sexta-feira, 15 de julho de 2011

Futebol

Quartas de final da Copa COE começam neste final de semana


O maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais está afunilando. Neste final de semana será dado início a fase de quartas de final com a realização de dois jogos. No sábado (16), a equipe do Estrela Azul enfrenta Ouro Fino, que busca chegar à semifinal pelo segundo ano seguido. Já no domingo (17), entram no estádio municipal Capitão Nelson Massafera os dois últimos campeões da Copa COE, Clube de Campo Pouso Alegre e Flamina. Os dois jogos serão disputados às 16 horas.

Surpresa e superação

O Estrela Azul chega à fase de quartas de final da Copa COE pela primeira vez. Em sua terceira participação na competição, a equipe do bairro São Cristóvão passou com certa facilidade na primeira fase, classificando-se na segunda posição do grupo D. Na oitavas, o Estrela Azul surpreendeu a todos e passou nos pênaltis pelo Cantareira, colocando fim no sonho do bi-campeonato da equipe do bairro São João.

Se no primeiro jogo eliminatório da Copa COE o Estrela Azul foi buscar o empate, após estar perdendo por 2 a 0, dessa vez a equipe comandada por Zé Raimundo não pretende cometer os mesmos erros. A defesa não vai deixar espaço para o meio de campo adversário criar e a marcação sobre o artilheiro Piá promete ser forte. O volante Wafer volta a campo nesta próxima partida e deve ser o responsável por tentar parar o camisa 9 adversário.

Artilheiro da competição em 2010, Piá já marcou cinco gols este ano e é considerado o grande trunfo de Ouro Fino. Sem poder contar com todos os seus companheiros, o atacante teve que ajudar sua equipa a superar as adversidades e a falta de jogadores. No duelo das oitavas, quando Ouro Fino eliminou o Vila Nova, até o técnico Humberto teve que entrar em campo. O ex-jogador do Pouso Alegre FC, atuou como lateral-esquerdo.

E para o jogo contra o Estrela Azul, Humberto terá novos problemas para escalar sua equipe. Os “Meninos da Porteira” estarão desfalcados de Márcio e Alex, que receberam o segundo cartão amarelo na última partida, dificultando assim a classificação de Ouro Fino. Assim como seu adversário, Ouro Fino disputa a Copa COE pela terceira vez e há dois anos não é derrotado na competição. A invencibilidade dura 10 jogos.

A busca pelo bi

Alguns torcedores estão considerando o duelo entre Clube de Campo Pouso Alegre e Flamina como a final antecipada da quinta edição da Copa COE. O favoritismo imposto sobre as duas equipes se dá pelo histórico, atual campanha e a qualidade dos elencos. De um lado estará o último campeão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, o CCPA, contra o dono da melhor campanha na atual edição do certame, o Flamina.

Classificado como segundo colocado no grupo A, o Clube de Campo Pouso Alegre realiza boa campanha este ano. Com duas vitórias, um empate e uma derrota, a equipe comandada pela dupla Valtinho e Nana segue em busca de um feito inédito na história da Copa COE: o bi-campeonato. O mesmo acontece com o Flamina, campeão do torneio em 2009, ano que disputou uma partida eliminatória e levou a melhor contra o adversário de domingo.

Para repetir o feito da semifinal da Copa COE daquele ano e seguir brigando por mais um título, o Flamina espera contar com todos seus jogadores, em especial o meia Celinho e o atacante Maurinho, artilheiro da equipe na competição com seis gols. O lateral Isaias e os méis Turuna e Léo devem voltar a jogar no duelo contra o CCPA. Os jogadores não participaram do duelo contra o Atlético Faisqueira, nas oitavas de final.

