sexta-feira, 1 de abril de 2011

Futebol

Rodada da Copa COE terá grandes jogos

A terceira rodada da fase de grupos da Copa COE de Futebol Amador promete. Quatro equipes consideradas favoritas ao título vão entrar no gramado do estádio municipal Capitão Nelson Massafera neste fim de semana. A expectativa maior está no duelo entre Andorinha e Ice Bom, que acontece no domingo (3), às 15 horas. As demais partidas serão entre Ouro Fino e Santos, às 15 horas, de sábado (2), Napoli Controle e Juventus, jogam às 17 horas do mesmo dia e no domingo, às 17 horas, o Vila Nova enfrenta o Belo Horizonte.

De coadjuvante a favorito

Eliminado na semifinal em 2010, Ouro Fino estreia na Copa COE 2011 como um dos favoritos ao título. Se ano passado a equipe comandada pelo treinador Humberto, ex-atleta do Pouso Alegre Futebol Clube, foi considerada a surpresa da maior competição de futebol amador do interior de Minas Gerais, este ano o status é diferente. E para não decepcionar sua torcida, Ouro Fino vem forte para a disputa.

Com o mesmo elenco do ano passado, os “Meninos da Porteira” depositam na dupla Alexandre e Piá, último artilheiro da Copa COE, a confiança para buscarem o título. O primeiro confronto não será difícil. O Santos é a única que disputa a edição 2011 da competição que nunca venceu um duelo no “Caldeirão do São João”. Em três participações, o Santos perdeu os 10 jogos disputados. A partida será realizada às 15 horas, deste sábado (2).

A surpresa entra em campo

O Napoli Controle se sagrou campeão da Pré-Copa COE, repescagem para a fase de grupos da competição de futebol amador, disputada no mês de fevereiro. A equipe que é formada por funcionários da Cimed é apontada com uma das surpresas da quinta edição da Copa COE e consequentemente, favorita do título.

Os destaques da equipe durante a repescagem foram os meias Chapecó, Cafu e André, além do goleiro Cristiano, esses dois últimos de São Gonçalo do Sapucaí. Segundo informações dos responsáveis pela equipe do Napoli, outro jogador da mesma cidade, de muita qualidade, vai reforçar a equipe agora na fase de grupos.

A estreia da equipe formado pelos funcionários da Cimed será neste sábado (2), às 17 horas. O adversário é o Juventus, do bairro Fátima. Com tradição no futebol amador de Pouso Alegre, a equipe grená disputa pela terceira vez a Copa COE. Em 2009 e 2010, o Juventus chegou as oitavas de final. Este ano, a meta é ficar pelo menos entre as oito melhores equipes da competição.

A grande revanche

O sorteio dos grupos da Copa COE promoveu o reencontro da equipe do Andorinha com o atacante Casinha. O camisa 9 que em 2010 foi campeão com o CCPA, marcou um gol polêmico, que acabou eliminando a equipe de Ipuíuna da competição. Este ano, o artilheiro vai defender a Ice Bom e espera buscar seu segundo título como atleta e mais uma artilharia.

Do outro lado, a equipe do Andorinha continua a busca pela primeira conquista. Seu presidente, o popular Dito Andorinha não mediu esforços para reforçar sua equipe este ano. Sem seu principal jogador de 2010, o meia Marco Aurélio, que este ano está jogando pelo CCPA, o Andorinha assinou um ex-atleta profissional para participar da Copa COE. Índio, lateral-direito ex-Corinthians, vai vestir a camisa da equipe de Ipuíuna e vai trazer mais quatro jogadores de qualidade para compor o elenco. O duelo entre Andorinha e a Ice Bom, do atacante Casinha, será no domingo (3), às 15 horas.

A esperança em Miquéias

Miquéias Souza Lima, 21 anos, atacante. É nesse atleta que o Belo Horizonte Futebol Clube deposita suas esperanças para buscar, no mínimo, a classificação para a próxima fase da Copa COE 2011. Nas duas participações da equipe na competição de futebol amador, o BHFC foi eliminado na primeira fase e para este ano, a expectativa é diferente. Muitos amistosos foram disputados para preparar a equipe para o torneio. A base do time foi mantida.

