sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tabela da Copa São Geraldo de Futebol Amador é divulgada




Começa no próximo dia 27 mais uma competição de futebol amador em Pouso Alegre. A Copa São Geraldo – Gerson de Paula Oliveira – será realizada no Campo do Bangu e vai reunir 24 equipes da cidade. Promovida pela MD Eventos Esportivos, junto com a Comissão Organizadora de Esportes e Lazer do bairro São Geraldo, o torneio teve seu sistema de disputa e tabela divulgadas durante está semana.

Os participantes da Copa São Geraldo foram divididos em seis grupos iguais, onde se enfrentam dentro de suas respectivas chaves na primeira fase. As duas melhores equipes colocadas, mais os melhores terceiros colocados, avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos eliminatórios, assim como as semifinais e a grande decisão, programada para acontecer no dia 5 de maio, no Campo do Bangu.

No grupo A estão Pousoalegrense, VRM Construção, Atlético Faisqueira e AECO Copasa. Já no grupo B, estão as equipes do Cidade Jardim, Sport Faisqueira, Juventude São Cristóvão e Barcelona. CAPEA, Corinthians, Monte Azul e São Cristóvão, estão no grupo C e o grupo D é composto por Independente, Mandu, Juventus Fátima e Costa Rios. No grupo E estão São Geraldo, JC Esporte, Roma e Aquarela e no F, Ferrari/Óticas Real Bangu, Santos São João, Sport São João e Boca Juniors.

A primeira rodada da Copa São Geraldo de Futebol Amador será disputada no dia 27 de janeiro, com a realização de três jogos no Campo do Bangu. Às 10 horas, o Barcelona, do bairro São Geraldo, enfrenta o Sport Faisqueira. À tarde, a partir das 15 horas, o Cidade Jardim pega o Juventude São Cristóvão e às 17 horas, a CAPEA, também do bairro Cidade Jardim, joga contra o São Cristóvão.

Visando a Taça EPTV em julho, Pouso Alegre Futsal volta a treinar




Depois das férias e festas de virada de ano, o Pouso Alegre Futsal volta a treinar na próxima segunda-feira (14). A equipe, que fechou 2012 vencendo uma série de amistosos, pretende representar a cidade novamente na Taça EPTV de Futsal, a competição mais importante da modalidade no Sul de Minas, e que começa apenas em julho. Para isso, a comissão técnica definiu o planejamento de treinos que vai seguir nos próximos meses.

“A principio, no mês de janeiro, vamos treinar toda segunda-feira. Em fevereiro os treinamentos serão realizados duas vezes na semana, em março três e assim segue aumentando até a véspera da Taça EPTV. Acredito que dessa maneira podemos conseguir chegar a competição melhor preparados, tanto fisicamente, quanto tecnicamente”, comenta André Fabiano Barreto, treinador e responsável pelo Pouso Alegre Futsal.

Os jogadores que já vinham treinando e aqueles que queiram fazer parte da equipe pousoalegrense, devem comparecer ao ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”, na segunda-feira (14), a partir das 19h30min. “Estamos oferecendo está oportunidade novamente a todos que praticam futsal na cidade. Precisamos de atletas compromissados”, completa o treinador.

PA vai receber mais um campeonato mineiro de levantamento de peso




No próximo dia 3 de fevereiro, o ginásio poliesportivo Rosão, na Praça de Esportes Municipal “Prefeito Alvarim Vieira Rios”, será palco de mais uma emocionante disputa: o Campeonato Mineiro de Supino, que é uma das modalidades de levantamento de peso. Organizado pela Associação Mineira de Levantamentos Básicos, a competição deve reunir dezenas de atletas de todo o Estado, que serão divididos em seis categorias.

O Campeonato Mineiro de Supino será disputado no Sub-Júnior, Júnior, Sênior, Master 1, Master 2 e Master 3, entre homens, mulheres, open e estreantes. Segundo o regulamento da competição, os três melhores colocados em cada categoria, individual e por equipe, serão premiados com medalhas e troféus. A taxa de inscrição é de R$ 40 por atleta e pode ser feita no dia da disputa, a partir das 13 horas.

Mais informações com o presidente da Associação Mineiro de Levantamentos Básicos, Edson Carlos de Paula, através do telefone (35) 8806-4353, ou pelo site www.amlba.com.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jovem de Pouso Alegre realiza testes no time de futsal do São Paulo FC




Lucas Maturano, de apenas 16 anos, foi aprovado nesta quarta-feira (9) em uma avaliação técnica realizada pela equipe de futsal do São Paulo Futebol Clube. Agora, o atleta que reside em Pouso Alegre, irá passar por um período de testes durante todo o mês de janeiro para poder confirmar sua permanência no Tricolor Paulista.

