terça-feira, 19 de abril de 2011

Futebol

RA Soccer completa seis anos

Vários atletas encaminhados para o futebol brasileiro e muitos títulos conquistados


Com a intenção de formar atletas de futebol e integrar os jovens de Pouso Alegre e região, foi fundando em abril de 2005, o Centro de Formação RA Soccer. Desde sua criação, os professores Henrique Alves e Reinaldo Rezende já treinaram mais de duas mil crianças e adolescentes do Sul de Minas. Alguns resultados já estão sendo alcançados, como o encaminhamento de jovens atletas para grandes clubes do futebol brasileiro e a conquista de importantes competições de base.

Em 2005, quando os amigos Henrique e Reinaldo resolveram fundar o Centro de Formação a idéia era criar algo diferente, uma escola de futebol que atendesse todas as necessidades para a formação de um atleta profissional de alto nível. “Trouxemos para Pouso Alegre e região uma metodologia do futebol diferente. Arriscamos, pois não queríamos ser apenas mais uma escolinha de futebol, queríamos formar atletas de verdade”, comenta Henrique Alves, presidente e treinador do RA Soccer.

Como todo começo, os primeiros anos de trabalho do Centro de Formação foram difíceis. No entanto, de 20 a 30 alunos treinando na escolinha, o número passou para quase 500 atualmente. Para Henrique, esse crescimento em seis anos se dá pelo profissionalismo dos professores e dos futuros atletas, além do encaminhamento dos jovens para os grandes clubes do futebol brasileiro, isso graças aos contatos que a diretoria do RA Soccer mantém fora de Pouso Alegre.

“Em nosso Centro de Formação temos todo um cuidado com os jovens atletas. Nós atentamos desde a inscrição dos garotos, até a sua saída. Para poder treinar no RA Soccer é necessária autorização dos responsáveis e atestado médico. Quando eles entram na escola, passam a ter acompanhamento fisioterápico e nutricional, temos um controle de todos os atletas. Quando eles saem, também fazemos um acompanhamento nos clubes, realizando visitas constantes”, completa o presidente do Centro de Formação.

Para Henrique, a escolinha de futebol chega a ser um complemento na educação dos jovens. De acordo com o presidente e treinador do RA Soccer, o trabalho feito durante os treinamentos, as viagens, acabam auxiliando na formação não apenas dos atletas, como também do ser humano. “Nos mostramos o caminho certo para os jovens. Falamos para eles se quiserem ser jogadores profissionais, não podem conviver com as drogas, as bebidas, as baladas, entre outras coisas”, afirma.

Dos quase 2000 mil alunos que passaram pelo Centro de Formação, o presidente e treinador desconhece de algum jovem que “se perdeu na vida”. Segundo Henrique, muitos que não seguiram a carreira de atleta deram continuidade aos estudos, estão trabalhando. “Nesse período que estamos trabalhando em Pouso Alegre, já encaminhados dezenas de jovens para grandes clubes e atualmente, temos 14 espalhados em times do interior de São Paulo, Belo Horizonte, e outras regiões do Brasil”.

Além dos atletas encaminhados, que é o maior objetivo do RA Soccer, outro número que a diretoria do Centro de Formação exalta são as conquistas de diversos campeonatos. Ao todo, o RA Soccer disputou 29 competições oficiais sempre ficando entre os três melhores times, sendo 18 títulos, 10 vice-campeonatos e um terceiro lugar. “A maior conquista que alcançamos foi em 2007, quando vencemos a Copa Internacional, em Assunção, capital do Paraguai. Esse título marcou a todos do RA Soccer”.

Futebol

Napoli estreia com goleada na Copa Norte

A equipe do Napoli Controle segue surpreendendo no futebol amador de Pouso Alegre. Depois de ser campeão da Pré-Copa COE, repescagem para a competição disputada no bairro São João, a equipe formada por funcionários do Grupo Cimed estreou na Copa Norte de Futebol Amador no último fim de semana com vitória.

O Napoli venceu o Pouso Alegre São Geraldo por 4 a 0 neste domingo (17), no estádio Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no bairro São Cristóvão. Diogo, Rodrigo, Joel e Cafu fizeram os gols para a equipe da Cimed, que também conta em seu elenco com jogadores de São Gonçalo do Sapucaí, caso do meia Dé e do goleiro Loucura.

