sábado, 12 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Futebol

Pré-Copa COE: mais decisão neste domingo


Serão definidos neste domingo (13) os três últimos classificados para a segunda fase da “Pré-Copa COE 2011”. As equipes que passarem pelos duelos de mata-mata na rodada vão se juntar a Napoli, Natércia, Mandu, Alcabyte e Santarritense, que aguardam seus próximos adversários.

A primeira partida da rodada acontece às 9h30min, entre São Cristóvão e Guarani. Em seguida, às 11h30min, o Pousoalegrense, equipe comandada pelos irmãos Paulo Borges e Grapete, enfrenta o São João. Para encerrar os jogos de domingo, às 13h30min Atlético Gabiroval pega a Desportiva Bordamatense, que faz sua estreia em campeonatos amadores de Pouso Alegre.

Assim como na última semana, quando foi realizada a primeira da rodada da repescagem da Copa COE, o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, os duelos desse domingo (13) serão disputados no campo do Polvilho Três Irmãos, no bairro dos Afonsos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Karatê

Mais de mil atletas vão participar da Copa Brasil Biolab de Karatê


Pouso Alegre será a capital brasileira do karatê nos próximos dias 19 e 20. A cidade vai receber mais de 1000 atletas de todas as categorias para disputarem a 9ª edição da Copa Brasil Biolab de Karatê. Estarão presentes karatecas da seleção brasileira, ex-atletas e as principais federações deste esporte.

“Este campeonato se tornou tradicional, fazendo parte do preparo dos esportistas para iniciar seu ciclo de grandes competições, é também uma oportunidade que serve de incentivo aos alunos que estão iniciando sua carreira e almejam grandes conquistas”, comenta João Batista Rodrigues, o João do Karatê, organizador do projeto.

A 9ª Copa Brasil Biolab de Karatê é uma iniciativa do Projeto Esporte Solidário Minas Kan/Biolab, de Pouso Alegre, que incentiva centenas de jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva. “O campeonato cresceu muito. Nas primeiras edições registrávamos em média 400 inscritos. Hoje, este número chega quase a triplicar. Alguns atletas do Esporte Solidário também participam da competição, no entanto devido ao alto nível técnico, apenas alguns são selecionados. Isto acaba gerando um objetivo para os alunos iniciantes, um interesse maior no esporte”, destaca João Batista.

Entre os atletas que estarão no evento destaque para a supercampeã Jéssica da Dalt Cândido, de 19 anos, que representa o Brasil nas principais competições internacionais e ajudou o país a conquistar o tetracampeonato Pan e Sulamericanos, além de levar o projeto de Pouso Alegre ao Hexa brasileiro. “Vemos pela atuação da Jéssica que temos condições de formar mais campeões e medalhistas. Todos são atletas de alto nível e com grande potencial”, completa João do karatê, que soma 25 anos de experiência no esporte.

Tetra-campeão pan-americano, tetra-campeão sul-americano, Hexa campeão brasileiro como treinador, João possui em sua rede de relacionamento, parceiros como a Farmacêutica Biolab e o instituto de formação esportiva de Janeth Arcain, ex-jogadora de basquete e uma das estrelas da liga americana, a WNBA, que apóiam o projeto. “O Karatê foi introduzido no Brasil na década de 50. Hoje, nossos atletas têm condições de se destacar graças a parcerias e apoios como estes, que permitem trabalharmos o potencial dos jovens”, comenta o organizador.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Futebol

Segundona do Mineiro pode ter participação de 18 equipes


A Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2011 vai começar apenas em julho. Mesmo faltando quatro meses para a bola rolar nos campos do interior de Minas Gerais, já se especula quais clubes vão participar do certame. Como o Esporte Pouso Alegre adiantou nesta terça-feira (8), os três times profissionais de Pouso Alegre podem disputar a Segundona: Guarani FC, Pouso Alegre FC e EC Sul Minas devem se juntar a mais 15 equipes mineiras.

Araxá, Extrema, Democrata de Sete Lagoas, Sport JF, Coimbra, Nacional de Uberaba, Araguari, Tupynambás, Valeriodoce, Contagem, Esportiva Guaxupé, Ideal, Jacutinga, Atlético Portal de Uberlândia e Arsenal são as equipes que já demonstraram interesse em participar da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro este ano. Caso todos confirmem presença, a edição 2011 seria a terceira da história do certame com maior número de participantes.

Baixa

Uma das possíveis baixas para a Segundona 2011 deve ser a equipe do Varginha EC. Segundo informações, a diretoria do clube não demonstrou interesse em participar do certame, devido a presença do Boa EC, o antigo Ituiutaba, na cidade de Varginha. Como a nova equipe está utilizando as dependências do VEC, para treinar e disputar o Módulo II do Mineiro e a Série B do Campeonato Brasileiro, o rubro-negro não terá condições estruturais para participar da Segunda Divisão, no segundo semestre.