O mesmo acontece com o Vila Nova. A equipe do bairro São João manteve boa parte de seu elenco. As únicas baixam foram seus zagueiros, Thales e Dimitri. E esse fato preocupa a diretoria e a torcida do Vila. Essa será a quinta participação da equipe na competição. A melhor colocação do Vila Nova foi em 2007, quando ficou entre os oito melhores. O confronto entre Vila e BHFC, acontece às 17 horas, de domingo (3), no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Comunicado

O Esporte Pouso Alegre entrou em contato com o secretário de Cultura e Turismo de Pouso Alegre, Rafael Camargo Huhn, para questioná-lo em relação a realização de shows musicais no estádio Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

No entanto, o responsável pelos eventos culturais da cidade não respondeu as perguntas enviadas a ele, através da assessoria de comunicação da Prefeitura. Continuamos aguardando o seu posicionamento em relação ao fato.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Futebol

Equipes de PA dependem do Manduzão para disputarem a Segundona


A Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2011 vai começar apenas em julho. Mesmo faltando pouco mais de três meses para a bola rolar nos campos do interior de Minas Gerais, já se especula quais clubes vão participar do certame. Como o JD publicou em sua edição 1306, os três times profissionais de Pouso Alegre devem disputar a Segundona: Guarani FC, Pouso Alegre FC e EC Sul Minas.

No entanto, a participação das equipes pousoalegrenses na competição estadual este ano depende da liberação do estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão. De acordo com a diretoria das equipes de Pouso Alegre, o fato de ter que mandar os jogos em outras cidades, como aconteceu nos últimos anos, acaba sendo deficitário.

Além disso, segundo os dirigentes, os times da cidade encontram dificuldades em buscar patrocínios e também não podem contar com o apoio de suas torcidas nas arquibancadas, pois boa parte delas não tem condições de se deslocarem até outras cidades, como Poços de Caldas, Varginha, ou Santa Rita do Sapucaí para acompanhar as partidas.

Jessé Alexandre acompanhou a campanha do Pouso Alegre FC, equipe pela qual torce, na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 2009. Naquele ano, o Dragão do Sul de Minas teve que mandar seus jogos no certame estadual em Santa Rita do Sapucaí, no estádio municipal Erasmo Cabral. Agora em 2011, Jessé espera ver o rubro-negro jogando no estádio Manduzão.

“O gramado do Manduzão já foi reformado e está em perfeitas condições para a prática do futebol. Portanto, neste momento se faz necessário uma mudança drástica na questão da liberação do estádio para shows, pois quando acontece esse tipo de evento no local, o gramado fica em uma situação lastimável, o que pode gerar grandes custos para arrumar o gramado novamente”, analisa o torcedor.

Foto: PMMG

terça-feira, 29 de março de 2011

Futebol

Câmara marca audiência pública para discutir futuro do Manduzão

Maioria dos vereadores se solidariza com os esportistas de Pouso Alegre e vão cobrar medidas para proteger o estádio


O assunto Manduzão voltou à tona mais uma vez na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (29), vários vereadores falaram sobre o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, defendendo a utilização do local para a pratica esportiva e não somente para a realização de shows. Após a explanação dos vereadores, foi marcada uma audiência pública para debater a situação do Manduzão no próximo dia 13, às 18 horas.

A sugestão da audiência pública foi dada pelo vereador Hélio Carlos de Oliveira (PT) e aprovada de imediato pelos demais representantes. Hélio da Van explica que o Brasil irá receber nos próximos anos as mais importantes competições esportivas mundiais e Pouso Alegre possui um estádio de grande porte que merece mais atenção, pois poderia ser melhor utilizado indiretamente nesse período.

“Nós temos que unir forças para colocarmos um fim neste descaso com o Manduzão. Precisamos fazer um trabalho de recuperação do estádio e rever as condições da locação daquele espaço para as empresas que promovem os eventos”, afirma o vereador. Segundo ele, o valor do aluguel deveria ser revertido para a pasta de Esportes e Lazer e que o gramado fosse protegido durante os eventos, assim como as demais dependências.

