sábado, 19 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Futebol

A hora da decisão

Rodada vai definir os últimos classificados para a Copa COE


Oito equipes, quatro duelos e apenas três vagas. A Pré-Copa COE, que vem sendo realizada no campo do Polvilho Três Irmãos, no bairro dos Afonsos, chega a suas partidas decisivas neste domingo (20). A repescagem que está sendo disputada desde o último dia 6, vai definir as equipes classificadas para a fase de grupos do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, que já conta com outras 29.

Napoli , Santarritense, Natércia, Desportiva Bordamatense, Mandu, Pousoalegrense, Alcabyte e Guarani brigam pelas três vagas. De acordo com o regulamento da competição, para definir as melhores equipes para a próxima fase, serão utilizados os critérios de desempate como, saldo de gols, número de gols marcados e a soma dos cartões. Devido ao número de vagas, mesmo a equipe vencendo, pode ficar fora do campeonato.

As partidas começam a ser disputadas às 9h30min, com a equipe do Napoli enfrentando o Santarritense, que vai estrear na repescagem – garantiu vaga nesta última fase através do sorteio. Logo depois, às 11h30min, Natércia faz o duelo regional com a Desportiva Bordamatense e às 13h30min, o Mandu enfrenta o Pousoalegrense. Para finalizar a rodada e a Pré-Copa COE, a Alcabyte joga contra o Guarani, às 15h30min.

Karatê

Atletas começam a chegar em PA para disputar a Copa Brasil de Karatê


Nos próximos dois dias Pouso Alegre será a capital brasileira do karatê, ao sediar a 9ª Copa Brasil Biolab de Karatê. Mais de mil atletas dos quatro cantos do país estarão na cidade e alguns deles já começam a chegar. Segundo o organizador do evento e também secretário de Esportes e Lazer do município, João Batista Rodrigues, o João do Karatê, os competidores devem lotar todos os leitos dos hotéis pousoalegrenses, além de ocuparem as dependências de algumas escolas da cidade.

“Este campeonato ganhou destaque nacional. Hoje ele faz parte do preparo dos esportistas para iniciar seu ciclo de grandes competições, além de servir como uma forma de incentivo aos alunos que estão iniciando sua carreira e almejando grandes conquistas”, comenta João do Karatê. A 9ª Copa Brasil Biolab de Karatê é uma iniciativa do Projeto Esporte Solidário Minas Kan/Biolab, de Pouso Alegre, que incentiva centenas de jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva e será realizado no ginásio poliesportivo do Colégio São José, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Futebol

O início do “Fenômeno”


Os apaixonados por futebol pararam em frente aos aparelhos de TV na última segunda-feira (14) para acompanharem uma coletiva de imprensa. Do outro lado do televisor, na mira de centenas de câmeras e rodeado por repórteres do mundo todo, estava Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno. O atacante que até então defendia as cores do Corinthians anunciou o fim de sua brilhante carreira de jogador.

Bi-campeão mundial com a Seleção Brasileira, 1994 e 2002, maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols, o atacante defendeu em praticamente 18 anos de carreira, alguns dos maiores clubes do planeta, como Barcelona, Internazionale, Real Madrid e Milan e é considerado por muitos como o melhor camisa 9 da história do futebol mundial. Mas, onde Ronaldo começou a jogar futebol profissionalmente? A resposta está mais perto do que se possa imaginar.

No dia 25 de maio de 1993, uma noite fria no estádio Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, em Poços de Caldas, o jovem Ronaldo, na época chamado de Ronaldinho, entrava em campo pela primeira vez como atleta profissional. A partida entre Caldense e Cruzeiro, válida pela 6ª rodada do returno do Campeonato Mineiro, marcou a estreia de um jogador que viria a ser considerado um fenômeno da bola pouco tempo depois.

O Cruzeiro venceu o duelo contra a Caldense por 1 a 0, com gol de Ramón Menezes, que atualmente defende a equipe do Joinville, no Campeonato Catarinense 2011. Em sua partida de estreia, Ronaldo entrou em campo com a camisa 11 – a 9 foi usada pelo desconhecido Daniel, com quem formou dupla no ataque. Outro atleta que participou desse jogo histórico, foi o lateral-esquerdo Nonato, ex-Pouso Alegre FC.

