sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Futebol


Equipes brigam por última vaga na semifinal do Campeonato Municipal



A segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol de Base – Taça Airton Custódio termina neste final de semana, com a disputa de seis jogos nas categorias sub-13 e sub-15 – em ambas, resta apenas uma vaga para a fase semifinal. No sub-15, RA Soccer, Flamina e o Santos Independente querem continuar na busca pelo título. Já no sub-13, quem está na briga para seguir na competição são as equipes do Forcraques, Pousoalegrense e Flamina. Os jogos acontecem no sábado (26), em três estádios da cidade.

Sub-15

A rodada do Campeonato Municipal se inicia com o duelo entre Flamina e Pousoalegrense, às 10h30min, no estádio municipal Pedro Marques da Silva, no bairro Jardim São João. A primeira equipe sonha com a vaga, mas para conquistá-la tem que vencer o adversário, já classificado, e torcer por um tropeço do RA Soccer, que enfrenta o Santos Independente no mesmo horário. O duelo, marcado para o Campo do Bangu pode classificar as duas equipes. O RA Soccer depende apenas de suas forças, já o Santos precisa vencer e torcer contra o Flamina.

O outro duelo da rodada será disputado às 15h30min, no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão. Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias e Forcraques FC já estão garantidos na semifinal, mas vão brigar pela primeira posição da chave. Líder, o Forcraques precisa da vitória, ou em caso de tropeço do Pousoalegrense, apenas do empate para manter a ponta. Já o Tok Inicial/Clube de Campo Fernão Dias, precisa vencer por diferença de dois gols e torcer contra o Pousoalegrense para ficar com a liderança.

Sub-13

Se a briga pela última vaga na semifinal do Campeonato Municipal está acirrada na categoria sub-15, pela sub-13 não é diferente. Às 9 horas, a equipe do Flamina enfrenta o Pousoalegrense, em um duelo onde não se pode perder – a derrota resulta na eliminação da equipe. Para o vencedor deste duelo se classificar é necessário também o tropeço do Forcraques, que enfrenta o Estrela Azul, às 14 horas. Já o último jogo da categoria será disputado entre Santos e RA Soccer, ambos já garantidos na fase semifinal.

Futebol


Finalistas da Copa COE de Veteranos serão conhecidos no final de semana



O campeonato de veteranos mais importante do Sul de Minas vai conhecer seus finalistas neste final de semana. Quatro equipes brigam pelas vagas na grande decisão da Copa COE de Futebol para Veteranos 2011, que acontece no próximo dia 3 de dezembro. Congonhal, Santa Rita, Tijuca e União São João estão na briga pelo título e a expectativa é de grandes duelos no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

No sábado (26), às 18 horas, a Tijuca, considerada pelos torcedores como a surpresa do campeonato, vai enfrentar Congonhal, que disputa pela primeira vez a Copa COE. Já no domingo (27), às 10 horas, acontece a outra semifinal. União São João, último campeão do torneio, enfrenta Santa Rita que vem de grande vitória sobre o Montanhês, vice em 2010 e que era considerado um dos favoritos ao título este ano.

Infantil

Assim como no campeonato de veteranos, na Copa João Ribeiro de Futebol Infantil, os finalistas serão definidos neste final de semana. No sábado (26), às 16h30min, o Pousoalegrense enfrenta a Portuguesa, que precisa apenas do empate para ficar com a vaga na decisão. O mesmo acontece com o Cantareira/RA Soccer, que pega a CAPEA no domingo (27), às 8h30min, e precisa de um ponto para se garantir na final.

Esporte Social


Ginásio Rosão recebe gincana esportiva



O ginásio poliesportivo Rosão foi palco nos dias 23 e 24 de novembro da primeira Gincana Esportiva Escola x Escola. O evento, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Desporto e Paradesporto da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e organizado por professores de educação física e Associação 100% JUD, reuniu várias escolas da cidade.

A Gincana Esportiva foi dividida em quatro tipos de provas: provas esportivas coletivas, provas de conhecimentos esportivos e culturais, provas artísticas e provas beneficentes. Participaram do evento, alunos regularmente matriculados com equipes formadas entre as turmas de Ensino Fundamental: 6º e 7º anos ou nascidos entre 1999, 2000 e 2001.

