sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Em busca da inédita semifinal na Copa COE, Bangu encara o Sport São João



Em 2012, a Óticas Real Bangu já comemorou o título da Copa Bogê. Agora, com as atenções voltadas exclusivamente para a Copa COE, a equipe do bairro São Geraldo vai em busca de uma inédita vaga na semifinal do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. E para alcançar este objetivo, a Óticas Real Bangu enfrenta neste sábado (18), às 16 horas, o Sport São João, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

As duas equipes vem de vitórias nos pênaltis, na fase de oitavas de final da Copa COE. O Sport São João empatou em 1 a 1 e bateu a CAPEA, do bairro Cidade Jardim, nas penalidades, enquanto a Óticas Real Bangu quase foi surpreendida pelo Juventus Futebol e Amigos, mas levou a vaga na disputa de bola parada. Com este retrospecto, o duelo das quartas de final promete ser equilibrado e definido nos detalhes.

A partida entre Óticas Real Bangu e Sport São João marca também o encontro de dois artilheiros. Pelo lado da equipe do bairro São João estará Fabiano Niquimba, último goleador da Copa COE com 10 gols, e vestindo a camisa da equipe do bairro São Geraldo estará Juninho, o atual artilheiro da competição de futebol amador, com oito gols, ao lado de Alex, atacante do Paineiras, eliminado no último final de semana.

O duelo que irá definir o próximo adversário de Natércia – equipe que já eliminou os favoritos Ferrari São Geraldo e Paineiras – nas semifinais do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE, será comandado pelo árbitro Cláudio José Aparecido Pereira, da cidade de Silvianópolis. Ele será auxiliado pela dupla de Pouso Alegre, Adilson Nunes Pereira e Mário Alves Diniz.

A outra semifinal da Copa COE será definida após a disputa do confronto de domingo (19), às 16 horas, entre Guarani e Ice Bom.  O vencedor deste duelo vai enfrentar o Santos América, no dia 26 de agosto. A equipe do bairro Chaves, formada por jogadores de Santa Rita do Sapucaí, quer chegar à semifinal pela primeira vez, ao contrário do seu adversário que já alcançou as semifinais por duas vezes, em 2008 e 2011.

Pousoalegrense é convocado para disputar as Olimpíadas Escolares



Pedro Henrique Avelar, aluno da escola municipal Doutor Ângelo Consoli, o CIEM do Fátima, e atleta da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, foi convocado para integrar a equipe de atletismo de Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares, que acontece entre os dias 6 a 15 de setembro, na cidade de Poços de Caldas.

O jovem corredor se destacou nas etapas municipal, regional e estadual dos jogos escolares em 2012, além de várias competições oficiais, mantendo assim uma boa colocação no ranking nacional de sua categoria. Pedro Henrique vai disputar as Olimpíadas Escolares com mais 4 mil alunos/atletas, de todos os estados brasileiros.

“Pedro Henrique Avelar possui excelentes marcas em sua categoria, que dão plenas condições para ele conquistar boas posições nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas”, comenta Célio Rodrigues de Lima, o Celinho, professor e técnico da equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre.

Além do atleta Pedro Henrique Avelar, outros quatro pousoalegrenses também vão para Poços de Caldas, participarem das Olimpíadas Escolares: Raphael Ely Canjani, Obidiel Rodrigues Faria, Obadias Rodrigues Faria e Eliel Matheus Domiciano vão trabalhar no evento nacional como árbitros na modalidade atletismo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Copa COE: equilíbrio prevalece nos duelos de mata-mata



Até agora foram disputados 16 confrontos eliminatórios, o popular mata-mata, na atual edição da Copa COE. E com os resultados dos jogos do último final de semana, onde Flamina e Santos, Paineiras e Natércia, definiram a classificação para a próxima fase através das penalidades, totalizou oito disputas da marca da cal, um recorde no maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

Antes, a edição o maior número de disputas de pênaltis era a de 2008, com sete no total. E foi dessa maneira, que duas equipes já se sagraram campeãs no bairro São João. Em 2009, o Flamina bateu o Faisqueira nos pênaltis, por 4 a 1, após empate em 2 a 2. No ano seguinte foi a vez do Clube de Campo Pouso Alegre ficar com a taça após empatar em 3 a 3 com o Algodão e vencer por 12 a 11, a maior disputa de pênaltis da história da Copa COE.

