sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Futsal

Grupos da Copa Zumbi dos Palmares são sorteados


A Copa Zumbi dos Palmares de Futsal chega a sua quinta edição este ano. A competição, realizada pela Associação da Raça Negra de Pouso Alegre, a Arnepa, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, é disputada no Ginásio Poliesportivo Joaquim Moises, a quadra do Bandula, e terá a participação de nove equipes de diversos bairros de Pouso Alegre.

Árvore Grande, Real Madrid, Boca Juniors, Tijuca, Bafana Bafana, Mandu, Juventus, Santo Antônio e Santa Luzia iniciam no próximo dia 11 a briga pelo título, que é considerado um dos mais importantes da modalidade em Pouso Alegre e faz uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder negro, símbolo de resistência e de luta pela liberdade.

As nove equipes foram divididas em três grupos e jogaram entre si para conhecer os classificados, que serão os dois primeiros de cada chave. No grupo A estão as equipes da Árvore Grande, Tijuca e Juventus. Na B, Real Madrid, Bafana Bafana e Santo Antônio. Boca Juniors, Mandu e Santa Luzia compõem o grupo C da Copa Zumbi dos Palmares.

As duas melhores equipes de cada chave garantem vaga para a fase seguinte, totalizando seis equipes. Os classificados serão divididos em dois novos grupos, onde jogarão entre si, saindo quatro equipes para a semifinal e posteriormente a grande decisão, prevista para acontecer no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Futebol

Aranha Jr.: Filho de Peixe, goleiro é!

Bernardo "Aranha Jr.", filho do pousoalegrense Aranha, quer seguir os mesmos passos do pai e se tornar atleta profissional. O Esporte Fantástico, da Rede Record, visitou o goleiro santista para mostrar a vida do seu filho, que pula pelos quatro cantos da casa. Acompanhe abaixo:



Via Futebol Sul Mineiro

Futebol

Garotas da AABB estreiam em competição regional de futebol


A equipe da AABB Pouso Alegre faz sua estreia na 10ª Copa Valônia de Futebol neste domingo (4). A competição que se tornou tradicional na região é disputada em Itajubá e a categoria feminina vai reunir este ano cinco equipes do Sul de Minas e interior de São Paulo. A Copa Valônia conta com o apoio do Expresso Valônia, empresa que dá nome ao campeonato, além da prefeitura local.

“A Copa Valônia é uma competição de alto nível. Vamos enfrentar adversários fortes, que treinam juntos há um bom tempo, mas isso não significa que deixaremos de brigar pelo título. Nossa equipe trabalhou bastante para chegar ao nível que estamos. Se pudermos contar com todas as nossas atletas, vamos longe nesse campeonato. Queremos trazer mais um título para Pouso Alegre”, comenta Clóvis Massafera Pereira, treinador da AABB.

Segundo o treinador, o grande adversário na Copa Valônia, deve ser o Cruzeiro de Itajubá. E é justamente esta equipe, que as Garotas da AABB vão enfrentar no domingo (4), no campo da Mahle. “As equipes de Itajubá, Cruzeiro e Quininho, treinam toda a semana e isso já acontece há alguns anos. Elas são entrosadas e estão acostumadas a jogar campo. Vamos ter dificuldade na estreia, ainda mais que não vamos contar com algumas atletas”, completa.

Além do Cruzeiro e Quininho, ambos de Itajubá, a Copa Valônia terá a participação da equipe de Cachoeira Paulista e Brasópolis, que deve contar com Debinha, atleta da Seleção Brasileira e que já defendeu a AABB na Taça Minas/São Paulo, em Paraisópolis este ano. De acordo com o regulamento da competição, as equipes se enfrentam entre si na fase inicial, classificando as quatro primeiras para a semifinal e depois a grande decisão, no dia 20 de novembro.

