sábado, 10 de dezembro de 2011

Bate-Bola

Ex-lateral do PAFC, Nonato deixa as "peladas" de lado e foca no futevôlei

Há mais de 20 anos em MInas, Nonato brinca que, se voltar para Mossoró, ninguém o reconheceria; agora, ele se dedica a novo hobby, que também virou negócio


 
Em 1990, quando o Pouso Alegre FC se preparava para disputar o Campeonato Mineiro, o rubro-negro recebeu um jovem atleta vindo do Rio Grande do Norte para compor seu elenco. Raimundo Nonato da Silva, ou apenas Nonato, como era tratado aquele lateral de 1,69 metro, tinha sido emprestado pelo ABC de Natal. Assim como o Dragão, naquele ano o lateral se destacou na elite do mineiro, chamando a atenção dos grandes clubes nacionais.

Após a disputa do Estadual, a diretoria do Pouso Alegre FC adquiriu seu passe e repassou ao Cruzeiro, onde o lateral se tornaria ídolo e capitão. Passados mais de 20 anos, Nonato ainda vive em Belo Horizonte, cidade em que passou os melhores anos de sua vida e constituiu sua família. “Se eu voltar para Mossoró um dia, cidade onde nasci, acho que ninguém vai me reconhecer (risos)”, brinca o ex-camisa 6.

“Aqui saio na rua e todo mundo demonstra um carinho enorme. Gosto muito de Belo Horizonte, sou bem tratado e reconhecido. É muito bom morar aqui”, completa. Aposentado desde 2002, quando deixou o ABC, de Natal, o ex-lateral voltou para Minas e virou figurinha fácil em “peladas” na capital, assim como outros jogadores. Contudo, ele agora está focado em outra modalidade esportiva.

“Meu negócio agora é o futevôlei. Futebol, para mim, só quando sou contratado e pago mesmo para algum evento, por prefeituras ou empresas. Gosto mais do futevôlei, porque não tem contato físico, são dois para cada lado”, revela. As peladas, segundo Nonato, passaram a ser desgastantes. “Você vai jogar e vê muito cara novo que olha um ex-jogador do outro lado e quer tirar proveito de você em cima da juventude”, explica.

O antigo camisa 6 vê no futevôlei um hobby e também uma oportunidade de negócio. “Queremos realizar a Copa do Brasil de futevôlei em Minas Gerais. Serão as 14 melhores duplas do ranking do país, mais seis duplas aqui do estado”, conta. Segundo Nonato, outros ex-jogadores estão virando adeptos da modalidade, como Milagres, ex-América, os antigos cruzeirenses Nelinho e Jefferson Feijão, além dos ex-alvinegros Éder Aleixo e Júnior.

O esporte nasceu na praia e tem como ícones os ex-ídolos do futebol carioca, Renato Gaúcho e Romário. Mas, em Minas Gerais, Nonato garante que também é fácil jogar. “Tem muitas quadras de areia particulares que a gente joga. Nos clubes também é fácil achar”, explica. Boa praça, Nonato se relaciona bem com muitos ex-jogadores. Por conta disso, ele também vê outra oportunidade de negócio.

“Estou montando, para o ano que vem uma seleção mineira de futebol máster. A gente vai poder ser contratado e terá um cachê dividido entre os jogadores”. Além do empreendedorismo no meio esportivo, o ex-jogador também cuida de uma empresa chamada Not Distribuidora. Ele é responsável pela distribuição de um chá anti ressaca francês em Minas Gerais e também tem um braço que faz pesquisas de avaliação de mercado.

Do Rio Grande no Norte a Minas Gerais

Nonato começou a jogar futebol no Baraúnas, da sua cidade natal, Mossoró, no Rio Grande do Norte. Depois de passagem pelo ABC, de Natal, ele chegou ao Pouso Alegre FC. “O Pedro Assunção, ex-diretor do Cruzeiro, foi me ver jogar em Natal, pelo ABC. Gostou, trouxe a fita e mostrou para o Ênio Andrade (técnico celeste da época). Mas não tinha como eu vir, em 1989. Acabou que o Pedro me indicou para o Pouse Alegre. Fomos bem no Campeonato Mineiro. Em 1990, o Ênio deixou o clube e eu fui contratado”, recorda.