A outra partida da rodada da Copa Norte foi entre São Cristóvão FC e Juventus FA. E os donos da casa não decepcionaram sua torcida, vencendo pelo placar de 2 a 0. Delei e Marcos fizeram os gols do São Cristóvão. As partidas da competição disputada no bairro São Cristóvão voltam a ser disputadas no dia 1º de maio, entre Grêmio Sãocarlense e Erva Doce, Santo Expedito e Barcelona FC, do bairro São Geraldo.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Futebol

Primeiros classificados na Copa COE 2011


Flamina, Ponte Preta e Clube de Campo Pouso Alegre garantiram vaga na próxima fase da Copa COE 2011 no fim de semana, faltando ainda uma partida para finalizar a primeira fase. A quinta rodada, que envolveu equipes do grupo A e B da competição, foi marcada pelas goleadas e pelo grande número de torcedores que compareceram nas partidas, além das classificações do trio. No sábado (16), a equipe do Flamina venceu o Plastfilm pelo placar de 9 a 0. Também pelo grupo B, jogaram Ponte Preta e Portuguesa e quem se deu bem no duelo foi a Macaca, que venceu por 1 a 0. No fechamento da rodada, já no domingo (17), o Cantareira venceu o Milan de forma emocionante, por 5 a 3 e o CCPA ganhou do Flamengo de 7 a 1.

Recorde


Bastaram os primeiros 45 minutos para o Flamina golear o Plastfilm. A equipe do bairro Jardim Yara marcou cinco gols antes do intervalo. O Placar foi aberto logo aos cinco minutos com o atacante Dudu. Após cruzamento, o camisa 9 dividiu no alto com o zagueiro adversário e colocou para o fundo da rede. E foi através da jogada aérea que o Flamina ampliou o marcador. Aos 11, Celinho cruzou na área e o meia Sandrinho subiu sozinho para fazer o segundo.

Seis minutos depois, o lateral Mané, que este ano voltou a disputar a Copa COE pelo Flamina, aproveitou vacilo da zaga do Plastfilm, que não conseguiu cortar a cobrança de escanteio e fez mais um gol para sua equipe. Sem poder de reação, o Plastfilm apenas assistiu o Flamina jogar. Léo, atacante que em 2010 disputou a competição pela equipe da Ponte Preta, este ano vestiu a camisa do Flamina e desequilibrou o adversário deste sábado. Aos 26, ele limpou sua marcação e bateu de longe, no canto esquerdo: 4 a 0.

Se até aquele momento, o camisa 10 Celinho apenas servia seus companheiros, com belos passes, aos 30 o meio-campista resolveu marcar o seu gol. Após jogada individual, na qual deixou dois adversários no chão, Celinho bateu colocado no canto. Sem chance para o goleiro Wesley. Com o placar de 5 a 0, o Flamina foi para o intervalo com a missão cumprida. Aquele resultado dava a equipe do Jardim Yara a classificação para a fase de oitavas de final, com uma rodada de antecedência.

No entanto, o Flamina voltou para a etapa final com o mesmo empenho do primeiro tempo e buscando aproveitar os erros do Plastfilm. A equipe do bairro Jardim São João não conseguia parar o ataque do Flamina, que na segunda etapa teve o reforço do veloz Maurinho. O camisa 20 levava perigo ao gol adversário jogando pelas pontas. Porém, quem fez o sexto gol do Flamina foi o volante Turuna, que aproveitou a cobrança de escanteio e sozinho subiu para marcar.

15 minutos depois, foi a vez de Maurinho marcar o seu. O atacante recebeu belo passe de Celinho e bateu cruzado, sem chance para o goleiro Wesley. Este foi o centésimo gol da Copa COE 2011. O duelo estava tão fácil, que aos 31, Turuna subiu ao ataque e após receber cruzamento, dominou a bola no peito e só escolheu o canto para fazer 8 a 0. O nono e último gol saiu aos 46 minutos, novamente com Maurinho, que aproveitou lançamento do zagueiro Kinho: 9 a 0 e a classificação para a próxima fase garantida.

Sufoco

Ao contrário da primeira partida de sábado, Portuguesa e Ponte Preta economizaram nos gols e fizeram um duelo bastante equilibrado, que foi decidido no detalhe. Como foi derrotada em seu primeiro jogo na Copa COE 2011, a Lusa do bairro São João tinha que ao menos empatar com a Macaca para se manter viva na competição. No entanto, a Ponte Preta não deu chance para a Portuguesa e venceu por 1 a 0.

