sábado, 26 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Futebol

Definidos grupos da Copa COE 2011


Nesta sexta-feira (25), em reunião no Sport’s Bar, no bairro São João, a Comissão Organizadora de Eventos e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, realizaram o sorteio dos grupos da Copa COE 2011, a maior competição de futebol amador do interior de Minas Gerais, que é disputada no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

A quinta edição do torneio será disputada entre os meses de março e agosto. As 32 equipes participantes da Copa COE 2011 foram divididas em oito grupos. De acordo com o regulamento, na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos, classificando as duas melhores para o mata-mata. A fase eliminatória será em partidas únicas e em caso de empate, a decisão da vaga acontecerá nos pênaltis.

O duelo de abertura da competição será entre o atual campeão, o Clube de Campo Pouso Alegre e a equipe do Milan, no dia 19 de março, às 15 horas. A competição terá total cobertura do Esporte Pouso Alegre, Jornal Diário e Rádio Clube de Pouso Alegre.

Confira os grupos da 5ª Copa COE de Futebol Amador na edição eletrônica do EPA deste sábado (26).

Futebol

Reunião define grupos e tabela da Copa COE 2011

Depois da disputa da Pré-Copa COE, no campo do Polvilho Três Irmãos, no bairro dos Afonsos, onde definiu os três últimos classificados para o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, chegou a hora de sortear os grupos da Copa COE 2011. A reunião marcada para a noite dessa sexta-feira (25), no Sport’s Bar, no bairro São João, vai definir os grupos, além da tabela dos jogos e o regulamento da competição.

Assim como nas duas últimas edições da Copa COE, este ano a competição terá a participação de 32 equipes. Segundo informações da Comissão Organizadora de Esportes e a Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, a Acelempa, entidades que promovem o campeonato do bairro São João, as equipes serão divididas em oito grupos, onde os dois melhores de cada chave avançam a fase de mata-mata, até chegar à final.

Flamina, Santos Imbuía, Milan, Ponte Preta, Vila Nova, Portuguesa, Clube de Campo Pouso Alegre, Tijuca, Cantareira, Pouso Alegre, Aliança, Faisqueira, Estrela Azul, Polvilho, Andorinha, Minas, Flamengo, Algodão, Copasa, Belo Horizonte, Sport São João, Ouro Fino, Juventus, Plastfilm, Santos São João, CAPEA, São Geraldo, Paineiras, Ice Bom, Napoli, Guarani do Chaves e Mandu são as equipes que participarão do sorteio.

A abertura da Copa COE 2011 será no dia 19 de março, às 16 horas. Por enquanto, sabe-se que a equipe do Clube de Campo Pouso Alegre fará o jogo de estreia, pois é o atual campeão. Outro item que está definido, antes mesmo da reunião, são as equipes cabeças-de-chave, escolhidas de acordo com a campanha da última edição. Além CCPA, Algodão, Ponte Preta, Ouro Fino, Aliança, Barcelona, Andorinha e Minas serão os cabeças-de-chave.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vôlei

Projeto "Bola Cheia" inicia os treinamentos


O Projeto "Bola Cheia" idealizado pelo curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) iniciou nesta quarta-feira (23), os treinamentos e a seleção para a formação de times de voleibol. Podem participar do projeto crianças e adolescentes de 12 a 19 anos, de ambos os sexos, que comprovarem frequência e bom desempenho escolar na rede municipal, estadual e particular e que gostam de praticar o esporte. Os treinos acontecem no Ginásio do Centro Integrado de Educação Municipal (Ciem) do bairro Fátima.

O projeto é uma parceria entre a Univás, Prefeitura de Pouso Alegre e o Grupo Cimed, sob a coordenação do professor da Univás, Rodney Lisboa, titular da disciplina de voleibol e do professor da rede municipal e diretor técnico do projeto, Marcelo de Souza Prudêncio. A Universidade irá oferecer toda a metodologia e apoio de professores e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Jornalismo e Pedagogia, que atuarão, por exemplo, com orientação médica e nutricional; apoio psicológico; reforço escolar; assessoria de imprensa.

A Prefeitura irá oferecer o espaço físico e material como bolas e redes para os treinamentos e bolsa de estudo para os acadêmicos da Univás que atuarem no projeto. O Grupo Cimed irá disponibilizar conhecimento técnico, através de cursos e palestras ministradas por membros do time profissional patrocinado pelo laboratório, que é tetra campeão da Super Liga de Voleibol. A proposta é que os filhos dos colaboradores da empresa possam participar do projeto.