Pelo Dragão do Sul de Minas, Nonato lembra que ter atuado bem contra o Atlético foi importante para ganhar notoriedade. “Em um jogo, no aniversário do Atlético, vencemos no Mineirão por 2 a 1. Em casa, empatamos por 3 a 3. Foram boas partidas”. Na época, Nonato já era lateral-esquerdo, mesmo tendo a perna direita como a principal. Ele conta como chegou na camisa 6.

“Na realidade, eu sempre fui meia, quando pequeno. No campeonato de bairro, eu era camisa 10. Mas fiz teste no Baraúnas e, como tinha muita gente para treinar, o técnico me perguntou se eu podia ser lateral-direito. Disse que tudo bem e fui aprovado. Saí do Baraúnas e fui para um outro time de base de lá. Nesse clube, eu era o coringa. Se faltasse volante, eu jogava, centroavante, a mesma coisa. Então, o lateral-esquerdo do time começou a faltar muito e eu me firmei nessa posição. Acabei chamando a atenção do ABC com a camisa 6”, conta.

Nonato defendeu, pela ordem: Baraúnas, ABC, Pouso Alegre FC, Cruzeiro, Fluminense, Etti Jundiaí (atual Paulista), Villa Nova, Ipatinga, Guarani de Divinópolis, América-RN e ABC, de novo, em 2002, quando encerrou a carreira.

Títulos importantes na carreira

Grande capitão do Cruzeiro nos anos 90, Nonato foi responsável por levantar muitas taças de um período áureo do clube. Foram muitas conquistas, como duas Supercopas, duas Copas do Brasil, quatro Mineiros, uma Copa Ouro e uma Copa Libertadores.

De todos os títulos, Nonato lembra com carinho da Copa do Brasil de 1996. “O mais importante foi a Libertadores. Agora, o mais marcante foi essa Copa do Brasil de 1996. O Palmeiras tinha um grande time e todo mundo já dava a vitória deles como certa. Já tinha até uma boate reservada para eles comemorarem. Ganhamos no Parque Antártica por 2 a 1 e ficamos com a taça”.

Nonato foi o responsável por levanta-la. Contudo, no ano seguinte, a missão de erguer o troféu ficou com Wilson Gottardo. “Quando ele estreou, eu estava machucado e o Paulo Autuori deu a faixa para ele. Depois, quando eu voltei, ele decidiu que permaneceria com o Gottardo”, explica o ex-lateral.

Mas o camisa 6 sempre foi jogador de bom trato e garante que deixou muitos amigos no mundo da bola. “Sou nordestino e fiz amizade com muita gente mesmo. Amigo mesmo é o Luis Fernando, Vitor, Dida, Marcelo Ramos, Da Silva, Roberto Gaúcho... São jogadores que ficaram marcados com o tempo, além de vários outros também”, diz.

Com informações do Superesportes

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Futebol

Campeonato Municipal de Futebol de Base vai conhecer seus campeões



Neste sábado (10), o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, será palco das finais do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio. A competição promovida pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, através da Secretaria de Esportes e Lazer, reuniu centenas de jovens pousoalegrenses e após a disputa de 107 partidas em quatro estádio da cidade, chega a sua grande decisão.

Pela categoria sub-15, a final da competição será disputada entre RA Soccer e Forcraques FC, que para chegar a decisão atropelou no último sábado (3), o Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias, ao vencer por 6 a 0, confirmando assim seu favoritismo. No mesmo dia, o RA Soccer conseguiu superar por 1 a 0 a equipe do Pousoalegrense FC, que tinha a vantagem do empate na semifinal. A decisão desta categoria será às 15h30min.

Antes dos garotos sub-15 entrarem em campo, às 14 horas terá início a final da categoria sub-13. A partida decisiva dessa categoria será disputada entre RA Soccer e Estrela Azul, que surpreendeu a todos, ao chegar na semifinal do Campeonato Municipal e bater o Santos Independente pelo placar de 2 a 1. Já o RA Soccer não teve tanta dificuldade de vencer o Pousoalegrense FC na semifinal, goleando por 4 a 1.

Terceiro lugar

Além das decisões das categorias sub-13 e sub-15, o Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio, terá na manhã de sábado (10), a disputa dos terceiros lugares. Às 9 horas, pelo categoria sub-13, o Pousoalegrense FC enfrenta o Santos Independente, no estádio Manduzão. No mesmo local, às 10h30min, o Pousoalegrense FC e Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias disputam a terceira posição na categoria sub-15.

