sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vai começar o mata-mata da Copa COE



A fase inicial do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais encerrou na última semana. Restam agora 22 times na briga pelo título da Copa COE, que de agora em diante passa a ser disputada somente em jogos de mata-mata. E neste final de semana, os torcedores poderão acompanhar quatro duelos no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

A primeira partida será sábado (7), às 15 horas, entre Guarani e Belo Horizonte FC. Classificado como melhor segundo colocado na Copa COE 2012, a equipe do bairro Chaves leva certa vantagem sobre o seu adversário. O Guarani conta com atletas de Santa Rita do Sapucaí em seu elenco, que na primeira fase fizeram a diferença dentro de campo, em especial na última partida, diante do AECO/Copasa.

No segundo jogo do dia, às 17 horas, o Napoli entra em campo para pegar a CAPEA. Está partida promete ser mais equilibrada, pois as duas equipes fizeram campanhas semelhantes. Ambas venceram duas, no entanto o último resultado da equipe do Cidade Jardim preocupa seus torcedores. A equipe foi goleada por Natércia e quase ficou de fora. Agora é tentar se recuperar em cima do Napoli e seguir na busca pelo título.

A segunda fase da Copa COE segue no domingo (8), com a disputa de outros dois jogos. Às 15 horas, um confronto de equipes que surpreenderam os torcedores na primeira fase da Copa COE: Natércia e Abutres. Estreantes no bairro São João, a dupla garantiu vaga na fase de mata-mata com certa tranquilidade e agora se enfrentam para saber quem segue na briga pelo título. A expectativa é que a partida seja bastante movimentada.

O mesmo deve acontecer no segundo duelo do dia, às 17 horas, entre Andorinha e Cantareira. De um lado estará uma equipe que incomoda os “grandes” desde sua chegada a competição e do outro, um dos times mais tradicionais de Pouso Alegre. O Andorinha promete entrar em campo com todos os seus jogadores, para poder vencer novamente um campeão da Copa COE – em sua última partida da fase inicial bateu o Flamina.

Quem vencer esses duelos segue para as oitavas de final da Copa COE. 10 times já estão garantidos na próxima fase e aguardam a definição de seus futuros adversários – São Geraldo, Óticas Real Bangu, Paineiras, Ferrari, Sport São João, Algodão, Atlético Gabiroval, Estrela Azul, Santos América e Flamina. A competição de futebol amador segue sendo disputada até o dia 1º de setembro, data da grande decisão.

Sorteio define grupos da primeira fase da Taça EPTV de Futsal



A cidade de Varginha, sede da EPTV Sul de Minas, recebeu nesta quinta-feira (5), dirigentes das 41 cidades participantes da 23ª edição da Taça EPTV de Futsal para o Congresso Técnico da competição mais importante da modalidade na região.

Representantes da emissora e o diretor técnico do evento apresentaram e discutiram a edição do campeonato junto com os representantes das cidades. Na oportunidade também foram sorteadas os grupos da primeira fase (confira abaixo).

A abertura da 23ª Taça EPTV de Futsal será realizada no próximo dia 14, às 15h30min, em São Thomé das Letras. Os donos da casa recebem no ginásio municipal da cidade, a equipe de Três Corações para a disputa da primeira partida da competição.

A tabela com os demais confrontos, inclusive com os jogos do Pouso Alegre Futsal, será divulgada na próxima semana. A grande final da Taça EPTV de Futsal está programada para acontecer no dia 25 de agosto, na cidade de Poços de Caldas. 

Confira os grupos da primeira fase da Taça EPTV de Futsal 2012:

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pouso Alegre ganha escolinha de futebol do Cruzeiro



A partir do dia 20 de julho, Pouso Alegre contará com uma Escolinha de Futebol do Cruzeiro Esporte Clube. A unidade do time mineiro, considerado um dos grandes do futebol brasileiro, se instala na cidade trazendo oportunidade paras jovens de 6 a 19 anos que sonham em um dia virarem craques de bola.

