sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Grapete: “Os melhores momentos da minha carreira foram no Mineirão”



José Borges do Couto, o popular Grapete, defendeu o Clube Atlético Mineiro por mais de uma década. Entre 1964 a 1975, o zagueiro ajudou o Galo a conquistar títulos importantes, como o Campeonato Mineiro de 1970 e o Brasileirão do ano seguinte. Nesse mesmo período enfrentou grandes estrelas do futebol nacional, como Pelé, Ademir da Guia, Rivellino, Tostão, Jair Bala, Gérson, Jairzinho, entre outros.

E boa parte desses duelos com os craques da bola foram disputados no estádio Governador Magalhães Pinto, o popular Mineirão, que será reinaugurado no próximo domingo (3). Cruzeiro e Atlético vão entrar em campo às 17 horas para disputarem o clássico que marca o retorno dos jogos no estádio fechado em junho de 2010 para receber as reformas da Copa do Mundo FIFA 2014.

“Os melhores momentos da minha carreira profissional foram vividos no estádio Mineirão. Lá ganhei o Estadual de 70, o Brasileiro de 71 e a Taça Minas Gerais em 75”, conta Grapete, que participou da primeira partida do estádio, em 5 de setembro de 1965. Naquele dia, a Seleção Mineira, formada por atletas de América, Atlético e Cruzeiro, enfrentou e venceu o River Plate, da Argentina, por 1 a 0.

“Lembro bem daquele dia, era um domingo. Fomos para o Mineirão enfrentar o River Plate da Argentina e o clima era de festa por parte dos organizadores e torcedores, que lotaram a arquibancada. Mas nós jogadores queríamos vencer o amistoso. Foi difícil, foi uma partida bastante disputada, mas no final conseguimos ganhar dos argentinos com gol do meu companheiro Buglê”, lembra o ex-jogador.

Naquela partida diante do River Plate, acompanhada por 73.201 pessoas, Grapete formou dupla de zaga com Bueno. A Seleção Mineira, comandada pelo treinador Gérson dos Santos, tinha além dos zagueiros, Fábio no gol, Canindé e Décio Teixeira nas laterais. Buglê, autor do gol da vitória, e Dirceu Lopes no meio e na frente Wilson Almeida, Silvestre, Tostão e Tião. Ainda participaram do jogo Geraldo, Noventa e Jair Bala.

Em relação ao duelo de reinauguração do estádio Mineirão, entre Cruzeiro e Atlético no domingo (3), Grapete espera que seja uma grande festa dos torcedores e jogadores, mas sem violência. Para o ex-zagueiro do Atlético, o fato de não ter sido convidado para participar do evento não o incomoda, mas admite que muitos colegas da época ficaram frustrados. “Agora os responsáveis pelo Mineirão só pensam no futuro”, ressalta.

“Pelo que vi na TV, o Mineirão está bem diferente daquele que a gente jogava. Aliás, o futebol também. Hoje a gente vê os times e não tem muito craque em campo. É um ou outro que se destaca. E eu acredito que isso é tudo culpa dos empresários, que prezam pelas questões físicas e deixam as qualidades técnicas de lado”, comenta Grapete, que atualmente comanda o Pousoalegrense Futebol Clube, junto com seu irmão Paulo Borges do Couto.

Ficha técnica do primeiro jogo da história do Mineirão

Minas Gerais 1 x 0 River Plate
Data: 05/09/1965
Motivo: Amistoso
Público: 73.201
Renda: Cr$82.792.265
Árbitro: Antônio Viug
Auxiliares: Joaquim Gonçalves (MG) e Luis Pereira Filho (MG)

Minas Gerais
Fábio; Canindé, Grapete, Bueno e Décio Teixeira; Buglê e Dirceu Lopes; Wilson Almeida (Geraldo depois Noventa), Silvestre (Jair Bala), Tostão e Tião.
Técnico: Gérson dos Santos

River Plate
Gatti; Sainz, Ramos Delgado, Grispo e Matosas; Capp (Viveica) e Sarnari; Cubilla (Sollares), Artime (Lallana), Delém e Más.
Técnico: Jose Curti 

Gol: Buglê, aos dois minutos do 2º tempo, para Seleção Mineira.
Cartões: Vermelho para Tião (Minas Gerais) e Sarnari (River Plate).

