sexta-feira, 22 de junho de 2012

De olho na próxima fase, CAPEA enfrenta Natércia pela Copa COE



Duas vitórias em dois jogos. Apesar da brilhante campanha na Copa COE, matematicamente a CAPEA ainda não garantiu vaga para a próxima fase do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Para confirmar a sua classificação, a equipe do bairro Cidade Jardim necessita de pelo menos um ponto em sua próxima partida, que acontece neste sábado (23), às 17 horas, contra Natércia, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Apesar da vantagem do empate, o técnico Tarcisio Meira, o popular Bito, quer a vitória da CAPEA para garantir, teoricamente, um adversário mais fácil para nas oitavas de final da Copa COE. Porém, do outro lado estará um adversário que também busca a classificação para a próxima fase. Natércia está com três pontos e em caso de vitória por diferença de dois gols, garante a vaga automaticamente.

Quem também está com três pontos no grupo G da Copa COE e busca a classificação é o Santos América. A equipe que na última rodada venceu Natércia por 3 a 1 vai pegar agora o Juventude São Cristóvão, que ainda não pontuou na competição, mas possui chances remotas de avançar para a próxima fase. O duelo que pode definir o segundo classificado da chave também acontece no sábado (23), às 15 horas.

Mais definições

Outro grupo da Copa COE que será definido neste final de semana é o H. No domingo (24), às 15 horas, o Polvilho Três Irmãos pega o Belo Horizonte FC, ambos com chances de classificação. No entanto, a situação da equipe do bairro dos Afonsos é mais complicada, pois além da necessidade de uma vitória por 4 a 0, precisa torcer para que o Andorinha perca seu jogo pelo mesmo placar.

Já o Belo Horizonte FC, precisa de uma vitória simples e que o Andorinha não triunfe sobre o Flamina para se classificar. O duelo entre as equipes de Ipuíuna e a do bairro Jardim Yara será disputado no domingo (24), às 17 horas. E este jogo também será decisivo e bastante disputado, pois o Andorinha precisa de uma vitória para garantir a vaga na próxima fase e o Flamina, ao menos de um empate.  

Na preparação para a EPTV, Pouso Alegre Futsal disputa amistosos


O Pouso Alegre Futsal já iniciou a sua preparação para a Taça EPTV. Esta semana a equipe, que está em busca do bi-campeonato da mais importante competição de futsal do Sul de Minas, treinou e agendou dois amistosos para as próximas semanas. Os jogos servirão para o treinador André Fabiano Barreto observar os atletas e dar ritmo ao time, formado por atletas da cidade e de São Paulo, assim como em 2009, ano do inédito título.

“Vamos fazer de tudo para tentar mais um título para a cidade. No entanto, o campeonato está mais difícil ainda, só que este ano posso contar com quinze atletas de qualidade, que estão no mesmo nível. É uma dor de cabeça boa, pois todos tem condições de ser titulares. Quero aproveitar os amistosos e os treinos para observar todos os jogadores”, comenta André Fabiano Barreto, campeão em 2009 com Pouso Alegre.

O primeiro amistoso da equipe será disputado no sábado (30), em São Paulo. O adversário será um combinado local e o treinador pousoalegrense terá a oportunidade de ter todos os seus jogadores à disposição. O mesmo deve acontecer uma semana depois, no dia 7 de julho, quando a equipe vai disputar um amistoso no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”.

Atletas da Minas-Kan/Biolab são convocadas para o Sul-americano de Karatê



Jéssica da Dalt Cândido, de 21 anos e Renata Tiyoko Hokari Couto, de 13 anos, atletas da Academia Minas-Kan/Biolab foram convocadas oficialmente pela Confederação Brasileira de Karatê para representarem o Brasil no Campeonato Sul-americano da modalidade, em Lima, Peru, que será disputado entre os dias 27 e 30 de junho. Confiante, a dupla vai em busca de novas conquistas para o Karatê nacional.

Apesar da pouca idade, Renata Couto já possui nove títulos mineiros e um brasileiro. A sua vaga para a Seleção Brasileira de Karatê foi conquistada na seletiva nacional, realizada pela CBK, em abril na cidade de São Paulo. Essa será a primeira vez que a atleta de Pouso Alegre participa de uma competição internacional, ao contrário de Jéssica da Dalt, que busca a sua nova medalha fora do país.