No final das provas, foram conhecidos os campeões: a Escola Municipal Josefa Torres ficou em primeiro lugar, seguida pelo CAIC da Árvore Grande e Colégio Ápice.

Segundo os organizadores, a Gincana Esportiva é importante para Pouso Alegre, pois a cidade ainda não tinha um evento como este entre as escolas. As gincanas desenvolvem habilidades físicas de forma lúdica e prazerosa, e se tornam relevantes por contribuírem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento global dos alunos.

Os organizadores agradecem a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, diretoras e professores de Educação Física das escolas participantes, acadêmicos do Curso de Educação Física da Univás e claro, os alunos participantes.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Futsal

Pouso Alegre goleia Itajubá e está na semifinal da Taça EPTV



Sob o comando das irmãs Kátia e Tiu, Pouso Alegre se classificou para a semifinal da Taça EPTV de Futsal Feminino ao golear Itajubá por 6 a 1, na noite desta quinta-feira (24), no ginásio poliesportivo Sesi/FIEMG de Pouso Alegre. As Garotas da AABB, que representam a cidade na competição mais importante da modalidade no Sul de Minas, vão enfrentar Passos na próxima fase. O duelo será terça-feira (29), às 21h15min, em Alfenas.

O começo da partida mostrou Pouso Alegre com a intenção de balançar logo as redes adversárias, mas a equipe confundiu velocidade com pressa e os erros na troca de passes e nas finalizações facilitaram o jogo para Itajubá. A equipe visitante aproveitou o nervosismo das Garotas da AABB e quase marcou em duas oportunidades. No entanto, a goleira Jô evitou os gols das rivais, fazendo belas defesas.

Instável em quadra, o treinador Clóvis Massafera fez seu pedido de tempo, para chamar a atenção das atletas. Após a rápida conversa, Pouso Alegre voltou diferente para o jogo. Sem cometer os mesmos erros, a equipe passou a realizar as tradicionais jogadas de futsal, como o pivô. E foi dessa maneira, que o primeiro gol saiu. Aos 13 minutos, Kátia arrumou a bola para Tiu chutar para o fundo da rede. Festa nas arquibancadas.

O segundo gol saiu logo depois. Em menos de dois minutos, Pouso Alegre conseguiu repetir a jogada, mas quem marcou foi Jack, que recebeu a bola de Nathaly. Ainda no primeiro tempo, a rede de Itajubá voltou a balançar com Raquel, que tinha acabado de entrar no jogo. A atleta recebeu passe de Kátia, driblou sua marcadora com facilidade e bateu no canto, para a insatisfação de Marcos Antônio, treinador itajubense.

Mesmo com a vantagem de três gols, Pouso Alegre retornou para a etapa final querendo ampliar o placar. Marcelinha, a estrela da AABB, marcou logo aos três minutos, após uma jogada individual na lateral da quadra. O quarto gol deixou a equipe adversária desestabilizada. Logo depois, a goleira Jô aproveitou o momento ruim de Itajubá e chutou de longe para fazer o seu gol, o quinto de Pouso Alegre na partida.

A torcida, entusiasmada, gritava das arquibancadas “eliminada” para a equipe adversária. Nervosas, as jogadoras de Itajubá passaram a cometer muitas faltas, algumas até desleais. Mesmo assim, Pouso Alegre seguiu trocando passes e criando oportunidades de gols. Em uma delas, Marcelinha não desperdiçou e fez o sexto. Luana, aos 12 minutos, marcou o gol de honra de Itajubá no duelo, que terminou com nova goleada pousoalegrense.

Futsal


Taça EPTV: Pouso Alegre enfrenta Itajubá pelas quartas de final

O adversário de Pouso Alegre nas quartas de final da Taça EPTV de Futsal Feminino foi definido na última terça-feira (22), com o encerramento da primeira fase da competição mais importante da modalidade no Sul de Minas. A equipe pousoalegrense vai enfrentar Itajubá na fase de mata-mata do torneio nesta quinta-feira (24), às 20h15min, no ginásio poliesportivo Sesi/FIEMG, no bairro São Geraldo.