Com informações do Superesportes

Ex-jogadora de basquete, Janeth visita PA e se encontra com Perugini




O prefeito Agnaldo Perugini recebeu na manhã desta sexta-feira (1º), em seu gabinete, a ex-jogadora de basquete Janeth dos Santos Arcain. Junto do secretário de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues, o João Karatê, Perugini discutiu com Janeth a possibilidade de iniciar parcerias em torno de projetos sociais na área esportiva que levam o nome da ex-jogadora.

Terceira maior pontuadora da história da seleção brasileira, com 2.247 pontos anotados em 138 jogos oficiais, Janeth é hoje uma referência na promissora dobradinha entre esporte e cidadania. Por meio do Instituto Janeth Arcain, a ex-jogadora usa o basquetebol para gerar inclusão social em várias partes do país.

“Janeth é uma vencedora no esporte e na vida. Seu instituto marca pontos para a sociedade que queremos. Estamos iniciando uma conversa que pode trazer resultados muito positivos para a cidade”, aposta Agnaldo Perugini. Depois do encontro, Janeth Arcain demonstrou simpatia e atendeu alguns funcionários públicos presentes no Palácio dos Carijós.

Com informações e foto da Ascom/PMPA

Aquarela e Maçaranduba disputam título da Copa Pelé de Futebol Amador



A Copa Pelé de Futebol Amador, que está sendo disputada no distrito de Sertãozinho, em Borda da Mata, desde novembro do ano passado, vai conhecer neste domingo (3) a equipe campeã. Aquarela, do bairro São Geraldo, e Maçaranduba, da zona rural de Pouso Alegre, entram em campo a partir das 16 horas para brigarem pelo título inédito da competição promovida pela MD Eventos Esportivos.

Para chegar à decisão, a Aquarela passou pelo Plastfilm, do bairro Jardim São João, nos pênaltis. As equipes empataram em 1 a 1 no tempo normal – Porcão marcou para o adversário e Rael igualou o marcador – e venceu por 4 a 3 nos pênaltis. David, Marcelo, Airan e Carlos Henrique marcaram para a Aquarela nas penalidades, enquanto Geberton, Tadeu e Porcão fizeram para o Plastfilm – Geferson errou.

Já o Maçaranduba pegou o Paineiras na semifinal, em uma reedição da final da Copa Pelé de Futebol Amador 2012. E dessa vez a Maçaranduba levou a melhor e venceu nos pênaltis por 4 a 3, após empate em 1 a 1 – Claiton marcou para os finalistas e Alex empatou o jogo. Nas cobranças, Juninho, Alexandre, Otávio e João Paulo fizeram para a Maçaranduba e no Paineiras apenas Alex, Zóio, Douglas e Gélo marcaram.

Briga pela artilharia

Além do título da Copa Pelé de Futebol Amador, também estará em jogo no domingo à artilharia da competição. Seis jogadores marcaram dois gols e disputam o troféu de goleador no distrito de Sertãozinho, em Borda da Mata. Pelo lado da Aquarela estão Darlen, Rael e William, enquanto no Maçaranduba brigam Juninho, Claiton e Luiz Fernando. Todos esses atletas estão liberados e devem entrar em campo.

Depois de ter sua abertura adiada, Copa São Geraldo começa no domingo


A chuva que caiu sobre Pouso Alegre durante o último final de semana impediu que os primeiros jogos da Copa São Geraldo de Futebol Amador – Gerson de Paula Oliveira – fossem disputados, adiando assim a abertura da competição promovida pela Comissão Organizadora de Esportes e Lazer do bairro São Geraldo e a MD Eventos Esportivos. Mas, neste domingo (3), mesmo com a possibilidade de novas chuvas, a bola vai rolar no Campo do Bangu.

