sábado, 5 de fevereiro de 2011

Jornal EPA

Hoje é um dia de novidade para os amantes do esporte. O Esporte Pouso Alegre apresenta a seus visitantes, sua primeira edição em versão eletrônica. Boa leitura!


Vamos continuar ajudando a divulgar o esporte em Pouso Alegre.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Futebol

Pré-Copa COE começa neste domingo

Pela primeira vez em cinco anos de competição, a Copa COE terá uma repescagem. Denominada como ‘Pré-Copa COE’, a fase criada pelos organizadores do campeonato para dar chance a mais equipes de participarem do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, terá a participação de 15 times de Pouso Alegre e região, onde os três melhores avançam e se juntam com outros 29, já na fase de grupos.

A repescagem foi divididas em duas fases: na primeira, 14 equipes se enfrentam, onde saem sete para a próxima, que já conta com um time garantido através de sorteio. Quatro confrontos serão disputados na segunda fase da repescagem, para definir as equipes que avançam à Copa COE, que começa no dia 19 de março.

Os jogos

As primeiras partidas da “Pré-Copa COE” começam neste domingo (6), no Campo do Polvilho, no bairro dos Afonsos e serão entre Napoli e Bangu, às 9h30min, seguindo pelos confrontos de União e Natércia, às 11h30min, Juventus e Mandu, às 13h30min e às 15h30min, Alcabyte e Sport.

As partidas da primeira fase da repescagem continuam no dia 13, com São Cristóvão e Guarani, às 9h30min, Pousoalegrense e São João, às 11h30min e às 13h30min, Atlético Gabiroval e Desportivo Borda da Mata. A segunda fase da Pré-Copa 2011 será disputada no dia 20 de fevereiro. Através de sorteio, a equipe do Santarritense garantiu vaga nesta fase da repescagem, que terá quatro confrontos. As três melhores equipes, de acordo com o critério de desempate (melhor saldo de gols e maior número de gols pró), avançam para a fase de grupos.

A princípio, a “Pré-Copa COE” seria disputada no “Campo da Érica”, no bairro Chaves, porém devido a problemas não divulgados pela Comissão Organizadora de Esportes, a COE e a Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, a Acelempa, entidades que promovem a competição, os jogos tiveram que mudar de local.

O Campo do Polvilho Três Irmãos, no bairro dos Afonsos, zona rural de Pouso Alegre, que vai receber os jogos da repescagem, foi criado em 1996 e oferece todas as condições para a disputa da fase que irá definir os três últimos clubes que vão participar da Copa COE. “Procuramos o João Polvilho para saber se poderíamos levar os jogos para lá e ele aceitou no mesmo instante”, afirma Clóvis Massafera Pereira, presidente da COE e da Acelempa.

Futebol

Aranha deve estrear pelo Santos neste sábado


O pousoalegrense Aranha pode fazer sua estreia com a camisa do Santos FC na noite deste sábado (5), diante do Santo André, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Após se recuperar de uma pequena lesão no dedo indicador da mão esquerda, o goleiro deve fazer seu primeiro jogo pelo Peixe, devido à expulsão do goleiro Rafael, fato que aconteceu na última quarta-feira (2), contra a Ponte Preta.

Segundo o médico santista Rodrigo Zogaib, Aranha está liberado para ficar à disposição do técnico Adilson Batista para o confronto contra o Ramalhão. “Aranha teve há quatro semanas uma lesão no dedo e precisou imobilizar. O tratamento demora seis semanas e termina na semana que vem. Ontem, conversei com a comissão e vamos adiantar um pouco. Ele tem treinado normalmente. Então, deve participar do próximo jogo”, disse Zogaib.

Apresentado a torcida santista no último dia 10, Aranha sempre buscou a titularidade no Peixe com respeito aos demais companheiros. “Estou aqui para trabalhar honestamente. Vou estar sempre buscando a vaga de titular, assim como o Rafael, o Vladimir e o Samuel. Acho que trabalhando com respeito a gente só tem a crescer”, disse o pousoalegrense durante sua apresentação.

Aos 30 anos, Aranha tem idade semelhante à de nomes como Gilmar e Rodolfo Rodriguez, que quando chegaram ao Santos, brilharam com a camisa alvinegra. Coincidências à parte, o goleiro apelidado pelo saudoso Airton Custódio, espera ter uma passagem marcante no Peixe e cumprir o contrato com o clube praiano, que vai até dezembro de 2012, com opção de renovação por mais um ano.

Foto: Santos FC

Futebol Americano

De volta à ativa
Equipe de futebol americano de Pouso Alegre retoma suas atividades neste fim de semana


Criado no último ano por um grupo de amigos apaixonados por futebol americano, o Pouso Alegre Gladiators dá início em suas atividades no ano de 2011 neste fim de semana. A equipe, que é considerada a primeira da modalidade no Sul de Minas, está repleta de novidades, que vão desde o nome, até a aquisição de equipamentos profissionais para os atletas.

Para Jonathas Silva Coelho, um dos fundadores da equipe de futebol americano de Pouso Alegre, a inovação mais expressiva é em relação ao nome. “Resolvemos mudar o nome da equipe para Pouso Alegre Gladiadores. Acreditamos que isso vai facilitar para a população de nossa cidade se identificar e até mesmo pronunciar o nosso nome”, comenta. Além disso, os diretores da equipe pretendem reformular o escudo.

Outra meta do agora Pouso Alegre Gladiadores é equipar todos os atletas até o início do segundo semestre, para poderem disputar um maior número de amistosos. Segundo Jonathas, o elenco da equipe ainda não foi fechado. Quem se interessar em participar dos treinamentos e consequentemente dos jogos, podem comparecer aos treinos que acontecem todos os sábados no campo da Univás, na Unidade Fátima.

