sexta-feira, 22 de julho de 2011

Futebol

Rodada define últimos semifinalistas da Copa COE


Dois jogos, duas decisões. A rodada da Copa COE deste final de semana promete fortes emoções aos torcedores que acompanham o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. No sábado (23), a equipe do Sport São João enfrenta o Algodão Aço-Sul e no domingo (24), a Ice Bom pega a surpresa da competição, a equipe do Paineiras. Os jogos serão disputados no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

De volta à semifinal

A equipe do Sport São João disputou uma semifinal da Copa COE há quatro anos. Pelo outro lado, o Algodão chegou a esta fase ano passado. Agora as duas equipes se enfrentam para definir quem voltará a penúltima fase da competição. Para o duelo deste sábado (23), o Sport São João, que completa 20 anos de história, vai poder contar com a volta do zagueiro Helinho e do atacante Hermínio, que não puderam jogar nas oitavas de final. Em contrapartida, o técnico Guina perde o meia Danilo, suspenso pelo segundo cartão amarelo.

Para tentar repetir o resultado obtido em 2010, quando o Algodão venceu o Sport pelo placar de 5 a 3, a equipe da zona rural de Pouso Alegre deposita nos pés de Zóio a esperança da vitória e da classificação. O meia participou de todas as partidas da equipe este ano, mas diante da Ponte Preta, nas oitavas de final, ele não esteve bem. Agora, Zóio espera voltar a jogar seu melhor futebol, assim como o zagueiro Miguel e o atacante Sauá. O Algodão não vai poder contar com Baiano, expulso na última rodada.

O fim da surpresa?

Na disputa pela última vaga na semifinal, Ice Bom e Paineiras entram em campo no domingo (24). Assim como o duelo do dia anterior, as equipes já se enfrentaram na Copa COE. Em 2010, O Paineiras venceu a Ice Bom pelo placar de 2 a 1, mas este ano o resultado pode ser outro. Reforçado pelos irmãos Jacaré, a Ice Bom está totalmente renovada, apresentando um futebol simples e objetivo.

O seu adversário atua da mesma maneira. O grande destaque da equipe na competição vem sendo o goleiro Coronel, que foi fundamental para a classificação inédita da equipe para a fase de mata-mata e quartas de final. Neste domingo, quem pode fazer diferença também é o experiente meia Gelo, campeão em 2007 com o Cantareira, o jogador espera se sobressair em relação ao adversário e ajudar sua equipe a seguir surpreendendo na Copa COE.

Futsal

Taça EPTV de Futsal começa neste final de semana

A competição de futsal mais importante da região começa neste final de semana. A 22ª edição da Taça EPTV de Futsal será aberta neste sábado (23), às 16 horas, no ginásio poliesportivo Risoleta Tolentino Neves, em Andradas. E logo na estreia do torneio, os donos de casa recebem a cidade de Congonhal, que será representada pela equipe da Tijuca. E a expectativa dos pousoalegrenses é grande, pois segundo os atletas terão de fato a chance de jogar.

Se nos dois últimos anos, boa parte do elenco da Tijuca/Congonhal não pode atuar na competição pela falta de espaço no time de Pouso Alegre, devido a vinda de jogadores de São Paulo, muitos vêem agora a oportunidade de mostrar as suas qualidades. Dudu, Juliano, Mandi, Vinny, Carlos Inácio, Xoxola, Lucas, Vlá, Luquinha e Tchurly vão tentar ajudar Congonhal a conquistar uma posição de destaque na Taça EPTV de Futsal 2011.

“Nos preparamos muito para disputarmos esta competição. Estamos animados e queremos mostrar a todos os torcedores de Pouso Alegre e região que podemos disputar a Taça EPTV de Futsal de igual para igual com qualquer time. Sabemos das nossas limitações, não podemos prometer nada, mas com treinamento, garra e força de vontade, podemos superar nossos adversários”, comenta Tchurly, goleiro da Tijuca/Congonhal.