No dia 3 de março, será realizada uma avaliação nos laboratórios de Educação Física da Univás, com todos os interessados em participar do projeto para posterior divisão dos participantes em categorias. Uma das metas do projeto "Bola Cheia" é inscrever em abril desse ano um time na categoria mirim e infanto-juvenil na Liga Sul Mineira de Voleibol.

Fonte: Cyntia Andrade/Ascom Fuvs

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Futebol

“Fiquei chateado pelo que fizeram comigo”

Dispensado pela Caldense, Lê se sente injustiçado pelo treinador Catanoce. Agora, o atleta pousoalegrense vai disputar a Séria A2 do Paulista pelo Atlético Sorocaba


Manhã de segunda-feira, 21 de fevereiro. O meia Leandro Lourenço Franco, o Lê, de 29 anos, recebe uma ligação. Do outro lado da linha está Aldo Lobo de Carvalho, assessor geral do departamento de futebol da Caldense, clube que um dia antes empatou dentro de casa com o Uberaba, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro 2010. Na conversa por telefone, o dirigente comunica ao atleta pousoalegrense que ele estava afastado do elenco da Veterana.

“Em 10 anos como atleta profissional nunca tinha passado por esta situação. Fiquei bastante chateado pelo que fizeram comigo. Nas cinco partidas que a Caldense disputou no Mineiro, fiquei fora de três. Posso não ter dado espetáculo quando entrei, mas acredito que eu tenha colaborado com os companheiros”, afirma o meia Lê, referindo-se a partida contra o Uberaba, quando deu o passe para Jardel fazer o gol de empate da Caldense.

O pousoalegrense se diz decepcionado com o treinador Paulo César Catanoce. Ano passado, quando Lê ainda defendia a camisa do Marília, o comandante da Caldense o procurou, convidado para vir disputar o Campeonato Mineiro pela equipe de Poços de Caldas. O atleta aceitou e se transferiu para a Veterana em dezembro, onde deu início a pré-temporada, que de acordo o meia foi à melhor de sua carreira.

“Eu trabalhei muito durante esses dois meses de preparação para o Campeonato Mineiro, mesmo sabendo que ele (Catanoce) tinha seus atletas preferidos. Independente disso, sempre busquei meu espaço na equipe dentro de campo, nos treinamentos. Catanoce cobrava bastante de mim, mas ele quase não me deu oportunidade. Não joguei nem 45 minutos e fui excluído do clube. Achei um pouco injusto da parte dele”, lamenta.

A dedicação do meia pousoalegrense era grande. Segundo Lê, a proximidade da família e amigos e o fato de que, pela primeira vez em sua carreira, iria disputar um Campeonato Mineiro o motivava. “Infelizmente não deu certo na Caldense, é triste. Entramos em um acordo para eu poder dar continuidade em minha carreira. E se a porta foi fechada em Poços de Caldas, Deus abriu outra para mim no interior de São Paulo”, comenta o meio-campista.

Sem empresário há cinco anos, Lê entrou em contato com Paulo Roberto Santos, ex-treinador do Pouso Alegre FC e atual treinador do Atlético Sorocaba, líder do grupo B na Série A2 do Campeonato Paulista, poucas horas depois de ser dispensado da Caldense para comentar sobre o que tinha acontecido e saber se a equipe de Sorocaba precisava de um meia. “Sempre que joguei contra o Paulo, fiz boas partidas. Uma vez ele me disse que quando eu precisasse de ajuda, era para eu procurá-lo. Graças a Deus acabou dando certo”.

Lê foi para Sorocaba na manhã desta quarta-feira (23) para acertar os detalhes do novo contrato. O meio-campista tem experiência na série A2 do Campeonato Paulista e acredita que possa colaborar com o Atlético na busca pelo acesso a elite. “A competição está em um momento delicado. Com a proximidade do prazo de inscrição, as equipes buscam reforços. Chego ao clube em um bom momento. Vou poder ajudar os companheiros e a própria comissão técnica. Disputei este campeonato algumas vezes e conheço as dificuldades da A2”.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Futebol

Ex-Flamina é convocado para a Seleção Brasileira sub-17


O Sul de Minas é considerado como um celeiro de craques. Da região já saíram grandes jogadores para o futebol mundial, do matador Evair ao Rei da bola, Pelé. Agora, uma jovem promessa do Sul de Minas ganha destaque no cenário esportivo nacional novamente ao ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-17. Hernani Azevedo Júnior, de 16 anos, natural de São Gonçalo do Sapucaí, vai defender o Brasil no Sul-Americano da categoria, no Equador.