Pelo outro lado, o CCPA não vai poder contar com a habilidade do meia Marco Aurélio. Expulso na última partida, o jogador cumpre suspensão junto com seus companheiros Dudu e João. O trio terá que ver de fora o duelo das quartas de final. Valtinho terá o retorno do volante Raphael Prado, que cumpriu suspensão durante o jogo contra o Pouso Alegre São Geraldo, e do meia João Paulo, que não pode participar da partida que foi decidida nos pênaltis.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Futebol

Secretaria de Esportes divulga tabela da Copa Airton Custódio

A secretaria municipal de Esportes e Lazer, organizadora da primeira Copa Airton Custódio de Futebol de Base, divulgou nesta terça-feira (12) a tabela de jogos da primeira fase da competição. Como definido no conselho técnico, a abertura do evento será realizada no dia 6 de agosto, feriado em Pouso Alegre, com a disputa da partida entre Pousoalegrense FC e Estrela Azul FC, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

A Copa Airton Custódio terá a participação de 21 equipes de Pouso Alegre, que foram divididas em duas categorias. A sub-13 vai ter 10 times, enquanto a sub-15 será disputada por 11. Os participantes estarão em dois grupos em suas respectivas categorias, onde darão inicio a disputa do campeonato, que se encerra no dia 10 de dezembro, no Manduzão. Além do estádio municipal, o campo do Bangu, no bairro São Cristóvão, no estádio Francisco Marcelino Gomes, o Chicão, no São Cristóvão e o estádio Pedro Marques da Silva, no bairro Jardim São João serão palcos dos jogos da Copa.

Na primeira etapa da competição, as equipes se enfrentam dentro dos grupos, em turno e returno. As três melhores equipes de cada chave avançam para a segunda fase, onde irá reunir seis equipes, que jogarão entre si. Os quatro primeiros colocados conquistam vaga na semifinal. A partir dessa fase os jogos passam a ser disputados de forma eliminatória, o mata-mata, seguindo assim até a grande decisão.

No grupo A, da categoria sub-13 estarão às equipes do Pousoalegrense FC, Estrela Azul, Forcraques, Padre Mário e CAPEA. Já na chave B, estarão às equipes do RA Soccer, AABB, Santos Independente, JUVENE e Flamina. A categoria sub-15 mantém as equipes no mesmo grupo, com exceção da chave A, que terá a presença do Clube de Campo Fernão Dias, que vai participar do torneio somente nessa categoria.

Confira a tabela de jogos da competição:

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Futebol

Algodão e Sport São João avançam para as quartas de final da Copa COE


A última rodada das oitavas de final da Copa COE de Futebol Amador foi emocionante. Com 13 gols marcados em duas partidas, as classificações do Algodão Aço-Sul e Sport São João foram conquistadas na base da superação. No sábado (9), o Sport venceu o Mandu pelo placar de 4 a 2 com gol no final da partida e no domingo (10), o Algodão bateu a Ponte Preta, uma das favoritas ao título, por 4 a 2.

Agora as duas equipes se enfrentam nas quartas de final, no próximo dia 23. Elas se juntam a Estrela Azul, Ouro Fino, Clube de Campo Pouso Alegre, Flamina, Ice Bom e Paineiras, que dão início na próxima semana a disputa de mais uma fase decisiva do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Assim como nas oitavas, os duelos das quartas de final acontecem às 16 horas dos sábados e domingos, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João.

No sufoco

Sport São João e Mandu fizeram uma das oitavas de final mais disputadas na atual edição da Copa COE. Se por um lado, a equipe do Mandu estava completa, do outro, o Sport não pode contar com três titulares, dentre eles o atacante Hermínio. Mesmo com os desfalques, quem abriu o placar do jogo foi a equipe do bairro São João. Aos 2 minutos, o atacante Leandro aproveitou uma falha da defesa do Mandu e abriu o placar da partida.

A vantagem não durou muito, pois 11 minutos depois Edson entrou livre na área do Sport e tocou na saída de Luiz Fernando, igualando o marcador em 1 a 1, placar da etapa inicial. No segundo tempo, as equipes voltaram com os mesmos jogadores, mas com ímpeto maior. As duas equipes criaram muitas chances, mas que não foram aproveitadas. A rede voltou a balançar somente aos 22 minutos, com Adriano. O meia do Sport São João aproveitou o rebote do goleiro Gustavo e de carrinho colocou a bola no fundo da rede.

