda agora um acerto com o Rio Branco de Americana/SP. “Falta definir com os dirigentes valores e a minha função, pois parece que a equipe já tem treinador e eu iria trabalhar com auxiliar-técnico”, comenta.

Segundo Zé Carlos Espoleta, essa possível função que ele iria desenvolver é a mais correta, pois serviria como uma “adaptação” com o futebol brasileiro. “Estive fora do país por muito tempo. Preciso conhecer o futebol nacional novamente. Muita coisa mudou nesses mais de 15 anos. Preciso me adequar ao estilo brasileiro e também utilizar aos poucos a experiência que adquiri lá fora”.

Foto: Cristiane Laurindo

Secretaria de Esportes

Fim de aliança política pode derrubar Paulo da Pinta


Criada em maio deste ano, a pasta de esportes da prefeitura municipal de Pouso Alegre tem como chefe, Paulo Sérgio Ladeia de Castro, o Paulo da Pinta. Ex-jogador e dirigente de futebol, o agora secretário, vem desenvolvendo bom trabalho diante da pasta. No entanto, o fim de uma aliança política no governo municipal pode acabar derrubando o secretário de esportes de Pouso Alegre.

Segundo informações publicadas na edição desta sexta-feira (26) do jornal Folha de P. Alegre, o prefeito Agnaldo Perugini (PT) se desentendeu com seu vice, Tony Mariosa (PSB) e a aliança política entre os partidos foi rompida. Com isso, todos os funcionários da prefeitura, que possuem ligação com o partido do vice-prefeito, estão sendo exonerados do cargo, caso do atual secretário de esportes.

Paulo da Pinta é cunhado do vereador Marcus Vinicius Vieira Teixeira (PSB), o Teixeirinha, que agora é considerado pelo líder do poder executivo municipal, como um de seus opositores dentro da Câmara dos Vereadores. Ainda de acordo com o jornal Folha de P. Alegre, Teixeirinha, ao lado do outro vereador do PSB, Frederico Coutinho de Souza Dias e com apoio do vice-prefeito Tony Mariosa, foi um dos responsáveis pela criação da Comissão Especial de Investigação, que vai apurar o caso das multas de trânsito na cidade.

Mais informações sobre o fato, ainda hoje no Esporte Pouso Alegre.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Futsal

Boca Juniors e Mercadinho estão na semi da Copa Unimed de Futsal


As partidas válidas pelas quartas de final da primeira Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, tiveram continuidade nesta quinta-feira (25). Mais dois jogos foram disputados no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes de Pouso Alegre, definindo assim os demais semifinalistas da competição.

No primeiro duelo da noite, a equipe do Boca Juniors não deu chances para o Andorinha, da cidade de Ipuíuna, e venceu pelo placar de 5 a 2, garantindo assim, vaga na semi. Pelé, Jacarezinho (duas vezes), Luquinha e Everton marcaram para os pousoalegrenses, enquanto Welder e Miranda fizeram para a equipe da “Terra da Batata”.

A última equipe a garantir vaga na penúltima fase da competição, foi o Mercadinho 3 Corações. O time do bairro São João venceu a Vila Dom Nery, do bairro São Geraldo, pelo placar de 4 a 1. Sapão foi quem comandou a vitória, marcando três gols para o Mercadinho – Daniel fez o outro, enquanto Branco descontou para os geraldinos.

Com a vitória, a equipe do Mercadinho 3 Corações vai enfrentar agora na semifinal da Copa Unimed de Futsal, a Tradição. O outro duelo decisivo será disputado entre Boca Juniors e Tijuca. As partidas da semifinal serão jogadas na próxima quarta-feira (1), no mesmo ginásio poliesportivo Rosão.

Foto: Cristiane Laurindo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Futsal

Tradição e Tijuca vencem e continuam na Copa Unimed de Futsal


A fase de quartas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, teve início na noite desta quarta-feira (24). Duas partidas foram disputadas no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esporte de Pouso Alegre e as equipes da Tijuca e Tradição se deram bem na rodada e continuam na briga pelo título.

A primeira equipe a garantir vaga na semifinal foi a Tradição. Formada por ex-jogadores da Tijuca, a equipe comandada pelo treinador Tu, venceu Cambuí pelo placar de 4 a 3. Lucas (três vezes) e Mozart fizeram os gols para a equipe de Pouso Alegre. Roni, Rodrigo e Jaílson marcaram para os cambuienses.

No segundo duelo da noite, a Tijuca, que conta em seu elenco com o goleiro Tchurly e o ala Juliano, não deu chance para a Árvore Grande, dos irmãos Alan e Rafael. Celinho ‘Magú’, duas vezes e o jovem Airan marcaram os gols da Tijuca, enquanto Luiz Fernando descontou para o adversário.

