sábado, 16 de outubro de 2010

Futebol

Guarani se despede da Segundona do Mineiro com derrota

A equipe do Guarani FC se despediu da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010 da mesma maneira como iniciou, perdendo para o Varginha EC. Ao contrário daquela derrota por 3 a 0, quando entrou com apenas oito jogadores em campo, desta vez o Bugre Geraldino foi até Três Corações, no estádio Elias Arbex com 11 atletas. E mesmo com o time completo, a equipe pousoalegrense não conseguiu segurar o ímpeto do VEC, já classificado para o hexagonal final, e acabou sendo derrotado por 1 a 0.

A partida realizada na tarde deste sábado (16), começou com as duas equipes se estudando, tocando muito a bola no meio de campo. E foi a partir dos 10 minutos que os ‘visitantes’ tomaram a iniciativa, para o desespero da defesa do Guarani FC, que tentava de todas as maneiras evitar o gol. O primeiro bom momento do jogo aconteceu perto dos 20 minutos da primeira etapa, quando Marcinho lançou Fernando Roberto, que encheu o pé e mandou a bola tirando tinta do travessão do goleiro Mike.

Pressionado pelo Varginha EC, o Bugre não conseguia sair para o campo de ataque. A primeira chance pousoalegrense surgiu apenas no acrescimento da etapa inicial com Thiago. O atacante do Guarani FC recebeu na entrada da área e bateu forte, a bola explodiu no travessão do goleiro Fábio, assustando a todos os torcedores do Varginha EC que estavam na arquibancada do Elias Arbex.

Na volta para a segunda etapa, o técnico Baroninho resolveu mudar. Sacou Matheus Lucena e Wescley e colocou Juninho e Ueligton Carioca. O resultado veio logo no reinício de jogo. Fernando Roberto, ex-Pouso Alegre FC, recebeu um belo passe e bateu no canto do goleiro Mike. A bola ainda resvalou na trave antes de entrar: VEC 1 a 0. Três minutos mais tarde, a equipe de Varginha teve um gol anulado. Bruninho cobrou escanteio e Thiago Lima subiu mais do que todo mundo e mandou para a rede, mas a arbitragem viu irregularidade no lance e invalidou o que seria o segundo gol do VEC.

Depois disso, a partida esfriou. O Varginha EC chegou mais duas vezes com perigo, ambas com Fernando Roberto chutando de longe. A primeira, o goleiro Mike fez grande defesa e a segunda, o matador isolou a bola. No fim da partida, o Guarani partiu em busca do empate. Já nos acréscimos Rafael acertou um belo chute, que Fábio desviou para a linha de fundo, garantindo a vitória dos ‘visitantes’.

Com o resultado, o Varginha EC permanece na segunda posição do grupo B, com 14 pontos. Já o Guarani, que estava eliminado, caiu para a quinta colocação da chave, devido a vitória do EC Sul Minas na sexta-feira (15) por 3 a 2, sobre o Fluminense FC de Araguari. Esta foi a última partida do Bugre Geraldino na Segundona do Mineiro. A equipe disputou oito jogos, vencendo apenas uma e sendo derrotada no restante. O Bugre marcou apenas 4 gols e sofreu 19 no certame.

Futebol

Rodada decisiva na Copa COE de Veteranos

A quarta edição da Copa COE de Veteranos está afunilando. A cada rodada os jogos se tornam mais emocionantes e neste fim de semana não será diferente. Três partidas serão disputadas no estádio municipal Capitão Nelson Massafera e todas vão definir os classificados para a fase de mata-mata da competição.

Neste sábado (16), às 15 horas, Vila Nova e Andorinha se enfrentam e quem vencer pode avançar de fase. Na partida das 17 horas, Santa Cruz enfrenta a já classificada Natércia, no entanto, a equipe do bairro São João, pode ir para a próxima fase, dependendo do resultado da primeira partida de hoje.

A outra partida da rodada acontece neste domingo (17). Santos, que já não tem mais chances de classificação, vai enfrentar a Portuguesa, que precisa vencer para garantir vaga na próxima fase da Copa COE de Veteranos. O duelo deste domingo começa às 10 horas da manhã e é promessa de bom jogo.

Futebol

Na raça, Sul Minas bate Fluminense de virada


Era para ser uma partida de futebol bem tranquila. EC Sul Minas e Fluminense FC já definiram suas situações na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2010. A primeira equipe já não possui mais chances de classificação e a segunda já está com vaga garantida na próxima fase do certame. No entanto, as 26 pessoas que estiveram no estádio municipal Dilzon Melo, o Melão, em Varginha presenciaram um jogo com muitos gols e fortes emoções, que terminou com a vitória da equipe de Pouso Alegre pelo placar de 3 a 2.