E o primeiro obstáculo a ser superado pela equipe será a falta de uma “casa”. Surpreendentemente, a organização da competição não permitiu que a Tijuca/Congonhal mandasse seus jogos no ginásio poliesportivo Joaquim Moisés, a popular Quadra do Bandula, em Pouso Alegre. Segundo a comissão técnica da equipe, o local estava liberado, mas durante o conselho técnico do torneio foi vetado. Agora, a Tijuca/Congonhal, terá que jogar em Borda da Mata, junto com os donos da casa.

“Iríamos fazer uma homenagem para o Bandula, uma pessoa que sempre nos incentivou e por quem temos muito respeito. Mas, infelizmente não será possível jogarmos em Pouso Alegre, na ‘nossa casa’. Praticamente fomos criados na quadra do Bandula, aprendemos a jogar futsal naquele ginásio. Sinceramente não entendi o motivo da mudança. Vamos ter que superar mais esse desafio na Taça EPTV de Futsal”, lamenta o goleiro.

Em relação as dificuldades em disputar a competição, Tchurly enumera outras, como a questão da falta de apoio e das viagens. Para ele, os dois itens interferem no rendimento da equipe. “Felizmente este ano, teremos total apoio da prefeitura de Congonhal. Vamos buscar viajar com algumas horas de antecedência, para não chegarmos em cima da hora. Já passei por isso e sei o quanto atrapalha”, completa.

O segundo jogo da Tijuca/Congonhal será disputado na próxima segunda-feira (25), às 20h15min, no ginásio municipal de Borda da Mata, contra a equipe de Brasópolis. De acordo com o regulamento da competição, as duas melhores equipes de cada chave avançam para a próxima fase. 50 cidades do Sul de Minas participam da Taça EPTV de Futsal 2011 e estão divididas em 16 grupos. A data da grande decisão ainda não foi divulgada. Sabe-se que a final será disputada em Poços de Caldas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Futebol

Atletas de Pouso Alegre disputam Taça BH de Futebol Júnior


Teve início na quarta-feira (20) mais uma edição da Taça BH de Futebol Júnior, a 27ª. A competição considerada uma das mais importantes do Brasil na categoria, reúne 36 equipes de todo o país. O torneio deste ano pode ser disputado por atletas nascidos até 1992 (19 anos) e entre as centenas de jovens atletas inscritos, quatro deles iniciaram a carreira no futebol pousoalegrense.

Henrique Diego, Henrique Roberto e Luis Felipe, o Jacarezinho, que iniciaram a carreira no Flamina FC, tradicional equipe amadora de Pouso Alegre, vão disputar a Taça BH de Futebol Júnior pelo América Mineiro, Atlético Mineiro e Guarani de Campinas, respectivamente. O outro atleta que deu seus primeiros chutes na Terra do Mandu e que vai participar da competição é Lailson Ramon, também pelo Guarani de Campinas.

A princípio, somente Henrique Roberto e a dupla Jacarezinho e Lailson vão se enfrentar. Atlético Mineiro e Guarani estão no grupo B da competição ao lado de Brumadinho, Contagem, Corinthians e Guarani de Pará de Minas. O confronto entre o Galo e o Bugre vai acontecer no próximo dia 26, no estádio José Ernesto, na cidade de Brumadinho, sede do grupo B.

O América Mineiro, clube onde atua Henrique Diego está no grupo F, junto das equipes de Catas Altas, Grêmio, Metaluzia, Sport e Vasco da Gama. As demais chaves são compostas por Pedro Leopoldo, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo, Siderúrgica e Villa Nova, no grupo A. Na chave C estão as equipes do Palmeirense, Figueirense, Goiás, Palmeiras, Santa Cruz e Uberlândia. Internacional, Atlético/PR, Botafogo, Guarani/MG e Juventus/MG estão no grupo D. O grupo E é formado por Bahia, Coritiba, Fluminense, Manhuaçu, Martins Soares e Santos.