Fabrício de Oliveira Machado (PT) é um dos vereadores que apóiam a ideia sugerida por Hélio da Van e completa, dizendo que a prioridade na utilização do Manduzão tem que ser a prática esportiva. “Infelizmente Pouso Alegre não possui um espaço especifico para a realização de shows. Precisamos criar essa área destinada aos eventos. Mas, enquanto não a temos, deveríamos cobrar a proteção do estádio”.

Para o secretário de Esporte e Lazer, João Batista Rodrigues a ideia é fazer do Manduzão uma arena esportiva com condições de receber clássicos do futebol brasileiro, além de competições nacionais e até mesmo internacionais de atletismo. “Não sou contra a realização de shows, mas é necessário que seja feito um contrato justo. Em todo contrato de locação, seja de uma casa ou de um ginásio, todo e qualquer dano ao bem locado deve ser ressarcido pelo locatário”, comenta João do Karatê.

Ainda de acordo com o secretário de Esportes e Lazer, será realizada na próxima semana uma análise vibracional da infraestrutura das arquibancadas do Manduzão, por uma empresa especializada e com equipamentos computadorizados de última geração. O gramado do estádio e os vestiários estão totalmente recuperados e neste fim de semana, o Manduzão volta a receber jogos.

No sábado (2), a equipe do Pousoalegrense, comandada pelos irmãos Grapete e Paulo Borges, faz sua estreia no Campeonato Mineiro Juvenil contra o Fluminense de Araguari. O jogo está marcado para o estádio municipal de Pouso Alegre. Existe a expectativa de que em maio seja realizado um amistoso com duas grandes equipes do futebol nacional no Manduzão. Mas, a realização desta partida depende da proibição do show de uma dupla sertaneja, programado também para o estádio.

Esportistas compareceram a sessão da Câmara de Pouso Alegre. Veja:

Futebol

Grandes de BH prometem voltar a jogar no Sul de Minas


A cidade de Varginha se tornou a capital mineira do futebol durante o último final de semana, quando recebeu o clássico entre América e Cruzeiro, vencido pela Raposa por 3 a 2. A partida que movimentou todo o Sul de Minas, teve a presença de torcedores de várias cidades da região, inclusive Pouso Alegre. O clima das arquibancadas do Melão agradou bastante os times de Belo Horizonte, que prometem voltar a jogar no sul do Estado.

Além do público recorde no Campeonato Mineiro, após a venda de 13 mil ingressos em menos de duas horas, a partida entre América e Cruzeiro provou que o Sul de Minas tem condições de receber grandes jogos, em especial a cidade de Varginha. O prefeito Corujinha pretende fazer da cidade e região um novo pólo do futebol mineiro e não vai medir esforços para isso acontecer.

Durante a estadia das delegações de América e Cruzeiro em Varginha, o prefeito municipal aproveitou para se reunir com as diretorias das equipes e ouviu elogios pelo trabalho que teve em trazer o jogo para o Sul de Minas. Segundo Corujinha, o estádio Melão ainda passará por melhorias, seguindo conselho do treinador do Cruzeiro, Cuca.

“Ainda não temos condições de fazer intervenções no gramado, já que temos recebido jogos do Boa pelo Módulo 2, mas vamos corrigir algumas imperfeições, de forma que o campo fique 100% em condições de receber grandes jogos novamente”. Além do gramado, Corujinha já entrou em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura para tentar ampliar a capacidade do Melão.

“O campo já recebeu mais de 25 mil pessoas, mas, como a colocação das cadeiras, teve a capacidade reduzida. No entanto, temos algumas áreas que podem ser adaptadas e ampliadas, de acordo com estudos técnicos. Temos a esperança de ampliar sua capacidade para cerca de 20 mil torcedores”, disse o prefeito.

O único ponto que chegou a ser questionado por um dos times foi à questão da venda dos ingressos. O América, mandante do último clássico, disponibilizou os ingressos para a venda e eles acabaram sendo vendidos de forma equivocada. O clube chegou a ser notificado pelo Ministério Público Estadual de Varginha.

Para a Promotoria de Justiça, o América não respeitou a lei estadual da meia-entrada, que garante direito a desconto no ingresso para estudantes e idosos. Segundo o MP, o clube teria que devolver metade do valor pago a todos que compraram o ingresso inteiro mesmo tendo direito à meia-entrada. O que chegou a ser feito antes da partida.