Hernani já atuou pelo Flamina FC, tradicional equipe amadora de Pouso Alegre, antes de ir trilhar seu caminho pelo país a fora. Depois da passagem pela equipe da cidade, o jovem seguiu para Vespasiano, para defender a equipe da região metropolitana de BH, até chegar ao Atlético Paranaense, onde o agora volante, chamou a atenção da comissão técnica das categorias de base da seleção brasileira.

O anuncio da convocação foi realizado na última semana e o sãogonçalense se apresentou, juntamente com outros 25 atletas, na tarde desta terça-feira(22), no Aeroporto Tom Jobim. Nesta quarta-feira, os atletas deram início à preparação para a disputa do torneio sul-americano na Granja Comary, em Teresópolis/RJ. No dia 10 de março a delegação embarca para o Equador, pois dois dias depois a competição se inicia.

O Brasil está no Grupo B do Sul-Americano, ao lado de Chile, Paraguai, Colômbia e Venezuela e faz sua estreia contra os venezuelanos, dia 13, na cidade de Ibarra. Os três melhores avançam para o hexagonal final, de onde saem os quatro representantes do continente que disputam o Mundial da categoria, em junho, no México.

“Hernani é um atleta alto e forte. Sabe sair jogando, tem tranquilidade. Um jogador que muitos clubes da Europa procuram. Tenho certeza que ele vai chegar lá. Essa convocação para a seleção brasileira sub-17 é a prova disso, é o reconhecimento do trabalho desse jovem”, comenta Pio Erley, treinador que comandou Hernani em sua passagem pelo Flamina FC e que o conduziu até a equipe do Vespasiano e posteriormente ao Furacão Paranaense.

Karatê

Copa Brasil de Karate: PA fica em 4º lugar


A 9ª Copa Brasil Biolab de Karate recebeu 789 caratecas no último final de semana em Pouso Alegre, no total foram 1.234 participações em 113 categorias. Mais de 50 academias e federações participaram e destas 39 pontuaram. A Liga Sul Sudoeste de Karate, comandada pelo técnico Robson Chiarini, terminou a competição em quarto lugar geral com oito ouros, sete pratas e cinco bronzes.

Dos 20 caratecas medalhistas que representaram a Liga Sul Sudoeste, 11 são de Pouso Alegre e treinam na Academia Cia do Corpo de Karate. Os campeões Richard Rodrigues, Bárbara Hellen, Aline Gomes e Bianca Marcelino; os vice-campeões Everaldo Ribeiro, Fábio Augusto Alves, João Augusto Pereira, Franciele Barbosa e Janaina Samantha e os terceiros lugares Naira Aparecida e Amanda Aparecida.

Os dois dias de competição receberam atletas do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Santa Catarina. Quem ficou com o pódium foram duas academias de São Paulo (primeiro e terceiro lugares) e uma do Rio de Janeiro (segundo lugar), e por muito pouco Minas Gerais não ficou em terceiro, pois a diferença de apenas quatro medalhas adeixou a equipe mineira com o quarto lugar. De acordo com o treinador Robson Chiarini “tivemos muitas baixas e faltas em nossa equipe e acabamos participando com aproximadamente 40 atletas, sendo que 20 deles subiram ao pódium.” A Liga Sul Sudoeste estava com quase 100 atletas inscritos para participar, mas por diversos motivos, muitos deles não compareceram.

Mesmo se todos os caratecas cotados tivessem participado, Robson esperava menos que o quarto lugar “na verdade se estivéssemos com a equipe toda que pretendia, acreditava que estaríamos entre as seis primeiras colocadas, mas mesmo com ela reduzida ficamos em quarto lugar e isso foi bom de mais.” O treinador explica que “com a falta de alguns atletas que fariam a diferença e também alguns vice-campeões que por pouco não foram ouro, levando em consideração o resultado, ficamos muito perto do pódium, pois a 3ª colocada fez finais com alguns de nossos atletas, e por isso se algum resultado fosse diferente precisaríamos de mais três medalhas de ouro, mas está ótimo porque ficamos a frente de grandes equipes como a de Brasília, que é uma equipe na qual me inspiro muito, pois é comandada pelo meu professor, Caio Márcio.” A equipe de Brasília terminou em quinto lugar.