De acordo com os organizadores da Copa São Geraldo, os jogos que serão disputados neste final de semana são os da segunda rodada, mantendo assim a sequência na tabela. Portanto, a partir das 10 horas jogam Independente e Costa Rios e à tarde, às 15 horas, se enfrentam Juventus do bairro Fátima e Mandu, VRM Construção e Pousoalegrense, às 17 horas. As partidas adiadas da última semana serão remarcadas.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ponte Preta vai realizar “peneirão” no estádio Manduzão



A Associação Atlética Ponte Preta, um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, vai promover no próximo sábado (2), a partir das 8 horas da manhã, um avaliação técnica para jovens atletas do Sul de Minas. O evento, promovido pelo clube de Campinas, em parceria com o Centro de Formação de Atletas RA Soccer, de Pouso Alegre, vai acontecer no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

A Macaca é conhecida no mundo da bola por revelar muitos craques, como Oscar, zagueiro das Copas do Mundo de 1982 e 1986, Luis Fabiano, atacante com passagens pela Seleção Brasileira, futebol europeu e ídolo do São Paulo Futebol Clube, além de Aranha, o goleiro nascido em Pouso Alegre e que defendeu o Clube Atlético Mineiro e hoje veste a camisa do Santos Futebol Clube.

Para participar da avaliação técnica, os jovens nascidos entre os anos de 1995 a 1999 devem se inscrever no dia e local do evento, e levarem um documento com foto, calção, meião e chuteiras, mais a taxa de R$ 10. Mais informações pelos telefones (35) 9197-7060, 9952-2465, ou 8436-7980.

Copa COE de Futebol Amador atrai novos participantes do Sul de Minas




Em 2007, quando se iniciou a disputa da Copa COE, boa parte das equipes participantes era do São João, bairro pousoalegrense que recebe o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Seis anos depois, já em sua sétima edição, o campeonato ganhou novas equipes, muitas delas de outros municípios do Sul de Minas, como o Juventude, de Estiva, São Gonçalo BMG, de São Gonçalo do Sapucaí, e Poço Fundo, da cidade com mesmo nome.

Para o presidente da Comissão Organizadora de Esportes e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, Clóvis Massafera Pereira, a presença das equipes de diversas cidades do Sul de Minas mostra que as entidades responsáveis pela competição estão no caminho certo. “No primeiro ano tínhamos times apenas de Pouso Alegre. Agora estamos recebendo equipes da região”.

Essa trajetória, segundo Clóvis Massafera Pereira, faz com que a Copa COE de Futebol Amador deixe de ser conhecida como uma simples competição municipal e se torne um campeonato regional. “Nos sempre prezamos pela organização. Sempre trabalhamos com seriedade e esse crescimento da Copa COE no Sul de Minas é prova disso. É uma honra e um orgulho muito grande para nós podermos receber todas essas equipes”, completa.

Até 2012, sete equipes de outras cidades do Sul de Minas tinham participado do torneio – Ouro Fino, campeão em 2011, Sensação, também de Ouro Fino, Juventude e Desportiva, ambos de Borda da Mata, Natércia, Heliodora e Andorinha, da cidade de Ipuíuna. Agora, além das três últimas equipes, a Copa COE irá contar com São Gonçalo BMG, de São Gonçalo do Sapucaí, Juventude, de Estiva, e Poço Fundo, na disputa.

Além da presença de equipes da região, o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais vai contar com outras novidades este ano. Dos 48 participantes, oito vão entrar no estádio municipal Capitão Nelson Massafera pela primeira vez: Roma Faisqueira, Pousoalegrense FC, Massaranduba, Ótica Diniz, VRM Construção, além de Juventude de Estiva, Poço Fundo e São Gonçalo BMG.

“Este ano não devemos disputar o Campeonato Mineiro de Futebol Júnior. Por isso resolvemos entrar na Copa COE de Futebol Amador para manter nossos atletas na ativa. Sabemos da qualidade e do nível dessa competição e isso sempre nos atraiu. Agora teremos a oportunidade de jogarmos no São João e esperamos desempenhar um bom papel”, comenta Paulo Borges do Couto, representante do Pousoalegrense FC.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Com 48 participantes, Copa COE define grupos e sistema de disputa




Participantes, grupos e regulamento da Copa COE 2013 já estão definidos. A Comissão Organizadora de Esportes e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, entidades que promovem o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, se reuniram nesta terça-feira (29) com os representantes das equipes para realizarem o sorteio das chaves e discutirem o sistema de disputa.

