sábado, 15 de janeiro de 2011

Futebol

Ex-Flamina disputa Copa SP de Futebol Júnior pela Lusa


Assim como a maioria dos garotos brasileiros, Diego Alan Ferreira, de 18 anos, sonha um dia em se tornar atleta profissional de futebol. Para concretizar esse desejo o jovem deve seguir algumas etapas, ultrapassar alguns obstáculos e um desses fatores é a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A competição, organizada pela Federação Paulista de Futebol, é a mais importante da categoria na América Latina.

Com passagem pela equipe do Flamina FC, de Pouso Alegre Diego Alan tem pelo segundo ano seguido a chance de participar dessa competição, que é considera como primordial para a formação dos grandes atletas brasileiros, caso das estrelas Robinho, Neymar, Fred, entre outras. Em 2010, o jovem fez parte do elenco da Ponte Preta e agora está na Portuguesa de Desportos.

Nascido na cidade de São Paulo, mas criado em Machado, sul de Minas Gerais, Diego Alan começou sua ‘carreira’ no Cruzeiro, de Machado. Campeão sul mineiro na categoria infantil em 2006 pela equipe, o volante foi descoberto pelo treinador do Flamina FC, Pio Erley do Nascimento, naquele mesmo ano. Após passagem vitoriosa por Pouso Alegre, Diego Alan seguiu para o Brasilis FC, clube do ex-jogador do São Paulo FC e Seleção Brasileira, Oscar.

“O Diego é um atleta diferenciado. Tem um futuro brilhante pela frente. Ano passado fez um bom trabalho na base da Ponte Preta, mas agora em 2011, tem tudo para arrebentar na Lusa. Torço muito por ele e sei da sua capacidade. Esse garoto vai longe”, comenta confiante Pio Erley, descobridor de talentos futebolísticos.


Fotos: Portuguesa de Desportos e Arquivo Pessoal

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Futebol

18 equipes vão participar da repescagem da Copa COE


18 equipes de Pouso Alegre e região se inscreveram para disputar a Pré-Copa COE 2011, fase que antecede o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Os representantes das equipes compareceram na reunião organizada pela COE, Comissão Organizadora de Esportes, nesta sexta-feira (14) e agora vão brigar por três vagas para a próxima fase da competição, a de grupos que se inicia no próximo mês.

Sport Estiva, Alcabyte, São Cristóvão, Mandú, CC Fernão Dias, Bangu, Aleluia Santa Rita, Guarani do Chaves, Juventus do Jardim Olímpico, Drogaria Americana, Pousoalegrense, Desportivo Borda da Mata, Botafogo do Algodão, São João, Monte Azul, Controle Cimed, Boa Vista e São José são as equipes que iniciam no dia 6 de fevereiro a disputa da Pré-Copa COE.

Antes disso, na próxima sexta-feira (21), os representantes das 18 equipes se reúnem novamente, dessa vez para definirem a tabela da primeira fase da competição, pois até o momento, os únicos itens definidos são o local, a data dos jogos e o número de vagas para a fase seguinte. A Pré-Copa COE 2011 acontece nos dias 6 e 13 de fevereiro no campo do Chaves e apenas três equipes se classificam.

Fase de grupos

Além de definir os participantes da repescagem, a reunião realizada nesta sexta-feira (14), no Sports Bar, tinha como finalidade confirmar os 30 primeiros participantes da fase de grupos. Estas equipes, que não precisam disputar a primeira fase da competição este ano, pois participaram em 2010 da Copa COE, eram obrigadas a comparecer a reunião para garantir vaga na edição deste ano do torneio.

Representantes do Flamina, Santos, Milan, Ponte Preta, Vila Nova, Portuguesa, CCPA, Tijuca, Cantareira, Pouso Alegre, Aliança, Faisqueira, Estrela Azul, Polvilho, Andorinha, Minas, Flamengo, Algodão, Copasa, Belo Horizonte, Sport, Ouro Fino, Juventus, Plastfilm, Santos SJ, CAPEA, São Geraldo, Paineiras e Ice Bom, participaram da reunião.