Para o duelo decisivo, Pouso Alegre vai poder contar com todas as Garotas da AABB. As irmãs Kátia e Tiu, destaques no confronto contra Congonhal na última semana, vão disputar a partida desta quinta-feira. “Vamos com o time completo. Precisamos de todas as atletas, pois vamos enfrentar um adversário forte, que joga junto há anos”, comenta Clóvis Massafera Pereira, treinador pousoalegrense.

Ao contrário das Garotas da AABB, que vieram do futebol para o futsal, a equipe de Itajubá sempre realizou trabalho especifico com o futebol de salão, um fator importante segundo Clóvis Massafera. “Elas possuem todas as técnicas do futsal, sabem girar, tocar a bola rapidamente, além de marcarem muito bem. Temos que tomar todo o cuidado. Não podemos errar, pois Itajubá tem um conjunto muito forte”.

Futebol


Liga Esportiva realiza arbitral da Copa Integração



A Liga Esportiva de Pouso Alegre realiza nesta quinta-feira (24), às 19 horas, na Avenida Duque de Caxias, 127, o segundo arbitral da Copa Integração, que visa colocar os clubes amadores e profissionais de Pouso Alegre e região em campo. A competição vai começar no próximo mês e terá a participação de seis equipes do Sul de Minas: EC Sul de Minas, Guarani FC, Pousoalegrense FC, Andorinha FC, Santarritense FC e uma equipe de Congonhal.

Fundada em fevereiro de 1947, a Liga Esportiva de Pouso Alegre sempre realizou campeonatos de futebol e outros eventos esportivos que atraiam milhares de torcedores aos estádios e ginásios sul mineiros, além de ajudar clubes amadores e até profissionais a disputarem torneios pela região e manter um quadro de arbitragem, requisitado pela Federação Mineira de Futebol em suas competições.

Para o presidente da Liga Esportiva, Roberto Aparecido da Silva, a realização da Copa Integração marca a volta da entidade responsável pela administração do esporte amador em Pouso Alegre e região. “Estamos em busca de parcerias. Esse trabalho está sendo feito gradativamente, mas com a ajuda de entidades publicas e privadas, vamos enaltecer ainda mais o esporte amador no Sul de Minas”.

O objetivo para o fim deste ano e 2012 é de que as atividades que eram promovidas pela entidade no passado, voltem a ser realizadas em Pouso Alegre e região. Roberto Aparecido conta que a Liga Esportiva pretende realizar diversos eventos esportivos, como um curso de arbitragem em parceria com a Federação Mineira de Futebol. “Queremos aprimorar os árbitros com as atualizações das regras”.

“Atualmente Pouso Alegre é também uma crescente na atividade esportiva voltadas para as categorias de base. A LEPA quer evidenciar os talentos que poderão galgar o sucesso no esporte em sua essência”, comenta Roberto. Para isso, a Liga quer promover competições voltadas a Base, como nas categorias fraldinha, mirim, infantil e júnior. Além disso, a entidade vai dar apoio com árbitros durante os campeonatos de base da Federação Mineira.

Outro objetivo da Liga Esportiva para o próximo ano é trabalhar em Pouso Alegre e região com os esportes especializados, caso do Futsal. “Para desenvolvermos nosso trabalho, pedimos à população que gosta de esporte, que procure apoiar os atletas, razão esta que propicia a interação, crescimento e engrandecimento da cidade, quando falamos em educação, cultura e lazer”, completa o presidente da entidade.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Futebol

Lê confirma saída do Sport Boys, mas deve continuar no futebol peruano


 

Com um gol no último minuto da partida, o meia-atacante Lê ajudou o Sport Boys a vencer o FBC Melgar por 2 a 1 no domingo (20). O triunfo fez com que a equipe defendida pelo pousoalegrense escapasse do rebaixamento para a segunda divisão peruana. Após o duelo, ainda em campo, Leandro Franco, como é chamado pelos torcedores e imprensa peruana, disse que não vai continuar no “Los Rosados” e se emocionou diante das câmeras.