Este fato gerou um descontentamento por parte da diretoria do América, mas que não chega a atrapalhar uma possível volta do clube ao Sul de Minas. No entanto, segundo informações dos bastidores do clássico, o Coelho pretende mandar alguns de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro em outras cidades da região, até mesmo Pouso Alegre. Mas, para isso acontecer, o estádio Manduzão teria que ter condições de receber grandes jogos. Ainda de acordo com a imprensa da capital, Cruzeiro e Atlético também tem interesse em mandar algumas partidas no Sul de Minas.

Foto: Tiago Gonçalves

segunda-feira, 28 de março de 2011

Opinião

Chega de show, a bola tem que rolar


Chega de show no Manduzão! Agora é o momento dos esportistas e os apaixonados pelo futebol darem um basta nesta situação e se unirem para cobrar uma atitude do poder público de Pouso Alegre. O nosso estádio precisa ser utilizado para aquilo que foi construído, para a prática esportiva e não apenas para a realização de shows. O esporte não pode continuar sendo deixado de lado para que uma dezena de pessoas possa ganhar dinheiro e o serviço de recuperação do gramado seja jogado fora. Chega de show, a bola tem que rolar.

Futebol

São Geraldo surpreende e estreia com goleada na Copa COE


A segunda rodada da fase de grupos da Copa COE 2011 foi marcada pelas goleadas. Nas quatro partidas disputadas do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais no final de semana, foram marcados 22 gols. O destaque foi à vitória do São Geraldo sobre o Aliança no sábado (26). Helinho e Cia. comandaram a goleada de 4 a 0 sobre a equipe do bairro São João. O resultado surpreendeu a todos, ainda mais pelo bom futebol apresentado pela equipe do bairro São Geraldo, que está no grupo C da competição.

Com o pé direito

Em sua terceira participação na Copa COE de Futebol Amador, a equipe do São Geraldo queria manter a invencibilidade nas partidas de estréias. E conseguiu. Com muitas novidades em seu elenco, o São Geraldo tratou logo de assumir o comando do jogo. E de abrir o marcador. Aos 11 minutos, Helinho sofreu falta na intermediária. Ricardinho foi para a cobrança e aproveitando uma brecha no meio da barreira, bateu forte e fez 1 a 0 no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Durante os minutos seguintes o São Geraldo teve pleno domínio da partida. E as boas chances de ampliar a vantagem, criadas pelo meia Helinho e o atacante Kiki, foram brecadas pelo goleiro Juliano. No entanto, aos 33 minutos, o camisa 1 do Aliança não conseguiu defender o chute de Pardal. O meia do São Geraldo bateu da entrada da área, a bola desviou no zagueiro e enganou o goleiro: 2 a 0, placar levado para o intervalo.

Apesar de ter mais qualidade, o São Geraldo deu uma relaxada na marcação na volta para o segundo tempo. E o goleiro Irênio passou a ver os atacantes do Aliança mais de perto. Para a sorte do camisa 1, o time do bairro São João estava pouco inspirado, o que levava o técnico e presidente Vô à loucura. Bom para a torcida do São Geraldo, que apenas aguardava o apito final do jogo para comemorar a vitória.

Mas, antes do termino da partida, a equipe do São Geraldo voltou a marcar. Aos 42 minutos, após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para o lateral direito Thiaguinho colocar para o fundo da rede. Três minutos depois, o mesmo jogador cruzou para a área e o atacante Vanderlei, que tinha acabado de entrar, marcou de cabeça o quarto e último gol da partida, consolidando assim, a bela estreia de sua equipe na Copa COE 2011.

Outros resultados

O Santos Imbuía tomou sufoco. Mas conseguiu vencer o Paineiras por 3 a 1, de virada, na estreia das equipes na competição de futebol amador do bairro São João. No início da noite de sábado, a equipe de Chicaria teve dificuldades para triunfar, pois do outro lado estava o Paineiras com muitas novidades, dentre elas, Jandinho.