Fonte: Ascom/ACCK

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Futebol

Tudo definido

Napoli, Guarani e Mandu garantem vaga na repescagem e vão disputar a fase de grupos da Copa COE

A Pré-Copa COE 2011 chegou ao fim na tarde deste domingo (20). A rodada disputada no campo do Polvilho Três Irmãos, no bairro dos Afonsos, zona rural de Pouso Alegre definiu os três últimos participantes do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Napoli, Guarani e Mandu vão se juntar as outras 29 equipes garantidas na fase de grupos da Copa COE para brigarem pelo título da competição, que é disputada no bairro São João.

A primeira equipe que garantiu vaga na próxima fase do campeonato foi o Napoli. Formado por funcionários do Grupo Cimed, a equipe goleou o Santarritense pelo placar de 6 a 0. Na segunda partida da rodada, a equipe de Natércia desbancou a favorita Desportiva Bordamatense vencendo por 2 a 1. No entanto, a vitória não garantiu a vaga, pois as equipes do Mandu e Guarani golearam seus adversários por 4 a 2 e 5 a 1, respectivamente.

Impiedoso


Na primeira fase da Pré-Copa COE, a equipe do Napoli classificou-se na disputa de pênaltis, após empate em 1 a 1 com o Bangu. Na ocasião, o goleiro Cristiano defendeu a cobrança que deu a vitória ao Napoli e neste domingo, contra o Santarritense, o mesmo camisa 1 foi novamente responsável pelo triunfo de sua equipe. Quando a partida ainda estava empatada sem gols, Cristiano agarrou a cobrança de pênalti do atacante Baldoni.

Até aquele momento, a equipe de Santa Rita do Sapucaí estava melhor em campo. E foi a partir desse lance que o Napoli cresceu no jogo e deu início a goleada. O atacante Diogo marcou dois gols seguidos, deixando o adversário perdido em campo. Com um volume de jogo maior, a equipe da Cimed continuou chegando com facilidade ao gol do Santarritense. Cafu, marcou mais dois belos gols.

Na segunda etapa, a equipe de Santa Rita do Sapucaí foi para cima e o Napoli aproveitando os contra-ataques ampliou o resultado com Tiago e novamente Cafu, que em seu último gol, driblou o goleiro e empurrou a bola para o fundo da rede. 6 a 0 e classificação para a fase de grupos da Copa COE garantida.

Eliminados


Desportiva Bordamatense e Natércia entraram no campo do Polvilho Três Irmãos para disputaram o duelo mais aguardado da rodada. A equipe de Borda da Mata eliminou na última semana o Atlético Gabiroval, um dos favoritos a fase de grupos da Copa COE, enquanto Natércia tinha classificado após vencer a equipe da União, por WO. Os primeiros minutos da partida foram marcados pelo equilíbrio, com poucas chances de gols criadas. O panorama do jogo mudou no fim da primeira etapa, quando o zagueiro de Natércia, Emerson foi expulso. O camisa 4 colocou a mão na bola próxima a área. Na cobrança da falta, Robinho anotou o gol.

Mesmo com um jogador a menos e atrás do placar, Natércia não se abalou e voltou melhor no segundo tempo. A partida foi empatada com o camisa 9, Silvio, após cruzamento na área. Após a igualdade no placar, muitas chances acabaram sendo desperdiçadas por ambas as equipes. No entanto, no final da partida, Fabrício que tinha acabado de entrar driblou os zagueiros de Borda da Mata e marcou um belo gol, virando a partida para 2 a 1. Mesmo com a vitória, a equipe de Natércia acabou sendo eliminada, devido ao saldo de gols.

Experiência


Depois de eliminarem o São João na primeira fase da repescagem, a equipe do Pousoalegrense, que é comandada pelos irmãos Grapete e Paulo Borges, não suportaram a pressão do Mandu e a experiência do adversário acabou sobressaindo. No entanto, quem começou melhor na partida foram os garotos do Pousoalegrense. Aos 11 minutos da primeira etapa, Rafael, o mesmo que garantiu a classificação da equipe no último domingo, voltou a marcar na Pré-Copa. Dessa vez, o camisa 7 bateu o pênalti e abriu o placar do duelo.