Com gols importantes durante a competição, Lê fez com que sua equipe sonhasse com a disputa da Copa Sulamericana em 2012, feito que ainda pode ser alcançado. No entanto, o atleta foi fundamental para a permanência do Boys na elite do futebol peruano. “Infelizmente está chegando ao fim minha história no Boys. Eu sinto muito por isso, mas juro que vou guardar uma camisa ‘rosada’ em minha casa. Vou levar o clube sempre comigo”, comentou.

O pousoalegrense disse ainda que é difícil continuar no Sport Boys, pois outros clubes peruanos estão a sua procura e “Los Rosados” não pode cobrir as propostas. “’O Boys está em uma situação financeira difícil. Mas, quero jogar as duas últimas partidas do campeonato, pois me identifiquei com o clube e principalmente com a torcida. Quem já jogou com esta camisa, sabe o que estou sentindo”, disse.

Ao ser questionado sobre seu destino, Lê não adianta e se diz tranquilo quanto a isso. “Vamos esperar o campeonato chegar ao fim, para depois definirmos o meu futuro”. Especula-se que o pousoalegrense pode defender o Sporting Cristal na próxima temporada, clube que possui 15 títulos nacionais. “Eu não acertei nada com o Cristal. Mas, me sinto feliz pelas oportunidades que surgiram desde a minha chegada ao Boys”, comentou o meia-atacante.

Além do vice-campeão da Taça Libertadores da América em 1997, Juan Aurich e León de Huánuco, ambos da primeira divisão do futebol peruano também procuraram pelo pousoalegrense. No entanto, Lê é firme na resposta ao ser questionado sobre o interesse dos últimos dois clubes: “Se for para continuar atuando no futebol peruano, minha idéia é ficar em Lima”.

Retorno ao Brasil?

Além do interesse dos clubes peruanos, o pousoalegrense de 30 anos foi procurado nos últimos dias pelo Guarani de Campinas, clube que defendeu em 2007. De acordo com a imprensa peruana, a proposta feita pelo Bugre, que atualmente está na Série B do Campeonato Brasileiro, superou a do Sporting Cristal. “Meu empresário está em conversa com a diretoria do Guarani. Mas o mundo do futebol é imprevisível. Ainda não posso afirmar nada. Tomei conhecimento que o treinador do clube chegou a ver alguns lances meus com a camisa do Boys e gostou”.


Confira a entrevista concedida por Lê, logo após a vitória do Sport Boys sobre o Melgar, onde o meia-atacante fala sobre sua saída do "Los Rosados":


Futebol

Ex-Flamina disputa Sul-Americano sub-15 com a Seleção 



A Seleção Brasileira de Futebol iniciou no último final de semana a busca pelo tri-campeonato Sul-Americano na categoria sub-15. Para o torneio que está sendo disputado no Uruguai, o Brasil conta com a estrela de Robert Kennedy, o jovem atacante nascido em Santa Rita do Sapucaí e que teve passagem pelo futebol pousoalegrense, ao defender as cores do Flamina, antes de seguir para o Fluminense, seu atual clube.

Forte, veloz e habilidoso, o atacante é um dos destaques da categoria de base do Fluminense. Os gols e os belos lances de Kennedy com a camisa do Tricolor Carioca chamaram a atenção da comissão técnica da Seleção Brasileira, que é comandada pelo treinador Marquinhos Santos. Apesar da pouca idade, 15 anos, o santarritense já passou pelo Flamina, Friburguense/RJ, Vasco da Gama, Atlético Mineiro e Fluminense.

“O Kennedy é uma excelente pessoa. Desde pequeno chama a atenção pela mistura de habilidade com força. Ele tem um grande potencial, uma explosão. Além disso está em um grande clube do futebol brasileiro, acostumado a revelar jogadores para o mundo. Espero que ele possa seguir o caminho certo da bola”, comenta Pio Erley do Nascimento, treinador de futebol, responsável em trazê-lo para o Flamina.

No primeiro duelo do Brasil no Sul-Americano, a Seleção ficou no empate em 0 a 0 com a Colômbia. No domingo (20), o Brasil enfrentou o Peru e goleou os adversários pelo placar de 5 a 1. Agora, a Seleção volta a campo nesta quinta-feira (24), para pegar a Bolívia e fecha a primeira fase do torneio enfrentando o Paraguai, no sábado (26). Apenas as duas primeiras seleções continuam na competição.