Novidades

Se por um lado o Sul de Minas pode perder uma equipe na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, o VEC, por outro, a região pode ter o retorno de dois times, o Extrema FC e o Jacutinga AC. A primeira equipe deve voltar aos gramados três anos depois de ter se afastado das competições profissionais, quando estava no Módulo II do Mineiro. Com uma empresa de São Paulo gerindo o departamento de futebol, o Extrema pretende voltar e conquistar o acesso de imediato. O mesmo acontece com o JAC. A equipe que disputou apenas uma vez a Segundona do Mineiro, em 2005, quando chegou ao hexagonal final, pode voltar este ano, após participar de campeonatos estaduais de base, como o Mineiro Sub-20 em 2010.

Futebol

Emoção nos duelos de mata-mata da Copa COE

40% dos jogos eliminatórios da competição são decididos nos pênaltis


A Copa COE de Futebol Amador chega em 2011 a sua quinta edição. Uma das novidades deste ano é a disputa da repescagem, a Pré-Copa COE, como é chamada pelos organizadores da competição. A bola já rolou no último final de semana, com a realização de quatro partidas eliminatórias. E o detalhe dos jogos, que aconteceram no campo do Polvilho Três Irmãos, foi que dois deles acabaram sendo decididos nas cobranças de penalidades.

Esse fato se tornou comum nos duelos de mata-mata da Copa COE. Dos 45 jogos eliminatórios realizados nos cinco anos de competição, 18 deles acabaram indo para os pênaltis, ou seja, 40%, um número considerado alto, comparado a torneios como a Copa do Mundo. “Existe um respeito muito grande entre as equipes quando disputam os jogos eliminatórios. É difícil uma equipe se arriscar, pois em duelo de mata-mata não pode errar”, comenta Clóvis Massafera Pereira, presidente da COE e da Acelempa, entidades que promovem a competição.

Para ele, a cultura do futebol brasileiro engloba as equipes amadoras que participam da competição pousoalegrense. Segundo Clovis, muitas vezes os atletas se preocupam mais em não levar gols, do que fazer, levando a igualdade nos placares. Em 2008, das 14 partidas de mata-mata disputadas, sete foram para os pênaltis. No ano seguinte, foram disputadas novamente 14 duelos, sendo que seis acabaram nas cobranças de penalidades. Em 2010, os números caíram, mas o equilíbrio dos jogos permaneceu. Na última edição da Copa COE de Futebol Amador, dos 13 jogos eliminatórios, três foram para a disputa de pênaltis.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Futebol

FMF abre inscrições para a Segundona

Pouso Alegre poderá ter até três times na competição estadual, dentre eles o PAFC


Foram abertas na última segunda-feira (7), as inscrições para o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Os clubes interessados em participar do certame terão que comunicar à Federação Mineira de Futebol, a FMF, o interesse até o dia 4 de abril, além de apresentar documentos como a licença de funcionamento, laudo de vistoria do estádio firmado pela Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Sanitarista Municipal e Engenheiro Civil.

Pouso Alegre possui três equipes de futebol profissional que nos últimos anos disputaram a Segundona do Mineiro: Guarani FC, EC Sul Minas e Pouso Alegre FC. E devido à abertura das inscrições para a competição estadual em 2011, cria-se uma expectativa em relação à participação dessas equipes pousoalegrenses. Até o momento, especula-se que todas vão participar do certame, que deve começar em agosto.

O Guarani FC, que no ano passado não marcou nenhum ponto, ficando na quarta colocação de seu grupo, deve participar devido à parceria que mantêm com empresários paulistas. O EC Sul Minas encontra-se na mesma situação. Com um acordo firmado com o ex-atleta do São Caetano e Palmeiras, o volante Adãozinho, a equipe de Lúcio Patinho, que em 2010 perdeu 12 pontos nos tribunais e ficou na lanterna da Segundona, pode participar novamente.

Já o Pouso Alegre FC, o Dragão das Alterosas, disputou a Segundona do Mineiro em 2009, após ficar mais de uma década longe das competições profissionais. Em sua volta, a equipe chegou ao hexagonal final e quase colocou a cidade de Pouso Alegre mais próxima da elite estadual. Em 2010, devido à falta de um estádio no município, a diretoria do rubro-negro resolveu não participar da competição.

Mas, este ano existe grande chance do PAFC voltar à ativa outra vez. Cogita-se a possibilidade do estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, sofrer uma reforma, para dar condições às equipes pousoalegrenses, dentre elas o Dragão, de mandarem seus jogos na Segundona. Caso isso se confirme, a cidade de Pouso Alegre poderá ter três times na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2011.

Futsal

Taça Pouso Alegre de Futsal

A Arena Eventos Esportivos vai promover neste mês de fevereiro, a primeira edição da Taça Pouso Alegre de Futsal. A competição que será realizada no ginásio poliesportivo do Ciem de Fátima a partir do dia 20 pretende reunir equipes da cidade e região. As inscrições podem ser feitas através do telefone (35) 9845-4733 até a próxima segunda-feira (14). A Taça Pouso Alegre de Futsal conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretárias de Educação, Esporte e Lazer e a Coordenadoria de Políticas para a Juventude.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Futebol

Garotas de PA vão participar de “peneira” em São Paulo


O sonho de se tornar atleta de futebol profissional está mais próximo para algumas garotas de Pouso Alegre. O treinador da equipe feminina da AABB, Clóvis Massafera Pereira vai levar atletas da cidade para fazerem teste no Clube Atlético Juventus, tradicional equipe paulista, na próxima quinta-feira (10).