Assim como na etapa inicial, a vantagem do Sport São João não durou muito tempo. Minutos depois do gol de Adriano, Pelé, atacante do Mandu, aproveitou a indecisão da defesa adversária e tocou sobre o goleiro Luiz Fernando, empatando a partida novamente. Com um jogador a menos – Marcelo foi expulso, o Mandu se fechou após o segundo gol e viu a equipe do Sport São João crescer na partida.

De tanto insistir, o Sport conseguiu ficar na frente novamente. Aos 39 minutos, aproveitando uma falha da defesa do Mandu, Bruninho marcou de cabeça. Nervosos, os jogadores do Mandu não conseguiram igualar o marcador e viram ainda seu adversário ampliar. Novamente em jogada área, o Sport balançou a rede com o atacante Niquimba, artilheiro da equipe na competição com seis gols. 4 a 2, Sport São João classificado.

Vira-vira

Por duas vezes a equipe da Ponte Preta chegou à decisão da Copa COE. Vice em 2007, campeã em 2008, a Macaca busca desde então o bi campeonato. Depois de uma primeira fase tranquila, a equipe enfrentou neste domingo (10) o Algodão Aço-Sul pelas oitavas de final e acabou adiando o sonho de mais um título. A equipe do bairro São João foi eliminada pelo Algodão e um duelo emocionante, onde a partida foi decidida nos últimos minutos.

O primeiro gol do jogo foi marcado aos 11 minutos da etapa inicial com o zagueiro Miguel, cobrando falta de longe. A vantagem no placar para o Algodão durou pouco, pois aos 18 minutos a Ponte igualou o resultado. O meia Buá aproveitou uma falha do goleiro Renan e colocou a bola para o fundo da rede. A partir desse momento, a partida ficou truncada. Sem conseguir armar pelo meio, as duas equipes passaram a cruzar a bola na área.

E em meio às bolas alçadas na área, a Ponte Preta conseguiu virar o jogo. Aos 35 minutos, o meia Daniel, que fazia sua estreia na Macaca, aproveitou a sobra no bate e rebate e mandou para o fundo da rede, virando o jogo. O lance foi bastante questionado pelos jogadores do Algodão, que reclamaram de falta do atacante Talles durante o cruzamento. No intervalo Baiano e Pedrão, membros da comissão técnica do Algodão foram expulsos.

Na etapa final, o Algodão voltou melhor que a Ponte Preta. Com a entrada de Tadeu, a equipe ganhou mais qualidade no meio de campo e partiu para cima do adversário. E foi justamente o meia Tadeu que iniciou a jogada do segundo gol do Algodão. Depois de driblar dois adversários, Tadeu foi até a linha de fundo e cruzou para Gerinho empurrar a bola para o fundo da rede, aos 18 minutos.

Depois de igualar o marcador, o Algodão passou a dominar a partida. Com mais volume de jogo, o Algodão conseguiu virar a partida com o atacante Sauá, que mostrou oportunismo ao marcar o terceiro gol da equipe, aos 36. Sete minutos depois, o mesmo Sauá puxou o contra-ataque, driblou o goleiro Branco e cruzou na cabeça de Lucas Cavuca, que fez o quarto e último gol para o Algodão, gol este que deu a classificação da equipe para a próxima fase.

Foto: Cristiane Laurindo

Futebol

Solidariedade FC: amistoso arrecada quase 300 quilos de alimentos


De um lado Evair, atacante que defendeu as camisas da Seleção Brasileira, Guarani, Palmeiras e Vasco da Gama. Do outro Elzo, ídolo no Atlético Mineiro que disputou a Copa do Mundo de 1986. O motivo do encontro das estrelas do futebol nacional era nobre. Ambos disputaram no domingo (10), no estádio municipal de Congonhal, um amistoso beneficente em prol da Comunidade Bom Pastor, responsável pelo asilo da cidade.

Ao todo foram arrecadados 280 quilos de alimentos, mais R$ 740,00 de bilheteria e venda de produtos no bar do estádio. Com a bola rolando, o amistoso entre Amigos do Evair e Amigos de Elzo, que contou com reforços de ex-atletas do Pouso Alegre FC, Vott, Humberto e Clóvis Massafera, terminou empatado em 4 a 4. A partida contou com a presença de um bom público, que foi atendido pelos ídolos depois do apito final.