Na partida contra a SE Patrocinense, líder do grupo B da competição, o treinador Adãozinho escalou o EC Sul Minas de forma ofensiva. E dessa vez, contra a equipe de Araguari não foi diferente. Com três atacantes na frente, o rubro-negro queria surpreender o adversário. Porém, quem foi pego de surpresa no início do jogo foram os pousoalegrenses, que sofreram o primeiro gol nos minutos iniciais. O lateral e ídolo do Fluminense, Aldo escorou a cobrança de escanteio e balançou as redes.

E a situação que já não era fácil, se complicou mais ainda quando Fred ampliou a diferença no placar para 2 a 0, após chutar da entrada da área e fazer um belo gol, ainda aos 13 minutos da etapa inicial. Depois disso, o EC Sul Minas conseguiu se encontrar em campo e algumas chances apareceram, mas o artilheiro da equipe, Vinicius Carioca, e o filho do treinador, Jefferson, desperdiçaram todas.

Com o time recuado, o Fluminense FC aguardou o momento certo para puxar um contra-ataque. E na primeira chance que teve, Felipe entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Léo. Pênalti para a equipe de Araguari. No entanto, na cobrança o mesmo goleiro que tinha cometido a penalidade, defendeu o chute do camisa 10 Fábio. E foi a partir desse momento, que os garotos do EC Sul Minas começaram a reagir na partida.

Ainda no primeiro tempo, Diego diminuiu a vantagem do Fluminense FC ao cabecear a bola para o fundo da rede adversária, 2 a 1, placar que foi levado para o intervalo de jogo. Nos vestiários, Adãozinho aproveitou para organizar sua defesa e posicionar melhor os jogadores da frente. E dessa maneira, a equipe do EC Sul Minas voltou determinada a virar o resultado da partida e foi para cima do adversário.

Porém, as emoções, assim como as chances de gols, apareceram somente no fim do segundo tempo. Aos 34 minutos, após uma confusão dentro da área do Fluminense FC, a bola sobrou para o atacante Cristiano, que ajeitou e bateu forte para o gol. Tudo igual no placar. Mas, o EC Sul Minas não se contentou com o empate e continuou apertando a equipe de Araguari em seu campo de ataque.

Quatro minutos depois de igualar o marcador, Robinho fez bela jogada pela direita do seu ataque e cruzou para a entrada da área. Cauê recebeu livre e bateu na bola que foi parar no fundo da rede do Fluminense FC. Virada do EC Sul Minas para cima do adversário, 3 a 2. Com a vitória, o rubro-negro chega aos três pontos na tabela e deixa a lanterna do grupo B para a outra equipe de Pouso Alegre, o Guarani FC.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Futebol

FMF altera data da partida entre Guarani e Varginha

Até a noite de ontem, quinta-feira (14), o site da Federação Mineira de Futebol divulgava que a partida entre Guarani FC e Varginha EC seria realizada nesta sexta-feira (15), às 15 horas, no estádio municipal Elias Arbex, em Três Corações. No entanto, faltando poucas horas para o início do duelo, a FMF informou em sua página na internet que o jogo entre as duas equipes será realizado neste sábado (16), mantendo horário e local.

O Esporte Pouso Alegre entrou em contato com a Federação Mineira de Futebol para saber o motivo da alteração da data da partida e de acordo com a assessoria de comunicação da instituição houve uma falha na atualização do site. Ainda segundo a FMF, tanto o Guarani FC, quando o Varginha EC, já tinham sido comunicados sobre a alteração na data do confronto há cerca de uma semana.

Futebol

Guarani e Sul Minas voltam a campo nesta sexta-feira



A primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro está afunilando. Nesta sexta-feira (15) começa a penúltima rodada da fase inicial do certame. Dois jogos serão disputados às 15 horas e ambos envolvem as equipes pousoalegrenses, o EC Sul Minas e o Guarani FC, que já estão eliminados da competição.

O Guarani FC joga no estádio municipal Elias Arbex, em Três Corações. Devido à falta de laudos de segurança no estádio Manduzão, em Pouso Alegre e Ronaldão, em Poços de Caldas, o Bugre Geraldino faz sua despedida da Segundona do Mineiro 2010 na Terra do Rei Pelé, contra o Varginha EC.