Números

21 equipes (10 na sub-13 e 11 na sub-15) iniciaram a disputa do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio, em 6 de agosto, Dia de São Bom Jesus, padroeiro de Pouso Alegre. Depois de cinco meses de competição, foram disputados 107 jogos em quatro estádios municipais, onde foi alcançada a incrível marca de 544 gols marcados, tendo cinco gols, em média, por partida.

Futebol

Futebol solidário em Congonhal


 
Com a chegada do Natal, as ações dos apaixonados pela bola se voltam para as questões sociais. Em Congonhal, será realizada no domingo (11), a partir das 13 horas, uma tarde esportiva beneficente, em prol do jovem Luan Henrique, que há dois meses se encontra internado em um hospital de São Paulo para tratar de uma grave doença no cérebro.

Ao todo serão disputados três jogos no estádio municipal Gerson da Silva. O primeiro será entre garotas de Pouso Alegre e Congonhal, depois entre as equipes veteranas das duas cidades e por último o duelo entre a seleção da casa e Pouso Alegre. A entrada para acompanhar os jogos será feita através da troca de um quilo de alimento não perecível, ou fraudas descartáveis e lenços umedecidos.

Atletismo

Corrida Pousoalegrinho vai reunir centenas de jovens

Pela primeira vez, será realizada na cidade a Corrida Pousoalegrinho. O evento de atletismo vai acontecer neste sábado (10), a partir das 8h30min, no Parque Natural de Pouso Alegre, o antigo Horto Florestal. Com o objetivo de estimular a pratica esportiva, a corrida promovida pela Prefeitura Municipal vai reunir centenas de crianças e adolescentes da cidade.

Segundo os organizadores, o evento segue os moldes da São Silvestrinha. Assim como na tradicional corrida disputada em São Paulo, que também é destinada aos jovens de cinco a 16 anos, a Pousoalegrinho será dividida em várias categorias. Todos os corredores receberão medalhas por participação e os campeões serão premiados com troféus em cada categoria.

A Corrida Pousoalegrinho faz parte da reinauguração do Horto Florestal, que agora irá se chamar Parque Natural de Pouso Alegre. Além do evento de atletismo, será aberta neste sábado (10), a partir das 10 horas, a tirolesa para crianças e adultos, um espaço para caminhada, além dos aparelhos de ginástica ao ar livre e uma área de reeducação ambiental.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Futebol

Copa Integração começa neste domingo, em Ipuíuna



A Copa Integração de Futebol Amador terá início neste próximo domingo (11) com a participação de seis clubes do Sul de Minas. Andorinha FC, Congonhal EC, ECO Ouro Fino, duas equipes do Pousoalegrense FC e Santarritense FC estão na disputa do título da competição, que marca a volta da Liga Esportiva de Pouso Alegre, a LEPA, entidade responsável pela administração do esporte na cidade e região.

As seis equipes da Copa Integração foram conhecidas no arbitral realizado no último mês em Pouso Alegre. Na ocasião, além de definir os participantes, foi estabelecido à fórmula de disputa do campeonato, que foi dividido em duas fases. Na primeira, serão dois grupos iguais, onde as equipes se enfrentarão em turno e returno. As melhores equipes de cada chave avançam para a segunda fase do torneio, que é a final, disputada em dois jogos.

A partida de estreia do campeonato será disputada entre Andorinha FC e Pousoalegrense FC. O duelo vai acontecer no estádio municipal Genésio Dória Ramos, em Ipuíuna, casa do Andorinha FC, no domingo (11), às 16 horas. As duas equipes estão no grupo A da Copa Integração, que conta também com Congonhal EC. O grupo B é composto por Pousoalegrense FC “B”, Santarritense FC e ECO Ouro Fino.

Para o presidente da Liga Esportiva, Roberto Aparecido da Silva, a realização da Copa Integração é importante para o esporte sulmineiro, pois as equipes estão se preparando bem para a disputa e a expectativa é que grandes jogos sejam disputados. “Creio que tudo que é feito pelo esporte seja válido, desde que haja harmonia em tudo que se planeje. As equipes estão correspondendo, sendo assim teremos um evento esportivo muito interessante e empolgante”.