As Garotas da AABB contam com apoio do Colégio Poliedro Bandeirante, da BC Informática, de Paraisópolis e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pouso Alegre para participar da Copa Valônia.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Futebol

Atlético Gabiroval vai disputar a Copa COE de Veteranos


O Atlético Gabiroval vai disputar a Copa COE de Veteranos 2011. A equipe da zona rural de Pouso Alegre vai ocupar a vaga do São Geraldo, que no início desta semana confirmou junto à organização da competição sua desistência. Fundando há pouco mais de um ano, o Atlético Gabiroval disputou este ano a repescagem da Copa COE, além da Copa Norte de Futebol Amador. Agora, a equipe tem a chance de buscar seu primeiro título em Pouso Alegre.

O Atlético Gabiroval irá ficar no grupo C da Copa COE de Veteranos, ao lado de São João, Plastfilm e Santa Cruz, todos do bairro São João, local onde a competição será disputada. Para os responsáveis pelo time, a oportunidade de participar do campeonato é única, pois são poucas as equipes que tem a chance de jogar no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, o Caldeirão do São João.

O time será montado às pressas, pois 15 jogadores terão que ser inscritos até a véspera da abertura da Copa COE de Veteranos, que começa no dia 10 de setembro. O primeiro duelo do Atlético Gabiroval será no dia 18 de setembro, contra o Santa Cruz. A equipe volta a jogar nos dias 2 e 29 de outubro, diante do São João e Plastfilm respectivamente.

Jogos Estudantis

Câmara homenageia atletas do município

Vereadores entregam certificado aos jovens que se destacaram no esporte

Durante a sessão da última terça-feira (30), a Câmara Municipal prestou homenagem aos jovens atletas de Pouso Alegre, que se destacaram durantes os Jogos Escolares de Minas Gerais, o JEMG, realizado entre os dias 08 e 13 de agosto, em Juiz de Fora.

Os jovens, que disputaram diversas modalidades esportivas, receberam um certificado de mérito das mãos dos vereadores. Igor Oliveira Rosa, Pedro Henrique Almeida, Laila Suelem, Thiago de Lima, Miguel Sérgio Vitta, Omar Batista Júnior e Lênin Balbino foram acompanhados dos professores Célio Rodrigues de Lima, Gabrielle Costa Zampieri, Maria Aparecida de Assis, Keiko Cristina Sunemi Nunes e Edson Massakazu Igarashi, que também receberam certificado.

Já os alunos Rafael Fernandes Barboza e Elisa Keiko receberam a homenagem pelos jogos que vão disputar na cidade de João Pessoa, entre os dias 10 e 16 de setembro.

A vereadora Dulcinéia Costa (PV), autora do requerimento que solicitou a homenagem, aproveitou a oportunidade para parabenizar os atletas da cidade, que representam Pouso Alegre em grandes competições, como as Olimpíadas. Ela ainda agraciou os professores que, com empenho, dedicação e esforço fazem um trabalho ímpar com os jovens.

O professor Célio Rodrigues de Lima solicitou o uso da tribuna e disse que é um prazer ser homenageado pela Câmara, por um trabalho que desenvolve há mais de 20 anos. Ele pede que, tanto o Poder Legislativo quanto o Executivo, possa olhar com mais atenção para o esporte, pois Pouso Alegre tem muitos jovens talentosos que podem, assim como já vem sendo feito, representar o município em grandes campeonatos.

A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) salientou que a cidade precisa ter mais investimento na área do esporte, pois, além de benefícios na saúde, as atividades esportivas tiram as crianças da rua, privando-as de possível envolvimento com atividades ilícitas. Ela, ainda, foi solícita ao lembrar o caso do professor Ricardo de Paula Luna, “não pela infeliz declaração que fez durante o jogo, mas pelo seu profissionalismo”.

A importância do esporte para as crianças e as dificuldades para treinar também foram destaque para o vereador Raphael Prado (DEM). Ele lembra o projeto de apoio ao esporte amador e cobrou mais investimento dos governantes, neste setor.

Já o Presidente da Câmara, vereador Moacir Franco (PTB), reiterou que o governo do Estado, juntamente com a Administração Pública irão custear a ida dos atletas até a cidade de João Pessoa, na Paraíba, no mês de setembro.