De acordo com o regulamento da competição, os dois primeiros de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados garantem vaga na segunda fase da competição. O primeiro critério de desempate é o número de vitórias, seguido pelo saldo de gols. A partir das oitavas de final, as equipes se enfrentam no sistema de mata-mata até chegar à final, marcada para o dia 7 de agosto, ainda sem local definido. Caso algum jogo termine empatado nos playoffs, ele será decidido nos pênaltis.

Futebol

EC Bahia realiza peneirão em Pouso Alegre

O Esporte Clube Bahia, bi-campeão nacional e que atualmente disputa a série A do Brasileirão, dá início no próximo dia 30 a um peneirão na cidade de Pouso Alegre. O clube que já revelou jogadores como Daniel Alves do Barcelona FC e da Seleção Brasileira, volta ao Sul de Minas em busca de novas estrelas do futebol nacional, assim como aconteceu com Elias, meia nascido em Santa Rita do Sapucaí e que deu início em sua carreira no Tricolor Baiano, no ano de 2003.

A seletiva dos atletas de Pouso Alegre e região será realizada nos dias 30 e 31 de junho, no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, a partir das 8 horas. Jovens nascidos entre 1992 e 2000 poderão participar do evento, que terá como “olheiros” o observador técnico e professor Paulo Itaparica e o empresário Everton Café. Os interessados em participar da peneira podem se inscrever na Sport Maram Praça Senador Eduardo Amaral, 28, centro de Pouso Alegre.

Mais informações sobre o peneirão, entre em contato pelos telefones (35) 9875-8934 e 9167-2190, ou ainda, o (71) 2203-1949.

Futebol

Pousoalegrense FC estreia na Copa de Futebol de Base Wagner Ribeiro

O Pousoalegrense FC inicia nesta quinta-feira (21) a disputa de mais um campeonato regional de futebol de base. A Copa Wagner Ribeiro, que pelo segundo ano é realizada na cidade de Bueno Brandão, reúne 9 times do Sul de Minas, dentre eles a equipe de Pouso Alegre, que este ano já participou do Campeonato Mineiro nas categorias Infantil e Juvenil.

A equipe comandada pelos irmãos Paulo Borges e Grapete estão no grupo B, ao lado do Poços de Caldas FC, o Vulcão e Inconfidentes. Na chave A estão Rio Branco, de Amparo/SP, São Sebastião da Bela Vista e Meninos de Ouro, da cidade de Ouro Fino. Já na C foram sorteadas as equipe de Ipuíuna, Carmo de Minas e os donos da casa, Bueno Brandão.

Na noite de ontem, foi realizada a abertura oficial do torneio, com a apresentação das equipes participantes no estádio municipal Coronel Ramalho. O Pousoalegrense FC estreia hoje, contra o Poços de Caldas FC, às 13 horas, na categoria sub-11. Os jogos das demais categorias, sub-13 e sub-15, serão realizados em seguida.

Amanhã, a equipe de Pouso Alegre folga e volta a jogar no dia seguinte contra o time de Inconfidentes, também às 13 horas, nas três categorias. Os jogos finais da Copa Wagner Ribeiro acontecem no domingo (24), à partir das 8 horas da manhã. A entrada para acompanhar as partidas é gratuita.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Basquete

Pousoalegrense se destaca no Mundial de Basquete


O Mundial Sub-19 de basquete, disputado na Letônia no início do mês, rendeu mais que do que só o nono lugar conquistado pelo Brasil. A seleção comandada por José Alves Neto trouxe a tona alguns talentos que até eram pouco conhecidos do grande público. É o caso do atleta do Minas Tênis Clube, o pivô Cristiano Felício, que desponta agora como uma das boas promessas do basquete nacional.

Natural da cidade de Pouso Alegre, Cristiano se destacou por sua condição física durante Mundial, conquistando o posto de segundo maior ‘reboteiro’ da equipe na competição, com 7,1 rebotes de média em oito partidas disputadas. Além disso, contribuiu com mais 9,5 pontos a cada jogo.