“Com a vinda dessa franquia, os jovens atletas de Pouso Alegre terão mais chances de seguir carreira no mundo da bola”, comenta Adriano Nogueira, um dos coordenadores da nova escolinha de futebol em Pouso Alegre. Segundo o empresário, as equipes da cidade farão amistosos e participarão de torneios pela região.

Além disso, dois atletas serão indicados a cada mês para fazerem testes em Belo Horizonte, na Toca da Raposa, o centro de treinamento do Cruzeiro Esporte Clube. “Vamos cobrar apenas a mensalidade dos atletas. Viagens para amistosos e testes, serão por conta da escolinha”, afirma Giancarlo Turchetti, também coordenador do projeto.

Os professores que vão comandar a escolinha de futebol do Cruzeiro Esporte Clube em Pouso Alegre ainda não foram definidos pelos coordenadores, mas antes de iniciarem os trabalhos, eles terão que passar por um treinamento em Belo Horizonte, junto com a comissão técnica da categoria de base do time mineiro.

As aulas, que começam no próximo dia 20, serão realizadas todas as quartas e sextas-feiras, em dois períodos, no Campo da Remonta, no bairro Jardim Noronha. Os jovens que se interessarem podem fazer a inscrição através do telefone (35) 9204-8062, 9827-8781 e 9143-0482, ou pelo e-mail cruzeiro.escola.pousoalegre@hotmail.com.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Copa COE: duelos de mata-mata estão definidos



Com o encerramento da primeira fase no domingo (1º), as equipes e os torcedores conheceram os confrontos da próxima fase da Copa COE. Ao contrário dos últimos anos, esta edição do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais terá uma segunda fase antes das oitavas de final, disputada com os segundos colocados de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados na classificação geral.

Os líderes das chaves estão automaticamente classificados para as oitavas de final, que inicia no dia 15 de julho, após a disputa dos seis jogos eliminatórios da segunda fase. Neste sábado (7) vai acontecer duas partidas no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João. Às 15 horas, o Guarani, do bairro Chaves, enfrenta o Belo Horizonte FC e às 17 horas, o Napoli joga contra a CAPEA, do bairro Cidade Jardim.

No dia seguinte, domingo (8), às 15 horas, Natércia pega o Abutres e logo em seguida, às 17 horas, a equipe do Andorinha, de Ipuíuna, faz contra o Cantareira, do bairro São João, a partida mais aguardada desta segunda fase. As demais partidas acontecem no outro final de semana, no sábado (14). Às 15 horas o Juventus Futebol e Amigos duela com o Juventus e às 17 horas, a Ice Bom pega o Aliança, do bairro São João.

Os vencedores desses confrontos avançam as oitavas de final, que já tem dois jogos definidos. No dia 15 de julho, às 15 horas, o Estrela Azul enfrenta o Flamina, seguido por Atlético Gabiroval e Santos América, às 17 horas, ambos no municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João. Após essa rodada dupla, a Copa COE passa a ter apenas um jogo no sábado e um no domingo.

Portanto, no dia 21 de julho, o Algodão enfrenta o vencedor do jogo Guarani e Belo Horizonte. No dia seguinte, 22, o Sport São João pega o ganhador do duelo entre Napoli e CAPEA. As partidas das oitavas de final seguem no dia 28 de julho, com Ferrari São Geraldo e o vencedor do jogo entre Natércia e Abutres e no dia 29, com Paineiras e o ganhador do confronto entre Andorinha e Cantareira.

Os dois últimos jogos da fase eliminatória acontecem em agosto. No dia 4, a Óticas Real Bangu enfrenta o vencedor da partida entre Juventus Futebol e Amigos e Juventus e o São Geraldo, dono da melhor campanha da primeira fase da Copa COE vai pegar o ganhador do jogo entre Ice Bom e Aliança. A competição de futebol amador segue até o dia 1º de setembro, com a disputa de quartas de final, semifinais, terceiro lugar e final.

