sexta-feira, 1 de julho de 2011

Futebol

De volta ao mata-mata, Cantareira pega Estrela Azul na Copa COE


Dois anos depois, o Cantareira volta a disputar as oitavas de final da Copa COE. Líder do grupo A da quinta edição do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a equipe formada por jovens jogadores de Pouso Alegre e região vai enfrentar o motivado Estrela Azul neste sábado (2), às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, com transmissão da Rádio Clube de Pouso Alegre.

Com o elenco totalmente reformulado, o Cantareira surpreendeu os seus torcedores em 2011. Jovens talentos como Andrey, William, Gláucio, Galego e Nathan brilharam durante a primeira fase da competição, contribuindo diretamente com a classificação da equipe e a importante vitória diante do Clube de Campo Pouso Alegre, adversário que mantinha uma invencibilidade de quase 10 partidas no bairro São João.

Para o duelo contra o Estrela Azul, a expectativa é que todos os atletas possam estar a disposição do treinador Pio Erley, com exceção de Yago – o zagueiro se apresentou na última semana ao Army United FC, equipe da primeira divisão tailandesa. Com isso, a dupla de zaga do Cantareira deve ser formada novamente por William e Augusto, como na estreia da equipe na competição.

Do outro lado estará o Estrela Azul, que vem em ascensão no campeonato. A equipe do bairro São Cristóvão foi goleada em sua primeira partida na Copa COE, mas após o revés, o Estrela Azul conquistou dois grandes triunfos, sendo o último diante do Minas, em um jogo onde o atacante Anderson foi a estrela do jogo, marcando os três gols da equipe. Agora, para a partida contra o Cantareira, a equipe não vai poder contar com o volante Walfer.

Outra vaga

Além do duelo entre Cantareira e Estrela Azul, Ouro Fino e Vila Nova brigam por uma vaga nas quartas de final no domingo, às 16 horas. De um lado estará o último terceiro colocado da Copa COE e do outro, uma equipe que chegou a fase de mata-mata com apenas uma vitória dentro de campo e tem como maior estrela, o atacante Sapão, ex-Milan São João.

Com três vitórias na primeira fase, sendo uma goleada sobre o Juventus por 7 a 2, os Meninos da Porteira seguem em busca do tão sonhado título. Sem nenhum atleta suspenso, o treinador Humberto poderá contar com todos seus jogadores, inclusive o atacante Pia, último artilheiro da Copa COE e o meia Alexandre, ex-Ipatinga e Guarani de Pouso Alegre.

Se Ouro Fino deposita a esperança da classificação nos pés da dupla, o Vila espera contar com o apoio da arquibancada do Capitão Nelson Massafera. Não podendo contar com jogadores importantes, como Dimitri e Talles, que este ano defendem a Ponte Preta, Chicão pretende surpreender o adversário através da velocidade dos seus atacantes, Sapão e Mandi.

Futebol

Final da Copa Norte será neste domingo

Napoli Controle e Erva Doce disputam neste domingo (3), às 15h30min, a final da primeira Copa Norte de Futebol Amador, no bairro São Cristóvão. O torneio realizado no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, conheceu seus finalistas no último dia 19 de junho, quando o Napoli bateu o São Cristóvão na disputa de pênaltis e o Erva Doce passou pelo Santo Expedito no tempo normal.

Após empate em 1 a 1, com gols de Chapecó para o Napoli e Pezão para o São Cristóvão, o primeira finalista da competição foi conhecido na disputa de pênaltis, vencida pela equipe do Grupo Cimed. O segundo finalista não precisou ser conhecido nas penalidades. Em 90 minutos de bola rolando, o Erva Doce venceu o Santo Expedito pelo placar de 3 a 1, com gols de Airan, Willians e Clemilson. Murilo descontou para o Santo Expedito.

O campeonato do bairro São Cristóvão teve início em abril e 18 partidas foram realizadas até o momento, sendo marcados 53 gols, média de 2,9 por jogo. E a decisão de domingo vai reunir os dois melhores ataques da competição: Napoli Controle e Erva Doce marcaram nove gols cada e agora terão 90 minutos para desempatar esta marca e ficar com o título da Copa Norte de Futebol Amador 2011.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Karate

Jéssica Dalt e Mateus Hokari disputam Sulamericano de Karate


Os atletas da Academia Minaskan, Jéssica da Dalt Cândido, 20 anos e Mateus José Hokari Couto, 15 anos, iniciam nesta quinta-feira (30) a luta pelo título Sulamericano de Karate. O evento realizado pela Confederação Sulamericana de Karate, vai até domingo (3) e é disputado em Assunção, capital do Paraguai. Essa será a primeira vez que Mateus vai em busca de um título internacional. Já a carateca Jéssica, corre atrás do seu quinto título Sulamericano.