Para o vereador Frederico Coutinho (PSB), deve-se buscar sempre o incentivo ao esporte, independente da instância municipal ou estadual. Ele ainda comentou que pretende solicitar uma Moção de Aplauso para o professor Ricardo de Paula Luna, pelo seu desempenho durante os anos de trabalho com o esporte.

Para finalizar, o vereador Fabrício Machado (PT) parabenizou todos os atletas e comentou sobre o desenvolvimento do esporte adaptado em Pouso Alegre, que com pouco tempo de existência, tem o time de basquete sob rodas aceito pela Federação Nacional de Basquete.

Com informações da Ascom/CMPA

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Karate

Mateus Hokari chega a Fortaleza para disputar de competição panamericana


O pousoalegrense Mateus José Hokari Couto, de 14 anos, chega a Fortaleza para disputar o Campeonato Panamericano de Karate, pela categoria cadete. Junto dele, desembarcou na capital cearense, sua irmã, Renata Tiyoko Hokari Couto, de 13 anos. A também carateca não foi junto simplesmente para acompanhar o irmão, ou conhecer as atrações turísticas da cidade, mas para adquirir experiência em competições internacionais.

Mateus e Renata são atletas da Minas-Kan/Biolab, do Projeto Esporte Solidário, criado pela Biolab Farmacêutica e comandado por João Batista Rodrigues, o João do Karate. O objetivo é incentivar crianças de baixa renda de Pouso Alegre a adotar a prática esportiva. Para fazer parte do grupo de 700 crianças, o jovem deve, além de se empenhar no tatame, manter boas notas na escola.

Os irmãos caratecas foram acompanhados pelo técnico de Katá da Seleção Mineira e da Minas-Kan/Biolab Alessandro da Silva Ng. Mateus é Campeão Brasileiro e Tetracampeão mineiro. No último Campeonato Brasileiro, realizado em Campina Grande, na Paraíba, ficou com a medalha de bronze e garantiu a vaga para representar o Brasil nesta importante competição internacional.

O Campeonato Panamericano de Karate reúne a delegação de 20 países das Américas e acontece de 29 de agosto a 03 de setembro. Disputarão atletas das categorias cadetes, juvenil e sub 21 de Katá (forma) e Kumite (luta).

Futebol

Campeonato Municipal: RA Soccer goleia JUVENE no sub-13


A terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio foi marcada por uma goleada na categoria sub-13. O RA Soccer, equipe que lidera o grupo B, venceu a JUVENE pelo placar de 17 a 0, tornando-se até o momento, a maior goleada da competição, superando os 13 a 1 sofrido pela CAP/Padre Mário, diante do Forcraques na rodada inicial.

Com a vitória, o RA Soccer mantém o 100% de aproveitamento na competição e segue firme como favorito ao título da Taça Airton Custódio. Pelo sub-15, enfrentando o mesmo adversário, o RA Soccer foi mais modesto e venceu por 2 a 0, consolidando a liderança de seu grupo na categoria também. Agora, a equipe volta a jogar no próximo sábado (3), contra o Flamina FC.

A equipe do Jardim Yara vem de derrota. Na terceira rodada, o Flamina perdeu seus jogos para o Santos Independente. Jogando no Manduzão, o Flamina perdeu por 3 a 2, na categoria sub-13 e pela sub-15 saiu derrotado pelo placar de 4 a 1. Com os resultados, a equipe segue na terceira posição do grupo B, em ambas as categorias. Já o Santos Independente, equipe do bairro São Geraldo, continua na cola do RA Soccer.

No grupo A, o Pousoalegrense FC voltou a ganhar. Na categoria sub-13, a equipe dos irmãos Grapete e Paulo Borges venceu o CAP/Padre Mário por 7 a 0, placar superado na sub-15, onde o Pousoalegrense FC venceu o time do bairro São Cristóvão por 9 a 1. No fechamento do sub-13, o Forcraques FC bateu a CAPEA pelo placar de 6 a 1, enquanto no sub-15, a equipe do bairro Cidade Jardim perdeu por WO novamente.