Por consequência de outras competições que se encerram durante este final de semana, algumas das equipes participantes não poderão comparecer na abertura oficial da Copa Integração de Futebol Amador. No entanto, a Liga Esportiva de Pouso Alegre e a prefeitura de Ipuíuna esperam receber um bom público no estádio municipal da cidade, visto que domingo (11) é véspera de feriado em Ipuíuna, que comemora 58 anos de emancipação na segunda-feira (12).

“Convido a todas as pessoas que gostam de esporte levado a sério e que queiram ver a nossa região crescendo no amador e no profissional, para prestigiar a abertura do campeonato e também os demais trabalhos que a Liga estará desenvolvendo em 2012. Quero agradecer às pessoas envolvidas para que este evento pudesse acontecer, como a imprensa e também a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre”, comenta o presidente da LEPA.

日本のクモ

Sob frio, elenco do Santos FC faz primeiro treino no Japão



Sob muito frio, a equipe do Santos FC fez seu primeiro treino em Nagoya, no Japão. Os termômetros marcavam 11ºC, às 17 horas (6 horas no horário de Brasília), quando começava o treinamento no Mizuno Stadium. Na primeira atividade em solo japonês, o técnico Muricy Ramalho realizou apenas exercícios técnicos.

Enquanto os goleiros fizeram treinamento específico, os jogadores de linha executaram variações de exercícios em espaço reduzido. Como não houve coletivo, Muricy Ramalho ainda não deu pistas da equipe que pretende armar para a estreia santista no Mundial de Clubes de Fifa, no dia 14.

Após a atividade, a Comissão Técnica do Santos FC foi para para Toyota, cidade vizinha a Nagoya, para assistir ao confronto entre Auckland City, da Nova Zelândia, e Kashiwa Reysol, do Japão, pela abertura do Mundial de Clubes. A equipe japonesa venceu por 2 a 0 e vai encarar o Monterrey, do México, no próximo domingo (11) em jogo válido pelas quartas de final do torneio. O vencedor enfrenta o Peixe na semifinal, no próximo dia 14.

Com informações Santos FC

Karatê

Jéssica da Dalt será homenageada pelo COB



Após ser recebida pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em novembro, Jéssica da Dalt Cândido, a carateca pousoalegrense, será homenageada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no próximo dia 19. O evento irá transformar o Theatro Municipal do Rio de Janeiro em um grande pódio para os medalhistas brasileiros do Pan de Guadalajara. A homenagem prestada pelo COB pretende registrar a determinação, dedicação e disciplina dos campeões olímpicos, no qual Jéssica da Dalt está incluída.

O desempenho da pousoalegrense nos Jogos Pan Americanos, continua rendendo momentos inesquecíveis à atleta. Estreante na competição, a mineira de 20 anos tornou-se a carateca mais nova na história do karatê brasileiro a conquistar uma medalha nas Olimpíadas das Américas, a caçula da Seleção Brasileira de Karatê Adulto se prepara para a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico 2011, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 Aos seis anos de idade, a jovem começou sua trajetória no karatê, através do Projeto Esporte Solidário Minas-kan/BIOLAB, que há sete anos reúne cerca de 700 jovens de baixa renda para praticar esporte e, ao mesmo tempo, receber conceitos de disciplina, educação, cidadania e respeito ao próximo. O Projeto é uma das iniciativas sociais da Biolab que já beneficiaram aproximadamente 100 mil pessoas, a partir do investimento superior a R$ 20 milhões nas áreas de saúde, cultura, meio ambiente e esporte.

Hoje, aos 20 anos, Jéssica é nove vezes campeã mineira, seis vezes campeã brasileira, tricampeã sulamericana (individual), tricampeã panamericana (individual), campeã sulamericana e panamericana por equipe. Em outubro, participou de campeonatos na Turquia e na Alemanha e, no mesmo mês, conquistou o bronze em sua estreia nos Jogos Pan Americanos.

Com informações de assessorias

Karatê

Pouso Alegre se destaca na última etapa do Campeonato Mineiro



Alunos da Academia de Karatê Dan Kyu, juntamente com jovens do projeto social Prosan, participaram no último final de semana da quinta e última etapa do Campeonato Mineiro de Karatê. Os pequenos caratecas, comandados pelo professor Nelci, se destacaram em Varginha, sede da competição, que foi organizada pela Federação Mineira de Karatê do Interestilo e que é presidida pelo sensei Fábio Ribeiro.