Depois de um primeiro tempo fraco tecnicamente, com poucas chances de gols criadas pelas equipes, a rede balançou somente na etapa final. O meia Lucas, que entrou no intervalo do jogo, foi o herói da classificação da Macaca. Aos 32 minutos, o camisa 17 pegou o rebote da zaga adversária e mandou no canto do goleiro Fernando, que vinha sendo o destaque da partida.

Agora a Ponte Preta volta a jogar no dia 21 de maio, contra o Flamina. As equipes que estão classificadas para a fase de mata-mata vão disputar a primeira posição do grupo B, às 15 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. Portuguesa e Plastfilm, que não tem mais chances de brigar por uma vaga na fase seguinte, se enfrentam no dia 22/05. As equipes brigam para fugir do rebaixamento.

Superação e goleada


Sem quatro titulares, o Cantareira enfrentou o Milan neste domingo (17) em busca da sua primeira vitória. Depois de empatar na estreia (2 a 2 com o Flamengo), a equipe do bairro São João teve que superar as adversidades para ficar com os três pontos. O Milan abriu o placar nos minutos iniciais com o experiente meia Pedrinho, de falta. Sem conseguir chegar ao gol adversário pelas pontas, o Cantareira insistia nas jogadas pelo meio.

O Milan, que conta com jogadores fortes, soube anular os melhores jogadores do adversário. Recuado, a equipe do Jardim São João buscava ampliar o marcador nos contra-ataques e foi logo na primeira oportunidade que teve, que a equipe do Milan fez seu segundo gol, com o atacante Kléber. Em vantagem no placar, o Milan não soube segurar o resultado. Logo após fazer 2 a 0, o Cantareira diminuiu com o meia Gláucio.

A festa na arquibancada durou pouco, pois antes do apito final do árbitro, Kléber voltou a marcar para o Milan: 3 a 1, resultado levado para o intervalo. Na volta para a etapa final, o Cantareira voltou diferente. Com um toque de bola mais rápido, os jovens jogadores rubro-negros envolveram o adversário. Galego, que fazia sua estreia com a camisa do Cantareira, passou a fazer a diferença em sua equipe e ajudou Gláucio a marcar mais um.

Com belos passes, o atacante que disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro pelo Fluminense de Araguari até o final do mês de março, viu Wesley marcar dois gols em menos de cinco minutos, virando o placar da partida para 4 a 3. O outro atacante da equipe, o camisa 15 Nathan ainda marcou o seu, aproveitando o nervosismo dos atletas do Milan. Com o resultado de 5 a 3, a equipe do Jardim São João se despedia da Copa COE 2011.

Mas, antes do apito final, o zagueiro Danilo agrediu de forma covarde seu adversário. Nathan, que tinha acabado de fazer o quinto gol do Cantareira sofreu falta e ficou caído no chão. Danilo se aproximou do atleta e chutou sua cabeça. O árbitro, sem perder tempo, o expulsou. Agora o zagueiro terá que ver o Milan disputando com o Flamengo, no dia 21 de maio, sua permanência na competição, da arquibancada do estádio municipal Capitão Nelson Massafera. O Cantareira enfrenta no dia 22/05, o CCPA. O empate garante a equipe na próxima fase.

Quem já está matematicamente garantido nas oitavas de final é o Clube de Campo Pouso Alegre. Os atuais campeões do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais golearam o Flamengo do bairro São João por 7 a 1, em uma partida tumultuada. Nos 45 minutos iniciais, o CCPA não encontrou dificuldades. Contando com a colaboração do goleiro Pato, o Clube de Campo foi balançando as redes adversárias. Anderson, Marco Aurélio, Gutinho e Benilson fizeram os primeiros gols da equipe.

Na segunda etapa, mesmo com as substituições feitas pelo treinador Valtinho, o CCPA manteve o padrão de jogo. Porém, o Flamengo conseguiu diminuir com o atacante Cleitão. Neste momento, a equipe do bairro São João estava melhor em campo, mas sua torcida passou a jogar objetos dentro de campo, além de estourar bombas próximo a meta defendida pelo goleiro Juninho.

O árbitro paralisou a partida por cerca de cinco minutos e somente depois da torcida do Flamengo se acalmar, a bola voltou a rolar. Com tranqüilidade, o Clube de Campo Pouso Alegre voltou a marcar. Marco Aurélio fez mais dois e viu Anderson balançar as redes novamente, fazendo um belo gol por cobertura. O placar de 7 a 1, garantiu a equipe do CCPA na fase seguinte. O Flamengo ainda tem chance, mas depende de uma combinação de resultado.