A jovem atleta, natural de Pouso Alegre, deu início a pratica esportiva com o professor João Batista Rodrigues, em 1997. Durante uma competição regional em Caxambu, Jéssica foi convidada por João do Karate a fazer uma aula e acompanhar seu irmão, que já praticava o Karate há cerca de um ano. E foi a partir que a atleta começou sua carreira vitoriosa.

Jéssica conquistou quase todos os campeonatos que disputou. A pousoalegrense foi campeã mineira por nove vezes, além de seis títulos brasileiros, três sulamericanos e três panamericanos, ambos individualmente e campeã pan e sulamericana por equipe. Atualmente, Jéssica é a caçula da Seleção Brasileira e atual campeã Brasileira Adulto e dos Jogos Abertos do Estado de São Paulo e vice dos Jogos Sulamericano de Medelim 2010. A atleta está com vaga garantida para os jogos Panamericanos de Guadalajara 2011, no México.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Jogos Estudantis

Etapa regional do JEMG é aberta com grande festa em PA


Pouso Alegre se tornou um dos palcos dos Jogos Escolares de Minas Geras nesta terça-feira (28). A abertura oficial do evento foi realizada no ginásio poliesportivo Rosão, que junto de outras cinco praças esportivas da cidade, irá receber jogos da competição até o próximo sábado (2). Nem mesmo o frio foi capaz de atrapalhar a cerimônia de abertura, que teve homenagens, desfiles dos alunos/atletas e a presença dos representantes do Governo do Estado e autoridades municipais.

“A cidade, mesmo nesse frio, está com o coração quente para receber os Jogos Escolares de Minas Gerais”, disse o prefeito municipal, Agnaldo Perugini durante seu pronunciamento na cerimônia. Outra autoridade presente foi à superintendente regional de ensino de Pouso Alegre, Romilda dos Reis, que agradeceu a participação de todas as SREs do Sul de Minas, em prol da realização da competição esportiva.

Jogos de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo e xadrez, nas categorias masculinas e femininas já estão sendo disputados na cidade. Os alunos de 12 a 14 anos participarão das etapas do módulo I, e os de 15 a 17 das etapas do módulo II. Serão mais de 200 jogos em cinco dias de competição, envolvendo 140 escolas de 65 municípios, com a participação de aproximadamente 2500 alunos/atletas.

Os Jogos Escolares fazem parte do Programa Minas Olímpica, que tem como objetivo aumentar a participação da juventude estudantil mineira em atividades esportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. O projeto, do Governo do Estado, é executado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, e pela Secretaria de Estado e Educação.

Foto: Divulgação

Halterofilismo

Pousoalegrenses brilham no Brasileiro de Powerlifting


A equipe de Levantamento de Peso da Academia R1 participou no último fim de semana do 35º Campeonato Brasileiro de Powerlifting e alcançou excelentes resultados. Representando Minas Gerais, os pousoalegrenses conquistaram quatro medalhas, duas de prata e duas de ouro, além da quarta colocação na classificação geral da competição, que foi realizada em São Paulo, capital e contou com a presença de mais de 150 atletas de 10 estados diferentes.

As medalhas de prata foram conquistadas por Gustavo do Prado, de apenas 17 anos, na categoria até 66 quilos sub-júnior, levantando 405 quilos e Lucas Rezende, 18 anos, levantando 317,5 quilos, na categoria até 74 quilos sub-júnior. Já os atletas Roberto Abraão, 66 anos, que levantou 420 quilos, na categoria até 93 quilos máster 3 e Matheus Garcia, 17 anos, que levantou 430 quilos, na categoria até 105 quilos sub-júnior, ficaram com o ouro.

Edson Carlos de Paula, treinador da equipe de Pouso Alegre, que também competiu no Brasileiro de Powerlifting, ficando com a quarta colocação na categoria 120 quilos máster 1 ao levantar 637,5 quilos, diz que o desempenho dos atletas da Academia R1 foi surpreendente, pois os medalhistas praticam a modalidade esportiva a menos de 3 meses. “Muito se deve a dedicação desses atletas”, completa.

Segundo Edson Carlos, a equipe treinou intensamente para a competição nacional. “O resultado foi fruto dos treinamentos. Queremos recrutar mais atletas para participarem dos campeonatos e este resultado vai nos ajudar. Além disso, essas conquistas nos motivam mais ainda a dar continuidade a este trabalho, que não é fácil”, comenta. O treinador espera que sua equipe possa quebrar as marcas alcançadas durante os próximos campeonatos.

“Acredito que as atuais marcas por nossos atletas serão batidas em breve, pois esses garotos conseguiram bons resultados sem muito tempo nesta modalidade. E este fato nos dá certeza de que estamos no caminho certo e que bons frutos ainda serão colhidos”, afirma o treinador Edson Carlos, que segue recrutando mais atletas para se juntarem a equipe nas próximas competições.