Rebaixados

Se por um lado a rodada do final de semana definiu os últimos classificados e os confrontos de mata-mata, os jogos também ajudaram a confirmar as duas equipes rebaixadas na Copa COE. A primeira a cair foi o Ouro Fino, último campeão da competição, devido ao não comparecimento ao duelo contra o Juventus FA. O outro rebaixado acabou sendo o São João, que fez sua estreia na Copa COE este ano e caiu após perder os três jogos disputados.

Algodão goleia Corinthians no encerramento da primeira fase da Copa COE



A primeira fase da Copa COE 2012 chegou ao fim no domingo (1º), com a disputa da partida entre Algodão e Corinthians, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. Mesmo com a classificação garantida, a equipe da zona rural de Pouso Alegre foi para cima do alvinegro do bairro São João e venceu por 9 a 4, com um show da sua dupla de ataque, formada por Jeffinho e Felipe, que marcaram três gols cada.

O Algodão, que precisava vencer o duelo por uma diferença mínima de três gols para ficar com a liderança do grupo J, partiu com tudo para cima do Corinthians. E a equipe que contava com o reforço de Galego, ex-Pouso Alegre FC, não esperou mais do que 10 minutos para comemorar o primeiro gol. Zóio deu lindo passe para Felipe pelo meio, que saiu na cara de Lucas e bateu rasteiro, forte, para abrir o placar.

A vantagem não diminuiu a vontade do Algodão, que, com muita força, pressionava o adversário em seu campo defesa. E a tática deu resultado, pois aos 22 minutos Zóio ampliou o marcador, após iniciar uma jogada pela lateral e bater colocado, da entra da área. No entanto, seis minutos depois, em um lance isolado, o Corinthians conseguiu diminuir com Felipe, pegando rebote do goleiro Fernando.

Apesar de ter sofrido o gol, a equipe da zona rural de Pouso Alegre, seguiu melhor na partida. Zóio mostrava habilidade sempre que pegava na bola. E justamente em uma jogada iniciada por ele na lateral esquerda do campo que a rede voltou a balançar. Aos 41 minutos, o camisa 16 viu Jeffinho livre na área. O atacante teve tranquilidade para dominar a bola e bater cruzado, sem chance para o goleiro Lucas. Foi o terceiro do Algodão na partida.

O Corinthians voltou para o segundo tempo a fim de diminuir o prejuízo, mas quem marcou no foi mesmo o seu adversário. Aos sete minutos, Galego roubou a bola no meio e lançou Jeffinho, que ganhou na velocidade do seu marcador e bateu na saída de Lucas. O gol animou a equipe, que foi para cima e ampliou. Aos 11 minutos, Jeffinho sofreu falta na entrada da área, que foi cobrada com perfeição e muita força, pelo zagueiro Miguel: 5 a 1.

A vantagem de quatro gols no placar já garantia a liderança da chave para o Algodão, que mesmo assim seguiu em busca de mais gols. Aos 18 minutos, Zóio puxou contragolpe e encontrou Jeffinho, livre pela esquerda. O atacante invadiu a área e fez o cruzamento por baixo, nos pés de seu companheiro Felipe, que só empurrou a bola para o fundo da rede, para desespero do goleiro Lucas.

Três minutos depois, foi a vez de Jeffinho voltar a marcar. O atacante recebeu passe de Galego, e após dividida com o goleiro adversário, a bola acabou indo para o fundo da rede. Em noite inspirada, três minutos depois Jeffinho tabelou com Felipe, que da entrada da área arriscou e marcou. A bola ainda desviou em dois jogadores do Corinthians antes de entrar, tirando qualquer chance de defesa do goleiro Lucas.

Após o oitavo gol, o Algodão perdeu o goleiro Fernando machucado. Sem reserva imediato, a equipe da zona rural de Pouso Alegre teve que improvisar e mandou o zagueiro Tista para a meta. O Corinthians aproveitou a mudança forçada do adversário e marcou duas vezes com o atacante Quedes. O camisa 9 alvinegro recebeu dois lançamentos do meia Felipe e mandou a bola para a rede. A primeira aos 26 minutos e depois aos 30.