A partida marca a despedida da treinadora Janaína Alexandrino, que entrou para a história do futebol brasileiro por ser a primeira mulher a comandar um time masculino em um torneio profissional. “Fizemos de tudo para buscarmos a classificação, mas tivemos vários problemas. Bola pra frente agora”, comenta a treinadora, que deve voltar para a cidade de São Paulo.

Janaína espera que sua equipe possa despedir da competição com honra e que conquiste ao menos, sua segunda vitória no certame. O Guarani FC disputou até o momento seis partidas, tendo perdido cinco delas, sofrendo 18 gols e marcando apenas quatro. A única vitória do Bugre foi contra o Fluminense FC, na terceira rodada, quando venceu a equipe de Araguari por 2 a 1.

A outra equipe pousoalegrense, o EC Sul Minas, ainda tem duas partidas para jogar na Segundona do Mineiro. E nesta sexta-feira, o rubro-negro disputa seu penúltimo compromisso no campeonato. O EC Sul Minas vai enfrentar o Fluminense FC, de Araguari, em Varginha, no estádio municipal Melão, devido aos mesmos problemas enfrentados pelo Guarani FC.

Para esta partida, o treinador Adãozinho promete um time ofensivo. “Contra a Patrocinense, jogamos com três atacantes e fomos bem. Perdemos por detalhes. E agora não pode ser diferente. Respeitamos nosso adversário, mas vamos em busca da vitória”, comenta o ex-jogador do São Caetano e Palmeiras.

Jiu-jitsu

Atleta recebe homenagem da Câmara


Em reconhecimento ao brilhante desempenho nos campeonatos que tem participado, a Câmara Municipal de Pouso Alegre entregou a atleta de Jiu Jitsu, Rafaela Thaís Godoy, um certificado de mérito. O certificado foi entregue durante Sessão Ordinário, 13 de outubro.

As conquistas de Thaís Godoy, 13 anos, tiveram início no ano de 2008 no campeonato disputado na cidade de Lambari, onde a atleta ficou com a medalha de ouro. Depois dessa, outras vieram e já somam 13 vitórias, a mais recente foi no mês passado em Pouso Alegre.

Fonte: Karine Pagliarini e Leidiana Palma

Karate

Caratecas de Pouso Alegre somam 43 ouros em quatro campeonatos



Os caratecas treinados pelo professor Robson Chiarini na Academia Cia do Corpo de Karate (ACCK) em Pouso Alegre disputaram, nos dias 24 e 25 de setembro, o Campeonato Brasileiro de karate Oficial Sênior e Veterano em Caruaru/PE. Em agosto foram disputados três campeonatos em semanas consecutivas: a 1ª Copa de Karate Hipólito Martins de Alterosa, no dia 08, a 15º Copa Sul Minas de Karate em Alfenas, no dia 15, ambas contabilizam pontos para o ranking regional e a 13º Copa Sete Lagoas de Karate, nos dias 28 e 29, que conta pontos para o ranking estadual.


O treinador Chiarini levou Caruaru-PE seis atletas, dos quais cinco subiram ao póduim: João Augusto (24 anos) e Luiz Fernando (23 anos) levaram o ouro; Caroline Santos (18 anos) e Thales Chiarini (19 anos) conquistaram a prata e Amanda Assis (26 anos) trouxe a medalha de bronze, e ainda Pedro Henrique ficou em quarto lugar. Todos no Kumite. O técnico conquistou o terceiro lugar geral entre os estados participantes.

Para Alterosa foram 16 atletas, e 13 medalhas de ouro foram conquistadas nas diferentes categorias, além das seis de prata e sete de bronze. A ACCK terminou a copa em primeiro lugar no geral das academias participantes deste campeonato. Entre os destaques estão Bruno Henrique Rezende e Barbara Hellen Rodrigues, os dois de 09 anos, que conquistaram medalhas de ouro em duas modalidades diferentes, Kata e Kumite.


Em Alfenas, 29 caratecas disputaram a copa e trouxeram para casa 21 medalhas de ouro, dez de prata e cinco de bronze. Em Sete Lagoas, dez atletas participaram, sete conquistaram o primeiro lugar, quatro o segundo e um atleta o terceiro. O destaque geral é para Ana Melqui, de 14 anos, faixa laranja, que levou o ouro nos três campeonatos na categoria Kumite, e dois bronzes na categoria Kata.