Agora a equipe da Academia R1 se prepara para a Copa Lavrense de Supino, que será realizado nos dias 23 e 24 de julho, na cidade de Lavras e servirá como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Supino, na cidade de Blumenau, Santa Catarina. “Gostaria de agradecer o apoio dado pela secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, através do João do Karate, ao Luiz Carlos de Paula, nossos familiares e acima de tudo Deus”.

Futebol

Prefeitura esclarece dúvidas sobre a Lei de Incentivo ao Esporte

A secretaria municipal de Esportes e Lazer comunica que na próxima sexta-feira (1°), será realizado na Sala de Reuniões da secretaria de Educação, localizada na Rua Tupinambás, no bairro Santo Antônio, às 19 horas, um treinamento para esclarecer as dúvidas sobre a Lei Municipal de Incentivo ao Desporto e Paradesporto. As inscrições de projetos já estão sendo feitas desde o último dia 8 de junho, com o prazo máximo até o dia 15 de julho. O local para entrega dos é na secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Doutor Lisboa 201, 2° piso, centro de Pouso Alegre.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Futebol

“A conquista é de Pouso Alegre também”, diz Aranha


Tarde gelada no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, palco dos duelos da Copa COE. No campo a bola rola para Santos Imbuía e Paineiras, mas os olhos dos torcedores estão fora das quatro linhas. Todos acenam e gritam o nome de Aranha, a estrela do futebol pousoalegrense, que dois dias antes, na quarta-feira (22) se sagrava campeão da Libertadores da América com o Santos FC.

Nascido em Pouso Alegre, criado no bairro São João, Mário Lúcio Duarte Costa de 30 anos, visitou seus familiares durante o fim de semana e se fez presente no estádio onde realizou suas primeiras defesas. Aranha recebeu o carinho dos torcedores e atendeu aos pedidos de autógrafos e fotografias de todos aqueles que se aproximavam. O atleta que saiu cedo de Pouso Alegre, retornou ídolo e com mais um título no currículo.

“É uma satisfação muito grande ter sido campeão novamente com o Santos. Se cheguei até aqui, não é uma conquista só minha, é de toda Pouso Alegre. Hoje, graças a Deus, quando se fala em Aranha, fala também da cidade, pois eu nunca vou esquecer as minhas origens. Sempre que é possível, venho a Pouso Alegre visitar meus familiares e amigos. É gratificante”, disse o primeiro pousoalegrense campeão da Libertadores.

Com o título conquistado na última semana, Aranha chega ao quarto em sua carreira. Além da Libertadores da América e do Campeonato Paulista com o Santos FC este ano, o goleiro ficou com a taça do Mineiro em 2010, quando defendia o Atlético e se sagrou campeão do interior paulista com a Ponte Preta, em 2009, ano em que ganhou destaque no cenário futebolístico nacional, ao realizar um grande campeonato estadual.

Ainda sobre a conquista da Libertadores, o pousoalegrense destaca a união da equipe do Santos FC. Para ele, jogadores com Neymar e Ganso, destaques do time na competição, se sobressaíram e puderam ser decisivos na reta final do torneio graças ao empenho e a coletividade dos jogadores santistas. “Para nós atletas, não foram apenas 11 campeões, foi o time todo, o grupo”, completa Aranha.

“No início da minha carreira encontrei muita dificuldade. O futebol de Pouso Alegre precisa crescer e ter mais apoio. Estou tentando fazer minha parte, levando o nome da cidade junto comigo. Pouso Alegre sempre teve um futebol forte, com bons times, mas atualmente esse cenário mudou. Tenho fé que isso vai mudar e a nossa cidade vai voltar a ter representantes em grandes campeonatos e quem sabe novos campeões”, comenta.

E pensando em títulos que o goleiro volta a Santos. O pousoalegrense se reapresentou junto com os demais jogadores do Peixe na segunda-feira (20) para dar continuidade ao trabalho. De acordo com Aranha, a meta alvinegra agora será o título mundial, que será disputado em dezembro do outro lado do mundo, no Japão. “Vamos treinar forte para isso. Nossa meta agora é conquistar o Mundo”.

Futebol

Nos pênaltis, Ice Bom vence Napoli e vai pegar o Paineiras nas quartas


Ice Bom e Napoli surpreenderam aqueles que acompanham a Copa COE 2011. Depois de duas péssimas campanhas no maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Ice Bom garantiu vaga nas oitavas de final em 2011 com certa tranquilidade. O adversário, o Napoli Controle disputa a competição pela primeira vez e foi considerada uma das surpresas da fase inicial.