Ao todo, os 10 atletas pousoalegrenses que participaram da competição estadual, conquistaram 22 medalhas, sendo quatro de ouro, nove de prata e nove de bronze. Na modalidade feminina, Joseane ficou em 2º Lugar em Kata e 1º Lugar em Kumite, Vitória conquistou o 1º Lugar em Kata e 3º Lugar em Kumite, Wanessa em 3º Lugar em kata e kumite, Ana Luiza, 2º Lugar em Kata 1º Lugar em kumite, Ana Julia ficou com o  1º Lugar em kata e 2º Lugar em kumite.

Já na modalidade masculina, Bruno Rezende conquistou o 2º Lugar em kata e 2º em Kumite, Felipe Kobayashi, 3º Lugar em Kata, Felipe Costa 3º Lugar em Kata e Kumite. E no kata em equipe, Ana Julia, Felipe Kobayashi e Luiz Augusto ficaram em 2º Lugar e Bruno, Wanessa e Ana Luiza ficaram com o 3º Lugar. O professor Nelci atuou como árbitro no evento e também participou como atleta, ficando em 2º Lugar em Kata.

日本のクモ

Santos FC chega ao Japão para disputa do Mundial de Clubes da Fifa



A delegação do Santos FC já chegou ao Japão para disputar o Mundial de Clubes da Fifa. Depois de dois dias de viagem, com uma parada em Frankfurt, na Alemanha, o time do técnico Muricy Ramalho desembarcou no Aeroporto Internacional de Nagoya na noite de quarta-feira (7). Hospedado no hotel Hilton Nagoya, o elenco santista descansa poucas horas antes de seu primeiro treinamento em solo japonês, às 4 horas da manhã, no horário de Brasília. A atividade no Centro de Treinamento Mizuno, não será aberta à imprensa.

Com informações Santos FC

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Futebol

Acertado com Sporting Cristal, Lê volta a Pouso Alegre para operar



Leandro Franco, o pousoalegrense que se tornou ídolo no futebol peruano em 2011, acertou na última semana um contrato com o Sporting Cristal, um dos clubes mais tradicionais do país, dono de 15 títulos nacionais, para a disputa da próxima temporada. No entanto, durante os exames médicos feito pelo clube vice-campeão da Taça Libertadores da América em 1997, foi diagnosticado um rompimento nos ligamentos do joelho direito do atleta.

O risco de ter o contrato desfeito chegou a ser noticiado pela imprensa local, mas na segunda-feira (5), o gerente de futebol do Sporting Cristal, Carlos Benavides, esclareceu o fato, dizendo  que o meia será jogador do clube em 2012, mesmo com a contusão. “Não sabemos ao certo quanto tempo levará sua recuperação, mas Leandro Franco é um excelente atleta e uma boa pessoa. Ele terá um contrato especial com o Cristal”, comentou.

Lê deve chegar a Pouso Alegre nesta quarta-feira (6). O atleta voltou ao Brasil para se submeter à cirurgia no joelho, que deve tirá-lo dos gramados durante o primeiro semestre de 2012. “Eu não esperava por isso. Estava realizado meu sonho, que era jogar em um grande clube como o Cristal. Vou precisar de muita força para superar esse momento”, disse em entrevista a imprensa local, ainda no aeroporto de Lima, capital de Peru.

Durante a conversa com os jornalistas, Lê disse que sentiu uma dor no joelho durante a partida do Sport Boys, seu ex-clube, diante do Cobresol, pelo Campeonato Peruano. “Naquele jogo não dei tanta importância para a dor, consegui disputar mais sete partidas bem. Mas não sabia que estava jogando com os ligamentos cruzados rompidos. Acredito que a minha musculatura me ajudou a suportar esse período”, completou.   

Cobiçado no Peru e sondagem brasileira

Com oito gols marcados com a camisa do Sport Boys, no segundo turno do Campeonato Peruano, Lê se tornou rapidamente ídolo da torcida e um dos jogadores mais cobiçados do futebol local. No último mês, quando ainda restavam três rodadas para o termino do certame nacional, o pousoalegrense, que ajudou sua equipe a escapar do rebaixamento, disse que não iria continuar no “Los Rosados” e se emocionou diante das câmeras.