A oportunidade apareceu após o treinador pousoalegrense ter conhecido Emily Lima, diretora do futebol feminina da equipe paulista. “No fim do ano passado a conheci e agora ela entrou em contato comigo, pois o Juventus está selecionando garotas para a disputa do campeonato paulista. Será uma grande chance para as jogadoras da cidade”, comenta Clóvis.

O treinador convidou até o momento 10 garotas, algumas da equipe que comanda, a AABB, e outras que jogam por demais equipes da cidade. Clóvis disse ainda, que se outras atletas de Pouso Alegre se interessarem em participar do teste no AC Juventus, pode entrar em contato com ele, através do telefone (35) 9105-3133.

“Minha intenção é ajudar as garotas de Pouso Alegre, seja elas da AABB, ou de outras equipes. Espero que alguma jogadora possa se dar bem no teste. Em relação as garotas que treino, elas tem qualidade. Não é certeza de ficarem, mas existem grandes chances”, afirma Clóvis, que deve levar para São Paulo, Marcelinha, de 16 anos e que é considerada a estrela do futebol feminino de Pouso Alegre.

Futebol

Equilíbrio marca primeiros confrontos da Pré-Copa COE


Quatro jogos e apenas nove gols marcados. A primeira rodada da Pré-Copa COE 2011 teve início no domingo (6), no campo do Polvilho Três Irmãos e o equilíbrio marcou os duelos. Napoli, Natércia, Mandu e Alcabyte já garantiram vaga na próxima fase da repescagem do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Agora, as equipes aguardam a definição de seus próximos adversários, que vai acontecer no domingo (13), quando será realizada a segunda rodada da Pré-Copa COE.

Pênaltis

Napoli Controle, equipe formada por funcionários da Cimed, disputaram a primeira partida da Pré-Copa COE contra o tradicional Bangu, que contava com o reforço de Rogério Reis. Por se tratar de um duelo de mata-mata, o equilíbrio prevaleceu. Com um jogo cadenciado, as equipes não se arriscavam e os gols saíram somente através das cobranças de pênalti. André abriu o placar do jogo para o Napoli e o experiente Rogério Reis igualou o resultado, ainda na primeira etapa. O empate persistiu até o final da partida, levando a decisão para a cobrança de penalidades. Todos os atletas do Napoli marcaram e o goleiro Cristiano defendeu a cobrança de Gilvan, meia do Bangu. No final, 6 a 5 nos pênaltis para o Napoli e a classificação.

Outros jogos

A segunda partida da rodada da Pré-Copa COE acabou não sendo realizada. O União não compareceu no campo do Polvilho Três Irmãos e a vitória foi dada a equipe de Natércia por WO. A bola voltou a rolar na partida seguinte, entre Juventus e Mandu. Após empate em 2 a 2, com Marcelo e Matheus marcando para o Mandu e João Paulo e Ricardo fazendo os gols para a Juventus, a equipe classificada foi conhecida na disputa de pênaltis, assim como no primeiro duelo. Quem levou a melhor dessa vez, foi a equipe do Mandu, que venceu também por 6 a 5.

O último classificado da rodada não foi definido nos pênaltis, no entanto a partida também foi equilibrada. A Alcabyte saiu na frente com Diego, mas Dirley logo empatou o jogo. Com muito toque de bola, a Alcabyte começou a envolver seu adversário e voltou a ficar na frente no placar com Fausto: 2 a 1. O resultado leva a equipe para a próxima fase da repescagem, voltando a jogar no dia 20, contra o vencedor do duelo entre São Cristóvão e Guarani.

Futebol

Estreia adiada
Aranha vê empate do Santos do banco


Era para ter sido um dia histórico para Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha. Mas, o sábado (5) foi apenas mais um para o goleiro pousoalegrense. A expectativa era que ele fizesse sua estreia pela Santos FC, na partida contra o Santo André, pela sétima rodada do Paulistão. No entanto, Aranha apenas acompanhou o empate em 1 a 1 do banco de reservas, adiando assim sua primeira partida com a camisa do Peixe.

A partida entre Santo André e Santos foi uma reedição da final do Campeonato Paulista do ano passado. Com muitas alterações na equipe, o Peixe sofreu com a falta de entrosamento e os erros nas conclusões. Como punição, perdeu a chance de passar a frente do Palmeiras e reassumir a liderança do estadual - é o segundo colocado, com 15 pontos.

O Santos volta a jogar pelo Campeonato Paulista na próxima sexta-feira (11), na Vila Belmiro, contra o Noroeste. No sábado, a equipe viaja para a Venezuela, onde na outra terça-feira (15) começa a disputa da Taça Libertadores contra o Deportivo Tachira, pela primeira rodada do Grupo 5.

Foto: Santos FC