Este ano, o recorde aconteceu entre Andorinha e Cantareira, na segunda fase da Copa COE: 10 a 9. A equipe de Ipuíuna, que venceu aquele duelo contra o primeiro campeão da competição de futebol amador do bairro São João, acabou sendo eliminada nas oitavas de final, na disputa de penalidades diante do Paineiras, que no último domingo (12) também foi derrotado da mesma maneira, pela equipe de Natércia.

Para Benedito Salvador Barbosa, o Dito Cantareira, membro da Comissão Organizadora de Esportes e da Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, o grande número de disputas de pênaltis na Copa COE 2012 acontece devido ao equilíbrio dos participantes. “Este ano as equipes estão bem niveladas, o que provoca muitos empates e a disputa de pênaltis”, comenta.

Já o torcedor João Batista dos Santos, que acompanha o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais desde 2007, acredita que as equipes, em determinado momento da partida, preferem segurar o empate para definir a classificação nos pênaltis. “Estou vendo muito time que quando chega aos 40 do segundo tempo para de atacar e fica só tocando a bola de lado. Alguns times estão com medo de errar”, completa.

Para o próximo final de semana, a expectativa dos torcedores é que aconteçam novas disputas de pênaltis. E o retrospecto das equipes que vão entrar no estádio municipal Capitão Nelson Massafera para brigarem por uma vaga na semifinal da Copa COE indica a permanência do equilíbrio nos jogos. Óticas Real Bangu, Sport São João e Ice Bom chegaram até as quartas de final através dos pênaltis. A única equipe que foge desse histórico é o Guarani.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Lê balança a rede e Sporting Cristal garante vaga na Libertadores 2013



15 anos após ficar com o vice-campeonato da Taça Libertadores da América, ao ser derrotado na grande decisão pelo Cruzeiro Esporte Clube, o Sporting Cristal, do Peru, volta a garantir vaga para a maior competição de futebol do continente, com ajuda de um pousoalegrense: Leandro Lourenço Franco, o atacante Lê, de 31 anos.

O clube de Lima, um dos mais tradicionais do futebol sul-americano e dono de 15 títulos nacionais, venceu no último domingo (12), o Juan Aurich pelo placar de 5 a 1, com um gol do atacante Lê, “à la Messi” – segundo a imprensa local – e ficou com a primeira posição do Torneio Descentralizado, o primeiro turno do campeonato peruano.

O pousoalegrense chegou ao Sporting Cristal no final do último ano. No entanto, durante os exames médicos foi diagnosticada uma contusão grave no joelho direito. Depois de seis meses longe dos gramados, Lê voltou em junho e de lá pra cá passou a entrar no decorrer das partidas da equipe peruana, que de terceira colocada, pulou para a liderança.

“Eu comemorei este gol contra o Juan Aurich como se fosse o mais importante da minha vida. Eu nunca imaginei que seria tão difícil voltar a jogar depois da contusão que tive, mas graças as oportunidades que tive, consegui corresponder”, disse o atacante pousoalegrense, logo após a classificação do Sporting Cristal a Taça Libertadores da América 2013.

Devido ao belo gol marcado no domingo (12), Lê ganhou destaque nos principais jornais e programas esportivos do Peru e nas entrevistas concedidas a imprensa local, o atacante destacou também o apoio que recebeu da família, em especial da esposa Marcella Ferreira e do filho Enzo, para se recuperar e voltar a brilhar no futebol peruano.

“Foram momentos dificeis que tive que superar nesses últimos meses. Agora já estou com ritmo de jogo e quero continuar trabalhando para ajudar o Sporting Cristal a ficar com título peruano. Nosso grupo está unido e Roberto Mosquera vem trabalhando muito bem”, comenta Lê, fazendo referência ao seu treinador, ídolo do Sporting Cristal.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Com erros de arbitragem, PA empata e está fora da Taça EPTV de Futsal



Em busca da classificação para as semifinais da Taça EPTV de Futsal, Pouso Alegre entrou no ginásio poliesportivo Rosão na noite desta segunda-feira (13) precisando da vitória. A equipe comandada por André Fabiano Barreto foi para cima e dominou a equipe de Cássia. No entanto, a bola entrou apenas uma vez para os donos da casa, que no último lance acabaram sofrendo o empate, em um lance polêmico.