Vôlei

Vôlei de Pouso Alegre participa do Campeonato Mineiro



A equipe de voleibol da secretaria municipal de Esportes e Lazer participou dos dias 7 a 11 de novembro do Campeonato Mineiro de Voleibol, na categoria infantil. A fase estadual do torneio, disputada em Belo Horizonte, contou com a participação de oito equipes de toda Minas Gerais, entre elas Sada Cruzeiro e Minas. Pouso Alegre conquistou a sétima colocação, um feito inédito para o voleibol pousoalegrense.

“Conseguimos nosso objetivo, que era a classificação para a Estadual, onde encontraríamos as grandes equipes do estado como Sada Cruzeiro, Minas Tênis Clube, Três Corações, Uberlândia, Juiz de Fora, entre outras. Nossa equipe ficou em 7º lugar, experiência satisfatória para uma equipe que nunca esteve entre as oito melhores  do estado”,  comentou o técnico Marcelo Prudêncio.

Agora será a vez da equipe infanto-juvenil participar do Campeonato Mineiro. Nessa categoria, a competição será realizado em Três Corações entre os dias 23 e 27 de novembro. Pouso Alegre vai enfrentar na primeira fase a Associação Pró-Esporte Recreação, CMT e LEEC/Meritus. Caso venha a se classificar, a equipe pousoalegrense pode enfrentar o Minas Tênis Clube e Sada Cruzeiro.

Com informações da secretaria de Esportes e Lazer

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Futsal

Tijuca é campeã da Copa Zumbi dos Palmares


Os torcedores da Tijuca fizeram a festa neste domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra. A equipe se sagrou campeã da Copa Zumbi dos Palmares de Futsal ao vencer o Boca Juniors por 5 a 4, em um duelo disputado no ginásio poliesportivo Joaquim Moisés, a quadra do Bandulinha. A conquista inédita para a Tijuca foi definida apenas nos minutos finais, com um gol polêmico do experiente Xoxola.

Para ficar com a taça, a Tijuca teve que superar o último campeão da Copa Zumbi dos Palmares e seu algoz em 2010. No último ano, o Boca Juniors superou a Tijuca em duas oportunidades, como na própria Copa Zumbi dos Palmares e na extinta Copa Unimed de Futsal, que foi disputada no ginásio poliesportivo Rosão – nessas duas competições, o Boca venceu a Tijuca na semifinal.

No entanto, neste domingo, a vitória da Tijuca começou a ser construída logo aos 7 minutos da etapa inicial com Vinny. Logo depois, Xoxola ampliou o placar da partida, para a alegria dos torcedores presentes na quadra do Bandulinha.  Edgar, que viria a ser o artilheiro do campeonato, diminuiu para o Boca: 2 a 1. Animada, a equipe foi em busca do empate, mas quem marcou foi a Tijuca, com Juliano, aos 18 minutos.

Em desvantagem no marcador, o Boca voltou para a etapa final mais determinado e pressionando o adversário. Logo aos 3 minutos, Edgar descontou novamente e menos de um minuto após o segundo gol, Leandro acertou um belo chute de longe igualando o placar. O empate assustou a equipe da Tijuca, mas com a experiência de seus jogadores a partida voltou a ficar equilibrada.

Tchonda pôs a Tijuca em vantagem aos 10 minutos. Porém, quando a equipe ainda comemorava, Edgar voltou a marcar e empatar. Com este resultado, o título seria disputado nos pênaltis, mas aos 18 minutos Xoxola entrou em ação e marcou o quinto gol da Tijuca. Nesse lance, os jogadores do Boca reclamaram com a arbitragem alegando que a bola não teria entrado, mas o jogo seguiu, mesmo com a expulsão do goleiro Tiago.

Com um a menos em quadra, o Boca Juniors viu a Tijuca ficar com a taça de campeão. A equipe que buscava o bi teve que se contentar com o vice-campeonato, além do prêmio de artilheiro para o atleta Edgar, que marcou 8 gols em cinco jogos disputados. Outro prêmio concedido após a decisão foi para o goleiro menos vazado. João Paulo, do Real Madrid, ficou com a medalha, por ter uma média de 2,2 gols sofridos por partida.