Depois de servir a Seleção, o objetivo, agora, é conquistar espaço na categoria adulta e se firmar no time profissional do Minas. Focado, o pivô revelou sua expectativa para a próxima temporada de competições pelo Minas. “Estou esperando muitas coisas boas. Mas antes disso tenho que continuar meu trabalho aqui no Minas e espero que possa jogar mais que no ano passado para poder ajudar o clube”, disse o jogador de 19 anos, que apontou o jogo de transição como principal qualidade e o arremesso como um dos pontos a evoluir.

Com o Minas apostando em uma base formada essencialmente por jogadores jovens para a próxima temporada, Cristiano, possa ajudar a equipe a conquistar uma boa posição no NBB. E no que depender do novo técnico da equipe, Raul Togni Filho, o jovem terá total condições de se desenvolver no time mineiro. Cristiano, inclusive, chegou a compor o elenco na última temporada do NBB, mas tiveram poucas oportunidades.

“Conheço muito bem o Cristiano e ele evoluíu muito desde que chegou. Eu adorei vê-lo no Mundial. Espero que ele continue em uma crescente. Acredito que a oportunidade de jogar mais no adulto será grande”, disse o treinador. “Tudo é uma questão de conquista. O que ele fez no Mundial acrescenta ao currículo, mas ele tem que reproduzir tudo o que fez lá aqui no Minas”, ressaltou.

Togni, que também trabalhou com Cristiano nas categorias de base antes de assumir o comando do time principal este ano, apontou a questão física como principal barreira a ser superada pelo jovem neste processo de transição para o time adulto. “Acho que a dificuldade maior é a questão da força física. Para jogar na equipe adulta, isso conta muito. Apesar do Cristiano ter um bom potencial físico, ele ainda não sabe como usar essa força. Então ele vai sofrer um pouco no começo”, disse o treinador.

Fonte: Jornal Diário

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Futebol

Nos pênaltis, Ouro Fino e Flamina se classificam para a semi da Copa COE


A primeira rodada das quartas de final da Copa COE foi bastante disputada. Dois jogos, dois empates e duas decisões por pênaltis marcaram o final de semana no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. Ouro Fino e Flamina eliminaram respectivamente Estrela Azul e Clube de Campo Pouso Alegre e agora aguardam os adversários da semifinal, que serão definidos na próxima semana: Sport São João ou Algodão Aço-Sul, Ice Bom ou Paineiras.

Rumo ao bi

O confronto mais aguardado das quartas de final da Copa COE superou as expectativas dos torcedores. Clube de Campo Pouso Alegre e Flamina disputaram no domingo (17) uma vaga na semifinal e o sonho do bi-campeonato. Com um início de jogo tranqüilo, onde as duas equipes procuraram se estudar em campo, a rede veio a balançar somente depois da metade da etapa inicial. Na cobrança de falta de Celinho, Gordo subiu sozinho e de cabeça abriu o placar.

A vantagem da equipe do Jardim Yara durou pouco. Três minutos após fazer o primeiro, a equipe do Flamina sofreu o empate. Rafael Paulista, que fazia sua estreia na Copa COE 2011 com a camisa do Clube de Campo Pouso Alegre, tabelou com Todinho e bateu no canto do goleiro Tiziu, que ainda tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o gol: 1 a 1, resultado do primeiro tempo.

Com a igualdade no placar, o jogo teria que ser decidido nos pênaltis. Para evitar a disputa, as duas equipes buscaram mudar o resultado do jogo na etapa final. A grande chance do Clube de Campo Pouso Alegre surgiu aos 16 minutos, com Benilson. O artilheiro da equipe recebeu um belo passe de Anderson na entrada da área e mandou a bola no travessão, levando perigo ao gol defendido por Tiziu.

Buscando dar a resposta, o Flamina foi para cima do adversário e pouco tempo depois também mandou uma bola na trave. Aos 31, Alessandrinho chutou a bola, que bateu na trave e correu sobre a linha do gol, vindo a ser tirada pela defesa do Clube de Campo Pouso Alegre. Depois disso, outras chances apareceram para ambas as equipes, mas que não foram aproveitadas. Com o resultado, o jogo teve que ser decidido nas penalidades.