No último mês, a medalhista olímpica de Pouso Alegre esteve em Manágua, capital da Nicarágua, para participar do Campeonato Pan-americano de Karatê. Porém, Jéssica da Dalt ficou apenas entre as oitos melhores atletas da competição, adiando a conquista de mais uma medalha para o seu vasto currículo. Agora, a atleta da Minas-Kan/Biolab deposita as esperanças no Sul-americano.

“Sei que vai ser difícil conquistar uma medalha nesta competição, pois vou enfrentar atletas fortes e bem experientes. Mas, me preparei bastante para isso, para disputar este Sul-americano de Lima e acredito que posso trazer um bom resultado para o nosso país e para a nossa cidade”, comenta Jéssica da Dalt. Caso conquiste a medalha, essa seria a nona internacional, a quinta sulamericana.

João Batista Rodrigues, o João Karatê, treinador da Seleção Mineira de Karatê e um dos responsáveis pelas conquistas da dupla pousoalegrense, acredita que elas possam voltar do Peru com medalhas na bagagem. “Fico muito feliz em saber que a Jéssica e agora a Renata vão representar nosso país em uma competição internacional. Confio nelas e acredito que as duas possam conquistar medalhas em Lima”, completa.

João Karatê conta que as caratecas terão que controlar a ansiedade. “Por mais que a Jéssica já tenha participado de competição internacional, como os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, ela vai sentir certo nervosismo. O mesmo vai acontecer com a Renata, que viaja pela primeira vez com a Seleção Brasileira de Karatê. Conversei bastante com elas, disse para se controlarem e terem calma”, diz.

Os conselhos dados pelo professor João Karatê serão lembrados em Lima, garante Renata Couto. “Tudo é muito novo para mim. Essa será a primeira vez que vou defender a Seleção Brasileira. E pelo nível das atletas, vou enfrentar adversários fortes. Mas, ainda bem que estarei junto com a Jéssica e isso deve ajudar a controlar a ansiedade. Estou preparada. Espero conquistar uma medalha para o nosso país”, conclui.

As atletas pousoalegrenses são patrocinadas pela Biolab Farmacêutica e serão acompanhadas no Sul-americano de Lima, pelo técnico da Seleção Mineira de Karatê e da Academia Minas-Kan, Alessandro da Silva NG. Jéssica da Dalt conta também com o apoio da Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, onde cursa o último ano de Fisioterapia, através de bolsa integral, em virtude de suas conquistas no esporte.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pouso Alegre Rugby treina em busca de reconhecimento e apoio



“Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil”. Foi com esse pensamento, originalmente falado em uma campanha publicitária de uma marca de material esportivo, que um grupo de amigos resolveu criar o Pouso Alegre Rugby. Porém, depois de um ano de fundação, a equipe que treina toda semana no Campus Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, ainda busca reconhecimento e apoio para participar de jogos e campeonatos.

“Encontramos muitas dificuldades depois que criamos o Pouso Alegre Rugby. Além da falta de atletas, não temos apoio para comprarmos equipamentos, para pagarmos o transporte da equipe, uniforme dos jogadores, entre outras coisas. Tudo que temos até agora saiu do nosso bolso. A única ajuda que temos vem da Univás, que nos empresta o campo para treinarmos”, comenta Felipe Castro Neves, fundador e jogador do Pouso Alegre Rugby.

No entanto, a falta de apoio não acontece apenas em Pouso Alegre. Felipe acredita que todos os clubes do país lutam para ter reconhecimento e conquistar patrocínios, mesmo o Rugby sendo considerado esporte olímpico. Apesar disso, a modalidade esportiva vem crescendo bastante, ganhando adeptos e torcida. Assim como o futebol, o Rugby praticado nos dias de hoje, foi criado pelos ingleses.

Porém, desde a época dos romanos existem registros de jogos praticados com bola, semelhantes ao Rugby. Uma curiosidade é que esta modalidade esportiva chegou ao Brasil junto com o futebol, pelas mãos dos homens de negócios e imigrantes britânicos. Charles Müller, o grande difusor do futebol no Brasil, foi responsável pela organização de um time de Rugby na cidade de São Paulo, onde morava.