De Estiva, o meia veio para o estádio municipal Capitão Nelson Massafera com a missão de criar as jogadas para seus atacantes, mas Jandinho resolveu fazer gol. Aos 37 minutos, o meia recebeu dentro da área, deixou três zagueiros no chão e abriu o placar, no canto do arqueiro Matheus. Alegria na arquibancada que recebia um bom público.

Com o placar adverso, a equipe do Santos voltou com quatro modificações para a segunda etapa. As mudanças feitas por Chicaria surtiram efeito. Logo aos três minutos, o capitão da equipe santista, o meia Cleisson pegou o rebote do goleiro Coronel e colocou para o fundo da rede. A virada veio seis minutos depois com o atacante e estrela da equipe, Netinho. O camisa 10 também aproveitou um vacilo da defesa adversária, após bate-rebate, chutou cruzado para marcar.

Com a vitória parcial, o Santos passou a cadenciar a partida, voltando a marcar apenas no final da etapa final. Aos 43 minutos, Fábio tabelou com Netinho e bateu no canto do goleiro adversário: 3 a 1, placar final do duelo. O Santos Imbuía volta a jogar no dia 1º de maio, às 15 horas, contra o São Geraldo, partida esta que pode dar a classificação para o mata-mata ao vencedor. Paineiras e Aliança se enfrentam no mesmo dia, às 17 horas.

Pelo grupo D, jogaram no domingo Minas e AECO/Copasa, Sport São João e Estrela Azul. No primeiro duelo, vitória apertada do Minas, 2 a 1. Pereira e Edmar marcaram para a equipe do bairro São João, enquanto Thiago descontou para a AECO/Copasa. No duelo que fechou a rodada, foram marcados muitos gols. O Sport São João goleou o Estrela Azul por 7 a 4, com um show do atacante Nikimba, que marcou quatro gols. Leandro, Bruninho e Renato completam a goleada. Christian, Thiago, Márcio e Rodolfo ficaram os gols do Estrela Azul.

As equipe do grupo D, voltam a jogar no dia 30 de abril. Às 15 horas jogam Estrela Azul e AECO/Copasa e às 17, Sport São João e Minas. Quem vencer este segundo duelo, garante vaga nas oitavas de final da Copa COE 2011, o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

Foto: Cristiane Laurindo

Futebol

Cruzeirenses de Pouso Alegre fazem a festa em Varginha


Um grande jogo. Essa é a definição da partida entre América e Cruzeiro, realizada no estádio Melão, em Varginha, válida pela oitava rodada do Campeonato Mineiro, no último domingo (27). As equipes buscaram a vitória desde o início, e o placar de 3 a 2 a favor da equipe celeste fez justiça ao time que se apresentou mais ao ataque. O América também fez um bom jogo, mas, em determinados momentos, deixou o parte ofensiva de lado. Os gols do Cruzeiro foram marcados por Thiago Ribeiro, Léo e Montillo. O Coelho descontou com Leandro Ferreira, duas vezes.

A torcida que lotou o estádio viu uma partida muito movimentada, repleta de alternativas no placar. Os cruzeirenses de Pouso Alegre se fizeram presentes no Melão. A torcida Máfia Azul da cidade levou quase 90 pessoas, divididas em dois ônibus. Além deles, muitos foram com seus veículos próprios e ajudaram a lotar as arquibancadas do estádio de Varginha e puderam ver de perto os meias Roger e o argentino Montillo, responsáveis diretos pelos três pontos conquistados pelo Cruzeiro.

Futsal

Segunda rodada da Liga Arena é marcada por goleadas


A Liga Arena de Futsal, categoria feminina, teve a disputa de sua segunda rodada neste final de semana e a média de gols continuou alta. Jogado no ginásio poliesportivo da EM Dr. Ângelo Cônsoli, o CIEM de Fátima, as duas partidas femininas tiveram 18 gols marcados, uma média de nove por duelo.

Na primeira partida do fim de semana, no sábado (26), jogaram as equipes da Amigas FC e Padre Mário. E foi a equipe do bairro São Cristóvão que saiu vencedora do duelo. A goleada por 7 a 2, teve como destaque as atletas Daysa, Hellen e Carol, que marcaram dois gols cada para o Padre Mário.