A competição realizada no estádio municipal Capitão Nelson Massafera superou o número de participantes de 2012 e este ano será disputada por 48 equipes de Pouso Alegre e região, que foram divididas em 12 grupos iguais. De acordo com o regulamento da Copa COE, os dois primeiros de cada chave, mais os oitos melhores terceiros colocados, avançam para a segunda fase, que passa a ser disputada em jogos eliminatórios, seguindo assim até a final.

No grupo A estão Santos, último campeão, São João FC, Roma Faisqueira e Abutres. Flamina FC, Drogaria Americana, Belo Horizonte FC e Plastfilm compõem a chave B. Já no grupo C estão CAPEA, do bairro Cidade Jardim, Corinthians São João, Juventude, da cidade de Estiva, e Pousoalegrense FC, dos irmãos Paulo Borges do Couto e Grapete. Vasco/Ice Bom, Poço Fundo, Algodão FC e Massaranduba estão na chave D.

O grupo E é composto por Guarani EC, Santos, do bairro São João, Independente e Atlético Faisqueira. Sport São João, Ponte Preta, Estrela Azul e Vila Nova estão na chave F. Já o grupo G é composto por Andorinha, da cidade de Ipuíuna, Juventus, do bairro Fátima, Aliança FC e Polvilho Três Irmãos. Paineiras, Minas FC, Atlético Gabiroval e União Pousoalegrense, antigo Milan São João, compõem a chave H.

Ferrari/Óticas Real Bangu, Juventude São Cristóvão, Heliodora e Cantareira estão no grupo I. Já a chave J é composta por Natércia, Aquarela, do bairro São Geraldo, Napoli e AECO Copasa. Bebidas Pelicano/São Geraldo, Tijuca/Cacife Tintas, Óticas Diniz e Flamengo, do bairro São João, estão no grupo L e a chave M é composta por Juventus Futebol e Amigos, Mandu, São Gonçalo BMG e VRM Construção, do bairro São Geraldo.
                                   
A primeira rodada da Copa COE de Futebol Amador será disputada nos dias 16 e 17 de março, com a realização de quatros partidas no bairro São João. No sábado, às 15 horas, jogam o atual campeão, Santos América e São João FC, seguido por Roma Faisqueira e Abutres, às 17 horas. Já no domingo, também às 15 horas, jogam Flamina, campeão em 2009, e Drogaria Americana, Belo Horizonte FC e Plastfilm, às 17 horas.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Reunião vai definir grupos e tabela da Copa COE de Futebol Amador



Jogadores, treinadores e torcedores vão conhecer na noite desta terça-feira (29) quem irá participar da sétima edição do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE, assim como os grupos e a tabela de jogos. Esses e outros assuntos estão na pauta da reunião que acontece no Sport’s Bar, a partir das 19h30min, entre os organizadores e os representantes das equipes.

Abutres, AECO Copasa, Algodão, Aliança, Andorinha, Atlético Faisqueira, Atlético Gabiroval, Belo Horizonte FC, Cantareira, CAPEA, Corinthians, Drogaria Americana, Estrela Azul, Flamengo, Flamina, Ferrari/Óticas Real Bangu, Guarani União EC, Heliodora, Independente, Juventude São Cristóvão, Juventus Fátima, Juventus Futebol Amigos, Mandu, Minas, Napoli, Natércia, Paineiras, Plastfilm, Polvilho Três Irmãos, Ponte Preta, Santos, São Geraldo, São João, Sport São João, Tijuca, União Pousoalegrense (Milan São João) e Vasco da Gama Ice Bom, já estão garantidos na Copa COE, por terem disputados a ultima edição.

Aquarela, VRM Construção, Poço Fundo, Juventude Estiva, Roma, Vila Nova, São Caetano, Maçaranduba e Pousoalegrense FC, pleiteiam as demais vagas da competição. No entanto, a Comissão Organizadora de Esportes e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, ainda não definiram se o torneio terá 40, ou mais equipes. Essa definição acontece nesta terça-feira (29) também.

Caso o campeonato seja disputado por 40 equipes, o sistema de disputa será o mesmo do último ano, quando as equipes foram divididas em 10 grupos, classificando-se as duas primeiras de cada chave, mais os dois melhores terceiros em geral para a fase de mata-mata. No entanto, se a Copa COE 2013 for disputada por mais de 40 equipes, 44 ou até mesmo 48, um novo sistema de disputa será discutido entre os organizadores e participantes.