Em entrevista ao Esporte Poços, o atacante Rubinho, ídolo da torcida poços-caldense e que participou da partida entre a Veterana e a Raposa, a qual marcou a estreia de Ronaldo Fenômeno, lembra do dia 25 de maio de 1993 e se sente honrado em fazer parte da história de um dos maiores ídolos do futebol mundial.

“Hoje fazemos parte de uma história muito bonita, de Ronaldo Nazário, Fenômeno, pois ele jogou seu primeiro jogo como atleta profissional de futebol em Pocos de Caldas e eu, juntamente com meus companheiros da Caldense daquela epoca fizemos parte deste jogo tão especial. Na época não passava de um jogo normal, mas hoje é um marco e isso ninguém tira de Pocos de Caldas, da Caldense e de nós ex-atletas da Caldense”, disse Rubinho.

Segundo Rubinho, Ronaldo já se destacava na base do Cruzeiro desde o início do ano de 1993. “No primeiro turno, na partida disputada no Mineirão fiz o gol da Caldense. Nosso time foi derrotado por 4 a 1. Quando entramos no estádio, fomos espiar na boca do túnel como estava o clima da partida. E foi lá que eu pude ver quando um repórter de uma radio de BH dizia em seu comentário que aquele menino franzino, que fazia naquele momento o terceiro gol da preliminar do Cruzeiro e o terceiro gol dele no jogo, era uma grande promessa do futebol brasileiro e que logo o veríamos na equipe de cima”, contou Rubinho.

“Aquele repórter tinha razão. Voltamos para Poços e no segundo turno, quando enfrentamos o Cruzeiro, lá estava aquele garoto infernizando a vida da nossa defesa. Era o mesmo menino que vimos na preliminar do Mineirão, agora na equipe profissional, fazendo seu primeiro jogo como profissional. Fico muito feliz de ter feito parte deste primeiro jogo de sua história. A Caldense e Poços de Caldas me deram esta oportunidade de hoje fazer parte da historia do Fenômeno", finalizou Rubinho.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Secretaria de Esportes

Lei de Incentivo ao Desporto e Paradesporto

Secretaria de Esportes e Lazer prorroga prazo para cadastramento de eleitores e candidatos a membro do CMASE

A Secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre comunica a prorrogação do cadastramento de eleitores e candidatos a membro da Comissão Municipal de Avaliação e Seleção Esportiva, a CMASE, no segmento de paradesporto. De acordo com o edital divulgado, o adiamento se deve a vaga que ainda não foi preenchida do representante e seu respectivo suplente, do paradesporto na CMASE.

O novo período para realizar o cadastramento é do dia 16 à 24 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas na Secretária de Cultura, que fica localizada na Avenida Dr. Lisboa, 201 – 2º piso, centro, das 8 às 17h30min. O edital, assim como os formulários estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.

Futebol

Prefeitura inicia projeto para reformar o Manduzão

Secretário de Esportes e Lazer, João do Karatê busca parcerias para viabilizar a obra no estádio


Inaugurado em 1997, o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão é considerado por muitos como um “elefante branco”. Sem poder receber partidas de futebol profissional devido à falta de laudos de segurança e estrutura, os problemas com o Manduzão podem estar acabando. De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues, o João do Karatê, a busca por parceiros para viabilizar uma reforma do estádio já começou e em breve Pouso Alegre poderá voltar a receber jogos oficiais.

“O prefeito Agnaldo Perugini baixou uma portaria para sabermos o estado em que o Manduzão se encontra. Estamos fazendo um levantamento junto com outras secretarias do município, para depois buscarmos parceiros para realizar uma reforma no local”, afirma João do Karatê. Os parceiros, segundo ele, já estão apalavrados, mas por questões estratégicas, ainda não podem ser anunciados.

Caso o Manduzão venha a ser reformado, as equipes profissionais de futebol da cidade poderão mandar seus jogos em Pouso Alegre, evitando assim um gasto maior com viagens para outras cidades da região. Para João do Karatê, a melhoria no estádio vai ajudar não apenas o futebol, considerado a paixão dos brasileiros, mas também os demais esportes praticados no município, caso do atletismo.