Nas cobranças, o grande destaque foi o goleiro do Flamina, Tiziu. O camisa 1 pegou duas batidas, a primeira de Todinho e depois do atacante Benilson. O único atleta do Clube de Campo Pouso Alegre a marcar, foi Anderson. Mas, o que não ajudou sua equipe a classificar. Gordo, Nei, Diego e Mané marcaram para o Flamina, que venceu por 4 a 1 e segue na disputa do campeonato, rumo ao bi. A equipe aguarda o próximo adversário, que sai do confronto entre Sport São João e Algodão Aço-Sul.

Garra e superação

Sábado (16), na abertura da fase de quartas de final, Estrela Azul e Ouro Fino fizeram uma partida equilibrada, marcada pelo duelo de dois atletas. De um lado o inspirado goleiro Evinho, do outro o artilheiro Piá. Apesar da excelente partida do camisa 1 do Estrela Azul, foi a estrela do atacante de Ouro Fino que brilhou mais. O camisa 9 empatou a partida nos acréscimos, quando a torcida da equipe do bairro São Cristóvão já comemorava a classificação.

Com muitos erros de passe, as duas equipes demonstraram certo nervosismo nos minutos iniciais. Com fortes divididas no meio de campo, as chances de gols demoraram a aparecer. No entanto, foi justamente na primeira, que a rede balançou. Aos 21 minutos, quando o lateral Waguinho saiu jogando errado, Anderson entrou na área, driblou o goleiro Renan e mandou a bola para dentro do gol: 1 a 0 para o Estrela Azul.

O empate não demorou muito para sair. Oito minutos depois, o mesmo Waguinho que tinha falhado no gol do Estrela Azul, igualou o marcador. O camisa 2 bateu falta com perfeição, no ângulo do goleiro Evinho. O empate acalmou o ímpeto das equipes, que passaram a tocar mais a bola. Sem muita alternativa, tanto Estrela Azul, como Ouro Fino, só chegavam ao gol adversário através das bolas paradas.

E foi dessa maneira que a equipe do bairro São Cristóvão voltou a ficar na frente do placar. Aos 47 minutos, o meia Chiquinho bateu falta de longe, no canto do goleiro Renan, anotando o segundo gol do Estrela Azul na partida. 2 a 1, placar da etapa inicial. No intervalo, o treinador Humberto aproveitou para chamar a atenção de seus jogadores, cobrando nova postura da equipe de Ouro Fino em campo.

Preocupado somente em se defender, o Estrela Azul trocou o trio ofensivo, formado por Christian, Anderson e Tiago Juan, pelos jogadores Paulista, Hamilton e Jefferson. Com isso, a equipe do técnico Zé Raimundo perdeu a qualidade na frente. Dessa maneira, Ouro Fino cresceu na partida e passou a pressionar o adversário no campo de ataque, criando várias chances, que sempre paravam na mão do goleiro Evinho.

Quando a partida caminhava para o seu final, já nos acréscimos, o arbitro Izadir Pereira Lima marcou pênalti do zagueiro do Estrela Azul, Jonathan sobre o meia Alexandre. Na cobrança, o atacante Piá não titubeou e mandou a bola para o fundo da rede, no último lance da etapa final. Com o empate em 2 a 2 no tempo normal, a decisão da vaga para semifinal foi levada para as penalidades.

Na disputa, Jefferson, Renan, Márcio, Chiquinho e Henrique marcaram para o Estrela Azul, enquanto Paulista e Jonathan desperdiçaram. Pela equipe de Ouro Fino, Piá, Paulinho, Wesley, Marquinho, Jabá e Ivan anotaram suas cobranças, dando assim a vitória nos pênaltis para os “Meninos da Porteira” pelo placar de 6 a 5. Ouro Fino chega pelo segundo ano seguido as semifinais e pega o vencedor de Ice Bom ou Paineiras.

Colaborou Bruno Clayton