Sem se abalar, a equipe do Mandu conseguiu virar o resultado ainda na primeira etapa, com Edson, de cabeça e Emerson, cobrando falta de longe. No segundo tempo, os garotos do Pousoalegrense voltaram a apertar o adversário e conseguirem o empate através de um belo chute do camisa 15 Guilherme: 2 a 2. Com este resultado, a partida teria que ser decidida nos pênaltis, o que poderia eliminar até mesmo o vencedor. Mas, antes do término do jogo, em dois contra-ataques, a equipe do Mandu ampliou o placar da partida para 4 a 2, com gols de Antônio Carlos e Marcelo.

Sufoco


A vitória por 5 a 1 do Guarani sobre a Alcabyte não demonstra o que foi a partida. A equipe do bairro Santo Antônio iniciou a partida com apenas 10 jogadores em campo (Celinho acompanhou a partida da arquibancada) e mesmo assim conseguiu equilibrar o jogo. Sem seu melhor jogador, a equipe não conseguiu apresentar o futebol que todos esperavam. Enquanto isso, o goleiro Marreta tentava de todas as maneiras segurar o ataque do Guarani. A equipe do Chaves, reforçada com quatro atletas de Santa Rita do Sapucaí, pressionou o adversário o tempo todo.

No entanto, para surpresa das dezenas de torcedores presentes no campo do Polvilho Três Irmãos, quem saiu na frente foi a Alcabyte. Já no segundo tempo, Léo, o único atacante da equipe, puxou o contra-ataque e abriu o placar. Com tranquilidade, o Guarani manteve seu padrão de jogo e empatou a partida pouco tempo depois, com Robertinho. O resultado, desfavorável para ambas as equipes, foi alterado faltando poucos minutos para o fim do jogo. Bruninho (duas vezes), Estefferson e Otávio fizeram os gols para a equipe do bairro Chaves. A goleada deu o segundo lugar da Pré-Copa COE ao Guarani e a vaga na fase de grupos.

Futsal

PA Cones é campeão da Taça São Paulo/Minas


A equipe da PA Cones sagrou-se campeã na última sexta-feira (18) da Taça São Paulo/Minas de Futsal. A competição que iniciou com oito equipes e foi disputada na cidade de São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo, teve na decisão, além dos pousoalegrenses, a equipe de Itajubá. Na final, PA Cones venceu seu adversário nos pênaltis (2 a 0), após empate em 4 a 4.

Com dois gols de Pelé, PA Cones empatou em 2 a 2 no tempo normal com Itajubá. Na prorrogação, o empate persistiu com um novo 2 a 2 - Mozart e Carlos marcaram os gols. Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Tchurly defendeu duas cobranças, enquanto Pelé e Mozart não desperdiçaram seus chutes. PA Cones campeão.

Números

Com oito equipes do interior de São Paulo e Sul de Minas a Taça São Paulo/Minas de Futsal chegou a sua 11ª edição este ano. A equipe da PA Cones estava no grupo B, ao lado de Paraisópolis, Itajubá e Conceição dos Ouros. Na primeira fase, os pousoalegrenses perderam para a equipe de Paraisópolis por 6 a 5, na estreia e depois se recuperou vencendo Conceição dos Ouros por 8 a 4 e Itajubá por 5 a 3. Classificado, a equipe enfrentou na semifinal os donos da casa, São Bento do Sapucaí, por 5 a 3 e na decisão bateu Itajubá nos pênaltis. Além do título, PA Cones, que é formada por jogadores da Tijuca, Real Madrid e Boca Juniors, teve o artilheiro e o melhor jogador da competição, Mozart com 9 gols.

Futebol

Equipes de PA participam de campeonato em Inconfidentes

O Campeonato de Base da cidade de Inconfidentes, considerado um dos mais importantes da região, teve início no último final de semana e terá a participação de duas equipes de Pouso Alegre, o RA Soccer e o Pousoalegrense FC. Além da dupla, mais sete equipes da região participam do campeonato e estão divididas em três grupos e em três categorias diferentes, sub-11, sub-13 e sub-15.

A equipe do RA Soccer está no grupo A, ao lado de Bueno Brandão e Crisólia. No grupo B estão os donos da casa, Ibitiúra de Minas e Conceição dos Ouros. Pousoalegrense FC, Monte Sião e Ouro Fino formam o grupo C. Na primeira rodada, apenas o RA Soccer entrou em campo. Na categoria sub-11, a equipe venceu Crisólia, por 6 a 0. 4 a 0 foi o placar da categoria sub-13 e na sub-15, enfrentando o mesmo adversário, o RA Soccer ficou no empate em 2 a 2.