sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rodada da Copa COE define últimos classificados e duelos do mata-mata



Depois de três meses de bola rolando no bairro São João será conhecido neste final de semana os três últimos classificados para a próxima fase do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE. A rodada que terá a disputa de quatro jogos no estádio municipal Capitão Nelson Massafera será acompanhada pelas 19 equipes já classificadas, pois vai definir os confrontos do mata-mata também.

No sábado (30), às 15 horas, o já classificado Ferrari São Geraldo pega o Abutres de olho na liderança do grupo I. A equipe que venceu as duas primeiras partidas precisa de pelo menos um empate para ficar com a primeira posição da chave. O mesmo placar também beneficiaria o Abutres, que tem quatro pontos e caso chegue a cinco, não pode ser alcançado pelos demais adversários do grupo.

Apesar disso, as duas equipes não querem saber do empate e prometem brigar os 90 minutos da partida pelos três pontos. Caso vença o duelo, o Ferrari melhoraria sua classificação geral e na segunda fase enfrentaria um adversário, teoricamente, mais fraco. Já pelo lado do Abutres, a vitória significaria a liderança do grupo I, deixando a equipe do bairro São Geraldo na segunda posição.

Na segunda partida do dia, às 17 horas, o Plastfilm enfrenta o já eliminado Atlético Faisqueira. Com um ponto na tabela de classificação, apenas a vitória interessa a equipe do bairro São João, que pode brigar por uma vaga na próxima fase, desde que o Abutres não pontue na rodada. Caso isso aconteça, o Plastfilm terá que golear a equipe do bairro Faisqueira para poder tirar os três gols negativos de saldo.

Mais emoção

A rodada da Copa COE segue no domingo (1º) com a disputa de mais dois jogos. Às 15 horas, a AECO/Copasa disputa com o Guarani a partida mais emocionante do final de semana, pois quem vencer este duelo estará com a vaga garantida na próxima fase da competição. No entanto, a equipe do bairro Chaves possui a vantagem do empate, pois possui quatro pontos contra três do adversário.

Logo em seguida, às 17 horas, o Algodão tenta confirmar a sua classificação para a próxima fase diante do já eliminado Corinthians. A equipe da zona rural de Pouso Alegre também precisa de um simples empate, mas a expectativa é de goleada. Com a experiência dos meias Zóio e Alexandre Barbosa  e a qualidade do atacante Galego, é promessa de muitos gols no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Caratecas pousoalegrenses chegam ao Peru para brigarem por medalhas



A dupla de caratecas da Academia Minas-Kan/Biolab, Jéssica da Dalt Cândido, de 21 anos e Renata Tiyoko Hokari Couto, de 13 anos, já está em Lima, no Peru, para disputar o Campeonato Sul-americano de Karatê. As pousoalegrenses vão representar o Brasil em mais uma competição internacional e querem voltar para a Terra do Mandu com uma medalha na bagagem.

Na quarta-feira (27), as atletas confirmaram as suas inscrições e fizeram a pesagem. As lutas tiveram início no mesmo dia, no entanto as pousoalegrenses ainda não pisaram no tatame. Renata Tiyoko Hokari Couto vai começar a disputar o Campeonato Sul-americano de Karatê nesta quinta-feira (28) e Jéssica da Dalt Cândido, nesta sexta-feira (29). A competição segue até o próximo sábado (30).

A busca por medalhas

Apesar da pouca idade, Renata Couto já possui nove títulos mineiros e um brasileiro. A sua vaga para a Seleção Brasileira de Karatê foi conquistada na seletiva nacional, realizada pela CBK, em abril na cidade de São Paulo. Essa será a primeira vez que a atleta de Pouso Alegre participa de uma competição internacional, ao contrário de Jéssica da Dalt, que busca a sua nova medalha fora do país.

No último mês, a medalhista olímpica de Pouso Alegre esteve em Manágua, capital da Nicarágua, para participar do Campeonato Pan-americano de Karatê. Porém, Jéssica da Dalt ficou apenas entre as oito melhores atletas da competição, adiando a conquista de mais uma medalha para o seu vasto currículo. Agora, a atleta da Minas-Kan/Biolab deposita as esperanças no Sul-americano.

As atletas pousoalegrenses são patrocinadas pela Biolab Farmacêutica e serão acompanhadas no Sul-americano de Lima, pelo técnico da Seleção Mineira de Karatê e da Academia Minas-Kan, Alessandro da Silva NG. Jéssica da Dalt conta também com o apoio da Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, onde cursa o último ano de Fisioterapia, através de bolsa integral, em virtude de suas conquistas no esporte.

No sufoco, Real vence Gladiadores pela Copa STIRPA de Futsal



Ao contrário dos primeiros jogos, Real FC e Gladiadores FC fizeram um duelo bastante equilibrado na Copa STIRPA de Futsal, nesta quinta-feira (28), no ginásio poliesportivo Joaquim Moises, a “Quadra do Bandulinha”. Com muitas chances de gols desperdiçadas durante a partida, quem levou a melhor no final foi o Real FC, que venceu por 2 a 1, com gols de Hélio e Edmar – Fabiano descontou para o Gladiadores FC.

A Copa STIRPA de Futsal segue na próxima terça-feira (3) com a disputa da partida entre Pé na Cova FC e Legendários, às 17h45min, no ginásio poliesportivo Joaquim Moises, a “Quadra do Bandulinha”. A competição, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Refratários de Pouso Alegre e disputada pelos colaboradores da Sobral Invicta S/A, tem o apoio do Jornal Diário e do Esporte Pouso Alegre.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Dois Toques estreia com goleada na Copa STIRPA de Futsal



Depois da goleada do Amigos FC sobre o Lyon FC na abertura da Copa STIRPA de Futsal, nesta terça-feira (26) foi a vez do Dois Toques FC marcar muitos gols no triunfo sobre o Lambreteiros FC. A vitória por 8 a 4 foi comandada por Cléber, que marcou cinco gols. Leandro, Cléver e Zé Rezende completaram a goleada, enquanto João Costa, duas vezes, Jefferson e Fábio descontaram para o adversário.

A Copa STIRPA de Futsal segue na próxima quinta-feira (28) com a disputa da partida entre Gladiadores FC e Real FC, às 9h30min, no ginásio poliesportivo Joaquim Moises, a “Quadra do Bandulinha”. A competição, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Refratários de Pouso Alegre e disputada pelos colaboradores da Sobral Invicta S/A, tem o apoio do Jornal Diário e do Esporte Pouso Alegre.

Equipe pousoalegrense se destaca na Copa Unimed de Vôlei



A equipe de vôlei masculino pré-mirim da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre disputou no último final de semana, na cidade de Três Corações, mais um circuito da Copa Unimed, a Liga Sul Mineira de Vôlei, promovida pela Federação Mineira de Voleibol. E os pousoalegrenses, comandados pelo treinador Marcelo de Souza Prudêncio, se destacaram vencendo três, das quatro partidas disputadas.

Na sexta-feira (22), Pouso Alegre venceu Formiga por 3 sets a 2. No dia seguinte, sábado (23) pela manhã, a vitória foi sobre o Colégio Marista, de Varginha, por 3 sets a 0. Já à tarde, os pousoalegrenses acabaram perdendo para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Varginha por 3 sets a 0 e para encerrar, no domingo (24), Pouso Alegre voltou a vencer, dessa vez Muzambinho, por 3 sets a 0.

Com os resultados, a equipe de vôlei masculino pré-mirim da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre ficou na terceira posição do circuito, dando um passo importante para a classificação para o Campeonato Mineiro de Vôlei, que acontece no segundo semestre. “A colocação final é importante para nós, pois ficamos bem pertos da vaga para a etapa estadual do campeonato”, comenta Marcelo de Souza Prudêncio.

Os atletas pousoalegrenses voltam a treinar esta semana, visando a próxima etapa da competição. “Eles estão motivados e vamos trabalhar pesado para podermos alcançar nosso objetivo. Temos que pensar em cada jogo e fazer deles uma final. Acredito que dessa maneira possamos chegar no Campeonato Mineiro”, completa o treinador da equipe de Pouso Alegre, que tem o apoio da Academia R1 Fitness, Brassilk e Clínica Exacor.

Alunos da Acadêmia Dan Kyu participam de campeonato em Varginha


 
Alunos da Academia Dan Kyu, juntamente com o Projeto Social Prosan Santo Antônio, participaram no último final de semana do Campeonato Mineiro de Karatê por equipe, disputado na cidade de Varginha. Os pousoalegrenses formaram três equipes e conquistaram ótimos resultados, nas três modalidades: Kata, Kata Bukai Mista e Kumite.
A equipe feminina de Kata, formada por Ana Júlia, Ana Luiza e Wanessa ficou com o título na categoria. Na modalidade Kata Bukai Mista, os atletas Henrique, Ana Luiza e Wanessa também ficaram com o primeiro lugar, seguido por outra equipe de Pouso Alegre, formada por Ana Julia, Felipe Hiroshi e Luiz Augusto. Nesta mesma modalidade, os pousoalegrenses Gustavo, Cesar e Wanessa ficaram com o bronze.
Já no Kumite, a equipe formada por Bruno, Felipe Hiroshi e Luiz Augusto conquistou o segundo lugar e no feminino, ouro para Pouso Alegre, com Ana Julia, Ana Luiza e Wanessa. “As equipes e todos os atletas estão de parabéns pelo excelente resultado alcançado em Varginha. Isso é conseqüência dos treinamentos diários na Academia e a dedicação de todos”, comenta o professor Nelci dos Santos.
 “Este evento realizado pela Federação Mineiro de Karatê foi diferente, pois os atletas tinham que realizar os movimentos em harmonia e apresentar a suas técnicas com perfeição. E isso só foi possível devido a sintonia entre eles, a dedicação e apoio de todos. Gostaria de aproveitar para agradecer a todos os familiares e patrocinadores”, completa Nelci dos Santos.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

No jogo dos apagões, Andorinha vence Flamina e se classifica na Copa COE



Em um confronto muito equilibrado disputado no domingo (24), o Andorinha superou a pressão imposta pelo adversário e as quedas de energia no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, para derrotar o Flamina por 1 a 0, pela última rodada do grupo H na primeira fase da Copa COE, o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. O gol da vitória foi marcado por Zé Bangu, ainda no primeiro tempo.

O duelo mais esperado da chave começou com o Flamina partindo para cima do Andorinha. A equipe campeã da Copa COE em 2009, manteve a posse de bola nos primeiros minutos e tentou surpreender o adversário pelos lados do campo. No entanto, na primeira oportunidade criada pelo Andorinha a  rede balançou. Aos 18 minutos da primeira etapa, Zé Bangu roubou a bola no meio e bateu com muita categoria de fora da área, no ângulo de Tiziu.

Depois do gol, a equipe de Ipuíuna não se retraiu e continuou tocando a bola, dominando assim o jogo. O Andorinha criou algumas chances, mas o goleiro do Flamina estava atento as jogadas e fez importantes defesas. O seu time, um pouco nervoso, até tentou pressionar nos minutos finais do primeiro tempo, mas foi parado no bloqueio rival e o placar de 1 a 0 foi levado para o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, a energia do estádio municipal Capitão Nelson Massafera passou a cair e o jogo foi paralisado por cinco vezes. As quedas de energia prejudicaram as duas equipes, principalmente o Flamina que buscava o empate para garantir uma melhor classificação para a segunda fase da Copa COE. Aos 22 minutos, o atacante Matheus chegou a acertar um chute na trave, assustando o Andorinha.

Porém, aos 26 minutos do segundo tempo, a energia caiu pela sexta vez e o jogo foi encerrado. A atitude tomada pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima não agradou os jogadores do Flamina, que não aceitavam o fim da partida. Alguns atletas mais exaltados da equipe do Jardim Yara chegaram a ofender a arbitragem e até mesmo os membros da Comissão Organizadores de Esportes, entidade que promove a competição.

Segundo Benedito Salvador Barbosa, o Dito Cantareira, os organizadores da Copa COE devem se reunir esta semana para definirem quais atitudes vão tomar em relação ao jogo, encerrado aos 26 minutos da segunda etapa e também com os jogadores do Flamina. “Faz seis anos que organizamos este campeonato e nunca tinha acontecido isso. Vamos nos reunir para saber o que devemos fazer”, disse em entrevista a Rádio Clube de Pouso Alegre.

Com o resultado, que deve ser mantido, a equipe de Ipuíuna garantiu vaga na próxima fase da competição, assim como o Flamina – ambos com seis pontos. Quem também ficou com está pontuação no grupo H e se classificou foi o Belo Horizonte FC. A equipe venceu o Polvilho Três Irmãos pelo placar de 3 a 2, no domingo (24). Gilson duas vezes e Luis Paulo marcaram para o BHFC, enquanto Leandro e Gilson fizeram para o eliminado Polvilho.

Goleadas e classificação

No sábado (23) foram disputados dois jogos pelo grupo G da Copa COE, que definiram mais três classificados para a próxima fase da competição de futebol amador. No primeiro duelo, a equipe do Santos América atropelou o Juventude São Cristóvão por 10 a 2 e ficou com a liderança. Netinho, três vezes, Lucas, duas vezes, Nei, Rubinho, Airan, Vaninho e Rafael marcaram na goleada – William e Vaninho (contra) fizeram para o adversário.

Logo em seguida, uma nova goleada definiu os demais classificados. Natércia bateu a CAPEA pelo placar de 4 a 1 e garantiu a vice-liderança da chave, deixando a equipe do bairro Cidade Jardim com a terceira posição. Adriano, Luis Paulo, Edimar e Paulo Henrique fizeram os gols de Natércia, enquanto Josemar descontou para a CAPEA, que antes do início da rodada liderava o grupo, mas com o resultado quase ficou fora da próxima fase.

Montanhês estreia com vitória na Copa Sul de Futebol Amador



A terceira rodada da Copa Sul de Futebol Amador aconteceu neste final de semana e marcou a estreia do Montanhês. No sábado (23), A equipe do bairro São João bateu o Mandu pelo placar de 3 a 0, com gols do atacante Kléber (duas vezes) e do meia Bruno, assumindo a liderança do grupo B da competição, que é realizada no estádio municipal Pedro Marques da Silva, localizado no bairro Jardim Guadalupe.

Na segunda partida da rodada, válida pelo grupo D e disputada no domingo (24), o São João voltou a jogar e ficou no empate em 1 a 1 contra o Roma. Leandro marcou para os donos da casa, enquanto Felipe igualou o marcador para a equipe do bairro Faisqueira. Com o resultado, o São João continuou na ponta da chave, agora com quatro pontos e o Roma, com dois, pulou para a segunda posição, deixando o Plastfilm em terceiro.

No domingo (24), era para ter sido realizado outro duelo: Aliança e Santos São João. Porém, na véspera da partida, a equipe do Aliança comunicou a organização que não poderia entrar em campo, devido a falta de jogadores, e solicitou o adiamento do jogo. O pedido foi negado pela organização e a equipe do bairro São João acabou sendo eliminada da Copa Sul e dos demais campeonatos promovidos pela MD Eventos Esportivos.

A Copa Sul de Futebol Amador segue no próximo final de semana, com a disputa de mais três partidas. No sábado (30), às 16 horas, o Mandu, do bairro São Camilo, busca a sua recuperação na competição contra o Santos América. Já no domingo (1º), às 13h40min, a CAPEA, do bairro Cidade Jardim, pega o Roma, do bairro Faisqueira, e logo em seguida, às 16 horas, o Flamina estreia na competição diante do Milan São João.

“Linhas estranhas” impedem jogo do Pousoalegrense pelo Mineiro Júnior



Um fato curioso impediu a realização da partida entre Pousoalegrense FC e Contagem EC, pela oitava rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro de Futebol Júnior, no sábado (23). O árbitro Ronei Cândido Alves não permitiu que o duelo acontecesse no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, pois a marcação de futebol americano feita no gramado do Manduzão iria atrapalhar a disputa do jogo.

De acordo com a comissão técnica da equipe de Pouso Alegre, o árbitro disse que com as “linhas estranhas no gramado, a bola não iria rolar”. Ronei Cândido Alves sugeriu que cortassem a grama para tirar as marcações de futebol americano, pedido que foi atendido momentos depois. Porém, mesmo assim o árbitro insistiu em não dar início à partida, contrariando as duas equipes.

Quem também ficou desapontado com este fato foram os torcedores presentes no Manduzão. “Foi muito constrangedor. Acho que o árbitro poderia usar o bom senso e deixar a bola rolar, assim como aconteceu nas rodadas passadas, quando o gramado também tinha está marcação”, comentou José Carlos do Nascimento, o Espoleta, secretário municipal de Esportes e Lazer e ex-jogador e treinador de futebol.

A súmula e o relatório da partida entre Pousoalegrense FC e Contagem EC feito pelo árbitro Ronei Cândido Alves foi encaminhado à Federação Mineira de Futebol. Segundo a comissão técnica da equipe de Pouso Alegre, este fato ocorrido no sábado (23) deverá ser julgado pela organização do campeonato em breve, e provavelmente o duelo terá que ser remarcado para uma nova data, mantendo o local.

Agora, o Pousoalegrense FC volta a jogar no próximo sábado (30), às 15 horas, contra o Nacional, no estádio Astrogildo Duarte, em Nova Serrana. A equipe treina durante a semana no Hotel e Pousada Maracanã, no bairro São João e viaja na véspera da partida. O Pousoalegrense FC está na sexta posição do grupo B, com quatro pontos, e segue em busca da classificação para a segunda fase do Campeonato Mineiro de Futebol Júnior.