“A cultura do futebol é muito grande no Brasil e em Pouso Alegre não é diferente. Nossa ideia, ao criar o Pouso Alegre Rugby não era tentar competir com o futebol, até por que é impossível fazer isso. Mas, queríamos difundir essa modalidade a todos que gostam de esporte. Espero que um dia possamos fazer isso”, afirma o fundador do Pouso Alegre Rugby, que antes de vir para a cidade, praticou o esporte em São Paulo.

O Pouso Alegre Rugby conta com poucos atletas em seu elenco, mas alguns com experiências em outras equipes e até mesmo em outros países. A equipe treina duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras, das 19 às 21 horas, no Campus Fátima, da Univás. Segundo Felipe Castro Neves, não existe restrição quanto ao físico ou idade para participar da equipe. “O Rugby é um dos esportes mais democráticos que existe”, completa.

Copa STIRPA de Futsal começa com goleada



O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Refratários de Pouso Alegre promove pelo oitavo ano seguido a Copa STIRPA de Futsal. A competição disputada pelos colaboradores da Sobral Invicta S/A e realizada no ginásio poliesportivo Joaquim Moises, a “Quadra do Bandulinha”, teve início na manhã desta quinta-feira (21) com a disputa de uma partida.

A equipe do Amigos FC goleou o Lyon FC pelo placar de 8 a 1, com gols de Fernando, Marcelo (três cada), Ronaldo e Zé Luiz – Adalto descontou. As duas equipes estão no grupo A da competição, que tem também o Gladiadores FC e Real FC. A outra chave, a B, é formada por Dois Toques FC, Lambreteiros FC, Pé na Cova FC e Legendários FC.

De acordo com o regulamento, as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos, classificando as duas melhores para a semifinal. A partir desta fase, os jogos passam a ser disputados em forma de mata-mata. Campeão, vice e 3º lugar receberão troféus e medalhas. Artilheiro, goleiro menos vazado e melhor torcedor também serão premiados.

A Copa STIRPA de Futsal segue sendo disputada nas próximas semanas. Na terça-feira (26), às 17h40min, o Dois Toques FC enfrenta o Lambreteiros FC e na quinta-feira (28), às 9h30min, o Gladiadores FC pega o Real FC. O último jogo da rodada inicial será realizado no dia 3 de julho, às 17h40min, entre Pé na Cova FC e Legendários FC.

A Copa STIRPA de Futsal, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Refratários de Pouso Alegre, entidade presidida por Hélio Lopes Machado, conta com o apoio da Sobral Invicta S/A, do ginásio poliesportivo Joaquim Moises, a “Quadra do Bandulinha”, do Jornal Diário e do Esporte Pouso Alegre.

Equipe pousoalegrense volta a jogar pela Copa Unimed de Vôlei



A equipe de vôlei masculino pré-mirim da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre participa no próximo final de semana de mais um circuito da Copa Unimed, a Liga Sul Mineira de Vôlei, promovida pela Federação Mineira de Voleibol, na cidade de Três Corações. O time comandado pelo treinador Marcelo de Souza Prudêncio está invicto nesta categoria e vai enfrentar adversários fortes em busca de uma vaga na etapa estadual.

Ao todo serão oito equipes divididas em dois grupos iguais. Na chave A estão Três Corações, Muzambinho, Clube Passense, de Passos e Piumhi. Varginha, Colégio Marista, de Varginha, Formiga e Pouso Alegre fazem parte da chave B. De acordo com o regulamento da competição, as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos, classificando as duas melhores para a semifinal e depois final.

Na sexta-feira (22), às 17 horas, no ginásio poliesportivo Vilelão, a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre enfrenta a Prefeitura de Formiga. No dia seguinte, sábado (23), às 11h30min, Pouso Alegre pega o Colégio Marista, de Varginha e às 16h30min, o adversário pousoalegrense será a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Varginha. As semifinais e finais acontecem no domingo (24).