A partir de sua declaração, o LF9, como era tratado pela imprensa e torcedores, passou a ser procurado por diversos clubes. Além do Sporting Cristal, com quem o pousoalegrense acertou para a próxima temporada, outras equipes da elite local também demonstraram interesse em contar com o atleta, caso do Juan Aurich e León de Huánuco, que este ano disputou a Taça Libertadores da América, sendo eliminado na primeira fase.

Além do interesse dos clubes peruanos, o pousoalegrense chegou a ser procurado pelo Guarani de Campinas, clube que defendeu em 2007. De acordo com a imprensa peruana, a proposta feita pelo Bugre, que este ano disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, balançou o atleta, que através de seu empresário tomou conhecimento dos valores e quase retornou ao clube que também é ídolo.


Confira a entrevista com Lê, feita pela rede de televisão CMD, onde o atleta fala sobre sua contusão e a expectativa de vestir a camisa do Sporting Cristal:

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Futebol

Nos pênaltis, Ponte Preta bate CAPEA e é campeã no São Cristóvão


 
A Copa São Cristóvão de Futebol Amador conheceu neste domingo (4) mais um campeão. A Ponte Preta ficou com o título de mais uma importante competição esportiva disputada em Pouso Alegre, ao superar a CAPEA nos pênaltis. Durante o tempo normal, as equipes empataram em 1 a 1, e nas cobranças a Macaquinha do bairro São João levou a melhor ao fazer 4 a 1. A final foi disputada no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no bairro São Cristóvão, e contou com a presença de dezenas de torcedores.

O jogo

Invicta na competição, a Ponte Preta iniciou a decisão sufocando a CAPEA. Contando com o habilidoso meia Airan, a Macaquinha criou algumas oportunidades de gols nos minutos iniciais. No entanto, o goleiro Glaydson estava atento e evitou a rede balançar. Já a equipe do Cidade Jardim, levou algum tempo para se encontrar em jogo. Com muitos erros de passe, a CAPEA chegou pouco e sem perigo ao gol adversário, que era defendido por Branco. Com isso, a primeira etapa do jogo terminou em 0 a 0.

Já no segundo tempo, o treinador Bito efetuou mudanças na CAPEA. Os jovens irmãos, Wellington e William entraram na partida e a equipe do Cidade Jardim passou a chegar com mais perigo ao gol adversário. Branco evitou três grandes oportunidades de gols feitas pela CAPEA e viu sua equipe, em um rápido contra-ataque, abrir o placar no estádio Chicão. Aos 15 minutos, Airan entrou na área, limpou a marcação e bateu no canto do goleiro Glaydson, que apenas olhou a bola balançar a rede.

Mesmo em vantagem, a Ponte Preta passou a pressionar o adversário. No entanto, quando a equipe estava próxima de ampliar o placar, o atacante William cometeu uma falta desnecessária no campo de ataque, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a menos, a Macaquinha recuou e permitiu que a CAPEA voltasse a atacar. Nervosos, os jogadores da equipe do bairro Cidade Jardim só conseguiram chegar ao gol de Branco através da bola parada.

Aos 33 minutos, após cobrança de escanteio e o bate-rebate dentro da área, Wellington mandou a bola na trave. Mas, no lance seguinte, dois minutos depois, o mesmo Wellington não desperdiçou. Em cobrança de falta do meia Baiano, o atacante desviou o chute, tirando a bola do goleiro Branco e mandando para o fundo da rede. Até o apito final do árbitro Marcelo Denner, o Bodinho, as equipes ainda fizeram novas investidas, mas a partida terminou empatada em 1 a 1.

Nos pênaltis, assim como foi durante os 90 minutos, o goleiro Branco fez a diferença. O camisa 1 da Ponte Preta agarrou os chutes de Baiano e Fabinho, e viu Lucas, Pardal, Lucas Cavucada e Airan converteram suas cobranças. 4 a 1 nas penalidades, festa dos jogadores e comissão técnica da Macaquinha do bairro Sâo João, que recebeu o troféu de campeão da Copa São Cristóvão de Futebol Amador das mãos do secretário de Esportes e Lazer, João Batista Rodrigues, o João do Karate.

Futebol

Nos pênaltis, Santa Rita leva a Copa COE de Veteranos



Foi sofrido. Mas depois 12 cobranças de pênaltis, Santa Rita conquistou no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no sábado (3), o título da Copa COE de Futebol para Veteranos 2011. O herói da conquista sobre Congonhal foi o goleiro Baiano, que pegou uma cobrança de pênalti. A defesa do camisa 1 determinou a vitória santarritense por 6 a 5. No tempo normal, as equipes tinham empatado em 2 a 2.