Agora as equipes vencedoras voltam a quadra na próxima quarta-feira (1). Às 20 horas, Tijuca enfrenta o vencedor do duelo entre Andorinha e Boca Juniors, e logo depois, às 21 horas, a Tradição pega Mercadinho Três Corações ou Vila Dom Nery. Assim como os jogos já disputados, as próximas partidas serão no ginásio Rosão.

Mais decisão

Os outros dois semifinalistas serão conhecidos nesta quinta-feira (25). Às 20 horas, jogam Andorinha e Boca Juniors. Após este duelo intermunicipal, se enfrentam no ginásio Rosão, Mercadinho Três Corações e Vila Dom Nery, uma partida que promete fortes emoções, pois reuni equipes dos bairros mais populosos de Pouso Alegre, São João e São Geraldo, respectivamente.

Foto: Cristiane Laurindo

Futsal

Quartas de final da Copa Unimed de Futsal tem início nesta quarta-feira

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, está na fase de mata-mata. E nesta quarta-feira (24), tem início as quartas de final da competição, que reuni times de Pouso Alegre e região. O primeiro duelo da nova fase será disputado entre Cambuí e Tradição, às 20 horas. Logo depois, às 21 horas, Árvore Grande e Tijuca fazem o clássico municipal. As duas partidas serão disputadas no ginásio poliesportivo Rosão. Quem vencer garante vaga na semifinal do certame.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Futsal

Definidos os confrontos das quartas da Copa Unimed de Futsal


Com a vitória das equipes de Cambuí, Mercadinho 3 Corações e Andorinha nesta segunda-feira (22), os confrontos das quartas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, estão definidos. Na quarta-feira (24), às 20 horas, jogam Cambuí e Tradição e às 21 horas, Árvore Grande e Tijuca disputam o clássico municipal.

Na quinta-feira (25), às 20 horas, a equipe do Andorinha, da cidade de Ipuíuna, duela com o Boca Juniors e no fechamento da fase de quartas de final, às 21 horas, o Mercadinho 3 Corações joga contra a Vila Dom Nery. Quem vencer as partidas seguem para a semifinal da competição, que será disputada no dia 1º de dezembro.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Futsal

Cambuí vence e segue na Copa Unimed de Futsal

A primeira edição da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, começou com 21 equipes, dentre elas, sete do Sul de Minas. E nesta segunda-feira (22), quatro equipes da região entraram no ginásio poliesportivo Rosão, em Pouso Alegre, para disputarem as últimas partidas da fase de oitavas de final da competição.

O primeiro duelo reuniu Cambuí e Paraisópolis. E a equipe cambuiense comprovou o favoritismo vencendo o jogo pelo placar de 3 a 1. Na segunda partida, o Santarritense acabou perdendo para o Mercadinho 3 Corações, por 3 a 2. E no fechamento da rodada, a equipe do Andorinha, de Ipuíuna, venceu a JUVENE pelo placar de 5 a 2.

Futsal

Últimos classificados para as quartas da Unimed serão definidos nesta segunda

A fase de oitavas de final da Copa Unimed de Futsal, categoria adulta, termina nesta segunda-feira (22). Três partidas serão disputadas no ginásio poliesportivo Rosão para definir os últimos classificados para a próxima fase, que já conta com Árvore Grande, Dom Nery, Boca Juniors, Tijuca e Tradição.

Às 19h30min, jogam Cambuí e Paraisópolis. Logo depois, às 20h15min, o Santarritense enfrenta o Mercadinho 3 Corações, do bairro São João. E no fechamento da fase, às 21 horas, a equipe do Andorinha, da cidade de Ipuíuna, pega o JUVENE, comandado pelo treinador Fábio Souza.

domingo, 21 de novembro de 2010

Futebol

Flamina goleia Ponte e garante liderança do grupo B da Copa COE Infantil

A partida entre Flamina e Ponte Preta, que é representada pelos garotos do RA Soccer, era a mais esperada da primeira fase da Copa COE Infantil - João Ribeiro. Para um confronto como este, era de se esperar também um equilíbrio, pois trata-se de duas equipes tradicionais na categoria. Mas, isso não aconteceu. A equipe do Flamina, comandada pelo treinador Pio Erley, goleou a Macaquinha pelo placar de 7 a 1, neste domingo (21).

Com este resultado, a equipe garantiu a liderança do grupo B da competição e agora vai enfrentar o Pousoalegrense, na semifinal. O outro confronto decisivo será disputado entre a Ponte Preta e a equipe da CAPEA, do bairro Cidade Jardim. Estes dois duelos serão disputados no próximo domingo (28), novamente no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

Eliminados

A última partida da primeira fase também foi disputada neste domingo (21). A equipe do Manchester, que não tinha mais chances de classificação, goleou a também eliminada, AABB, por 6 a 2.