A resposta do Algodão veio pouco tempo depois com Baiano, que tinha acabado de entrar. Aos 33, o meia recebeu a bola na intermediária e bateu de longe. A bola ganhou velocidade e foi parar no fundo da rede, na falha do goleiro Lucas. Antes do apito final, o Corinthians ainda diminuiu com Felipe Ferreira, que puxou contra-ataque pela lateral, invadindo a área e batendo na saída do “goleiro-zagueiro” Tista: 9 a 4.

Com o resultado, o Algodão conquistou a liderança do grupo J, ultrapassando o Guarani, que no domingo (1º) também goleou. A equipe do bairro Chaves venceu o AECO/Copasa por 8 a 3, com gols de Gabriel, Bruninho e Pablo, duas vezes cada, Leandro e Luis Henrique. Raphael e Wesley, por duas vezes descontou para a equipe do bairro Jardim Yara, eliminada do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

Goleadas e classificação

No sábado (30), o estádio municipal Capitão Nelson Massafera recebeu dois jogos da Copa COE, válidos pelo grupo I. O já classificado Ferrari São Geraldo venceu o Abutres por 7 a 4, com gols de Eltinho, três vezes, Raphael Prado, duas, Dudu e Du – Fabiano, duas vezes, Murilo e Lucas fizeram para o Abutres, que apesar da goleada sofrida, garantiu vaga na próxima fase da competição de futebol amador.

A classificação do Abutres só foi possível, pois no outro jogo da chave, o Plastfilm não segurou a pressão do Atlético Faisqueira perdeu por 5 a 3. Reinaldo, três vezes, Antônio e Idevan marcaram para o alvinegro da Faisqueira, enquanto Leonardo, duas vezes e Wesley fizeram para a equipe do bairro São João. Com esses resultados, o Ferrari ficou com a liderança da chave com nove pontos, seguido pelo Abutres, com quatro.

Flamina estreia na Copa Sul com empate sem gols


O Flamina, uma das mais tradicionais do futebol amador de Pouso Alegre fez sua estreia na Copa Sul no domingo (1º). Porém, a equipe do Jardim Yara enfrentou o Milan São João e não saiu do 0 a 0, jogando no estádio municipal Pedro Marques da Silva. Com este resultado, a equipe fica na segunda posição do grupo C, ao lado do rubro-negro do São João – a chave é liderada pela Tijuca, que venceu o Faisqueira por 2 a 1.

Nas demais partidas da rodada, a rede balançou muito. No sábado (31), o Santos América goleou o Mandu, do bairro São Camilo, pelo placar de 4 a 0 e praticamente garantiu vaga na próxima fase da competição disputada no Jardim Guadalupe. Waguinho, três vezes e Marco Antônio fizeram os gols para o alvinegro do bairro Jardim América, que é comandado pelo experiente Chicaria.

No domingo (1º), no fechamento da rodada, a CAPEA também goleou. A equipe do bairro Cidade Jardim bateu o Roma por 5 a 0, com gols de Hudson, duas vezes, Gabriel, duas vezes e Willians. A vitória ajudou a equipe a se recuperar da derrota na estreia da Copa Sul para o São João e de quebra garantiu a liderança da chave D. Já o Roma se despede da competição, após dois empates – diante do Plastfilm e São João.

A Copa Sul de Futebol Amador segue no próximo final de semana, com a disputa de mais duas partidas. No sábado (7), às 16 horas, o Corinthians, do bairro São João, busca a sua recuperação na competição contra o Montanhês, que em caso de vitória garante a classificação. Já no domingo (8), às 16 horas, o Milan São João volta a campo para enfrentar o Faisqueira, no estádio municipal Pedro Marques da Silva.

Nova derrota deixa Pousoalegrense mais longe da vaga no Mineiro Júnior


No sábado (31), o Pousoalegrense FC viajou até Nova Serrana, na região Oeste de Minas, para enfrentar o Nacional pela nona rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro de Futebol Júnior. Porém, na bagagem a equipe comandada pelos irmãos Grapete e Paulo Borges, trouxe uma nova derrota, dessa vez, por 5 a 0.