Pouso Alegre vai a Três Corações participar da Copa Unimed de Vôlei com os seguintes atletas: Breno Santiago, Juan Carlos Ferraz Cândido, Ben-Hur Siqueira Coutinho, Igor Matheus Xavier Januário, Petterson Narciso Franco, Caio Marques Simões, Petrus Narciso Franco, Fernando Rodrigo de Oliveira, Ivan Maciel Leite, Túlio Breno Gonçalves, Victor dos Santos Prado, Paulo Henrique Carvalho, Luiz Fernando Rodrigues e Luiz Gustavo Borges.

terça-feira, 19 de junho de 2012

“Pouso Alegre Futsal” inicia preparação para a Taça EPTV



Chegou a hora das equipes se prepararem para a mais importante competição de futsal do Sul de Minas: a Taça EPTV. Em Pouso Alegre, os trabalhos visando o certame, que começa no próximo mês, tiveram início nesta segunda-feira (18), no ginásio poliesportivo Rosão. E assim como em 2009, quando a cidade conquistou o seu inédito título, o elenco pousoalegrense será reforçado com atletas de São Paulo.

Jaime, Alex, Rodrigo, Leonardo Moratta, Derek e Leonardo Botelho, todos com passagens pelo futsal paulista, e até mesmo internacional, se juntam aos jogadores de Pouso Alegre: Tchurly, Carlos Eduardo, Juliano, João Luiz, Vinny, Miranda, Weslley, Alberto e Jander. Os 15 atletas serão comandados novamente por André Fabiano Barreto, professor de Educação Física, que já atuou por equipes profissionais de futsal em São Paulo.

“Para tentar trazer o titulo da Taça EPTV de Futsal novamente para Pouso Alegre, resolvemos unir a equipe do Paulistano, vice-campeã da Taça Pouso Alegre de Futsal, o PA Pneus, que também participou da competição municipal, com os jogadores de São Paulo. Dessa maneira podemos dar continuidade naquele projeto montado em 2009, mas que infelizmente não teve como seguir”, comenta André Fabiano Barreto.

A opinião do treinador é compartilhada com o goleiro Tchurly, campeão da Taça EPTV de Futsal em 2009 e que este ano deverá ser titular da equipe pousoalegrense. “Queremos repetir a façanha de 2009. Nosso grupo está forte, mais experiente. Temos que esquecer o que passou, pensar no presente, lutar, treinar e vencer, com raça, vontade e muita dedicação. É só assim que seremos campeões”, completa.

Os treinos do “Pouso Alegre Futsal”, comandados por André Fabiano Barreto e seus auxiliares, Fernando Luiz de Paula, Marcelo Ferreira de Souza, Breno Ricardo da Silva e Thiago de Freitas, serão realizados duas vezes por semana, as segundas e sextas-feiras, das 20 às 22 horas. A princípio somente os atletas pousoalegrenses vão participar dos trabalhos, que serão realizados no ginásio poliesportivo Rosão.

Equipe de Futsal de Pouso Alegre garante vaga na final da LIDARP



A equipe de futsal masculino sub-11 da secretaria municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre conquistou uma vaga para a grande final da Liga Desportiva do Alto do Rio Pardo, a LIDARP 2012. Os garotos comandados pelos professores Ricardo Paula de Luna e Vitor Gomes da Silva foram até Poços de Caldas no último final de semana disputar as fases de quartas e semifinal da competição que reúne dezenas de cidades do Sul de Minas.

Jogando no ginásio poliesportivo da Associação Atlética Caldense, Pouso Alegre venceu Nova Rezende por 3 a 2, pelas quartas de final, com gols de Henry Boldori (duas vezes) e Gustavo. Na semifinal, a equipe pousoalegrense enfrentou Campestre e venceu por 9 a 2, com gols de Vinicius Toledo, Gustavo Assis (duas vezes cada), Henry Boldori, Gabriel Lhescas, Thiago Siqueira, Zé Eduardo e Silvio Júnior.

Com este resultado, a equipe de futsal masculino sub-11 da secretaria municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre garantiu vaga na final da LIDARP 2012 contra Poços de Caldas. A data e local da grande decisão ainda não foram definidos pela organização do campeonato. Enquanto isso, a equipe pousoalegrense segue se preparando para a final, com treinamentos no ginásio poliesportivo Rosão.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Com Marques no banco, Tijuca perde e está eliminada da Copa COE



Foi um dia atípico na Copa COE. Centenas de torcedores foram ao estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no sábado (16), não apenas para acompanhar os jogos, cada vez mais emocionantes. Eles foram também para ver Marques Batista de Abreu, o ex-atacante Marques, de 39 anos, com passagens pelo Atlético Mineiro, Vasco da Gama, São Paulo, Flamengo, Corinthians e Seleção Brasileira.