Este foi o segundo título de Santa Rita nas cinco edições do campeonato de veteranos disputado no bairro São João, considerado o mais importante da categoria no Sul de Minas. Agora a equipe, que é composta por sócios do Santa Rita Country Clube, se iguala ao União São João, que também possui dois campeonatos e este ano foi eliminado na semifinal pela própria equipe de Santa Rita.

O jogo

Assim como nos outros jogos de mata-mata da Copa COE de Veteranos, quando as vitórias foram decididas nos detalhes, a partida de sábado foi empolgante e com muitas oportunidades. Santa Rita entrou em campo com a mesma equipe que bateu o União São João por 2 a 1. Congonhal fez o mesmo, repetiu a escalação da semifinal e foi à equipe que tomou a iniciativa em atacar no duelo final.

Sem conseguir marcar, Congonhal viu a equipe de Santa Rita abrir o marcador aos 30 minutos do primeiro tempo. Robledo cobrando falta, mandou a bola no ângulo direito do gol defendido por Júlio, que nada por fazer. Em desvantagem, Congonhal voltou a atacar como nos minutos iniciais, mas continuou falhando nas finalizações. Das vezes que a bola chegou, Baiano não teve dificuldade em defender.

Para o segundo tempo, as equipes voltaram com modificações. No entanto, mesmo com a entrada de Galinzé, Niquimba e Alemão, na equipe de Santa Rita, quem chegou com mais perigo foi Congonhal. E aos 10 minutos, a equipe não desperdiçou a chance que teve. Após cobrança de falta de Luizinho, Pere pegou o rebote do goleiro Baiano e empurrou a bola para o fundo da rede.

Após o gol de empate, o meia Turuta, capitão da equipe santarritense, chamou a responsabilidade e colocou sua equipe na frente do placar novamente. Aos 15 minutos, o camisa 11 puxou o contra-ataque, limpou a marcação e bateu da entrada da área para fazer 2 a 1, resultado que garantia o título a Santa Rita. Festa na arquibancada, que contava com a presença de centenas de torcedores.

Imediatamente, a equipe de Congonhal mudou. Adilsinho, ex-jogador do São Bento de Sorocaba entrou em campo no lugar do volante Pere. A substituição deu resultado. Mais ofensivo, Congonhal se aproximava do gol de Baiano. Aos 26, depois do escanteio, Luizinho cruzou para a área e o zagueiro Rogério Reis apareceu para diminuir. O placar levava o jogo para as penalidades. Apesar de continuarem atacando, nenhuma das equipes conseguiu o gol do título.

A decisão por pênaltis colocou lado a lado o goleiro Baiano - especialista nas cobranças - e Júlio, contestado no primeiro gol sofrido por Congonhal. E quem levou a melhor foi o goleiro de Santa Rita, que viu sua equipe acertar todas as cobranças na primeira série. Na segunda, as alternadas, o camisa 1 defendeu o chute de Batista e Baldoni cobrou para dar o título a Santa Rita, que retoma a taça de campeão da Copa COE de Veteranos.

Futebol


Cantareira/RA Soccer comemora mais um título



A parceria entre Cantareira e o Centro de Formação de Atletas RA Soccer continua dando resultados. Depois da conquista do Campeonato Municipal em Cachoeira de Minas, de forma invicta, em novembro, o Cantareira/RA Soccer levantou mais uma taça. Dessa vez, a equipe foi campeã da Copa João Ribeiro de Futebol Infantil, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

Depois de uma primeira fase tranquila, com duas goleadas nos dois jogos disputados, o Cantareira/RA Soccer enfrentou na final do campeonato categoria sub-16 o Pousoalegrense FC, equipe comandada pelos irmãos Grapete e Paulo Borges. E na decisão, disputada no sábado (3), o rubro-negro bateu o seu adversário pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol de Marcos Guilherme.

Futsal

Taça EPTV: Pouso Alegre é surpreendido e fica com o vice


 
Sábado (3), tarde quente em Itajubá, especialmente dentro do ginásio poliesportivo do SESI/FIEMG. A arquibancada estava tomada pelos torcedores, que aguardavam ansiosos pelo início da decisão de mais uma Taça EPTV de Futsal Feminino. Foi neste cenário em que Pouso Alegre entrou em quadra para brigar pelo inédito título regional. Do outro lado estava Guaranésia, que também nunca havia vencido a competição.