Erê, três vezes e Maranhão, duas, marcaram os gols para os donos da casa, que passaram a liderar o grupo B da competição estadual. Já o Pousoalegrense FC, com o novo tropeço, continuou na sexta posição, com quatro pontos. Agora a distância para o quarto colocado, último a garantir vaga na próxima fase, aumentou para seis pontos.

A equipe de Pouso Alegre ainda tem quatro jogos para disputar até o termino da fase classificatória do Campeonato Mineiro de Futebol Júnior – dois em casa. O próximo adversário será o Santarritense FC, na quarta-feira (11), às 15 horas, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

Visando a EPTV, Pouso Alegre Futsal disputa amistoso em São Paulo



Ginásio da Sociedade Esportiva Corinthians do Aricanduva, zona leste da cidade de São Paulo. Foi para este destino que o Pouso Alegre Futsal embarcou sábado (31) de manhã. O objetivo da viagem de mais de 200 quilômetros era disputar um amistoso contra o Chega Mais, equipe da Vila Formosa, bairro da mesma região da capital paulista, para servir de preparação para a Taça EPTV de Futsal, a competição mais tradicional do Sul de Minas.

A ideia do duelo em São Paulo era proporcionar aos jogadores pousoalegrenses uma nova experiência, além de dar ritmo de jogo para a equipe contra adversários mais fortes e rodados, segundo André Fabiano Barreto, ex-jogador de futsal e treinador de Pouso Alegre. Seguindo a tradição paulistana, o amistoso contra o Chega Mais foi disputado em dois quadros, o aspirante e titular.

Na primeira parte do jogo, o Pouso Alegre Futsal contou apenas com os jogadores da cidade, caso do goleiro Weslley, Alberto, Vinny, Miranda e os jovens Lucas, Jander e Lucas Silveira. Pelo outro lado, o Chega Mais colocou em quadra jogadores veteranos. A partida que durou cerca de 50 minutos terminou empatada em 7 a 7, com gols de Vinny, três vezes, Jander, duas, Lucas e Alberto para os pousoalegrenses.

Já no segundo quadro, a outra parte da partida, o Pouso Alegre Futsal contou com o reforço do goleiro Rodrigo e Alex, campeões da Taça EPTV em 2009 pela cidade, e uma das novidades para a disputa da competição este ano, o jovem e habilidoso Léo. E foi com esses jogadores que a equipe pousoalegrense conseguiu segurar o Chega Mais, que pressionou durante os quase 50 minutos de jogo.

Assim como no primeiro período, a partida terminou empatada novamente em 7 a 7. Léo, quatro vezes e Alex, três, marcaram para o Pouso Alegre Futsal. Apesar da superioridade do adversário, André Fabiano Barreto colocou todos os seus atletas em quadra, inclusive os jovens Lucas, Jander e Lucas Silveira e em certos momentos, chegou a ficar na frente do marcador, mostrando bastante disciplina e tranquilidade.

“Jogamos em uma quadra pequena, o que obriga o jogador a ficar ligado o tempo todo. Foram dois jogos bem corridos, de muita movimentação e lances técnicos. Apesar disso, nossa equipe mostrou maturidade e confiança, deixando o adversário jogar, mas no momento certo, impondo o seu jogo também”, comenta o treinador pousoalegrense, que não pode contar com cinco atletas de Pouso Alegre, inscritos na Taça EPTV de Futsal 2012.

André Fabiano Barreto acredita que o amistoso vai trazer muitos benefícios para a equipe, pois os jogadores, muitos deles jovens, enfrentaram um adversário de qualidade e mais experiente. “Do outro lado tinham jogadores rodados no Brasil e até mesmo fora do país. E isso é importante, pois deu para perceber que apesar da qualidade, eles não se importavam em ceder a posição para um companheiro. Essa consciência é necessária para nós”.