O atleta foi levado para a avaliação técnica no São Paulo Futebol Clube pelo pai, André Fabiano Barreto, professor de Educação Física e treinador campeão da Taça EPTV de Futsal em 2009, e que já atuou profissionalmente no futsal paulista. “A resposta final será dada após o dia 20. Até lá, Lucas terá que treinar e se dedicar muito”, comenta André.

Em busca de novas conquistas, Academia Alliance retoma os trabalhos




Com o simples objetivo de ensinar aos esportistas pousoalegrenses a arte marcial japonesa do Jiu-Jitsu, o jovem professor de Educação Física, Ribamar Santiago, fundou em 2006 a Academia Alliance. No entanto, com o passar do tempo e com a qualidade de suas aulas, foram surgindo os primeiros competidores e hoje, dezenas deles representam não apenas Pouso Alegre, mas também o Brasil em vários torneios internacionais.

“Atualmente somos mais conhecidos fora de Pouso Alegre, do que aqui em nossa cidade. Entre os nossos alunos/competidores, temos campeões regionais, estaduais, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e mundiais. E isso é fruto de um trabalho levado a sério e bem organizado, que nasceu há sete anos e hoje estamos colhendo os frutos”, comenta Ribamar Santiago, professor e líder da Academia Alliance.

A Academia Alliance nasceu devido a uma carência que a cidade tinha em relação a pratica da modalidade esportiva. O professor de Educação Física conta que ao chegar a Pouso Alegre, após se formar na Universidade Estadual Paulista, a UNESP de Rio Claro, iniciou um trabalho com a arte marcial na escola onde trabalhava e que posteriormente surgiu a ideia de fundar a academia para poder atender outros alunos. 

“Nosso primeiro trabalho foi realizado na academia do senhor Nelson Matsunaga, especialista em Judô. Mas, em um determinado momento, aquele espaço ficou pequeno e fomos para a rua Gabriel Baret de Barros, próximo ao estádio da Lema. Depois de quase três anos, a academia não comportava mais o número de alunos e acabamos indo para a rua Bom Jesus, onde estamos até hoje, e que por sinal, já está ficando pequena também”, afirma.

Hoje, a Academia Alliance conta com 208 alunos ativos, porém mais de mil alunos já treinaram junto com Ribamar Santiago. O professor se sente realizado por este trabalho, independente se o aluno passou a utilizar o Jiu-Jitsu como uma forma de competição, ou não. Para Ribamar, o mais importante foi mostrar as centenas de jovens e adultos que a modalidade esportiva é uma boa ferramenta para a pessoa ter uma qualidade de vida melhor.

“O Jiu-Jitsu ajuda o aluno a ter um físico melhor, pois trabalha com o corpo e com a mente. Além disso, nosso trabalho se baseia na disciplina e no respeito pelo próximo. Fatores estes que são colocados em todas as lutas de artes marciais, mas que precisa ser trabalhado da forma correta, para que possa ser utilizado de uma maneira positiva pelas pessoas. Por isso temos todo um cuidado com nossos alunos, com o nosso trabalho”, completa.

Nos últimos meses, a Academia Alliance promoveu alguns seminários com lutadores de Jiu-Jitsu reconhecidos dentro e fora do Brasil. Ribamar Santiago acredita que estes eventos contribuíram para o desenvolvimento da modalidade esportiva na cidade, pois os alunos puderam conhecer melhor a história de grandes lutadores, que passaram pelas mesmas situações que os pousoalegrenses enfrentam hoje.

“Muitos esportistas de Pouso Alegre falam que a grande dificuldade é a falta de patrocínio. Até certo ponto sim, mas os empresários só apóiam quem dá resultado. E em minha opinião, os atletas precisam tirar isso como forma de incentivo. Se treinarem mais, se eles se esforçarem mais e se dedicarem mais ao esporte, vão conseguir mais e melhores resultados e consequentemente o patrocínio. É uma coisa natural”, lembra o professor.

Para 2013, Ribamar Santiago espera dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento da Academia Alliance em Pouso Alegre, aproveitando o momento que o Jiu-Jitsu vive no Brasil e no mundo, junto com o MMA. As pessoas que se interessarem em praticar a modalidade esportiva, podem comparecer a academia, que fica na rua Bom Jesus, 550, centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (35) 8805-7507.