“Pretendemos transformar o Manduzão no palco do esporte regional. Com isso, qualquer equipe de futebol, seja ela de Pouso Alegre ou dos grandes centros, vai ter a oportunidade de mandar seus jogos na cidade”, comenta o secretário. João do Karatê disse ainda que seu trabalho não é priorizar nenhum esporte, muito menos algum clube, mas sim contribuir com todas as modalidades. “A reforma do Manduzão não vai ajudar o PAFC, mas também o Guarani, o Sul Minas, ou outro que se interessar em jogar na cidade”, completa.

Segundona do Mineiro

A participação das três equipes de Pouso Alegre na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro este ano depende da reforma do estádio Manduzão. Segundo informações, os clubes não pretendem participar do certame estadual, caso tenham que mandar seus jogos em outras cidades da região, o que aconteceu nos últimos dois anos, quando as equipes pousoalegrenses foram obrigadas a mandar seus jogos em Poços de Caldas, no estádio Ronaldão e Santa Rita do Sapucaí, o Erasmo Cabral.

De acordo com diretores dos clubes, isso aumenta consideravelmente as despesas das equipes e impede que a torcida possa acompanhar os jogos, pois muitos não tem condições de se deslocaram para outras cidades. Além desses fatos, outro problema que os clubes enfrentam por não jogarem dentro de casa é a dificuldade em conseguir patrocínio, pois fica inviável para as empresas patrocinarem uma equipe que vai jogar longe de casa.

Foto: Divulgação

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Futebol

A conquista de um sonho

Marcelinha, a estrela do futebol feminino de PA, terá a chance de se tornar atleta profissional em São Paulo


20 de junho de 1994. Neste dia, o Brasil entrou no Stanford Stadium, em Pala Alto, Califórnia, Estados Unidos da América para enfrentar a Rússia. Enquanto, Romário e Raí marcavam os gols da vitória do Brasil por 2 a 0 no duelo válido pela primeira fase da Copa do Mundo, em Pouso Alegre nascia Marcela de Cássia Barreto Guedes, a Marcelinha, estrela do futebol feminino de Pouso Alegre.

16 anos depois, Romário e Raí já penduraram as chuteiras e Marcela conquista a grande chance de sua carreira. A jovem que começou a jogar futebol no campo de areia do bairro São Camilo e passou pela equipe da AABB, participou na última semana de um teste no CA Juventus, tradicional clube de futebol da capital paulista. E durante a avaliação, Marcelinha se destacou, chamando a atenção da comissão técnica da equipe feminina do CA Juventus.

“Estava muito nervosa antes de começar a peneira, mas depois que toquei na bola, fiquei tranquila e graças a Deus, deu tudo certo. Agora posso realizar meu sonho”, comemora Marcela, que deve permanecer em Pouso Alegre até o fim de fevereiro. Sua ida para São Paulo depende agora de pequenos detalhes, dentre eles, definir a escola onde a atleta vai dar continuidade aos seus estudos.

Em relação a futebol, Marcelinha terá a oportunidade de se dedicar diariamente aos treinamentos e preparação física. De acordo com a atleta, o nível técnico e físico é diferente do que ela está acostumada, mas que com o tempo ela vai conseguir alcançar as demais atletas. “Terei a oportunidade de me dedicar mais. Vou viver para o futebol e isso vai facilitar bastante”, completa.

Para Marcelinha, além das dificuldades de adaptação dentro de campo, outra que ela vai encontrar será a distância da família e amigos. “Fico com o coração apertado em saber que vou ficar longe das pessoas que gosto, mas tenho certeza que esse sacrifício será válido, pois estou indo em busca do meu sonho”, comenta a jovem, que pretende um dia vestir a camisa da Seleção Brasileira e jogar ao lado da “Rainha do futebol”, Marta.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Futebol

Rodada define confrontos da fase final da Pré-Copa COE

As três últimas equipes que participarão da fase final da Pré-Copa COE foram conhecidas neste domingo (13). Guarani, Pousoalegrense e Desportiva Bordamatense vão se juntar a outras cinco equipes para decidirem as três que classificarão para a fase de grupos da Copa COE, o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. As partidas decisivas serão disputadas no próximo domingo (20), no campo do Polvilho Três Irmãos, no bairro dos Afonsos.