Segundo o treinador, Pouso Alegre tem um berço de ouro para o karate, “tenho a honra de colocar 20 alunos de minha academia na seleção mineira, em várias categorias e ainda ser o técnico responsável por elevar Minas ao pódium por três vezes” ressalta. No Campeonato Brasileiro mirim, infantil e infanto juvenil, que aconteceu em Maceió-AL este ano, Minas Gerais ficou em 2º lugar geral, com uma prata de Leandro Honório e um bronze de Ana Melqui e no Campeonato Brasileiro de karatê em Campo Grande-MS, nas categorias juvenil e júnior, os atletas da ACCK obtiveram um ouro com Naira Aparecida e dois bronzes com Thales Chiarini e Pedro Henrique Ferrari.

O próximo campeonato de karate acontece em Pouso Alegre no dia 24/10 com organização do professor Robson que dá aulas do esporte na ACCK para alunos a partir de cinco anos “hoje tenho alunos de cinco anos até 50 anos, temos alunos de todas as faixas, de branca a preta” Robson afirma ainda que “formamos campeões, nos tatames e na vida”.

Fonte: Edna Motta

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comemoração

Acelempa promove festa para as crianças do bairro São João

A Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, realiza nesta terça-feira (12), ‘Dia das Crianças’, uma festa para os pequenos do bairro São João. O evento que será realizado pela primeira vez no estádio municipal Capitão Nelson Massafera vai começar às 9 da manhã e terá distribuição de brinquedos, pipoca, algodão doce, refrigerante, picolé, além de brincadeiras com palhaços, cama elástica e gincanas.

A expectativa dos organizadores é que cerca de 1000 crianças compareçam ao estádio, onde são disputadas as partidas da Copa COE de Futebol Amador. A Acelempa pretende atender a todos os pequenos que forem à festa, para isso a associação conta com a colaboração da própria população de Pouso Alegre. Quem puder ajudar, pode entrar em contato com o presidente da Acelempa, Clóvis Massafera Pereira, através do telefone (35) 9105-3133.

Todas as crianças de Pouso Alegre estão convidadas para a festa.

domingo, 10 de outubro de 2010

Futebol

Com Elzo no banco, Center Vale goleia Faisqueira


Nem foi preciso a estrela do jogo entrar em campo para o Center Vale vencer. Do banco de reservas, Elzo, ex-Atlético Mineiro, Palmeiras e Seleção Brasileira, viu sua equipe golear novamente na Copa COE de Veteranos. Dessa vez, o Center Vale venceu o Faisqueira pelo placar de 15 a 1, neste domingo (10), no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

Com um show de Casinha, a equipe alviverde, que já estava classificada para o mata-mata, superou a maior goleada da história do torneio, que era justamente do próprio time – 9 a 0 sobre o Mundo do Celular. O primeiro gol do jogo foi marcado logo aos três minutos, com o habilidoso meia Gélo. Com muitos desfalques, o Faisqueira não suportou a pressão imposta pelo Center Vale, que foi balançando as redes a todo instante.

A primeira etapa da partida terminou com um placar de 8 a 0 para a equipe alviverde. Gélo, três vezes, Pedrinho e Casinha, dois cada, e Teixeirinha, uma vez, fizeram os gols do primeiro tempo. Na segunda etapa, O Center Vale diminuiu o ritmo, passando a tocar mais a bola, mas mesmo assim os gols continuaram saindo. Casinha marcou mais três gols, Fabinho, dois, e Pedro César e Brinquinho fecharam a goleada do Center Vale, a terceira seguida na competição, confirmando assim o favoritismo da equipe. O único gol do Faisqueira, que de despediu da competição, foi marcado pelo atacante Luiz.


Equilíbrio e classificação

Ao contrário da goleada do Center Vale, as demais partidas da rodada da Copa COE de Veteranos do fim de semana foram marcadas pelo equilíbrio. No sábado (9), três jogos foram disputados. No primeiro, Drogaria America e Tijuca ficaram no empate em 2 a 2. Pelo mesmo grupo, Plastfilm e Santa Rita disputaram a partida que foi adiada nas eleições e a equipe da cidade vizinha a Pouso Alegre venceu por 2 a 1.

Com esses resultados, o grupo D da competição segue totalmente indefinido. Todos os times tem chances de buscar a classificação na última rodada. E quem avançou para a fase de mata-mata foi a equipe do São João. Jogando também no sábado (9), a equipe do bairro empatou em 2 a 2 com o Mundo do Celular e garantiu, através do saldo de gols, a classificação para a próxima fase da Copa COE de Veteranos.