O jogo disputado no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no domingo (19) era um dos mais aguardados das oitavas de final da Copa COE. E como era de se esperar foi bastante disputado, mesmo sob forte chuva, o que prejudicou jogadores de ambas as equipes. O placar foi aberto aos 17 minutos da etapa inicial com Cafu. O jogador entrou livre na área e bateu cruzado no canto do goleiro Edson.

A vantagem do Napoli Controle durou pouco. A equipe da Ice Bom conseguiu empatar minutos depois, aos 24, com o lateral Patrick, que contou com a colaboração do goleiro Loucura. Com a igualdade no placar novamente, o jogo voltou a ficar equilibrado. Algumas chances de gol surgiram para ambas às equipes, mas não conseguiram ser revertidas. O primeiro tempo ficou em 1 a 1.

A chuva que veio fraca no primeiro tempo, acabou aumentando na etapa final. Mesmo assim, os jogadores de Ice Bom e Napoli continuaram em busca da classificação. Bem postada, a defesa da Ice Bom não deixava os adversários chegaram com perigo, mas aos 15 minutos, após cobrança de falta de Chapecó, o atacante Diogo, que tinha acabado de entrar, subiu de cabeça e colocou o Napoli na frente do placar novamente.

Assim como na etapa inicial, quando a Ice Bom empatou o jogo logo após sofrer um gol, a equipe fez mais um. Aos 18 minutos, o zagueiro Teobaldo aproveitou o rebote do goleiro Loucura, que afastou mal o cruzamento e de cabeça encobriu o camisa 1 do Napoli, igualando o marcador pela segunda vez. Depois de sofrer o empate, o Napoli ainda teve seu zagueiro expulso: Osmar recebeu o segundo amarelo.

Em desvantagem numérica, o Napoli passou a se defender de todas as maneiras. Loucura, que tinha falhado nos dois gols da sua equipe, fez importantes defesas para levar sua equipe a decisão de pênaltis, após empate em 2 a 2. Porém, nas cobranças quem levou a melhor foi o goleiro da Ice Bom, Edson. O camisa 1 defendeu duas cobranças, a primeira de André e depois do goleiro Loucura, garantindo a vitória da sua equipe nas penalidades por 9 a 8.

Surpresa

90 dias depois, Santos Imbuía e Paineiras voltaram a campo para se enfrentarem novamente. Dessa vez, estava em jogo uma vaga nas quartas de final da Copa COE e ao contrário do último confronto, quem levou a melhor dessa vez foi o Paineiras, que devolveu a derrota por 3 a 1.
No entanto, o placar não condiz com o jogo. O duelo de sábado (25) foi equilibrado e definido nos detalhes.

O primeiro gol do jogo foi marcado somente aos 26 minutos da etapa inicial com o atacante Tatu. O camisa 13 do Paineiras dominou na entrada da área, virou sobre o zagueiro e bateu forte no canto de Matheus. O mesmo atacante viria a ajudar seu companheiro, Alex a marcar o segundo gol da equipe no duelo. O atacante tabelou com Alex, que entrou na área e bateu na saída do goleiro adversário.

Com a vantagem de 2 a 0 no placar, o Paineiras voltou para a segunda etapa mais tranqüilo. Cadenciando o jogo, a equipe da zona rural de Pouso Alegre chegava somente nos contra-ataques. O treinador Chicaria fez as cinco substituições permitidas para ajudar o Santos a diminuir o resultado, mas quem marcou foi novamente o Paineiras. Aos 30 minutos, Urso, que tinha acabado de entrar acabou fazendo o terceiro gol da equipe na partida.

O Santos Imbuía conseguiu diminuir aos 45 minutos com Luiz, que fez de cabeça após cobrança de escanteio. Com a vitoria, o Paineiras vai pegar a Ice Bom nas quartas de final. O jogo será disputado no dia 24 de julho, às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. Essa será a primeira vez que a equipe da zona rural de Pouso Alegre chega a esta fase decisiva.

Jogos Estudantis

Pouso Alegre recebe etapa regional do JEMG

Pouso Alegre se tornou um dos palcos dos Jogos Escolares de Minas Geras nesta terça-feira (28). A cidade recebe a etapa regional da competição esportiva até o próximo sábado (2). Jogos de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo e xadrez, nas categorias masculinas e femininas estão sendo disputados, com a participação de aproximadamente 2500 alunos/atletas.

A Regional engloba oito cidades formadoras do pólo sul, que são Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Após a fase regional segue a estadual, de 8 a 13 de agosto, a ser realizada em Juiz de Fora.

Os jogos fazem parte do Programa Minas Olímpica, que tem como objetivo aumentar a participação da juventude estudantil mineira em atividades esportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. O projeto, do Governo do Estado, é executado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, e pela Secretaria de Estado e Educação.

A abertura oficial do evento acontece nesta terça-feira (28), às 19 horas, no ginásio poliesportivo Rosão, no bairro Jardim Olímpico.