No entanto, excepcionalmente, neste sábado (5), o treino do Pouso Alegre Gladiadores, o primeiro da temporada 2011, será realizado no Clube de Campo Pouso Alegre. As atividades começam às 14 horas.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Futsal

Em duelo emocionante, Tijuca é eliminada da Taça Minas/SP


Depois de eliminar o rival Tradição nas quartas de final da Taça Minas/São Paulo de Futsal, tradicional competição disputada em Paraisópolis, a equipe da Tijuca enfrentou na noite desta quarta-feira (2) o EC São José, da cidade de São José dos Campos/SP pela semifinal e acabou sendo derrotada e eliminada.

Mesmo sem contar com a qualidade de Xoxola, João Paulo e Tchonda, a Tijuca equilibrou o duelo contra o São José, equipe profissional, fazendo o melhor jogo do campeonato. Com gols de Mandi (duas vezes), Dudu, Vinícius e Juliano, os pousoalegrenses perderam a partida nos último 30 segundos, quando os paulistas fizeram o sexto gol: 6 a 5.

Para Tchurly, goleiro da Tijuca, a equipe foi derrotada pelos detalhes. “Fizemos dois gols contra na primeira etapa. Mas, na realidade, perdemos fazendo uma boa atuação, pois nossa equipe brigou o tempo todo e jogamos de igual para igual com o São José”, comenta o camisa 1, que tentou evitar a eliminação, mas não conseguiu parar o time que é sete vezes campeão da Taça Minas/São Paulo.

A Tijuca disputou o campeonato com Tchurly, Juliano, Mandi, Vinicius, Helinho, Dudu e Levini. A final será disputada nesta sexta-feira (4) entre EC São José, o algoz da Tijuca e Cambuí.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Futsal

Tijuca vence Tradição e está na semifinal da Taça Minas/SP


Se no feminino, Pouso Alegre ficou sem representante na Taça Minas/São Paulo de Futsal, com a derrota da AABB para Aparecida na última semana, no masculino a Tijuca segue em busca do título. Jogando nesta terça-feira (1) contra a equipe da Tradição, também de Pouso Alegre, a Tijuca venceu nos pênaltis e se classificou para a semifinal da competição.

A partida que era para ter sido realizada na segunda-feira (31) em Paraisópolis, cidade sede da competição, não aconteceu devido à falta de energia na cidade. Como o confronto era entre duas equipes pousoalegrenses, a organização do campeonato resolveu mudar o local da partida para o ginásio poliesportivo do Clube de Campo Fernão Dias.

Com a bola rolando em Pouso Alegre, as equipes fizeram uma partida equilibrada, com várias chances para ambos os lados. A Tijuca saiu na frente com Mandi, ainda na primeira etapa. No segundo tempo, a Tradição empatou com Lucas e virou com Jacarezinho. Mas, no fim da partida, Juliano igualou o placar em 2 a 2.

Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, quem levou a melhor foi a Tijuca. O grande nome nas penalidades foi o goleiro Tchurly, que defendeu a cobrança de Carlos. Juliano, Dudu e Mandi marcaram para a Tijuca, classificando a equipe para a semifinal da competição.

O novo duelo dos pousoalegrenses foi disputado nesta quarta-feira (2), contra o EC São José, de São José dos Campos/SP, mas até o fechamento desta edição não tinha se encerrado. A equipe paulista possui vários jogadores profissionais, entre eles, o pivô Keké, que tem passagens pelo Corinthians. E na primeira fase, as equipes já tinham se enfrentado, quando o São José venceu por 5 a 1.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Atletismo

Atletas pousoalegrenses participam de corrida no interior de São Paulo


A equipe de atletismo de Pouso Alegre participou no último sábado (29) da quadragésima quarta edição da Corrida de Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus dos Perdões, interior de São Paulo. Cinco atletas pousoalegrenses se destacaram e elevaram mais uma vez o nome da cidade no cenário esportivo nacional.

Em um percurso de 8.600 metros, a atleta Ângela Maria Ribeiro conquistou a 10ª colocação geral e a 2ª da sua categoria. Nas categorias até 15 anos, em trajetos menores, os atletas de Pouso Alegre que se destacaram foram Thiago Lima, campeão entre os competidores de 11 a 13 anos, Gabrielle de Souza Tomaz, campeã no feminino e Ana Carolina Lisboa, vice, além de Welvelton da Silva, quarto colocação até 10 anos.

Segundo o treinador da equipe de atletismo de Pouso Alegre, Célio Rodrigues de Lima, a participação na Corrida de Bom Jesus dos Perdões foi excelente. “Depois de um período de treinamento entre os meses de dezembro e janeiro, conseguimos começar as competição de 2011 muito bem”, comenta.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Futsal

Treinador de PA realiza estágio na equipe de Futsal do Santos FC


Com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e adquirir mais experiência, André Barreto, treinador da equipe de futsal de Pouso Alegre, realiza na cidade de Santos, um curso ministrado pelo treinador Fernando Ferretti. Além de observar os trabalhos específicos dos atletas, André Barreto tem palestras todos os dias com o ex-treinador da Seleção Brasileira e quatro vezes campeão da Liga Nacional.

“Ao todo serão 10 dias acompanhando a pré-temporada da equipe do Santos. Cheguei no dia 26 e ficarei até no próximo domingo. Pretendo levar o que estou aprendendo aqui para os treinos em Pouso Alegre. São ensinamentos muito bons de noção de jogo, velocidade, marcação”, disse André Barreto. Além disso, o treinador pode conferir de perto a categoria de jogadores da seleção, como Falcão, Vandinho, Índio e Ricardo
Neto.