Último lance


São Cristóvão e Guarani entraram em campo determinados. Com uma forte marcação no meio de campo, poucas chances foram criadas nos minutos iniciais. No entanto, no decorrer do primeira tempo, através do toque de bola, a equipe do São Cristóvão chegou ao gol adversário e marcou o primeiro tento, com Lucas. No entanto, o Guarani empatou com Renato e virou logo em seguida com Antônio. 2 a 1, placar da primeira etapa.

No segundo tempo, o São Cristóvão correu atrás do placar e Clemilson igualou o placar novamente. Com o empate, a decisão iria para os pênaltis, no entanto no final da partida, o camisa 10 do Guarani, Alan escapou pela direita do seu ataque e bateu cruzado para fazer o gol da vitória da equipe do bairro Chaves. O resultado, 3 a 2, garantiu a equipe na próxima fase. O Guarani vai enfrentar a Alcabyte.

De virada


A segunda partida do dia foi entre as equipes do São João e Pousoalegrense. De um lado, estava a experiência de Vott e Reinaldo e do outro, a juventude de Liniker e Guilherme. E quem começou melhor foi o São João. Logo no início, Reinaldo abriu o placar cobrando pênalti. Pouco tempo depois, o mesmo Reinaldo em jogada individual fez o segundo.

Assustados, os garotos do Pousoalegrense estavam perdidos em campo, até que Guilherme diminuiu para 2 a 1. O gol tranquilizou seus companheiros e a equipe comandada pelos irmãos Paulo Borges e Grapete passaram a pressionar o adversário. Com velocidade e muito toque de bola, o Pousoalegrense conseguiu chegar ao empate com Liniker.

Na segunda etapa, os garotos mantiveram o padrão de jogo e a virada aconteceu. O responsável por isso foi um jovem de apenas 15 anos. Rafael, que na primeira etapa permaneceu no banco, entrou no intervalo e mudou o resultado com dois belos gols. O jovem que já teve passagens pelo São Paulo FC é de Santa Rita do Sapucaí ajudou sua equipe a classificar com a vitória de 4 a 2. O Pousoalegrense vai enfrentar o Mandu na próxima fase.

Equilíbrio


Atlético Gabiroval e Desportiva Bordamatense fizeram neste domingo (13) o duelo mais equilibrado da Pré-Copa COE até o momento. Com jogadores de qualidade em campo, várias chances foram criadas, para ambos os lados. No entanto, que aproveitou melhor foi à equipe de Borda da Mata, com Silas. O lateral esquerdo recebeu belo passe do camisa 10 Robinho e cruzado mandou no ângulo do goleiro Douglas, 1 a 0, resultado do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Atlético Gabiroval voltou melhor. O craque Zoio entrou em campo e fez a diferença. Com a camisa 9 nas costas, o jogador levava perigo ao adversário em todas as jogadas que participava. Com uma marcação forte, a Desportiva não conseguiu parar Zóio, que no final do jogo acabou marcando o gol de empate, após chutar de fora da área e a bola desviando na zaga. 1 a 1, placar que levou a decisão da vaga para os pênaltis.

Mas, nas cobranças quem levou a melhor foi à equipe de Borda da Mata. Toddynho, o goleiro da Desportiva agarrou dois pênaltis e levou sua equipe para a fase final da Pré-Copa COE. O próximo jogo da equipe será contra Natércia, num duelo regional e que promete fortes emoções novamente.

Próximos jogos

A fase decisiva da Pré-Copa COE será realizada no próximo domingo (20). Quatro jogos vão definir as três melhores equipes para seguirem a fase de grupos da competição. Às 9h30min, a equipe do Napoli enfrenta o Santarritense, que vai estrear na repescagem. Logo depois, às 11h30min, Natércia faz o duelo regional com a Desportiva Bordamatense e às 13h30min, o Mandu enfrenta o Pousoalegrense. Para finalizar a rodada e a Pré-Copa COE, a Alcabyte joga contra o Guarani, às 15h30min.