Poucos gols e muita confusão

Empurrado pelas centenas de torcedores presentes no ginásio Rosão, Pouso Alegre foi para cima. Derek e Léo buscaram de todas as maneiras furarem a defesa adversária, mas sempre paravam no excelente goleiro de Cássia. O time visitante, recuado, se limitava a tirar a bola para as laterais e chutar de longa distância, facilitando para a defesa pousoalegrense, que não levou nenhum susto na primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo, Alex entrou na partida e passou a ajudar a dupla Derek e Léo na frente. O camisa 6 de Pouso Alegre teve duas boas oportunidades. Na primeira, aos oito minutos ele pegou rebote do goleiro adversário e mandou para fora. Na segunda chance, três minutos depois, Alex recebeu passe de Rodrigo, dominou e girou sobre seu marcador, chutando forte em cima do camisa 1 de Cássia.

Aos 15 minutos, André Fabiano Barreto sacou Tchurly e pôs Rodrigo para fazer o goleiro-linha. Pouco tempo depois, após muito toque de bola, o camisa 5 e capitão da equipe pousoalegrense conseguiu abrir o placar, para a alegria da torcida. Rodrigo recebeu passe de Jaime, limpou o seu marcador e bateu cruzado. A bola ainda tocou na trave e balançou a rede de Cássia: 1 a 0.

Com este resultado, Pouso Alegre garantia a classificação para a semifinal, mas no último minuto, a dupla de arbitragem, que durante todo o jogo errou em marcações de faltas e arremessos laterais, deu um escanteio inexistente para Cássia. Na cobrança, a bola acabou sobrando para Erick, que dominou e bateu para o gol. O chute forte foi parar no canto de Tchurly, que nada pode fazer. Empate e muita reclamação por parte de Pouso Alegre.

A confusão continuou após o termino do jogo, 20 segundos depois. Jogadores e membros da comissão técnica de Pouso Alegre foram para cima dos árbitros. A Guarda Municipal e a Polícia Militar entraram em quadra e as reclamações se encerraram. Porém, fora de quadra, torcedores mais exaltados tentaram agredir os árbitros, que saíram da Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios” escoltados.

Coincidência ou não, os árbitros que apitaram a partida entre Pouso Alegre e Cássia nesta segunda-feira (13) vieram de Paraisópolis, cidade que os pousoalegrenses já enfrentaram, venceram e eliminaram da competição de futsal mais importante do Sul de Minas, no último dia 2 de agosto. Revoltada com os erros, a comissão técnica de Pouso Alegre deve enviar protesto aos organizadores da Taça EPTV.

"Infelizmente não deu, saímos invictos do campeonato. O empate diante de Cássia aconteceu faltando poucos segundos, isso graças a mais um erro da arbitragem, impedindo Pouso Alegre de continuar na competição”, lamenta o técnico André Fabiano Barreto, que após o duelo aproveitou para agradecer a todos os atletas, aos torcedores e aos patrocinadores que apoiaram a equipe pousoalegrense em mais uma Taça EPTV de Futsal.
 

Natércia bate Paineiras nos pênaltis e está na semifinal da Copa COE



Sob os olhares de centenas de torcedores presentes no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, Natércia garantiu vagas nas semifinais da Copa COE ao derrotar o Paineiras, por 5 a 3, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Agora a equipe naterciana vai enfrentar na próxima fase o vencedor do duelo entre Óticas Real Bangu e Sport São João, que acontece no próximo sábado (18).

Um gol em cada tempo

O Paineiras foi melhor na primeira parte do jogo, assustando mais os rivais através da velocidade e qualidade da sua dupla de ataque, formada por Alex e Wilas. Já pelo lado de Natércia, a equipe se limitou a mandar bola na área para o atacante Silvio, que bem marcado pelos zagueiros do Paineiras acabou não tendo nenhuma chance. Mas, de tanto insistir nessa jogada, a equipe conseguiu balançar a rede adversária aos 43 minutos.

Depois da cobrança de falta de Luis Paulo, a bola ficou dentro da área e no bate-rebate, ela acabou sobrando para Anderson, que não titubeou e chutou forte para abrir o placar a favor de Natércia. Com a vantagem de 1 a 0, a equipe foi mais tranquila para o intervalo e aproveitou para corrigir os erros na marcação cometidos na primeira etapa. No entanto, a conversa não deu resultado, pois o Paineiras voltou melhor.

Com mais volume de jogo, a equipe de Pouso Alegre foi para cima e criou boas chances logo nos primeiros minutos da etapa final. Em uma delas, Ualyson fez grande defesa, após cabeceio de Wilas. E foi com o camisa 9 que a rede voltou a balançar. Aos 12 minutos, Wilas cobrou falta na área, mas a defesa de Natércia cortou parcialmente. A bola voltou para o atacante, que limpou a marcação e bateu forte, no canto, igualando o marcador.