No segundo duelo do dia, a equipe da AABB fez sua estreia na competição. As garotas comandadas pelo treinador Clóvis Massafera também golearam pelo placar de 7 a 2. A jogadora Carol, de Santa Rita de Caldas marcou quatro gols e já está no topo da artilharia da competição.

Agora as equipes voltam a jogar no próximo sábado (2). A AABB enfrenta a equipe do Capea, que folgou na última rodada, disputado no final de semana, às 15 horas. Logo depois, às 16, o Flamina também volta a jogar. A equipe do bairro Jardim Yara venceu seu primeiro confronto e agora tem a chance de seguir na ponta, ao lado da AABB, líder da competição.

Futebol Americano

"Gladiador" participa de teste no Vasco da Gama


O presidente e atleta do Pouso Alegre Gladiadores, Jonathas Silva Coelho, participou no último sábado (26) da seletiva do time de futebol americano do Vasco da Gama Patriotas, no Rio de Janeiro. Vários testes foram feitos para a seleção de novos atletas para a equipe carioca, que disputa o Torneio Touchdown, o campeonato brasileiro de futebol americano.

Além do pousoalegrense, estava presente no evento o diretor do Torneio Touchdown, André José Adler. Jonathas Silva Coelho aproveitou para anunciar a intenção da equipe de Pouso Alegre participar do campeonato brasileiro de futebol americano em 2012 e também na possibilidade de sediar novamente uma partida da competição este ano na cidade, assim como no ano passado.

domingo, 27 de março de 2011

Opinião

Chega de show, a bola tem que rolar

Estádio Mineirão fechado para reforma. Independência idem. Os times de Belo Horizonte não tem estádio para mandar suas partidas. A solução encontrada foi Sete Lagoas, a Arena do Jacaré. O local não agradou a todos. O trio América, Atlético e Cruzeiro buscaram alternativas. Uberlândia, Ipatinga e até mesmo Varginha foram apontadas como opções. Mas, e Pouso Alegre? A cidade que possui um dos maiores estádios de Minas Gerais não foi cogitada a nenhum momento para receber os duelos dos grandes de Belo Horizonte.

Abandonado pelas administrações passadas, o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o popular Manduzão, com capacidade para 26 mil torcedores, vem se deteriorando com o passar dos anos. O “elefante branco”, como é considerado por muitos na cidade, recebeu poucos jogos de futebol e muitos shows. As festas que dão lucro apenas aos seus organizadores, proporcionam um prejuízo enorme a Prefeitura e toda comunidade esportiva da cidade.

Em dezembro de 2010, João Batista Rodrigues, o João do Karatê assumiu a secretaria de Esportes e Lazer do município. Com uma carreira marcada pelas conquistas, o esportista agarrou a chance de mudar este triste cenário do esporte de Pouso Alegre. Uma de suas metas era fazer com que o Manduzão voltasse a receber jogos de futebol, para que as equipes não precisassem mais ir até outras cidades da região mandarem suas partidas, como aconteceu nos últimos anos.

Três meses depois de se tornar o líder da pasta de Esportes e Lazer, João do Karatê conseguiu recuperar o gramado do Manduzão, o que já permite aos times de Pouso Alegre mandarem seus jogos em competições estaduais e regionais e a realização de alguns amistosos. Mas, parece que isso vai acontecer apenas no mês de abril, pois em maio está programado para Pouso Alegre receber o show de uma dupla sertaneja. E adivinhem onde será realizado o evento musical? No estádio Manduzão.

Chega! Agora é o momento dos esportistas e os apaixonados pelo futebol darem um basta nesta situação e se unirem para cobrar uma atitude do poder público. O Manduzão precisa ser utilizado para aquilo que foi construído, para a prática esportiva e não apenas para a realização de shows. O esporte não pode continuar sendo deixado de lado para que uma dezena de pessoas possa ganhar dinheiro e o serviço de recuperação do gramado seja jogado fora. Chega de show, a bola tem que rolar.

Veja fotos de como o Manduzão está após a reforma em seu gramado:



Agora, fotos de como o Manduzão fica após a realização dos shows:



Em São Paulo, no estádio Morumbi, as empresas que organizam os eventos são obrigadas a protegerem o gramados e todas as dependências da arena. Veja: