sexta-feira, 3 de junho de 2011

Futebol

João do Karate é recebido pela diretoria do BMG


Em busca de parcerias para ajudar no desenvolvimento do esporte pousoalegrense, João Batista Rodrigues, o João do Karate, secretário municipal de Esportes e Lazer foi recebido na última quarta-feira (1) pelo diretor do BMG Hissa Moysés, na sede da instituição financeira, em Belo Horizonte.

João do Karate, acompanhado do secretário de Obras Wellington Pinheiro Serra, apresentou a diretoria do banco, que é considerado um dos maiores grupos econômicos do Brasil, diversas opções de investimentos no esporte em Pouso Alegre, como a reforma do estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

“Esse encontro marca o início de uma série de reuniões com empresários para buscar parcerias que vão beneficiar o esporte de Pouso Alegre”, comenta o secretário de Esportes e Lazer, que tem em seu histórico profissional várias parcerias, caso da Academia Minas-Kan, onde é professor de Karate, com a indústria Farmacêutica Biolab.

Futebol

Rodada da Copa COE marca duelo dos opostos


10 times vão entrar no estádio municipal Capitão Nelson Massafera neste fim de semana para definirem seus futuros na Copa COE 2011. A rodada que excepcionalmente terá a realização de cinco jogos, será marcada pelo duelo dos opostos: de um lado equipes que estão brigando contra o rebaixamento, do outro, times que buscam a classificação para o mata-mata do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

A primeira partida da rodada será entre Juventus e Ouro Fino neste sábado (4), às 15 horas. As duas equipes que já se enfrentaram em 2010 (goleada dos Meninos da Porteira por 5 a 1), brigam por uma das vagas do grupo E. Ouro Fino vem de duas vitórias na competição e o empate garante a equipe na próxima fase. Já o Juventus precisa da vitória de no mínimo dois gols de diferença para se classificar, pois tem três pontos na tabela.

A emoção continua no segundo jogo do dia. De um lado estará à equipe que nunca venceu na competição (12 jogos e 12 derrotas), o Santos São João e do outro a sensação da edição 2011 do campeonato, o Napoli Controle. As derrotas nos primeiros jogos colocam em risco a permanência do Santos no próximo ano da Copa COE. As chances de rebaixamento são grandes e as esperanças estão depositadas nos pés do meia Zezinho.

O Napoli Controle, que estreou goleando o Juventus por 5 a 1, acabou sendo surpreendido pela equipe de Ouro Fino na última partida (derrota pelo placar de 3 a 1). A expectativa para este confronto diante do Santos São João é que o cérebro do time, o meia Chapecó, volte a jogar, ajudando seus companheiros de frente, Amendoim e Cafu. Dependendo do resultado do primeiro jogo, a vitória passa a ser crucial para a classificação do Napoli.

Três jogos, três decisões

A bola rola também no domingo (5). De manhã, às 10 horas, Estrela Azul e Minas fazem o jogo adiado do último fim de semana, quando apenas duas partidas foram realizadas no bairro São João. Este duelo vai definir o segundo classificado do grupo D – Sport São João já está garantido. Ambos os times estão com três pontos na tabela de classificação e quem vencer avança a próxima fase da Copa COE.

Durante à tarde de domingo serão disputados mais dois jogos. Às 15 horas, os já classificados Ice Bom e Vila Nova se enfrentam para definirem o primeiro lugar do grupo F. Com a categoria de Vlá e a experiência de Casinha, a Ice Bom é considerada favorita para este duelo, que promete fortes emoções e muita torcida na arquibancada do estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Para fechar a rodada e fugir do rebaixamento, jogam às 17 horas, Andorinha e Belo Horizonte. Depois de ser eliminada nas quartas de final em 2010, a equipe de Ipuíuna decepcionou seus torcedores nesta edição. Com a promessa de jogadores profissionais em seu elenco, o Andorinha chegou a perder para o Vila Nova por WO e agora terá que vencer o BHFC, caso não queira correr risco de ficar de fora da Copa COE 2012.

Futsal

Garotas da AABB disputam amistoso em SP


A equipe de futsal feminino da AABB Pouso Alegre viaja neste sábado (4) para Mauá, na grande São Paulo, para disputar uma partida amistosa contra o Independente FC. O duelo marcado para as 15 horas, na sede do clube local, visa aprimorar as garotas pousoalegrense para a disputa de campeonatos nos próximos meses, como o de Campos do Jordão, interior de São Paulo, Itajubá e principalmente a Taça EPTV de Futsal Feminino, que é considerada a mais importante do Sul de Minas.

“Nossas adversárias são experientes e disputam vários campeonatos em São Paulo. Vamos com 14 atletas de idades variadas, para dar ritmo de jogo a todas. O único problema nosso para este amistoso será a ausência da Carioca, Karol e Raquel, que não vão poder ir a Mauá”, comenta Clóvis Massafera Pereira, treinador da equipe pousoalegrense, que conta com o apoio do Colégio Bandeirante, Poliedro, BC Informática Paraisópolis, Drogaria Três Corações e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre.

Kung Fu

Lutador busca apoio para a realização de campeonato


Mestre Wilson Brandão, lutador e professor de artes marciais está em busca de apoio para a realização do Campeonato Gladiadores Marciais 2011, que vai acontecer no ginásio do Sindicato dos Calçados (Sindicavespar), na rua Coronel José Inácio, centro de Pouso Alegre, no próximo dia 11 de junho.

Segundo o Mestre Wilson é aguardado centenas de atletas de Pouso Alegre e região, além de lutadores do estado de São Paulo. O campeonato terá a disputa de Muay Thai, Boxê Chinês, King Boxing, Combate MMA, Low Kick, Tai Chi CHuan, Shuai Jião e Kung Fu. A entrada será franca e as lutas terão início às 13 horas.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Futebol

FMF convoca clubes para conselho técnico da Segundona

Pouso Alegre não terá time na competição estadual


A Federação Mineira de Futebol anunciou esta semana em seu site oficial que nesta sexta-feira (3), às 14 horas, será realizado o conselho técnico do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão 2011. 16 equipes, sendo três do Sul de Minas, foram convocadas para comparecer a sede da entidade, que fica em Belo Horizonte, onde será definido o regulamento e a tabela da competição.

Araguari AC, Araxá EC, Arsenal SC, Betim FC, CAP Uberlândia, Coimbra EC, Contagem EC, Democrata FC, de Sete Lagoas, EC Siderúrgica, de Sabará, Jacutinga AC, Santaritense FC, Social EC, de Coronel Fabriciano, Tupynambás FC, de Juiz de Fora, União Luziense EC, de Santa Luzia, Valeriodoce EC, de Itabira e Varginha EC terão que enviar um representante ao conselho. Caso isso não aconteça, as equipes não poderão disputar a Segundona.

Pouso Alegre sem time

Ao contrário dos últimos anos, quando Guarani FC, Pouso Alegre FC e EC Sul Minas chegaram a participar da Segundona do Mineiro, em 2011 os clubes não vão entrar em campo e Pouso Alegre não terá representantes na competição estadual, fato que não acontece desde 2007. O motivo para a desistência este ano, segundo os dirigentes, é a falta de um estádio local para mandarem seus jogos.

O Manduzão poderia ser a casa dos times na competição. No entanto, a falta de laudos que comprovem sua liberação para a prática esportiva impede que os jogos da Segundona do Mineiro sejam realizados em Pouso Alegre, obrigado assim as equipes da cidade a mandarem seus jogos em outros estádios da região, assim como aconteceu nos anos anteriores.

Em entrevista ao Esporte Pouso Alegre durante o mês de maio, um dos diretores do Pouso Alegre FC, Maurício Chaves disse que é inviável para a equipe disputar a Segunda Divisão longe de casa. Em 2009, quando o PAFC participou do campeonato, o rubro-negro mandou seus jogos em Santa Rita do Sapucaí, dificultando o acesso da equipe do Módulo II estadual.

De acordo com Maurício, nunca faltou interesse do clube em participar das competições oficiais. “Hoje a cidade não possui um estádio que possa receber jogos profissionais. Isso impede que o Pouso Alegre Futebol Clube dispute a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro”, afirma o dirigente do Dragão do Sul de Minas, clube que em 2013 completa 100 anos de história.

Jogos Militares

Pouso Alegre recebe seletiva para a 1ª Olimpíada da Polícia Militar


A cidade de Pouso Alegre recebeu no último fim de semana, através da 17ª Regional da Polícia Militar de Minas Gerais, a seletiva para a primeira Olimpíada Esportiva “Alferes Tiradentes” da PMMG. Foram disputados no município seletiva de futebol de campo, tiro, cabo de guerra, atletismo e rústica.

Com a participação de mais de 100 candidatos, policiais militares, entre homens e mulheres, foram selecionados 41, que vão representar a 17ª Regional da Polícia Militar de Minas Gerais na Olimpíada Esportiva “Alferes Tiradentes”.

De acordo com o regulamento da competição, parte da olimpíada vai ser realizada no interior do Estado, como a primeira e segunda fase do futebol de campo. Já as demais fases do futebol e as outras modalidades serão disputadas em Belo Horizonte, com abertura dos jogos prevista para o próximo dia 9, encerrando no dia 26 de junho. A competição reunirá 880 policiais militares de várias regiões de Minas Gerais, em mais de 20 delegações esportivas participantes.

O evento esportivo, cujo nome reverencia ao patrono das Polícias Militares do Brasil, integrará o calendário de atividades comemorativas do aniversário da PMMG e tem por objetivo promover a integração esportiva e a interação entre os integrantes da Instituição, estimulando o desenvolvimento da higidez física do seu público interno.

Com informações da Ascom/17ªRPM

terça-feira, 31 de maio de 2011

Futebol

Para qual time você torce na Copa COE?

A Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, entidade que promove a Copa COE, maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, lançou uma pesquisa em seu portal eletrônico para saber qual equipe que disputa a quinta edição da competição tem a maior torcida.

Acesse o site da Acelempa e participe!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Futebol

Copa COE: Paineiras surpreende, vence São Geraldo e se classifica


Após ser eliminado na primeira fase da Copa COE em 2010, o Paineiras se reforçou para a edição deste ano e a vaga nas oitavas de final foi conquistada no fim de semana. A equipe da zona rural de Pouso Alegre venceu o favorito São Geraldo pelo placar de 3 a 1 no sábado (28) e garantiu vaga na próxima fase do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

Desfalcado de seus principais jogadores, como o zagueiro Edmar e o meia Gélo, a equipe do Paineiras conquistou a vitória na base da superação. Apesar da vitória por 3 a 1, o grande destaque da equipe foi o goleiro Coronel. O tocantinense de 23 anos que veio para Pouso Alegre em busca de sucesso no futebol profissional foi fundamental para que sua equipe triunfasse pela segunda vez na Copa COE 2011.

O São Geraldo, que precisava apenas do empate para garantir a classificação, cadenciou o jogo desde o apito inicial. Com muito toque de bola no meio de campo, o time alvinegro chegava ao gol adversário apenas com chutes de longa distância, facilitando para o goleiro Coronel. O primeiro tempo terminou em 0 a 0, placar que favorecia a equipe do São Geraldo.

Três substituições foram feitas no Paineiras durante o intervalo. Os atacante Edson e Alex deram mais mobilidade a equipe da zona rural de Pouso Alegre, que foi para cima do adversário. Aos 15 minutos, Edson cobrou falta na área e o lateral Lei desviou a bola, enganando o goleiro do São Geraldo: 1 a 0.

O gol acordou a equipe alvinegra, que passou a tocar a bola com mais rapidez, tentando envolver a defesa adversária. Porém, o gol de empate saiu em cobrança de escanteio. Aos 23, Thiaguinho levantou na área e Viola, ex-Pouso Alegre FC e que fazia sua estreia com a camisa do São Geraldo na Copa COE, subiu sozinho o mandou a bola no ângulo, igualando o placar da partida novamente.

Parecia que o jogo seria decidido através das bolas paradas. Cinco minutos após empatar o jogo, a equipe do Paineiras voltou a ficar na frente. Tatu cobrou falta de longe, o goleiro Tchurly rebateu e no rebote o lateral Lei fez seu segundo gol no jogo, empurrando a bola para o fundo da rede: 2 a 1.

A partir desse momento, em desvantagem no placar, o São Geraldo partiu para cima do adversário. Com as entradas de João Henrique e Tiupina, a equipe ficou mais ofensiva. Aos 47 minutos todos os jogadores da equipe foram para a área tentar o gol de empate na cobrança de escanteio. No entanto, quem conseguiu marcar foi o Paineiras com o atacante Alex, que aproveitou o desespero alvinegro e marcou do meio de campo o gol que deu a classificação a equipe da zona rural de Pouso Alegre às oitavas de final.

Liderança confirmada

Pelo grupo D, jogaram também no sábado (28) AECO/Copasa e Sport São João. Mesmo com o frio, o estádio municipal Capitão Nelson Massafera recebeu um bom público para acompanhar o jogo que teve muitos gols marcados. O Sport São João, já classificado, foi para cima do adversário e saiu na frente com Bruno. Ainda na etapa inicial, o experiente Hermínio fez mais um para a equipe do bairro São João, que no sábado não contou com a categoria dos irmãos Niquimba. No segundo tempo, o Sport ampliou novamente com Bruno e com Adriano. A Copasa conseguiu descontar com o meia Favela e o atacante Sérgio. 4 a 2, placar que coloca o Sport São João novamente na fase de mata-mata da Copa COE e deixa o AECO/Copasa muito próximo do rebaixamento.

Futebol

Definido confrontos do mata-mata da Copa Norte

A Copa Norte de Futebol Amador chegou a sua fase de quartas de final. Os jogos de mata-mata da competição começam a ser disputados neste domingo (5) no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no bairro São Cristóvão. Juventus FA e Erva Doce, São Cristóvão e Atlético Gabiroval fazem os primeiros confrontos. Sem Limite e Santo Expedito, Napoli Controle e Estrela Azul disputam os demais jogos da fase decisiva, no próximo dia 12.

O campeonato que vai terminar no dia 26 de junho, teve início no dia 10 de abril. 12 jogos foram disputados até o momento, com 34 gols marcados – média de 2,8 por partida. De acordo com a organização da Copa Norte de Futebol Amador, a baixa média de gols se dá pelo fato do equilíbrio dos confrontos, a qualidade das equipes e também pelo fato do campeonato ser disputado por times da mesma região da cidade, proporcionando clássico em todas as rodadas.

Copa Zé Martins

A MD Eventos Esportivos, entidade que promove o campeonato no bairro São Cristóvão, vai promover no próximo mês a primeira edição da Copa Zé Martins de Futebol Amador, no bairro Sertãozinho, município de Borda da Mata. 15 equipes já confirmaram presença na competição: Sertãozinho, Santos Maçaranduba, Maçaranduba, Faculdade de Direito do Sul de Minas, Sport Club Faisqueira, Plastifilm, Santos Imbuia, Mandú, Sport São João, Ótica Real, Santo Expedito, Andorinha de Ipuíuna, Atlético Gabiroval, Juventude do bairro São Geraldo e Roma.