Apenas o Barcelona do bairro São Geraldo não se fez presente e com isso acabou cedendo sua vaga ao terceiro colocado da fase de Pré-Copa COE. O sorteio para a fase de grupos do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais será realizado no dia 18 de fevereiro, também no Sports Bar. A competição está prevista para começar no final do próximo mês.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Atletismo

Pousoalegrenses vão em busca do sonho olímpico


Walter Myller Fernandes Miranda, de 17 anos, e Obidiel Rodrigues Faria, de 16, trouxeram diversas conquistas para o atletismo de Pouso Alegre nos últimos anos. Destaques em competições municipais, regionais, estaduais e inclusive nacionais, a dupla está prestes a deixar a cidade e continuar a preparação para as Olimpíadas do Rio 2016, em Campinas/SP.

Após participarem de testes físicos e técnicos durante o mês de dezembro de 2010, Walter e Obidiel foram aprovados e estão aptos para integrarem a equipe da Organização Funilense de Atletismo de Campinas. A equipe possui a segunda melhor estrutura do Brasil, o que dará aos pousoalegrenses totais chances de continuaram em busca do sonho olímpico.

Em Campinas, a dupla de Pouso Alegre terá assistência médica, estudos, alimentação adequada, salário, alojamento e todo material necessário para seu desenvolvimento, além de técnicos em todas as áreas e uma pista sintética considerada uma das melhores da América do Sul.

“Eles passaram por todo um trabalho de base, participaram de eventos oficiais e vinham se destacando. Espero que conquistem seus objetivos e se esforcem em todos os sentidos, com dedicação em seus novos projetos”, comenta Célio Rodrigues de Lima, treinador da equipe de Atletismo de Pouso Alegre, que comandou a dupla nos últimos anos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Futebol

Reunião da Copa COE está marcada

Será realizada na próxima sexta-feira (14), às 19 horas, no Sport’s Bar, a primeira reunião com as equipes interessadas em disputar a quinta edição da Copa COE, o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. De acordo com a Comissão Organizadora de Esportes e a Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, a Acelempa as 30 melhores equipes da última edição da competição terão que participar da reunião, caso contrário, estarão eliminadas da Copa COE 2011.

A reunião também servirá para definir as equipes que vão disputar a repescagem para o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Ainda não está definido a fórmula de disputa, mas sabe-se que os jogos desta fase da competição, serão disputados no campo do bairro do Chaves. A principio, duas equipes se classificarão para a fase de grupos da Copa COE 2011.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Futebol

Aranha é apresentado no Peixe e lembra de seu passado


O dia 10 de janeiro de 2011 nunca será esquecido por Mario Lúcio Duarte Costa. Na manhã desta segunda-feira, Aranha foi apresentado como novo goleiro do Santos FC. Revelado pela Ponte Preta e com passagem no Atlético Mineiro, Aranha chega ao Peixe para brigar pela camisa 1 com o jovem Rafael, que fez boa temporada em 2010. Mesmo assim, o ídolo pousoalegrense mantem a confiança e acredita em seu trabalho.

Aos 29 anos, Aranha afirmou em entrevista coletiva, que está em sua melhor forma física e técnica. Acredita que tem experiência suficiente para defender o gol santista. “Já passei por mil situações, momentos de euforia e também de tristeza. Chego preparado e de cabeça boa, com o pensamento de vencer”, comenta o goleiro, que promete lutar pela posição, sem forçar a barra.

Origem

Durante a sua apresentação, Aranha foi questionado sobre seu apelido. Segundo o goleiro, até alguns familiares tem dificuldades para lembrar do seu verdadeiro nome. “Outro dia até perguntaram para o meu irmão o meu nome. Às vezes, ele não lembra”.

Aranha ganhou o apelido quando atuava em uma escolinha de Pouso Alegre, cidade mineira onde nasceu. Seu treinador, Ailton Custódio, era fã de Lev Yashin, o Aranha Negra, lendário goleiro da União Soviética nos anos 50 e 60.

Aranha admite que, no início, não gostava muito de ser chamado dessa maneira. Mas não adiantou lutar contra. “Nenhum garoto gosta de apelido. A não ser quando é um descolado. Hoje em dia acho normal”, brinca.


Com informações do Globoesporte.com