Após o gol, a equipe do Paineiras seguiu melhor e teve outras grandes oportunidades. Já Natércia, recuado em seu campo de defesa e já sem o seu principal atacante em campo (Silvio), tentou chegar ao gol adversário através dos contra-ataques, mas a defesa do Paineiras, atenta nos lances, cortava os lançamentos e principalmente os cruzamentos na área. Com isso, o placar do jogo não foi alterado e a decisão foi para os pênaltis.

O Paineiras iniciou as cobranças e marcou com Lucas, Alex e Paulo, mas errou com Jacaré, que bateu forte no canto e Ualyson fez a defesa. Já Natércia converteu todos os chutes, com Paulo, Tião, Breno, Luiz Alberto e Alexandre, ficando com a vaga para as semifinais do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. A equipe volta a jogar no próximo dia 25, às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Mais pênaltis

Assim como aconteceu nas oitavas de final, onde o equilíbrio prevaleceu em seis dos oitos jogos disputados, na abertura das quartas de final da Copa COE não foi diferente. No sábado (11), Flamina e Santos América fizeram um duelo bastante disputado. A rede balançou apenas no segundo tempo, primeiro com o alvinegro do bairro Jardim América, através do atacante Gian, e depois com o zagueiro Yago, para a equipe do Jardim Yara.

Com o empate em 1 a 1, a vaga para a semifinal foi ser disputada nas penalidades. Mesmo com o experiente Tiziu no gol, a equipe do Flamina, que buscava o bi-campeonato, não conseguiu vencer o Santos América e perdeu por 4 a 3. Dé, Thiaguinho e Paulista marcaram para a equipe do Jardim Yara, enquanto Yago e Mané erraram. Já pelo lado do Santos América marcaram William, Gian, Cleison e Rodrigo – Marcelo desperdiçou.

Atlético Faisqueira estreia com vitória na Copa São Cristóvão


Mais quatro equipes estrearam na Copa São Cristóvão de Futebol Amador – Zé Miano 2012 no domingo (12). E o destaque da rodada ficou por conta da equipe do Atlético Faisqueira, que enfrentou o Valência no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, e venceu pelo placar de 2 a 1, com gols do meia Chiquinho e do atacante Lucas Chaves – Bruno Carroça descontou para o adversário.

Também pelo grupo F, era para ter sido realizado o duelo entre AECO Copasa e Juventus. No entanto, a equipe do bairro Fátima não compareceu ao Manduzão e a vitória foi dada ao time adversário. Já no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, foi realizado o confronto válido pelo grupo A, entre Corinthians e São Geraldo. E a equipe do bairro São João surpreendeu o adversário e venceu por 1 a 0, com gol de Rodrigo.

A Copa São Cristóvão de Futebol Amador – Zé Miano 2012 segue no próximo domingo (19) com a disputa de mais quatro jogos. VRM Construção e Mandu abrem a rodada, às 14 horas, no Manduzão. Logo em seguida, às 16 horas, no mesmo estádio, o Estrela Azul pega o Milan São João. Já no estádio Chicão, às 15 horas, o Minas enfrenta o Santos América e às 17 horas, o Juventus FA e pega o Ferrari/Óticas Real Bangu.

Copa Sul: Milan São João vence Tijuca e vai pegar o Montanhês



Depois de garantirem vaga na semifinal da Copa Sul, Montanhês e VRM Construção conheceram neste final de semana seus próximos adversários na competição de futebol amador disputada no estádio municipal Pedro Marques da Silva, no Jardim Guadalupe. A penúltima fase da Copa Sul será disputada já no próximo final de semana e a grande decisão está marcada para acontecer no dia 26 de agosto.

O Montanhês vai enfrentar o Milan São João, que no sábado (11) bateu a Tijuca pelo placar de 1 a 0, com gol do atacante Elias. Já o VRM Construção vai pegar na semifinal o JC Esporte, que no domingo (12) era para ter enfrentado o Plastfilm. A equipe do bairro Jardim São João compareceu ao estádio no horário marcado, mas com o número de jogadores insuficiente, impedindo a realização da partida.

Portanto, no próximo sábado (25), às 16 horas, o Montanhês faz o clássico local contra o Milan São João para definir o primeiro finalista da Copa Sul de Futebol Amador. No dia seguinte, domingo (26), às 10 horas, o VRM Construção pega o JC Esporte para conhecer a segunda equipe que vai para a grande decisão. Ambos os jogos acontecem no estádio municipal Pedro Marques da Silva, no Jardim Guadalupe.