Aos gritos de “Olê Marques”, o Xodó da Massa entrou em campo, mas não para jogar. Devido a questões contratuais com o Galo, seu último clube como profissional, o agora deputado estadual não poderia vestir a camisa de outro time, mesmo sendo amador, como a Tijuca. No entanto, do banco de reservas, Marques viu a equipe liderada por Rodrigo Modesto sair na frente do placar e tomar a virada nos últimos minutos.

A derrota por 4 a 3 diante do Sport São João acabou eliminando a Tijuca do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Porém, o resultado não foi tão importante quanto a presença do ex-atacante do Atlético Mineiro no bairro São João. Marques demonstrou muita atenção e atendeu a todos os torcedores que pediram autógrafos e fotos, sempre com a simpatia e a humildade de um ídolo do esporte.

Virada nos acréscimos

Sobrou emoção na partida entre Tijuca e Sport São João. De um lado uma equipe classificada e do outro um time que precisava da vitória para garantir vaga na próxima fase. O clima de festa foi deixado de lado, pois dentro das quatro linhas jogadores das duas equipes correram bastante. E quem começou melhor foi a Tijuca, que abriu o placar aos 11 minutos, com Andrinho, chutando de longe e contando com a colaboração do goleiro adversário.  

O gol assustou o Sport São João, que não conseguia chegar ao ataque. Sem os irmãos Niquimba, que estavam no banco, à equipe do bairro São João, vice-campeã da Copa COE em 2011, se limitava a defender. Nas poucas vezes em que foi exigido, o goleiro Luizão fez boas defesas, se redimindo da falha no primeiro gol do jogo. Com isso, o placar de 1 a 0 foi mantido até o intervalo do duelo.

O segundo tempo começou com as equipes mais agressivas e os cartões começaram a aparecer. E as substituições nas equipes também seguiram. Na Tijuca, saiu Valdir, ex-volante do Atlético Mineiro e Internacional e entrou Patrick. Já no Sport São João entraram os irmãos Niquimba. E foi dos pés de Fabiano que saiu o gol de empate. Aos 18 minutos, o atacante arriscou de longe e acertou um belo chute no canto de Rodrigo Modesto.

Só que três minutos depois, a Tijuca voltou a ficar na frente do placar com Sandrinho. O experiente atacante recebeu lançamento pelo meio e bateu na saída do goleiro Luizão, que nada pôde fazer. Assim como a resposta da Tijuca não demorou, o Sport São João deu o troco pouco tempo depois de sofrer o gol. Aos 23 minutos, Patinho cruzou na área e após desvio do volante da Tijuca, Ricardo Marinho, a bola entrou para o fundo da rede.

O empate não interessava a Tijuca, que partiu para cima do Sport São João. O técnico Tu sacou Kaninho, herói do último jogo da equipe na Copa COE e colocou Vilmar. A substituição deu resultado, pois foi justamente o novo atacante que colocou a equipe grená na frente do placar novamente. Aos 39 minutos, Patrick cobrou falta na área e Vilmar subiu entre os zagueiros do Sport São João para fazer de cabeça o terceiro da Tijuca.

E quando o jogo caminhava para o seu final, com a vitória e classificação da Tijuca, o atacante Kléber entrou em ação e o Sport São João reagiu. Aos 45 minutos, ele recebeu cruzamento de Bruninho dentro da área, dominou e virou batendo no canto. Três minutos depois, após cobrança de falta de Rogério Reis, a bola ficou na pequena área e Kléber aproveitou para empurrá-la para o fundo da rede: 4 a 3, virada do líder do grupo E.

Goleadas e classificação

A outra vaga da chave E ficou com o Juventus. A equipe do bairro Fátima venceu o Mandu por 5 a 2, também no sábado (16) e garantiu a segunda posição do grupo. Hudson e Vanilson, duas vezes cada e Elciran marcaram para o Juventus, enquanto Jonas, duas vezes, um deles olímpico, descontou para o Mandu, que se despede do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais sem vitória.

No domingo (17), duas partidas foram disputadas para definir o grupo F. No primeiro duelo, o Atlético Gabiroval goleou Heliodora por 5 a 3, com três gols de Joliabe, Tatu e Luiz Daniel – Jonathan, marcou os três gols do adversário – e ficou com a primeira posição da chave. A outra vaga ficou com o Cantareira, que levou a melhor sobre o Independente, vencendo por 4 a 2, com três gols de Pedro Henrique e um de Guthiner – Demir os gols do adversário.