E o dia que poderia ser histórico para o futsal feminino de Pouso Alegre, terminou com as lágrimas das Garotas da AABB, representantes da cidade na competição. A equipe de Guaranésia, assim como fez contra Elói Mendes na semifinal, surpreendeu Pouso Alegre na grande decisão e se sagrou campeã da Taça EPTV de Futsal Feminino, nos pênaltis, por 4 a 3, após empate em 3 a 3 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação.

O jogo

Buscando repetir a atuação contra Passos, que garantiu Pouso Alegre na final da Taça EPTV de Futsal Feminino, as Garotas da AABB iniciaram a partida diante de Guaranésia pressionando as adversárias. E foi logo na primeira oportunidade pousoalegrense que a rede balançou. Aos 5 minutos, Kátia aproveitou a falha nas marcação da defesa adversária, tabelou com sua irmã, Tiu, e bateu no canto da goleira.

Guaranésia não levou muito tempo para responder. Depois de algumas oportunidades de gols, evitadas pela goleira Jô, aos 12 minutos, logo após o pedido de tempo feito pelo treinador de Guaranésia, o empate saiu. Michele bateu cruzado e no rebote Letícia colocou a bola para o fundo da rede. O gol abalou Pouso Alegre, que sofreu a virada um minuto depois, com Michele, que disputou seu primeiro jogo na Taça EPTV 2011.

Perdidas em quadra, as Garotas da AABB ainda viram as adversárias ampliarem a diferença no placar, novamente com Letícia, aos 14 minutos. Após o apagão pousoalegrense, Clóvis Massafera mudou sua equipe, colocando Nathaly no lugar de Marcelinha, até então bem marcada. E foi justamente a jogadora que entrou no lugar da estrela de Pouso Alegre que fez o segundo gol para Pouso Alegre.

Para a segunda etapa, Clóvis Massafera manteve a mesma equipe. Próximo do empate, Pouso Alegre partiu para cima das adversárias e em quatro oportunidades mandou a bola na trave. Mas, aos seis minutos, a rede balançou. Nathaly aproveitou o belo passe de Marcelinha, que tinha acabado de voltar para o jogo e empurrou a bola para o gol. Empate pousoalegrense e festa na arquibancada do ginásio SESI Itajubá.

Após o placar se igualar novamente, Pouso Alegre seguiu a pressão e aos nove minutos viu Guaranésia ter uma jogadora expulsa. Tânia cometeu falta dura sobre Kátia e recebeu o cartão vermelho. Novas oportunidades foram criadas até o final do segundo tempo, mas a bola não entrou. A arbitragem chegou a ignorar um pênalti a favor de Pouso Alegre, lance que gerou muitas reclamações pelas jogadoras e torcedores.

Na prorrogação, as situações das equipes não mudaram. Pouso Alegre buscava o gol da vitória, enquanto Guaranésia tentava segurar o empate e levar a decisão do título para as penalidades. As adversárias ainda tiveram uma grande oportunidade. Aos quatro minutos da primeira etapa da prorrogação, Tiu cometeu pênalti e foi expulsa. Na cobrança, Michele bateu e Jô evitou o quarto gol de Guaranésia.

A defesa da penalidade animou ainda mais suas companheiras. Na volta para o segundo tempo da prorrogação, logo aos dois minutos, Marcelinha roubou a bola, puxou o contra-ataque, driblou a goleira e bateu para o gol. Com 4 a 3 no placar, Pouso Alegre poderia ser campeã, mas no último minuto de jogo, Guaranésia aproveitou a falha da defesa pousoalegrense e através de Michele empatou novamente, levando a decisão do título para os pênaltis.

Nas cobranças, as adversárias levaram a melhor sobre Pouso Alegre. Jô ainda defendeu uma cobrança, mas Marcelinha e Kátia desperdiçaram seus chutes. No final, Guaranésia levou o título com a vitória nos pênaltis por 4 a 3. Mesmo com as lágrimas, o vice-campeonato foi comemorado pelas Garotas da AABB, que viram Marcelinha ficar com o troféu de artilheira da competição e Jô, a goleira menos vazada ao lado de Bianca, de Guaranésia.

Clique aqui e confira mais fotos da final.