E no duelo mais equilibrado da rodada, o Clube de Campo Fernão Dias venceu o Estrela Azul. Jogando no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no bairro São Cristóvão, a equipe comandada por André Barreto surpreendeu os donos da casa, vencendo o jogo pelo placar de 5 a 3. Na próxima rodada, o CCFD enfrenta o Forcraques FC, enquanto o Estrela Azul pega o CAP/Padre Mário.

As demais partidas, que acontecem também no sábado (3), serão disputadas por Pousoalegrense FC e CAPEA, AABB e JUVENE, que se enfrentam em ambas as categorias. Os jogos vão acontecer em três estádios municipais, o Manduzão, o Chicão e o Bangu, no bairro São Geraldo.

Foto: Divulgação

Futebol

CAPEA está fora do Campeonato Municipal na categoria sub-15

A equipe sub-15 da CAPEA está fora do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio. A confirmação foi feita pelo diretor de futebol da secretaria de Esportes e Lazer, José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta na noite desta terça-feira (30), durante o programa Rádio Sports, da Rádio Clube de Pouso Alegre. Segundo o responsável pela competição, a falta de documentos dos atletas, fez com que a diretoria da equipe do bairro Cidade Jardim pedisse o afastamento da competição na categoria.

“Infelizmente, a equipe da CAPEA não vai mais participar do campeonato na categoria sub-15. O Bito (responsável pela equipe do Cidade Jardim) me procurou, esclarecendo o caso da falta de documentos dos seus atletas. Ele me disse que os garotos, muito deles humildes, não possuem RG, que é necessário para atuarem na competição”, lamenta Zé Carlos Espoleta, que está em busca da solução do problema, junto a diretoria do UAI, local onde é feito os documentos.

Em conversa com Tarcisio Meira, o popular Bito, na última semana, o diretor da CAPEA tinha antecipado o problema ao Esporte Pouso Alegre. Na ocasião, Bito buscava solucionar a falta de documentos de seus atletas, mas durante o final de semana, quando sua equipe perdeu a segunda partida por WO, diante do Forcraques FC, a CAPEA resolveu se afastar da competição. “Estamos tentando de todas as maneiras continuar na disputa da competição”, disse o responsável pela equipe.

Segundo Bito, a CAPEA tem um intuito social, de oferecer a pratica esportiva aos jovens carentes do bairro Cidade Jardim e adjacências. “Muito de nossos garotos são humildes e não possuem documentos. Nos cobramos dos pais, mas eles não sabem que seus filhos já poderiam ter tirado o RG. Muitos acreditam que seus filhos podem tirar o documento somente ao completar 16 anos e não é assim. Hoje, o RG pode ser tirado bem cedo, quando os atletas ainda são crianças”, completa.

De acordo com Bito e o diretor de futebol da secretaria de Esportes e Lazer, a equipe sub-13 da CAPEA vai continuar disputando o Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio. Na categoria sub-15, os jogos marcados contra a CAPEA serão cancelados, permanecendo apenas os confrontos do sub-13.

Jogos Estudantis

Inscrições para o TEMPA 2011 se encerram nesta quarta

A sétima edição do Torneio Estudantil Mirim de Pouso Alegre, o TEMPA 2011, terá início no próximo dia 13. No entanto, as inscrições para a competição que vai reunir alunos/atletas do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular da cidade, terminam nesta quarta-feira (31). O congresso técnico do torneio será realizado na sexta-feira (2), às 9 horas, no auditório da secretaria municipal de Educação.

Com a finalidade de mobilizar os estudantes pousoalegrenses, visando aumentar as atividades esportivas, a integração social, à constituição da cidade, além da busca por novos talentos, os jovens que quiserem participar do TEMPA 2011, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, através da secretaria de Esportes e Lazer, terão que ter nascido entre os anos de 1999 a 2003.