Juventude São Cristóvão bate Grêmio e é campeão da Copa Norte



Juventude São Cristóvão e Grêmio Sãocarlense entraram no gramado do estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, na tarde de domingo (17), para a festa do esporte no bairro São Cristóvão. Festa encarada com muita seriedade pelas duas equipes, já que o triunfo reservava um presente à equipe vencedora: o troféu de campeão da terceira edição da Copa Norte de Futebol Amador.

E quem levou a melhor foram os donos da casa, com uma vitória por 3 a 0. Chiquinho duas vezes e Lucas, fizeram os gols para o Juventude São Cristóvão, comandado pelo treinador Espiga. Com a conquista, a equipe formada por jovens jogadores do bairro São Cristóvão chega ao seu segundo título em menos de um ano. O primeiro foi a Copa Rural Simão Pedro Toledo, em dezembro de 2011.

Além das medalhas e troféus aos times campeões e vice, entregues pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, a MD Eventos Esportivos e a Comissão de Esportes e Lazer do bairro São Cristóvão, organizadores da Copa Norte de Futebol Amador, premiaram o artilheiro da competição – Chiquinho, autor de sete gols – e a defesa menos vazada – Grêmio Sãocarlense, representado pelo goleiro Claudemir.

Rodada da Copa Sul de Futebol Amador é marcada pelo equilíbrio


Depois de começar com muitos gols (20 em três jogos), a Copa Sul de Futebol Amador chegou a sua segunda rodada com duelos mais equilibrados. Apenas duas partidas foram disputadas no estádio municipal no estádio municipal Pedro Marques da Silva, localizado no bairro Jardim Guadalupe, no domingo (17), com a rede balançando três vezes.

No sábado (16), era para ter sido realizado o jogo entre Algodão e Aliança, mas a equipe da zona rural de Pouso Alegre alegou que não poderia entrar em campo na data, solicitando alteração no dia do jogo. No entanto, os organizadores não acataram o pedido da equipe e ainda a eliminou da competição.

No dia seguinte, na primeira partida, Plastfilm e Roma empataram em 0 a 0. Logo em seguida, o São João venceu a CAPEA, do bairro Cidade Jardim, pelo placar de 2 a 1. Jefferson e Juliano fizeram os gols para a equipe da casa, enquanto Hudson descontou para o adversário. As duas partidas de domingo (17) eram válidas pelo grupo D.

A Copa Sul segue no próximo final de semana, com a disputa de mais três partidas. No sábado (23), às 16 horas, o Montanhês, do bairro São João enfrenta o Mandu. Já no domingo (17), às 13h40min, o Aliança pega o Santos São João e logo em seguida, às 16 horas, o São João joga contra a Roma, do bairro Faisqueira.

Com gol no último minuto, Igui é campeão da Taça Pouso Alegre



Faltando poucos segundos para o termino da partida, Igui e Paulistano empatavam em 5 a 5. O resultado levaria a decisão do título da Taça Pouso Alegre de Futsal para a prorrogação, mas após uma roubada de bola no meio da quadra, ela sobrou para Levini, que bateu na saída do goleiro adversário e colocou a equipe de Congonhal na frente do placar.

Foi dessa maneira, na raça e na superação, que o Igui venceu o Paulistano por 6 a 5 na manhã de domingo (17), no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”, e conquistou a competição de futsal promovida pela Prefeitura Municipal de Esportes e Lazer, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Como era esperado, o duelo final foi bastante equilibrado. O Paulistano abriu o placar com Miranda as 7 minutos da etapa inicial, aproveitando falha de marcação na defesa adversária. O gol acordou o Igui, que passou a arriscar chutes de longa distância. E foi assim que saiu o empate e a virada, com dois gols de Levini, aos 9 e 12 minutos.

Contando com jogadores mais experientes em quadra, caso da dupla Rodrigo e Alex, campeões da Taça EPTV em 2009, o Paulistano tratou logo de empatar. Aos 14 minutos, Rodrigo deixou Lucas sob as traves para empurrar a bola para o fundo da rede. Cinco minutos depois, o lance se repetiu e o Paulistano pulou na frente do placar novamente.