Atletismo, Basquetebol, Futsal, Natação, Handebol, Voleibol, Xadrez e Tênis de Mesa serão disputados nas categorias masculinas e femininas. A modalidade de queimada é exclusiva para as garotas, enquanto somente os meninos vão jogar futebol de campo e futsal pré-mirim (2001, 2002 e 2003). Para este ano, a sétima edição do torneio, a novidade fica por conta da disputa do vôlei misto, que terá três meninos e três meninas na mesma equipe.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Halterofilismo

PA será sede do Campeonato Mineiro de Levantamento de Peso


A cidade de Pouso Alegre vai receber no dia 6 de novembro o Campeonato Mineiro de Levantamento de Peso, categoria Terra. O evento que acontece pela primeira vez na cidade, é realizado pela Associação Mineira de Levantamentos Básicos, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e servirá como seletiva para o Brasileiro da modalidade, disputado em dezembro.

Edson Carlos de Paula, competidor e treinador da equipe pousoalegrense de levantamento de peso, foi um dos responsáveis em trazer a competição para Pouso Alegre. Para ele, é uma satisfação enorme que o evento seja realizado na cidade, pois os atletas do município poderão mostrar de perto suas forças e buscar novas conquistas, como vem acontecendo nos torneios pelo Brasil.

“É com grande alegria que gostaríamos de convidar a todos para participarem do campeonato em Pouso Alegre. Além de brigar por uma vaga no Brasileiro de Terra, os atletas poderão se apresentar para a torcida local, que nunca pode presenciar um evento como este. As inscrições para a competição serão feitas no dia, assim como a pesagem. E quem quiser participar terá total apoio da organização do evento”, completa Edson Carlos.

Campeonato Mineiro de Levantamento Terra será realizado no ginásio poliesportivo Rosão e terá premiação para os três melhores competidores em suas categorias, troféu para o melhor atleta Masculino e Feminino, além das três melhores equipes na classificação geral. As inscrições e pesagem dos atletas serão feitas no dia da competição, entre as 8 e 10 horas. Mais informações pelo telefone (35) 8806-4353, 9987-7331 e 3421-8280.

Futebol

Com Daysa, Brasil termina em terceiro no Mundial de Futebol Social


O Brasil encerrou sua participação no Homelles World Cup, a Copa do Mundo de Futebol Social, no domingo (28). As seleções masculinas e femininas ficaram com a terceira posição, resultado bastante comemorado pelos brasileiros, em especial pela garota de São Gonçalo do Sapucaí, Daysa Caroline Silva, de 18 anos. A jovem conhecida na região como Dadá, atuou na competição com a camisa 10 e se destacou entre as companheiras.

Na disputa da terceira posição em Paris, França, as garotas do Brasil venceram a Argentina pelo placar de 6 a 2. A grande campeã foi o Quênia, que sábado (27) tinha vencido as brasileiras na semifinal por 4 a 3. Esta foi à nona edição do campeonato, que é realizado desde 2003. No ano passado, o Rio de Janeiro sediou o torneio na praia de Copabacana.

O jogador mais famoso da história da competição é o português Bebé, que já participou da Copa e foi contratado pelo Manchester United no ano passado. Agora, o atacante está emprestado pelo clube inglês ao Besiktas, da Turquia e serve como espelho para os demais atletas, que participam da competição, como Dadá, que pretende seguir carreira.

Depois da Copa do Mundo, a jogadora sulmineira vai dar o primeiro passo para a realização de seu sonho. Dadá vai passar por um período de observação no Tean Chicago, tradicional equipe do Rio de Janeiro, acostumada a revelar jogadoras para o futebol mundial. Segundo Fábio Alves, que treinou a jogadora na equipe do CAP/Padre Mário, de Pouso Alegre, durante o Brasileiro de Futebol Social, está é uma grande oportunidade para a atleta.

“Já alcançamos alguns objetivos até o momento. Primeiro era participar do Brasileiro, que este ano aconteceu em Brasília. Depois era conseguir que algum atleta fosse convocado para representar o nosso pais no Mundial. Isso aconteceu com a Daysa. Agora é torcer para que tudo dê certo com ela no Rio de Janeiro e que em 2012, possamos realizamos o Campeonato Nacional de Futebol Social em Pouso Alegre”, comenta Fábio.