Na segunda etapa, o Igui acertou sua marcação e voltou a atacar com mais perigo. Aos 4 minutos, Levini pegou a sobra na entrada da área e de primeira, acertou um chute forte, no ângulo de Weslley, que nada pode fazer. No entanto, logo após o empate, Levini acabou saindo de quadra, sentindo fortes dores na cabeça.

A saída do capitão abalou o Igui, que deixou o Paulistano crescer outra vez no jogo. E aos 10 minutos, Miranda fez mais um, colocando sua equipe na frente. Quatro minutos depois a vantagem foi ampliada com Alex, após rápido contra-ataque. Com 5 a 3 no placar, Levini voltou à quadra e ao lado do seu companheiro Renato, comandou a reação do Igui.

Aos 15 minutos da etapa final, Renato fez bela jogada individual pela lateral e bateu na saída de Weslley. O mesmo jogador empatou o jogo dois minutos depois, após troca de passes com Sidnei. Com a igualdade no placar, as equipes passaram a cadenciar mais a partida, evitando os erros de passes e na marcação.

Porém, no último minuto, no último lance da partida, Renato interceptou uma jogada no meio da quadra e passou para Levini, que com toda categoria e tranquilidade, bateu sob o goleiro Weslley. Festa dos jogadores e comissão técnica do Igui, que esperaram poucos segundos para soltarem o grito de campeão.

“Esse é o resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo em Congonhal. Estamos treinando há cerca de seis meses, visando a Taça EPTV de Futsal. Entramos na Taça Pouso Alegre para servir de base para a outra competição e conseguimos ficar com o título”, comentou Toninho Lima, treinador e diretor de Esportes na cidade de Congonhal.

O capitão Levini, destacou a união dos jogadores da Igui e disse que o título da Taça Pouso Alegre de Futsal significa muito para eles. “Entramos como azarões neste campeonato, principalmente nesta final contra o Paulistano. Mas, graças a Deus deu tudo certo, conseguimos mostrar nossa qualidade. Agora é disputar a EPTV”.

A equipe do Igui vai representar Congonhal na competição mais importante da modalidade na região. O mesmo acontece com o Paulistano, que vai disputar a Taça EPTV por Pouso Alegre. No entanto, a equipe comandada por André Fabiano, contará com os reforços dos atletas do PA Pneus, eliminado justamente por eles, na semifinal da Taça Pouso Alegre.

Na Taça Pouso Alegre Feminina, AABB goleia e fica com o título



A Taça Pouso Alegre de Futsal Feminino também conheceu seu campeão na manhã de domingo (17). AABB e Palmeiras se enfrentaram no ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”, e a equipe comandada pelo treinador Clóvis Massafera Pereira levou a melhor, vencendo o adversário por 5 a 2.

Apesar da diferença no placar, o duelo foi bastante equilibrado. Raquel marcou o primeiro gol do jogo para a equipe da AABB, aos 3 minutos. Logo em seguida, aos 4 minutos, Jack ampliou a vantagem. O Palmeiras demorou um pouco para se encontrar em quadra, mas aos 12 minutos da etapa inicial a equipe conseguiu diminuir, com Valéria.

Na segunda etapa, o Palmeiras foi em busca do empate, mas acabou sofrendo três gols no contra-ataque. A AABB marcou aos 4 minutos com Carol, aos 6 com Lindsey e aos 13 novamente com Raquel. Depois de fazer o seu 14º gol na competição, Raquel acabou sendo expulsa, o que permitiu o adversário voltar a pressionar.

No entanto, a experiente goleira Jô estava atenta e com belas defesas, inclusive de tiro-livre, ajudou a sua equipe a segurar a vitória. Antes do apito final, Tayná ainda descontou para o Palmeiras, gol que não foi suficiente para tirar o título da AABB. Festa das jogadoras, comissão técnica e das dezenas de torcedores presentes no ginásio Rosão.

Com esta conquista, a equipe da AABB assegurou a participação na Taça EPTV de Futsal Feminino, que é realizada no segundo semestre do ano. “É uma conquista importante para nós da AABB, pois entramos com algumas mudanças no elenco, tivemos muitos desfalques durante o campeonato e no final deu tudo certo”, disse Clóvis Massafera Pereira.